• Nenhum resultado encontrado

Edital 026/2020 de 17 de agosto de 2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital 026/2020 de 17 de agosto de 2020"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Passo Fundo, 17 de agosto de 2020.

Edital 026/2020 de 17 de agosto de 2020

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM DOCÊNCIA (PAD) DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

DA IMED – PPGARQ

Estabelece as diretrizes gerais do Programa de Aperfeiçoamento em Docência do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED

(PAD-PPGARQ/IMED)

Estabelece as diretrizes gerais do Programa de Aperfeiçoamento em Docência do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED (PAD-PPGARQ/IMED)

A Faculdade IMED, integrante do sistema Federal de Ensino do Ministério da Educação e mantida pelo Complexo de Ensino Superior Meridional, recredenciada pela Portaria MEC nº 524, publicada no DOU de 10/05/2012, através de sua Direção de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu e Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, torna público o presente Edital, para abertura das inscrições para preenchimento de vaga de apoio docente do Programa de Aperfeiçoamento em Docência do PPGARQ, que se constituirá das etapas a seguir:

1.DOSPRAZOS

Atividade Período

Protocolo de Inscrições e entrega da documentação

17/08/2020 a 19/08/2020 (até às 18:00h) Análise e Julgamento do Processo 20/08/2020

Divulgação do resultado final Até 21/08/2020 Início de vigência do vínculo 24 de agosto de 2020 Período de Vigência do vínculo Um semestre

(2)

O PAD – Programa de Aperfeiçoamento em Docência é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED (PPGARQ-IMED), em conjunto com o Programa de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da IMED, que visa o aprimoramento da prática docente em sala de aula por parte dos mestrandos do PPG, sobretudo, no que diz respeito às disciplinas técnicas de graduação em Arquitetura e Urbanismo voltadas ao projeto em arquitetura e urbanismo; área de concentração do PPG em questão. Também compreende a modalidade de coorientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), bem como a participação nas bancas de defesa do curso e acompanhamento de disciplinas voltadas ao ensino básico, no cerne do Projeto #TeuFuturo.

O Programa atende aos quesitos da CAPES quanto à inserção social, em sua instância educacional – ao propor ações de nucleação com a formação de docentes para cursos de graduação –, social – ao contribuir para a formação de recursos humanos qualificados para a docência –, e tecnológica, a partir da disseminação de técnicas e conhecimentos inovadores no ensino em arquitetura e urbanismo.

3. DAS VAGAS

São ofertadas 28 (vinte e oito) vagas de aperfeiçoamento em docência junto às disciplinas do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da IMED.

Os dias da semana e horários podem sofrer alterações, as quais serão informadas diretamente pelos professores das disciplinas, após o resultado da seleção. As disciplinas são:

- Conforto Ambiental I (Térmico) (2 vagas): turma 1 (segunda-feira das 8h às 11h30min) e turma 2 (segunda-feira das 19h10min às 22h40min). Atividades a serem desenvolvidas: acompanhamento das atividades didáticas, como auxílio em exercícios práticos, assessoramento de trabalhos e acompanhamento de provas. Perfil esperado: Conhecimentos de Sketchup ou Revit (especialmente para simulação de insolação e sombreamentos). Desejável conhecimento básico de simulações utilizando EnergyPlus ou Open Studio, Climate Consultant e Flow Design.

- Desafio da comunicação (2 vagas): turma 1 (sexta-feira das 8h às 11h30min) e turma 2 (sexta-feira das 19h10 às 22h40min). Atividades a serem desenvolvidas: Dinâmica de grupos.

- Desafio da profissão (2 vagas): turma 1 (sexta-feira das 8h às 11h30min) e turma 2 (sexta-feira das 19h10 às 22h40min). Atividades a serem desenvolvidas: Acompanhamento das aulas e monitoria.

-Desafio de Tecnologias e Inovação (2 vagas): turma 1 (quarta-feira das 8h às 11h30min) e turma 2 (quarta-feira das 19h10min às 22h40min). Perfil esperado: se proativo. Atividades a serem desenvolvidas: fomentar o debate, auxílio nos assessoramentos (mediante treinamento e junto com o professor) em softwares específicos de graficação, representação e concepção nas áreas de programação, eletrônica e desenho.

(3)

- Desenho Urbano (1 vaga): quinta-feira das 19h10min às 22h40min. Atividades a serem desenvolvidas: auxílio nos assessoramentos.

- Edificações (Engenharia Civil) (2 vagas): turma 1 (terça-feira das 19h10min às 22h40min.) e turma 2 (terça-feira das 8h às 11h30min). Atividades a serem desenvolvidas: auxílio nas aulas. Perfil esperado: conhecimento básico sobre consumo energético.

- Geoprocessamento (2 vagas): turma 1 (quinta-feira das 8h às 11h30min) e turma 2 (quinta-feira das 19h10min às 22h40min). Atividades a serem desenvolvidas: Auxílio nas aulas teóricas e práticas.

- Planejamento Urbano e Regional (2 vagas): turma 1 (terça-feira das 8h às 11h30min) e turma 2 (terça-feira das 19h10min às 22h40min). Perfil esperado: se proativo. Atividades a serem desenvolvidas: Suporte nos debater com os alunos, auxílio na preparação de atividades com o TBL e Quiz, auxílio na organização de dinâmicas com a comunidade local.

- Projeto de Arquitetura e Urbanismo II (1 vaga): quarta-feira das 19h10min às 22h40min. Atividades a serem desenvolvidas: Auxílio nas orientações dos trabalhos a ser desenvolvidos pelos alunos e suporte nas aulas.

- Projeto II (Engenharia Civil) (1 vaga): terça-feira das 19h10min às 22h40min. Atividades a serem desenvolvidas: Auxílio na orientação de projetos na disciplina. - Projeto de Arquitetura e Urbanismo V- SESC (1 vaga): segunda-feira das 19h10min às 22h40min e quinta-feira das 21h às 22h40min. Atividades a serem desenvolvidas: Auxílio nas orientações dos projetos. Perfil esperado: conhecimentos sobre projeto arquitetônico e, preferencialmente, domínio do Revit.

- Projeto de Arquitetura e Urbanismo IV - HOTEL (2 vagas): turma 1 (sexta-feira das 19h10min às 22h40min) e turma 2 (sexta-feira das 8h às 11h30min). Atividades a serem desenvolvidas: Auxílio nas orientações dos projetos. Perfil esperado: conhecimentos sobre projeto arquitetônico.

- Projeto de Arquitetura e Urbanismo VI - HIS (2 vagas): turma 1 (segunda-feira das 19h10min às 22h40min, de quinze em quinze dias, e terça-feira das 19h10min às 20h50min, toda semana) e turma 2 (segunda-feira das 8h às 11h30min, de quinze em quinze dias, e terça-feira das 8h às 11h30min, toda semana). Atividades a serem desenvolvidas: Auxílio nas orientações dos projetos. Perfil esperado: conhecimentos sobre projeto arquitetônico.

- Projeto de Arquitetura e Urbanismo VIII - RESTAURO (2 vagas): turma 1 (quinta-feira das 9h50min às 11h30min e sexta-(quinta-feira das 8h às 11h30min) e turma 2 (quinta-(quinta-feira das 21h às 22h40min e sexta-feira das 19h10min às 22h40min). Atividades a serem desenvolvidas: Auxílio nas orientações dos projetos. Perfil esperado: conhecimentos sobre projeto de restauro.

(4)

-Tópicos especiais em representação I (ELETARQ9N) (1 vaga): quinta-feira das 19h10min às 22h40min. Atividades a serem desenvolvidas: Acompanhar as práticas de ensino e aprendizagem desenvolvidas e dar suporte aos alunos. Perfil esperado: domínio de Revit básico.

- Sistemas Urbanos (1 vaga): quarta-feira das 21h às 22h40min. Atividades a serem desenvolvidas: Auxílio nas aulas teóricas e práticas.

- Urbanismo Contemporâneo (2 vagas): turma 1 (quarta-feira das 19h10min às 22h40min) e turma 2 (segunda-feira das 8h às 11h30min) Atividades a serem desenvolvidas: Auxílio na elaboração das atividades e orientações dos trabalhos a serem desenvolvidos pelos alunos.

O prazo para acompanhamento de disciplina de graduação é de seis meses, mediante aval do orientador da pesquisa de mestrado.

4. DA ELEGIBILIDADE DO CANDIDATO São condições de elegibilidade do candidato:

a) Estar regularmente matriculado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED;

b) Estar em dia com suas obrigações pedagógicas e contratuais com a IMED; c) Não possuir qualquer relação de trabalho com a instituição na qual está

matriculado, nos termos da Portaria CAPES nº 181/2012;

d) Ter os dados pessoais atualizados (e-mail e telefone) junto à Secretaria dos Mestrados da IMED;

e) Já ter cursado, pelo menos, um semestre do curso;

f) Demonstrar bom desempenho nas disciplinas cursadas no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED;

g) Possuir Currículo Lattes atualizado na base do CNPq;

h) Ser residente e domiciliado no Rio Grande do Sul, sendo brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil.

5. DAS ATRIBUIÇÕES DOS BENEFICIADOS

Durante a preparação pedagógica do PAD-PPGARQ, o mestrando irá desenvolver atividades acadêmicas, supervisionadas por professor de disciplina de graduação em Arquitetura e Urbanismo da IMED. São elas: realização de atividades operacionais (preenchimento de plano de sala, listas de presença, diários de classe, etc.); acompanhamento em atividades teóricas e práticas; auxílio na seleção de conteúdos curriculares; seleção de bibliografia de apoio à disciplina; organização de recursos didáticos e materiais de apoio às aulas; auxílio na elaboração de material didático e/ou complementar; auxílio no planejamento de curso; auxílio no planejamento, aplicação e correção de atividades avaliativas; proposição de novos métodos e/ou instrumentos avaliativos; e auxílio na interlocução docente e discente.

(5)

Fica ao critério do supervisor do PAD a autorização para o mestrando ministrar aulas, não ultrapassando 15% dos créditos/aula da disciplina de graduação. É terminantemente proibida a substituição de professor da disciplina por mestrando do PAD, sendo obrigatória a supervisão presencial do docente do curso de graduação. A vinculação do mestrando ao PAD também não se configura, sob hipótese nenhuma, como vínculo empregatício.

Ao final do prazo, o mestrando do PAD e o docente supervisor deverão preencher o relatório de atividades (disponível em https://imed.edu.br/Ensino/arquitetura-urbanismo/mestrado/normas-e-documentos), a serem entregues à Secretaria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo, no segundo andar do Bloco B da IMED, concomitantemente à abertura de protocolo.

Mais precisamente, o relatório final a ser entregue à Secretaria deve conter: a) a especificação e descrição detalhada das atividades acadêmicas desenvolvidas ao longo do semestre, com a indicação dos métodos, técnicas e ferramentas utilizadas; b) redação com minúcia, apresentando coerência e coesão textual, além de qualidade na escrita; c) avaliação e as percepções dos alunos dos alunos de graduação da disciplina acompanhada, em relação às ações desenvolvidas pelo mestrando ao longo do semestre (somente para PAD-Disciplinas); d) assinatura do documento pelo requerente, pelo respectivo orientador de mestrado, pelo supervisor da graduação na página final do documento e rubrica de ambos em todas as demais páginas, constatando a ciência do conteúdo apresentado e dando o aval de submissão do relatório; e) assinatura dos coordenadores de graduação e stricto; e f) parecer do supervisor na graduação, do presidente da banca ou do orientador de TCC, acerca das atividades desenvolvidas pelo mestrando no semestre, cujo conteúdo será avaliado por parte da Comissão do Programa de Aperfeiçoamento em Docência.

O prazo para a entrega do relatório de atividade encerra-se em 10 de dezembro de 2019. O relatório deve ser impresso e assinados em duas vias. Uma delas ficará em posse do mestrando para, conjuntamente ao deferimento do relatório no sistema, configurar a certificação da realização da atividade.

Não serão aceitos documentos sem quaisquer assinaturas. Os relatórios tidos como insuficientes serão deferidos e a atividade não será reconhecida pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED.

6. DA INSCRIÇÃO

Os interessados em concorrer à vaga de aperfeiçoamento em docência do PAD/ PPGARQ-IMED deverão demonstrar interesse por meio do preenchimento e entrega do requerimento de vaga (formulário em anexo) e dos termos de compromisso (formulários em anexo), preenchidos e assinados, bem como do histórico de disciplinas de Mestrado, a serem entregues na Secretaria do Mestrado, por e-mail ou no endereço:

(6)

Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo Rua Senador Pinheiro, N° 304.

Bairro Rodrigues - CEP 99.070-220 Passo Fundo/RS – Brasil 7. DA SELEÇÃO, JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO

O processo seletivo se dará por meio deste edital simplificado e da documentação necessária. A classificação levará em conta o histórico de disciplinas já cursadas pelo mestrando, o Currículo Lattes e a carta de intenção redigida pelo candidato, destacando os motivos que o levam a se inscrever no Programa de Aperfeiçoamento em Docência, com o aval do orientador da pesquisa de mestrado.

O processo será gerido e acompanhado pela Comissão de Seleção do PAD, composta pela Coordenadora da Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED e pela Coordenadora da Graduação em Arquitetura e Urbanismo da IMED. Também compete à mencionada Comissão a normatização, supervisão e avaliação do PAD. Os resultados finais serão divulgados pela Comissão do PAD via e-mail.

8. DO CANCELAMENTO DO VÍNCULO

O vínculo do mestrando junto ao PAD poderá ser cancelado caso o beneficiário descumpra quaisquer das atribuições dispostas neste edital; não cabendo recurso pelo aluno.

A coordenação do PPGARQ-IMED e do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da IMED, o professor da disciplina de graduação e/ou o professor orientador da pesquisa de mestrado podem fazer a solicitação formal de cancelamento do vínculo junto à Comissão do PAD, que julgará o mérito da solicitação.

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

O não cumprimento das normas presentes neste edital invalida a solicitação de inscrição. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão do Programa de Aperfeiçoamento em Docência (PAD).

Passo Fundo, 17 de agosto de 2020.

Caliane C. O. de Almeida Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo – IMED

(7)

ANEXO

REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE VÍNVULO NO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM DOCÊNCIA (PAD/PPGARQ-IMED)

Eu___________________________________, residente à Rua ______________________________________________, RG nº ______________________ CPF nº___________________, mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (Mestrado Acadêmico), do _______ semestre, nº de matrícula ______________, venho por meio deste requerer o preenchimento da vaga de aperfeiçoamento docente junto à disciplina de graduação ______________________________________________, do curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED, vinculada ao Programa de Aperfeiçoamento em Docência do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Acadêmico da IMED (PAD/PPGARQ-IMED), caso seja aprovado no processo seletivo, declarando, para tanto, que disponho de ______ horas semanais de dedicação à tal atividade.

Passo Fundo, ______de______________de_________

_________________________ Requerente

(8)

TERMO DE COMPROMISSO

Declaro, para os devidos fins, que eu, _________________________________, CPF__________________________, aluno(a) devidamente matriculado(a) no Curso/Área ________________________________________________ sob o número de matrícula ___________________, em nível de _________________, da Universidade/Fundação/Instituto/Associação/Escola/Faculdade

_________________________, tenho ciência das obrigações inerentes à qualidade de beneficiário da vaga de aperfeiçoamento em docência do PAD, conforme o regulamento vigente e, nesse sentido, COMPROMETO-ME a respeitar as seguintes cláusulas especificadas no edital XX/2017 do PPGARQ/IMED.

A inobservância das cláusulas citadas acima, e/ou se praticada qualquer fraude pelo(a) beneficiário, implicará(ão) no cancelamento do vínculo do mestrando junto ao PAD. Assinatura do(a) beneficiário:______________________________________________ Local e data: ___________________________________________________________

Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação

_______________________ Carimbo e assinatura

Representante da Comissão do PAD

________________________ Nome e assinatura

(9)

DECLARAÇÃO

Eu, , matrícula nº , mestrando do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo, semestre declaro estar ciente do Edital 086/2017 Também me comprometo a entregar, nos prazos estabelecidos, o relatório de atividades desenvolvidas no Programa de Aperfeiçoamento em Docência, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da IMED.

Passo Fundo, de de .

______________________________________________ (Nome do Mestrando) Mat. (Número da matrícula)

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

É importante esclarecer que, com a divulgação dos resultados do desempenho educacional do estado do Rio de Janeiro em 2010, referente ao ano de 2009, no IDEB, no qual

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar