• Nenhum resultado encontrado

RELATÓ RIÓ FINAL DE ESTA GIÓ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓ RIÓ FINAL DE ESTA GIÓ"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

RELATÓ RIÓ FINAL DE

ESTA GIÓ

Melissa Alexandra Fernandes Poon

Nº de Aluna 2009255

Ano Lectivo 2014/2015

Lisboa

Mestrado Integrado

em Medicina

(2)

Relatório Final de Estágio

2014/2015

Melissa Alexandra Fernandes Poon

1

Índice

I.Introdução 2

II.Objectivos 2

III.Síntese das Actividades Desenvolvidas 3 a) Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar 3

b) Estágio Parcelar de Pediatria 3

c) Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia 4 d) Estágio Parcelar de Saúde Mental 4

e) Estágio Parcelar de Medicina 5

f) Estágio Parcelar de Cirurgia 5

g) Estágio Clínico Opcional – Endocrinologia 6 h) Preparação para a Prática Clínica 6

IV. Reflexão Crítica Final 7

V. Anexos 10

1. Cronograma dos estágios parcelares do ano lectivo 2014/2015 11 2. Trabalhos elaborados durante o ano lectivo 2014/2015 12 3. certificados das actividades extracurriculares 13

(3)

Relatório Final de Estágio

2014/2015

Melissa Alexandra Fernandes Poon

2

I.Introdução

O Estágio Profissionalizante (EP) do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-UNL), componente principal do 6º ano do curso, surge após três anos lectivos iniciais de um estudo essencialmente teórico, complementados com dois anos subsequentes mais direcionados para a prática clínica, e é um estágio clínico organizado em seis estágios parcelares, que engloba áreas clínicas e cirúrgicas, e tem por objectivo dotar os alunos de atitudes e aptidões essenciais para o seu futuro profissional como médicos.

A realização deste relatório visa a descrever as actividades desenvolvidas ao longo do EP e encontra-se dividido em quatro pontos: a presente nota introdutória, os objectivos aos quais me propus no início deste ano lectivo, uma descrição sumária dos vários estágios parcelares que frequentei, bem como as Unidades Curriculares Opcional e de Preparação para a Prática Clínica e, por fim, uma análise crítica global de todo o ano profissionalizante. Encontram-se ainda em anexo um cronograma dos estágios parcelares, um quadro contendo os trabalhos que realizei ao longo deste ano e ainda os vários certificados das actividades extracurriculares.

II.Objectivos

Durante este ano profissionalizante tive a oportunidade de realizar vários estágios médico-cirúrgicos pelos quais já tinha passado anteriormente. Desde o início que me comprometi a consolidar os conhecimentos adquiridos durante o curso e aplicá-los na prática clínica. Propus-me a perceber a dinâmica e a realidade dos diferentes serviços e departamentos e a desenvolver a autonomia necessária para o início do exercício de funções no Internato do Ano Comum. Procurei aperfeiçoar as competências de

(4)

Relatório Final de Estágio

2014/2015

Melissa Alexandra Fernandes Poon

3

comunicação interpessoal necessárias para estabelecer uma boa relação médico-doente e, através do contacto com as várias especialidades que compõem o EP, as bases que me orientassem na escolha da carreira médica a seguir.

III. Síntese das Actividades Desenvolvidas

a) Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar – 15 de Setembro de 2014

a 10 de Outubro de 2014.

O Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar, sob regência da Professora Doutora Isabel Santos, decorreu na Unidade de Saúde Familiar de Venda Nova, sob a tutela da Dra. Maria João Queiroz. Tive a oportunidade de assistir a diversos tipos de consulta: Consulta Aberta/Doença Aguda e Consultas Programadas pelo Utente nomeadamente Saúde de Adultos, Consulta de Hipertensão Arterial, Consulta de Diabetes Mellitus e Saúde Infantil; de trabalhar com o programa informático utilizado no Centro de Saúde, nomeadamente para efectuar registos clínicos e para prescrição supervisionada de fármacos e de realizar consultas sozinha. Pude ainda acompanhar a equipa de enfermagem na sala de tratamentos do Centro de Saúde. No final das quatro semanas elaborei um “Diário de Exercício Orientado”, que foi objecto de avaliação oral por parte de um júri.

b) Estágio Parcelar de Pediatria – 13 de Outubro de 2014 a 7 de Novembro

de 2014.

O Estágio Parcelar de Pediatria, sob regência do Professor Doutor Luís Varandas, decorreu no Hospital Dona Estefânia, tutelado pela Dra. Marta Conde. Tive oportunidade de observar consultas de sub-especialidade da Pediatria, o que me permitiu contactar com patologias mais específicas; de acompanhar as actividades do dia-a-dia da

(5)

Relatório Final de Estágio

2014/2015

Melissa Alexandra Fernandes Poon

4

Enfermaria; de acompanhar a minha tutora no Serviço de Urgência (SU), o que me permitiu a familiarização com as patologias que afectam mais frequentemente as crianças, assim como planos de actuação; assisti ainda a consultas de imunoalergologia, às reuniões diárias de passagem de doentes e às Sessões Clínicas do Hospital.

c) Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia – 10 de Novembro de 2014

a 5 de Dezembro de 2014.

O Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia, sob regência da Professora Doutora Teresa Ventura, decorreu no Hospital Dona Estefânia, sob a tutela da Dra. Carla Leitão. Nas duas primeiras semanas do estágio, na rotação de Obstetrícia, assisti às consultas de Gravidez de Alto Risco, às consultas de Referência e ao Diagnóstico Pré-Natal (DPN) e passei ainda pelo Bloco de Partos. No âmbito da Ginecologia, tive contacto com o Bloco Operatório, a Unidade de Histeroscopia e a Consulta Externa de Ginecologia e Climatério. Frequentei também o SU da Maternidade Alfredo da Costa durante todas as segundas-feiras do estágio. Durante o estágio foi-me permitido efetuar alguns procedimentos do exame objetivo ginecológico e obstétrico.

d) Estágio Parcelar de Saúde Mental – 8 de Dezembro de 2014 a 16 de

Janeiro de 2015.

O Estágio Parcelar de Saúde Mental, sob regência do Professor Doutor Fernando Miguel Xavier, decorreu no Departamento de Saúde Mental do Hospital Egas Moniz, tutelado pelo Dr. António Neves. Teve início com um dia de seminários teórico-práticos, leccionados pelo regente na FCM-UNL, onde foram abordadas situações psiquiátricas frequentes no contexto de urgência. Relativamente à compenente prática do estágio, esta foi dividida em duas semanas na Psiquiatria de Ligação, onde tive oportunidade de

(6)

Relatório Final de Estágio

2014/2015

Melissa Alexandra Fernandes Poon

5

assistir às consultas de psiquiatria, seguida de duas semanas no Hospital de Dia, onde pude assistir e participar nas actividades de grupo de Psicomotricidade e Mediação Corporal, Psicoeducação, Psicoterapia de grupo e Psicoterapia individual/Consulta de Hospital de Dia. Por iniciativa própria fui também por um dia à enfermaria acompanhar as atividades específicas deste local. Frequentei ainda dois turnos do SU do Hospital S. Francisco Xavier, onde pude observar doentes no contexto de apresentação aguda da sua doença, juntamente com a respectiva abordagem clínica e farmacológica.

e) Estágio Parcelar de Medicina – 26 de Janeiro de 2015 a 20 de Março de

2015.

O Estágio Parcelar de Medicina, sob regência do Professor Doutor Fernando Nolasco, decorreu no Serviço de Medicina II do Hospital Egas Moniz, sob a tutela da Dra. Manuela Soares. Durante as oito semanas de estágio fui integrada na sua equipa e participei nas actividades diárias da enfermaria, auxiliando na avaliação diária dos doentes com realização do diário clínico e interpretação e discussão de exames complementares de diagnóstico, e realizando notas de entrada e notas de alta. Semanalmente, assisti à Visita Clínica, apresentando sempre um doente, frequentei o SU no Hospital S. Francisco Xavier e tive ainda oportunidade de frequentar a Urgência Interna. Pude também aperfeiçoar procedimentos como punções venosas e arteriais e observei a colocação de catéteres venosos periféricos e mielogramas. Considero também importante a componente teórica deste estágio, que consistiu em seminários teórico-práticos semanais na FCM-UNL, dirigidos aos alunos, e trabalhos realizados pelos alunos do 6º ano.

(7)

Relatório Final de Estágio

2014/2015

Melissa Alexandra Fernandes Poon

6

f) Estágio Parcelar de Cirurgia – 23 de Março de 2015 a 22 de Maio de 2015.

O Estágio Parcelar de Cirurgia, sob regência do Professor Doutor Rui Maio, decorreu no Departamento de Cirurgia do Hospital Beatriz Ângelo, sob a tutela do Dr. Vítor Moura Guedes. As oito semanas de estágio dividiram-se em uma semana de sessões teóricas e teórico-práticas, uma semana no Serviço de Urgência Geral, quatro semanas em Cirurgia Geral e duas semanas numa especialidade opcional, no meu caso foi Anestesiologia. No Serviço de Urgência Geral tive oportunidade de frequentar o Posto de Estadia Curta, o Posto de Observação Rápida e a Pequena Cirurgia. Durante as quatro semanas de Cirurgia Geral acompanhei o meu tutor na Enfermaria, Serviço de Urgência, Consulta Externa e Bloco Operatório, onde tive oportunidade de participar como segunda ajudante numa cirurgia. Em relação às semanas de passagem pelo Serviço de Anestesiologia, sob a tutela da Dra. Ana Machado, frequentei as áreas da Consulta de avaliação anestésica, Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos, Bloco Operatório, Sala de Broncologia e Sala de Técnicas Endoscópicas, e realizei alguns procedimentos como a colocação de Máscara Laríngea e Ventilação Mecânica. Na última semana houve um Mini-congresso onde cada grupo de alunos realizou uma apresentação sobre um caso clínico acompanhado durante o período de estágio.

g) Estágio Clínico Opcional: Endocrinologia – 25 de Maio de 2015 a 5 de

Junho de 2015.

Nesta Unidade Curricular, sob regência do Professor Doutor José Delgado Alves, tivemos a oportunidade de escolher tanto a especialidade como o local onde gostaríamos de realizar o nosso estágio e teve uma duração de duas semanas. Endocrinologia foi a especialidade que escolhi por ser uma área que me desperta bastanta interesse, e realizei o estágio no Departamento de Endocrinologia do Hospital da Luz sob a tutela do Dr.

(8)

Relatório Final de Estágio

2014/2015

Melissa Alexandra Fernandes Poon

7

António Garrão. Tive oportunidade de acompanhar o meu tutor e os outros médicos do departamento nas consultas e no seguimento de doentes internados noutros serviços com patologia do foro endocrinológico.

h) Preparação para a Prática Clínica - 2º semestre.

Esta Unidade Curricular, sob regência do Professor Doutor Roberto Palma dos Reis, foi leccionada sob a forma de aulas téoricas quinzenais na FCM-UNL, abordando diversos temas transversais à Medicina, sobre o ponto de vista de cada uma das especialidades mais relevantes. A avaliação da disciplina teve em conta a assiduidade dos alunos e a sua prestação.

IV. Reflexão Crítica Final

Após descrever resumidamente as actividades desenvolvidas durante este ano, é com agrado que constato que foi um dos anos mais importantes do curso, reconhecendo, nas diferentes experiências vivenciadas, os objectivos a que me propus inicialmente serem cumpridos.

Ao reflectir sobre o meu desempenho, constato que este foi melhorando significativamente ao longo do ano, tendo adoptado uma atitude progressivamente mais pró-activa e adquirido mais autonomia e auto-confiança. Acredito ter aprofundado os conhecimentos obtidos durante os cinco anos anteriores, adquirindo novos, pondo-os à prova na medida que os passava para a prática, crescendo sob a orientação de todos os meus tutores e com os ensinamentos de todos os elementos das equipas por onde passei. Ao longo deste ano, pude desenvolver as minhas capacidades no estabelecimento de uma boa relação médico-doente, compreendendo a importância de uma abordagem multidisciplinar e holística do doente. Integrei diferentes equipas e

(9)

Relatório Final de Estágio

2014/2015

Melissa Alexandra Fernandes Poon

8

contactei com diversas formas de trabalhar apercebendo-me da dinâminca e da estrutura organizacional de diferentes centros hospitalares.

A nível de crescimento pessoal, destaco o meu estágio de Saúde Mental, pois permitiu-me passar a encarar de um modo bastante mais natural a doença mental e os seus portadores. Apercebi-me que, de facto, o estigma ainda é grande, mesmo entre os próprios estudantes de Medicina e, como tal, este estágio torna-se precioso para combater o mesmo. A oportunidade de contactar com os cuidados primários trouxe também uma nova perspectiva sobre a Medicina Geral e Familiar. Considero que ambas as experiências foram essenciais na minha formação por me terem obrigado a vencer vários obstáculos, aos quais ainda não tinha sido confrontada. No estágio de Pediatria reconheço ter desenvolvido bastante a minha capacidade de interacção com o doente pediátrico. Já no estágio de Ginecologia e Obstetrícia a vertente prática revestiu-se de maior importância, o que me permitiu aperfeiçoar várias técnicas. Em relação aos estágios do segundo semestre, começando pelo primeiro, Medicina, este permitiu-me ganhar habilidade para, de forma autónoma, avaliar, diagnosticar e prescrever as medidas terapêuticas para as situações clínicas mais prevalentes e de maior gravidade na população. Por último, em Cirurgia, consolidei conhecimentos adquiridos anteriormente, adquiri novos e contactei com a prática clínica cirúrgica em meio hospitalar, destacando-se, neste contexto a oportunidade que tive de participar em cirurgias.

Realço como extremamente positivo o ratio aluno/tutor, que na maioria dos estágios foi de 2:1. Este facto permitiu um melhor acompanhamento pelos meus orientadores nas questões que, naturalmente, não estava tão rotinada ou simplesmente desconhecia. A todos eles devo muito do meu crescimento ao longo deste ano, tanto do ponto de vista técnico, científico, bem como pessoal, através da confiança depositada e responsabilidade que me foi sendo atribuída. A oportunidade fornecida pela Unidade

(10)

Relatório Final de Estágio

2014/2015

Melissa Alexandra Fernandes Poon

9

Curricular Opcional, em concreto pelo Estágio Clínico Opcional, ao permitir duas semanas de estágio num local e especialidade à escolha, foi também deveras positiva. Pude, dessa forma, estagiar numa área que considero como uma opção futura.

Como aspecto a melhorar, aponto apenas a discrepância existente no grau de exigência, carga horária e, nalguns casos, a pouca uniformização existente nas avaliações praticadas entre os diversos locais de estágio.

Posso dizer que encerro este capítulo do meu percurso académico satisfeita e com a sensação de dever cumprido. Não permito no entanto, que este sentimento me faça pensar que já sei tudo aquilo que preciso para o cumprimento das minhas metas, pelo menos naquele momento em particular. Isto porque o conhecimento em Medicina é infindável e em constante mudança, e isso requer do médico uma vida inteira em permanente actualização.

Termino deixando um agradecimento a todos os Professores, Assistentes, Funcionários da Faculdade, Colegas e Família, que, de uma maneira ou outra, deram o seu contributo para esta caminhada que agora acaba. Levo comigo as experiências e as lições que, enquanto estudante da Faculdade de Ciências Médicas, vivenciei, assim como a responsabilidade incutida, característica da profissão que há seis anos elegi.

“No greater opportunity, responsibility or obligation can fall to the lot of a human being than to become a physician. In the care of the suffering, he needs technical skill,

scientific knowledge, and human understanding. He who uses this with courage, with humility and with wisdom, will provide a unique service for his fellow beings, and will build an enduring edifice of character within himself. The physician should ask of his destiny no

more than this; he should be content with no less.”

(11)

Relatório Final de Estágio

2014/2015

Melissa Alexandra Fernandes Poon

10

(12)

Relatório Final de Estágio

2014/2015

Melissa Alexandra Fernandes Poon

11

Anexo 1: Cronograma dos estágios parcelares do ano lectivo 2014/2015.

Data

Estágio Parcelar

15/09/2014 a 10/10/2014

(4 semanas de Estágio)

Medicina Geral e Familiar

Regente: Profª. Doutora Isabel Santos Local: Unidade de Saúde Familiar de

Venda Nova

Tutora: Dra. Maria João Queiroz

13/10/2014 a 7/11/2014

(4 semanas de Estágio)

Pediatria

Regente: Prof. Doutor Luís Varandas Local: Hospital Dona Estefânia

Tutora: Dra. Marta Conde

10/11/2014 a 5/12/2015

(2 semanas em Obstetrícia e 2 semanas em Ginecologia)

Ginecologia e Obstetrícia

Regente: Profª. Doutora Teresa Ventura Local: Hospital Dona Estefânia

Tutora: Dra. Carla Leitão.

8/12/2014 a 16/1/2015

(2 semanas na Psiquiatria de Ligação e 2 semanas no Hospital de Dia)

Saúde Mental

Regente: Prof. Doutor Fernando Miguel Xavier

Local: Departamento de Saúde Mental do Hospital Egas Moniz

Tutor: Dr. António Neves.

26/1/2015 a 20/3/2015

(8 semanas de Estágio)

Medicina

Regente: Prof. Doutor Fernando Nolasco Local: Serviço de Medicina II do Hospital

Egas Moniz

Tutora: Dra. Manuela Soares

23/3/2015 a 22/5/2015

(8 semanas de Estágio)

Cirurgia

Regente: Prof. Doutor Rui Maio Local: Departamento de Cirurgia do

Hospital Beatriz Ângelo Tutor: Dr. Vítor Moura Guedes

(13)

Relatório Final de Estágio

2014/2015

Melissa Alexandra Fernandes Poon

12

Anexo 2: Trabalhos elaborados durante o ano lectivo 2014/2015.

Estágio Parcelar

Tema e Autoria

Pediatria “Puberdade Precoce”

Melissa Poon e Eduardo Dutra

Ginecologia e Obstetrícia “Sindrome dos Anticorpos

Antifosfolípidos (seronegativo)”

Melissa Poon

Medicina “Hipertensão Secundária”

Melissa Poon e Eduardo Dutra

Cirurgia “Nódulos da região Parotídea – Um

Caso Clínico”

(14)

Relatório Final de Estágio

2014/2015

Melissa Alexandra Fernandes Poon

13

Anexo 3.1.: Certificado de Participação no Curso de Formação Profissional – “Dia

(15)

Relatório Final de Estágio

2014/2015

Melissa Alexandra Fernandes Poon

14

(16)

Relatório Final de Estágio

2014/2015

Melissa Alexandra Fernandes Poon

15

Anexo 3.3.: Certificado de Participação no Curso de Formação Profissional – “4º Curso

Referências

Documentos relacionados

A fim de que se possa verificar a conservação da energia mecânica no movimento do sistema da posição (1) para a posição (2), utilizou-se os valores já indicados anteriormente: da

Numa quinta dimensão também relativa ao tipo de fruição musical, a distribuição dos entrevistados revela que a maioria destas pessoas também se situa no tipo misto, o

A finalidade do estudo foi compreender as condições de trabalho, como são realizados os processos de produção e realizar um mapeamento de risco no setor produtivo, para propor

sendo lícito ao julgador exigir mais do que um concessionário normalmente prudente e zeloso. O juiz deverá bastar-se com a demonstração pela concessionária de

As doenças neurodegenerativas como a doença de Parkinson, Alzheimer, ELA, demência frontotemporal e a doença de Huntington estão associadas a várias condições

Este sería el caso de la propia Roma en la Edad Media, ciudad que es bien conocida desde el punto de vista urbano e histórico, pero no tanto de sus fundamentos políticos y

O presente relatório visa refletir sobre a pertinência da Educação no seu cômputo geral e a coexistência de duas disciplinas, Educação para a Cidadania e Educação Moral e

(2009) que determinaram os fatores associados à prevalência de sobrepeso e à obesidade em escolares e verificaram que um maior tempo assistindo TV não apresenta relação com