• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE DO ARRANJO FÍSICO DE UMA EMPRESA CALÇADISTA DE MÉDIO PORTE: UM ESTUDO DE CASO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE DO ARRANJO FÍSICO DE UMA EMPRESA CALÇADISTA DE MÉDIO PORTE: UM ESTUDO DE CASO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE DO ARRANJO FÍSICO DE

UMA EMPRESA CALÇADISTA DE

MÉDIO PORTE: UM ESTUDO DE CASO

vanessa nobrega da silva (UFCG)

vanessa_producao@hotmail.com

Monalise Evane Laurindo Sousa (UFCG)

monalise.evane@hotmail.com

Gabriella Vitorino Guimaraes (UFCG)

gabriella.vitorino@yahoo.com.br

Francisco Kegenaldo Alves de Sousa (UFCG)

kegalves@uol.com.br

Após as constantes modificações no mercado mundial, as empresas estão sendo constantemente desafiadas a manterem-se no mercado e para isso, é necessário que haja uma coerência os recursos de transformação com o arranjo físico (layout) dispoosto na organização. O layout adequado contribue para uma maior eficiência no processo produtivo e consequentemente, uma redução dos desperdícios. Este artigo consiste em um levantamento realizado em uma empresa calçadista de médio porte, localizado em Campina Grande - PB, com objetivo de analisar e identificar o layout utilizado pela empresa e se este se encontra adequado ao seu espaço físico, bem como se o fluxo produtivo está em consonância com este arranjo. A pesquisa foi caracterizada como exploratória e descritiva.

Palavras-chaves: arranjo físico, operação produtiva, recursos de transformação

(2)

2 1. Introdução

As mudanças ocorridas pelas últimas revoluções industriais (a primeira, marcada pelo uso de máquinas a vapor; a segunda pelo descobrimento da energia elétrica e a terceira, pela utilização de computadores compactos) bem como as transformações no contexto sócio-político-econômico, compuseram a atual conjuntura na qual estamos inseridos. A última revolução industrial classificada como a mais impetuosa, foi à propulsora do processo de globalização ultimamente vivenciado.

Com a redução das barreiras alfandegárias e as fronteiras fundamentadas na distância entre países, o aparecimento de novas e diferentes maneiras de negócio, bem como a elucidação por parte dos consumidores a respeito do seu poder de barganha no mercado, a globalização agregada às mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais toda a cadeia mundial política-cultural-mercadológica modificaram as bases da industrialização anteriormente citadas. Estas transformações obrigaram os países a se adaptarem ao novo contexto que se constituía, acirrando ainda mais a concorrência.

Segundo Porto (2008), a nova imposição sobre os recém adotados modelos de gestão, culminou em uma nova conjuntura gerada pela oferta de bens e serviços no período solicitado, com quantidade adequada a preços competitivos. Ademais, Macedo apud Porto (2008) afirmam que no contexto competitivo atualmente vivenciado no meio empresarial, dificilmente uma empresa será bem sucedida ou até mesmo garantirá sua sobrevivência sem se preocupar com a produtividade e com a eficiência do processo produtivo.

Neste contexto, Moreira (1996, p.22) relaciona a produtividade à medida de desempenho e assegura que “a finalidade básica da medição do desempenho é dizer à organização se ela está caminhando na direção correta”. Dessa maneira, para que haja uma adaptação assim como, um suporte as necessidades mercadológicas por parte das empresas às presentes condições do mercado - no que se refere aos obstáculos, inseguranças e desafios conferidas pelo atual momento econômico - técnicas e ferramentas de gestão foram ampliadas, dentre elas estão: robótica, reengenharia, CAD (projeto auxiliado por computador), just-in-time, entre outros. Porém, Porto (2008) afirma que “a aplicação de ferramentas ou técnicas de forma isolada pode garantir o sucesso isolado de departamentos, mas não garante o sucesso da empresa como um todo”.

Para tanto, Gonçalves Filho (2001) afirma que a combinação de quatro elementos é fundamental para que uma organização alcance um adequado sistema de manufatura: tecnologia de fabricação atualizada, um arranjo físico otimizado, mão-de-obra treinada e motivada e uma gerência de produção adequada.

Desta forma, as preocupações com o arranjo físico desempenham um importante papel na gestão eficiente de uma organização. Referente ao seu conceito, o arranjo físico é uma operação produtiva que se preocupa com a distribuição física, adequadamente planejada dos recursos de transformação, determinando onde alocar instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção (SLACK et al, 1999), se posiciona como uma ferramenta que pode contribuir na agregação de valor, bem como diminuir custos de operação refletindo consideráveis aumentos de produtividade.

De acordo com Mütter apud Porto (2008), o planejamento do arranjo físico contribui para um processo produtivo mais eficiente, podendo, este último, ser expresso através do aumento da produtividade. Nesse contexto, Moreira (2000 apud Lins, 2006) garantem que as decisões de arranjo físico afetam a capacidade da instalação e a produtividade das operações, uma vez que

(3)

3

se consegue aumentar a produção usando- se os mesmos recursos, através da racionalização do fluxo de pessoas e/ou de materiais; podem implicar consideráveis somas de dinheiro e representar elevados custos e/ou dificuldades técnicas para as reversões e interrupções indesejáveis no trabalho" .

Na concepção de Moreira (1996), três aspectos são os que tornam importantes as deliberações a respeito do arranjo físico:

 Aumento da capacidade de instalação e da produtividade das operações: mudanças

adequadas no arranjo físico podem racionalizar o fluxo de pessoas e/ou materiais, mesmo que se mantenha o mesmo uso dos recursos produtivos.

 “Mudanças no arranjo físico podem implicar no dispêndio de consideráveis somas de dinheiro, dependo da área afetada e das alterações físicas necessárias nas instalações, entre outros fatores”;

 As mudanças podem representar elevados custos, além de dificuldades técnicas

impossibilitando futuras modificações. O que, por sua vez, demonstra o cuidado que se deve ter na elaboração do arranjo físico.

Em se tratando do setor calçadista, a competitividade das empresas está sujeito a uma conveniente inserção de um layout (arranjo físico) em seu sistema produtivo. Pela ausência da aplicabilidade dos conceitos organizacionais da produção, constata-se um baixo nível do gerenciamento da mesma. Em contrapartida, é de responsabilidade dos gestores o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento dos projetos em consonância com os recursos humanos e materiais disponíveis, objetivando ao aumento da produção com o menor custo aceitável.

Nesse sentido, o levantamento do ambiente de trabalho com observações realizadas a respeito dos fluxos produtivos é de extrema relevância, visto que dessa maneira pode-se determinar o seqüenciamento lógico da produção, minimizando as distâncias percorridas, o material necessário a cada operação, condições favoráveis existentes no ambiente de trabalho, segurança aos colaboradores dentre outros aspectos que podem ou não favorecer o bom andamento das tarefas.

O desenvolvimento desse trabalho foi motivado pelo interesse em demonstrar que a utilização de um layout em uma empresa calçadista de médio porte, tem grande impacto no desempenho da mesma. Um adequado arranjo físico pode levar a organização à redução desperdícios de tempo, materiais, mão-de-obra ou outros recursos, buscando desse modo chances de otimização, de obtenção de melhorias, tendo como conseqüência, melhores resultados técnicos e econômicos.

2. Referencial Teórico

Após a primeira revolução industrial, vários estudos foram realizados no sentido de melhorar a metodologia de gestão adotada nas empresas, a exemplo disto, encontra-se a teoria dos sistemas, a qual relaciona que toda a cadeia produtiva está interligada entre si, permitindo assim, a influência mútua de temas que são de naturezas distintas.

A afirmação acima descrita está fundamentada segundo (Chiavenato, 1999, p. 393) e este autor sintetiza da seguinte maneira “que se deve estudar os sistemas de forma global, envolvendo todas as interdependências de suas partes. A água é diferente do hidrogênio e do oxigênio que a constituem. O bosque é diferente de cada uma de suas árvores”. Nesse sentido, a teoria dos sistemas está alicerçada pelo pensamento holístico e este por sua vez, representa o todo integrado e interativo da organização, onde todas as partes trabalham unidas, inclusive

(4)

4

com o ambiente externo, objetivando o alcance das metas e desígnios tanto da organização como de seus colaboradores, sejam estes internos ou externos.

Ademais, segundo Porto (2008), um sistema de produção nada mais é que o processo de transformação pelo qual sofrem os produtos e serviços ofertados por um empreendimento lucrativo no sentido de satisfazer as necessidades específicas de um público alvo, por meio de uma interação pró-ativa dos recursos, mecanismos e ambientes (interno e externo) para a sua obtenção. Na opinião do autor referido, o sistema de produção é qualquer conjunto organizado de partes que operam de forma combinada, harmônica, logicamente interdependente e interativa, em todas as etapas do processo produtivo, no sentido de transformar insumos em produtos ou serviços.

Nesse contexto, a eficiência do sistema de produção dependerá da aplicabilidade específica para cada empresa, observando as limitações que esta possui e suas principais características, visando dessa forma o avanço da produtividade.

Tubino (2000) classifica o sistema de produção segundo as seguintes premissas:

 Grau de padronização dos produtos: padronizados (auto grau de uniformidade nas

características físicas e são produzidos em grande escala) e os produtos por encomenda (são produzidos apenas quando e da forma que o consumidor solicitar);

 Quanto à classificação do tipo de operação, esta se divide em dois grupos gerais, segundo o grau de padronização e volume da produção: processos contínuos e processos discretos. Os processos contínuos não podem ser identificados de forma individual (Lins, 2006), porém os discretos podem ser separados em lotes ou unidades e podem ainda subdividir-se em processos repetitivos em massa, processos repetitivos em lotes e processos por projeto.

Os processos repetitivos em massa satisfazem a uma demanda estável e com elevados volumes de produção, este tipo de processo é empregado na fabricação de itens de alta padronização. Já os processos repetitivos em lote, a demanda de itens não justifica a massificação da produção nem especialização das instalações utilizando como recurso a produção de lotes no sentido de absorver os custos de preparação do processo. Outra característica se refere ao tipo de arranjo físico adotado pela empresa, o qual influenciará na produtividade e consequentemente nos custos de produção, acarretando dessa maneira, a redução ou maximização da lucratividade.

Já o processo por projeto tem como finalidade atender uma demanda altamente específica, com prazo para a entrega limitada e por isso exige alta flexibilidade, mão-de-obra altamente especializada e polivalente e, por último, um arranjo físico posicional (ou por posição fixa), onde os materiais, máquinas, equipamentos e pessoas se fluem para o processamento, ou seja, os recursos transformadores é que se movem entre o recurso transformado.

Quanto à natureza do produto, este é dividido em bens e serviços. Deve-se considerar que a presença de um, não anula a do outro. Slack et. e al. (1999), afirma que a natureza do produto está caracterizada segundo a manufatura de bens e este se difere da prestação de serviço devido a aspectos de tangibilidade, estocabilidade, transportabilidade, simultaneidade e contato com o consumidor.

As características típicas de cada tipo de arranjo físico básico possuem consonância com o tipo de processo e por isso estabelece uma relação de dependência quanto à definição deste último. Em síntese, é a característica de volume – variedade que vai definir o tipo de processo, que por sua vez vai ditar o tipo de arranjo físico básico a ser aplicado. É comum acontecer

(5)

5

uma superposição entre tipos de processo, ocorrendo esta dicotomia, o que vai prevalecer é aquele tipo de maior ênfase no sistema produtivo, PORTO (2008).

Diante do exposto, Slack et. al. (1999) defende a idéia de que “as características de volume e variedade de uma operação vão reduzir a escolha, grosso modo, a uma ou duas opções”. O referido autor ainda argumenta que o correto juízo a respeito das vantagens e desvantagens em um processo produtivo, facilita à escolha do layout mais adequado a situação da organização.

Neste artigo, fez-se uma análise do processo produtivo de uma empresa de calçados de médio porte, sob o enfoque de arranjo físico e suas implicações no sistema. Para isto foi necessário uma abordagem acerca do conceito de aranjo físico, bem como das perdas ocasionadas pela existência de um layout incoerente com o sistema produtivo, acarretando dessa forma uma redução na produtividade e consequentemente na lucratividade da organização.

Portanto, uma ação no sentido de levantar um projeto de arranjo físico que tenha por finalidade principal a adequação dos maquinários, homens, processamento de informações e materiais, deve atender a requisitos básicos, dentre eles, garantirem que os colaboradores executem suas atividades dentro das suas capacidades e possibilite o alcance dos objetivos econômicos especificados pela empresa, em função dos investimentos realizados ou futuros.

3. Procedimentos Metodológicos

O trabalho de pesquisa se qualifica como sendo um estudo de caso de caráter exploratório e descritivo, tendo como critérios delimitantes no tocante à escolha da empresa: acessibilidade, atuação no estado da Paraíba, legalmente constituída e pertencente ao setor de calçados. Os procedimentos metodológicos adotados consideraram as seguintes ações: revisão bibliográfica, com a finalidade de ter o conhecimento necessário para formular as sugestões de melhoria do layout proposto, trabalho de campo, incluindo observações “in loco” e “in

situ”, e observação não participante do sistema produtivo da empresa, desde a entrada de

mercadorias até o consumidor final para que dessa maneira, possam ser adotadas ações mitigadoras e compensatórias de forma eficiente, tratando assim, a raiz do problema.

4. Caracterização da Empresa

4.1 Histórico e Apresentação da Empresa

A empresa de calçados estudada, iniciou suas atividades no ano de 1999 na cidade de Campina Grande-PB, quando eram produzidos cerca de sessenta pares de calçados ao dia, totalizando um mil e duzentos pares ao mês. Essa situação levou a empresa a abrir sua primeira loja de fábrica na garagem da residência do seu fundador e logo após houve a necessidade de uma mudança da planta fabril, devido ao aumento da produção. Atualmente a fabricação de calçados femininos tem uma média diária de cerca de 25 dúzias de pares. Possui um quadro de 33 funcionários na produção e 4 na administração.

(6)

6

Figura 1 – Organograma da empresa

4.2 Processo Produtivo do Calçado

Independente do tipo de calçado fabricado, os materiais envolvidos variam desde o couro de origem animal a materiais sintéticos (PVC, Poliuretano, Poliestireno, ABS, TR, EVA, borracha sintética, linhas, cordões e enfeites dos mais variados). Quanto ao processo produtivo do calçado, este compreende de forma geral as seguintes etapas: modelagem, chanfro, costura, mesa, aparazado, revestimento das palmilhas, preparação dos solados, conformado e montagem, lixamento, centralização do solado, prensa, pregos e acabamento. Modelagem: Etapa onde são realizadas as definições do calçado, como por exemplo, todas as suas características de modelos, dos materiais e acessórios a serem utilizados e escolha dos números ou tamanhos. As decisões tomadas nesta etapa do processo são: definição do projeto da fôrma (dimensões do calçado, material a ser utilizado e o custo), definição dos padrões para a fabricação de calçados (desenho do cabedal, palmilha, solados, saltos e detalhes), bem como as ferramentas necessárias (navalhas, matrizes dentre outros), o número de máquinas, trabalhadores necessários (em alguns casos, subcontratações) e as necessidades de material. Chanfro: Etapa onde se realiza a modelagem das bordas.

Costura: União do couro com o forro.

Mesa: Onde é realizado o processo de colagem, emassado e costura do calçado. Apalazado: Onde ocorre a retirada o excesso do forro após a costura.

Revestimento das palmilhas: Reveste e cava a palmilha com emborrachado. Preparação dos solados: Limpeza e lixamento dos solados.

Conformado e montagem: Conforma o traseiro que possui contraforte e bota a peça na forma, a montagem é o ato de reunir as diversas partes do calçado a partir da montagem do cabedal e da sola na fôrma.

(7)

7

Lixamento: Retira o excesso de couro das bordas.

Centralização do solado: União da peça e da forma com o solado. Prensa: Aparelho que realiza uma pressão para assim, solar o calçado. Pregos: Prendem o salto no solado.

Acabamento: Nessa fase se procede à limpeza e retirada das linhas do calçado (verificação e conformidade) para só então retirar a fôrma do calçado, executar a inspeção final e finalizar com a embalagem do mesmo.

5. Resultados e Discussão

5.1 Análise do Posto de Trabalho

A unidade de produção estudada foi analisada do ponto de vista do Arranjo Físico, onde pode-se perceber os pode-seguintes aspectos:

Figura 2 – Visão frontal do galpão

 Dentro do método de proteção coletiva e individual do trabalhador, deve-se ressaltar que a NR-12 determina que todas as máquinas e equipamentos que ofereçam risco de ruptura de suas partes, projeção de peças ou parte dessas, devem ter os seus movimentos protegidos, o que não é encontrado nas máquinas da fábrica.

 Observou-se um ambiente de trabalho com temperatura desagradável, mesmo havendo a presença de ventiladores. Não foi encontrado exaustores ou desumidificadores de ar, apenas alguns ventiladores;

 Os trabalhadores não possuem fardamento, usam um colete por cima da roupa, os homens

costumam tirar a camisa e ficar apenas com colete;

 O local não possuía janelas para a circulação de ar e iluminação;

 Quanto à segurança, só há no local um extintor (localizado no final da fábrica, e não havia instruções de como usá-lo em caso de incidente), e uma porta de acesso que podia servir como saída de emergência, mas não há informações dispostas na fábrica de como proceder nesse caso;

(8)

8

Como recomendado pela NR-17, que trata dos trabalhos contínuos em máquinas e equipamentos, onde a operação permitir pausa é necessário que se instale assento adequado.

5.2 Análise do Arranjo Físico atual

A análise inicial deu-se através do fluxograma produtivo que atualmente empregado, representado pelo fluxograma e mapofluxograma a seguir.

(9)

9 6. Análise dos dados

Para que as empresas garantam a continuidade de suas atividades é necessário que estas operem de forma eficiente e eficaz, no sentido de se adaptarem aos novos modelos de gestão impostos pela nova conjuntura. Nesse sentido, a realização de estudos voltados para o processo de gestão é de extrema importância, diante da necessidade das organizações se destacarem no seu nicho de mercado, bem como o aumento de sua lucratividade a contextos de menores custos.

Nesse contexto, Porto (2008) assegura que o arranjo físico tem uma importante função, pois este se comporta como uma ferramenta interessante no auxílio às organizações no atendimento dos critérios impostos pelo mercado por meio da aplicação de metodologias sistemáticas que visam o bom aproveitamento do arranjo físico, garantindo racionalização, produtividade e segurança ao processo produtivo.

Os pontos analisados no processo detectaram alguns fatores considerados “fortes”, os quais são:

 Como a inspeção do produto é realizada em cada etapa de sua montagem, há baixo índice

de defeitos;

 A inspeção é feita na sua totalidade, já que a produção é pequena.

Contudo, mesmo com as inspeções sendo realizadas em cada posto de trabalho, observou-se grande desperdício de matéria prima, visto que não é realizado um cálculo com a quantidade de material necessário para cada modelo de calçado. Foram detectados desperdícios de matéria-prima no setor de corte, disposição de produtos acabados espalhados pela fábrica. Além desses problemas detectados, foi verificado também a existência de apenas um banheiro para todos os funcionários (homens e mulheres), bem como só uma porta de acesso a fábrica

(10)

10

e, não havia instruções de como os funcionários deveriam agir em caso de emergência. E por fim, o layout inadequado favorece o cansaço físico dos trabalhadores, acarretando assim, baixo rendimento bem como o desperdício de tempo, movimentações desnecessárias e redução do lucro.

7. Recomendações

Sugere-se para a elaboração de trabalhos futuros:

 A aplicação do arranjo físico proposto nesse trabalho;

 Realizar um estudo sobre a quantidade de material a ser utilizado para cada tipo (modelo) de calçado, de modo a minimizar/eliminar o desperdício;

 A abertura de janelas para melhorar a iluminação e circulação de ar, bem como a construção de um zenital com vistas à melhoria térmica do ambiente e também uma segunda porta de acesso;

 Estabelecer um local onde os produtos acabados permanecerão até que sejam transportados

para o galpão central;

 Construção de sanitários separados por sexo, como estabelece a NR 24;

 Verificação das normas de segurança bem como, da situação ergonômica dos

trabalhadores;

 Implantação do programa dos 5’S.

8. Considerações Finais

Este artigo se propôs a elaborar um projeto de arranjo físico adequado as necessidades da fábrica de calçados, visando à busca de soluções quanto ao fluxo produtivo e tendo como indicadores de melhoria para tal, a racionalização bem como a anulação de cruzamentos, retornos e desorganização do fluxo produtivo.

Após a realização da coleta de dados, verificou-se que a empresa não utilizou de nenhuma metodologia para a elaboração de seu layout, sendo inclusive este tema, desconhecido por parte da gerência, sendo isso confirmado com o cruzamento do fluxo de seus produtos e homens, distâncias excessivas entre operações consecutivas.

Ademais, após a realização deste estudo, ficou esclarecido que a fábrica necessita possuir um

layout que esteja de acordo com a limitação de seu espaço físico, o que permitirá que haja

possibilidade para uma melhor estruturação da empresa.

Logo, os pontos caracterizados como “fortes” na empresa vêm garantindo momentaneamente a permanência da mesma no mercado e é provável que caso não haja melhorias significativas no projeto de fábrica e layout, a empresa fique obsoleta no mercado.

Por fim, acredita-se que este estudo tenha servido para esclarecer a algumas plantas fabris calçadistas, a necessidade do estudo do ambiente físico, de modo que este se adéqüe as necessidades da empresa, dos clientes e dos fornecedores, levando a organização ao seu desempenho global.

8.1 Limitações do trabalho

O artigo foi limitado ao estudo do arranjo físico, compreendendo apenas a racionalização do fluxo produtivo e a posterior comparação realizada entre os arranjos físicos atual e o proposto. Baseou-se apenas no fluxo de pessoas e materiais, já que não houve aplicação prática do

(11)

11 Referências

BARNES, R.M. Estudos de Movimentos e Tempos. Blucher. São Paulo, 1997.

CHIAVENATO, IDALBERTO. Introdução à teoria geral da administração/edição compacta. 2. ed. Rio de

Janeiro: Campus, 1999.

GONÇALVES FILHO. E.V. (2001). Arranjo Físico de Fábrica: um modelo para o processo de projeto e

algoritmo genético para a formação de células de fabricação. Tese (livre docência) – Escola de Engenharia de

São Carlos. Universidade de São Paulo. São Carlos. 2001.

LINS, PATRÍCIA SOARES. A influência do Projeto de Arranjo Físico na Produtividade em uma Empresa de

Produção e Comercialização de Plantas Ornamentais (Estudo de Caso). Dissertação (Mestrado em Engenharia

de Produção) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. 2006.

MACEDO, M. M. Gestão da produtividade nas empresas. Revista e-business, n.3, set. p.18 a 23, 2002.

MOREIRA, DANIEL AUGUSTO. Dimensão do desempenho em manufatura e serviços. São Paulo: Pioneira,

1996.

MÜTHER, R. Planejamento do layout: sistema SLP. São Paulo: Edgard Blücher, 1978.

PORTO, ELISANGELA SILVA. A influência da prevenção de incêndio no arranjo físico uma pequena

empresa fabricante de calçados. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Centro de Tecnologia,

Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. 2008.

SLACK, N. CHAMBERS S. HARLAND C. HARRISSON A. E TIBERTI J. Administração da Produção.

Edição Compacta. São Paulo: Atlas, 1999.

TITO, RAYFF ANDERSON DE ANDRADE; MELO, MARIA BERNADETE FERNANDES VIEIRA DE. Planejamento e Controle da Produção (PCP) na Construção Civil: um estudo de caso. V SEPRONe –

Maceió, AL, Brasil – 2010.

Referências

Documentos relacionados

Para Oliveira (2013), a experiência das universidades a partir da criação do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras – PAIUB e mais

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

Conforme a Tabela 7, observou-se que, com exceção dos temas Líder/Liderança e Liderança Carismática, para os quais o resultado do coeficiente de variação

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

Dessa forma, este trabalho tem como objetivo conhecerr e analisar o arranjo físico de uma Indústria Salineira, localizada na cidade de Mossoró/RN, e com base neste,

 Conector e os fios componentes dos condutores não devem sofrer ruptura, quando os seus parafusos forem submetidos ao torque de 1,5 vezes o valor máximo