• Nenhum resultado encontrado

Avaliação das características reprodutivas e ponderais em ovinos pré-púberes machos (Evaluation of reproductive traits and weight of sheep prepuberta)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Avaliação das características reprodutivas e ponderais em ovinos pré-púberes machos (Evaluation of reproductive traits and weight of sheep prepuberta)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Avaliação das características reprodutivas e ponderais em ovinos pré-púberes machos

http://www.veterinaria.org/revistas/redvet/n121212/121204pdf 1

REDVET ‐ Revista electrónica de Veterinaria ‐ ISSN 1695‐7504   

Avaliação das características reprodutivas e ponderais em

ovinos pré-púberes machos

(Evaluation of reproductive traits and

weight of sheep prepuberta)

¹Daniela Moraes de Oliveira*, 1Amilton Cesar dos Santos, 2Josemara Neves Cavalcanti

1 Mestranda da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – USP

2 Prof. Dra. Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista – FESB * oliveiradm@usp.br

Resumo

Para determinar o crescimento do rebanho nacional é preciso investir em processos reprodutivos, que auxiliem no desenvolvimento deste novo setor agropecuário, aumentando ainda mais o rebanho. Vários fatores podem determinar e influenciar o aparecimento precoce da puberdade em ovinos, como o manejo nutricional, ambiente, fatores climáticos, genética e o tipo de parto, podendo determinar as características reprodutivas nos ovinos, sendo de grande interesse um estudos detalhados que auxilie os produtores a selecionar características reprodutivas em seu rebanho.

Palavras chaves: Ovinos, reprodução, puberdade Abstract

To determine the growth of the national herd is necessary to invest in reproductive processes, to assist in the development of new agricultural sector, further increasing the herd. Several factors can determine and influence the early onset of puberty in sheep, such as nutrient management, environment, climatic factors, genetics and mode of delivery that may determine the reproductive traits in sheep is of great interest a detailed study which would help producers to select caracteristics breeding in his herd.

Keywords: Sheep, Reproduction, Puberty

INTRODUÇÃO

A produção de carne ovina no mundo tem levado os produtores a buscarem novas biotecnologias, com o intuito de melhorar a genética e padrões de reprodução com intuito de aumentar a produtividade e lucratividade (Vasconcelos; Vieira, 2003; Oliveira 2004).

(2)

Avaliação das características reprodutivas e ponderais em ovinos pré-púberes machos

http://www.veterinaria.org/revistas/redvet/n121212/121204pdf 2

Para tanto, vários métodos tem sido empregados para controlar e aumentar a fertilidade do rebanho, tentando atingir equilíbrio entre a produção e o consumo (Hafez, 2004)

As raças ovinas apresentam certas particularidades reprodutivas, onde a idade e a puberdade dos animais são comumente influenciadas pela nutrição e peso corporal (SASA et al., 2002). Portanto o desenvolvimento sexual dos ovinos parece estar mais associado ao desenvolvimento ponderal do que a idade cronológica (Belibasaki; Kouimtzis (2000).

Estes animais se se caracterizam por apresentarem aspectos produtivos e reprodutivos, com ciclo biológico de curta duração, no qual a alternância de gerações ocorre rapidamente (Bicudo, 1999; Garcia; Fernandéz, 2001).

Neste sentido, a ação dos hormônios e de alguns fatores externos, principalmente a nutrição, permite que os indivíduos manifestem a sua herança genética de crescimento, expressando um fluxo irreversível de eventos biológicos ao longo da vida. Esses eventos são claros e ordenados, tanto estruturalmente como funcionalmente, de um modo que possibilita o desenvolvimento progressivo de um ser altamente estruturado (ALVES, 2003; ALMEIDA, 2010)

O crescimento de um vertebrado pode ser definido como o aumento de massa tecidual, incluindo a deposição de gordura, visto que a massa muscular seja o interesse primário na produção de carne. Este aumento da massa tecidual ocorre por multiplicação celular (hiperplasia) ou por aumento celular hipertrofia (OWENS et al., 1993).

Em ovinos pré-puberes, o desenvolvimento ponderal durante o período de amamentação depende da produção de leite da matriz, e após o desmame depende do potencial genético, nutrição, assim como raça, tipo de parto, idade da matriz ao parto e ordem de parto. Medidas sanitárias também são indispensáveis nos primeiros dias de idade, visando reduzir significativamente a mortalidade e os gastos com supostos tratamentos (SANTANA, 1996; OLIVEIRA, 2012).

Com o intuito de auxiliar os programas de melhoramento de produção de ovinos em todo território nacional, principalmente em áreas com maior escassez de alimento, este estudo reúne dados relacionados a avaliação de características reprodutivas e ponderais objetivando selecionar os melhores reprodutores em idade precoce dentre os ovinos pré-púberes.

Puberdade e Maturidade Sexual

A puberdade se caracteriza pela capacidade do indivíduo de emitir gametas e de manifestar seqüências completas de comportamento sexual (HAFEZ, 2004); ou também o desprendimento entre a parte livre do pênis e a lâmina interna do prepúcio em ovinos Santa Inês, onde foi observado que a maioria dos animais (54%) atingiu a puberdade entre 20-24 semanas de idade (Simplício et al., 1981; Souza et al., 2001; 2002; 2003).

(3)

Avaliação das características reprodutivas e ponderais em ovinos pré-púberes machos

http://www.veterinaria.org/revistas/redvet/n121212/121204pdf 3

Figura 1. Principais métodos de classificação de puberdade em ovinos.

PUBERDADE CARACTERISTICAS IDADE AUTOR Capacidade em emitir gametas Comportamento sexual Indefinido HAFEZ, 2004 Mensuração testicular Maior taxa de crescimento 8 e 10 semanas ou 16-20 kg HAFEZ, 2004 Ejaculado 1,2 a 2,0 x 108 Vol 0,3 a 1,0 ml 4 a 6 meses HAFEZ, 2004 Desprendimento completo do pênis Monta 20-24 semanas SIMPLÍCIO et al., 1981; SOUZA et al.,

Outro meio de classificar a puberdade em ovinos, pode ser por meio de mensuração testicular, uma vez que, as maiores taxas de crescimento testicular ocorrem nesta fase do desenvolvimento, quando os cordeiros atingem entre 8 e 10 semanas de idade e seu peso vivo é de aproximadamente 16-20 kg, coincidindo com o aparecimento de espermatócitos primários e alongamento dos túbulos seminíferos (Hafez, 2004).

Segundo Hafez (2004), o ovino macho é considerado púbere quando apresenta um ejaculado com 1,2 a 2,0 x 108 espermatozóides/mL e volume de 0,3 a 1,0 ml. A idade média para os ovinos atingirem a puberdade é de 4 a 6 meses, entretanto esta idade pode ser afetada por vários fatores, tais como: tamanho testicular, níveis hormonais de testosterona e de gonadotrofinas, espermatogênese e comportamento de monta, raça, nível nutricional e o meio ambiente.

Iniciando-se a puberdade, a concentração de gonadotrofinas circulantes aumenta em conseqüência da elevação da amplitude e da freqüência dos pulsos periódicos de gonadotrofinas., quando todos os componentes do sistema reprodutivo masculino atingem um estágio suficientemente avançado de desenvolvimento para serem funcionais em seu todo (HAFEZ, 2004).

Nesta fase há um efeito direto da idade e do ganho de peso nos parâmetros testiculares de ovinos, de acordo com um experimento, utilizando ovinos Najdi, onde os espermatozóides aparecem primeiro no epidídimo na 18ª semana de idade e na 24ª semana, todos os animais avaliados (n = 35) apresentam espermatozóides maduros, iniciando a puberdade. Neste estágio, os ovinos já apresentam 35-45% do seu peso adulto. Todavia, é importante ressaltar que não só o tamanho testicular é necessário para se avaliar animais púberes, como também a idade cronológica (RAHIM et al., 1989)

Neste sentido, o desenvolvimento de métodos para acelerar a puberdade, parece ser viável já que o uso de machos jovens pode reduzir os custos,

(4)

Avaliação das características reprodutivas e ponderais em ovinos pré-púberes machos

http://www.veterinaria.org/revistas/redvet/n121212/121204pdf 4

acelerar os benefícios da seleção genética e testar a libido mais precocemente (WHEATON & GODFREY, 2003).

A imunização ativa contra inibina é citada como um método de indução precoce da gametogênese. Entretanto, ao realizar uma imunização ativa contra um peptídeo da subunidade da inibina, observa-se que não há avanço da puberdade, de modo que ocorre um decréscimo nas secreções de LH, FSH e testosterona, retardando o início da puberdade (WHEATON & GODFREY, 2003).

Segundo Mies Filho et al., (1993), o perímetro escrotal, o peso corporal e a idade apresentam alta correlação entre si e em animais até um ano de idade, este valor é maior se considerado o peso corporal e o perímetro escrotal.

A produção espermática é altamente correlacionada com o peso do testículo e a medida da circunferência escrotal, pois ambas têm sido utilizadas como indicadores da produção espermática de várias espécies (DÝRMUNDSSON, 1973).

Segundo Colgan et al. (1980) um único túbulo seminífero usualmente não mostra todas as células da linhagem espermatogênica devido ao ciclo do epitélio seminífero, uma vez que a espermatogênese ocorre em ondas ao longo dos túbulos. Por isso, a espermatogênese deve ser acompanhada através da observação de diversos túbulos em campos distintos (LEONG & MATTHEUS, 1982).

Girão & Medeiros (1987) coletaram amostras de sêmen de 21 animais, para determinar a maturidade sexual com base na normalização do quadro espermático e observaram maior precocidade nos animais de partos simples e que a maturidade sexual ocorreu em torno dos seis meses de idade.

Avaliação ponderal

O peso do animal ao nascimento indica o vigor e o desenvolvimento intra-uterino do animal, sendo também a primeira informação importante para acompanhar o seu desenvolvimento. Deste modo, estes dados são importantes para auxiliar os programas de melhoramento da produção, pois estudos comprovam que cordeiros mais pesados ao nascer, garantem melhores possibilidades de atingir peso de abate com menor idade (Teixeira et al., 1976; Bidner et al., 1978; Lobo, 1995; Borges, 2000)

O desenvolvimento ponderal dos ovinos durante o período de amamentação depende da produção de leite da matriz, por outro lado, após o desmame, depende de potencial genético, nutricional, raça, tipos de parto, idade da matriz ao parto e ordem de parto (Santana, 1996).

Bathael (1995), afirma que o peso vivo é a medida mais segura do rendimento bruto de carne do animal. Neste sentido, as medidas corporais podem servir como indicadores do peso vivo e do rendimento da carcaça.

(5)

Avaliação das características reprodutivas e ponderais em ovinos pré-púberes machos

http://www.veterinaria.org/revistas/redvet/n121212/121204pdf 5

A determinação dos valores de correlação entre as características produtivas, utilizando tamanho corporal e peso vivo é de importância elevada no estabelecimento de critérios de seleção (Bathel, 1995).

Em cordeiros Santa Inês, Araujo et al. (2000) observaram que dentre as medidas corporais estudadas, o perímetro torácico e o comprimento corporal foram responsáveis por 90% da variação do peso corporal. Ambas as medidas, quando consideradas de forma isolada, responderam por 87% dessa variação. As alturas de cernelha e garupa, por sua vez, responderam cada uma por 80% da variação total do peso, entretanto, a despeito dessas constatações, foram observadas correlações positivas e elevadas entre todas as medidas biométricas e peso corporal.

Parâmetros para a Escolha de um Reprodutor

A contribuição de machos para a eficiência reprodutiva e produtiva é de grande importância, uma vez que, além do fator genético, estes podem ser selecionados com maior eficiência que as fêmeas, devido ao maior potencial de gerar descendentes (SALGUEIRO, 2000).

Desse modo, é importante que dentre os parâmetros utilizados para seleção de machos, sejam utilizadas as características reprodutivas, influenciada principalmente por sua fertilidade (Moraes et al., 1981).

Em ovinos não existe uma idade padronizada para a utilização de machos jovens como reprodutores, pois o desenvolvimento sexual não depende apenas da idade, e sim do peso corporal alcançado, visto que esse parâmetro depende de fatores nutricionais e sanitários (SANTANA e CEZAR, 1994).

A escolha do reprodutor quando realizada, tomando-se como base o desenvolvimento corporal, está diretamente correlacionada com o diâmetro da circunferência escrotal. (Notter et al., 1981).

Embora, a circunferência escrotal seja um excelente indicativo da potencialidade reprodutiva, seus valores não devem ser ajustados à média de peso corporal, quando são comparados animais de diferentes idades. Estes dados sugerem que se deve considerar, tanto o peso corporal quanto à idade para a seleção de reprodutores potencialmente férteis (MORAES e OLIVEIRA, 1992; SOUZA et al., 2005).

Almeida et al. (2003) defendem a relação entre circunferência escrotal e medidas corporais, tais como: altura da cernelha, altura da garupa, comprimento corporal e perímetro torácico nos ovinos Santa Inês. Neste estudo, os animais com maior circunferência escrotal e alto ganho de peso apresentaram um maior potencial reprodutivo (BITTENCOURT et al., 2003). Estes dados corroboram com o fato da biometria testicular apresentar uma fase de crescimento rápido na pré-puberdade e puberdade, quando as concentrações protéicas no plasma seminal e as concentrações séricas de

(6)

Avaliação das características reprodutivas e ponderais em ovinos pré-púberes machos

http://www.veterinaria.org/revistas/redvet/n121212/121204pdf 6

testosterona evoluem de forma similar, influenciando o desenvolvimento testicular e a produção de espermatozóides (SOUZA et al., 2002).

Conclusões

Buscou-se verificar a existência de diversos fatores que podem determinar e influenciar o aparecimento precoce da puberdade em ovinos, tais fatores como, o manejo nutricional, ambiente, fatores climaticos, genética e tipo de parto, que podem influenciar as caracteristicas reprodutivas nos ovinos. Estas características podem ser visualisadas facilmente para a seleção de futuros reprodures ainda em idade pré-pubere, através de um correto acompanhamento do animal.

As características a serem acompanhadas são várias, como exemplo podemos citar: peso ao nascer, peso ao desmame, altura da garupa, altura da cernelha, comprimento corporal, perímetro torácico, circunferência escrotal, e o desbridamento peniano, sendo de suma importância para selecionar os reprodutores ainda em idade pré-pubere. Estes parâmetros de avaliação são fáceis e não tráz custo algum, podendo ser utilizada por qualquer produtor que queira melhorar a genética do seu rebanho de ovinos. Contudo vale ressaltar que esta correlação pode é 100% segura. Quando são avaliados animais que não pertencem ao mesmo lote é prudente julgar animais de mesma faixa etária, e sempre que possível fazer avaliação andrológica e avaliação de progênie. Esta revisão leva a uma reflexão sobre existência de fatores que podem determinar e influenciar o aparecimento da puberdade, sendo de grande interesse estudos mais detalhados de cada fator, visando um controle maior do aparecimento da puberdade. Com a detecção do surgimento do início das atividades reprodutivas, pode-se controlar a atividade do rebanho. Se os fatores que determinam o surgimento desta fase forem conhecidos e controlados, há maior adequação de animais para a atividade reprodutiva plena, tendo um aumento na produção, sem causar prejuízos ao produtor.

REVISÃO BIBLIOGRAFICA

• Almeida, A. K.; Bitencourt, R. F.; Ribeiro. F, A. L. Circunferência escrotal e medidas corporais em carneiros Santa Inês de várias idades, Revista. Brasileira. Reprodução. Animal. . 2003, vol 27: n° 2 p.197-199.

• Almeida, F. G; Regime alimentar para ganho compensatório de ovinos em confinamento: pesos e rendimentos de carcaça e dos demais constituintes corporais comestíveis. Dissertação mestrado, Universidade Federal. Campina Grande. 2010. pp:96.

• Alves, D.D. Crescimento compensatório em bovinos de corte. Revista Portuguesa de Ciências Veterinárias, 2003. vol. 98, nº 3, p. 61-67.

• Araújo A. M.; Silva, F. L. R.; Barros, N. N. Medidas corporais de ovinos deslanados da raça Santa Inês, UFPE, 2000. [Acesso em: 6 novembro. 2009]. <www.ufpe.br>.

• Bathaei, S. S. La croissance et le développement corporel de la naissance à la maturité dans la raça ovine iranienne Mehraban à queue grasse. Revue d′élevage et de Médicine Vétérinaire des Pays Troplcux, 1995. vol.48, n.2 p.181-194,.

(7)

Avaliação das características reprodutivas e ponderais em ovinos pré-púberes machos

http://www.veterinaria.org/revistas/redvet/n121212/121204pdf 7

• Belibasaki, S.; Kouimtzis, S. Sexual activity and body and testis growth in prepubertal ram lambs of Friesland, Chios, Karagouniki and Serres dairy sheep in Greece. Small Ruminant Researc, 2000, vol.377, nº.2 p.109– 113,

• Bittencourt, R. F.; Ribeiro, A. L.; Almeida, A.K. et al. Avaliação de carneiro da raça Santa Inês baseando-se na circunferência escrotal. Revista. Brasileira. Reprodução. Animal. 2003, vol. 27, nº 1, p. 195-197. • Colgan, T. J.; Bedar, Y. C.; Strawbridge, H. T. G. et al. Reappraisal of

the value of the testicular biopsy in the investigation of infertility. Fertility Steril, 1980., vol. 33, nº1 p. 56–6.

• Dýrmundsson, O. R. Puberty and early reproductive performance in sheep. II. Ram lambs. Anim. Breed. Abst., 1973. vol. 41, nº1 p. 419-430. • Garcia, S.M.L; Fernandez, C.G. Embriologia. 2 ed . Porto Alegre: Artmed

Editora, 2001, pp. 416 .

• Girão , R N. & Medeiros , L . P. Puberdade e maturidade sexual de machos de ovinos deslanados da raça Santa Inês. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE REPRODUÇÃO ANIMAL . 7., 1987 , Anais. Belo Horizonte: CBRA, 1987. pp. 30.

• Hafez, E. S. E. Reprodução Animal. 7.ed. São Paulo: MANOLE Ltda, 2004, pp 176.

• Leong, A. S. Y.; Matthews, C. D. The role of testicular biopsy in the investigation of male infertility. Pathology, 1982, vol.14, p.205-10.

• Mies Filho, A.; Moura, A.; Moraes, J.C.F. et al. Prostaglandina-E em pressários na inseminação artificial (IA) intra-uterina via transcervical em ovinos empregando sêmen congelado. In: Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, 10, Belo Horizonte, 1993, Anais. vol.2, pp.91.

• Moraes, J. C. F.; Oliveira, N. M. Método para avaliação de carneiros Romney March baseado no tamanho testicular. Revista Brasileira de Reprodução Animal, 1992, vol. 16, nº 1-2, p. 55-62.

• Moraes, L.C.F.; Silva, J.F.; Piegas, M.S.; Martins, S.C.R. Considerações sobre o exame andrológico em carneiros. Revista. Brasileira. Reprodução Animal., 1981, vol. 5, nº 1-2, p. 9-1.

• Notter, D. R., Lucas, J. R., Mcclaugherty, F. S. Accuracy of estimation of testis weight from "in situ" testis measures in ram lambs. Theriogenology, 1981, vol.15,n.2, p.227-231.

• Oliveira, D. M; Santos, A. C; Oliveira, F. D; Bertassoli, B M; Maria, A. M. A; Assis Neto, A. C 1; Cavalcanti, J. N. (2012). Principais causas de mortalidade em bezerras da Raça Holandesa na região Bragantina. Biotemas, 2012, vol. 25, nº2, p.171-179.

• Owens, F.N., Dubeski, P., Hanson, C.F. (1993). Factors that alter the growth and development of ruminants. Journal of Animal Science, .1993, vol.71, p.3138-3150.

• Rahim, A .S. E. A.; Sharaby, M. A.; Suleiman, I. O. Studies on the age of puberty of Najdi rams. Animal Production Science, 1989, vol. 20, p. 67-69.

• Salgueiro, C.C. de M. Estudo de Características Testiculares e Espermáticas de Ovinos da Raça Santa Inês. 2000. Curso de Especialização em Ovinocultura. Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

(8)

Avaliação das características reprodutivas e ponderais em ovinos pré-púberes machos

http://www.veterinaria.org/revistas/redvet/n121212/121204pdf 8

• Santana, A. F. ; Cezar, M. F. Manejo reprodutivo do macho caprino no semi-árido brasileiro: Arquivos da Escola de Medicina Veterinária –1994, vol. 12, ,pp.21.

• Santana, A.F., Martins Filho, R. Desenvolvimento ponderal em ovinos deslanados do Nordeste. Arquivos da Escola de Medicina Veterinária, 1995-1996, vol.18, n.1, pp.24- 40,

• Sasa, A. et al. Concentrações Plasmáticas de Progesterona em Ovelhas Lanadas e Deslanadas no Período de Abril a Novembro, no Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Zootecnia, 2002, vol.31, n.3, p.1150-1156.

• Simplicio, A.A.; Riera, G.S.; Nunes, J .F. Características do sêmen de carneiros da raça Somalis. Sobral: EMBRAPA, 1981- CNPC, p.5.

• Souza, C. E. A. Avaliação do desenvolvimento ponderal e dos parâmetros reprodutivos em carneiros Santa Inês durante o primeiro ano de vida. Fortaleza, Tese Mestrado em Zootecnia da Universidade Federal do Ceará - UFC, 2003, pp.105.

• Sousa, W. H.; Lobo, R. N. B.; Morais, O. R. Ovino Santa Inês. Estado da arte e perspectivas. EMEPA [Acesso em: 10 de Maio de 2005] www.emepa.org.br/ovino_si13.php>,

• Souza, C. E. A.; Moura, A. A. A.; Oliveira, J. T. A. et al. Características reprodutivas, concentrações de proteínas seminais e testosteronemia de carneiros Santa Inês durante o primeiro ano de vida. In: VI REUNIÃO REGIONAL DA SBBQ – NORDESTE, 2002. pp.14.

• Wheaton, J. E.; Godfrey, R. W. Plasma LH, FSH, Testosterone, and age at puberty in ram lams actively immunized against an inhibin asubunit peptide. Theriogenology, 2003, .vol. 60, p. 933-941.

REDVET: 2012, Vol. 13 Nº 12

Recibido 20.03.2012 / Ref. prov. JUL1119B_REDVET / Revisado 09.01.2012 Aceptado 26.10.2012 / Ref. def. 021204_REDVET / Publicado: 01.12.2012 Este artículo está disponible en http://www.veterinaria.org/revistas/redvet/n121212.html

concretamente en http://www.veterinaria.org/revistas/redvet/n121212/121204.pdf REDVET® Revista Electrónica de Veterinaria está editada por Veterinaria Organización®.

Se autoriza la difusión y reenvío siempre que enlace con Veterinaria.org® http://www.veterinaria.org y con REDVET®- http://www.veterinaria.org/revistas/redvet

Referências

Documentos relacionados

Este artigo discute o filme Voar é com os pássaros (1971) do diretor norte-americano Robert Altman fazendo uma reflexão sobre as confluências entre as inovações da geração de

Off-line samples were taken and analyzed by X ray diffraction, scanning electron microscopy (SEM), and by light scattering. Using the on- line and off-line data, mathematical

Program and Book of Abstracts XXVI Meeting of the Portuguese Association for Classification and Data Analysis CLAD 11–13 April 2019 Viseu, Portugal

Às dispu- tas entre estados são suscetíveis de serem solucionadas por acordos que só deveriam ser decididas pela guerra, instituição que HEGEL considerava ao mesmo tempo

Fora da sífilis tem a reacção de Wasserman apa- recido em alguns casos e em antes de os enumerar devemos lembrar que os resultados obtidos para uma mesma doença são o mais das

• Expressão para a energia cinética do sistema 0.8 • Expressão para a energia potencial do sistema 0.8 • Aplicação da equação de Lagrange para obter a equação de movimento

RESUMO: O presente estudo teve como objetivo caracterizar a estrutura de um remanescente de floresta estacional semidecidual ribeirinha localizado na Fazenda Experimental