• Nenhum resultado encontrado

Identidade dos Seres Vivos (Animais)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Identidade dos Seres Vivos (Animais)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Capítulo

01

Evolução e Padrões Anatômicos e

Fisiológicos dos Animais Invertebrados e Saúde

Identidade dos Seres Vivos (Animais)

01

01 (PUC RS) Quanto às características anatômicas dos

espon-giários, é correto afirmar que:

A) as esponjas de estrutura asconoide são as mais complexas e não apresentam coanócitos na cavidade atrial. B) o esqueleto dos espongiários é formado por

microtú-bulos silicosos sempre localizados no átrio.

C) abaixo dos pinacócitos se encontra uma matriz proteica gelatinosa contendo material esquelético e amebócitos. D) os espongiários do tipo leuconoide são os únicos que

não apresentam poros na superfície do corpo. E) O sistema nervoso dos espongiários é pouco

desenvol-vido, mas já apresenta neurônios de vários tipos.

02 (UFSJ) As esponjas (Poríferos), organismos primitivos na escala evolutiva, são insensíveis ao toque. Já as anêmonas e os corais (Cnidários) retraem-se quando os tocamos. A quê você atribui esta diferença comportamental nos dois grupos de animais?

A) O exoesqueleto rígido, de formação calcária, impede a movimentação dos Poríferos.

B) Os sistemas nervoso e muscular, ainda que rudimen-tares, estão presentes somente nos Cnidários. C) Os Cnidários possuem cnidócitos, que são células

senso-riais primitivas espalhadas de modo difuso na epiderme do animal.

D) Os Cnidários são os primeiros animais a possuírem um cordão nervoso central conectado a neurônios epidér-micos, sensíveis a estímulos mecânicos, químicos e luminosos.

03 (VUNESP) Sobre os celenterados, são feitas três afirmativas. Observe-as:

I. A maioria dos cnidários tem hábitat aquático, sendo poucas as espécies de hábitat terrestre, as quais são representadas por pólipos.

II. Os cnidários são urticantes e, para isso, dispõem de bate-rias de células especializadas chamadas cnidoblastos. III. Alguns cnidários se reproduzem por alternância de

gerações, quando, então, os pólipos dão medusas e as medusas dão pólipos.

Assinale:

A) se apenas uma afirmativa estiver correta. B) se as afirmativas I e II estiverem corretas. C) se as afirmativas I e III estiverem corretas. D) se as afirmativas II e III estiverem corretas. E) se as três afirmativas estiverem corretas.

04 (UFLA 2007) As afirmativas abaixo referem-se aos cnidários. I. A gastroderme possui células produtoras de enzimas

que facilitam a digestão.

II. Possuem tubo digestivo completo e digestão intra e extracelular.

III. Os fragmentos alimentares são parcialmente digeridos nos cnidoblastos.

Assinale a alternativa correta:

A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. B) Apenas a afirmativa I está correta. C) Apenas a afirmativa II está correta.

D) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

05 (UNAERP 2007) Digestão somente intracelular, ausência dos sistemas nervoso, excretor, circulatório, respiratório e órgãos reprodutores e de locomoção também ausentes. As características acima podem pertencer a:

A) uma água-viva. B) um coral. C) uma hidra. D) uma esponja. E) uma estrela-do-mar.

06 (PUC PR) Em relação ao Phylum Cnidaria, foram feitas as seguintes proposições:

I. Os cnidários são aquáticos, diblásticos e com simetria radial, sendo encontrados em duas formas: pólipos (fixos) e medusa (livres).

II. A digestão nos cnidários é extra e intracelular e não há sistemas respiratório, circulatório ou excretor e o sistema nervoso é difuso.

III. Nos cnidários, a reprodução sexuada ocorre por brota-mento ou estrobilização.

IV. Os corais e a anêmona-do-mar são exemplos da classe dos cifozoários.

Assinale a alternativa correta:

A) Todas estão incorretas. B) Apenas III e IV estão corretas. C) Apenas I está correta. D) Todas estão corretas. E) Apenas I e II estão corretas.

07 (FURG 2008)Os cnidários são animais de estrutura corporal relativamente simples e de hábito predador. O cnidócito é a principal estrutura que reúne os organismos neste filo, e é utilizada no ataque e na defesa. Marque a alternativa que melhor define este tipo de célula.

A) Célula com um tipo de rede que permite a filtração de partículas presentes na água.

B) Célula capaz de disparar descargas elétricas nas presas. C) Célula que produz muco adesivo que permite a captura

do alimento.

D) Célula que contém uma cápsula cheia de líquido urti-cante e um filamento protáctil.

E) Célula capaz de gerar calor que queima os tecidos da presa e permite a sua captura.

(2)

02

01 (FUVEST – MOD. ENEM – H30) Uma criança foi internada em

um hospital com convulsões e problemas neurológicos. Após vários exames, foi diagnosticada cisticercose cerebral. A mãe da criança iniciou, então, um processo contra o açougue do qual comprava carne todos os dias, alegando que este lhe forneceu carne contaminada com o verme causador da cisticercose. A acusação contra o açougue:

A) não tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pela ingestão de ovos de tênia eliminados nas fezes dos hospedeiros.

B) não tem fundamento, pois a cisticercose não é trans-mitida pelo consumo de carne, mas, sim, pela picada de mosquitos vetores.

C) não tem fundamento, pois a cisticercose é contraída quando a criança nada em lagoas onde vivem caramujos hospedeiros do verme.

D) tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pelo consumo de carne contaminada por larvas encistadas, os cisticercos.

E) tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pelo consumo dos ovos de tênia, os cisticercos, que ficam alojados na carne do animal hospedeiro.

02 (UFG – MOD. ENEM – H30) A incidência de verminoses em geral pode ser reduzida por meio de medidas de sanea- mento e de orientação às populações carentes, no sentido de evitar o lançamento de seus dejetos diretamente no solo ou nos cursos d’água. No entanto, a eficiência dos métodos de prevenção depende do conhecimento de parti-cularidades no ciclo de cada parasita para que o bloqueio ocorra antes do desenvolvimento de formas infectantes para o homem. No caso da esquistossomose, constitui medida profilática importante:

A) a drenagem de reservatórios de água e a aplicação de substâncias químicas, para evitar o desenvolvimento de cercárias no hospedeiro.

B) a ingestão de alimentos higienizados e bem cozidos, para evitar a contaminação por proglotes, que se alojam no intestino delgado do hospedeiro.

C) os bons hábitos de higiene pessoal, reduzindo a possi-bilidade de contaminação por embrião hexacanto, que pode alojar-se no músculo do hospedeiro.

D) a ingestão de água tratada, para evitar o desenvolvi-mento de larvas capazes de migrarem para diversos órgãos, como pulmões, traqueia e faringe.

E) a utilização de calçados, para evitar o desenvolvimento de larvas no intestino delgado do hospedeiro, que podem provocar hemorragias.

03 (UFES – MOD. ENEM – H30) A esquistossomose observada no Brasil, causada pelo Schistosoma mansoni, é uma doença grave e debilitante. Na fase crônica, ocorre infla-mação do fígado e do baço, além da típica ascite (barriga--d’água). Na profilaxia dessa doença, é importante: 1) Construir redes de água e esgoto.

2) Exterminar o caramujo hospedeiro.

3) Evitar o contato com águas possivelmente infestadas por cercárias.

4) Combater as oncosferas e os cisticercos. Está(ão) correta(s): A) 1, 2, 3 e 4. B) 2 apenas. C) 1, 2 e 4 apenas. D) 2 e 4 apenas. E) 1, 2 e 3 apenas.

04 (UFES – MOD. ENEM – H30) A esquistossomose intestinal, popularmente conhecida como xistose, barriga-d’água ou mal do caramujo, é causada pelo Schistosoma mansoni. As espécies do gênero Schistosoma chegaram às Américas durante o tráfico de escravos e pela imigração de orientais e asiáticos. Sobre essa parasitose, é correto afirmar que:

A) a transmissão ocorre por penetração ativa do ovo com miracídio na pele e mucosa, sendo os sítios anatômicos mais frequentemente penetrados os pés e as pernas. B) as variações clínicas, na esquistossomose crônica,

incluem alterações predominantemente intestinais, hepatointestinais ou hepatoesplênicas.

C) a fase cutânea da doença caracteriza-se pela formação de lesões difusas não ulceradas por toda a pele, contendo grande número de amastigotas.

D) ocorre frequentemente fibrose difusa cardíaca na fase crônica da doença, decorrente de foco inflamatório e formação de granuloma ao redor do esporocisto. E) as fêmeas grávidas do esquistossomo, após penetrarem

a pele do hospedeiro, migram para o sistema porta--hepático, onde eliminam seus ovos.

05 (UECE) A denominação células-flama provém da aparência destes tipos de células, as quais apresentam tufos de cílios que se assemelham à chama de uma vela. Estão presentes nos platelmintos, funcionando no processo de:

A) excreção. B) digestão. C) respiração. D) circulação.

06 (UFA – ADAPTADA – MOD. ENEM H30) A teníase é uma parasitose com ocorrência frequente na história da huma-nidade, e o homem atua como único hospedeiro definitivo. São conhecidas duas espécies: Taenia solium e Taenia sagi-nata, cujas formas adultas são encontradas no intestino delgado. Sobre essa parasitose foram apresentadas as afirmações:

I. O gênero Taenia sp. apresenta o corpo em forma de fita, com ventosas na porção denominada escólex ou escólice, e numerosas proglotes contendo os órgãos reprodutivos masculino e feminino; é, portanto, herma-frodita.

II. A infecção por essas espécies, no homem, ocorre pela ingestão de carne suína ou bovina, contendo as formas metacestoides viáveis, respectivamente, de T. solium e T. saginata.

III. O aspecto mais importante do parasitismo por Taenia solium, nos humanos, é o risco do desenvolvimento da cisticercose, sendo a mais grave aquela com localização cerebral.

IV. A infecção dos suínos e bovinos ocorre quando os animais têm acesso a áreas alagadas, contaminadas com as cercárias, as quais penetram ativamente na pele e, pela corrente circulatória, atingem os tecidos onde se desenvolvem até a forma de metacestoide (cisticercose), que é a forma infectante para os humanos.

V. Os caramujos aquáticos atuam na dispersão e na manu-tenção da infecção no ambiente, sendo fundamentais na epidemiologia dessa parasitose.

Agora assinale a opção que identifica as afirmações corretas: A) I, II e VI. B) I, II, IV e V. C) I, II e III. D) II, III, IV e V. E) II, III e V.

(3)

03

01 (FUVEST) O Ancylostoma é um parasita intestinal que

provoca o “amarelão”, doença que se pode adquirir:

A) por picada de um hemíptero (barbeiro). B) comendo carne de porco mal cozida. C) comendo carne bovina contaminada. D) por picada de pernilongo.

E) andando descalço.

02 (UEL) Exemplos de moléstias causadas por parasitas, que se manifestam apenas na espécie humana e cuja transmissão independe de hospedeiro intermediário, são:

A) ascaridíase e ancilostomose. B) esquistossomose e malária. C) malária e ascaridíase. D) ancilostomose e teníase. E) teníase e esquistossomose.

03 (UEL) Nematódeos são animais vermiformes de vida livre ou parasitária, encontrados em plantas e animais, inclusive no homem. Sobre as características presentes em nematódeos, considere as afirmativas a seguir.

I. Corpo não segmentado coberto por cutícula. II. Trato digestório completo.

III. Órgãos especializados para circulação. IV. Pseudoceloma.

Estão corretas apenas as afirmativas:

A) I e III. B) I e IV. C) II e III. D) I, II e IV. E) II, III e IV.

04 (UFV MG) Ao abrir o envelope com o resultado de seu exame parasitológico de fezes, Jequinha leu: Positivo para ovos de Ascaris lumbricoides. Qual das medidas preventivas de doenças parasitárias, relacionadas a seguir, não deve ter sido observada por Jequinha na sua vida diária?

A) Andar calçado para que a larva não penetre pelos pés. B) Comer carne de porco ou de boi inspecionada e bem

cozida.

C) Lavar bem as mãos e os alimentos antes das refeições. D) Colocar tela nas janelas para impedir a entrada do

mosquito Culex.

E) Não nadar em lagoas que tenham o caramujo

Biom-phalaria.

05 (UFMA) Nas frases I e II, as lacunas ficariam preenchidas corretamente pela alternativa:

I. A Wuchereria brancofti, também denominada vulgar-mente filária, causa no homem a ___________________. II. A classe Cestoda é constituída por animais

endopara-sitas. Existem duas espécies de tênias: a Taenia solium, encontrada na carne de _______________ e a Taenia sagi-nata, encontrada na carne de ____________.

A) enterobiose, boi, porco. B) elefantíase, porco, boi. C) enterobiose, porco, boi. D) elefantíase, boi, porco. E) ascaridíase, porco, boi.

06 (MACKENZIE 2002) O desenho representa o ciclo de vida de um parasita humano. Trata-se do: A) Ascaris lumbricoides. B) Ancylostoma duodenale. C) Necator americanus. D) Schistosoma mansoni. E) Strongyloides stercoralis.

Capítulo

02

Evolução e Padrões Anatômicos e

Fisiológicos dos Animais Vertebrados, Verminoses e Cordados

Identidade dos Seres Vivos (Animais)

04

01 (MOD. ENEM – H16) Um estudante dispõe de três tipos de

animal, um anfíbio, um réptil e um mamífero. Um debate entre os colegas no laboratório proporcionou a formu-lação das seguintes hipóteses: Hipótese 1– Os anfíbios são menos evoluídos do que os mamíferos, mas necessitam de maior quantidade de oxigênio, uma vez que respiram através de pulmões e da pele. Hipótese II – Evolutivamente falando, os répteis se encontram em plano superior, em relação aos anfíbios. Prova disso é o sistema circulatório desses animais, que é completo, enquanto o dos anfíbios é incompleto. Hipótese III – Os mamíferos, devido à

homeo-termia, isto é, à temperatura interna constante, necessitam de maior consumo de energia, o que proporciona menor capacidade adaptativa em relação aos répteis, posto que gastam mais oxigênio para atender à demanda energética. Sabendo que todos as hipóteses não podem ser confir-madas, que argumento você usaria para justificar a inco-erência dessas hipóteses?

A) Os anfíbios são mais evoluídos do que os répteis, a circulação dos répteis é incompleta e os mamíferos não são homeotérmicos.

B) Os anfíbios são heterotérmicos, gastam menos oxigênio e respiram através da pele porque os pulmões são rudimen-tares; o sistema circulatório dos répteis é incompleto e os mamíferos, sendo homeotérmicos, ao contrário da hipótese III, estão mais adaptados do que os outros vertebrados.

(4)

C) Não concordo com a afirmação de incoerência das três hipóteses, acho que a hipótese II pode ser confirmada, basta tomar como exemplo os crocodilianos.

D) A hipótese 1 não pode ser confirmada porque não há indícios de que os anfíbios respirem através da pele. A hipótese II não se confirma, os répteis, sendo homeotérmicos, têm seu sistema circulatório obrigato-riamente fechado e incompleto. A hipótese III não se confirma, pois os mamíferos, ao longo da evolução, desenvolveram mecanismos que favorecem a sua adap-tabilidade, mesmo sendo eles homeotérmicos, isto é, animais de sangue frio.

E) A evolução dos vertebrados segue o seguinte padrão:

Peixes anfíbios aves répteis mamíferos

Logo, não faz sentido assegurar que os mamíferos são mais evoluídos do que os répteis.

02 (UFRN – ADAPTADA – MOD. ENEM – H14) Uma pesquisa realizada em regiões sem saneamento básico constatou que crianças que vivem nessas condições têm mais chances de contrair diarreia crônica. A diarreia é um sinal clínico predo-minante nas doenças relacionadas à deficiência de sane-amento e também o sintoma mais frequente de diversas doenças transmitidas por protozoários e helmintos. Geral-mente, essas doenças são contraídas por meio:

A) do contato com vetores animais.

B) da ingestão de água e alimentos contaminados. C) do contato direto com o parasito.

D) da convivência com indivíduos contaminados. E) de transfusão de sangue.

03 (URCA 2012 – MOD. ENEM – H16) Os elefantes, maiores mamíferos terrestres na atualidade, são caracterizados por apresentarem uma tromba com um sistema de músculos que permite que esse órgão muito se aproxime da mão humana quanto à função. Esses majestosos e curiosos mamíferos são incluídos na ordem:

A) cetácea. B) artiodáctila. C) perissodáctila.

D) proboscídea. E) quiróptera.

04 (UFV MG) A análise de 3 organismos revelou as seguintes características:

– Animal 1: corpo sem segmentação, cutícula dura e resistente, tubo digestivo completo, respiração cuticular e pseudocelomado.

– Animal 2: corpo frequentemente recoberto por escamas, placas ou carapaça, respiração pulmonar, sem metamorfose, amniota e alantoidiano.

– Animal 3: corpo segmentado, sistema circulatório fechado, excreção por nefrídios, tubo digestivo completo e respiração cutânea.

Pode-se identificar estes três animais como pertencentes, respectivamente, às seguintes classes:

A) Hirudinea, Insecta e Crustacea. B) Turbelaria, Pisces e Nematoda. C) Nematoda, Reptilia e Oligochaeta. D) Turbelaria, Reptilia e Insecta. E) Nematoda, Pisces e Cestoda.

05 (UFRRJ) No ciclo evolutivo da Taenia solium (tênia), o homem pode atuar tanto como hospedeiro intermediário como hospedeiro definitivo. A forma de infestação nessas duas situações ocorre, respectivamente, ao:

A) ingerir-se ovos da tênia e andar descalço.

B) comer-se carne de porco contendo os cisticercos e andar descalço.

C) ser picado pelo mosquito vetor e beber água não tratada. D) ingerir-se ovos da tênia e comer carne de porco

contendo os cisticercos.

E) andar descalço e ser picado pelo mosquito vetor.

06 (URCA 2011) Sobre os crustáceos, é correto afirmar:

A) Possuem desenvolvimento indireto.

B) Possuem 8 pares de patas e um par de antenas. C) São monoicos.

D) O corpo é dividido em cefalotórax e abdômen. E) No revestimento do corpo, o carbonato de cálcio

subs-titui a quitina.

07 (MACK SP) A esquistossomose é uma parasitose humana causada pelo Schistosoma mansoni. A respeito desse para-sita, é INCORRETO afirmar que:

A) além do homem, possui um outro hospedeiro. B) tem sexos separados, isto é, há machos e fêmeas. C) pertence ao mesmo filo da Taenia solium. D) possui mais do que um estágio larval.

E) é adquirido pelo homem por meio da ingestão de alimentos contaminados com as larvas.

08 (FGV SP) A falta de instalações sanitárias adequadas está dire-tamente relacionada com as seguintes doenças endêmicas:

A) doença de Chagas, malária, amarelão. B) esquistossomose, doença de Chagas, malária. C) bócio endêmico, amarelão, teníase.

D) esquistossomose, doença de Chagas, malária. E) esquistossomose, teníase, amarelão.

09 (UECE) A Taenia solium é um organismo bastante conhe-cido quando se cuida da saúde humana. Evolutivamente, podemos afirmar, corretamente, que este organismo pratica uma forma de nutrição:

A) ingestora, como a de outros animais.

B) absorvedora, consequente da sua atividade de parasita. C) absorvedora, consequente de sua atividade de fungo. D) ingestora, como a de outros protozoários.

05

01 (MOD. ENEM – H16) Em uma aula de Biologia, o professor

entregou aos alunos alguns animais artrópodes para que fossem agrupados de acordo com as suas respectivas classes taxonômicas. Os animais entregues pelo professor foram: aranha, barata, camarão, borboleta, carrapato, escorpião e lacraia. Veja quantas classes estão presentes nessa lista e marque a alternativa correta:

A) 7.

B) 3. C) 6.D) 2. E) 4.

02 (UFLA) Das opções abaixo, a que possui representantes das classes Insecta, Arachnida e Crustacea, respectivamente, é:

A) borboleta, carrapato e caranguejo. B) besouro, escorpião e lacraia. C) grilo, aranha e escorpião. D) carrapato, aranha e camarão. E) lacraia, escorpião e caranguejo.

03 (PUC MG) Há cerca de 400 milhões de anos surgiram, da água, os primeiros artrópodes como lacraias ou centopeias atuais e escorpiões. Os insetos surgiram no período seguinte, assim como os primeiros anfíbios. A anatomia comparada sugere que os insetos se originaram de um miriápode primitivo, que sofreu redução do número de patas e teve o tronco subdividido em tórax e abdômen. Estudos indicam que os primeiros insetos, apterigotos como as traças atuais, deram origem a insetos

(5)

alados como as atuais libélulas. Interpretando o texto dado e a figura abaixo, assinale a afirmativa INCORRETA.

A) Miriápodes e insetos apresentam em comum 1 par de antenas e respiração traqueal.

B) Os escorpiões e as libélulas devem apresentar ancestral comum.

C) Os primeiros artrópodes surgiram no ambiente terrestre.

D) Os insetos são os únicos invertebrados que possuem asas.

04 (PASES/UFV – ADAPTADA) Em uma aula prática de Biologia, o professor entregou aos alunos os seguintes artrópodes para que fossem agrupados em suas respectivas classes taxonômicas: aranha, abelha, pulga, camarão, lacraia e escorpião. Das classes apresentadas acima, aquela que apresenta relação com a atividade hortofruticultura é:

A) abelha. B) pulga.

C) camarão. D) lacraia.

E) escorpião.

05 (UEL) A região cefálica de um camarão difere daquela de um besouro porque a do caranguejo possui:

A) dois pares de antenas, enquanto a do besouro possui só um par.

B) um par de antenas, enquanto a do besouro possui dois pares.

C) olhos compostos, enquanto a do besouro possui ocelos simples.

D) ocelos simples, enquanto a do besouro possui olhos compostos.

E) um par de mandíbulas, enquanto a do besouro possui dois pares.

06

01 (UEL 2011) É comum, quando pessoas entram em lagoas

do Pantanal, anelídeos sanguessugas se fixarem na pele para se alimentarem. Para isso, utilizam uma ventosa oral que possui pequenos dentes afiados que raspam a pele, provocando hemorragia.

Com relação às sanguessugas, considere as afirmativas a seguir.

I. Contêm um par de nefrídios individualizado para cada segmento corporal.

II. São celomados com inúmeros segmentos iguais separados internamente por septos transversais membranosos. III. Da mesma forma que as minhocas, as sanguessugas

apresentam cerdas para a locomoção.

IV. Assim como nas minhocas, os órgãos são irrigados por uma rede contínua de capilares que se estende sob a epiderme.

Assinale a alternativa correta.

A) Somente as afirmativas I e II são corretas. B) Somente as afirmativas I e III são corretas. C) Somente as afirmativas III e IV são corretas. D) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas. E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

02 (UFPB 2010) Em uma aula de Ecologia, o professor falou sobre a importância de alguns representantes do grupo dos anelídeos para o meio ambiente e de sua larga utilização no cultivo de produtos orgânicos.

Sobre esses organismos, é correto afirmar que são:

A) acelomados, possuem sistema digestório completo e corpo formado por vários metâmeros.

B) acelomados, possuem sistema circulatório aberto e respiração cutânea.

C) celomados, possuem sistema circulatório fechado e liberam amônia como produto de excreção.

D) celomados, diploblásticos e possuem reprodução do tipo sexuada e assexuada.

E) celomados, deuterostômios e possuem sistema nervoso formado por gânglios ligados por cordões nervosos.

03 (UFPB 2007) Analise as afirmativas a seguir, referentes a aspectos diversos dos animais metazoários, identificando com V as verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Os grupos de animais Eumetazoários possuem um sistema digestório completo, com exceção dos Cnidá-rios e dos Platelmintos.

( ) Anelídeos e Insetos possuem um sistema nervoso constituído por um ou mais gânglios cerebrais dorsais, que têm continuidade com uma cadeia de gânglios segmentares distribuídos ao longo de um par de cordões nervosos ventrais.

( ) Equinodermos e Protocordados possuem um sistema hidrovascular denominado sistema ambulacrário, cons-tituído por um conjunto de tubos e ampolas que atuam na locomoção, respiração e captura de alimento. ( ) Aves e Mamíferos são vertebrados endotermos,

ambos com alta taxa metabólica, cuja excreta prin-cipal é o ácido úrico.

( ) Tênias são Platelmintos Cestódios que absorvem nutrientes de seu hospedeiro, através do seu tegu-mento especializado, e cujos estágios adultos são endoparasitas de vertebrados. A sequência correta é: A) V, V, F, F, V. B) V, V, V, F, V. C) F, F, V, F, V. D) V, F, V, V, F. E) F, V, F, V, F.

04 (UFPB 2007) O quadro, a seguir, apresenta características dos animais metazoários, identificadas por letras.

Respiração

cutânea Respiraçãotraqueal Respiraçãobranquial

F A C H I J G D E B

Considerando a identificação de cada característica no quadro, associe o conjunto de características da coluna I com os táxons apresentados na coluna II.

Coluna I 1) B, C, F, I 2) A, C, F, J 3) A, D, G, J 4) B, E, G, J 5) A, E, G, H 6) B, D, G, H Coluna II ( ) Minhoca ( ) Barata ( ) Tubarão ( ) Caramujo aquático A sequência correta é: A) 1, 4, 3, 5. B) 6, 1, 4, 2. C) 6, 1, 3, 2. D) 1, 5, 3, 4. E) 6, 2, 1, 4.

(6)

05 (CESGRANRIO) Critérios anatômicos, fisiológicos e embrio-nários servem também de base para estabelecer o grau de parentesco entre os seres e, consequentemente, sua origem evolutiva. Sendo assim, permitem seu enquadramento nas categorias taxonômicas.

Assinale a opção que NÃO apresenta uma justificativa correta no enquadramento dos Anelídeos como seres mais evoluídos que os Cnidários:

A) O sistema circulatório nos Anelídeos é fechado, enquanto que os Cnidários são desprovidos desse sistema.

B) Os Anelídeos apresentam respiração cutânea indireta (com auxílio de sangue), já nos Cnidários, as trocas gasosas se realizam por difusão.

C) Anelídeos são animais triblásticos, enquanto que Cnidá-rios são diblásticos.

D) Presença de tubo digestivo completo em Anelídeos, e incompleto em Cnidários.

E) Presença de sistema nervoso difuso nos Anelídeos, e ganglionar nos Cnidários.

06 Marque a alternativa errada:

A) Os animais da classe Poliqueta possuem o corpo repleto de cerdas implantadas em estruturas chamadas de parapódios.

B) Os animais pertencentes à classe Hirundínea não têm cerdas nem parapódios, e o seu corpo é ligeiramente achatado dorsoventralmente.

C) Os anelídeos possuem digestão extracelular e tubo digestório completo.

D) As minhocas armazenam os alimentos em seu estô-mago, para depois triturá-los na moela.

E) O sistema nervoso dos anelídeos é constituído por um par de gânglios cerebrais, localizados dorsalmente sobre a faringe, e por dois cordões nervosos ventrais, com um par de gânglios por metâmero.

07 (UFPI) Quais dos seguintes animais estão filogeneticamente mais relacionados às aranhas?

A) Caramujos.

D) Tatuzinhos-de-jardim. C) Escorpiões.

D) Mosquitos. E) Abelhas.

08 (UFRGS) Os aracnídeos são animais terrestres que ocorrem em uma grande diversidade de hábitats. Em relação a estes animais, é correto afirmar que:

A) possuem antenas.

B) possuem três pares de patas. C) apresentam excreção por nefrídios. D) possuem quelíceras.

E) são monoicos.

09 (UNIFOR) A minhoca apresenta respiração (I) e circulação (II). Para completar corretamente essa frase, I e II devem ser substituídos, respectivamente, por:

A) cutânea e aberta. B) cutânea e fechada. C) branquial e aberta.

D) branquial e fechada. E) traqueal e fechada.

10 (UFMS) Quando um determinado organismo é triblástico, celomado, com simetria bilateral e o corpo segmentado em metâmeros, é correto afirmar que esse animal pertence ao Filo: A) Annelida. B) Porifera. C) Nematoda. D) Platyhelminthes. E) Cnidária.

07

01 (UEPB 2013) Disponível em:<http://ambientalsustentavel.org/2012/ mudancas-climaticas-aquecimento-global-e-efeito-estufa/>. As populações de pinguins da Antártica estão ameaçadas pelas mudanças climáticas. É o que afirma a pesquisa da Rede WWF, Pinguins da Antártica e Mudanças Climáticas. O estudo mostra que quatro espécies diferentes de pinguins estão sob ameaça crescente.

A respeito dessas aves e o efeito do aquecimento global sobre sua biologia considere as seguintes proposições: I. Por serem aves ápteras, não possuindo ossos

pneu-máticos como as aves voadoras, a ação dos efeitos do aumento da temperatura sobre os pinguins se dará, necessariamente, nos sistemas marinhos e terrestres gelados, típicos de sua área de dispersão.

II. O aquecimento global tem promovido a redução do gelo marinho, formado a partir de água do mar, dimi-nuindo assim a área necessária para cuidar dos filhotes, além do alimento tornar-se cada vez mais escasso por causa do aumento da pesca predatória.

III. Uma camada subdérmica de gordura que pode chegar a ter 3 cm de espessura antes de uma época de reprodução e uma alta densidade de penas sobre o corpo são proprie-dades anatômicas que dificultam a fisiologia dessas aves em temperaturas superiores a seu ótimo térmico. IV. Por serem aves sociais que podem formar imensas

colônias de reprodução, entre outras vantagens, esse aspecto social serve como defesa, uma vez que os pinguins que ficam no interior da colônia estão menos expostos a predadores que comem seus ovos e filhotes e também mais protegidos de nevascas.

V. A poluição marinha é um fator que se adiciona aos efeitos das mudanças climáticas, pois afetam direta e indiretamente a vida dos pinguins, tendo em vista que, por exemplo, os derrames de óleos nas priximidades das áreas de reprodução e de migração são extremamente agressivos para os pinguins e outras aves.

Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas.

A) Todas.

B) II, III, IV e V apenas. C) II, IV e V apenas. D) II e V apenas. E) II, III e V apenas.

(7)

02 (UPE 2013) Quando se fazem referências a peixes, errone-amente se pode achar que a única diferença encontrada entre eles é o habitat, uma vez que alguns habitam águas doces e outros, águas salgadas. No entanto, são muitas as características que os diferenciam. Observe as afirmativas a seguir:

I. O peixe-bruxa é um representante atual de peixes primitivos, que, por não possuírem mandíbulas, não podem se alimentar de presas maiores nem mastigar partes duras dessas presas.

II. O tubarão representa uma classe de peixes, o qual possui um esqueleto firme, porém adaptável, denomi-nado cartilaginoso, e nadadeiras articuladas de amplo movimento.

III. Os peixes ósseos primitivos desenvolveram bolsas de gás, que suplementaram a ação das brânquias e aperfeiçoaram o controle da flutuação, encontradas, atualmente, apenas, nos peixes pulmonados.

IV. Descendentes de peixes com nadadeiras articuladas, tornaram-se, com o tempo, mais adaptados à vida na terra, o que deu origem aos tetrápodes.

Estão corretas, apenas:

A) I e II. B) II e III. C) I e IV. D) II e IV. E) III e IV.

03 (UNESP 2012) No para-choque de um caminhão, estava escrita a frase:

Atrás do caminhão vinha um ônibus escolar e os alunos, além de se divertirem com a frase, fizeram os seguintes comentários.

Pedrinho: – A frase está errada, pois o cavalo-marinho não se faz passar por peixe. Ele é um peixe.

Marcos: – Sim, mas nem tudo está tão errado assim. Afinal, sendo cordados, cavalos e peixes possuem fendas bran-quiais em alguma etapa do seu desenvolvimento.

João: – É verdade. Porém só nisso se assemelham, pois os cavalos, como os demais mamíferos, têm sistema nervoso dorsal, enquanto que no peixe é lateral.

Flávia: – Vocês todos estão errados, pois os cavalos-mari-nhos não são peixes, mas sim crustáceos, como o camarão, a lagosta e o caranguejo.

Rafael: – É isso mesmo! Crustáceos, com todas as caracte-rísticas típicas desse grupo de artrópodes, incluindo cauda articulada e exoesqueleto.

Paulo: – O Rafael só errou em uma coisa: os crustáceos não são artrópodes. Os insetos é que o são.

Gilmar: – Nem peixes, nem crustáceos. São mamíferos aquáticos, ou não se chamariam cavalos-marinhos. Pode-se dizer que estão corretos:

A) Pedrinho, Marcos e João, apenas. B) Pedrinho e Marcos, apenas. C) Flávia e Rafael, apenas. D) Flávia e Paulo, apenas. E) Gilmar, apenas.

04 (UFRGS 2012 – MOD. ENEM – H14) Em certas espécies de répteis, a temperatura de incubação do ovo durante certo período do desenvolvimento é o fator determinante na proporção sexual.

O gráfico a seguir refere-se à proporção sexual dependente da temperatura observada em três espécies de répteis.

GILBERT S. F., Developmente Biology, 6a ed, Suderland (MA): Sinauer Associates, 2000 (Adaptado).

100 75 50 25 0 22 24 26 28 30 32 34 36 Temperatura (ºC)

Proporção sexual (machos

) Espécie nº 1 Espécie nº 2 Espécie nº 3

Com base nos dados apresentados no gráfico, considere as afirmações abaixo.

I. Para a espécie número 1, temperaturas entre 28 oC e

30 oC darão origem a indivíduos de somente um dos

sexos.

II. Para a espécie número 3, uma variação de tempera-tura de apenas 1 oC pode transformar uma maioria de

fêmeas em maioria de machos.

III. Para a espécie número 2, os ovos geram machos em temperaturas frias e fêmeas em temperaturas quentes. Quais estão corretas?

A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas III.

D) Apenas I e II. E) I, II e III.

05 (PUCSP 2012 – MOD. ENEM – H17) Analise a tira de quadri-nhos abaixo.

NÍQUEL NÁUSEA – Fernando Gonsales

Embora hermafroditas, os caramujos normalmente têm fecundação cruzada, mecanismo que leva a descendência a apresentar:

(8)

A) aumento de variabilidade genética em relação à auto-fecundação e maior chance de adaptação das espécies ao ambiente.

B) diminuição da variabilidade genética em relação à auto-fecundação e maior chance de adaptação das espécies ao ambiente.

C) variabilidade genética semelhante à da autofecundação e as mesmas chances de adaptação das espécies ao ambiente. D) diminuição de variabilidade genética em relação à

autofecundação e menor chance de adaptação das espécies ao ambiente.

E) variabilidade genética semelhante à da autofecundação e menor chance de adaptação das espécies ao ambiente.

06 (UDESC 2011) Observe as figuras a seguir:

Figura 1

Figura 2

Elas representam duas classes de animais pertencentes ao Filo Chordata. A respeito das principais características desses animais, analise as proposições abaixo.

I. Na Figura 1, pode-se observer um peixe da Classe Chondrichthyes, animal que apresenta esqueleto carti-laginoso, e, na Figura 2, um representante da Classe Osteichthyes, animais de esqueleto ósseo.

II. A linha lateral é um órgão exclusivo dos peixes ósseos e tem por função detectar vibrações na água.

III. As brânquias dos peixes Chondrichthyes encontram-se protegidas por um opérculo.

IV. Os peixes ósseos flutuam na água graças à presença de uma estrutura denominada bexiga natatória.

V. Os peixes cartilaginosos apresentam a boca localizada na porção ventral do corpo, enquanto nos peixes ósseos a posição é anterior.

Assinala a alternativa correta.

A) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. B) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras. C) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras. D) Somente as afirmativasI, III e V são verdadeiras. E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

07 (UFRGS 2011) A figura abaixo mostra dois peixes identi-ficados pelos números 1 e 2 que apresentam adaptações fisiológicas para sobreviver em diferentes ambientes. As setas indicam o fluxo de sais e de água em cada peixe.

Água Água

SAIS SAIS Peixe teleósteo

de água doce Peixe teleósteomarinho

1 2

Peixe teleósteo de água doce Peixe teleósteo marinho Considere as seguintes afirmações, sobre características desses peixes.

I. O peixe 1 é hipertônico em relação ao ambiente. II. O peixe 1 capta sais por transporte ativo. III. O peixe 2 perde água para o meio por osmose. Quais estão corretas?

A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas I e III. D) Apenas II e III. E) I, II e III. BLOCO

01

01 02 03 04 05 06 07 C B D B D E D BLOCO

05

01 02 03 04 05 E A C A A BLOCO

03

01 02 03 04 05 06 E A D B B A BLOCO

07

01 02 03 04 05 06 07 B C B B A B E BLOCO

02

01 02 03 04 05 06 A A E B A C BLOCO

06

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 D C A B E E C D B A BLOCO

04

01 02 03 04 05 06 07 08 09 B B D D D D E E B

Referências

Documentos relacionados

• in_use_initial_solution: flag que especifica se a solução inicial fornecida pelo usuário deve ser utilizada pelo algoritmo, por exemplo, como ponto inicial para o solver NLP...

Para iniciar o trabalho com este recurso, você pode apresentar uma situação conheci- da relacionada a ocorrência de osmose para os alunos, perguntando, por exemplo, o que

Montar 3 placas de petri (Figura 2): Colocar algodão (ou papel de filtro) no fundo das placas de Petri e rotulá-las de acordo com o tratamento que será realizado (água, ácido

Aproveitamento, até o limite de 2% (dois por cento) de seu efetivo capaz, em funções adequadas e com a correspondente redução salarial, dos empregados que de qualquer forma,

Por exemplo: Caso o cliente compre dois produtos: um deles contemplados pelo desconto do Voucher &#34;Bônus 10&#34; ( por exemplo, um livro) e outro produto, não

substância ou mistura Não existe mais nenhuma informação relevante disponível.. · 5.3 Recomendações para o pessoal de combate

• Hoje, ao analisarmos a bioquímica dos seres vivos, vemos a importância da água, presente entre 70% a 90% nos seres vivos... 4º - A importância química dos demais

José Alexandre de Jesus Perinotto, Prof.Dr.. Dante Luis Chinaglia,