• Nenhum resultado encontrado

ADMINISTRATIVAMENTE. RECURSO DE APELAÇÃO E RECURSO ADESIVO DESPROVIDOS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ADMINISTRATIVAMENTE. RECURSO DE APELAÇÃO E RECURSO ADESIVO DESPROVIDOS."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Apelação Cível nº 1541801-4, da Comarca de Sengés – Juízo Único. Apelante: Renata Adacheski.

Rec. Adesivo: Hamilton Jorge Joly. Apelados: os mesmos.

Relator: Desembargador Francisco Luiz Macedo Júnior.

AGRAVO RETIDO. INOBSERVÂNCIA DO

DISPOSTO NO ARTIGO 523, DO CPC. NÃO CONHECI MENTO. APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E

MORAIS. CASAMENTO COM PESSOA

SEPARADA, E NÃO DIVORCIADA. AÇÃO INDENIZATÓRIA DIRIGIDA AO OFICIAL DE REGISTRO. AUSÊNCIA DE COMPROVAÇÃO DE DANOS MATERIAIS OU MORAIS. PRESUNÇÃO DE QUE TODOS CONHECEM A LEI. AUTORA E SEU EX-CÔNJUGE QUE DERAM CAUSA À NULIDADE DO CASAMENTO. EQUÍVOCOS DO

REGISTRADOR PUNÍVEIS

ADMINISTRATIVAMENTE. RECURSO DE

APELAÇÃO E RECURSO ADESIVO

DESPROVIDOS.

Trata-se de ação de indenização por danos morais e materiais, ajuizada por Renata Adacheski Pires, em face de Hamilton Jorge Joly, sob a alegação de que o réu permitiu que casasse com pessoa não divorciada (separada), e de que, posteriormente, anulou o seu casamento de ofício.

(2)

Contra a decisão saneadora (fls. 133/136), o réu interpôs agravo retido (fls. 171/174 – mov. 52.1), pleiteando o reconhecimento da ocorrência de prescrição e de litisconsórcio passivo necessário.

Instruído o feito, foi proferida sentença (fls. 241/247) julgando improcedentes os pedidos, por se entender, em síntese, que a autora não comprovou a culpa do réu e a ocorrência de danos, bem como que o pedido de alimentos deveria ser dirigido ao (ex-) marido.

Em virtude da sucumbência, condenou a autora ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, fixados em R$ 1.000,00 (mil reais).

Inconformada, a autora interpôs recurso de apelação (fls. 258/272), em que busca a reforma da sentença para que sejam concedidas as verbas indenizatórias pleiteadas na petição inicial.

O requerido, por sua vez, apresentou recurso adesivo (fls. 291/294), em que pede apenas a aplicação de multa à autora, de 1% sobre o valor da causa, por litigância de má-fé.

Contrarrazões pelo réu às fls. 279/289, e pela autora às fls. 301/305.

É o Relatório, VOTO:

(3)

Do Agravo Retido

Verifica-se que o réu, Hamilton Jorge Joly, interpôs agravo retido (fls. 171/174 – mov. 52.1) contra a decisão saneadora (fls. 133/136), sustentando haver litisconsórcio passivo necessário e pleiteando o reconhecimento da prescrição. Porém, o recurso não merece ser conhecido, por ausência de reiteração nas razões de apelação ou em contrarrazões recursais (art. 523, §1º, CPC/73).

Recurso de Apelação e Recurso Adesivo

Quanto aos demais recursos, presentes os requisitos de admissibilidade, intrínsecos e extrínsecos.

Verifica-se que o requerido, em seu recurso adesivo, pede apenas a condenação da autora por litigância de má-fé. Já a autora, em suas razões de apelação, requer a concessão de todos os pedidos iniciais.

Para tanto, alega ter sofrido danos materiais e morais em virtude da conduta do requerido, de celebrar o seu casamento com uma pessoa já casada, embora separada, bem como a posterior “anulação de ofício” do casamento.

Sustenta que os atos praticados pelo requerido a teriam impedido de pleitear alimentos e de buscar a partilha de bens, bem como teriam afetado o seu direito ao uso do nome.

(4)

Ainda, pede que seja expedido ofício à Corregedoria Geral de Justiça do Paraná, responsável pela fiscalização das serventias extrajudiciais, para que tome as medidas que entender cabíveis.

Entendo que não assiste razão à autora quanto ao pleito indenizatório, inclusive quanto ao pedido de alimentos, devendo a sentença ser mantida.

Isso porque a conduta do registrador não chegou a gerar danos materiais ou morais, devendo ser avaliada no plano da responsabilidade administrativa.

Por essas razões, o pedido da autora de expedição de ofício à CGJ-PR deve ser acolhido.

Como frisou o sentenciante, é fato incontroverso que a conduta do oficial de registro foi equivocada, tanto quando permitiu o casamento de uma pessoa separada – e não divorciada –, quanto na “anulação de ofício” do casamento, sem pedido ou mesmo participação dos interessados, e sem a instauração de um processo judicial.

A autora sustenta que teve prejudicado o seu direito ao uso do nome, bem como o seu direito à partilha dos bens adquiridos na constância do casamento.

Os documentos colacionados aos autos, contudo, contrariam as alegações da requerente.

(5)

Embora a autora tenha proposto a presente ação utilizando o seu nome de casada (Renata Adacheski Pires), nota-se que na ação de divórcio (fl. 87 – mov. 13.6) ela utilizou o nome de solteira (Renata Adacheski). Em seu depoimento pessoal, igualmente se apresentou pelo nome de solteira.

Também na ação de divórcio, a autora declarou que voltaria a usar o nome de solteira, bem como que “o casal não possui bens a serem partilhados” (fl. 88). Ainda, em seu depoimento pessoal, a autora afirmou que o casamento durou apenas três (3) meses.

Sabe-se que a indenização por danos materiais só é devida quando houver prova clara da ocorrência do dano e de seu montante. Entendo que não há, nos autos, prova deste teor.

O pedido de alimentos, formulado contra o Oficial de Registro Civil de Pessoas Naturais de Sengés, também não merece acolhimento.

A autora afirma ter direito a alimentos em virtude do previsto no art. 1.694, do Código Civil de 2002, alegando que teve tal direito cerceado em virtude da “anulação” do casamento. Assim, pede que o registrador civil preste alimentos.

Contudo, cabe destacar que este artigo também permite a concessão de alimentos em caso de união estável. Assim, correto o

(6)

sentenciante ao afirmar que a conduta do réu não retirou da autora o eventual direito a alimentos.

Em seu depoimento pessoal, a requerente afirmou que a sua união com o ex-cônjuge durou em torno de sete (7) anos, da qual resultou um filho. Após o casamento, ficaram apenas três (3) meses juntos (4 minutos até 4 minutos e 40 segundos). Portanto, a união durou muito mais do que o período de casamento.

Ainda, cabe destacar que o casamento era nulo independentemente da conduta do registrador civil, porque o ex-cônjuge da autora não havia se divorciado.

Para que fossem devidos alimentos, a título de danos materiais, pelo requerido, a autora teria de comprovar que tinha direito aos alimentos do ex-marido, e que a conduta do réu lhe retirou esta faculdade, mas a autora não se desincumbiu deste ônus.

Acrescente-se, também, que o art. 1.561 do Código Civil estabelece que, embora o casamento seja nulo, se contraído de boa-fé, produz efeitos entre os cônjuges e perante os filhos, até o dia da sentença que reconhece a aludida nulidade.

Em suas razões de apelação, a autora sustenta que não trabalhava, dependendo do ex-cônjuge para o seu sustento. Contudo, em seu depoimento pessoal, questionada sobre o seu trabalho, primeiramente,

(7)

silenciou; na sequência, afirmou apenas que não possuía vínculo trabalhista formal (aos 10 minutos e 40 segundos).

Aos sete (7) minutos de seu depoimento pessoal, a autora afirmou que o ex-cônjuge paga pensão alimentícia ao filho desde que saiu de casa.

Não há provas de que a autora efetivamente dependia do marido para o seu sustento, nem de que não seja apta para o trabalho. Ainda, não há indicativos de que a conduta do registrador tenha retirado da autora a possibilidade de pleitear alimentos do ex-marido.

Por todo o exposto, entendo que a autora não comprovou a ocorrência de danos materiais ou morais, nem apresentou provas dos fatos constitutivos do alegado direito a alimentos em face do réu.

Cabe frisar, também, que a ninguém é dado alegar o desconhecimento do Direito (conforme art. 3º da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, Decreto-Lei nº 4.657 de 1942).

Assim, a autora e seu ex-cônjuge não poderiam ter casado sem a prévia concretização do divórcio: a sua conduta caracteriza, em tese, crime de bigamia.

Portanto, a autora e seu ex-cônjuge deram causa à nulidade do casamento, não podendo agora pretender atribuir ao réu todos os problemas decorrentes desta invalidade.

(8)

Este Tribunal já teve a oportunidade de julgar caso semelhante:

APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO INDENIZATÓRIA - AUTORA QUE SE CASOU COM PESSOA JÁ CASADA - DEMANDA AJUIZADA EM FACE DA OFICIAL DO CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS, EM RAZÃO DA MESMA TER, EM TESE, EMITIDO INFORMAÇÃO ERRÔNEA - OFÍCIO QUE NÃO ATESTA O ESTADO CELIBATÁRIO DO PRETENDENTE DA AUTORA, MAS APENAS QUE NÃO FOI ENCONTRADO O ASSENTO DE CASAMENTO DO MESMO, COM TERCEIRA PESSOA DETERMINADA (IRACI PEREIRA ALVES DOS SANTOS) - DOCUMENTO, ADEMAIS, QUE NÃO TEVE ORIGEM EM BUSCA SOLICITADA PELA AUTORA, MAS SIM, EM PEDIDO DE SEGUNDA VIA DE CERTIDÃO DE CASAMENTO REALIZADO PELA PRIMEIRA ESPOSA DO SEU PRETENDENTE, A QUAL SÓ NÃO FOI LOCALIZADA PELO CARTÓRIO, PORQUE A SOLICITANTE INFORMOU OS DADOS ERRADOS DA UNIÃO EM EVIDÊNCIA - NEXO CAUSAL INEXISTENTE ENTRE O OFÍCIO ELABORADO PELO CARTÓRIO, E A NULIDADE DO CASAMENTO DA AUTORA - ATO ILÍCITO NÃO CONFIGURADO. RECURSO DESPROVIDO. “Assim, se a autora contraiu núpcias com

pessoa já casada, não pode pretender imputar à requerida todo o constrangimento e humilhação que aduz ter suportado, pois, se alguém a induziu a erro, foi o próprio Josival que, mesmo sabedor da sua condição de impedido para o casamento, prevista no artigo 1.521, inciso VI, do Código Civil, contraiu núpcias com aquela”. (TJPR - 10ª

C.Cível - AC - 509230-4 - Ponta Grossa - Rel.: Luiz Lopes - Unânime - - J. 04.09.2008).

(9)

regularizar a sua situação conjugal, seja pedindo o reconhecimento judicial da nulidade, seja defendendo a sua validade ou eficácia.

Por todo o exposto, entendo que a conduta do requerido comporta apenas responsabilização no âmbito administrativo, devendo ser expedido ofício à Corregedoria Geral de Justiça do Paraná.

Por fim, cabe analisar o recurso adesivo do requerido, em que se busca apenas o reconhecimento de litigância de má-fé por parte da autora.

Entendo que o recurso não comporta provimento.

Embora a narrativa da autora nesta ação esteja em contradição com o afirmado em outros processos, notadamente no que diz respeito ao interesse no uso do nome de casada e na partilha de bens, não se comprovou que a requerente tenha agido de má-fé.

Como frisou, corretamente, o sentenciante, “o elemento subjetivo exigido para este tipo de condenação não restou plenamente evidenciado” (fl. 247).

Assim, tanto a apelação da autora quanto o recurso adesivo do réu devem ser desprovidos, mantendo-se a sentença recorrida por seus próprios fundamentos.

(10)

Justiça do Paraná, com cópia integral destes autos, para que tome as

medidas que entender cabíveis.

Diante do exposto, VOTO por CONHECER o recurso de apelação e o recurso adesivo, para NEGAR PROVIMENTO a ambos, mantendo-se a sentença recorrida por seus próprios fundamentos.

ACORDAM os Membros Integrantes da 9ª Câmara

Cível do Tribunal de Justiça do Paraná, por unanimidade de votos, em

CONHECER o recurso de apelação e o recurso adesivo, para NEGAR PROVIMENTO a ambos, nos termos do voto do Relator.

O julgamento foi presidido por este Relator e dele participaram os excelentíssimos Desembargadores Domingos José Perfetto e Coimbra de Moura.

Referências

Documentos relacionados

Como o objetivo do presente trabalho é analisar características de produtividade em redes sociais científicas e compará-las com métricas sociais para descrever o

Trata-se, como se vê, de recurso de apelação interposto pela Autora, em autos de ação de obrigação de fazer, julgado improcedente na origem, em face do Estado de São Paulo, no qual,

Confira-se a ementa: “RECURSO – Apelação – Ação de indenização por responsabilidade civil – A autora submeteu-se a duas intervenções

A Casa utiliza outdoors para divulgar eventos pelo Vale Fortune. Que

habilitação nos autos, se o MP não apelar da sentença, ou o assistente pode recorrer de parte da sentença não recorrida pelo MP – paralelo com ação

Ligada a um tanque de água quente VC999 85.47 e eventualmente a um rotor de tina VC999 bem como a vias de entrada e de saída resulta numa linha de retração de alta potência,

1 - O consumidor não está obrigado ao pagamento correspondente ao serviço efectivamente prestado antes do termo do prazo de livre resolução. 2 - Exceptuam-se

APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE NÃO FAZER - PEDIDO JULGADO IMPROCEDENTE - RECURSO DA AUTORA.PEDIDO DE REFORMA - IMPROCEDÊNCIA - EXISTÊNCIA DE SEMELHANÇAS ENTRE OS LAYOUTS