• Nenhum resultado encontrado

PROTOCOLO JOGO SEGURO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROTOCOLO JOGO SEGURO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROTOCOLO JOGO SEGURO

CAMPEONATO SERGIPANO A1 2020

1. ESTÁDIO

Todos jogos serão realizados no Estádio Estadual Lourival Baptista, todos os ambientes do estádio serão previamente desinfectados e higienizados para receberem os jogos.

Totens com álcool em gel 70% serão alocados em locais estratégicos para atender

ao staff do estádio e aos profissionais dos times.

2. DELEGAÇÕES

Serão compostas de no máximo 40 (quarenta) pessoas, incluindo atletas, comissão técnica e todo staff envolvido.

O responsável pela delegação deverá encaminhar e-mail para diretoria da competições (se.competicao@cbf.com.br), relacionando os integrantes da correspondente delegação até 4 (quatro) horas antes do incício de cada partida. Nesta relação deve conter, nome completo e função de cada componente da delegação.

3. CHEGADA E SAÍDA DO ESTÁDIO

Qualquer pessoa para adentrar ao estádio deverá apresentar o resultado de teste negativo para COVID-19. A não apresentação do referido documento comprobatório, impedirá o acesso às instalações do Estádio.

A chegada da delegação do clube ao Estádio deverá acontecer 60 minutos antes do início da partida.

(2)

Preferencialmente, os atletas e comissão técnica devem ser transportados em ônibus previamente higienizados e desinfectados, deverão ser disponibilizados na entrada dos ônibus álcool em gel 70% para todos os passageiros e motorista, para que todos ao entrarem no veículo higienizem as mãos. Todos deverão usar máscaras durante todo translado.

No interior do ônibus deverão ser disponibilizados depósitos de lixo com saco plástico de modo a possibilitar o descarte de máscaras descartáveis inutilizadas, entre outros, devendo estes serem descartados em local apropriado ao final do percurso. As janelas deverão permanecer sempre abertas (se possível), de modo a ventilar e manter arejado o ambiente do veículo.

Necessário manter adequado distanciamento no interior do ônibus, intercalando as poltronas para assento dos ocupantes.

As delegações deverão chegar ao estádio em horários distintos entre si, afim de se evitar aglomeração de pessoas.

O transporte da equipe de arbitragem e oficiais de partida, deverá ser veículo pessoal, sem acompanhante.

4. VESTIÁRIOS E ACESSO AO CAMPO DE JOGO.

O acesso aos vestiários só será permitido após higienização e desinfecção do recinto.

Cada delegação terá direito a (trinta e dois) passes para acesso ao seu vestiário, sendo obrigatório o uso de máscara durante todo o tempo dentro dos corredores e vestiários.

Os armários utilizados pelos jogadores devem ter o máximo de distanciamento possível, de acordo com orientações dos órgãos de saúde. Se necessário for, intercalando esses dispositivos.

(3)

Deverão ainda, ser disponibilizados dispensers abastecidos com álcool em gel 70%, para assepsia das mãos, na entrada e interior dos vestiários das equipes.

Deve-se minimizar ao máximo o tempo gasto dentro do vestiário, priorizando as atividades de aquecimento ao ar livre.

As banheiras serão interditadas e terão o uso proibido.

5. ENTRADA DAS EQUIPES

Fica proibida a participação de crianças e mascotes no protocolo de entrada em campo. Não haverá foto oficial antes do início da partida e da mesma forma, não haverá o tradicional cumprimento com aperto de mãos entre jogadores e equipe de arbitragem.

6. BANCO DE RESERVAS

Os assentos do banco de reservas deverão ser ocupados apenas por integrantes da comissão técnica (treinador, auxiliar técnico, treinador de goleiro, preparador físico, massagista e médico), de maneira intercalada, preservando o distanciamento seguro entre os integrantes da comissão.

Os jogadores suplentes serão acomodados em local reservado no setor das cadeiras brancas, os referidos jogadores tomarão assento de maneira intercalada, preservando o distanciamento seguro entre jogadores.

Os assentos e cadeiras, serão desinfectados e higienizados antes e depois dos jogos, bem como durante o intervalo da partida, também deverá ser disponibilizado dispenser com álcool 70% próximo ao banco de reservas, para que jogadores e comissão técnica possam desinfectar as mãos, quando necessário.

(4)

O uso de máscaras é obrigatório para todos os que se encontram entre suplentes e comissão técnica.

7. MAQUEIROS E GANDULAS

Todos maqueiros e gandulas serão previamente selecionados, monitorados clínica e epidemiologicamente e submetidos previamente ao teste para COVID-19.

Serão permitidos até 4 maqueiros no campo de jogo, respeitando-se a distância mínima de 1 metro, com uso de máscaras. Deverão higienizar as mãos com álcool em gel a 70%, após cada atendimento e lavagem das mãos com água e sabonete, antes do início de cada tempo da partida. Deverão higienizar a maca com álcool líquido a 70% após cada utilização.

Os gandulas também deverão usar máscaras e luvas, durante a duração da partida. Também deverão higienizar as bolas com álcool a 70% a cada reposição de bola.

Além disso, deverão higienizar as mãos com álcool em gel a 70%, usar máscara e lavar as mãos com água e sabonete antes do início de cada tempo de jogo.

.

8. ARBITRAGEM

Todos os membros da equipe de arbitragem serão previamente selecionados, monitorados clínica e epidemiologicamente e submetidos previamente ao teste para COVID-19.

9. CUIDADOS DURANTE AS PARTIDAS

Não serão permitidos atos como beijar bolas, abraçar e cumprimentar atletas do mesmo time e/ou time adversário e equipe de arbitragem.

Não será permitida a comemoração de gols com aglomeração de jogadores e comissão técnica ou toques de mãos.

(5)

A reposição hídrica deverá ser de forma individual com material descartável. Será proibido o uso de esquezeeres.

Será proibido o ato de cuspir no chão. A higiene nasal deverá ser realizada se necessária, utilizando-se lenços descartáveis, que deverão estar disponíveis no banco de reservas. Esses lenços deverão ser depositados em local apropriado.

Os profissionais que estarão ao redor do gramado, deverão estar em número limitado, obedecendo as normas de distanciamento, preconizadas pelos órgãos de saúde. Deverão usar máscaras, higienizar as mãos com álcool em gel 70%.

10. IMPRENSA

Todos profissionais de imprensa, serão previamente cadastrados (conforme quadro abaixo), monitorados clínica e epidemiologicamente e submetidos previamente ao teste para COVID-19. Deverão usar máscaras durante toda a permanência no estádio.

VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO CIDADE

Tv Atalaia / Rádio CBN Aracaju

Tv Sergipe Aracaju

Tv Aperipê / Rádio Aperipê Aracaju

Tvs Ofíciais do Clubes (Confiança, Frei Paulistano, Sergipe e Itabaiana)

Rádio Jornal Aracaju

Rádio Cultura Aracaju

Rádio Educadora de Frei Paulo Frei Paulo

Rádio Itabaiana FM Itabaiana

Rádio Princesa de Serra Itabaiana

Rádio Sua 87 FM Itabaiana

(6)

Jornal da Cidade Aracaju

Correio de Sergipe Aracaju

Cinform Aracaju

A imprensa será acomodada em local higienizado e desinfectado. Para as equipes de rádio, serão autorizados até 4 (quatro) integrantes (narrador, comentarista, repórter e técnico de áudio). Equipes de TV serão autorizados até 3 (três) integrantes por equipe, (repórter, repórter cinematográfico e auxiliar), salvo a TV detentora dos direitos de transmissão, quando esta estiver transmitindo “ao vivo” a partida. Jornal impresso, 1 (um) profissional por veículo de comunicação.

Não será autorizada a presença de profissionais de imprensa ao entorno do campo de jogo.

Não serão autorizadas entrevistas, antes e durante a partida. As entrevistas serão realizadas de forma coletiva, em local destinado para tal fim, limitando-se a 1 (um) profissional por veículo de comunicação.

11. TESTAGEM

Os testes para COVID-19 nos atletas e membros da comissão técnica, serão realizados em duas etapas, sendo a primeira etapa antes do início da pré temporada, já a segunda etapa, será realizada 48h antes do início da competição.

Caso algum atleta ou membro da comissão técnica tenha seu exame positivado (infecção em atividade), este será imediatamente isolado, não terá acesso ao estádio, entrará em observação rigorosa e receberá orientações do respectivo departamento médico.

Referências

Documentos relacionados

Quais os principais assuntos tratados nas APG?________________ 11.2 Periodicamente, ocorrem kaizens workshops eventos caracterizados por trabalho intensivo, brainstorming e

b) as mudanças sintáticas não feriram o processo interpretativo, é necessário adaptar para língua-alvo, uma vez que a Língua Portuguesa tem uma estrutura sintática,

segundo Brun, a disposição habitual das es- charas typicas das lymphangites gangrenosas da pelle. O appendice no principio da affecção está livre ; mas pouco a pouco o

(2007) that the related variety (measure of degree of proximity of sectors) is positively related to regional economic growth, this study identified that the benefits to

devidamente assinadas, não sendo aceito, em hipótese alguma, inscrições após o Congresso Técnico; b) os atestados médicos dos alunos participantes; c) uma lista geral

O teste de comparação de médias demonstra que houve diferença estatística, a 5% de probabilidade, para o número de folhas (Tabela 1), as plantas submetidas a aplicação de

A proporçáo de indivíduos que declaram considerar a hipótese de vir a trabalhar no estrangeiro no futuro é maior entle os jovens e jovens adultos do que

In conclusion, Brazilian adolescents present high levels of sedentary time (about 10 hours per day), characterized by a less favorable pattern (prolonged bouts and shorter