• Nenhum resultado encontrado

2º Provão de Bolsas AFA/EFOMM/EN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2º Provão de Bolsas AFA/EFOMM/EN"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

2º Provão de Bolsas – AFA/EFOMM/EN

Estratégia Militares

INSTRUÇÕES!

• Esta prova contém 40 questões objetivas com cinco alternativas cada. • A prova tem duração máxima de 5 horas;

• Os candidatos terão das 13h às 17h (horário de Brasília) para responder às questões e enviar o gabarito através do formulário eletrônico;

• O formulário estará disponível para preenchimento durante toda aplicação da prova, ou seja, das 13h às 17h; • É importante ressaltar que só concorrerão às bolsas os candidatos que enviarem os gabaritos através do formulário

dentro do horário de aplicação da prova;

• Só serão considerados para critérios de premiação os gabaritos enviados dentro do prazo de aplicação da prova, ou seja, até às 17h;

• Gabaritos enviados após às 17h estarão automaticamente desclassificados da premiação;

• Para critério de desempate, será considerado o horário de envio do gabarito. Ou seja, quem responder as questões mais rápido, terá mais chances de ser contemplado com a bolsa;

• O gabarito oficial do provão será divulgado a partir das 19h; • O resultado oficial do provão será divulgado a partir das 19h;

• É importante dizer que os candidatos que forem contemplados com a bolsa devem enviar, obrigatoriamente, e-mail para vemsercoruja@estrategiamilitares.com.br para requerer seu prêmio;

• As premiações serão feitas seguindo à risca a tabela que indica a distribuição dos descontos;

Cronograma do Provão – 06/03/2021

Início da prova: às 13h00

Fim da prova: às 17h00

Limite para envio do Gabarito: às 17h00

Divulgação do Gabarito: a partir das 19h00

Divulgação do Ranking: a partir das 19h00 do dia 06/03/2021

Divulgação do PDF Comentado: até terça, dia 09/03/2021

Preencha seu gabarito

Colocação

Bolsa

Condição

Até 10º 100% Se pontuação ≥ 75% de acertos

Até 30º 80% Se pontuação ≥ 60% de acertos

Até 50º 60% Se pontuação ≥ 50% de acertos

(3)

Português

Prof. Celina Gil Texto para a prova de Português:

Uma Galinha

Clarice Lispector Era uma galinha de domingo. Ainda viva porque não passava de nove horas da manhã.

Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anseio.

Foi pois uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto vôo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço. Um instante ainda vacilou — o tempo da cozinheira dar um grito — e em breve estava no terraço do vizinho, de onde, em outro vôo desajeitado, alcançou um telhado. Lá ficou em adorno deslocado, hesitando ora num, ora noutro pé. A família foi chamada com urgência e consternada viu o almoço junto de uma chaminé. O dono da casa, lembrando-se da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar, vestiu radiante um calção de banho e resolveu seguir o itinerário da galinha: em pulos cautelosos alcançou o telhado onde esta, hesitante e trêmula, escolhia com urgência outro rumo. A perseguição tornou-se mais intensa. De telhado a telhado foi percorrido mais de um quarteirão da rua. Pouco afeita a uma luta mais selvagem pela vida, a galinha tinha que decidir por si mesma os caminhos a tomar, sem nenhum auxílio de sua raça. O rapaz, porém, era um caçador adormecido. E por mais ínfima que fosse a presa o grito de conquista havia soado.

Sozinha no mundo, sem pai nem mãe, ela corria, arfava, muda, concentrada. Às vezes, na fuga, pairava ofegante num beiral de telhado e enquanto o rapaz galgava outros com dificuldade tinha tempo de se refazer por um momento. E então parecia tão livre.

Estúpida, tímida e livre. Não vitoriosa como seria um galo em fuga. Que é que havia nas suas vísceras que fazia dela um ser? A galinha é um ser. É verdade que não se poderia contar com ela para nada. Nem ela própria contava consigo, como o galo crê na sua crista. Sua única vantagem é que havia tantas galinhas que morrendo uma surgiria no mesmo instante outra tão igual como se fora a mesma.

Afinal, numa das vezes em que parou para gozar sua fuga, o rapaz alcançou-a. Entre gritos e penas, ela foi presa. Em seguida carregada em triunfo por uma asa através das telhas e pousada no chão da cozinha com certa violência. Ainda tonta, sacudiu-se um pouco, em cacarejos roucos e indecisos. Foi então que aconteceu. De pura afobação a galinha pôs um ovo. Surpreendida, exausta. Talvez fosse prematuro. Mas logo depois, nascida que fora para a maternidade, parecia uma velha mãe habituada. Sentou-se sobre o ovo e assim ficou, respirando, abotoando e desabotoando os olhos. Seu coração, tão pequeno num prato, solevava e abaixava as penas, enchendo de tepidez aquilo que nunca passaria de um ovo. Só a menina estava perto e assistiu a tudo estarrecida. Mal porém conseguiu desvencilhar-se do acontecimento, despregou-se do chão e saiu aos gritos:

— Mamãe, mamãe, não mate mais a galinha, ela pôs um ovo! ela quer o nosso bem!

Todos correram de novo à cozinha e rodearam mudos a jovem parturiente. Esquentando seu filho, esta não era nem suave nem arisca, nem alegre, nem triste, não era nada, era uma galinha. O que não sugeria nenhum sentimento especial. O pai, a mãe e a filha olhavam já há algum tempo, sem propriamente um pensamento qualquer. Nunca ninguém acariciou uma cabeça de galinha. O pai afinal decidiu-se com certa brusquidão:

— Se você mandar matar esta galinha nunca mais comerei galinha na minha vida! — Eu também! jurou a menina com ardor. A mãe, cansada, deu de ombros.

Inconsciente da vida que lhe fora entregue, a galinha passou a morar com a família. A menina, de volta do colégio, jogava a pasta longe sem interromper a corrida para a cozinha. O pai de vez em quando ainda se lembrava: “E dizer que a obriguei a correr naquele estado!” A galinha tornara-se a rainha da casa. Todos, menos ela, o sabiam. Continuou entre a cozinha e o terraço dos fundos, usando suas duas capacidades: a de apatia e a do sobressalto.

Mas quando todos estavam quietos na casa e pareciam tê-la esquecido, enchia-se de uma pequena coragem, resquícios da grande fuga — e circulava pelo ladrilho, o corpo avançando atrás da cabeça, pausado como num campo, embora a pequena cabeça a traísse: mexendo-se rápida e vibrátil, com o velho susto de sua espécie já mecanizado.

Uma vez ou outra, sempre mais raramente, lembrava de novo a galinha que se recortara contra o ar à beira do telhado, prestes a anunciar. Nesses momentos enchia os pulmões com o ar impuro da cozinha e, se fosse dado às

(4)

fêmeas cantar, ela não cantaria mas ficaria muito mais contente. Embora nem nesses instantes a expressão de sua vazia cabeça se alterasse. Na fuga, no descanso, quando deu à luz ou bicando milho — era uma cabeça de galinha, a mesma que fora desenhada no começo dos séculos.

Até que um dia mataram-na, comeram-na e passaram-se anos.

Texto extraído do livro “Laços de Família”, Editora Rocco — Rio de Janeiro, 1998, pág. 30. Selecionado por Ítalo Moriconi, figura na publicação “Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século”.

1. (Estratégia Militares 2021 - Inédita - Prof. Celina Gil) Observe o trecho a seguir.

“Continuou entre a cozinha e o terraço dos fundos, usando suas duas capacidades: a de apatia e a do sobressalto.”

A função do termo destacado na oração é de aposto

vocativo objeto indireto complemento nominal predicativo do objeto

2. (Estratégia Militares 2021 - Inédita - Prof. Celina Gil) Observe o trecho a seguir.

“O dono da casa, lembrando-se da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar, vestiu radiante um calção de banho e resolveu seguir o itinerário da galinha: em pulos cautelosos alcançou o telhado onde esta, hesitante e trêmula, escolhia com urgência outro rumo.”

Assinale a alternativa que apresenta uma palavra que pode substituir sem prejuízo de sentido aquela destacada no enunciado. dificilmente imensamente seriamente eventualmente exageradamente

3. (Estratégia Militares 2021 - Inédita - Prof. Celina Gil) Assinale a opção que apresenta a afirmativa INCORRETA sobre o texto lido

A galinha acaba sendo tratada como a rainha da casa após as pessoas se sentirem comovidas com o fato de que ela botou um ovo e começou a chocá-lo na frente de todos.

É possível afirmar, a partir do modo como o texto é escrito e das estruturas dos diálogos, que a narradora do conto é a menina, que conta sua perspectiva do evento ocorrido.

A galinha é descrita ora de maneira realista, como quando ao apontados seus trejeitos, ora de maneira humanizada, como quando se supõe seus sentimentos e desejos.

Há um movimento de esquecimento do afeto para com a galinha – não justificado de maneira explícita – que norteia o desfecho da história dessa personagem.

Há uma construção narrativa elaborada para a fuga da galinha da morte, associando seu comportamento a uma grande coragem, que a família entende advir da maternidade.

(5)

4. (Estratégia Militares 2021 - Inédita - Prof. Celina Gil) Assinale a opção em que o termo destacado exerce a função de partícula apassivadora.

Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha

O dono da casa, lembrando-se da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar (...) A perseguição tornou-se mais intensa.

Se você mandar matar esta galinha nunca mais comerei galinha na minha vida! Até que um dia mataram-na, comeram-na e passaram-se anos.

5. (Estratégia Militares 2021 - Inédita - Prof. Celina Gil) Assinale a alternativa que apresenta uma incorreção da norma ortográfica culta vigente.

Foi pois uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto vôo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço.

É verdade que não se poderia contar com ela para nada.

Em seguida carregada em triunfo por uma asa através das telhas e pousada no chão da cozinha com certa violência. — Mamãe, mamãe, não mate mais a galinha, ela pôs um ovo! ela quer o nosso bem!

Todos correram de novo à cozinha e rodearam mudos a jovem parturiente.

6. (Estratégia Militares 2021 - Inédita - Prof. Celina Gil) Leia: Até que um dia mataram-na, comeram-na e passaram-se anos.

A palavra em destaque é corretamente classificado como Advérbio de tempo

Adverbio de lugar Partícula de realce Preposição acidental Preposição essencial

7. (Estratégia Militares 2021 - Inédita - Prof. Celina Gil) Assinale a opção em que o autor emprega a prosopopeia no trecho apresentado.

família foi chamada com urgência e consternada viu o almoço junto de uma chaminé. O rapaz, porém, era um caçador adormecido.

Sozinha no mundo, sem pai nem mãe, ela corria, arfava, muda, concentrada. Inconsciente da vida que lhe fora entregue, a galinha passou a morar com a família. De pura afobação a galinha pôs um ovo

8. (Estratégia Militares 2021 - Inédita - Prof. Celina Gil) Leia:

“Sentou-se sobre o ovo e assim ficou, respirando, abotoando e desabotoando os olhos.” A figura de linguagem presente nesse trecho é

hipérbole metonímia

(6)

metáfora eufemismo gradação

9. (Estratégia Militares 2021 - Inédita - Prof. Celina Gil) Leia:

I- “De telhado a telhado foi percorrido mais de um quarteirão da rua.”

II- “Sua única vantagem é que havia tantas galinhas que morrendo uma surgiria no mesmo instante outra tão igual como se fora a mesma.”

Os sujeitos das orações em destaque podem ser classificados correta e respectivamente como

sujeito paciente e sujeito oculto. sujeito simples e sujeito composto sujeito paciente e sujeito inexistente. ambos sujeito inexistente.

ambos sujeito simples.

10. (Estratégia Militares 2021 - Inédita - Prof. Celina Gil) Leia: É verdade que não se poderia contar com ela para nada.

A oração em destaque pode ser classificada como subjetiva. predicativa. objetiva direta. objetiva indireta. completiva nominal.

Inglês

Prof. Andrea Belo Read the following text and answer questions 11 e 12

Hanging out

R. Jordania In American cities, teenagers like to spend time together – “hang out”, as they say– at drugstore, luncheonettes, or ice cream parlors.

Often, they don’t even meet inside, but gather on the sidewalk in front of the store. From time to time they go in for coffee, milk, ice cream. They also like to play the pinball machines.

(7)

Most parents disapprove of their children’s “hanging out” that way. They consider it a waste of time, which could be better used doing homework, working at a part-time job, or helping in the house.

Adapted from life in the USA

11 – (Estratégia Militares 2021 - Inédita – Prof. Andrea Belo) According to the text, Teenagers hang out only after they have done their housework

Every parent wants that their kid works a part-time job Most parents disapprove of their kid’s time management Teenagers do not like to stay at the sidewalks

Teenagers never stay on the sidewalks

12 – (Estratégia Militares 2021 - Inédita – Prof. Andrea Belo) The term “hanging out” states the idea of Socializing

Breaking up Hugging Loving Chatting

Read the following text and answer questions 13, 14 e 15

Is it a good idea for a student to have a job? Why or why not?

Brandon Smith I’m a junior in high school, and I have a part-time job in a restaurant. I wash dishes on Saturdays and Sundays from 8:00 until 4:00. I earn $5.50 an hour. It isn’t much money, but I save almost every penny! I want to go to a good university, and the cost goes up every year. Of course, I spend some money when I go out on Saturday nights.

Lauren Russel

I’m a senior in high school. I have a job as a cashier in a grocery store. The job pays well – about $6.75 an hour. I work every weeknight after school from 4:00 until 8:00. I don’t have time for homework, and my grades aren’t very good this year. But I have to work, or I can’t buy nice clothes and I can’t go out on Saturday nights. Also, a car costs a lot of money. Erica Davis

I’m a freshman in college. College is very expensive, so I work in a law office for three hours every weekday afternoon. I make photocopies, file papers, and sort mail for $8.25 an hour. The job gives me good experience because I want to be a lawyer someday. But I don’t want to work every semester. I need time to study.

Adapted from Interchange 13 – (Estratégia Militares 2021 - Inédita – Prof. Andrea Belo) According to the text,

Brandon works to earn money for college Brandon works to buy nice clothes Lauren works to get job experience Lauren works to pay for a motorcycle Lauren bought a motorcycle.

(8)

14 – (Estratégia Militares 2021 - Inédita – Prof. Andrea Belo) The text states that Erica Davis Has graduated from high school

Works as a cashier in a grocery store Wants to buy a car

Earns less then six dollars an hour Earns six dollars an hour

15 – (Estratégia Militares 2021 - Inédita – Prof. Andrea Belo) According to the text, Brandon is the oldest of them

Lauren is the youngest of them

Brandon is paid the less amount of money per hour Lauren is paid the most amount of money per hour Lauren and Brendon paid the same amount

Read the following song and answer questions 16, 17 and 18.

SUNDAY MORNING

Sunday morning, rain is falling Steal some covers, share some skin Clouds are shrouding us in moments unforgettable

You twist to fit the mold that I _____ in But things just get so crazy

Living life gets hard to do

And I would gladly hit the road, get up and go if I knew That someday it would lead me back to you That someday it would lead me back to you

Music Sunday morning by Marron 5

16 – (Estratégia Militares 2021 - Inédita – Prof. Andrea Belo) The world “gladly”, underlined in the text, suggests an idea of joyfully sadly joylessly quickly angrily

(9)

17 – (Estratégia Militares 2021 - Inédita – Prof. Andrea Belo) According to the text, The author of the song is breaking up with his girlfriend.

The author of the song is missing his home.

The author of the song wants to see someone he loves. The author of the song is writting a sad song about Sundays. The author of the song is writting a sad song about weekends.

18 – (Estratégia Militares 2021 - Inédita – Prof. Andrea Belo) Mark the correct answer to complete the blank: Am

Was Were Are Do

Read the following song and answer questions 19 and 20

MIRRORS

Aren't you something to admire, Because your shine is something like a mirror And I can’t help but notice, you reflect in this heart of mine

If you ever feel alone and the glare makes me hard to find Just know that I'm always parallel out on the other side Beause with your hand in my hand and a pocket full of soul

I can tell you theres no place we couldn't go Just put your hand on the glass

I'm here trying to pull you through you just gotta be strong

Because I don't wanna lose you now I'm lookin' right at the other half of me

The vacancy that sat in my heart Is a space, but now you're home

(10)

19 – (Estratégia Militares 2021 - Inédita – Prof. Andrea Belo) According to the text The author is writing about an object he wants.

The author is sad because of a past accident The author is writing about a girl he loves. The author misses his hometown.

The author misses his mother.

20 – (Estratégia Militares 2021 - Inédita – Prof. Andrea Belo) The world “glare”, underlined in the text, suggest the idea of blaze dirty stinky nasty clean

Matemática

Prof. Victor So

21. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Victor So)

I) A quantidade total de pares (𝑥, 𝑦) com 𝑥, 𝑦 ∈ ℤ+∗ tais que log √𝑥 + 𝑦 = log √𝑥 + log √𝑦 é 3. II) O valor de log0,333… √0,037037 … é

3 2.

III) As raízes reais da função 𝑓(𝑥) = |𝑥|(ln 𝑥8)−1⋅ ln 𝑥2− 𝑒18 são 𝑥 = ±𝑒, onde 𝑒 é o número de Neper.

Assinale a alternativa correta:

Apenas I) está correta.

Apenas I) e III) estão corretas. II) e III) estão corretas. Apenas II) é correta. Todas estão corretas.

22. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Victor So)

Considere a 𝑓: ℕ → ℕ definida por 𝑓(𝑥) = {𝑥 + 3, 𝑠𝑒 𝑥 é í𝑚𝑝𝑎𝑟𝑥 2, 𝑠𝑒 𝑥 é 𝑝𝑎𝑟

. Supondo que 𝑘 é ímpar e que 𝑓 (𝑓(𝑓(𝑘))) = 27, então o valor da soma dos quadrados dos dígitos de 𝑘 é:

13 25

(11)

26 17 45

23. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Victor So) A equação 𝟐𝒙𝟐+ 𝟓𝒙𝒚 − 𝟕𝒚𝟐− 𝒙 + 𝟏𝟎𝒚 − 𝟑 = 𝟎 representa duas retas concorrentes no plano cartesiano. Se 𝜽 é o ângulo agudo entre elas, então o valor de 𝟒𝟓

𝟐 ⋅ (𝒕𝒈𝜽 + 𝐜𝐨𝐭𝐠 𝜽) é: 53 54 55 56 58

24. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Victor So) Se temos (𝒙𝟐+ 𝟔𝒙 − 𝟏𝟔)𝟑+ (𝟐𝒙𝟐− 𝟏𝟎𝒙 + 𝟏𝟐)𝟑= (𝟑𝒙𝟐− 𝟒𝒙 − 𝟒)𝟑, então a diferença entre a maior e a menor raiz real desta equação é:

10 11 12 15 17

25. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Victor So) Um triângulo com lados cujas medidas são números inteiros distintos tem perímetro igual a 9. A área desse triângulo é:

3√15 2 7√5 4 3√15 4 √15 5 4√3 3

26. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Victor So) O resultado da soma das soluções reais da equação 𝟕𝟐𝒙+ 𝟗𝒙− 𝟑𝒙+𝟏⋅ 𝟕𝒙= 𝟐𝟏𝒙 é: múltiplo de 7 múltiplo de 21 nulo primo racional

27. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Victor So) Seja o polinômio 𝒑(𝒙) = 𝒙𝟑+ 𝒙 + 𝟏. Suponha um polinômio 𝒉(𝒙) de grau 3 tal que suas raízes são o quadrado das raízes de 𝒑. Dado que 𝒉(𝟎) = −𝟐 então o valor do produto dos algarismos de 𝒉(𝟓) é:

(12)

120 7 155 96

28. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Victor So) Dentre 5 meninas e 7 meninos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio deve-se formar um grupo de 7 pessoas com, pelo menos, 2 meninas e 2 meninos, para uma visita a um Museu. De quantas maneiras distintas tal grupo pode ser formado?

256 1048 2560 1666 865

29. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Victor So) Considere um triângulo e suas medianas, que se tocam em um ponto denominado baricentro. Essas medianas dividem o triângulo em seis triângulos menores. Se 𝒓𝟏, 𝒓𝟐, 𝒓𝟑, 𝒓𝟒, 𝒓𝟓 e 𝒓𝟔 são os raios das circunferências inscritas nesses 6 triângulos, então o valor de

𝟏 𝒓𝟏+ 𝟏 𝒓𝟑+ 𝟏 𝒓𝟓 é igual a: 𝑟1 𝑟2𝑟4+ 𝑟3 𝑟4𝑟6+ 𝑟5 𝑟6𝑟2 𝑟2⋅𝑟6 𝑟43 𝑟22+𝑟42+𝑟62 𝑟2𝑟4𝑟6 1 𝑟2+ 1 𝑟4+ 1 𝑟6 𝑟2⋅𝑟4⋅𝑟6 𝑟23+𝑟43+𝑟63

30. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Victor So) Considerando que 𝟑 − 𝒙, −𝒙 e √𝟗 − 𝒙 são os primeiros três termos de uma progressão aritmética nessa ordem, então o valor da soma dos 20 primeiros termos é igual a:

490 −370 255 −25 −136

Física

Prof. João Maldonado 31. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof João Maldonado) Considere uma partícula de massa m e carga q>0 lançada da origem em uma região onde existem 3 campos ortogonais, um gravitacional g (eixo x positivo), um elétrico E (eixo y positivo) e um magnético B (eixo z positivo). A partícula é lançada com velocidade v. Calcule a velocidade da partícula quando a mesma se encontra na posição (x, y, z).

𝑣

√𝑣2+ 𝑔𝑥 +𝐸𝑞𝑦 𝑚 +

𝐵𝑞𝑣 𝑚

(13)

√𝑣2+ 2𝑔𝑥 +2𝐸𝑞𝑦 𝑚 √𝑣2+𝐵𝑞𝑣𝑧 𝑚 √𝑣2+ 2𝑔𝑥 +2𝐸𝑞𝑦 𝑚 + 2𝐵𝑞𝑣𝑧 𝑚

32. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof João Maldonado) Considere uma barra vertical de massa

desprezível, com uma massa m embaixo e uma 2m em cima. A barra começa a cair a partir do repouso em um solo sem qualquer atrito. Considerando a origem do sistema como a posição inicial da barra de baixo, a trajetória da bola de cima será: Uma circunferência Uma reta Uma hipérbole Uma parábola Uma elipse

33. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof João Maldonado) Um avião voando horizontalmente solta uma bomba de uma altura H e ouve seu som um tempo 10 segundos depois. Considere a velocidade do avião 240 m/s e a do som 300 m/s. Calcule a altura do avião.

100 m 150 m 180 m 290 m 330 m

34. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof João Maldonado) Uma corda de comprimento L e massa m,

inicialmente com sua extremidade inferior a uma altura L do solo, começa a cair do repouso. Uma balança mede o peso da corda. Imediatamente antes da corda finalizar a sua queda, a balança mede um peso 𝑃𝐴. Imediatamente depois, um peso 𝑃𝐵. Calcule 𝑃𝐴 𝑃𝐵. 1 2 3 4 5

35. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof João Maldonado) Um disco encontra-se em MCUV. A fase inicial e a frequência angular inicial são ambas nulas. Uma partícula está a uma distância R do centro de rotação do disco. Se a partícula não desgruda do disco, calcule a força resultante do disco sobre a partícula em função do ângulo de giro 𝜃:

𝑚√4𝛾2𝜃2𝑅2+ 𝛾2𝑅2 𝑚√4𝛾2𝜃2𝑅2+ 𝛾2𝑅2+ 𝑔2 𝑚√𝛾2𝑅2+ 𝑔2

(14)

𝑚√2𝛾2𝜃2𝑅2+ 𝛾2𝑅2+ 𝑔2 𝑚𝑔

36. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof João Maldonado) O fenômeno de “spagettification” é um fenômeno no qual o ser humano, ao passar perto de um corpo com uma gravidade muito elevada (exemplo: buraco negro), sofre ação de gravidades muito distintas nos pés e na cabeça, de forma que o seu corpo afina como a um espaguete. Considere que o corpo humano seja capaz de sofrer a ação de forças de até 5000 𝑁 entre o pé e a cabeça, e considere que o raio da Terra seja 6400 km. Estime quantas vezes seria necessário que a massa do nosso planeta aumentasse para que sofrêssemos tal fenômeno. 102 104 106 107 108

37. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof João Maldonado) Considere dois compartimentos com oxigênio molecular e volume V cada um. A pressão nos compartimentos é P e a temperatura T. Após a comunicação dos compartimentos por um experimento de expansão livre, o aumento de entropia será:

Zero 𝑃𝑉 𝑇 ln(2) 𝑃𝑉 𝑇 ln (3) 𝑃𝑉 𝑇 ln(4) 𝑃𝑉 𝑇 ln (5)

38. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof João Maldonado) Calcule o valor da força F na figura para que o bloco m seja sustentado. Considere 𝐴1= 10 𝑐𝑚2, 𝐴2= 100 𝑐𝑚2:

5,05 N 10,58 N 11,00 N 12,27 N 14,25 N

(15)

39. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof João Maldonado) Uma barra condutora MN de 40cm gira com velocidade angular 5 rad/s perpendicularmente a um campo magnético de módulo 0,5 T. Quanto vale a potência dissipada pela lâmpada de 2Ω? Considere que o campo magnético não age no trecho da lâmpada.

1W 2W 0,01W 0,2W 0,02W

40. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof João Maldonado) Estime o coeficiente de dilatação volumétrica a pressão constante de um gás a temperatura T.

1/T 3/T 6/T 1/3T 1/6T

(16)

PREENCHA O GABARITO E

CONQUISTE

DESCONTOS

ATENÇÃO: O aluno

conquistará

desconto no percentual a seguir indicado, somente se participar e preencher

o gabarito com suas respostas dentro do prazo de aplicação da prova, em que:

Preencha seu Gabarito!

Conheça o Estratégia Militares!

(INSERIR BANNER e LINK)

RECEBA MATERIAIS GRATUITOS

GRUPO

Link do Grupo

Estratégia Militares

https://t.me/estrategiamilitares

Estratégia Vestibulares

https://t.me/estrategiavestibulares

Colocação

Bolsa

Condição

Até 10º 100% Se pontuação ≥ 75% de acertos

Até 30º 80% Se pontuação ≥ 60% de acertos

Até 50º 60% Se pontuação ≥ 50% de acertos

Referências

Documentos relacionados

de uma instituição de ensino público federal e sua principal contribuição, tanto na perspectiva prática quanto teórica, reside na análise de aspectos da

Read Address Instruction Memory Add P C 4 Write Data Read Addr 1 Read Addr 2 Write Addr Register File Read Data 1 Read Data 2 16 32 ALU Shift left 2 Add Data Memory Address Write

Alicerçado no exemplo da república romana, em que a tensão políti- ca estava polarizada entre nobres e plebeus, as discórdias civis forneciam o alimento mais sumarento da

Foi percebido o impacto social e econômico na comunidade de artesãs produtora de bordado ponto cruz, em São João dos Patos, além de seu significado cultural e identitário, desde

As Empresas descontarão de todos os seus empregados, beneficiados com esta norma coletiva, o percentual de 3% (Três por cento) dos sócios do Sindicato, sobre o valor da

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof.ª Celina Gil) A frase “Ela presumiu que eu não sabia como usar um fogão” pressupõe que a autora sentiu-se.. (A) espantada que

Como cada algoritmo classificador possui sua característica própria, sendo seu desempenho dependente das características extraídas dos textos, e dos dados utilizados para

A aplicação de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho – BS 8800, objeto desse artigo, deve ser estendida a todos os trabalhadores de mineração a céu aberto, bem