• Nenhum resultado encontrado

Edital 21 ( ) SEI / / pg. 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital 21 ( ) SEI / / pg. 1"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Campus Ouro Preto

Direção Geral Chefia de Gabinete

Rua Pandiá Calógeras, 898 - Bairro Bauxita - CEP 35400-000 - Ouro Preto - MG (31)3559-2112 - www.ifmg.edu.br

EDITAL 050/2018

PROCESSO SELETIVO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

O DIRETOR-GERAL SUBSTITUTO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS - CAMPUS OURO PRETO, nomeado pela Portaria nº 059

de 27 de outubro de 2015, publicada no DOU de 10/11/2015, Seção 2, pág. 21, e no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Portaria IFMG nº 475 de 06 de abril de 2016, publicada no DOU de 15 de abril de 2016, seção 2, pág.17, retificada pela Portaria IFMG nº 805, de 04 de julho de 2016, publicada no DOU de 06 de julho de 2016, Seção 2, pág. 22, e pela Portaria IFMG nº 1078, de 27 de setembro de 2016, publicada no DOU de 04 de outubro de 2016, Seção 2, pág. 20, tendo em vista as disposições contidas no Artigo 33 da Resolução n° 30 de 14 de dezembro de 2016 que aprova o Regulamento de Ensino dos Cursos de Graduação do IFMG, torna público o presente Edital do processo de seleção para preenchimento de vagas para matrícula em disciplinas isoladas, para cursos de graduação do campus.

1. DOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO DO IFMG – CAMPUS OURO PRETO/MG

1.1. Os cursos de graduação ofertados pelo IFMG-Campus Ouro Preto são presenciais e

podem ser conferidos na página eletrônica

www.ouropreto.ifmg.edu.br/ensino/graduacao/cursos. Nesse endereço, são disponibilizadas informações relevantes sobre os cursos, como: matriz curricular, programas das disciplinas, áreas de atuação, reconhecimento do curso, número de vagas, duração dos cursos, entre outros.

2. DA CONCEITUAÇÃO DE DISCIPLINA ISOLADA E INFORMAÇÕES GERAIS

2.1. Disciplina isolada é aquela que compõe o currículo dos cursos de graduação do IFMG, a qual poderá ser cursada por discente que já tenha concluído o Ensino Médio ou equivalente.

2.1.1. O discente matriculado em disciplina isolada será denominado “aluno especial”. 2.2. As vagas serão disponibilizadas para a solicitação de matrícula em disciplina isolada para o 2º semestre letivo de 2018, com previsão de início das aulas para 08/10/2018. 2.3. A análise e seleção dos candidatos serão realizadas por comissão designada pelo Colegiado de cada Curso.

2.4. As aulas teóricas das disciplinas acontecerão no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto e de acordo com calendário escolar divulgado no site do campus.

3. DAS DISCIPLINAS, CARGAS HORÁRIAS, NÚMERO DE AULAS, NATUREZA NO CURSO E NÚMERO DE VAGAS DISPONÍVEIS

3.1. As disciplinas, cargas horárias, número de aulas semanais, natureza no curso, bem como número de vagas disponíveis estão previstas no Anexo II deste edital.

4. DAS INSCRIÇÕES:

4.1. O candidato interessado em concorrer às vagas ofertadas neste edital deverá comparecer à Diretoria de Ensino do IFMG – Campus Ouro Preto, no período de 01 a 05 de outubro de 2018, de 09 às 21 horas, para preenchimento do formulário de inscrição, entrega da documentação exigida para cada disciplina/área e declaração de que está ciente das normas e dos requisitos constantes no presente Edital.

4.2. Todas as informações prestadas no formulário de inscrição, bem como o acompanhamento dos resultados do processo de matrícula são de responsabilidade do candidato.

4.3. O IFMG–Campus Ouro Preto não se responsabiliza por erros do candidato no preenchimento do formulário de inscrição.

5. DOS REQUISITOS DO CANDIDATO:

5.1. A solicitação de inscrição em disciplina(s) isolada(s) poderá ser realizada por concluintes de Ensino Médio ou equivalente, até a data da inscrição prevista neste edital. 5.2. A solicitação de inscrição em disciplina(s) isolada(s) deverá ser realizada por meio do formulário próprio contendo a justificativa da solicitação de matrícula em disciplina(s)

isolada(s) disponível na Diretoria de Ensino, que deverá estar devidamente preenchido e

assinado pelo candidato, anexando os seguintes documentos:

1. Cópia do certificado de conclusão e cópia do histórico escolar relativo ao Ensino Médio ou equivalente;

2. Comprovação de conhecimentos equivalentes para disciplinas que por ventura possuírem pré ou correquisitos, quando for o caso.

5.2.1. O formulário de inscrição deverá conter somente disciplinas do mesmo curso/área. Assim, se o candidato se interessar por matrículas em disciplinas oferecidas por cursos diferentes, deverá utilizar um formulário de solicitação de matrícula para cada curso, agrupando as respectivas disciplinas.

(2)

5.3. Não há limite de número de disciplinas a serem solicitadas, porém, em caso de deferimento, cada candidato poderá matricular-se em, no máximo, 02 (duas) disciplinas para o 2º semestre letivo de 2018.

5.4. A concessão de nova inscrição em outro período letivo dependerá da conclusão com êxito das disciplinas cursadas anteriormente, limitadas a no máximo 04(quatro) disciplinas no curso como aluno especial, de acordo com o Regulamento de Ensino dos Cursos de Graduação do IFMG.

5.5. O aluno especial estabelecerá vínculo com a instituição por meio da disciplina a ser cursada, e nunca com o curso ao qual a disciplina pertence.

6. DA ANÁLISE DAS SOLICITAÇÕES E DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

6.1. A seleção dos candidatos será realizada pela análise da documentação apresentada pelo candidato.

6.2. A análise das solicitações de matrícula em disciplina(s) isolada(s) caberá aos Colegiados dos Cursos e/ou docentes indicados às quais estão vinculadas as respectivas disciplinas, considerando a existência de vagas, pré ou correquisitos, a formação do candidato e a justificativa da solicitação de matrícula isolada.

6.2.1. O candidato deverá comprovar os conhecimentos equivalentes para disciplinas que por ventura possuírem requisitos, quando for o caso. A equivalência para a disciplina em que se exigir pré ou correquisito, quando necessária, também será analisada neste processo seletivo.

6.3. A classificação das solicitações aprovadas para a mesma disciplina será realizada por meio dos seguintes critérios:

a) Justificativa para solicitação de matrícula em disciplina isolada; b) Dados do certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente.

6.4. O resultado das análises das solicitações, bem como a convocação para a matrícula será divulgado a partir do dia 11/10/2018 na página do IFMG - Campus Ouro Preto: http://www.ifmg.edu.br/ouropreto

7. DA CONVOCAÇÃO PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA EM DISCIPLINA(S) ISOLADA(S)

7.1. Após a divulgação do resultado do edital, o candidato classificado deverá comparecer nos dias 15 ou 16 de outubro de 2018, no horário de 08 às 12 e 14 às 16 horas na Coordenação de Registro Acadêmico da Diretoria de Ensino do IFMG Campus Ouro Preto, localizada no Pavilhão Central.

7.2. O candidato classificado que não comparecer ao local de matrícula, na data e horários estabelecidos pela convocação perderá o direito à vaga na(s) disciplina(s) previstas neste edital.

7.3. Não haverá convocação individual de candidato para matrícula (por telefone, carta, telegrama, mensagem eletrônica, mensagem de celular ou outra forma), sendo o site http://www.ifmg.edu.br/ouropreto, o único instrumento de divulgação e convocação do resultado.

8. DA DOCUMENTAÇÃO PARA A EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA

8.1. O candidato convocado para efetuar a matrícula como aluno especial deverá apresentar os seguintes documentos:

a. Ficha cadastral de matrícula preenchida, fornecida no ato da matrícula pela Instituição; b. Uma foto recente 3x4;

c. CPF próprio (original e fotocópia legível); d. Carteira de Identidade;

e. Certidão de nascimento ou casamento (original e fotocópia legível);

f. Para maiores de 18 anos de idade, apresentar o título de eleitor, comprovante de quitação

eleitoral, emitido pelo site do

TRE: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral; g. Para candidatos do sexo masculino, apresentar o certificado militar original e fotocópia legível;

h. Certificado e histórico escolar de conclusão do Ensino Médio (original e fotocópia legível) sem dependência. Caso não tenha, apresentar a Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, sendo que, no prazo máximo de trinta dias, o candidato deverá apresentar o Histórico Escolar nas condições citadas, ou seja, sem dependência.

i. Comprovante de residência, (original e fotocópia legível). Serão aceitos como comprovante de residência conta de água ou de luz ou de telefone ou contrato de aluguel.

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1. Incorporar-se-ão a este edital, para todos os efeitos, os editais complementares ou os avisos oficiais que vierem a ser publicados, pela Direção Geral referente ao edital de matrícula em disciplinas isoladas nos cursos de graduação.

9.2. A matrícula em disciplinas isoladas ofertadas por este edital não implica condição de estudante regularmente matriculado no curso de graduação do IFMG - Campus Ouro Preto. Desta forma, os estudantes matriculados, exclusivamente, em disciplina(s) isolada(s) dos cursos de graduação, não receberão auxílio financeiro para fins de atividade extra-classe e não estarão aptos para a solicitação de participação em outros programas destinados a alunos regulares do IFMG.

9.3. Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria de Ensino do IFMG-Campus Ouro Preto.

9.4. O candidato não selecionado terá um prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data da divulgação do resultado final, para a retirada dos documentos apresentados por ocasião da inscrição. Findo esse prazo, a referida documentação será inutilizada.

9.5. A inscrição do candidato implica a aceitação das normas e das condições fixada neste edital.

(3)

curricular no curso em que estiver sendo oferecida, salvo se o aluno especial se tornar aluno regular do IFMG e atender aos critérios de aproveitamento de disciplinas vigentes na época. 9.7. Será emitida, ao aluno especial concluinte de disciplina isolada, uma declaração de estudos informando a disciplina cursada, o período, a carga horária e o aproveitamento.

Registre-se. Publique-se

Ouro Preto, 27 de setembro de 2018

ANEXO I

EDITAL MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DE GRADUAÇÃO 2º SEMESTRE 2018

QUADRO RESUMO - AÇÕES E PRAZOS

AÇÕES PRAZOS RESPONSÁVEL

Período de inscrições para a(s)

matrícula(s) em disciplina(s) 01/10 a 05/10/2018 Candidatos

Análise e classificação dos

candidatos 08/10 a 10/10/2018 Responsável pela DisciplinaDE/Colegiado ou Docente Publicação dos resultados e

convocação para matrícula A partir de 11/10/2018 Direção Geral/DE

Matrícula dos candidatos aprovados

15/10 e 16/10/2018 (horário estipulados no

item 7.1 deste edital)

DE/Candidatos aprovados

ANEXO II

EDITAL MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DE GRADUAÇÃO 2º SEMESTRE 2018

QUADRO DE VAGAS POR DISCIPLINAS

TECNOLOGIA EM CONSERVAÇÃO E RESTAURO

Nome disciplina disciplina noNatureza da curso

Pré ou

correquisitoHoráriaCarga Número de vagas Número de aulas semanais

Horário de aulas (de 08/10/2018 a

28/02/2019)

CONSERVAÇÃO PREVENTIVA OBRIGATÓRIA 40 5 2 + 10h campo* Quartas (21:00 às 22:40)

REGULAÇÃO URBANA E PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO I OBRIGATÓRIA 30 5 2 Quartas (21:00 às 22:40)

COMPORTAMENTO DAS ESTRUTURAS E DOS MATERIAIS CONSTRUTIVO OBRIGATÓRIA 60 3 4

Segundas (21:00 às 22:40) e terças (21:00 às

22:40)

VIVÊNCIAS COTIDIANAS NAS CIDADES PATRIMÔNIO OPTATIVA 30 5 2 Terças (17:00 às 18:40)

*CH Campo: Carga horária destinada a atividades práticas fora da instituição

(4)

Nome disciplina disciplina noNatureza da curso Pré ou correquisito Carga Horária Número de vagas Número de aulas semanais Horário de aulas (de 08/10/2018 a 28/02/2019)

BIOGEOGRAFIA OBRIGATÓRIA 80 2 4 + 20h campo*

Quartas (19:00 às 20:40) e Quintas (21:00

às 22:40)

GEOGRAFIA REGIONAL OBRIGATÓRIA 80 2 4 + 20h campo*

Quintas (19:00 às 20:40) e Sextas (19:00 às

20:40)

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA OBRIGATÓRIASENSORIAMENTOREMOTO 80 2 4 + 20h campo* Segundas (19:00às 20:40 e 21:00 às 22:40)

TEORIA E MÉTODOS EM GEOGRAFIA II OBRIGATÓRIA MÉTODOS EMTEORIA E

GEOGRAFIA I

60 2 4 Terças (19:00 às20:40 e 21:00 às 22:40)

DIDÁTICA OBRIGATÓRIA 60 2 4 Terças (19:00 às20:40 e 21:00 às

22:40)

GEOGRAFIA HUMANA E ECONÔMICA DO BRASIL OBRIGATÓRIA 60 2 4 Segundas (19:00às 20:40 e 21:00

às 22:40)

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL OBRIGATÓRIA 60 2 4 às 20:40 e 21:00Quintas (19:00

às 22:40)

GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO OBRIGATÓRIA 60 2 4

Segundas (19:00 às 20:40 e 21:00

às 22:40)

APLICAÇÕES NUMÉRICAS À GEOGRAFIA OPTATIVA 30 5 2 Quintas (17:00às 18:40)

ENSINO DE GEOGRAFIA E NOVAS TECNOLOGIAS OPTATIVA 60 5 2 + EAD 18:40) e 30 horasTerças (17:00 às

EAD**

GEOGRAFIA HUMANISTA E CULTURAL OPTATIVA 80 5 4 + 20h campo* Sextas (19:00 às20:40 e 21:00 às

22:40)

GEOMORFOLOGIA FLUVIAL OPTATIVA 60 5 4 às 20:40 e 21:00Quintas (19:00

às 22:40)

PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL OPTATIVA 60 5 4 Terças (19:00 às20:40 e 21:00 às

22:40)

INTRODUÇÃO AO EAD OPTATIVA 60 5 EAD 60 horas EAD**

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA (EAD) OPTATIVA 40 5 EAD + 10h campo* 30 horas EAD**

*CH Campo: Carga horária destinada a atividades práticas fora da instituição **EAD: Disciplinas ofertadas com carga horária em parte ou totalmente a distância

LICENCIATURA EM FÍSICA

(5)

Nome disciplina disciplina no

curso Pré ou correquisito

Carga

Horária vagasde semanaisde aulas 08/10/2018 a 28/02/2019)Horário de aulas (de

ELETROMAGNETISMO OBRIGATÓRIA CÁLCULO DIFERENCIAL EINTEGRAL III/ FÍSICA IV 60 5 4 Terças e sextas (19:00 às20:40)

ESTRUTURA DA MATÉRIA II OBRIGATÓRIA ESTRUTURA DA MATÉRIAI 60 5 4 Segundas (21: às 22:40) equintas (19:00 às 20:40)

LIBRAS OBRIGATÓRIA 30 5 2 Quartas (19:00 às 20:40)

PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA II OBRIGATÓRIA PESQUISA EM ENSINO DEFÍSICA I 30 5 2 Segundas (19:00 às 20:40)

FÍSICA APLICADA AO MEIO

AMBIENTE OBRIGATÓRIA NORMAS DE ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 60 5 4 Terça (19:00 às 20:40) equinta (21:00 às 22:40)

FÍSICA EXPERIMENTAL V OBRIGATÓRIA FÍSICA EXPERIMENTALIV/ FÍSICA V 30 5 2 Sextas (21:00 às 22:40)

FÍSICA V OBRIGATÓRIA FÍSICA IV 75 5 5 Quintas (18:10 às 20:40) eSextas (19:00 às 20:40)

FÍSICO-QUÍMICA OBRIGATÓRIA QUÍMICA GERAL 45 5 3 Segunda (19:00 às 20:40 e21:00 às 21:50)

PROJETOS PARA O ENSINO DE

CIÊNCIAS E FÍSICA V OBRIGATÓRIA

PROJETOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E

FÍSICA IV/ FÍSICA V 30 5 2 Terças (21:00 às 22:40)

BIOLOGIA GERAL OBRIGATÓRIA 30 5 2 Sextas (19:00 às 20:40)

DIDÁTICA OBRIGATÓRIA 30 5 2 Sextas (21:00 às 22:40)

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO OBRIGATÓRIA 30 5 2 Quartas (19:00 às 20:40)

FÍSICA EXPERIMENTAL III OBRIGATÓRIA FÍSICA EXPERIMENTALII/ FÍSICA III 30 5 2 Segundas (19:00 às 20:40)

FÍSICA III OBRIGATÓRIACÁLCULO DIFERENCIAL EINTEGRAL III/ FÍSICA II 75 5 5 Quartas (21:00 às 22:40) eTerças (21:00 às 21:50), Quintas (21:00 às 22:40)

MECÂNICA CLÁSSICA OBRIGATÓRIACÁLCULO DIFERENCIAL EINTEGRAL III/ FÍSICA II/

FÍSICA I 45 5 3

Terças (21:50 às 22:40) e Quintas (19:00 às 20:40)

PROJETOS PARA ENSINO DE FÍSICA

III OBRIGATÓRIA FÍSICA EXPERIMENTALII/ FÍSICA III 30 5 2 Terças (19:00 às 20:40)

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II OBRIGATÓRIA 30 5 2 Segundas (21: às 22:40)

ÁLGEBRA LINEAR OBRIGATÓRIA GEOM. ANALÍTICA 60 5 4 Quintas (21:00 às 22:40) eSextas (19:00 às 20:40)

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

I OBRIGATÓRIA INTROD. AO CÁLCULO 90 5 6

Terças (21:00 às 22:40), Quintas (19:00 às 20:40) e

Sextas (21:00 às 22:40)

LABORATÓRIO DE MECÂNICA I OBRIGATÓRIA MECÂNICA I 30 5 2 Segundas (19:00 às 20:40)

MECÂNICA I OBRIGATÓRIA 60 5 4 Segundas (21:00 às 22:40) eterças (19:00 às 20:40)

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO OBRIGATÓRIA 60 5 4 Quartas (19:00 às 20:40 e21:00 às 22:40)

(6)

GEOMETRIA ANALÍTICA OBRIGATÓRIA 60 5 4 Terças (21:00 às 22:40) esextas (19:00 às 20:40)

INTRODUÇÃO AO CÁLCULO

DIFERENCIAL E INTEGRAL OBRIGATÓRIA 90 5 6

Quartas (21:00 às 22:40), quintas (19:00 às 20:40) e sextas (21:00 às 22:40) OS AFRICANOS E OS

AFROBRASILEIROS NA CONSTRUÇÃO

DO BRASIL (SÉCULOS XVI-XIX) OBRIGATÓRIA 30 5 2 Quartas (17:00 às 18:40)

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

II OBRIGATÓRIA CÁLCULO DIFERENCIAL EINTEGRAL I 60 5 4 Terça (19:00 às 20:40) equinta (21:00 às 22:40)

FÍSICA SOLAR TERRESTRE OPTATIVA 45 5 3 Quartas (18:10 às 20:40)

CURRÍCULO ESCOLAR E

DIVERSIDADE OPTATIVA 30 5 2 Quartas (17:00 às 18:40)

FÍSICA DOS POLÍMEROS OPTATIVA 30 5 2 Quartas (19:00 às 20:40)

FÍSICA E MÚSICA OPTATIVA 60 5 4 Quintas (21:00 às 22:40) eSextas (21:00 às 22:40)

TÓPICOS ESPECIAIS EM AVALIAÇÃO OPTATIVA 30 5 2 Segundas (21:00 às 22:40)

FÍSICA II OBRIGATÓRIA CÁLCULO DIFERENCIAL EINTEGRAL II/ FÍSICA I 75 5 5 Terças (21:00 às 22:40) equartas (21:00 às 22:40)

Ouro Preto, 27 de setembro de 2018. Documento assinado eletronicamente por Ronaldo Silva Trindade, Diretor-Geral

Substituto, em 28/09/2018, às 13:57, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.

A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://sei.ifmg.edu.br/sei/controlador_externo.php?

acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 0155489 e o código CRC 86B2C6EA.

Referências

Documentos relacionados

• Material – Quando adotam-se como constitucionais apenas as normas essenciais a uma Constituição. A Constituição brasileira de 1824 era material, pois possuia em seu

processo de operação carga e/ou descarga no sistema pela Expedição, o colaborador da expedição informa via rádio ao operador de armazém que há veículos para

médico. Observe como se fez a regência verbal do seguinte trecho: “Pode ser opção mais vantajosa, mais efetiva, escolher usos sobre os quais não pesem

Quando aplicado com intensidade alta (nível motor/ doloroso), é similar ao TENS –

Estima-se que no Brasil ocorra cerca de 244 espécies de abelhas sem ferrão (PEDRO, 2014), sendo as espécies Tetragonisca angustula (Latreille, 1811) (jataí), Melipona

Em Letras: Dom João de Casal, morreu bispo em Macau; frei Gonçalo do Crato, religioso de São Domingos, inquisidor da Mesa Grande, baptizado em São João em 23

A Gerência Executiva do CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE – CRA/RN, sediado na Rua Coronel Auris Coelho, n° 471 – Lagoa Nova, Natal/RN, CEP: 59075-050,

A Antropologia das Sociedades Contemporâneas não pode distanciar-se dessa avaliação, portanto, porque nela se concentra a discussão da liberdade, do capitalismo e da relação do