• Nenhum resultado encontrado

eBook Guia Para Iniciar Uma Coleção de Moedas 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "eBook Guia Para Iniciar Uma Coleção de Moedas 1"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

GUIA

GUIA

BÁSICO

BÁSICO

PARA INICIAR UMA

PARA INICIAR UMA

COLEÇÃO

COLEÇÃO

DE MOEDAS

DE MOEDAS

(2)

ÍNDICE

INTRODUÇÃO

---#01

O QUE LEVA ÀS PESSOAS A INICIAR UMA COLEÇÃO?

---#02

QUAIS TIPOS OU EXEMPLOS DE COLEÇÕES EXISTEM?

---#03

COMO ORGANIZAR A COLEÇÃO

---#07

COMO ARMAZENAR AS MOEDAS

---#08

COMO LIMPAR AS MOEDAS

---#09

QUAIS OS PADRÕES PARA A CLASSIFICAÇÃO DO ESTADO

DE CONSERVAÇÃO?

---#10

COMO ADQUIRIR NOVAS PEÇAS PARA MINHA COLEÇÃO

DE MOEDAS?

---#11

COMO VENDER MINHAS MOEDAS?

---#12

PEQUENO GLOSSÁRIO

(3)

Colecionar moedas é uma atividade muito antiga, estudiosos contam que o Imperador Romano Augustus, do primeiro século da era Cristã, gostava de apresentar sua coleção de moedas exóticas para seus amigos e cortesões em festivais e ocasiões especiais; também o Rei da França Luiz XIV (século XIV) apreciava a Coleção Real de Moedas da França e buscava novos exemplares por toda a Europa, algumas personalidades da atualidade também tem o mesmo gosto de coletar moedas, dentre eles a atriz Nicole Kidman, o ex-primeiro Ministro do Reino Unido Tony Blair, o Beatle Sir James Paul McCartney e o ator James Earl Jones, que dá voz ao famoso personagem Darth Vader do filme Guerra nas Estrelas, estão entre os aficionados.

INTRODUÇÃO

(4)

Existem muitos motivos, dentre eles o mais recorrente é que muitos de nós já possuímos algumas moedas, seja porque ganhamos de nossos avós, pais ou parentes ou mesmo de viagens que fazemos para outros países, muitas coleções têm surgido desta maneira. Ainda existe aqueles que herdaram uma coleção da família e outros simplesmente começam por curiosidade. As moedas são sempre carregadas de história e muito se pode aprender através de seus elaborados desenhos, nelas sempre podemos aprender algo da cultura de um país, da língua e o que elas representam.

O QUE LEVA ÀS PESSOAS A

INICIAR UMA COLEÇÃO?

(5)

Antes de escolher o tema é preciso observar quais objetivos você tem em mente, se é para ser um hobbie, um investimento para o futuro, por especulação, para deixar para uma próxima geração, filhos ou netos ou ainda para se tornar um comerciante de moedas. Lembrando sempre que este hábito deve ser algo prazeroso e não um peso emocional ou financeiro, é preciso que as pessoas de sua família entendam o seu objetivo para que elas também se tornem participantes deste hobbie. Definir um tipo de coleção é um bom ponto de partida, assim pode-se focar e se aprofundar mais naquelas peças que despertam mais interesse. Veja na s próximas páginas algumas idéias para iniciar uma coleção...

QUAIS TIPOS OU EXEMPLOS

DE COLEÇÕES EXISTEM?

(6)

Por país:  buscar adquirir uma

moeda de cada país e assim completar todas as moedas do mundo, em uma coleção mais avançada pode-se escolher fazer também por datas. Uma das  vantagens é que familiares e amigos podem trazer de suas viagens algumas peças e enriquecer sua coleção rapidamente.

Moedas do Brasil:  aqui existem

subdivisões de coleções; pode-se colecionar todas as moedas do Brasil desde quando era colônia de Portugal, passando por Reino Unido, Império e República até os dias atuais incluindo todas a datas. Outra opção é escolher um destes períodos, ou somente um dos metais, cobre, prata, ouro, bronze, bronze alumínio e aço inox.

 Veja abaixo alguns exemplos

de coleções:

(7)

Por temas:  a beleza das moedas

é uma das atrações principais de se colecionar, pode-se facilmente gastar algumas horas vendo os detalhes de cada peça. A casa da moeda de cada país contrata desenhistas para criarem suas emissões, assim cada moeda é também uma obra de arte. Existem dezenas de temáticas, tais como fauna, flora, brasões, símbolos, artes, fatos históricos, educação, meios de transporte etc.

As moedas possuem um  valor facial  e este pode ser um tema

muito interessante, os americanos por exemplo colecionam todas as datas das moedas de 1 Dólar de Prata. Outros colecionam todas as moedas de 2 Euros da União Européia.

exemplos de coleções

Moeda de 1 dólar de prata dos Estados Unidos

Moedas de Euro

Moeda de 2 Euros Moeda Comemorativa de 5 Reais de Prata do Brasil

(8)

Por metais:  as moedas são

cunhadas em diversos metais como ouro, prata, bronze, cobre, bronze-alumínio e aço inox. Pode-se escolher, por exemplo, moedas de ouro do Brasil, está é uma das coleções mais valorizadas, não só pelo metal, mas pela dificuldade de se encontrar as peças. As moedas de ouro conhecidas como Bullion Coin (ouro amoedado), libras ou onça-troy, podem ser também um meio de reserva de capital, já que o metal tem cotação internacional e tem valor em qualquer lugar do mundo.

Por Casas da Moeda – Nem todas

as moedas eram produzidas no mesmo local, assim diversas Casas da Moeda, dentro do país ou fora, produziam emissões conforme a demanda. No Brasil colônia e império temos carimbos ou letras monetárias da Casa da Moeda do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, etc.

exemplos de coleções

Carimbo do Maranhão sobre moeda de 40 Réis

Ouro amoedado - Estados Unidos 1 onça troy = 31,1035 g ramas

(9)

Uma das melhores maneiras de organizar uma coleção de moedas é adquirir um catálogo de moedas, existem ótimas opções no mercado, tanto para moedas nacionais quando para moedas estrangeiras. Um bom catálogo deve apresentar as fotos ou ilustrações das moedas, a relação de todas as datas e qual é o valor atual de mercado.

No endereço abaixo você encontra algumas opções para adquirir catálogos, inclusive os lançamentos dos E-books Moedas do Brasil - do Numismata co-autor deste guia – Carmelino de Souza Gomes. Visite: www.catalogodemoedasdobrasil. com.br

(10)

Uma das vantagens de se colecionar moedas é que não é necessário grande espaço, nem grandes móveis para armazená-las, usualmente se utilizam materiais próprios que podem ser encontrados em lojas especializadas em coleções; são pastas, cartelas, estojos, envelopes sempre confeccionados em materiais que não reajam quimicamente com os metais.

Uma lupa de qualidade é essencial para observar os detalhes de cada peça.

Não se deve deixar as moedas soltas em contato umas com as outras porque além de oxidarem podem causar arranhões e marcas. Evite sempre lugares úmidos para guardá-las e quando for visualizar uma moeda segure-a pela serrilha (bordas) prevenindo a oxidação pela gordura e umidade da pele.

(11)

Para a grande maioria dos colecionadores experientes não se deve limpar as moedas, porque o uso de produtos químicos ou abrasivos podem danificar a superfície e tirar a oxidação natural do tempo, algo que deixa as peças com uma beleza singular. Procure sempre ir substituindo as peças mais riscadas e machucadas por outras em melhor condição, assim sua coleção vai aos poucos se refinando.

COMO LIMPAR AS MOEDAS

Moeda de 2.000 Réis do Brasil

em excelente estado de conservação, pátina natural.

(12)

As moedas no Brasil são classificas da seguinte forma:

UTG= Um tanto gasta BC = Bem Conservada

MBC = Muito Bem Conservada S = Soberba

FC = Flor de Cunho

Somente um especialista pode definir perfeitamente a classificação, mas em termos gerais podemos compreender que:

BC para moedas que estejam gastas, riscadas e com batidas

MBC para moedas em boas condições, porém apresentam riscos e desgaste do campo

S para moedas que apresentam o campo muito bem visível, pouca oxidação e mínimo desgaste, quase sem riscos e nenhuma batida.

FC para moedas que estejam muito próximas das condições de quando saíram da Casa da Moeda, são moedas que praticamente não circularam, sem riscos e batidas.

QUAIS OS PADRÕES PARA A CLASSIFICAÇÃO

DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO?

Moeda de 1 dólar de prata dos Estados em excelente estado de conservação, pátina natural,. Poderia ser classificada com S

Moeda de 8 Reales do México em péssimo estado de conserva-ção. Poderia ser classificada como UTG

(13)

Hoje em dia é muito fácil adquirir moedas, com a internet pode-se encontrar muitos sites especializados, porém deve-se tomar cuidado com compras pela internet, existem moedas falsas ou cópias de moedas raras, por isto pesquise bem antes de comprar. Outra opção são lojas físicas, feiras de antiguidades e leilões oficiais de sociedades numismáticas, estas geralmente possuem um departamento de perícia técnica para identificar a legitimidade das peças.

Procure sempre orientação nos catálogos  para ter uma noção de valores de mercado para não pagar mais caro do realmente vale, observe que nem sempre se pratica o preço exato do catálogo que é apenas uma referência, os valores podem variar para mais ou para menos, conforme a oferta e procura, entenda que os comerciantes vivem disto e é natural que tenham uma margem de lucro.

COMO ADQUIRIR NOVAS PEÇAS PARA MINHA

COLEÇÃO DE MOEDAS?

(14)

As moedas vão valorizando com o tempo, mas não crie a ilusão de que com uma coleção no futuro sua aposentadoria estará garantida, a menos é claro que você tenha investido um valor compatível, o que quero esclarecer é que se  você sempre comprar moedas de baixo valor e em más condições de conservação não espere um bom retorno financeiro. Lembre-se que o principal e mais louvável motivo de se colecionar é o prazer de conquistar novas peças e admirá-las, esse deveria ser o melhor retorno para quem coleciona, mas se em um determinado momento  você decidir vender sua coleção; adquira um catálogo atualizado para ter um parametro de preço e procure comerciantes idôneos para fazer uma avaliação.

(15)

Anverso:  é a frente da moeda,

geralmente onde se encontra a figura de um rei, rainha, imperador ou figura como o de busto de uma mulher como exemplo o da república, ou ainda o valor monetário.

Bullion mint:são emissões oficiais

das Casas da Moeda de vários países para comercialização de metais nobres, ouro ou prata na forma de moedas não circuláveis.

Campo:  Parte visual da moeda

onde se podem observar a escrita e desenhos.

Cunho: é uma peça de metal duro

no qual está estampado o negativo das faces da moeda.

Efígie:  retrato, imagem, figura de

um indivíduo.

Módulo: diâmetro da moeda

(16)

Numismática: do grego clássico

νόμισμα - nomisma, através do latim numisma, moeda) é a ciência que tem por objetivo o estudo sob o ponto de vista histórico, artístico e econômico das cédulas, moedas e medalhas, muito embora o termo também seja empregado como sinônimo ao colecionismo desses itens.

Proof: moeda com espelhamento

no fundo e fosca na figura da moeda, são comuns em moedas comemorativas e bullion mint.

Provas ou ensaios: moedas que

nunca circularam, tinham a função de testar o cunho, ou para apresentar opções para a escolha final, podem ser confeccionados em madeira, porcelana ou metais distintos das moedas que circularam.

Rara: Peças que tiveram pequena

emissão e que são muito difíceis de se encontrar.

Raríssima:  Que existem apenas algumas peças conhecidas.

PEQUENO GLOSSÁRIO

moeda, antigamente tinha a função de manter a integridade das bordas da moeda para evitar o cerceamento, porque era costume raspar as moedas de outro para subtrair o metal sem perder o valor monetário da mesma.

Verso: a parte de trás da moeda,

apresenta usualmente um brasão, símbolo ou alguma imagem figurativa.

(17)

Sobre

Carmelino de Souza Gomes é numismata com mais de 40 anos de experiência. É proprietário da Numismática Império e autor de 3 Catálogos de Moedas e dos E-books Catálogo de Moedas do Brasil.

Paulo Henrique Gomes é gestor de marketing há 10 anos, designer gráfico e desenvolvedor de produtos digitais.

 AVALIAÇÃO | COMPRA | VENDA 

Moedas e Cédulas Nacionais e Estrangeiras

Rua Cruz Machado, 49 - Centro Telefone: 41 3039 0466 Curitiba - Paraná - Brasil

Referências

Documentos relacionados

BTUS, Tipo: SPLIT parede, Tensão: 220 V, Características Adicionais: Com controle, 3 velocidades de ventilação, ajuste automático da direção do fluxo de ar (para cima ou

Função constante, Relação e função: noções gerais, domínio, imagem, Razão e proporção, Grandezas proporcionais, Regra de três simples, Regra de três composta,

Os critérios gerais para a seleção das localizações de câncer que constam na presente publicação incluíram a magnitude da mortalidade ou da incidência (ex.: câncer de mama,

Lady Lavery (Alleged) - mãe de FAVOURED NATIONS (3 vitórias na Irlanda, incl.. Sire

Cabia à prefeitura o fornecimento de “livro de registro, fichário, aparelhos de cultura moral, intelectual e física, e aparelhos de antropometria.” (AMAZONAS, Diário Oficial

Serão selecionados até 42 (quarenta e dois) grupos/artistas para compor o quadro anual de apresentações no Circuito SESI e demais salas de espetáculos, podendo

Aos 27 dias do mês de junho do ano de 2012,às 14h57min, teve início em primeira convocação no Auditório Oton Nascimento da Procuradoria Geral do Estado de Goiás, a quarta

Para facilitar a estas persoas, que carecen de cualificación recoñecida, a súa formación permanente e evitar a súa desmotivación a seguir aprendendo e, pola súa