• Nenhum resultado encontrado

APOSTILA DE ATIVIDADES TURMA 403

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APOSTILA DE ATIVIDADES TURMA 403"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

NOME DO ALUNO: _______________________________________________________________

APOSTILA DE ATIVIDADES

TURMA 403

PERÍODO: 03/11/2020 a 13/11/2020

OBS: AS ATIVIDADES DEVEM SER ENTREGUES NA ESCOLA NA PRÓPRIA FOLHA. CASO O ESPAÇO NÃO SEJA O SUFICIENTE PARA RESOLVER AS QUESTÕES, PODE ANEXAR UMA FOLHA DE OFÍCIO OU DE CADERNO NA ATIVIDADE PARA QUAL FOI NECESSÁRIA E GRAMPEAR.

PORTUGUÊS ( PROFª ALINE)

1- Leia o texto.

Eu sei que você não vê. Mas eu estou aí, sim. Não estou visível, mas estou presente. Uma presença, digamos assim, virtual, que a gente pode ver, ou adivinhar, com os olhos da mente. Estou na barriga da minha mãe, que está grávida: “ Gestante com livro” é o título que o artista deu ao quadro.

Moacyr Scliar: Histórias de mãe e filho.

Em Histórias de quadros e leitores. Organização de Marisa Lajolo. São Paulo: Moderna, 2006.

Gestante com livro, de Lasar Segall, 1930

a) Por que o texto diz que se trata de uma presença virtual?

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

b) Sublinhe as palavras do texto que são acentuadas. c) Qual das palavras que você sublinhou é paroxítona?

________________________________________________________________________________________ 2- Leia em voz alta estas palavras paroxítonas acentuadas.

ESCOLA MUNICIPAL ODETE RODRIGUES FERREIRA ENSINO FUNDAMENTAL

Rua Belém, 1045 – Cachoeira – São José da Lapa - Telefone: (31)3623-2181

“TRABALHANDO PELA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE DE SEU FILHO”

Órfão fórum hífen açúcar amigável

Pólen legível ímãs tríceps álbuns

(2)

NOME DO ALUNO: _______________________________________________________________

a) Agora, organize as palavras na tabela.

Paroxítonas acentuadas terminadas em

Ão (s) ou ã (s) Um ou uns L ou n R, x ou ps

3- Leia em voz alta mais estas palavras paroxítonas acentuadas.

Pônei Jóquei Répteis Amáveis Têxteis

Agora, observando as palavras que você leu, complete esta régra da acentuação.

São acentuadas as paroxítonas terminadas em _________ ou __________. 4 - Separe as palavras com barras e escreva-as corretamente.

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 5- Os nomes destas pedras são palavras paroxítonas. Acentue-as.

Comestivelconsumivelamigavelcombustivelhorrivel

Inatingivelimperdivelflexivelimpossivelterrivel

invisivelsensivelirresistivelbebivelindescritivel

(3)

NOME DO ALUNO: _______________________________________________________________

MATEMÁTICA ( PROFª ALINE)

1- Para preparar um churrasco, Marcos comprou 5 kg de linguiça, 3 kg de picanha e 2 kg de coração de frango, no açougue perto de sua casa.

Observe na tabela o preço de cada produto. Quanto Marcos gastou no total? Tabela de preços

Produto Preço do quilograma

Asa de frango 11 reais

Linguiça 12 reais

Coração de frango 16 reais

Contrafilé 20 reais

Picanha 36 reais

2- Um prédio tem 21 andares, e cada andar tem 4 apartamentos. Todos os apartamentos têm 3 dormitórios e são habitados por 4 pessoas cada um. Quantas pessoas moram nesse prédio?

3- Um recém-nascido tem aproximadamente 300 ossos e, à medida que vai crescendo, alguns ossos se juntam, formando um só osso. Os adultos têm 206 ossos, dos quais 27 estão em cada mão. Qual é o total de ossos das duas mãos de 15 adultos?

4- Maria tem uma coleção com 6.607 carrinhos. Este número é composto por: a) ( ) 6 unidades de milhar, 6 centenas e 7 unidades.

b) ( ) 6 centenas, 6 dezenas e 7 unidades.

c) ( ) 6 unidades de milhar, 6 centenas e 7 dezenas.

5- A decomposição correta do número 10314 é:

a) ( ) 1 unidade de milhar, 3 centenas, 1 dezena e 4 unidades.

b) ( ) 1 dezena de milhar, 3 unidades de milhar, 1 centena e 4 unidades. c) ( ) 1 dezena de milhar, 3 centenas, 1 dezena e 4 unidades.

(4)

NOME DO ALUNO: _______________________________________________________________

CIÊNCIAS ( PROFª ALINE)

O gás oxigênio é necessário para obter energia.

O gás oxigênio é fundamental na sobrevivência de muitos seres vivos. No interior das células, o gás oxigênio interage com as substâncias fornecidas pelos alimentos, liberando energia. Esse processo recebe o nome de respiração. Na respiração, as células também produzem e eliminam o gás carbônico.

Nas plantas, a superfície das folhas apresenta pequenos orifícios por onde os gases da respiração e da fotossíntese são absorvidos e eliminados.

Durante o dia, as plantas fazem a fotossíntese e também respiram. Durante a noite, as plantas não realizam a fotossíntese. A respiração, no entanto, continua ocorrendo, ou seja, a planta absorve gás oxigênio e elimina gás carbônico.

Respiração dos animais

O corpo dos animais apresenta diferentes estruturas para absorver gás oxigênio e eliminar gás carbônico.

(5)

NOME DO ALUNO: ______________________________________________________________

1- Leia o texto, as frases dos balões e responda.

Pense no que você aprendeu sobre o processo de respiração de plantas e animais. O termo respiração das frases dos balões tem o mesmo sentido que o conceito de respiração dos seres vivos?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 2- É correto dizer que uma planta não respira porque ela não tem pulmões e não realiza os movimentos de inspiração e expiração? Explique.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 3- Os golfinhos perseguem grandes cardumes de sardinhas por longas distâncias. Mas, de tempos em tempos, eles precisam subir à superfície para respirar, enquanto as sardinhas não precisam sair da água. Por quê?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

ENSINO RELIGIOSO ( PROFª ALINE)

1- Leia o versículo abaixo e em seguida responda:

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se

desviará dele. Provérbios 22:6

Explique o que você entendeu desse versículo bíblico.

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

(6)

NOME DO ALUNO: ______________________________________________________________

ARTES ( PROFª ALINE)

(7)

NOME DO ALUNO: _______________________________________________________________

ATIVIDADES DE HISTÓRIA

TURMA 403 - PROFª CARMEM

PERÍODO: 03/11/2020 a 13/11/2020

A POPULAÇÃO BRASILEIRA

População – é o conjunto de pessoas que vivem em um determinado lugar, como em um povoado, município, estado, pais ou em todo mundo.

A população dos estados brasileiros é representada pelas pessoas que neles vivem. A população de cada estado começou a se originar mesmo antes de os estados existirem, quando o Brasil ainda não era

considerado um país.

Muitos povos contribuíram para a formação da população dos estados brasileiros.

• Os nativos, indígenas que já habitavam essas terras, antes dos primeiros colonizadores chegarem. • Europeus, especialmente os colonos portugueses, vieram para o Brasil durante o Período Colonial. • Africanos, grande parte deles trazidos por europeus na condição de escravos.

Além dos indígenas, dos colonizadores portugueses e dos africanos, outros povos contribuíram para a formação do povo brasileiro. Entre eles, estão os chamados de imigrantes: alemães, italianos, japoneses, espanhóis, poloneses, ucranianos, sírios e libaneses.

Imigrantes são pessoas que deixam seu país de origem para viver em outro país. Atividades:

1a. O que é população?

R__________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________

1b. Como é representada a população dos estados brasileiros?

R__________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________

1c. Como se começou a se originar a população de cada estado?

R__________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________

2. Quais os primeiros povos que contribuíram para a formação dos estados brasileiros?

R__________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________

3a. Além dos indígenas, dos portugueses e africanos, que outros povos contribuíram para a formação da

população brasileira?

R__________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________

3b. Como esses povos são chamados?

R__________________________________________________________________________________________

3c. O que são imigrantes?

R__________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________

ESCOLA MUNICIPAL ODETE RODRIGUES FERREIRA ENSINO FUNDAMENTAL

Rua Belém, 1045 – Cachoeira – São José da Lapa - Telefone: (31)3623-2181

(8)

NOME DO ALUNO: _______________________________________________________________

ATIVIDADES DE GEOGRAFIA

TURMA 403 - PROF. LUIZ

PERÍODO: 03/11/2020 a 13/11/2020

RELEMBRANDO....

Tipos de trabalho no campo e cidade

A cidade e o campo têm trabalhos (atividades) diferentes. Os tipos de trabalho no campo giram em torno da agricultura e da pecuária, enquanto que na cidade há diversas formas de trabalho. O comércio oferece o maior número de vagas, motoristas, caixas, estoquistas, seguranças, repositores, vendedores. Tem também os médicos, professores, advogados, etc.

Para responder as questões abaixo, use o verso da folha.

1)

1) Os tipos de trabalho no campo e na cidade são os mesmos? Por que?

2)

3)

2) Quais são os tipos de trabalho mais exercidos no campo?

4)

3) Encontre as palvras relativas às profissôes no caça palavras abaixo

ESCOLA MUNICIPAL ODETE RODRIGUES FERREIRA ENSINO FUNDAMENTAL

Rua Belém, 1045 – Cachoeira – São José da Lapa - Telefone: (31)3623-2181

(9)

NOME DO ALUNO: _______________________________________________________________

ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

TURMA 403 - PROF. RODRIGO

PERÍODO: 03/11/2020 a 13/11/2020

DAMAS

A história do Jogo de Damas envolve 40 séculos de evolução, sofreu inúmeras mudanças em seu formato, suas regras foram se adaptando a novas culturas até chegar ao formato atual, ganhando adeptos no mundo todo. A importância da aprendizagem e da prática deste jogo na infância e adolescência vem sendo comprovada por inúmeras pesquisas

.

Para realizar essa atividade você precisará de um parceiro (a). Esse parceiro (a) pode ser o papai, a mamãe ou um irmãozinho (a)!

Como estamos nesse período de isolamento social, o professor ROODRIGO sabe que nem todos possuem um tabuleiro de Damas em casa. Então ensinarei como construir um tabuleiro de Damas.

Seguindo nossa aula deixei links algumas vídeo aulas para auxiliar vocês! Acesse e me encontre lá:

1-Https://youtu.be/y06Yfo_dM_E 2-https://youtu.be/ts59yxAsvBE 3- https://youtu.be/e_l2WKGhWuc

Não deixem de assistir aos vídeos.

Para construímos o nosso tabuleiro de damas, precisaremos dos seguintes materiais:

 1 pedaço de papelão ou cartolina;

 1régua; 1 caneta ou canetão;

 1 tesoura sem ponta;

 1 Lápis de cor ou canetinha.

Para confeccionarmos as peças do jogo de damas, precisaremos dos seguintes materiais:

 1 folha de papel ou pedaço de papelão/ cartolina;

 1 moeda;

 1; caneta;

 1; lápis de cor/ giz de cera (duas cores diferentes) ou 2 canetinhas (duas cores diferentes). REGRAS DO JOGO DE DAMAS

O INÍCIO

O Jogo de Damas pratica-se entre dois parceiros, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 pedras para cada jogador. O tabuleiro coloca-se de forma que a casa escura do canto do tabuleiro fique à esquerda do jogador, isto é, a grande diagonal (escura), deve ficar sempre à esquerda de cada jogador.

O objetivo do jogo é imobilizar ou capturar todas as peças do adversário.

No início da partida, as pedras devem ser colocadas no tabuleiro sobre as casas escuras nas três primeiras filas horizontais.

O lance inicial cabe sempre a quem vencer no par ou ímpar ou pedra, papel e tesoura.

ESCOLA MUNICIPAL ODETE RODRIGUES FERREIRA ENSINO FUNDAMENTAL

Rua Belém, 1045 – Cachoeira – São José da Lapa - Telefone: (31)3623-2181

(10)

NOME DO ALUNO: _______________________________________________________________

O MOVIMENTO

A pedra movimenta-se para frente, em diagonal, sobre as casas escuras, e uma casa de cada vez. A dama pode mover-se de determinada casa para qualquer outra, não obstruída, situada na mesma diagonal. A diagonal está obstruída para a dama, quando nela houver uma ou mais peças da mesma cor, ou duas ou mais peças adversárias, em casas contíguas.

A COROAÇÃO

A pedra que chegar à oitava fileira será coroada dama.

A coroação é assinalada colocando-se sobre a pedra coroada outra pedra da mesma cor.

A pedra que durante o lance de captura de várias peças, apenas passe por qualquer casa de

coroação, sem aí parar, não será promovida à dama.

A CAPTURA

A captura é obrigatória. Não existe sopro.

A pedra captura tanto para frente quanto para trás.

A captura denomina-se simples se toma apenas uma peça e em cadeia se captura mais de

uma peça no mesmo lance.

Se no mesmo lance existir mais de uma forma de capturar, é obrigatório obedecer à "Lei da

Maioria", ou seja, fazer o lance que capture o maior número de peças.

Numa captura em cadeia, a peça pode passar mais de uma vez pela mesma casa vazia, mas

não é permitido capturar a mesma peça mais de uma vez e as peças capturadas não podem

ser retiradas do tabuleiro antes de completar o lance de captura.

A pedra e a dama têm o mesmo valor para capturar ou ser capturada.

A VITÓRIA

Vence a partida o jogador que capturar todas as peças adversárias ou as deixar sem movimento possível. Ao final, depois de 20 jogadas sem captura, vence a partida quem tiver mais damas.

Se estiver empatado no número de damas, converte-se em pedras e inicia o jogo. ATIVIDADES:

1- Faça um relatório contando como foi realizar essa atividade, o que você mais gostou e se teve alguma dificuldade. Também faça registro com fotos e um pequeno vídeo.

Referências

Documentos relacionados

Nesta nota técnica, pesquisadores do Climate Policy Initiative/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CPI/ PUC-Rio) analisam a tramitação legislativa do projeto da

This is an especially good opportunity to define at what point a Preliminary Environmental License must be obtained, who must obtain it – the government or the concessionaire, and

peça mais de uma vez e as peças capturadas não podem ser retiradas do tabuleiro antes de completar o lance de captura. Se, após completar seu lance, o jogador

POWER & UTILITIES FORUM.. • Aplicativo Operação Online em produção desde 4T2017 • Acesso:. • Todos os empregados: informações básicas • Perfil “técnico”:

N o dia 29 de outubro de 2013, uma Comitiva de oito Nobres Irmãos da Ordem Shrine, presidida pelo Irmão Genilto Adenaldo Nogueira – Presidente do Shrine Brasil Central,

11- Analise os deveres abaixo e identifique os que são do servidor público do Município de Timbó:.. I- Ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do

BORNE DE LIGAÇÃO ISOLAMENTO LIGAÇÃO EQUIPOTENCIAL MEDIDA ASSOCIADOS PRODUTOS Secção nominal (mm2) Passo (mm) Cor Ref. 16) Porta-etiquetas para fixações finais (p. 17) Eixos

Dentro do projeto de Qualificação de Telas Premium produzidas no Brasil, inédito e que proporciona o desenvolvimento de uma nova tecnologia para indústria nacional em parceria com