• Nenhum resultado encontrado

Vistos 'gold' facilitam a obtenção da nacionalidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vistos 'gold' facilitam a obtenção da nacionalidade"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

| | | login

"A questão que se coloca relativamente sobre os vistos gold é, fundamentalmente, ser um processo de venda da cidadania", disse hoje à agência Lusa Carlos Nolasco, investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) da

Universidade de Coimbra.

Para o sociólogo, a concessão de vistos gold em Portugal visa "arrecadar dinheiro, no sentido de uma lógica de mercado, vender a cidadania para um espaço privilegiadíssimo, que é o espaço Schengen", procurando "cativar pessoas endinheiradas".

Nos finais de 2012, o Governo português iniciou um novo regime para a concessão e renovação de vistos gold, que permite aos cidadãos estrangeiros que pretendam investir no país obter uma autorização de residência.

FERRAMENTAS Enviar Partilhar Imprimir Comentar este Artigo Aumentar Texto Diminuir Texto PARTILHAR NOTÍCIA RELACIONADO Início Política Desporto Cartaz Vídeos Especiais Galerias Arquivo Notícias Magazine DN Mobile| Iniciativas DN| | Classificados| Loja do Jornal Portugal Globo Economia Ciência Artes TV & Media Opinião Pessoas Portugal

Vistos 'gold' facilitam a obtenção da nacionalidade

por Texto da Lusa, publicado por Lina Santos Hoje Comentar Os vistos gold atribuídos em Portugal facilitam a obtenção da nacionalidade portuguesa e permitem a livre circulação no espaço Schengen, afirmam académicos e sociólogos, que consideram todo o processo "uma mercantilização da cidadania".

0

Gosto

Gosto

0 0

(2)

A atividade de investimento deve decorrer por um período mínimo de cinco anos, prevendo-se opções como a transferência de capital num montante igual ou superior a um milhão de euros, a criação de pelo menos dez postos de trabalho ou a compra de imóveis num valor mínimo de 500 mil euros.

"O que me repugna um bocado é que algo tão básico, tão fundamental, como é o acesso aos direitos de cidadania, que se presume que seja feito em termos de total igualdade a partida, acaba por ter uma diferenciação sobre o rendimento (...), um recuo civilizacional muito grande", afirmou o investigador Rui Pena Pires, do Centro de Investigação e Estudos de

Sociologia (CIES) do ISCTE/IUL.

De acordo com os dois investigadores, os vistos gold permitem um atalho para uma futura cidadania, na medida em que os requisitos solicitados para obter o visto de residência -primeiro passo para a cidadania -, são menos exigentes em relação aos vistos normais concedidos aos estrangeiros.

Os requerentes dos vistos gold devem ter uma permanência mínima no país de sete dias no primeiro ano de residência e 14 dias, seguidos ou interpolados, nos subsequentes períodos de dois anos, podendo pedir a nacionalidade ao final de seis anos, como exige a lei em vigor.

Para obter a nacionalidade, os estrangeiros com os vistos normais de residência devem morar efetivamente no país durante os mesmos seis anos.

Além disso, os estrangeiros com vistos gold poderão também ter acesso ao espaço

Schegen, que segundo Carlos Nolasco, "é um condomínio fechado" criado pelos Estados europeus para "controlar o acesso dos imigrantes, sobretudo do norte de África, do Sudeste Asiático e da América Latina".

Há vários países na Europa que possuem vistos gold, tendo diferentes exigências para a sua obtenção.

Os países periféricos da Europa atingidos pela crise financeira começaram a utilizar

recentemente estes vistos para a captação de investimentos estrangeiros, como Portugal, Espanha, Chipre, Bulgária e Malta, o que leva a uma flexibilização de critérios para a sua concessão.

A flexibilização dos critérios para os vistos gold na União Europeia (UE) já tem suscitado alguma preocupação na Comissão Europeia.

vistos gold,Economia Vistos 'gold' não são atalho para obter cidadania, diz Bruxelas

Nenhum visto 'gold' concedido por criação de emprego

Portugal atribui 208 vistos 'gold' em janeiro e fevereiro

TAGS

DESTAQUES DA SECÇÃO Economia

05-03-14Mais de 50 mil crianças perderam abono de família 05-03-14A Adidas obteve lucro de 790 milhões de euros em

2013

05-03-14Mais de 425 mil desempregados sem direito a subsídio 05-03-14Schweppes alerta para possível comercialização ilegal 05-03-14Economia da zona euro caiu 0,5% no ano passado 05-03-14PSI 20 supera os 7.400 pontos pela primeira vez desde

julho de 2011

05-03-14PSI 20 contraria queda europeia com subida de 2% do BES

05-03-14Vistos 'gold' não são atalho para obter cidadania, diz Bruxelas

05-03-14Nenhum visto 'gold' concedido por criação de emprego

Reacções no Twitter

(3)

Patrocínio Ferramentas

Enviar por Email Partilhar Imprimir

Comentar este Artigo

Em Malta - que além dos vistos gold tentou implementar a venda da sua cidadania por 650 mil euros -, a Comissão Europeia interveio para impedir a venda da cidadania.

"A comissária europeia de Justiça, Viviane Reding, criticou abertamente, a relativamente pouco tempo, este mesmo processo, dizendo que a cidadania é um elemento fundamental da União Europeia, que não tem preço e não deve ser vendida", referiu Carlos Nolasco.

Em 2013, foram concedidos em Portugal cerca de 470 vistos gold e foram investidos ao redor de 300 milhões de euros, sobretudo no ramo imobiliário e por chineses.

Rui Pena Pires, Carlos Nolasco e Jorge Malheiros, investigador do Centro de Estudos Geográficos (CEG/MIGRARE) da Universidade de Lisboa, afirmam que os vistos gold são discriminatórios, que acabam por criar imigrantes de primeira e segunda categorias, privilegiando quem tem maiores rendimentos.

"Não me parece legítimo porque o princípio que funda a cidadania democrática moderna é o princípio da igualdade, não da igualdade material, mas da igualdade no sentido de que, independentemente dos seus rendimentos, as pessoas têm os mesmos direitos", afirmou Rui Pena Pires, questionando a moralidade do visto gold.

Entretanto, para Carlos Mendes Dias, professor da Academia Militar e membro do Centro Português de Geopolítica, os vistos gold "não tem esta componente discriminatória", porque "a priori" tem uma componente de

investimento, mas admite "algum desconforto" pelo fato de "permitir que o cidadão permaneça apenas sete dias no primeiro ano e catorze nos subsequentes".

Os investigadores concluíram que a concessão de vistos gold pode, eventualmente, levar a lavagem de dinheiro e a entrada de grupos criminosos, mas existem controlos por parte dos Estados para tais situações, sendo prematuro fazer qualquer análise mais aprofundada no caso de Portugal, pois o processo está ainda no início.

(4)

410 Visualizações 3 Impressões

0 Comentários

0 Envios

Gorjeta de mil dólares para rapaz da pizza

Peles de leopardo e lontra na Feira da Ladra

Argumentos de Putin "não enganam ninguém", diz Obama

McConaughey em baile de finalistas é um êxito na Net

Comentar

Nome E-mail

Comentário

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo Lembrar dados pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de

resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma

resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

login »

Se tem conta, faça Login

Nome do utilizador

Password

Se não tem conta,

Registe-se aqui

Esqueceu-se da password?

(5)

Pinto da Costa à anos 80 faz furor nas redes sociais

Ronaldo, Meireles e William divertiram-se na noite

Pinto da Costa, sem alternativas, trava rescisão

Atores de Hollywood são meninos da mamã

(6)

Paulo Fonseca rescindiu, Luís Castro é o novo treinador

Maria João Bastos apelidada de "bela atriz espanhola"

Gwen Stefani já deu à luz o seu terceiro filho

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

PUB

(7)

Mundo

Adeus a Nelson Mandela

Mundo Eleições na Alemanha 2013 últimas +lidas +comentadas +pesquisadas Debate quinzenal

Deputados do BE abandonam hemiciclo

RTP

Conselho de Opinião pede não remuneração para o CGI

Conflito

Lollobrigida disputa 36 milhões com o filho em tribunal

Presidente do Estoril

"Marco Silva no FC Porto? Totalmente falso"

Debate quinzenal

Passos desafia PS a dizer o que quer para o pós-troika

Saúde

Hospitais operaram mais doentes com cancro

PUBLICIDADE

Inquérito DN

Alargar horários de exames nos hospitais é solução para reduzir listas de espera? Sim

Não

Ver Resultados

(8)

Matthew McConaughey Carnaval Galeria Ucrânia Televisão media Médio Oriente Cinema vistos gold Ellen DeGeneres António José Seguro Comissão Europeia Ásia Óscares 2014 Óscares Europa EUA e Américas música Rússia

DN

Epaper

Voltar ao Topo Início Política Desporto Cartaz Vídeos Especiais Galerias Arquivo Portugal Globo Economia Ciência Artes TV & Media Opinião Pessoas

Diário de Notícias, 2009 © Todos os direitos reservados | Termos de Uso e Política de Privacidade | Ficha Técnica | Publicidade |

Contactos

Açoriano Oriental | Diário de Notícias | Dinheiro Vivo | DN Madeira | Jornal do Fundão | Jornal de Notícias Assinaturas | Buzz Media | Cosmos | Descontocasiao | JN Descontos | Liga e Ganha | Loja do Jornal

Referências

Documentos relacionados

Património Arqueológico do Concelho de Carregal do Sal - 2ª Fase da Carta e Roteiro 57. Pedaços do meu Sentir (Carlos Adolfo Telles e Abranches D'Aguiar)

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

O fabricante não vai aceitar nenhuma reclamação dos danos causados pela não observação deste manual ou por qualquer mudança não autorizada no aparelho.. Favor considerar

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

Uma maneira viável para compreender uma reação química é através da conservação das massas, isso porque numa abordagem mais ampla, como demonstra no livro

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

Ainda na última parte da narrativa, outro “milagre” acontece: Grenouille apa- rece, de súbito, em meio ao povo, destampa uma pequena garrafa que trazia consi- go, borrifa-se com

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for