• Nenhum resultado encontrado

eBook Como Descobrir Seus Pontos Fortes Para Obter Sucesso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "eBook Como Descobrir Seus Pontos Fortes Para Obter Sucesso"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Prof. Gilmar de Oliveira

Prof. Gilmar de Oliveira

PROFILER

(2)

INTRODUÇÃO

Provavelmente você, como a maioria das pessoas, dese- ja ter uma vida de sucesso tanto em casa quanto no trabalho,

sentindo-se aceito e seguro nos relacionamentos afetivos e profissionais e com uma expectativa crescente de bem-estar, promoção pessoal e profissional.

Este e-book apresenta uma estratégia simples para você medir o seu nível de satisfação com sua vida, seu emprego e seu salário, para, a partir daí, você conquistar seus sonhos através de estratégias mais avançadas que lhe apresentarei gra-tuitamente.

Com certeza trabalhar no que você gosta, ganhar mais dinheiro e com a possibilidade de ter os finais de semana e feriadões livres para desfrutar momentos de lazer com sua fa-mília e seus amigos são alguns de seus sonhos.

(3)

3

angariar admiração e respeito dos seus familiares, amigos e colegas de trabalho, passar mais tempo com eles sem preocu-pação alguma com dinheiro ou quaisquer afazeres.

Sei que a maioria das pessoas está ciente de que ter di-nheiro no bolso, tempo livre para viajar, conquistar o amor da sua vida e oferecer tudo que ele ou ela merece e fazer cursos para continuar crescendo profissionalmente, depende de uma boa colocação no mercado de trabalho, mas são poucos os que sabem trilhar os caminhos do:

• DESEMPREGO para o EMPREGO;

• SUBEMPREGO para o BOM EMPREGO;

• ESTAR SÓ para ESTAR BEM ACOMPANHADO. Existem estratégias simples, que VOCÊ VAI APREN-DER neste e-book para fazer esse percurso de forma confor-tável e segura.

(4)

Provavelmente você já passou por um desses proble-mas:

1. “Estou empregado, mas não gosto do meu trabalho – as horas só faltam não passar e os resultados são insatisfa-tórios.”

2. “Acho o meu chefe um porre; só sabe reclamar. Já tive até vontade de pedir demissão, pois ganho pouco e não me sinto valorizado.”

3. “Fico só na minha, vendo o tempo passar. Aqui, quem trabalha menos, ganha mais. E só é promovido quem puxa saco. Não vejo a hora de me mandarem embora para receber os meus direitos e o seguro desemprego.” 4. “Minha casa deixou de ser um lugar legal. Só ouço

re-clamação. Não reconhecem o duro que eu dou. Já tive  vontade de largar tudo e desaparecer.”

Conheci um jovem que também já passou por alguns desses problemas. Vou chamá-lo de Samuel para resguardar sua identidade.

Samuel entrou numa situação de conflito com os familia-res, saiu de casa, estava desempregado e veio trabalhar numa das minhas empresas. Com apenas 18 anos era um misto de

(5)

5

ousadia e inexperiência mas cheio de talentos e profissional-mente ambicioso.

Tinha a qualidade ímpar dos grandes vencedores: não ter medo de arriscar. Parecia espelhar-se na frase de Walt Dis-ney: “Você erra todos os chutes que não dá”.

Samuel era estimado por todos: clientes, colegas e por mim. Por ser muito comunicativo, falar inglês com desenvol-tura e ter talento para vendas, logo foi promovido à função de Consultor Comercial. Vendia muito e com facilidade, mas era desorganizado e seus contratos sempre apresentavam pendên-cias e, por isso, perdia algumas bonificações e ficava irritado.

Apesar de ser adorado por todos, Samuel estava em constante conflito com seu chefe imediato que exigia contra-tos corretamente fechados.

(6)

Certo dia, numa dessas discussões, pediu demissão por se sentir perseguido, desrespeitado e ganhar pouco. Conversei muito com ele e o coloquei de férias, pois não queria perder aquele funcionário irreverente, mas de grande valor em ter-mos de talento e integridade.

Ao voltar de férias Samuel manteve o pedido de demis-são e foi desligado, indo trabalhar numaTimeshare como

ven-dedor externo.

Dentro de pouco tempo passou a ser campeão de ven-das, ganhar muito dinheiro, porém insatisfeito com uma série de episódios que ocorriam no ambiente de trabalho, e com os quais não concordava, desligou-se da empresa.

Um dos meus filhos convidou-o para fazer parte de sua equipe de vendas como Coordenador Comercial. Veio, apre-sentou bons resultados, mas com pouco tempo pediu demis-são novamente e foi trabalhar noutra empresa.

Passaram-se apenas alguns meses, Samuel resolveu de-mitir-se mais uma vez para comprar uma Franquia de uma Empresa do Sul, que vendia equipamentos de purificação de água e trabalhar por conta própria.

Então, certo dia, fui convidado por ele para um jantar de negócios. Em nossas conversas, à luz do seu diagnóstico de Orientação Profissional, eu lhe falei: “Se você for mais

(7)

tole-7

rante e estratégico terá sucesso com mais facilidade e rapi-dez. Não fique pulando de galho em galho”. Foi uma sessão de Life Coaching  para clarificar suas ideias que estavam meio

confusas.

Meses depois a Franqueadora faliu, Samuel tornou ina-tiva a sua empresa tendo prejuízos financeiros. Atualmente é Diretor Comercial de uma Multinacional onde desenvolve um trabalho de Alta Performance.

Como você pode ver, Samuel passou por um proces-so de aprendizagem difícil, demorado, à custa de muita dor e perda de Capital. Vou lhe mostrar, gratuitamente, como encurtar esse caminho e fazer essa jornada de forma mais rápida e sem sofrimento.

(8)

O DIA-A-DIA DO TRABALHADOR BRASILEIRO

A maioria das pessoas sabe que a capacitação profissio-nal é determinante para o sucesso, mas poucas sabem que a pessoa só se interessa, verdadeiramente, por aquilo que faz parte de sua vocação. Vale lembrar aqui o que disse Steve Jobs: “Se você faz o que gosta, não se cansa, faz bem feito e é feliz”.

Em recente pesquisa com 1.340 pessoas da capital pau-lista o IPOM (Instituto de Pesquisa de Orientação da Mente)1 descobriu que de cada 10 profissionais consultados, 7 confes-sam não estarem satisfeitos com a sua carreira ou emprego e gostariam de trocar de função ou empresa.

Outro dado revelado na pesquisa é que 68% afirmam se sentirem capazes de exercer cargos mais valorizados ou bem remunerados, mas se sentem vítimas de chefes injustos e de um sistema empresarial que não reconhece a meritocracia.

(9)

<http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/noticias/sete-em-cada-dez-profissionais-estao-9

O IPOM ainda descobriu que 65% dos profissionais de-monstram grande insatisfação com o trabalho, mas toleraram exercer uma atividade remunerada sem prazer, em função de questões financeiras, familiares ou por imposição da socieda-de.

Segundo Myriam Durante, psicoterapeuta e presidente do IPOM, esses números revelam que o sucesso profissional está profundamente ligado à questão da felicidade. “Quem não está satisfeito com o trabalho dificilmente conseguirá ir à luta para conquistar o sucesso”, explica a especialista.

De acordo com a Consultoria Lee Hecht Harrison|DBM2, um em cada dois profissionais está insatisfeito com o trabalho, baseado em pesquisa realizada com mais de 400 executivos brasileiros.

2 Disponível em: <http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/quase-50-estao-insatisfeitos-com-o-trabalho--veja-os-dados>. Acesso em: 30 de março de 2015.

(10)

Em recente pesquisa internacional realizada pela em-presa de recursos humanos Bumeram3, 94,4% de profissionais brasileiros entrevistados confessaram-se insatisfeitos com seus empregos e 95% descontentes com seus salários.

Outra pesquisa feita pelo Instituto Amigos do Emprego4 com 1.883 recém-demitidos de janeiro a julho deste ano, reve-la que 76% dos profissionais dizem sentirem-se responsáveis pela perda do emprego, mesmo que o corte tenha sido resul-tado de uma reestruturação na qual vários profissionais foram demitidos.

Estudo realizado pela consultoria HLCA - Human Lear-ning Consultores Associados5, no Rio de Janeiro, com 10 mil profissionais, mostra que 78% dos profissionais não estão sa-tisfeitos com o trabalho e 88% possuem algum nível de tensão decorrente da inadequação do talento do profissional com a função.

A maioria desses problemas advém das profundas mu-danças ocorridas no Mundo Corporativo Globalizado que atualmente opera com altas tecnologias, exige conhecimentos específicos e atualizados e mudança de comportamentos para fazer face à concorrência cada vez mais acirrada. Os sistemas

3 Disponível em: <http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/executivos/noticias/ge240602.htm>. Acesso em: 30 de março de 2015.

4 Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/empregos/ce0910200504.htm>. Acesso em: 06 de mar-ço de 2015.

(11)

11

educacionais não estão preparados para suprir tais demandas e a classe trabalhadora sofre as drásticas consequência.

Um fato importante, gerador de oportunidades para você que está atento a essas circunstâncias, são as ferramentas cien-tíficas de Orientação Profissional como início de um processo acelerado de formação de Profissionais de Alta Performance. Comprometo-me a lhe enviar um vídeo, gratuitamente, mos-trando detalhadamente como você deve usar o PROFILER como ferramenta para transformar a sua vida.

Se Antony Robbins6 faz qualquer pessoa parar de fumar ou beber em 7 minutos através da PNL (Programação Neuro--Linguística), um bom Analista Comportamental pode trans-formar a sua vida através do PROFILER em menos de 1 hora.

6 Escritor e palestrante motivacional estadunidense. É um dos responsáveis pela popularização da Programa-ção Neuro-Lingüística (PNL). Autor de Desperte o Gigante Interior (1992) e Poder sem Limites (1987).

(12)

Como professor e empresário, com ampla experiência em formar e liderar pessoas, tenho consciência plena de que toda pessoa quer ter sucesso mas, para que isso aconteça, faz--se necessário detectar a sua vocação e colocá-la num traba-lho em que ela tenha habilidade para executar, saiba executar e sinta-se feliz em executar - com resultados positivos para ela e para a empresa.

As alarmantes estatísticas acima, todas de fontes creden-ciadas, constituem uma página de sangue na vida do trabalha-dor brasileiro, que deve ser virada. A trabalha-dor é grande e ninguém merece isso – nem você, nem empresa alguma... muito menos o Brasil.

Pela sua importância neste assunto, vou repetir as pala- vras de Jobs, ditas anteriormente: “Se você ama o que faz, não

(13)

13

UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA 

Antes de completar 18 anos comecei a trabalhar numa empresa muito grande, que era a menina dos meus olhos. En-quanto adolescente já sonhava trabalhar lá e com muito es-forço consegui. Na tarde do primeiro dia de trabalho vi que meu sonho era uma miragem e que minha escolha tinha sido errada.

A empresa era organizada, mas meu COMPORTAMEN-TO e meus TALENCOMPORTAMEN-TOS não se encaixavam naquele contexto. Fiquei lá durante 6 anos, 11 meses e 16 dias, sentindo-me “um estranho no ninho”. Foi um longo período de dor para mim. Fiz cursos, recebi treinamentos, sabia executar o meu trabalho com maestria, mas nunca apresentei bons resultados pois ne-nhuma tarefa me encantava.

Então, certo dia fui aconselhado a fazer um Teste Vo-cacional cujo diagnóstico foi surpreendente. Fiquei sabendo

(14)

tudo sobre meus talentos, tipo de inteligência, comportamen-to, modelo de liderança, aptidão, pontos fortes e pontos de me-lhoria, forma de tomar decisão, o que devia fazer e não fazer para ter sucesso. Fiquei boquiaberto! A radiografia da minha alma estava ali. Orientações e dicas completas para viver feliz, obter sucesso e ganhar dinheiro. Até aquele sentimento de cul-pa por não entregar bons resultados durante 6 anos e 11 meses também se dissiparam, pois, agora, eu o via como consequên-cia direta da minha inadequação àquele tipo de trabalho.

A partir de então passei a trilhar novos caminhos. Ainda me lembro do alívio e do sentimento de liberdade que invadiu minh’alma no dia em que fui demitido.

Sentia-me seguro por ter feito um Teste de Orientação Vocacional cujo diagnóstico dizia que eu estava num lugar errado, e me orientava onde devia trabalhar e em quais fun-ções.

Lembra do Samuel – que passou um tempão perdido, entrando e saindo de emprego constantemente. Com certeza ele sofreu muito e perdeu tempo também.

Não quero que você e outras pessoas passem o que eu passei. Eu quero lhe ajudar.

(15)

15

ENTRE EM AÇÃO AGORA!!!

Veja como está o seu nível de Satisfação com a Vida, com o Emprego e com o Salário ao responder as 3 perguntas a se-guir.

1. De 0 a 10 qual é o seu nível de satisfação com o traba-lho que realiza?

(16)

2. De 0 a 10 qual é o seu nível de satisfação com o dinhei-ro que ganha?

3. De 0 a 10 qual é o seu nível de satisfação com sua vida?

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Agora compare suas respostas com as dos 4 gráficos abai-xo, referentes às pesquisas do IPOM e Bumeram sobre a Satis-fação do Trabalhador Brasileiro, vista anteriormente, e fique ciente do seu grau de satisfação com o Trabalho, com o Salário e com a Vida. Observe a estreita correlação que existe entre sucesso profissional e felicidade.

(17)

17

Nível de Satisfação do Trabalhador Brasileiro

A cada 10 profissionais consultados, 7 confessaram não estarem satisfeitos com a sua carreira ou emprego e gosta-riam de trocar de função ou empresa.

68% se sentem capazes de exercer cargos mais valorizados ou bem remunerados.

65%  demonstram grande insatisfação com o trabalho, mas toleraram exercer uma atividade remunerada sem prazer, em função de questões financeiras, fa-miliares ou por imposição da sociedade. Segundo os dados do IPOM:

Segundo os dados do Bumeram:

95% dos profissionais brasileiros entre- vistados confessaram-se descontentes

com seus salários.

gráfico 1

gráfico 2

gráfico 3

(18)

Observe o 1º gráfico: se sua resposta for menor do que 9,  você também não está satisfeito com seu trabalho.

O 4º gráfico mostra a insatisfação salárial. Se você res-pondeu a segunda pergunta com um número menor do que 9,  você também não está satisfeito com seu salário.

Agora compare o 2º e 3º gráficos com a resposta que você deu à terceira pergunta. Se a resposta for menor do que 9 é provável que você se sinta sujeitado a trabalhar sem prazer por questões financeiras.

Só há satisfação e possibilidade real de crescimento e as-censão se você estiver nos níveis ÓTIMO e EXCELENTE, ou seja, 9 e 10. Se estiver abaixo, fique tranquilo!

Em breve enviarei um vídeo com uma técnica que ensina  você a aumentar o NÍVEL DE SATISFAÇÃO COM A VIDA, COM O TRABALHO E COM O SALÁRIO para, a partir daí, passar a viver a vida dos seus sonhos. Com esta mesma técni-ca você vai aprender como se transformar em um Profissional de Alta Performance passando a ganhar um salário até 5 vezes maior do que o atual.

(19)

19

Gilmar de Oliveira é professor de Inglês, Regis-tro MEC “D” 54.780, com Licenciatura em Língua In-glesa pela Universidade Ca-tólica de Pernambuco; cer-tificado de Proficiência em Língua Inglesa pela Univer-sidade de Michigan – EUA; pós-graduado em

Metodo-SOBRE O AUTOR

logia do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; graduado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Escola Superior de Relações Públi-cas de Pernambuco – ESURP; Leader Coach e Analista Com-portamental DISC/Profiler com Certificação em MasterCoach pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, Global Coaching Community e European Coaching Association; Portador de  várias Certificações Internacionais; Fundador do Projeto

Pe-dagógico HILPRO® Idiomas; Diretor-Presidente da Rede de Escolas HILPRO® e fundador e diretor da empresa SENSIT®.

Referências

Documentos relacionados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por intermédio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (DIMAE/PROAES) torna público o lançamento do presente edital

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta