• Nenhum resultado encontrado

Objetivo: Utilização dos recursos do software TRANSIENT VIEW para análise de oscilografia.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Objetivo: Utilização dos recursos do software TRANSIENT VIEW para análise de oscilografia."

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202

Tutorial de Teste

Tipo de Equipamento: Relé de Proteção

Marca: -

Modelo: -

Funções: Análise de Oscilografias

Ferramenta Utilizada: CTC

– TRANSIENT VIEW

Objetivo: Utilização dos recursos do software TRANSIENT VIEW

para análise de oscilografia.

Controle de Versão:

Versão Descrições Data Autor Revisor

1.0 Versão inicial 25/07/2016 A.C.S. M.R.C. 1.1 Melhorias nas descrições 02/03/2017 A.C.S M.R.C.

(2)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202 Sumário

1. Características gerais sobre o software Transient View: ... 4

2. Ajustes do software Transient View ... 5

2.1 Abrindo o Transient View ... 5

2.2 Configurando os Ajustes ... 6

2.3 Sistema ... 7

3. Ajustes Distância ... 8

3.1 Tela Distância > Ajuste Prot. Distância ... 8

4. Ajustes Sincronismo ... 9

4.1 Tela “Sincronismo” > “Sistemas” ... 9

4.2 Tela Sincronismo > Ajuste de Sincronização ... 10

5. Direcionamento de Canais ... 11

6. Restauração do Layout ... 11

7. Estrutura para carregar um arquivo COMTRADE ... 12

7.1 Criando sequência de eventos COMTRADE ... 12

(3)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202 Termo de Responsabilidade

As informações contidas nesse tutorial são constantemente verificadas. Entretanto, diferenças na descrição não podem ser completamente excluídas; desta forma, a CONPROVE se exime de qualquer responsabilidade, quanto a erros ou omissões contidos nas informações transmitidas. Sugestões para aperfeiçoamento desse material são bem vindas, bastando o usuário entrar em contato através do email suporte@conprove.com.br.

O tutorial contém conhecimentos obtidos dos recursos e dados técnicos no momento em que foi escrito. Portanto a CONPROVE reserva-se o direito de executar alterações nesse documento sem aviso prévio.

Este documento tem como objetivo ser apenas um guia, o manual do equipamento a ser testado deve ser sempre consultado.

ATENÇÃO!

O equipamento gera valores de correntes e tensões elevadas durante sua operação. O uso indevido do equipamento pode acarretar em danos materiais e físicos.

Somente pessoas com qualificação adequada devem manusear o instrumento. Observa-se que o usuário deve possuir treinamento satisfatório quanto aos procedimentos de manutenção, um bom conhecimento do equipamento a ser testado e ainda estar ciente das normas e regulamentos de segurança.

Copyright

Copyright © CONPROVE. Todos os direitos reservados. A divulgação, reprodução total ou parcial do seu conteúdo, não está autorizada, a não ser que sejam expressamente permitidos. As violações são passíveis de sansões por leis.

(4)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202 Sequencia para visualização de arquivo COMTRADE no software Transient View 1. Características gerais sobre o software Transient View:

O “Transient View” é uma ferramenta que visa auxiliar o profissional na análise de perturbações e eventos. É possível, portanto, carregar um arquivo de oscilografia, e com um correto direcionamento de sinais, tanto analógico como digital, o usuário consegue diagnosticar o que realmente causou um defeito no sistema elétrico.

Se diferenciando dos softwares equivalentes do mercado, o “Transient View” conta com poderosas ferramentas exclusivas de análise, facilitando ainda mais o usuário em seu trabalho. Pode-se então destacar:

Suportabilidade de arquivos COMTRADE (“.cfg” e “.cff”) e ATP (“.lis”).

 Inserção de várias oscilografias com recurso de sincronização entre elas.

 Inserção de ajustes de zonas de impedância dos principais fabricantes encontrados no mercado.

 Inserção de ajustes de sincronismo.

 Geração de relatório padronizado.

 Análise das formas de onda com valores em absoluto ou relativo, primário ou secundário.

 Análise das formas de onda com o tempo em segundos ou em ciclos.

 Análise das formas de onda visualizando: RMS x t, Ângulo x t, Frequência x t, dF/dt x t.

 Análise de formas de onda no tempo calculadas automaticamente: Potências Ativa, Reativa e Aparente (por fase ou trifásicas), Impedâncias, Resistências ou Reatâncias (fase-terra ou fase-fase), Componentes simétricas (Sequências positiva, negativa e zero) dos sinais associados.

 Análise fasorial com recursos de visualização da trajetória do vetor.

 Análise fasorial calculada automaticamente: Potências Ativa, Reativa e Aparente (por fase ou trifásicas), Impedâncias, Resistências ou Reatâncias (fase-terra ou fase-fase), Componentes simétricas (Sequências positiva, negativa e zero) dos sinais associados.

 Análise de trajetória de impedâncias fase-terra, fase-fase.

 Análise de trajetória de potências.

 Análise Harmônica e Inter-harmônica de cada sinal associado.

 Análise de sincronismo de sinal através do sincronoscópio.

 Inserção de marcações e comentários nas áreas gráficas.

 Dois cursores de tempo, e que interagem entre si.

 Exportação de imagens ou de dados (COMTRADE ou CSV).

(5)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202 2. Ajustes do software Transient View

2.1 Abrindo o Transient View

Clique no ícone do gerenciador de aplicativos “CTC”.

Figura 1

Efetue um clique no ícone do software “Transient View”.

(6)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202

Figura 3

2.2 Configurando os Ajustes

Ao abrir o software a tela de “Ajustes” abrirá automaticamente (desde que a opção “Abrir Ajustes ao Iniciar” encontrado no menu “Opções Software” esteja selecionada). Caso contrário clique diretamente no ícone “Ajustes”.

Figura 4

Dentro da tela de “Ajustes” preencha a aba “Inform. Gerais” com dados do dispositivo testado, local da instalação e o responsável. Isso facilita a elaboração do relatório sendo que essa aba será a primeira a ser mostrada.

(7)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202

Figura 5

2.3 Sistema

Na tela a seguir dentro da sub aba “Nominais” são configurados os valores de frequência, sequencia de fase, tensões primárias e secundárias, correntes primárias e secundárias, relações de transformação de TPs e TCs. Existe ainda duas sub abas “Impedância” e “Fonte” cujos dados não são relevantes para esse teste.

Figura 6

Existem outras abas onde o usuário pode inserir notas e observações, figuras explicativas, pode criar um “check list” dos procedimentos para realização de teste e ainda criar um esquema com toda a pinagem das ligações entre mala de teste e o equipamento de teste.

(8)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202 3. Ajustes Distância

Para facilitar, o usuário pode inserir zonas de proteção juntamente com os recursos de visualização de impedâncias, trajetórias de impedância e de potência, aumentando o grau de complexidade da análise. Como exemplo será parametrizado com seis zonas. Três zonas para loops bifásicos / trifásicos e outras três para loops monofásicos. 3.1 Tela Distância > Ajuste Prot. Distância

O ajuste será feito importando um arquivo de extensão “.RIO”. Para realizar o procedimento basta clicar no botão “Importar”, destacado de verde na figura abaixo. Note que todos os ajustes de zonas trifásicas/bifásicas e monofásicas irão aparecer e que inclusive o fator de terra também estará ajustado. Vale ressaltar que o usuário pode inserir zona por zona, utilizando as máscaras, que são pré-ajustes dos principais fabricantes encontrados no mercado. Para isso, basta clicar no botão “Inserir”.

(9)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202 4. Ajustes Sincronismo

4.1 Tela “Sincronismo” > “Sistemas”

Seguindo a mesma linha, o usuário pode inserir dados de sincronização para facilitar sua análise. Nessa aba devem-se inserir os dados do sistema um, especificando qual a sua composição: Monofásico, Trifásico FN ou Trifásico FF. Deve-se ajustar a tensão de referência, e dependendo do caso precisa-se compensar a defasagem inserida pelo transformador.

Para o sistema dois deve-se configurar similarmente ao sistema um com relação a sua composição e tensão de referência. Nessa mesma tela ajustam-se os valores de tensão primária e secundária, além das corrente primárias e secundárias. Para o disjuntor deve-se inserir o valor do tempo para que ocorra seu fechamento efetivo. Existe ainda o campo “Níveis Iguais ao Sistema 1” que quando selecionado iguala as tensões do sistema 2 ao do sistema 1.

(10)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202 4.2 Tela Sincronismo > Ajuste de Sincronização

Nessa tela são estipuladas as diferenças de tensão, frequência e o ângulo máximo tolerável para que ocorra o sincronismo. Ajustam-se ainda os valores máximos e mínimos permitidos de tensão e frequência para que ocorra o sincronismo. Esses valores são ajustados em porcentagem referentes aos valores nominais do sistema 1. Configura-se também o tempo máximo para que ocorra o sincronismo, e as tolerâncias relativas e absolutas de tensão, frequência, tempo e a tolerância absoluta para o ângulo. Esses ajustes devem ser feitos de acordo com as informações dadas no manual do fabricante do relé.

(11)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202 5. Direcionamento de Canais

Clique no ícone destacado para associar os hardwares configurados com os nós que serão criados. Escolha para isso a opção “Avançado”. Na aba “Saída: Anag e SV” crie quantos nós forem necessários (um para cada COMTRADE que será adicionado), nesse caso foi criado somente um e nomeado de “NO01”. Adicione quantos pontos de tensão e corrente achar necessário associando com o “NO01”, basta clicar no sinal “+” destacado na figura abaixo. Mais a seguir, cada ponto será linkado a um sinal do arquivo COMTRADE analisado.

Figura 10

6. Restauração do Layout

Devido à grande flexibilidade que o software apresenta permitindo que o usuário escolha quais janelas sejam apresentadas e em qual posição, utiliza-se o comando para restaurar as configurações padrões. Clique no botão “Layout” e em seguida em “Recriar Gráficos” repita o processo clicando em “Layout” e em “Restaurar Layout”. No decorrer do teste são excluídas as janelas que não são relevantes.

Figura 11

(12)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202

Figura 12

7. Estrutura para carregar um arquivo COMTRADE 7.1 Criando sequência de eventos COMTRADE

Adicione a quantidade de sequências desejada. Clique no botão “Inserir Nova” destacado a seguir e depois de um duplo clique na aba “Sequência”. Cada sequencia pode ser carregada com um arquivo “COMTRADE” diferente.

(13)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202

Figura 14

Clique na opção “N01” destacado em vermelho da figura anterior e maximize o tamanho da janela para facilitar a visualização. Mude o nome “Seq. 001” para “COMTRADE_01”. Escolha a opção “COMTRADE” destacado de verde. Em seguida, clique no botão destacado de azul.

Figura 15

Após localizar e carregar um arquivo COMTRADE (extensão “.cfg”), é hora de direcionar cada sinal desse arquivo com os pontos criados no “NO01” (destacado de vermelho na figura abaixo). Note que quanto mais pontos criados no “NO01”, mais sinais você pode associar. Para facilitar a visualização, separe os sinais de tensão e corrente (destacado de verde na figura abaixo). Caso o usuário queira amplificar ou atenuar o sinal, basta parametrizar a porcentagem de ganho. (Destacado de azul na figura abaixo). Em seguida clique no botão “OK” destacado de vermelho.

(14)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202

Figura 16

Dê um duplo clique na barra destacado de verde na figura abaixo.

Figura 17 .

(15)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202

Figura 18

Dê um duplo clique na aba destacada na figura acima, em seguida, maximize a janela.

(16)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202

Nessa janela é possível visualizar valores de tensão e corrente em: RMS pelo tempo, valor do ângulo pelo tempo, frequência pelo tempo e df/dt pelo tempo. Para isso, clique com o botão direito na região gráfica, em seguida escolha a opção “Exibir”, depois escolha o modo de exibição. Dê um duplo clique na região destacada de verde na figura acima.

Um recurso que é bastante útil é a medição instantânea de cada sinal. Para utilizar o recurso, na aba forma de onda, clique na descrição do sinal. Conforme destacado abaixo:

Figura 20

Note que o cursor do tempo for deslocado, os valores dos sinais selecionados são atualizados no quadro destacado de roxo.

(17)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202

Figura 21

Dê um duplo clique na aba destacada na figura acima, em seguida, maximize a janela.

Figura 22

Nessa janela é possível visualizar valores de tensão e corrente em modo fasorial. Existem recursos de Opção de defasagem, ângulos no gráfico, valores a serem exibidos nas colunas da tabela ao lado, conforme destacado acima. Existe também um recurso que permite o usuário verificar a trajetória do vetor. Para acessar tal

(18)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202

recurso, clique com o botão direito na região gráfica e clique na opção “Mostrar Trajetória” conforme destacado abaixo de vermelho. Ao movimentar o cursor, destacado de azul, o usuário irá perceber que o vetor irá se deslocar dentro ta trajetória plotada. Dê um duplo clique na região destacada de verde.

Figura 23

Figura 24

Dê um duplo clique na aba destacada na figura acima, em seguida, maximize a janela.

(19)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202

Figura 25

Nessa janela é possível visualizar trajetória de impedância fase-fase e fase-terra. É possível escolher quais grandezas vão aparecer na tabela ao lado, conforme destacado acima. Existe também um recurso que permite o usuário verificar a variação de tempo de um determinado trecho da trajetória, conforme destacado de azul. O usuário deve observar que as zonas cadastradas no inicio desse tutorial estão presentes do gráfico de trajetórias, facilitando muito a análise de uma ocorrência. Dê um duplo clique na região destacada de verde.

Figura 26

Dê um duplo clique na aba destacada na figura acima, em seguida, maximize a janela.

(20)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202

Figura 27

Nessa janela é possível visualizar a quantidade de harmônicas presentes em um determinado sinal, seja ele tensão ou corrente. Para selecionar qual sinal será analisado o usuário deve informar o canal e a grandeza medida, destacado de vermelho. Existem dois cursores, no qual o usuário deve selecionar o que irá varrer o sinal (destacado de roxo) para plotagem das barras de harmônicas, destacado de azul. Clicando na aba destaca de laranja, o usuário tem acesso ao gráfico de inter-harmônicas. Dê um duplo clique na região destacada de verde.

Figura 28

Dê um duplo clique na aba destacada na figura acima, em seguida, maximize a janela.

(21)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202

Figura 29

Nessa janela é possível visualizar um sincronoscópio, no qual o usuário pode verificar a sincronização na região correta. A região azul mais clara é delimitada pelos parâmetros inseridos anteriormente na configuração geral. Para selecionar qual sinal será analisado o usuário deve informar o canal de cada sistema, destacado de vermelho. O usuário tem a opção de deslocar a barra destacada de azul, dessa maneira é possível ver os vetores no sincronoscópio e verificar se houve ou não sincronismo. Dê um duplo clique na região destacada de verde.

(22)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202 APÊNDICE A

Inserção de Múltiplos Arquivos COMTRADE.

Nesse apêndice é dado um passo a passo para o usuário inserir vários arquivos COMTRADE. Dessa maneira, mesmo que esse arquivo seja de uma fonte diferente, com os recursos que o Transient View possui é possível analisá-los em uma mesma base de tempo, inclusive eliminando possíveis defasagens de tempo (sincronização). É necessário que se crie um NÓ de potência para cada COMTRADE que irá ser inserido. Para isso vá ao direcionamento de canais e adicione um NÓ (destacado de verde), crie os sinais que necessários que pertencerão a esse NÓ (destacado de roxo), conforme destacado na figura abaixo:

(23)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202

Observe agora na aba “Sequências” que existirão dois meios para se inserir um arquivo COMTRADE.

Figura 32

Abaixo a inserção do COMTRADE do NO01.

(24)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202

Agora, insere-se o COMTRADE do NO02:

Figura 34

Após ajustes gráficos na matriz de sinais, têm-se dois COMTRADES em um único eixo:

(25)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202

Observe, porém que o sinal do gráfico verde (COMTRADE do NO02) possui um atraso de 0,2 segundos com relação ao gráfico vermelho (COMTRADE do NO01). De fato isso pode ocorrer, visto que dois arquivos COMTRADE podem vir de relés distintos. Para corrigir esse defasamento, basta que o usuário vá novamente à tela onde se insere o COMTRADE do NO02 e alterar o tempo de inicio.

(26)

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202

Figura 37

Pode-se notar que houve um deslocamento do COMTRADE do NO02. Dessa maneira, a análise pode ser realizada, pois agora não existe defasamento temporal entre os dois sinais.

Referências

Documentos relacionados

Auxiliar os usuários do grupo do Hiperdia com sobrepeso e obesidade na redução gradual da massa corporal, prevenção e controle de comorbidades, promovendo a

Pode-se concluir que o estudo apontou o Turismo Cultural como segmento turístico mais predominante na cidade de Porto Nacional, mediante a opinião dos moradores

Preencha e assine o Termo de Compromisso – Pessoa Física (Anexo II) ou Pessoa Jurídica: associações e cooperativas de artesãos (Anexo III) Preencha e assine a Carta que declara

Relação entre taxa de assimilação de CO 2 e transpiração tendo em vista a condutância estomática em duas espécies de trigo (trigo normal, IAC-60, e trigo duro, IAC-1003), em

Após o recebimento deste, o valor pago pela reserva cancelada será reembolsado, exceto o valor de penalidade contratual de natureza não indenizatória no valor de 5% sobre

CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 10ª. Lourival Jaime Vieira Filho, Vice-Presidente do CREFITO-10 chega para

Software para smartphone de controle remoto da central de alarme monitorada. » Permite conexão com centrais

Para a dimensão a) o aumento anual do rácio da receita sobre o PIB, excluída a contribuição dos megaprojectos da indústria extractiva, obtém-se comparando o mesmo rácio no ano