• Nenhum resultado encontrado

Setembro. Mês destinado a alfabetização. Setembro 2017 INSTITUTO ROTARY BRASIL Sueli Inckot e Romualdo. Páginas 3. Página 7.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Setembro. Mês destinado a alfabetização. Setembro 2017 INSTITUTO ROTARY BRASIL Sueli Inckot e Romualdo. Páginas 3. Página 7."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Páginas 3

Página 6

Página 7

Setembro 2017

Informativo Mensal

Setembro

Mês destinado a alfabetização

(2)

Informativo Mensal do Distrito 4730 De Rotary International

Jornalista Responsável Cleucimara Santiago - MTB 10606-PR Comissão Distrital de Imagem Pública

Diagramação e projeto gráfico Matusalem Vozivoda

Tiragem: 2.000 exemplares Impressão: Gráfica Koster Circulação: Gratuita e dirigida

Expediente

Mensagem do Diretor de RI

U

ma das melhores partes das convenções do Rotary é a exuberante diversidade de pessoas. Esteja você em um workshop, ex-plorando a Casa da Amizade ou fazendo um lan-che, você encontrará pessoas de todas as partes do mundo e ouvirá vários idiomas. As convenções são divertidas e ilustram uma parte importante do Rotary: o fato de sermos tão diferentes uns dos outros e ainda assim nos sentirmos tão à vontade quando estamos juntos.

Este espírito comunitário, que é inerente ao Rotary, também define Toronto, nossa cidade an-fitriã para a Convenção Internacional do Rotary de 2018. Toronto é uma das minhas cidades predi-letas. É um lugar onde metade da população de 2,8 milhões vem de outro país, onde mais de 140 idiomas são falados e onde ninguém parece estar tão atarefado a ponto de deixar de ser atencioso. Toronto, além de limpa, segura e acolhedora, é uma cidade bonita localizada às margens do Lago Ontário, com excelentes restaurantes, museus de diversos tipos e bairros interessantes.

A Convenção de 2018 já promete ser uma das melhores. A Comissão da Convenção e a Comis-são da Organização Anfitriã vêm trabalhando com afinco para que tenhamos palestrantes inspirado-res, excelente entretenimento, workshops interes-santes e uma ampla variedade de atividades ao redor da cidade. Haverá algo para todos um em Toronto. Juliet e eu pretendemos trazer nossas fa-mílias para se divertirem na Convenção e incenti-vamos vocês a fazerem o mesmo. Se planejarem com antecedência, vocês economizarão ainda mais: o prazo final para aproveitar as inscrições com desconto (há também um desconto adicional para inscrições feitas on-line) é 15 de dezembro.

Por mais que Toronto tenha a oferecer, o ver-dadeiro atrativo é obviamente a Convenção em si. O evento anual nos possibilita revitalizar nossa energia, aprender o que o resto do mundo rotá-rio está fazendo e buscar inspiração para o ano seguinte. Aprenda mais em riconvention.org/pt e busque Inspiração em Cada Esquina na Conven-ção do Rotary de 2018 em Toronto.

F

azer com que o Rotary seja mais inclusivo é uma das principais diretrizes dos nossos esforços para aumentar o quadro associativo.

Usamos as diferentes perspectivas e conhecimentos de associados de todas as idades para melhorar a quali-dade de vida mundialmente através de projetos huma-nitários sustentáveis.

Aproximadamente 60 milhões de pessoas no mundo são deslocadas devido a conflitos armados ou perse-guição. Em grande parte, as causas dos conflitos estão relacionadas ao fato de que necessidades humanas bá-sicas – como comida, água, moradia, assistência médi-ca, alfabetização, empregos e direitos básicos – não são atendidas.

Nós fornecemos treinamentos a jovens e adultos para evitarem e resolverem conflitos por meio das Bol-sas Rotary pela Paz e de outras iniciativas.

Mais de 660 milhões de pessoas em todo o mundo ca-recem de acesso a água potável e 2,4 bilhões não contam com saneamento adequado. Embora relativamente pou-cas pessoas morram de sede, quase 1.000 crianças mor-rem diariamente em decorrência de doenças causadas por água contaminada. Uma das nossas áreas de enfoque ajuda as comunidades a estabelecer e manter o acesso sustentável à água potável, saneamento e higiene.

Nossa iniciativa de prover água potável, saneamento

e higiene é um catalisador aos nossos esforços nas ou-tras áreas de enfoque: combate a doenças, saúde mater-no-infantil, educação, desenvolvimento de economias locais e promoção da paz.

Mais de 750 milhões de pessoas acima de 15 anos de idade – dois terços delas mulheres – são analfabetas. E 250 milhões de crianças não têm habilidades básicas de leitura e escrita, nem conhecimentos numéricos, em-bora metade delas tenha passado quatro anos na es-cola. Nossos associados apoiam projetos educacionais que oferecem treinamento para professores, equipes de formação profissional, integração de tecnologia no cur-rículo escolar e programas de alfabetização para adul-tos. Nosso objetivo é capacitar as comunidades para dar suporte à educação básica e alfabetização, reduzir a disparidade entre os sexos nessa área e aumentar a alfabetização de adultos.

Para que tudo isso continue ajudando o Rotary a fa-zer a diferença na vida das pessoas, precisamos acreditar e executar, sonhar é bom, porém não resolve problemas das comunidades, vejamos o que dizia saudoso presi-dente Sam Owori

“Otimismo é o que nos traz ao Rotary. Porém, o Rotary não serve para quem fica só no mundo dos sonhos. Aqui é lugar para quem quer utilizar seus conhecimentos e habili-dades na realização de serviços.” Sam Owori, 1941-2017

Ian H.S. Riseley

Presidente, 2017-18

Paulo Zanardi

Rotary International Diretor 2017-19

“As convenções são

divertidas e ilustram

uma parte importante do

Rotary: o fato de sermos

tão diferentes uns dos

outros e ainda assim nos

sentirmos tão à vontade

quando estamos juntos. ”

“...continue

ajudando o

Rotary a fazer

a diferença na

vida das pessoas,

precisamos

acreditar e

executar”

(3)

Mensagem da governadora

M

eus companheirose companheiras! Alfabetização, mês que nos traz a uma grande reflexão “o que é alfabetizar?”Com uma resposta podemos ter uma visão de mundo vol-tada as escolas, mas será que é só isso, ou temos que estar permanentemente nos alfabetizando e alfabeti-zando os outros que estão ao nosso redor. Alfabetizar é retirar o ser humano da escuridão para uma inclusão saudável em nossa sociedade. Hoje mesmo conhe-cendo as letras de nosso alfabeto precisamos estar em constante aprendizado, seja através dos bancos esco-lares, como através da evolução dos meios e recursos da tecnologia, pois o mundo da informáticaestá domi-nando o mundo.

Nós temos muito a aprender, como temos muito a ensinar, nossos clubes e nosso distrito está conscien-te dessa necessidade, seja proporcionando parcerias com escolas regulares, projetos de inclusão aos alunos

com necessidades especiais e principalmentetraba-lhando com a juventude para uma inclusão dentro de nossa sociedade.

A educação é o princípio fundamental, a priorida-de básica para uma estruturação priorida-de uma sociedapriorida-de que visa atingir o seu pleno desenvolvimento social, político, econômico e cultural. Sem educação não se constrói um país do futuro, inclusive nós rotarianos hoje temos que nos alfabetizar dentro do campo da informática, pois é através dela que poderemos mos-trar ao mundo o nosso trabalho e nossas ações volta-das à alfabetização!

Mês de agosto, foi um mês gratificante para uma governadora, aonde tivemos a oportunidade de estar presente em vários clubes, várias comunidades, e ver quanto nossos rotarianos estão preocupados com a inserção de nossas crianças, juventude e idade adulta num eterno aprendizado

Mês de setembro mês

destinado a alfabetização

Sueli Inckot

Governadora, 2017-18

Administração

C

apacitar: tornar capaz; persuadir. Capaz: competente; esperto.

Muitos conhecem a frase: “Deus não esco-lhe os capazes; capacita os escolhidos”. Governadores não são deuses, muito pelo contrario, como huma-nos que são, cometem seus erros e falham também. Todos os anos presenciamos os treinamentos pro-porcionados pelas equipes distritais montadas pelos governadores, com uma única finalidade que é tor-nar os rotarianos mais capazes para o desempenho de suas funções rotárias. É com este espirito que são programados os diversos seminários, tais como, os de Fundação Rotária, Imagem Pública e Desenvolvi-mento do Quadro Associativo. Da mesma forma, na Assembleia Distrital são trabalhadas turmas especifi-cas de Tesouraria, Protocolo, Secretaria, Administra-ção, entre outras. Algumas destas turmas são mais procuradas que outras, porém, os resultados nem sempre são os esperados. Quando investigamos as causas, nos deparamos com algumas respostas que nos preocupam. Vamos tentar entender o que ocor-re? Existem companheiros que estão desempenhan-do a mesma função desde que entraram no Rotary Club. Vejam este exemplo:o companheiro foi empos-sado e, logo a seguir, foi colocado como diretor de Protocolo. Nunca participou de um treinamento do protocolo rotário. Já está na função há mais de

cin-co anos. Todos os seus cin-companheiros acham que ele desempenha bem seu trabalho, porém, para quem visita o clube, ou então um sócio “novato” percebe que o diretor de Protocolo “não é lá essas coisas”. Faz gracejos, comentários, conta piadas, “quebra o protocolo”, erra ao listar convidados e autoridades e, todo cheio de razão, quando convidado a partici-par de um grupo de estudos, vai logo dizendo: eu já sei tudo o que vão dizer lá, sou diretor de protocolo há muito tempo e não tenho mais nada a aprender. Alguém já ouviu tal resposta? Com certeza inúmeras vezes. Temos clubes que mantêm seu secretário, ou seu tesoureiro por uma década. Isto inibe novos as-sociados a se prepararem para assumir estes cargos. Normalmente, o rotariano se acha o tal. Não preci-sa aprender coipreci-sas novas, pois, como vimos, preci-sabe “tudo” de “tudo”.

Atualmente, a governadora Sueli investe muito de seu precioso tempo, assim como fizeram seus antecessores, governadores Herbert e Armando, motivando os companheiros a se registrarem no My Rotary, ferramenta criada para facilitar a troca de in-formações entre o Rotary e o rotariano. No entanto, muitos ainda não se cadastraram. Daí....

Vamos lá pessoal!

Se quisermos ser competentes é necessário nos capacitarmos!

“Só sei que nada sei”

Alcino de Andrade Tigrinho Presidente da Comissão Distrital de Administração Pública, 2017-18

“Todos os anos presenciamos

os treinamentos

proporcionados pelas

equipes distritais montadas

pelos governadores, com

uma única finalidade que

é tornar os rotarianos mais

capazes para o desempenho

de suas funções rotárias.”

“Alfabetizar é retirar

o ser humano da

escuridão para uma

inclusão saudável em

nossa sociedade”

(4)

Comissão Distrital de Orçamento e Finanças

J

á se foi o tempo em que nós, rotarianos ativos,

debatí-amos se devemos fortalecer primeiro os quadros asso-ciativos ou criar novas células do servir. Com o tempo, uns ficavam na primeira ação e meta e as coisas não anda-vam a contento. Outros, na segunda opção, criaanda-vam novos clubes, expandiam mas recebiam críticas por isso. Era um problema insolúvel.

Uma dura realidade: quando fortalecíamos, ou tentáva-mos isso, situações curiosas, e sazonais, ocorriam: num tem-po, havia crescimento absoluto nos quadros, mas as baixas continuavam constantes. Por mais que se insistia, a nível dis-trital, pouco acontecia na expansão, na admissão maior de associados, para superar as baixas.

Nos últimos anos, crises econômicas vieram e passaram, ou permanecem. Foi aí que, numa análise lógica e estratégi-ca, os administradores mais recentes tomaram sábia e visio-nária decisão: fortalecer sim, com qualidade e persistência, E expandir o rotarismonos lugares onde há lideranças espe-rando ter a oportunidade de servir à sua comunidade com a criação de novos clubes!

Estamos com a atribuição distrital de expandir o Rotary em todos os municípios onde não haja clube e nas localida-des, bairros, distritos, etc.

Difícil? Nem tanto. Se os dirigentes dos clubes colocarem como meta o fortalecimento e a expansão, designando gru-pos de ex-presidentes para tal e contando com apoio dos

demais associados, eis o caminho adequado.

Buscar novos talentos nas comunidades será um prêmio para aqueles dirigentes que fizeram gestões positivas e com resultados nos seus clubes. Basta fazer o que foi feito no início de Rotary: comecemos com quatro líderes que não precisam ser compadres ou amigos recreativos, mas que tenham visão comunitária, que querem buscar projetos hu-manitários e educacionais/ambientais para os lugares onde vivem e conhecem.

Olhando o mapa do Distrito vislumbramos grandes vácuos no servir: Curitiba tem espaço para mais de trinta novos clubes, se cada clube da cidade criar um, dobraremos as possibilida-des de mostrar que fazemos a diferença. Cidapossibilida-des onde há um clube apenas, e isso depois de mais de vinte anos, merecem ter mais clubes parceiros no servir.

Nosso compromisso é oferecer a Rotary International, neste ano, pelo menos mais cinco novas células. Há con-tatos, já, para um ou dois clubes em Araucária, sua cidade Natal, Balsa Nova, Campo Magro, São João do Triunfo, e dois bairros de Curitiba, estão se mobilizando. Um novo clube em Ponta Grossa, na cidade, e outro nas vizinhanças, são metas promissoras.

Se o companheiro ou companheira deseja ajudar o Dis-trito e o Rotary International nessa empreitada, fale com seu presidente e peça que seu clube apadrinhe uma nova célula do servir, dando de si sem pensar apena em si.

C

aros Companheiros,

Em nome da Governadora do Distrito 4730 gostaria de agradecer a todos os Clubes que fizeram o pagamen-to da Taxa Distrital antes do vencimenpagamen-to em 25/07/2017, assim como, aqueles que fizeram contato com a Tesouraria após o vencimento e regularizaram o pagamento.

Lembramos que o Distrito não emite boletos após o vencimen-to. Algumas agências da Caixa fazem a cobrança do boleto vencido, mas a grande maioria das agências e as lotéricas não sabem fazer o cálculo, devido a atualização pelo IGPM. Após o vencimento, o clube deve fazer contato com o Tesoureiro Distrital para obter o valor atu-alizado e os dados para fazer o depósito na conta do Distrito.

Devemos esclarecer e lembrar que o Distrito 4730, assim

como o Rotary International não envia boletos aos Clubes. Cabe a estes providenciarem a emissão através do Site, antes do vencimento de cada uma dessas obrigações.

Já a Revista Rotary Brasil envia o boleto, bimestralmente, para o endereço cadastrado junto a Revista ou, em outros casos, para o e-mail do presidente e/ou tesoureiro, caso esta opção tenha sido solicitada. O próximo vencimento desta obrigação será em 15/10/2017.

Abaixo apresentamos o Quadro com o cronograma dessas obrigações, já atualizado com o dólar rotário de setembro, en-fatizando que o próximo vencimento da Taxa Distrital será em 25/10/17, sendo que entre 10 a 15 dias antes o Boleto pode ser emitido, através do Club On Line.

Miecislau Sure Presidente Comissão Distrital de Expansão Dalton Roberto Bastos Ortiz Presidente da Comissão Distrital de Orçamento e Finanças

“Estamos com a

atribuição distrital

de expandir o

Rotary em todos os

municípios onde

não haja clube e nas

localidades, bairros,

distritos, etc.”

“Devemos

esclarecer e

lembrar que

o Distrito

4730, assim

como o Rotary

International não

envia boletos aos

clubes.”

Fortalecer e Expandir

DATA Por Taxa - RI Taxa Distrital Fundação J.Moreira Brasil Rotário Total p/ sócio Associado Semestral Trimestral Trimestral Bimestral

01/07/17 USD 31,50 105,21 105,21 25/07/17 R$ 20,65 61,95 4,80 66,75 15/08/17 R$ 6,00 12,00 12,00 15/10/17 R$ 6,00 12,00 12,00 25/10/17 R$ 20,65 61,95 4,80 66,75 15/12/17 R$ 6,00 12,00 12,00 01/01/18 USD 30,00 94,20 94,20 25/01/18 R$ 20,65 61,95 4,80 66,75 15/02/18 R$ 6,00 12,00 15/04/18 R$ 6,00 12,00 25/04/18 R$ 20,65 61,95 4,80 66,75 15/06/18 R$ 6,00 12,00 12,00 TOTAL 199,41 247,80 19,20 72,00

Dólar Jul-2017 3,34 Total Ano 538,41

Dolar Set-2017 3,14 Total Mês 44,87

(5)

Instrução Rotária

D

esde sua fundação o Rotary International tem como sua base forte a diversidade das áreas de atuação dos profissionais associados. Esta diver-sidade faz com que haja equilíbrio e segurança em todos os projetos a serem executados, culminando no sucesso final.É como magia, pois ninguém inclui este fator ao ela-borar um projeto, ninguém vê quando este componente está em ação, mas sem dúvida, a diversidade profissional é a essência do espírito e da ação rotária.

Ao organizar um projeto, os rotarianos emprestam au-tomaticamente suas habilidades, conhecimentos e expe-riência. Mas, sem dúvida, este conhecimento acadêmico é acrescido da importante vivência pessoal e comunitária de cada rotariano, a qual se materializa com perspecti-va individual. Quando ambientalista, o rotariano traz às reuniões sua preocupações e projetos, tal como plantio de árvores ou limpeza dos rios. Os médicos e dentistas elaboram projetos voltados à saúde. Notadamente, os ad-ministradores já correm a verificar como está a organiza-ção. Por sua vez,os advogados verificam se tudo está em conformidade com a lei vigente. E assim ocorre em todos os projetos de todas as áreas, quando cada profissional contribui com sua visão pessoal. Como os profissionais associados estão normalmente presentes nas reuniões semanais isto ocorre com habitual naturalidade. Como resultado, a estrutura, projetos e atuação rotária estão sempre compatíveis com os melhores conhecimentos e entendimentos da atualidade.

A magia da diversidade profissional poderia ser tema de muitos livros, servindo este breve comentário apenas

como convite para uma análise mais profunda, a qual cer-tamente trará aos companheiros e clubes uma perspectiva mais próxima do espírito rotário, seja para o levantamento das necessidades de nossas comunidade, relacionamento com os demais e ou mesmo para facilitar a elaboração de projetos.

Nesta mesma esteira, é importante entendermos que a participação de todos os companheiros sempre é muito importante, mas sem dúvida é maravilho quando podem servir diretamente na sua área de ação profissional. Sem dúvida, é sempre muito melhor, pois quando atuamos em nossa área profissional, o resultado certamente será muito melhor, mais rápido e mais proveitoso.

Em nosso distrito temos muitos projetos onde os ro-tarianos e rotarianas atuam na estrutura dos projetos e nas próprias comunidades com sua experiência pro-fissional, obtendo resultados magníficos, reconhecidos além dos limites distritais, como o Projeto Sorriso Rotá-rio, já reconhecido a nível nacionale merecedor de uma reportagem de Capa (com várias páginas) da Revista Rotary Brasil,além de ter recebido várias homenagens de entidades não rotárias.

Para finalizar este breve comentário, é importante destacar que os profissionais rotarianos devem sempre convidar outros profissionais para participares junto nos projetos para que conheçam melhor a atuação rotária e possam continuar a participar ao final de sua colabo-ração.

Servindo através de sua profissão o rotariano faz a diferença.

Servindo Através da Profissão

Marcos Toledo Comissão de Serviços Profissionais

gestão 2017/2018

“Em nosso Distrito temos

muitos projetos onde

os rotarianos atuam na

estrutura dos projetos e

nas próprias comunidades

com sua experiência

profissional, obtendo

resultados magníficos”

O

Programa Seguro Solidário é uma parceira da nossa ABTRF – Associação Brasileira da The Ro-tary Foundation com o Grupo Porto Seguro (Seguradoras Porto Seguro, Itaú e Azul).

Por esse acordo, uma doação é feita pela Porto Se-guro à ABTRF a partir do valor das apólices firmadas, junto a rotarianos, rotaractianos e seus familiares, para os produtos:

Seguro Auto Porto Seguro, 5% do Itaú e Azul prêmio líquido Seguro Vida Porto Seguro 5% do p

rêmio líquido Seguro Porto Seguro 3% do Residencial e Itaú prêmio líquido

Não há ônus adicionais aos segurados, mas é neces-sário que o rotariano (inclusive honorário) e/ou rotarac-tiano acesse o site: www.abtrf.org.br/seguro, selecione seu distrito, seu clube e seu nome, informe o número da apólice e envie à ABTRF.

Com esta pequena atitude, você opta por destinar parte do que já pagou de seguro para ajudar a ABTRF: se você não informar, este valor não virá; e se informar, seu seguro não irá aumentar.

Somente a título de exemplo, um clube de nosso distrito conseguiu, em 2016-2017, doações de US$ 475,64 com a destinação do seguro de seus associados.

Neste ano rotário, vários associados de doze clubes do nosso Distrito já infor-maram à ABTRF, sem nenhum ônus a eles ou a seus familiares. Vamos incentivar os associados dos nossos clubes, portadores dos produtos acima, a pesqui-sarem junto a seus familiares (cônjuge, pais, sogros, filhos, genros e noras) e informarem à ABTRF, contribuindo as-sim para os projetos humanitários da Fundação Rotária.

Presidente, destine cinco minutos para divulgar esse programa em sua reunião, e incentive seu Companheiro a ser um colaborador de nossa Fundação

Se necessitar de maiores informações, não hesite em nos contatar, e se desejar, podemos visitar seu clube e detalhar o programa.

Maria GorethiLussoli – mglussoli@hotmail.com LaerzioChiesor in Junior – laerzio@outlook.com

Programa Seguro Solidário

Laerzio Chiesorin Junior Fundação Rotaria

“ Vamos

incentivar os

associados dos

nossos clubes “

(6)

Rotary pela Paz

Orgulho em ser brasileiro!

Orgulho em ser Rotariano!

Cinthia Gonçalez, bolsista Rotary pela Paz pelo Distrito 4730 embarcou para Bradford - Reino

Unido, onde fará seu mestrado. Cinthia foi recepcionada pelos companheiros do Rotary Club Halifax do Distrito 1040

Na noite de 16 de setembro, os Bolsistas Rotary pela Paz 2017-18, da Universidade de Bradford, se reuniram pela primeira vez. Um encontro descontraído que ajudou a fortalecer os laços e preparar para o ano letivo que inicia.

O Rotary International, foi bem representado pelo Distrito 4730n no Desfile Cívico 2017 de 07 de setembro, Dia da Independência, em Curitiba. Nesta ocasião, rotarianos, familiares, amigos, além de companheiros do Interact, Rotaract Clubs e Intercambistas, desfilaram para milhares de pessoas da comunidade, levando suas mensagens e demonstrando o Orgulho de Ser Rotariano.

INSTITUTO ROTARY

BRASIL 2017

Rotaract

40º Instituto Rotary do Brasil, o maior encontro dos rotarianos brasileiros, aconteceu no Bourbon Atibaia Convention&Spa Resort em São Paulo de 31 de agosto a 02 de setembro

O evento foi convocado pelo diretordo RI2017 -19, Paulo Zanardi, tendo como patrono o diretor do RI 2001-2003, Alceu Vezozzo, e contou com as presenças do presidente do Rotary International 2017 -18, Ian Riseley, presidente do RI 2013-2014, Ron Burton, -presidente do RI 1996-1997, LuisGiay, entre outras importantes lideranças mundiais. No registro a Governadora do Distrito 4730, Sueli de

Fatima Inckot com o presidente Rotary Inter-national 2017 -18, Ian Riseley e Juliet

No Ano Rotário em que celebramos os 50 anos da criação do Rotaract no mundo, os clubes do Distrito 4730 têm demonstrado muito empenho no Servir.

Em setembro, tivemos a I Reunião de Presidentes e Secretários (as), quando os clubs debateram e decidiram questões importantes para o Rotaract. Na ocasião, foi aprovada a realização do Projeto Distrital, que será realizado em comemoração ao cinquentenário, e vai aliar ações de sustentabilidade com o combate à poliomielite.

Somos hoje em 274 associados, organizados em 25 clubs. E vamos cres-cer. A Representação já esteve em 2 Rotary Clubs - Araucária e Quatro Barras Graciosa - promovendo o Rotaract, além de explicar sobre o pro-grama para jovens em Rio Negro. Temos tudo para fazer de 2017-18 um Ano realmente histórico!

Aos Rotary Clubs que querem fazer a diferença com a juventude, ficamos à disposição para conversarmos sobre o Rotaract, um club parceiro no servir!

RDR André Pereira Martins

(7)

Um dia e um objetivo: erradicar a pólio

Precisamos da

sua ajuda para

promover a

erradicação da

pólio. Divulgue

a mensagem de

que esta será a

segunda doença

a ser erradicada

na história da

humanidade.

O

Dia Mundial de Combate à Pólio é comemora-do em 24 de outubro, mas já está na hora de planejar e cadastrar no site ofi cial um evento ou atividade para celebrar a data. No ano passado, o Bra-sil fi cou em primeiro lugar no ranking de países com o maior número de ações registradas no endpolio.org/pt e em 2017 podemos fazer ainda mais!

É bom lembrar que a realização de uma ação para comemorar a data é uma das metas da Menção do Ro-tary e que os Rotaract Clubs também podem se envol-ver e cadastrar seus eventos. Não é preciso esperar até o dia da atividade para incluí-la no site. Se você já sabe o que vai fazer, adicione sua ação hoje mesmo.

O 5º evento anual do Dia Mundial de Combate à

Pó-lio será realizado na sede da Fundação Bill e Melinda Gates, em Seattle, EUA. Junte-se a mais de 100.000 pes-soas do mundo inteiro para acompanhar a transmissão ao vivo e se informar sobre o status da erradicação da doença com apresentações de celebridades e especia-listas da área da saúde.

Este dia é celebrado para criar uma maior conscien-cialização sobre a iniciativa mundial destinada a obter a certifi cação de um mundo livre da poliomielite pelas autoridades de saúde. O evento vai ser transmitido com interpretação simultânea em português! Faça planos para organizar uma reunião do seu Clube nesse dia, de forma a que todos possam ver a emissão ao vivo, e registre-a emwww.endpolio.org/pt/register-your-event Desde 1988, temos presenciado uma constante redução do número de casos de pólio,

que chegou a 99,9%. Este ano, casos decorrentes do vírus selvagem aconteceram em apenas três países.

Você sabia? O Rotary contribuiu US$1,7 bilhão e inúmeras horas de trabalho voluntário na imunização de mais de 2,5 bilhões de crianças em 122 países.

Você sabia?

Pelos próximos três anos, o Rotary levantará US$50 milhões por ano. Cada dólar desta soma será equiparado pela Fundação Bill e Melinda Gates na proporção de 2 para 1. Estes fundos serão usados para cobrir custos operacionais, recrutamento de profi ssionais da área da saúde, equipamentos de laboratório e materiais educativos para agentes de saúde e o público.

Iniciativa Global de Erradicação da Pólio

Formada em 1988, a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio é uma parceria público-privada entre o Rota-ry International, a Organização Mundial da Saúde, o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças, o Unicef, a Fundação Bill e Melinda Gates e governos de diferentes partes do mundo.

Afeganistão

06

casos registrados 2014 2015 2016 28 20 13

Paquistão

05

casos registrados 2014 2015 2016 306 54 20

Nigéria

00

casos registrados 2014 2015 2016 06 00 04

(8)

30/06/2017 Agosto 2017 Freq % Fundação Rotária; Meta sugerida: US$ 100 per capita Rotary Club H M Total H M Total DQS + DQS - Var/ Reuniões Mês Ano Meta Reali- Per %

ano assumida zada capita realizado 1-Araucária 10 7 17 10 7 17 0 0 0 6 88.00 84.25 350.00 136.74 8.04 39.1 2-Bocaiúva do Sul 1 5 6 1 5 6 0 0 0 0 50.00 50.00 128.00 0.00 0.00 0.0 3-Campo Largo Centro 6 4 10 6 4 10 0 0 0 5 65.50 62.75 55.00 0.00 0.00 0.0 4-Carambeí 13 2 15 13 2 15 0 0 0 5 106.67 95.00 0.00 0.00 0.00 0.0 5-Castro 10 6 16 10 6 16 0 0 0 5 81.25 77.08 0.00 0.00 0.00 0.0 6-Contenda 8 4 12 8 4 12 0 0 0 0 0.00 74.00 10.00 0.00 0.00 0.0 7-Curitiba 53 9 62 51 9 60 0 2 -2 5 69.33 66.52 310.00 305.74 5.10 98.6 8-Curitiba Água Verde 9 3 12 9 3 12 0 0 0 3 80.56 82.99 25.00 25.00 2.08 100.0 9-Curitiba Alto da Glória 20 0 20 20 0 20 0 0 0 0 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.0 10-Curitiba Avenida das Torres 12 1 13 13 1 14 0 0 1 4 86.94 81.92 1000.00 0.00 0.00 0.0 11-Curitiba Bacacheri 3 0 3 3 1 4 1 0 1 5 100.00 100.00 200.00 0.00 0.00 0.0 12-Curitiba Batel 23 0 23 23 0 23 0 0 0 5 73.03 74.56 0.00 0.00 0.00 0.0 13-Curitiba Bom Retiro 22 12 34 22 12 34 0 0 0 4 74.00 74.00 3200.00 0.00 0.00 0.0 14-Curitiba Cajuru 5 5 10 5 5 10 0 0 0 5 76.00 76.00 2.00 0.00 0.00 0.0 15-Curitiba Centro 17 5 22 17 5 22 0 1 0 4 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.0 16-Curitiba Champagnat 8 13 21 8 12 20 1 1 -1 3 61.10 62.15 350.00 0.00 0.00 0.0 17-Curitiba Cidadania 2 3 5 2 3 5 0 0 0 0 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.0 18-Curitiba Cidade Ecológica 14 6 20 14 6 20 0 0 0 5 94.80 96.00 0.00 0.00 0.00 0.0 19-Curitiba Cidade Industrial 25 4 29 25 4 29 0 0 0 4 76.00 75.50 1680.00 25.00 0.86 1.5 20-Curitiba Cinquentenário 14 0 14 14 0 14 0 0 0 4 71.00 60.50 0.00 254.78 18.20 0.0 21-Curitiba Cristo Rei 24 8 32 24 7 31 0 1 -1 5 89.86 87.23 1000.00 0.00 0.00 0.0 22-Curitiba Cruzeiro do Sul 8 7 15 8 7 15 0 0 0 5 84.00 78.00 1000.00 190.12 12.67 19.0 23-Curitiba Fraterna 13 7 20 15 8 23 3 0 3 5 59.40 66.58 1200.00 59.88 2.60 5.0 24-Curitiba Gralha Azul 4 9 13 4 9 13 0 0 0 5 82.30 82.30 500.00 26.13 2.01 5.2 25-Curitiba Guabirotuba 17 0 17 17 0 17 0 0 0 5 77.64 79.13 1000.00 654.79 38.52 65.5 26-Curitiba III Milênio 7 13 20 7 13 20 0 0 0 5 82.00 85.00 2000.00 20.33 1.02 1.0 27-Curitiba Imigrantes 11 6 17 11 6 17 0 0 0 3 80.40 79.90 1700.00 0.00 0.00 0.0 28-Curitiba Leste 29 2 31 29 2 31 0 0 0 4 84.78 84.33 3100.00 0.00 0.00 0.0 29-Curitiba Marumby 17 5 22 17 5 22 0 0 0 5 80.00 80.00 1400.00 105.43 4.79 7.5 30-Curitiba Mercês 15 5 20 15 5 20 0 0 0 5 80.00 79.00 250.00 239.04 11.95 95.6 31-Curitiba Norte 36 2 38 36 2 38 0 0 0 4 81.25 81.10 1000.00 0.00 0.00 0.0 32-Curitiba Oeste 33 18 51 33 18 51 0 0 0 0 80.36 81.93 900.00 100.00 1.96 11.1 33-Curitiba Ópera de Arame 0 8 8 0 9 9 1 0 1 5 97.00 97.50 100.00 100.00 11.11 100.0 34-Curitiba Parque Barigui 15 11 26 15 14 29 0 0 3 5 53.40 53.62 650.00 100.32 3.46 15.4 35-Curitiba Portão 11 7 18 11 7 18 5 1 0 2 80.00 90.00 351.00 51.00 2.83 14.5 36-Curitiba Rebouças 16 8 24 18 8 26 1 0 2 5 92.00 89.67 1000.00 0.00 0.00 0.0 37-Curitiba Santa Felicidade 10 5 15 10 6 16 1 0 1 5 68.24 66.97 1000.00 50.00 3.12 5.0 38-Curitiba São Braz 8 4 12 8 4 12 0 0 0 4 78.00 76.50 0.00 0.00 0.00 0.0 39-Curitiba Sítio Cercado 8 7 15 8 7 15 0 0 0 3 70.00 76.25 0.00 0.00 0.00 0.0 40-Curitiba Sul 4 4 8 5 4 9 1 0 1 5 80.00 82.50 985.00 982.04 109.12 99.7 41-Fazenda Rio Grande 10 1 11 9 1 10 0 0 -1 2 90.00 90.00 0.00 0.00 0.00 0.0 42-Guaratuba 11 11 22 11 11 22 0 0 0 4 80.00 83.50 100.00 0.00 0.00 0.0 43-Inácio Martins 7 3 10 7 3 10 0 0 0 5 65.00 67.50 0.00 0.00 0.00 0.0 44-Ipiranga 8 10 18 8 10 18 0 1 0 2 70.00 70.00 0.00 0.00 0.00 0.0 45-Irati 21 2 23 23 3 26 3 0 3 4 71.25 71.38 1000.00 0.00 0.00 0.0 46-Jaguariaíva 13 10 23 13 10 23 0 0 0 0 100.00 100.00 0.00 0.00 0.00 0.0 47-Mandirituba 7 6 13 7 6 13 0 0 0 0 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.0 48-Matinhos 14 3 17 15 4 19 0 1 2 5 68.42 77.63 210.00 204.71 10.77 97.5 49-Morretes 10 6 16 10 6 16 0 0 0 4 81.00 78.50 0.00 0.00 0.00 0.0 50-Palmeira 10 2 12 10 2 12 0 0 0 0 0.00 0.00 0.00 80.00 6.67 0.0 51-Paranaguá 13 0 13 13 0 13 0 0 0 4 71.00 71.00 0.00 0.00 0.00 0.0 52-Paranaguá-Rocio 17 4 21 17 4 21 0 0 0 5 86.57 86.02 0.00 0.00 0.00 0.0 53-Pinhais 11 10 21 11 11 22 1 0 1 5 83.80 83.57 2931.00 5860.61 266.39 200.0 54-Piraí do Sul 10 7 17 10 7 17 0 0 0 5 75.00 82.50 1000.00 0.00 0.00 0.0 55-Piraquara 13 3 16 13 3 16 0 0 0 4 78.00 78.00 500.00 0.00 0.00 0.0 56-Ponta Grossa 31 0 31 31 0 31 0 0 0 5 55.50 54.75 30.00 28.16 0.91 93.9 57-Ponta Grossa Alagados 19 11 30 19 11 30 0 0 0 0 0.00 0.00 3000.00 0.00 0.00 0.0 58-Ponta Grossa Campos Gerais 8 11 19 8 11 19 0 0 0 4 86.84 87.50 500.00 0.00 0.00 0.0 59-Ponta Grossa Centenário 10 2 12 11 2 13 0 0 1 5 88.00 86.50 1400.00 0.00 0.00 0.0 60-Ponta Grossa Jardim América 16 0 16 16 0 16 0 0 0 3 58.00 63.38 0.00 0.00 0.00 0.0 61-Ponta Grossa Lagoa Dourada 19 0 19 19 0 19 0 0 0 0 0.00 0.00 1800.00 36.00 1.89 2.0 62-Ponta Grossa Oeste 18 3 21 21 3 24 2 0 3 4 91.87 91.87 0.00 0.00 0.00 0.0 63-Ponta Grossa Sabará 41 0 41 41 0 41 0 0 0 4 71.00 73.00 4100.00 0.00 0.00 0.0 64-Ponta Grossa Sul 13 1 14 13 1 14 0 0 0 0 85.00 82.50 0.00 0.00 0.00 0.0 65-Ponta Grossa Uvaranas 10 5 15 12 6 18 1 0 3 5 72.00 74.50 1100.00 407.40 22.63 37.0 66-Ponta Grossa Vila Velha 10 9 19 10 9 19 0 0 0 4 90.00 90.00 100.00 0.00 0.00 0.0 67-Pontal do Paraná 10 6 16 11 6 17 0 0 1 5 92.00 84.50 200.00 0.00 0.00 0.0 68-Prudentópolis Cachoeiras 6 12 18 6 12 18 0 0 0 0 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.0 69-Quatro Barras Graciosa 3 8 11 4 8 12 0 0 1 5 75.00 76.50 50.00 0.00 0.00 0.0 70-Reserva 16 5 21 15 3 18 1 4 -3 5 89.52 89.52 2100.00 0.00 0.00 0.0 71-Rio Negro 25 7 32 26 7 33 0 0 1 4 91.00 91.00 1000.00 0.00 0.00 0.0 72-Rio Negro Riomafra 10 12 22 9 12 21 3 4 -1 5 78.09 85.64 500.00 0.00 0.00 0.0 73-São José dos Pinhais 40 0 40 40 0 40 0 0 0 4 58.42 58.42 1000.00 0.00 0.00 0.0 74-São José dos Pinhais Afonso Pena 10 8 18 10 8 18 0 0 0 5 62.22 62.22 1000.00 1000.00 55.56 100.0 75-São José dos Pinhais Iguaçu 32 0 32 32 0 32 0 0 0 0 89.00 87.00 2000.00 400.00 12.50 20.0 76-São José dos Pinhais Murici 10 4 14 11 4 15 3 0 1 4 81.50 81.50 1685.00 1684.58 112.31 100.0 77-São Mateus do Sul 15 4 19 15 4 19 0 0 0 0 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.0 78-São Mateus do Sul - Xisto do Iguaçu 5 13 18 5 13 18 0 0 0 5 85.00 85.00 0.00 0.00 0.00 0.0 79-Teixeira Soares 12 0 12 10 0 10 2 0 -2 4 8.00 8.00 200.00 0.00 0.00 0.0 80-Telêmaco Borba 6 5 11 6 5 11 0 0 0 0 0.00 0.00 1.00 0.00 0.00 0.0 81-lub do Distrito 4730 4 3 7 4 3 7 0 0 0 0 0.00 0.00 1.00 0.00 0.00 0.0 Total 1135 432 1567 1147 439 1586 30 16 19 286 0.00 75.83 53954.00 13127.80 8.28 24.3 Doações do Distrito (FDUC) à Fundação Rotária 0.00

Total de Doações à Fundação Rotária 13127.80 8.28

Mapa de Frequência e DQS de

Agosto 2017

Referências

Documentos relacionados

O DIRETOR GERAL DO CÂMPUS GRAVATAÍ, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura do processo seletivo simplificado de provimento de vagas e cadastro de

O DIRETOR GERAL DO CÂMPUS GRAVATAÍ, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura do processo seletivo simplificado de provimento de vagas e cadastro

2.4.1.3 Original (para conferência) e cópia da Carteira de Trabalho - CTPS dos membros assalariados do Grupo Familiar, registrada e atualizada, com as

DEGAE Deferido Não solicitou 26 Luciano Junior de Souza Rocha Deferido* Deferido* Não solicitou. 27 Luis Gustavo Erich Duarte Deferido Deferido

O Câmpus Gravataí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o disposto na Lei Nº 11.788,

2º Os candidatos negros, que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição nos processos seletivos do IFSul, caso aprovados, deverão estar presentes antes da

A Comissão responsável pela seleção de candidatos internos e externos para atuação na Comissão de Verificação de Candidatos(as) Autodeclarados(as) Negros (as), Pretos(as)

A retirada dos bens deverá ser efetuada pelo contemplado, em horário a ser previamente agendado, junta a Coordenadoria de Almoxarifado e Patrimônio do