• Nenhum resultado encontrado

Guia Rápido de Cromoterapia Como utilizar as cores para o seu bem-estar Eduardo Sartori

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia Rápido de Cromoterapia Como utilizar as cores para o seu bem-estar Eduardo Sartori"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Guia Rápido de Cromoterapia

Como utilizar as cores para o seu bem-estar

Eduardo Sartori

 (19) 98122-3966 / 97143-3939 – CAMPINAS - SP

(2)

APRESENTAÇÃO

IMPORTANTE

Este é um pequeno guia de referência para a utilização terapêutica das cores e o correto emprego da cromoterapia no cotidiano. É importante salientar que todas as informações aqui contidas são de cunho meramente terapêutico complementar, não constituindo tratamento médico e/ou substituindo este último em hipótese alguma.

Elaborado a partir da reunião de textos e informações produzidos por consagrados autores, traz ao leitor uma visão geral da natureza e influência das cores sobre os seres vivos e a matéria, de forma simplificada, cientificamente embasada e devidamente referenciada na Bibliografia.

Sugiro àqueles que se interessarem, que procurem se aprofundar na literatura sobre o tema ou, se desejarem, que busquem cursos e workshops de formação adequados.

Boa leitura!

(3)

APRESENTAÇÃO

UMA VIDA ATUANDO A SERVIÇO DA VIDA.

Eduardo Sartori nasceu em 20 de março de 1969, na cidade de Campinas-SP, onde reside atualmente, formou-se em Técnico em Eletrotécnica em 1987 (UNICAMP), é Bacharel em Engenharia de Produção Mecânica (UNIMEP, 1995), Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (2009), na área de Ondas Eletromagnéticas e Metamateriais, cursou Mentoria pela FGV (2011) e é especialista em Psicologia Clínica com abordagem Psicanalítica (UNISAL, 2019).

Possui mais de trinta anos de experiência profissional, tanto no mundo corporativo como em educação e gestão do ensino superior, atuando solidamente na orientação e condução de estudantes e profissionais, além de sólida experiência em terapias complementares.

É terapeuta em Cromoterapia, Radiestesia e Radiônica, Florais de Bach, Constelações Familiares e Reiki.

Tem total convicção que o CONHECIMENTO é a principal ferramenta para o desenvolvimento consciente das pessoas.

EDUARDO SARTORI

(4)

O EFEITO TERAPÊUTICO

DAS PRINCIPAIS CORES

(5)

(Extraído de: NUNES, RENÉ. Compêndio Científico de Cromoterapia. Ler Editora, Brasil, 2001)

VERMELHA

Ligada ao Chakra da Raiz ou Básico. Significa paixão e energia. É uma cor quente associada ao poder e a excitação. Os efeitos no corpo é o aumento da frequência cardíaca, da excitação e das funções mais primárias. Deve ser utilizada com muita cautela pois é altamente estimulante e pode ter consequências desagradáveis. Uma alternativa é a utilização da cor ROSA, derivada da VERMELHA e atenuada pela associação da cor BRANCA.

DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS CORES

(6)

DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS CORES

(Extraído de: NUNES, RENÉ. Compêndio Científico de Cromoterapia. Ler Editora, Brasil, 2001)

LARANJA

Conectada ao Chakra do Umbilical, representa alegria, sucesso, prosperidade. Seu efeito no corpo estimula a circulação sanguínea e pode ser usada para o tratamento de problemas respiratórios, problemas de depressão, desânimo, falta de energia vital. É um excelente estimulante sem os efeitos intensos da cor VERMELHA. Sua ação se fará sempre necessária nos problemas que exigem, dentro do grupo de cores, uma energia mais forte e mais densa, atuando principalmente sobre a parte óssea, nos casos de fraqueza, de fissura e sobre as fraturas. Já o usamos, também, como energizador muscular em pacientes com traumatismo, quando a sua vibração chegou a surpreender, pelo aceleramento provocado no processo de regeneração.

(7)

DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS CORES

(Extraído de: NUNES, RENÉ. Compêndio Científico de Cromoterapia. Ler Editora, Brasil, 2001)

AMARELA

A cor Amarela representa a energia formada pela natureza cósmica, que a tudo revitaliza e reproduz. Cor nobre, indica atividade mental, no aspecto físico e energia espiritual, na área do Espírito. Energia positiva. Na faixa do nosso trabalho, sua ação é dirigida, principalmente, para o fortalecimento do Corpo Humano, onde funciona como revitalizador e estimulante dos campos nervosos, musculares. Contribui também de maneira acentuada para a regeneração dos problemas ligados à ossatura e às medulas ósseas; como energia desintegradora, nos tratamentos dos cálculos renais e biliares. Ainda na parte física, o Amarelo concorre positivamente, como energia regenerativa, combinado com o Rosa e o Azul, para a eliminação, em alguns casos, de cicatrizes e manchas da pele, em ferimentos recentes.

(8)

DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS CORES

(Extraído de: NUNES, RENÉ. Compêndio Científico de Cromoterapia. Ler Editora, Brasil, 2001)

VERDE

Verde é a cor central do espectro visível, trazendo a energia de equilíbrio para todas as situações. A partir daí, podemos vê-la como a cor principal de toda a natureza e importantíssima em relação à espiritualidade. É a cor do equilíbrio entre a Natureza Física e o Espírito imortal. Dentro das suas múltiplas funções, o Verde pode agir sobre o Sistema Muscular, artérias, veias e vasos, como energia dilatadora, sendo muito usado nos problemas circulatórios. Nos partos, é indicado sobre as partes ósseas da bacia. Sua ação como antisséptico, faz-se presente em qualquer quadro de ordem infecciosa do organismo.

(9)

DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS CORES

(Extraído de: NUNES, RENÉ. Compêndio Científico de Cromoterapia. Ler Editora, Brasil, 2001)

AZUL

Associada ao Chakra da Garganta ou Laríngeo, representa tranquilidade e harmonia. Também é associado à depressão. É refrescante atuando para problemas de garganta e febre em geral. No trabalho da Cromoterapia, as suas múltiplas funções a classificam mesmo, como uma das mais importantes cores do espectro, principalmente, pela sua ação sobre o Sistema Nervoso, Sistema Circulatório, Sistema Digestivo, Sistema Muscular, e Sistema Ósseo. Como lubrificante, sua ação é dirigida para as juntas e articulações do Sistema Ósseo, muito usado também, para a lubrificação do tubo retal nos dolorosos casos de prisão de ventre. Por sua ação terapêutica como regenerador celular, calmante, absorvente, lubrificante, analgésico, e fixador energético é incluída como componente de qualquer conjunto de cores, que seja projetado para uma aplicação de cura pela Cromoterapia que estamos realizando. Poderíamos até dizer, que o AZUL e uma cor implícita em qualquer tratamento e, por isso, a de maior importância.

(10)

DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS CORES

(Extraído de: NUNES, RENÉ. Compêndio Científico de Cromoterapia. Ler Editora, Brasil, 2001)

ÍNDIGO

Conectado ao Chakra Frontal ou Terceiro Olho, Índigo é o nosso coagulante e, como tal, atua exclusivamente sobre a Corrente Sanguínea. Sua ação benéfica, em todos os sentidos faz-se sentir com incrível rapidez. Usado em ferimentos sobre artérias, veias e vasos e também em rupturas de bolsas de gestantes, quando existe sangramento, o índigo tem sido o mensageiro do alívio e do socorro com a sua maravilhosa vibração.

(11)

DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS CORES

(Extraído de: NUNES, RENÉ. Compêndio Científico de Cromoterapia. Ler Editora, Brasil, 2001)

VIOLETA

Associado ao Chakra da Coroa ou Coronal, está fundamentalmente conectado à espiritualidade, funcionando também como anti-inflamatório. A importância da sua função destaca-se pela atividade da sua vibração em todos os tratamentos físicos, internos ou externos, de caráter inflamatório, ou infeccioso. O Verde e o Azul, são sempre seus grandes companheiros nos tratamentos. Funciona também como bactericida, na higienização de feridas internas ou externas, com resultados realmente apreciáveis.

(12)

DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS CORES

(Extraído de: NUNES, RENÉ. Compêndio Científico de Cromoterapia. Ler Editora, Brasil, 2001)

ROSA (Cor Complementar)

Rosa é uma cor benévola que nos anima e vivifica, trazendo a energia do Amor Incondicional. É a cor do coração, no sentido poético, mas com a qual poderemos socorrer as nossas funções cardíacas. Além disso, é a cor do Prana que recebemos através do Chacra Esplênico - grande condutor espiritual do baço físico. Como assinalamos, o uso do Rosa, nesta Cromoterapia, é dirigido exclusivamente à Corrente Sanguínea, funcionando como ativador, acelerador, alimentador, queimador de gorduras, cauterizador e eliminador de impurezas, operando verdadeiros fenômenos, para não dizer "milagres".

(13)

COMO UTILIZAR AS CORES

DE FORMA SIMPLES E

(14)

COMO UTILIZAR AS CORES DE FORMA SIMPLES E EFICAZ

As cores são um excelente coadjuvante para o tratamento, ou simplesmente, para a melhora da energia em diversas situações. Baseando-se nos princípios apresentados para cada uma das cores é possível utilizá-las, de forma individual ou combinada, a um conjunto muito grande de situações.

(15)

Visualização mental da cor: esse é um método

simples que consiste basicamente em visualizar a cor desejada, geralmente partindo como um facho de luz produzido no chakra correspondente á cor, facho que se expande até atingir seu objetivo. Por exemplo, direcionamos um facho de luz verde a um local ou pessoa que está necessitando de um apoio em relação à saúde. Uma luz rosa para elevar o amor incondicional em qualquer situação. Podemos utilizar a luz azul clara para amenizar a situação de um ambiente ou pessoa que estejam em estado fragilizado de tensão ou nervosismo. Em geral, pode-se utilizar a mentalização de um globo de luz branca nos envolvendo totalmente, empregado para proteção nas mais diversas situações.

 EDU&CAROL Terapias Integrativas e Bem-Estar - www.eduecarol.wordpress.com

(16)

Aplicação direta da luz: existem no mercado diversos

tipos de equipamentos destinados à Cromoterapia, mas que requerem um estudo mais aprofundado, além de possuírem custo relativamente elevado. Porém, para aplicação geral como auxiliar em sintomas físicos, emocionais e espirituais, podemos utilizar uma lâmpada simples na cor desejada. Também há disponível no mercado lâmpadas a base de LED (Diodo Emissor de Luz), que produzem dezesseis cores que vão do vermelho ao branco e podem ser selecionadas através de um controle remoto. Essas lâmpadas são de baixo custo e muito seguras para aplicações gerais, uma vez que sua potência é bastante baixa e praticamente não provocam aquecimento. As lâmpadas podem ser utilizadas a partir de uma luminária simples, que permita seu manuseio para movimentação com leveza.

 EDU&CAROL Terapias Integrativas e Bem-Estar - www.eduecarol.wordpress.com

(17)

Água “solarizada”: esse método consiste na

utilização de recipientes de vidro coloridos, onde se deposita água (de preferência, água mineral), expondo-os à luz solar já no sol da manhã, por um período não inferior a três horas, mas preferencialmente até o final da tarde. Essa água irá adquirir a energia da cor correspondente utilizada na garrafa e pode ser empregada em banhos, purificação de ambientes, plantas, animais e para o consumo. É importante lembrar que não se devem fazer o uso em excesso dessa água e sempre procurar orientação adequada para cada caso.

 EDU&CAROL Terapias Integrativas e Bem-Estar - www.eduecarol.wordpress.com

(18)

Existem outros métodos de aplicação terapêutica das cores, mas, de uma forma geral, os aqui apresentados já dão condições de emprego imediato para as situações comuns do cotidiano. É importante ressaltar sempre que as informações aqui contidas são de ordem puramente informativa, não habilitando o leitor à prática profissional da cromoterapia, assim como não substituindo, sob quaisquer hipóteses, o tratamento e acompanhamento médico em qualquer que seja a situação. Entretanto, abre uma porta para o início de uma relação consciente e eficaz das propriedades das cores em nossas vidas, de uma maneira simples e com embasamento científico.

 EDU&CAROL Terapias Integrativas e Bem-Estar - www.eduecarol.wordpress.com

(19)

BIBLIOGRAFIA

GASPAR, ENEIDA DUARTE. Cromoterapia. Cores para a vida e para a saúde.. Editora Pallas, Rio de

Janeiro, 2002.

HELLER, EVA. A psicologia das cores : como as cores afetam a emoção e a razão. Editora Gustavo Gili,

São Paulo, 2013.

LEADBEATER,CHARLES, W. Os Chakras. Editora Pensamento, Brasil, 1960.

NUNES, RENÉ. Compêndio Científico de Cromoterapia. Ler Editora, Brasil, 2001.

O Significado das Cores. Acesso: jun/2018. In: https://www.significados.com.br/cores-2/

____

(20)

Eduardo Sartori

EDU&CAROL Terapias Integrativas e Bem-Estar

 (19) 98122-3966

 eduardosartori.terapias@gmail.com

@dicas_edu_carol

CAMPINAS - SP

Referências

Documentos relacionados

CLAS DUPLA ESTADO TORI ALINE AKEMI LARA SUKINO UKE PAULO ROBERTO ALVES FERREIRA SÃO PAULO. TORI CARLOS ALBERTO PEREIRA UKE ILUANA SIMÕES HERETH

Você sempre foi com alguém, e tiveram uma profunda ligação onde ambos poderião abrir- se mutuamente e dizer qualquer coisa - onde tudo estava longe e somente havia a conexão

Art. 6º A V Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde será realizada na Câmara de Vereadores, na Rua Otávio Mangabeira, S/N, Centro, sendo a partir das 07:30 horas às

APROVADO EM 25-03-2014 INFARMED Foram notificadas reações cutâneas/mucosais após a administração de mesna tanto intravenosa como oral. Estas reações incluêm

O hipoclorito de sódio, libera cloro gasoso somente quando entra em contato com alguma solução acida.O manuseio do produto puro ou diluído em água não libera

Após análise e aprovação da operação, o Banco envia à Sociedade de Garantia Mútua (SGM) da área geográfica da sede da empresa, os elementos necessários à análise

A devolução da taxa de inscrição somente será efetuada em caso de desistência de participação no processo seletivo mediante requerimento emitido pelo candidato

b) Preencher os requisitos básicos exigidos para o cargo pretendido, conforme indicado neste Descritivo. O candidato será considerado inscrito no Processo Seletivo após a homologação