• Nenhum resultado encontrado

RESOLUÇÃO 3ª SÉRIE GRUPO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESOLUÇÃO 3ª SÉRIE GRUPO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

13 DE MARÇO

RESOLUÇÃO

3ª SÉRIE

GRUPO 4

(2)

QUESTÃO 01 = ============ ============= NOTA 2,0

Calculando, por regra de três:

QUESTÃO 02 = ============ ============= NOTA 2,0

Basta dividirmos o número de aposentados pelo número to-tal da população: QUESTÃO 03 = ============ ============= NOTA 2,0 Calculando: 80 . 1,2 = 96 reais 96 . 0,9 = 86,40 reais QUESTÃO 04 = ============ ============= NOTA 2,0

Sabendo que 1 mm = 10 -6 m, podemos concluir que a

res-posta é 95 . 10 -6 = 9,5 . 10 -5 m. QUESTÃO 05 = ============ ============= NOTA 0,5 D 11 → 34 → 17 → 52 → 26 → 13 → 40 → 20 → 10 → 5 → 16 → 8 → 4 → 2→ 1 QUESTÃO 06 = ============ ============= NOTA 0,5 C C I. Falsa, pois 50% . 50% = 0,5 . 0,5 = 0,25 = 25% II. Falsa, pois 16 . 20 . (0,50)2 = 80 m2

III. Verdadeira, pois 6 faces x (0,50)2 = 6 . 0,25 = 1,50 m2

QUESTÃO 08 = ============ ============= NOTA 0,5

D

Sendo x o valor inicial dos produtos, o preço final será de: (1 + 0,2) . (1 - 0,2) . x = 0,96x

Portanto, o preço original foi reduzido em 4%.

MATEMÁTICA 2 PROFESSOR JHONNY QUESTÃO 01 = ============ ============= NOTA 2,0

1 grama de pão .... 3 calorias 150 gramas .... x 1 grama de azeite ... 8 calorias 50 gramas ... y

Ao resolver, você vai encontrar x = 450 calorias e y = 400 ca-lorias, e portanto a refeição tem 850 calorias.

QUESTÃO 02 = ============ ============= NOTA 2,0

Calculando a quantidade de proteínas que ele já comeu: 100 gramas de frango ... 30 gramas de proteína 250 gramas de frango ... x

Obtemos x = 75 g

Assim, falta ele consumir 120 – 75 = 45 gramas de proteína. Como cada 100 gramas de arroz com feijão proporcionam 9 gramas de proteína, então:

100 gramas de arroz com feijão ... 9 gramas de proteína m ... 45 gramas de proteína Resolvendo a regra de três obtem-se m = 500 gramas.

(3)

QUESTÃO 03 = ============ ============= NOTA 2,0 QUESTÃO 04 = ============ ============= NOTA 2,0 QUESTÃO 05 = ============ ============= NOTA 0,5 B 1 minuto ... 40 litros x ... 50 000 litros x = 1250 minutos

Dividindo por 60, obtém-se 20 horas e 50 minutos.

QUESTÃO 06 = ============ ============= NOTA 0,5

C

O número de pessoas consumindo, e a duração da comida, em dias, são grandezas inversamente proporcionais. Então podemos fazer regra de três inversa.

300 soldados ... 30 dias 360 soldados ... x 300 . 30 = 360 . x x = 25 dias QUESTÃO 07 = ============ ============= NOTA 0,5 D

Assim, o jogador com maior razão entre o número de pê-naltis convertidos e o número de pêpê-naltis cobrados é o Carlos.

QUESTÃO 08 = ============ ============= NOTA 0,5

D

Admitindo que a criança de 4 anos receberá x reais, a criança de 5 anos receberá y reais e a de 6 anos rece-berá z reais. Considerando a propriedade da proporção, temos:

MATEMÁTICA 3 PROFESSOR PC QUESTÃO 01 = ============ ============= NOTA 2,0

QUESTÃO 02 = ============ ============= NOTA 2,0

(4)

Vamos considerar que:

J é o conjunto dos alunos que leem jornais. R é o conjuntos dos alunos que leem revistas.

x é a porcentagem dos alunos que leem jornais e revistas. Podemos, então, representa-los através dos diagramas.

Portanto:

Logo, 15% de 3 800 é 570.

Resposta: 570 alunos leem jornais e revistas.

QUESTÃO 04 = ============ ============= NOTA 2,0

O número de funcionários que não se alimentam com pro-teína animal em nenhuma das refeições é 56.

QUESTÃO 05 = ============ ============= NOTA 0,5

C

As regiões destacadas representam os elementos que pertencem a somente um dos conjuntos. Portanto, os elementos que possuem apenas uma das características.

QUESTÃO 06 = ============ ============= NOTA 0,5

C

Considerando que , o primeiro algarismo diferente do valor exato é o terceiro depois da vírgula.

E

QUESTÃO 08 = ============ ============= NOTA 0,5

C

GEOGRAFIA 1 PROFESSOR BRENNER QUESTÃO 01 = ============ ============= NOTA 2,0

As coordenadas geográficas correspondem a um conjunto de linhas imaginárias, denominadas de meridianos e parale-los, que se representa sobre a superfície terrestre e servem para determinar pontos ou determinadas áreas. Os parale-los são linhas traçadas paralelamente à linha do Equador e determinam a latitude em graus (N e S), enquanto que os meridianos são semicírculos imaginários traçados de pólo a pólo na superfície terrestre e determinam a longitude em graus (L e W).

(5)

QUESTÃO 02 = ============ ============= NOTA 2,0

Projeção Cartográfica é o arranjo sistemático, sobre um pla-no, da rede geográfica de meridianos e paralelos definida na esfera ou na Geóide. O processo de transformação, geomé-trico ou analítico, utilizado para realizar essa representação. Como exemplo de projeções podemos ter:

Projeção Cilíndrica: Projeção cartográfica que utiliza um ci-lindro como superfície de projeção e que, no seu aspecto normal, apresenta os meridianos e os paralelos retilíneos e perpendiculares entre si.

Projeção Cônica: Projeção cartográfica que utiliza um cone como superfície de Projeção e que, no seu aspecto normal, apresenta os paralelos circulares e concêntricos, e os meri-dianos retilíneos e concorrentes no vértice, fazendo entre si ângulos inferiores às respectivas diferenças de longitude.

QUESTÃO 03 = ============ ============= NOTA 2,0

A escala indica o número de vezes que a área real do terreno representado foi reduzida no mapa. Um mapa com escala grande – 1:20.000, por exemplo – é aquele em que a área representada não foi tão reduzida quanto o seria num mapa com escala pequena, como 1:5.000.000 (quanto maior o de-nominador, menor a escala).

Vê-se que a escala grande presta-se á representação de áreas pequenas, como o bairro de uma cidade, mostrando maiores detalhes do espaço mapeado. Por outro lado, a escala pe-quena é usada na representação de páreas grandes, menos detalhadas e mais abrangentes, do espaço representado.

QUESTÃO 04 = ============ ============= NOTA 2,0

A área propícia à realização da agricultura mecanizada é a área C, pois o relevo é mais plano que as demais. Este aspec-to é observado mediante a maior distância entre as curvas de nível (carta topográfica), nessa área, e a menor declivida-de (perfil topográfico). O fato declivida-de ser plana facilita a ação das máquinas possibilitando maior rapidez e eficiência.

QUESTÃO 05 = ============ ============= NOTA 0,5

E

S = V x T (297x2) 594 km é a distância a ser percorrida 1 cm – X

3 cm – 594 km

Escala é 1cm – 198 km ou 1/19 800 000

QUESTÃO 06 = ============ ============= NOTA 0,5

A

A rosa dos ventos é uma convenção internacional determi-nada pela posição da Terra com relação aos astros, dessa forma pode ser utilizada em um mapa de formas distintas, caso esse mapa apresente de “cabeça para baixo”.

QUESTÃO 07 = ============ ============= NOTA 0,5

A

Longitude é a distância angular de um ponto na superfície até o meridiano de Greenwich, varia de 0º a 180º graus no

hemisfério leste ou oeste.

QUESTÃO 08 = ============ ============= NOTA 0,5

E

A escala é uma razão inversamente proporcional área x detalhes.

GEOGRAFIA 2 PROFESSOR TAHAN QUESTÃO 01 = ============ ============= NOTA 2,0

O aluno deve discutir esse papel gerenciador e coercitivo que se pode implementar através da produção/organização do espaço geográfico, dotando-o de próteses, objetos técni-cos que passam a fazer parte das características do próprio espaço, interferindo no relacionamento das pessoas com o mesmo e das pessoas entre si. Isto é, o desenvolvimento de novas formas de relacionamento com o e no espaço geográ-fico, através de um aprimoramento nas técnicas de controle e de exercício do poder. Com o crescente desenvolvimento tecnológico, as formas de controle dos indivíduos vão se tor-nando mais refinadas. As câmaras estão por toda parte pers-crutando as pessoas, controlando-as, exercendo um poder que nada tem de invisível. O espaço geográfico dos grandes centros urbanos, no qual os indivíduos sentiam-se absoluta-mente livres no seu anonimato, perde essas características. Todos podem ser observados e identificados o tempo todo.

QUESTÃO 02 = ============ ============= NOTA 2,0

A Divisão Norte-Sul: países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

QUESTÃO 03 = ============ ============= NOTA 2,0

Características essenciais à definição de capitalismo: a pas-sagem da manufatura à maquinofatura e a transformação do trabalhador livre em assalariado. Com a introdução da máquina no processo de produção foram alteradas defini-tivamente as relações de trabalho. A divisão do trabalho, o ritmo e a qualidade da produção passaram definitivamente para a esfera de controle dos donos dos meios de produção. A libertação do trabalhador e a consequente transformação do trabalho em mercadoria, de onde se extrai a chamada mais-valia, deu origem a uma nova forma de acumulação designada de capitalista e, para completar o quadro já esbo-çado, resta realçar a formação do proletariado como classe expropriada e, por isso mesmo, em condições (potenciais) de enfrentar o novo sistema econômico e político que se formava.

(6)

QUESTÃO 04 = ============ ============= NOTA 2,0

A influência norte-americana assumiu grandes proporções primeiramente em virtude da expansão econômica e militar dos EUA a partir da Primeira Guerra Mundial e, mais forte-mente, depois da Segunda Guerra Mundial, com a divisão do mundo em dois blocos. O Brasil ficou na área de influência direta dos EUA, que procuraram impedir o avanço de ideias e forças de esquerda (comunistas) no Brasil, com a ajuda política e militar de setores da sociedade brasileira. Com o declínio do bloco socialista, os EUA passaram a atuar como a “polícia do mundo”, intervindo militarmente, direta ou in-diretamente, em inúmeros pontos do planeta. Além do as-pecto militar, alicerçado nos mais avançados conhecimentos tecnológicos e científicos, os EUA detêm o poder econômi-co, sendo o país mais rico do planeta, sediando gigantescas corporações transnacionais e abrigando em seu território diversas instituições internacionais. Em síntese, a influên-cia dos EUA decorre principalmente de seu poderio bélico e econômico. A imposição da língua inglesa como universal, além de fatores históricos, é decorrência deste poderio.

QUESTÃO 05 = ============ ============= NOTA 0,5

D

Mais especificamente, “o conceito de estrutura social é um recurso analítico que serve para compreender como os ho-mens se comportam socialmente” (ibidem, p. 36). Precisa-mos considerar que se as expectativas das normas sociais são importantes, por outro lado, essas mesmas normas po-dem ser alteradas pelos atores sociais em seu cotidiano. Isso significa que os papéis sociais podem mudar. Se aqueles ti-pos de relações sociais que caracterizam uma sociedade não existissem, consequentemente aquela sociedade não seria a mesma. Uma sociedade rural, como aquela que predomina-va no feudalismo, tinha relações peculiares. Com as transfor-mações econômicas e políticas ocorridas com o despontar da sociedade industrial, o campo também mudou.

QUESTÃO 06 = ============ ============= NOTA 0,5

E

Com o processo de globalização as fronteiras ganham uma ressignificação, atendendo aos interesses do Estado. Assim o Estado é responsável por essa seletividade, deixando-as por vezes livres ou flexibilizadas para o fluxo de capital, en-quanto por outras restritivas e fechadas para circulação de pessoas. Tal condição caracteriza essa seletividade dos me-canismos segregadores.

QUESTÃO 07 = ============ ============= NOTA 0,5

D

O texto traz um caráter interpretativo sobre o conheci-mento empírico desenvolvido em contraposição à prática desenvolvida pelos seringueiros pelo uso do senso co-mum, dando origem ao modelo “fonte-ralo”.

representa nada de extraordinário, nada de excepcional para ninguém, haja vista que o próprio termo traz consigo uma carga semântica de base significativa. Dessa forma, cabível é afirmar que se trata daquele conhecimento pas-sado de geração a geração desprovido de qualquer cons-tatação que dispõe do aval do universo científico propria-mente dito.

QUESTÃO 08 = ============ ============= NOTA 0,5

C

De acordo com o texto auxiliar, o princípio da ciência geo-gráfica se dava na coleta de dados, a fim de auxiliar ou consolidar o projeto de colonização vigente. O objetivo de conhecer e conquistar as terras era soberano, num pe-ríodo no qual o conhecimento acerca das características físicas da terra era muito escasso.

ARTE PROFESSORA CONSUELO QUESTÃO 01 = ============ ============= NOTA 2,0

Para Frida Kahlo, a arte era uma forma de transformar a dor em expressão artística. Era seu canal, sua forma de liberda-de. Porque ela sempre se negou a ser vítima, entendeu des-de cedo que a vida não merecia ser entendida através des-de seu sofrimento físico. A vida, para Frida Kahlo, era, acima de tudo, paixão.

Quando alguém admira sua obra “A Cama Voadora” (1932), não pode evitar sentir um profundo calafrio. Nesse quadro, o simbolismo da dor adquire, mais que nunca, uma intensi-dade palpável, física e quase desesperadora

A própria Frida explicou uma vez que pintou todos aqueles autorretratos porque se sentia sozinha. Mais do que querer canalizar seu sofrimento físico, ela precisava se reencontrar com alguém para explicar como se sentia, e essa pessoa era ela mesma.

O exemplo de vida e atitude da célebre pintora mexicana nos demonstra algo muito concreto: a criatividade é um veículo, é um mecanismo excepcional capaz de nos ajudar não só a reestruturar a dor, mas também a canalizar o sofri-mento através da arte. A arte é a linguagem mais humana e expressiva de que temos conhecimento. Desafia a lógica e representa ideias e sentidos. A rte de Frida pode ser carac-terizada como “Expressão do espírito humano”

(7)

QUESTÃO 02 = ============ ============= NOTA 2,0

A Catarse do grego, o termo catarse (kátharsis) significa

“pu-rificação”. A catarse nas artes corresponde à sensação de “limpeza, leveza, renovação e purificação” que o ser huma-no atinge quando entra em contato com alguma obra artís-tica. Podemos citar a pintura, a música, o cinema, o teatro, a dança, etc.

Em outras palavras, a catarse nas artes representa a libera-ção da tensão emocional e que proporciona fortes emoções além do sentimento de alívio. Estar emocionado (a) através da arte nos causa prazer estético, mesmo que essa emoção seja dolorosa, a arte provoca esse afastamento – como se propiciasse uma vivência/ experiência que, se fosse nossa, nos deixaria destruídos (as). A arte possibilita esse sentir, essa emoção purificadora. ARGUMENTAÇÃO DO ALUNO E DA ALUNA.

QUESTÃO 03 = ============ ============= NOTA 2,0

A Estética, em sentido estrito, é uma disciplina que nasceu no século 18, intimamente associada ao surgimento da con-cepção de indivíduo moderno. Seu campo de investigação constituiu-se a partir da consciência que se desenvolveu na-quele período a respeito da posição singular ocupada por cada sujeito em relação ao mundo e, portanto, da necessi-dade de conhecer os caminhos que levariam da percepção individual e singular sobre o mundo sensível (seu aspecto harmonioso ou dissonante, por exemplo) à construção de conceitos universais, tais como os de belo, sublime, grotes-co, entre outros, que formariam a base para um julgamen-to seguro sobre a arte. Nesse sentido, podemos dizer que a fundação da Estética, no século 18, significou uma virada da teoria da arte, do campo da investigação sobre a relação da obra com seu modelo, isto é, do campo da teoria da míme-sis, para o campo da recepção da obra pelo espectador.

QUESTÃO 04 = ============ ============= NOTA 2,0

Lei da frontalidade, colorismo e bidimensionalidade aliado ao rigor geométrico e à perspectiva hierárquica correspon-dem a expressão de valores religiosos que elegem a eterni-dade como preceito religioso.

QUESTÃO 05 = ============ ============= NOTA 0,5

D

Os artistas do paleolítico utilizavam a arte e a linguagem visual como forma de dominar a natureza, considerando a propriedade da imagem como um rito para possuir o animal/imagem em sua arte se relaciona com o cotidiano desse povo que representava assim sua maior preocupa-ção: sobreviver em um ambiente hostil, caçando animais dominados pela magia.

QUESTÃO 06 = ============ ============= NOTA 0,5

A

Um dos aspectos mais representativos da religião egípcia é a antropozoomorfia, ou seja, deuses com corpo humano e cabeça de animal.

QUESTÃO 07 = ============ ============= NOTA 0,5

A

A religião egípcia era totalmente voltada para a morte e para a imortalidade da alma.

QUESTÃO 08 = ============ ============= NOTA 0,5

C

A cultura helenística se desenvolveu a partir das conquis-tas de Alexandre, o Grande, que formou um grande impé-rio e se caracterizou por uma “fusão cultural”. Macedôni-cos e gregos conquistaram o Egito e grandes extensões de terras que pertenciam ao Império Persa e, para facilitar a dominação, desenvolveu uma política de integração cul-tural, estimulando casamentos entre soldados vencedo-res com mulhevencedo-res das áreas dominadas, além de adotar costumes que faziam parte das tradições das cortes im-periais dos persas.

Referências

Documentos relacionados

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e

Portanto o objetivo do presente estudo é analisar a autoimagem corporal relacionado ao índice de massa corporal (IMC) de mulheres praticantes de musculação. 157) definem

Outro ponto de extrema importância para se maximizar a efi ciência reprodutiva em vacas de alta produção leiteira é o bom manejo dessas vacas durante o período de transição,

O candidato e seu responsável legalmente investido (no caso de candidato menor de 18 (dezoito) anos não emancipado), são os ÚNICOS responsáveis pelo correto

Ao fazer pesquisas referentes a história da Química, é comum encontrar como nomes de destaque quase exclusivamente nomes masculinos, ou de casais neste caso o nome de destaque

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Sensibilização respiratória Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos. Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores