• Nenhum resultado encontrado

11ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 10/07/2020 Devolução: 17/07/2020 Turma 303

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "11ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 10/07/2020 Devolução: 17/07/2020 Turma 303"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

Atividades não presenciais Página 2 EEB. PROF. JOSÉ ARANTES Atividade não presencial Disciplina de Arte

PROFESSORA: Anabel Simas Souza de Abreu

Entrega: 10/07/2020 Turmas: 301 302 303 304 305 306 Obs: não precisa devolver

RENASCIMENTO

Foi um movimento artístico, intelectual e cultural que teve início no século XIV em Florença na Itália. Foi com o declínio do sistema feudal e de diversas caraterísticas associadas ao período medieval, que surgiu a Renascença, um período de efervescência cultural, artística e científica que se espalhou pela Europa.

O renascimento artístico esteve inspirado na antiguidade clássica, ou seja, nas artes greco-romana, que haviam sido esquecida durante séculos.

A grande contribuição da arte renascentista foi a descoberta da perspectiva, e da profundidade, o sfumato (volume), equilíbrio das formas através da simetria e a busca da harmonia, fundamentadas na arte clássica. Vale lembrar que o renascimento artístico incluiu a evolução da pintura, escultura, arquitetura e literatura, valorizando aspectos humanos e da natureza. Ainda que muitos temas explorados pelos artistas do renascimento estejam associados ao plano religiosos e espiritual, a mudança de mentalidade da época proporcionou incluir uma variedade de temáticas desde os costumes, a mitologia. Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564), Donatello (1368-1466), Sandro Boticcelli (1445-1510) e Rafael Sanzio (1483-1520). BARROCO

É conhecida pelos detalhes, requinte, elegância e exagerados. Movimento que surgiu na contra reforma.

Desenvolveu-se no século XVII na Itália, em uma época bastante significativa para a civilização no Ocidente, pois nesse momento ocorriam grandes

transformações que revolucionaram a sociedade vigente.

Por ter se desenvolvido em diversos lugares, o estilo barroco não possui um caráter homogêneo. Existem várias diferenças entre a produção realizada por cada artista em localidades distintas. Apesar disso, algumas característica marcantes se repetem:

• Predomínio de temas religiosos; • Riqueza nos detalhes e formas; • Expressões dramáticas das personagens retratadas;

• Preferência pelas curvas e contornos em detrimento das figuras geométricas;

• Importância da iluminação e o jogo de luzes e sombras;

• Uso de contrastes a fim de evidenciar a proximidade do divino com o humano.

Artistas: Caravaggio, Diego Velazquez, Peter Paul Rubens, Rembrandt, Vermeer...

ROCOCÓ

É um estilo artístico que se desenvolveu na Europa no século XVIII. Surgiu em 1700, na cidade de Paris, buscando a sutileza em contraposição aos excessos e suntuosidades do Barroco. Espalhou-se pela Europa no século XVIII e chegou à América em meados deste século. Esteve presente na pintura, arquitetura, música e escultura.

A palavra rococó tem origem no termo francês “rocaille” que é um tipo de decoração de jardim em formato de conchas.

Resumo das principais características: • Uso de cores luminosas e suaves, em contraposição às cores fortes do Barroco;

• Estilo artístico marcado pelo uso de linhas leves, sutis e delicadas;

• Utilização de linhas curvas; Uso de temas da natureza: pássaros, flores delicadas, plantas, rochas, cascatas de águas;

• Uso de temas relacionados a vida cotidiana e relações humanas;

• Representação da vida profana da aristocracia;

• Arte sem influência de temas religiosos (exceção do Brasil);

• Busca refletir o que é refinado, agradável, sensual e exótico.

Artistas do Rococó:

Jean-Antoine Watteau e Jean-Honoré Fragonard - Thomas Gainsborough

Santa Maria del Fiore A ceia em Emaús – Caravaggio

O senhor e a senhora Andrews, 1749 - Thomas Gainsborough Pietá de Michelângelo A ronda noturna - Rembrandt

(3)

Atividades não presenciais Página 3 A escola de Atenas – Rafael Sanzio

Mona Lisa – Leonardo da Vinci

As meninas – Velazquéz

A moça do brinco de pérola - Veermer

Traduzido do inglês-O Embarque para Cythera é uma pintura do pintor francês

(4)

Atividades não presenciais Página 4 Disciplina:SOCIOLOGIA Professor:Edilani

krueger

Turmas: 303, 304, 305, 306

Estudante:

Aluno essa semana a professora dará um prazo para que vocês possam colocar as atividades em dia, pode ser atividades anteriores a proposta do dia 30/06 . Todas as atividades que talvez você tenha em atraso entregar até o

dia 15/07 Boa semana e boa atividade!!

(5)

Atividades não presenciais Página 5 EEB Prof. José

Arantes

Atividades Não Presenciais Disciplina: Filosofia

Não precisa devolução Professor: Felipe B. Arboith Instruções: Leia e estude esse texto! Se quiser,

poderá estudar as páginas 348 à 349

Turmas: 301 – 302 – 303 – 304

POLÍTICA

O ESTADO

Muitos estudiosos procuraram compreender a realidade do Estado, mas foi o pensador alemão Max Weber (1864-1920) quem elaborou uma das conceituações mais conhecidas e debatidas entre os estudiosos do assunto. Podemos simplificá-la nos seguintes termos: Estado é a instituição política que, dirigida por um governo soberano, reivindica o monopólio do uso legítimo da força física em determinado território, subordinando os membros da sociedade que nele vivem.

ORIGEM DO ESTADO

Como se formou o Estado? e por quê?

As circunstâncias específicas que deram origem à formação do Estado nas diversas sociedades humanas é um tema de difícil verificação, embora tenha despertado muita especulação ao longo da história da filosofia política, conforme veremos.

Para a maioria dos autores, o Estado nem sempre existiu. Sabe-se que diversas sociedades, do passado e do presente, organizaram-se sem essa instituição. Nelas, as funções políticas não estavam claramente definidas e formalizadas em determinada instância de poder.

No entanto, em dado momento da história da maioria das sociedades, com o aprofundamento da divisão social do trabalho, certas funções político-administrativas e militares acabaram sendo assumidas por um grupo específico de pessoas. Esse grupo passou a deter o poder de impor normas à vida coletiva. Assim teria surgido o Governo, por meio do qual foi se desenvolvendo o Estado.

FUNÇÕES DO ESTADO

Para que se desenvolveu o Estado? qual seria sua função na sociedade?

Não existe consenso sobre essa questão, embora muitas respostas já tenham sido dadas. Mas podemos destacar duas, que representam concepções opostas: uma é fornecida pela corrente liberal, e a outra, pela corrente marxista.

Concepção liberal

A corrente Liberal centra sua análise em qual deve ser a função do Estado. Assim, de acordo com o liberalismo, o Estado deve agir como mediador dos conflitos entre os diversos grupos sociais, amenizando os choques dos setores divergentes para evitar a desagregação da sociedade. Sua função é, portanto, alcançar a harmonia entre os grupos rivais, preservando os interesses do bem comum.

Entre os pensadores liberais clássicos destacam-se os iluministas John Locke e Jean-Jacques Rousseau.

Concepção marxista

A corrente marxista centra sua análise em qual tem sido a função do Estado. Por isso afirma que o Estado não é um um simples mediador de grupos rivais, isto é, daqueles que protagonizam a luta de classes, conforme a terminologia marxista. É uma instituição que interfere nessa luta de modo parcial, quase sempre tomando partido das classes sociais dominantes. Portanto, sua função é garantir o domínio de classe.

Isso ocorre devido à sua origem. Nascido dos conflitos de classes, o Estado tornou-se a instituição controlada pela classe mais poderosa, a classe dominante.

(6)

Atividades não presenciais Página 6 EEB Prof. José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina: Filosofia

Professor: Felipe B. Arboith Instruções: Responda as questões abaixo Turmas: 301 – 302 – 303 – 304

ATIVIDADE AVALIATIVA 01 – II Trim

Nome do Aluno: ____________________________________________________________________________ Turma: ____________________________________________________________________________________ 01 - Segundo o que foi estudado, o que é política?

a) campo da atividade humana que se refere à cidade, ao Estado, à administração pública e ao conjunto dos cidadãos;

b) campo da atividade humana que se dedica ao estudo da moral;

c) campo da atividade humana que estuda e reflete sobre o conceito de belo e sua manifestação através da arte;

d) campo da atividade humana responsável por refletir e estudar as normas jurídicas existentes na sociedade; 02 - Qual a mudança ocorrida na história sobre o entendimento da política?

a) Para os gregos antigos a política se resumia na conquista e na manutenção do poder; na modernidade isso mudou, passando a entender a política intimamente ligada à ética, tendo o bem comum como meta; b) A política sempre foi entendida como uma continuação da ética, tendo o bem comum como meta final.

Desde os gregos antigos até os dias atuais a política sempre foi entendida da mesma forma;

c) A política sempre teve como meta a conquista e a manutenção do poder . Desde os gregos antigos até os dias atuais a política sempre foi entendida da mesma forma;

d) Para os gregos antigos política estava intimamente ligada à ética e visada sempre o bem comum, a felicidade de todos os cidadãos; A partir da modernidade, com Maquiavel, a política passou a ser entendida como a conquista e a manutenção do poder, para o bem do próprio Estado;

03 - Segundo o filósofo britânico Bertrand Russell, o que é poder?

a) a capacidade de fazer os demais realizarem aquilo que queremos; b) estar socialmente acima de outros indivíduos dentro do Estado; c) ter capacidade de comprar e fazer a economia girar;

d) ser membro de classes sociais com maior capacidade financeira; 04 - Quais as três formas de poder?

a) Poder Econômico (utiliza a posse dos meios de coerção social, isto é, o uso da força física considerada legal ou autorizada pelo direito vigente na sociedade); Poder Ideológico (utiliza a posse de certas ideias, valores, doutrinas para influenciar a conduta alheia induzindo as pessoas a determinados modos de pensar e agir); Poder Político (utiliza a posse de bens socialmente necessários para induzir os que não os possuem a adotar certos comportamentos);

b) Poder Econômico (utiliza a posse de bens socialmente necessários para induzir os que não os possuem a adotar certos comportamentos); Poder Ideológico (utiliza a posse de certas ideias, valores, doutrinas para influenciar a conduta alheia induzindo as pessoas a determinados modos de pensar e agir); Poder Político (utiliza a posse dos meios de coerção social, isto é, o uso da força física considerada legal ou autorizada pelo direito vigente na sociedade);

c) Poder Econômico (utiliza a posse de bens socialmente necessários para induzir os que não os possuem a adotar certos comportamentos); Poder Ideológico (utiliza a posse dos meios de coerção social, isto é, o uso da força física considerada legal ou autorizada pelo direito vigente na sociedade); Poder Político (utiliza a

(7)

Atividades não presenciais Página 7 posse de certas ideias, valores, doutrinas para influenciar a conduta alheia induzindo as pessoas a

determinados modos de pensar e agir);

d) Poder Econômico (utiliza a posse de certas ideias, valores, doutrinas para influenciar a conduta alheia induzindo as pessoas a determinados modos de pensar e agir); Poder Ideológico (utiliza a posse de bens socialmente necessários para induzir os que não os possuem a adotar certos comportamentos); Poder Político (utiliza a posse dos meios de coerção social, isto é, o uso da força física considerada legal ou autorizada pelo direito vigente na sociedade);

05 - Qual a função do estado segundo as concepções liberal e marxista?

a) Para os liberais o Estado deve servir como mediador entre os possíveis conflitos que poderão surgir (Estado mínimo); Para os marxistas o Estado é uma ferramenta de opressão utilizada pelas classes poderosas para oprimir os mais pobres;

b) Para os marxistas o Estado deve servir como mediador entre os possíveis conflitos que poderão surgir (Estado mínimo); Para os liberais o Estado é uma ferramenta de opressão utilizada pelas classes poderosas para oprimir os mais pobres;

c) Para ambas as concepções o Estado é uma ferramenta de opressão utilizada pelas classes poderosas para oprimir os mais pobres;

d) Para ambas as concepções o Estado deve servir como mediador entre os possíveis conflitos que poderão surgir (Estado mínimo);

(8)
(9)
(10)

Atividades não presenciais Página 10 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: LUCIMAR CARDOSO FURTADO TURMA: 301,302,303,304 ESTUDANTE: ____________________________________________________________ MATUTINO

11ª SEMANA (06/07- ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL- ATIVIDADES SOBRE COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL REFERENTE AOS CONTEÚDOS EXPLICADOS E POSTADO NOS DIAS 13/06 E 29/06.

INSTRUÇÕES:

1. Leia com muita atenção as atividades e reveja os conteúdos postados no dia 23/06 e 29/06 sobre coesão e coerência textual.

2. Responda todas as questões no caderno de Língua Portuguesa.

3. Quem tem impressora imprima as duas folhas e cole-as no caderno DEPOIS de responder tudo. Quem não tem impressora deixe duas folhas em branco no caderno para imprimir e colar quando a pandemia permitir, pois agora estamos passando por momentos de muita contaminação.

4. NÃO É PARA DEVOLVER NADA NA ESCOLA E NÃO É PARA MANDAR FOTO DO CADERNO. DAREI VISTO QUANDO RETORNARMOS.

1-Leia a charge a seguir observando a intertextualidade com outros textos.

Obs. Intertextualidade é quando um texto conversa com outro texto. Eu escrevo um texto (uma história, uma notícia, uma música, uma propaganda etc.) me baseando em outro texto existente.

a. A charge estabelece uma relação interdiscursiva com séries de tv que mostram investigações criminais. Que elementos revelam essa relação?

(Responda no caderno de Língua Portuguesa)

b. Também há interdiscursividade (o discurso de um texto conversa com o discurso de outro texto já existente) com o conto de fadas Branca de Neve. Como é identificado isso?

(Responda no caderno de Língua Portuguesa)

2- Nos 150 anos de “Alice”, lançamentos vão de HQ a livro de empreendedorismo

“Alice não achou muito fora do normal ouvir o coelho dizer para si mesmo ‘Oh puxa! Oh puxa! Eu devo estrar muito atrasado!’(quando ela pensou nisso depois, ocorreu-lhe que deveria ter achado estranho ,mas na hora tudo parecia tudo muito natural); mas, quando o Coelho tirou um relógio do bolso do colete ,e olhou para ele, apressando-se a seguir, Alice pôs-se em pé e lhe passou a ideia pela mente como um relâmpago, que ela nunca vira antes um coelho com um bolso no colete e menos ainda com um relógio para tirar dele. Ardendo de curiosidade,

Ela correu pelo campo atrás dele, a tempo de vê-lo saltar para dentro de uma grande toca de coelho embaixo da cerca.

(11)

Atividades não presenciais Página 11

A viagem de Alice ao mundo surreal que a garota encontra dentro da toca, com personagens como o próprio Coelho, o gato Cheshire e o Chapeleiro Maluco, tornou-se um dos maiores clássicos da literatura mundial: “Alice no país das Maravilhas[...]

A coesão do texto é garantida, em grande parte, pelo uso de pronomes que retomam palavras já usadas no texto, evitando sua repetição. Copie os referentes destes pronomes:

si: _________________ lhe: _________________ ele: _________________ ela : _______________ lo: _________________

(Responda no caderno de Língua Portuguesa)

3. Abaixo, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe parecer compatível, usando para isso os elementos de coesão adequados 9 para resolver essa questão veja o quadro das conjunções coordenativas postado no dia 23/06 prestando atenção para o sentido que cada conjunção coordenativa tem. Retire o ponto final no meio dos períodos substituindo por e, nem, mas, porém, ou... Olhe o quadro...

a) O solo do nordeste é muito seco e aparentemente árido. Quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação.

(Responda no caderno de Língua Portuguesa)

b) Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país. Vai faltar alimento e os preços vão disparar.

(Responda no caderno de Língua Portuguesa)

c) O trânsito em São Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 às 18 horas. Fortíssimas chuvas inundaram a cidade.

(Responda no caderno de Língua Portuguesa)

PRODUÇÃO TEXTUAL

4. Estabeleça a coesão do texto abaixo, valendo-se de expressões que substituam o excesso do emprego da palavra "golfinho". Utilize expressões que, mesmo não-oficiais, possam servir como substitutas. Substitua o que está em amarelo por termos que tenham o mesmo valor semântico, isto é, troque por outras palavras que signifiquem “golfinho” destacando-as também com lápis de cor amarelo.

"O golfinho nada velozmente e sai da água em grandes saltos fazendo acrobacias. É mamífero e, como todos os mamíferos, só respira fora da água. O golfinho vive em grupos e comunica-se com outros golfinhos através de gritos estranhos que são ouvidos a quilômetros de distância. É assim que golfinho pede ajuda quando está em perigo ou avisa os golfinhos onde há comida. O golfinho aprende facilmente os truques que o homem ensina e é por isso que muitos golfinhos são aprisionados, treinados e exibidos em espetáculos em todo o mundo." Revista Ciência Hoje.

(Responda no caderno de Língua Portuguesa. Reescreva este parágrafo substituindo a palavra golfinho/golfinhos por outras que se refiram a estes termos)

(12)

Atividades não presenciais Página 12 EEB Prof. José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina: Matemática

Entrega:10/07/2020 Devolução: 17/07/2020 Professora: Marília Rocha

Aluno: Turma:303 e 304 OBS: atividade avaliativa (apresentar o cálculo)

Exercícios

1) Efetue as multiplicações de polinômios:

a) 3.(4x2 – 2x3 – 7) =

b) (– 4).(x4 – 3x2 – 5x + 1) =

c) 2x.(y2 + xy + 1) =

d) 4ab.(a2 + b2 – ab) =

e) 4xy².(4x + y + 1) =

f)(2x + 3).(5x – 1) =

g) (4x3 + 2x – 3).(5x2 + x – 1) =

h) (x2 – 2x + 5).(x3 – 3x2 + 6) =

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho é apresentar dois estudos de caso de cálculo da incerteza expandida de medição da tensão de resistência mecânica obtida através do ensaio de tração,

Protagonismo na Sociedade Diferenciação para o Associado Pessoas Direcionadores Prioridades estratégicas Gestão Empreendedora Manter a Cooperativa alinhada ao propósito Avançar com

[r]

Em função do tipo de madeira incorporada, apesar do desvio padrão aproximar alguns valores, os resultados obtidos sugerem uma melhor adesão interfacial para os compósitos

O presente trabalho avaliou o desempenho comparativamente de quatro reatores de lodos ativados de fluxo intermitente em escala piloto, com volume útil de 85 l, sendo dois

A Tabela 1 mostra os valores médios de número e área dos sítios de alimentação e das células gigantes, bem como a área da seção total da raiz, do conjunto epiderme e córtex, e

O presente estudo teve como objetivo a análise quantitativa dos casos de linfoma felino nos felinos domésticos atendidos no Hospital Veterinário da UnB e sua associação do tipo

Peso 37 kg / sistema solar completo com acumulador de 150 litros (1 serpentina), incorpora os seguintes componentes: bomba circuito solar de 8,5m; válvula de enchimento e esgoto