• Nenhum resultado encontrado

Início de ano é sempre oportunidade de desejar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Início de ano é sempre oportunidade de desejar"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Pastoral

Maior é Aquele que

está em nós!

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste sé-culo, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Ef 6:12).

I

nício de ano é sempre oportunidade de

de-sejar coisas boas, renovar votos, tentar arru-mar algo que ainda esteja bagunçado na vi-da. São incontáveis as vezes que muitos de nós estivemos envolvidos em balanços da vida, do que foi (o bom e o ruim) e do que será (os projetos, os sonhos). Nem sempre logramos êxito nestas investidas. Do ponto de vista eclesiástico, a che-gada de 2013 pode ser símbolo de uma era que passou e esperança de que algo novo venha no alvorecer de um novo tempo. Mas, para triste-za de muitos e consciência de alguns, os anjos e os demônios continuarão a atu-ar assim como sempre.

Isso porque a nossa vida é direciona-da por quem deixamos governar nossas ações. O apóstolo Paulo fala de uma “bata-lha espiritual” (Ef 6). Já Pedro recomenda: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vos-so adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (I Pe 5:8).

Como no ano que findou, no que virá e pa-ra todo o sempre, em meio a esta humanida-de humanida-decaída, teremos os que vão ouvir a voz humanida-de Deus e os que darão atenção máxima aos pra-zeres desta vida, às tentações satânicas, aos apelos do mundo. E você?

Que haja pecados, escândalos, facções,

(2)

sidências, sobre isso não precisamos nos assustar. Reflita na palavra de Jesus: “E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!” (Lc 17:1). Nossa preocupação e ocupa-ção devem ser: que não seja eu! Se cada um de nós nos ocuparmos em fazer o bem em 2013, sendo instrumentos nas mãos de Deus para sua paz, com certeza vamos ajudar o mundo a ser melhor.

Mas estejamos atentos, Satanás não desiste nunca! Seus asseclas, os de-mônios, potestades e demais subalternos vão continuar a agir. Estejamos preparados com toda a armadura de Deus. Sejamos vencedores sobre tu-do isso. Que não tenhamos situ-do nós a causa tu-dos problemas que muitos enfrentaram em 2012 e que não sejamos causadores de problemas para ninguém em 2013, embora Satanás vá querer fazer isso. “Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito” (I Sm 12:23).

Ah, mas fique tranquilo. Diante das lutas, das batalhas espirituais, se você é de Deus, se está empenhado em dar o seu melhor para o Reino, se es-tá comprometido com a Obra e o Deus da Obra, você pode contar com os anjos de Deus, que também continuarão a agir, pois “o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” (Sl 34:7).

Que bom saber que podemos continuar sendo mais que vencedores com a ajuda de Deus. Feliz 2013!

Do amigo e pastor,

Rev. Tiago Valentin

(Adaptação de texto do pastor presbiteriano Josué Ebene-zer de Sousa Soares)

Reflexão

A comunhão

“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! (...) Ali, ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre” (Sl 133).

Congregar ou não congregar, eis a questão! Em nossa cami-nhada, acabamos conversan-do com muitas pessoas que um dia estiveram no conví-vio da igreja e dos irmãos, mas que, por alguma razão, se en-contram “desigrejados”. Algum tempo atrás, troquei ideias com alguém nessa situação e achei que valia a pena resumir

nossa conversa. Portanto, segue um breve resumo do que ele descreveu. Leia-o com atenção e, se achar conveniente, encaminhe-o para algum conhecido que se encontra longe da Casa do Senhor, pois poderá fazê-lo refletir e retornar à comunhão com Deus e com os irmãos.

(3)

“Congreguei por muito tempo e depois fiquei alguns anos longe da comu-nhão dos irmãos”, disse-me ele. “Tudo começou quando percebi que nem tudo que era pregado era vivido e, se não bastasse isso, aos mortais mem-bros era praticamente imposta uma santidade absoluta. Por um tempo a gente tolera, sabe? Mas tudo tem um limite e resolvi me desligar daque-la igreja e ir para outra... e outra... De início, tudo corria bem. Entretan-to, outras situações surgiam e novamente animosidades se desenvolviam a ponto de levar a um leve afastamento, até o total desligamento proces-sasse. Primeiro, pede-se desligamento de algum ministério de que a gen-te faz pargen-te. Depois, os últimos bancos do gen-templo se tornam mais atraen-tes. Em seguida, a gente se pega meneando a cabeça todas as vezes que não concorda com algo que está sendo dito. Então a frequência começa a cair, como se o coração estivesse parando, e nossa presença passa a ser apenas nos cultos de Santa Ceia, até que finalmente a gente não aparece mais na igreja e a comunhão é cortada, às vezes com a participação es-pecial dos líderes que preferem se omitir.”

“Após a debandada”, prosseguiu ele, “experimenta-se o sentimento de que se é muito santo para frequentar um lugar tão profano e que será possível manter a comunhão com Deus por meio da oração, da leitura da Palavra, da meditação, e, ocasionalmente, indo a um ou outro local de culto”. Ele também passou a preferir uma igreja em que não era conhecido: “Assim, era possível entrar e sair sem assumir qualquer tipo de compromisso e fazer vistas grossas a tudo”. E confidenciou: “Também deixei de contribuir, já que podia ofertar esporadicamente e, logicamente, sobraria mais”.

Ele afirmou que pensava assim. Entretanto, atualmente percebe que a co-munhão deu lugar à crítica e tudo e todos se tornaram objetos dela. “Os dias foram passando e, como é bíblico, a carne começa a prevalecer e a gente já não ora mais com tanto ímpeto, tampouco lê a Bíblia com tanta frequência e muito menos medita na Palavra de Deus. O tempo co-meça ser preenchido com outras atividades e o entretenimento assume o primeiro lugar em nossas vidas: TV, jogos, internet”, asseverou.

Isso sem contar que ele não estava sozinho, mas com toda uma família atrás dele. “Uma coisa é a minha espiritualidade e outra, bem diferen-te, é a espiritualidade de cada membro da família. E hoje eu percebo is-so. Nem todos estão no mesmo nível e, portanto, quem mais sofre os ata-ques de um viver isolado são os menos espiritualizados. Se tornam pre-sas fáceis do inimigo.”

Ele me confidenciou ainda que, longe da comunhão com a igreja, até mesmo as orações antes das refeições lhe pareciam estranhas e soavam como uma atitude hipócrita. A Bíblia, que antes era fonte de apreciação e alimento, agora era um objeto largado em algum canto da casa. A comu-nhão com os irmãos – que já não eram muitos – se deteriorou por com-pleto e agora o círculo de “amizades” era quase que totalmente com pes-soas ímpias, de palavreado degradante e inclinações mundanas. “Eu não testemunhava mais de alguma graça recebida e tampouco ouvia alguém testemunhar”, confidenciou ele, dizendo que isso era muito triste.

(4)

Orar passou a ser um verdadeiro tormento para ele, pois Deus parecia es-tar a anos-luz do seu coração. “As músicas, os hinos de louvor e adora-ção que antes eu ouvia nos cultos e nas reuniões me faziam louvar ao Se-nhor o tempo todo, pois eu me pegava cantarolando no trânsito, duran-te meus afazeres e até no chuveiro. Agora, nem me lembrava mais das le-tras. Quanto mal isso meu causou! Como deixei de congregar pensan-do que não teria prejuízos com isso? Por que me ausentei da Mesa pensan-do Se-nhor, deixando de cear, eu e minha família, como se isso fosse algo ba-nal e meramente opcioba-nal? Como pude acreditar que só congregaria se encontrasse uma igreja perfeita em que congregassem pessoas imperfei-tas como eu? Onde eu estava com a cabeça para pensar que minha vida prosperaria opondo-me às ordenanças do Senhor?”

Ele conclui que o que lhe faltou foi discernimento. “Discernimento que, agora, pela graça e misericórdia do Senhor, e depois de passar pelo vale que passei, penso ter recuperado. Reafirmo que Ele, em Sua infinita gra-ça e misericórdia, jamais tirou Seus olhos de amor de mim e, por vezes, a doce voz do Espírito Santo se fazia ecoar no cenáculo mobiliado, mas inabitado, da minha mente, indicando que eu deveria reconsiderar. Mas eu fazia de conta que não ouvia. Até que, um dia, Ele foi mais contunden-te e me disse: ‘Lembra-contunden-te de onde caíscontunden-te e retorna ao primeiro amor’. Sua doce voz me mostrou que eu não havia caído da Sua graça, mas da co-munhão, e a oferta para retornar continuava em pé. Prontamente aceitei e um rio de água viva que se encontrava represado começou novamente a fluir e a trazer vida a mim e a tudo que me dizia respeito”, disse-me ele, com lágrimas nos olhos.

“Hoje eu reconheço que a comunhão com a igreja e com os irmãos é fun-damental, pois é ali que somos abençoados e abençoadores. Voltei a can-tarolar os louvores, as orações fluem, a Palavra se tornou alimento e no-vos irmãos fazem parte da minha vida e da minha família. Hoje enten-do que a congregação é um campo onde floresce o trigo e o joio. Portan-to, sinto profunda paz em meu ser e coopero fazendo a minha parte pa-ra que Deus ordene Sua benção e a vida papa-ra sempre, conforme Ele de-clara no Salmo 133.”

E ele concluiu, dizendo: “Fiquei retido por alguns anos, mas hoje sou li-vre, feliz, próspero, com paz em meu viver, e aprendi a priorizar a comu-nhão”.

Em tempo: tocou-me o fato de o Senhor alertá-lo de que ele não havia caído da graça, mas da comunhão, e que lhe era necessário lembrar-se da queda e retornar, pois ainda havia tempo para o retorno. Será esse o seu caso?

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Is 55:6).

(5)

Avisos

PEM: calendário e orçamento para 2013

Todos os ministérios da igreja deverão ser convocados por seus coordena-dores para definir o calendário e o orçamento para 2013. Posteriormen-te, a CLAM se reunirá para harmonizar a agenda e o orçamento da igreja.

Curso sobre Escola Dominical e Educação Cristã

No dia 16 de fevereiro (um sábado), vamos oferecer um curso de capa-citação para todos que estão envolvidos com Escola Dominical e Edu-cação Cristã. Trataremos da importância da docência na vida da igreja e apresentaremos alternativas práticas e criativas de como transmitir co-nhecimento.

Programação

9h30 Abertura: louvor e a palestra “Como Ensinar na Igreja”; 10h30 Intervalo para café;

10h45 Oficinas; 11h45 Encerramento.

Os interessados deverão dar seus nomes a Carol Adib Santos, para que melhor organizarmos o evento.

Aniversariantes

17/1 Nurimar Sesso Mandatti e Pedro Oliveira Rimes; 19/1 João Carlos Lima da Silva.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos: • Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (irmão da Rosa), do Sr. Davi, da D. Iberci (mãe da Silvana San-guin), da D. Judith, da Lourdes de Brito, da Maria Jo-sé Cassu (de Santana de Parnaíba), da Rosimeire (ir-mã da Roseli de Brito) e da Sílvia;

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba; • Pelos seminaristas Edmilson e Michelly Silva; • Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja; • Pelos pastores da nossa igreja;

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja; • Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região. Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

(6)

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago Valentin Pastora: Laura Valentin

Tel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site. Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ou http://pt-br. justin. tv/metodistaitaberaba/videos

Boletim informativo (Boin) da igreja metodista em itaBeraBa

Coordenação: Pr. Tiago Valentin

Edição: Benjamin Gonçalves

Projeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa Valentin

Coordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

programação semanal

3ª feira 4ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração

16h30 Mentoria Espiritual20h Culto de Libertação20h Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HorÁrios de eXpediente dos pastores na igreja

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11hTiago

Dia Folga Pr. Tiago

8h30 – 11h

Tiago - - Laura e Tiago9h

Tarde 14h – 18hTiago 14h – 18hTiago 14h – 18hTiago 14h – 18hTiago Laura e Tiago14h (visitas) -Noite Tiago20h Laura e Tiago20h (visitas) Laura20h Laura e Tiago20h (visitas) Laura e Tiago20h Tiago20h Laura e Tiago19h

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (13/1) PRÓX. DOMINGO (20/1)

FECHAMENTO DA IGREJA Marilene Murilo

INTERCESSÃO Roberto/Manoel Marco/Paula

GUARDADOR DOS CARROS Dinho Murilo

MINISTÉRIO INFANTIL Haverá atividade Haverá atividade

LOUVOR Vida Geração Eleita

OPERADOR DE SOM Márcio Tiago

OPERADORA DO DATASHOW Eula Bia

DIREÇÃO DO CULTO Beth Ladeia Pr. Tiago/Flávia Gonçalves

Referências

Documentos relacionados

As mudanças que se observam no mundo contemporâneo são de tal modo profundas, que inauguram a necessidade de repensar alguns dos nossos pressupostos teóricos para manter

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

Os dados experimentais de temperatura na secagem da pêra em estufa a 40 o C estão apresentados na Figura 6, assim como os valores calculados pelo modelo

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados