• Nenhum resultado encontrado

CONTROLE PÚBLICO E GARANTIAS DE CONDIÇÕES ADEQUADAS DE TRABALHO NAS INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTROLE PÚBLICO E GARANTIAS DE CONDIÇÕES ADEQUADAS DE TRABALHO NAS INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROJETO DE LEI

CONTROLE PÚBLICO E GARANTIAS DE CONDIÇÕES ADEQUADAS DE

TRABALHO NAS INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE EDUCAÇÃO

SUPERIOR.

Justificativa

O sistema brasileiro de educação superior inclui instituições públicas e privadas. Há um conceito legislativo que acompanha o pleno funcionamento das IES públicas. No entanto, para as IES particulares há um frágil controle para esse setor que hoje corresponde, por omissão do governo em relação a expansão das entidades públicas, ao maior volume de matrículas do alunado de nível superior.

As instituições particulares funcionam como entidades empresariais, muito distantes da concepção educacional que vigora paras as públicas. É necessário, portanto, na exigência de um padrão unitário de qualidade para as Instituições de Ensino Superior - IES, cobrar das particulares, na disciplina da lei, que sejam voltadas não para os interesses negociais, mas para os que são demandados pela maioria da população brasileira.

A democracia para todos os cidadãos, acesso aos bens e serviços para todo os cidadãos são os objetivos precípuos deste PL que permitam pelo ensino, pesquisa e extensão que o sistema particular saia da esfera exclusiva do negócio e possa se aproximar do padrão necessário para uma educação voltada para todos os cidadãos.

(2)

PROJETO DE LEI nº ... (Do Sr. Deputado ...)

Estabelece o controle público e garantias de condições adequadas de trabalho nas Instituições Particulares de Educação Superior.

Art 1º O ensino superior em instituições privadas será submetido à regulamentação da presente lei.

§1º A autorização a que se refere o art. 209, II, da Constituição Federal estará subordinada às seguintes condições:

I- auto-sustentabilidade financeira assegurada com recursos provenientes da própria instituição, a ser indicada em estudos de viabilidade econômica;

II- projeto político pedagógico e plano de organização institucional e de gestão que garantam a qualidade do ensino, pesquisa e extensão;

III- plano de carreira e salários que mantenha o princípio da isonomia entre os docentes, de acordo com as atividades exercidas, atendidas as exigências legais referentes ao piso salarial nacional e respeitando-se os programas de aperfeiçoamento e capacitação de seu quadro funcional;

IV- participação da comunidade acadêmica na gestão pedagógica, administrativa e financeira;

V- Será penalizada com o imediato descredenciamento a Instituição que , por qualquer de suas instâncias ou por atitudes dos seus dirigentes, descumprir ou obstruir o preceito Constitucional que garante a liberdade de expressão e da diversidade de pensmento, sendo vedada a discriminação de qualquer natureza.

VI- Será penalizada com o imediato descredenciamento a Instituição que , por qualquer de suas instâncias ou por atitudes dos seus dirigentes, descumprir ou obstruir o preceito Constitucional que garante a liberdade de organização associativa e sindical;

§2º As Instituições Particulares de Ensino Superior serão organizadas preferencialmente como universidades, sendo admitidas as faculdades.

§3o A educação superior tem como objetivos a pesquisa, o desenvolvimento das ciências, letras e artes e a formação integral para o trabalho, observando o cumprimento do princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão;

§4o O poder público credenciará como universidade as instituições que comprovem alta qualificação científica, nos termos desta lei.

I – O credenciamento de Instituição do Ensino Superior como universidade será precedido de processo de avaliação institucional conduzido pelo Conselho Nacional de Educação, por meio de Comissões tripartites autônomas de especialistas indicados, paritariamente:

(3)

a) pelas associações e entidades científicas;

b) por representantes das universidades públicas do estado em que se situa a instituição pleiteante eleitos especificamente para este fim nos conselhos universitários;

c) por representação do Ministério da Educação e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado.

II – As normas e procedimentos da avaliação referida no inciso I serão estabelecidas pelo Conselho Nacional da Educação, sendo obrigatórios dispositivos que assegurem que as universidades possuam:

a) pluralidade de campos do saber; b) produção científica comprovada;

c) pós-graduação estabelecida em todos os campos de saber;

d) infra-estrutura para pesquisa em termos de laboratórios, bibliotecas, equipamentos e demais instalações;

e) corpo docente majoritariamente com titulação de doutor, sendo admitido, transitoriamente, percentual de mestres, nos termos do dispositivo do Conselho Nacional de Educação;

f) regime majoritariamente de dedicação exclusiva e carreira docente.

III – O credenciamento de Instituição de Ensino Superior como universidade dar-se-á por lei do Congresso Nacional de iniciativa do presidente da República, após parecer favorável do Conselho Nacional de Educação, cumprido o disposto no inciso I deste parágrafo.

§5º. O poder público credenciará como faculdades as instituições que possuam alta qualidade acadêmica, porém sem universalidade de campos do saber.

I – O Conselho Nacional de Educação elaborará normas e procedimentos para que Comissão Tripartite autônoma proceda a avaliação, nos termos do § 4º, inciso I.

II - As normas e procedimentos da avaliação referida no inciso I devem observar dispositivos que assegurem que as faculdades possuam:

a) produção científica comprovada; b) pós-graduação estabelecida;

c) infra-estrutura para pesquisa em termos de laboratórios, bibliotecas, equipamentos e demais instalações;

d) corpo docente majoritariamente com titulação de doutor, sendo admitido, transitoriamente, percentual de mestres, nos termos do dispositivo do Conselho Nacional de Educação;

e) regime majoritariamente de dedicação exclusiva e carreira docente.

Art. 2º Para fins de recredenciamento e eventual descredenciamento, as normas referentes à regulamentação referida no art. 1º serão emanadas pelo Conselho Nacional de Educação.

(4)

Parágrafo único. A avaliação das condições de oferta, e seu acompanhamento, para fins de eventual descredenciamento, obedecerá as normas específicas, adicionais, do Conselho Nacional de Educação que explicitem os dispositivos da presente Lei.

Art. 3º As instituições privadas de ensino com finalidade não lucrativa, nos termos do art. 213 da Constituição Federal serão assim enquadradas:

I - como comunitárias, as instituições organizadas, mantidas e administradas por associações comunitárias, cooperativas e cujo objetivo seja o atendimento de necessidades educacionais da comunidade.

II - como confessionais, as instituições organizadas, mantidas e administradas por denominações religiosas, reconhecidas pelos respectivos conselhos ou federações de igrejas, e que prestem serviço pedagógico em cumprimento de sua missão específica. III - como filantrópicas, se cumpridos os requisitos exigidos por lei, e se dediquem a suprir carências educacionais específicas e ofereçam ensino gratuito ao menos na proporção das doações e subvenções recebidas pelo Poder Público, ainda que sob a forma de bolsas de estudo integrais não inferiores a 30% (trinta por cento) do corpo discente. §1º. A autorização do funcionamento de instituições de ensino de finalidade não lucrativas depende também do cumprimento das seguintes exigências:

I- objetivos exclusivamente educacionais, sem prejuízo das finalidades inerentes ao caráter confessional, filantrópico ou comunitário da instituição;

II- admissão de mantenedora apenas sem fins lucrativos e com objetivos idênticos e restritos aos da instituição de ensino por ela mantida;

III- constituição sob a forma de associação, sociedade civil ou fundação de direito privado;

IV- contabilidade unificada da instituição de ensino e sua mantenedora, com publicação anual do balanço;

V- recursos para a sua manutenção provenientes de fontes privadas, em montante suficiente para que as eventuais subvenções, ou quaisquer outros repasses do Poder Público, não ultrapassem 15% (quinze por cento) do seu orçamento de custeio;

VI- utilização de patrimônio, livre de qualquer remuneração a terceiros, proprietários ou não;

VII- dirigentes escolhidos nos termos da gestão democrática estabelecida nesta lei; VIII- aplicação dos excedentes financeiros nos mesmos objetivos definidos no inciso I. Art. 4º As Instituições Particulares de Ensino Superior gozam de autonomia didático-científica, administrativa, de gestão financeira e patrimonial frente às respectivas mantenedoras.

Art. 5º No conselho diretor da mantenedora haverá representação paritária dos três segmentos da comunidade acadêmica, eleitos democraticamente por seus pares, que acompanhará os assuntos referentes a todos os aspectos da vida institucional da mantida. Parágrafo único. O conselho fiscal da mantenedora terá participação da comunidade acadêmica cujos representantes serão eleitos diretamente por seus pares.

(5)

Art. 6º O estatuto das universidades, instrumento normativo máximo da Instituições de Ensino Superior, será elaborado e homologado por congresso estatuinte democrático, constituído paritariamente por docentes, estudantes e funcionários.

Art. 7º As Instituições Particulares de Ensino Superior obrigam-se a estabelecer, em seus estatutos, a constituição de um conselho superior, autônomo em relação às suas respectivas entidades mantenedoras.

Art. 8º O Conselho Superior será responsável pela elaboração das normas e diretrizes acadêmico-administrativas da instituição, composto de forma paritária por docentes, estudantes e do corpo técnico-administrativo.

Parágrafo único. Na composição do conselho superior, todos os seus componentes deverão ter vínculo acadêmico ou funcional com a Instituição de Ensino.

Art. 9º Os estatutos das Instituições Particulares de Ensino Superior devem estabelecer os padrões da relação financeira com as respectivas mantenedoras, bem como a forma de controle das relações contábeis entre as instituições, atendendo aos objetivos didático-científicos.

Parágrafo único. As Instituições Particulares de Ensino Superior estabelecerão em seus estatutos mecanismos de gestão patrimonial.

Art. 10. O Reitor e o Vice-reitor das universidades serão escolhidos por meio de eleições diretas e secretas de candidaturas organizadas por chapas que deverão explicitar os cargos de reitor, vice-reitor e de pró-reitores de ensino, pesquisa e extensão, com a participação no mínimo paritária dos docentes, discentes e funcionários, conforme definido em seus estatutos, encerrando-se o processo no âmbito da instituição.

§1º O Conselho Superior será o responsável pela organização das eleições referidas no caput deste artigo, declarando eleita a chapa mais votada, notificando as autoridades competentes e publicizando o resultado.

§2° O mandato do Reitor e do Vice-reitor é de quatro anos, sendo vedada a recondução. §3° A posse do Reitor e do Vice-reitor eleitos dar-se-á imediatamente após o término do mandato anterior.

Art. 11. O Diretor e Vice-diretor de estabelecimentos isolados de ensino superior, e de unidades acadêmicas serão escolhidos mediante eleição direta e secreta, com a participação, no mínimo paritária, de docentes, discentes e do corpo técnico-administrativo.

§1º. Todas as instâncias de gestão acadêmica serão ocupadas nos termos do artigo anterior.

§2º O mandato de Diretor e de Vice-diretor de estabelecimentos isolados ou de unidades acadêmicas será de quatro anos, vedada a recondução.

Art. 12. Da receita total de cada Instituição Particular de Ensino Superior, nunca menos de 20% (vinte por cento) será destinado ao financiamento de projetos de pesquisa e, pelo menos, 15% (quinze por cento) ao Plano de Capacitação de Docentes.

(6)

Parágrafo único. As receitas adicionais ao custeio da manutenção e desenvolvimento do ensino e ao disposto no caput serão majoritariamente aplicados na infra-estrutura acadêmica da instituição e na assistência estudantil.

Art. 13. Em cada exercício social, os demonstrativos financeiros das entidades mantenedoras de instituições de ensino superior privadas, ainda que de natureza civil, serão elaborados por comissão fiscal independente, eleita diretamente pelos segmentos integrantes da comunidade institucional, sendo posteriormente submetidos à apreciação do conselho superior da instituição e divulgados em órgãos de imprensa de grande circulação, para amplo conhecimento da sociedade.

Art. 14. Será penalizada com o imediato descredenciamento a Instituição que , por qualquer de suas instâncias ou por atitudes dos seus dirigentes, descumprir ou obstruir o preceito Constitucional que assegura o livre e pleno direito à sindicalização aos docentes e do corpo técnico-administrativo bem como o de associação em suas entidades de representação aos estudantes.

Art. 15. Fica estabelecido que a instituição divulgará, um mês antes do início de cada período letivo, a relação nominal, incluindo titulação e posição na carreira, de seu quadro docente, especificando disciplinas e cursos sob a responsabilidade de cada docente. Art. 16. A partir da promulgação desta lei, fica vedada a contratação dos docentes por hora-aula e as dispensas sem justa causa nas Instituições Particulares de Ensino Superior. Parágrafo único - Em um prazo de até um ano, a situação funcional dos docentes em regime de trabalho por hora-aula deverá ser regularizada na carreira docente, sendo vedada dispensas sem justa causa.

Art. 17. Os órgãos colegiados previstos nesta Lei elaborarão planos de carreira para os corpos docente e dos técnico-administrativos, que tenham como critérios, para fins de ascensão, titulação e avaliação de desempenho em consonância com suas respectivas diretrizes acadêmicas, respeitados os seguintes parâmetros:

I- ingresso na carreira por concurso público de provas e títulos, devidamente regulamentado pelos órgãos colegiados deliberativos de cada instituição;

II- progressão funcional periódica, vertical e horizontal;

III- criação e implementação de plano institucional de capacitação que disponha, necessariamente, afastamento com remuneração integral.

Art. 18. As Instituições Particulares de Ensino Superior terão um prazo de ... dias, a partir da publicação desta lei, para o atendimento aos dispositivos nela constantes.

Referências

Documentos relacionados

autorização do CONDIR para abertura de licitação para aquisição dessas 73. mesas e

8.3.1 – O candidato fica ciente que, na hipótese do item 8.3, os contatos (telefone e e-mail) deverão ser prestados, por parte do candidato, corretamente no ato

O Conselho defende que deve procurar‐se o melhor equilíbrio entre, por um  lado,  o  facto  de  a  disciplina  de  EF  ter  caraterísticas  que  a 

A Assembleia Geral compreende todos os membros da Associação (exceto os membros honorários). A Mesa da Assembleia Geral é composta por um Presidente, um Vice-Presidente e

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

b) estocásticos: possuem funções de probabilidade em seus modelos. 10-1), a simulação tem sido largamente utilizada no estudo de tratamentos alternativos, pois permite ao

Virgem Mãe de La Salette e Mãe de Deus, rogo a vossa intercessão junto a Jesus, vosso Divino Filho, para que eu não tenha medo de viver minha missão maternal e de ajudar minha

instituições públicas ou privadas, nos diferentes níveis da educação brasileira, entendidos como educação básica e educação superior. d) Aperfeiçoamento: processo