• Nenhum resultado encontrado

CARREIRA X TRABALHO. Em que Direção Estou Conduzindo os Meus Esforços!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARREIRA X TRABALHO. Em que Direção Estou Conduzindo os Meus Esforços!"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CARREIRA X TRABALHO

Em que Direção Estou Conduzindo os Meus Esforços!

Não?

Pois pode ser exatamente essa informação que vai te ajudar a ter mais foco e alcançar melhores resultados.

De forma objetiva você pode entender essa diferença. Carreira | Trabalho

(2)

Um trabalho é uma atividade que gera recursos para pagar as contas que vencem ao final de cada mês.

Já uma carreira é uma série de decisões que um profissional vai tomando ao longo de sua vida profissional para que as contas ao final de cada mês incomodem cada vez menos.

Trabalho é uma atividade presente.

Carreira é uma construção a longo prazo que começa exatamente hoje. Fundamentada em planejamento e visão de futuro.

Carreira e trabalho são comumente confundidos pelos que estão ingressando no mercado de trabalho. Ambos são conceitos distintos e saber diferenciá-los é fundamental para entender as etapas necessárias da construção de vida profissional.

Veja as diferenças

Trabalho é temporário, carreira é permanente

Ter um trabalho não significa ter uma carreira. Ele é a atividade que o profissional desempenha, no presente, para suprir suas necessidades financeiras. É claro que se você estiver atuando em sua área, o trabalho vai além de apenas ganhar dinheiro para se manter, mas mesmo assim ainda não é sinônimo de carreira.

Essa vida profissional é algo que se constrói com o tempo e depende das decisões que a pessoa toma e tomou ao longo de sua trajetória. Dessa forma, construir uma carreira não depende apenas do trabalho atual, mas sim de um planejamento que possibilite preparar-se para o próximo trabalho ou cargo.

É por meio do planejamento que você delimitará quais são os conhecimentos e experiência necessários para se destacar na posição que está ocupando, e então evoluir.

A construção de uma trajetória profissional vai levá-lo a possibilidades diferentes das que possui atualmente e, de preferência, para melhores. Nesse caminho existem duas possibilidades:

• a primeira é quando a pessoa se especializa tecnicamente em uma área e evolui dentro dela, tornando-se uma referência no que faz;

• a outra opção é a carreira executiva, em que o profissional visa a

ascensão a novos cargos como, por exemplo, iniciar como auxiliar para chegar a gestor.

(3)

Nas duas opções, o importante é que as decisões sejam tomadas com base em um objetivo que deverá ser alcançado a longo prazo. Isso porque a carreira dá ao profissional essa perspectiva de futuro, adicionando em sua bagagem competências, ganhos financeiros e o mais importante; que é a satisfação pessoal.

Carreira não é sinônimo de vários trabalhos

Ter trabalhado em diversos lugares não significa, necessariamente, ter construído uma carreira. A trajetória profissional pode ser desenvolvida dentro da mesma empresa, pois cada mudança de cargo que implique maiores responsabilidades e/ou salário significa uma evolução dentro da estrutura hierárquica da organização. Isso representa um avanço em seu currículo e, consequentemente, em sua carreira.

Trabalhar em muitas empresas, porém executando as mesmas funções, não é ter uma carreira, já que não houve progresso dentro da profissão em que atua. Se você fizer a mesma coisa durante 5, 10 anos, sem alteração de cargo/salário, não está construindo uma trajetória profissional. Pelo contrário! Se você busca por algum conhecimento além das habilidades que sua função atual exige, está pensando nas possibilidades de crescimento futuras e, portanto, está seguindo os passos da construção de uma carreira.

Por exemplo, se você atualmente ocupa uma vaga de estágio que exige apenas o conhecimento técnico em sua área, mas está constantemente buscando por competências que agregam em seu currículo, o trabalho que desempenha terá resultados acima dos que eram esperados pela empresa.

Dessa forma, são grandes as chances de que esteja em primeiro lugar quando pensarem em uma efetivação. Essa visão de futuro é o que constrói uma carreira, sem que necessariamente tenha que mudar de trabalho para evoluir. É inegável que, hoje, muitos jovens estão priorizando trabalhar com o que realmente gostam, certo? No entanto, ter um trabalho e ter uma carreira, são coisas completamente diferentes!

Isso fica claro ao pensar que trabalho é algo temporário, mais imediato, geralmente de curta ou média duração. Enquanto uma carreira é para sempre e dura a vida toda!

Por isso, é importante você saber exatamente qual profissão deseja e principalmente, de que forma pretende alcançar seus objetivos, já que tudo é uma questão de investimento pessoal e bagagem de experiências para construir, pouco a pouco, uma carreira de sucesso. Ser procurado pelo mercado é outro ponto que conta a favor.

Pensando nesse importante momento da sua vida, separamos algumas dicas essenciais que ajudarão você a moldar uma ótima carreira baseada em resultados incríveis. Continue lendo e confira!

(4)

1. Faça um teste vocacional

Existem testes vocacionais que avaliam características pessoais do indivíduo, como gostos, interesses, personalidade e habilidades. A intenção é ajudar na escolha da carreira, descobrindo qual caminho que melhor combina com seu jeito de ser.

Algumas instituições de ensino oferecem orientação vocacional gratuitamente. Se não for o caso, porém, saiba que esses testes também podem ser feitos em clínicas psicológicas, bem como em sites dedicados a essa finalidade.

2. Compareça a mostras

Muitas universidades organizam mostras de carreiras para ajudar os estudantes nessa difícil escolha. Para isso, oferecem informações valiosas sobre os cursos de graduação ofertados, tudo por meio de palestras e exposições que ajudam a orientar na escolha do curso superior.

Existem ainda outras formas de conhecer as carreiras e os cursos, como em guias. Esses materiais normalmente mostram não só as características das graduações e das carreiras, mas também costumam informar sobre quais profissões estão em alta e quais estão em baixa.

3. Pesquise sobre as instituições de ensino

Uma boa pesquisa sobre as instituições de ensino que poderá cursar requer muita atenção, pois é essencial para sua carreira. A melhor maneira de fazê-lo é procurando informações sobre as avaliações do Ministério da Educação (MEC) referentes aos cursos, analisando os indicadores de qualidade.

Outras informações sobre as instituições também são relevantes, como a capacitação do quadro docente, a infraestrutura oferecida pela faculdade e as possibilidades de desenvolvimento dos alunos por meio de intercâmbios.

4. Compare os valores dos cursos

Saber o valor da mensalidade do curso que você pretende fazer é muito importante para se preparar financeira e psicologicamente para dar continuidade aos estudos, sem riscos de desistência.

Também é relevante saber se a instituição de ensino pretendida oferece modalidades de financiamento, como o FIES e o ProUni, ou até mesmo modalidades de auxílio estudantil oferecidas pela própria faculdade.

5. Converse com profissionais da área

A busca por conhecimento sobre as profissões pretendidas, o perfil de cada curso e como é a atuação dos profissionais em suas respectivas áreas,

(5)

entendendo assim suas particularidades, é muito importante para ajudar escolher uma carreira.

Procure por profissionais que já atuam no campo que você pretende ingressar para conhecer a realidade da profissão, levando em conta tanto aspectos positivos como negativos. Tire suas dúvidas sobre as possibilidades de atuação, as atividades desempenhadas, os obstáculos enfrentados no dia a dia e os benefícios proporcionados.

Pode acreditar: nesse momento, essa é a melhor maneira de entender as particularidades de qualquer área de atuação.

6. Investigue a realidade do mercado

Procure conhecer o mercado de trabalho da área em que você pretende atuar. Afinal, ainda que esteja decidido, é extremamente valioso entender a dinâmica da profissão. Lembre-se de que, para trabalhar, é necessário encontrar oportunidades no mercado.

Para isso, lance mão de todas as ferramentas disponíveis, como internet, eventos e feiras. Assim, você conseguirá ser realista na escolha de uma carreira, evitando falsas expectativas e futuras frustrações.

Qual é a diferença entre trabalho e carreira?

Esse é o primeiro questionamento que você deve fazer. Tudo porque a resposta é o que vai ajudá-lo, de fato, a entender como construir oportunidades tanto em ter um bom trabalho quanto para abrir as portas para a sua carreira.

Então, veja só: um trabalho é, na verdade, uma atividade que vai gerar recursos suficientes para você pagar as contas que vencem no final do mês, como as obrigações com a energia elétrica, telefone, internet, entre outros.

Já a carreira vai ser construída com várias decisões tomadas ao longo da sua vida profissional, justamente para que aquelas contas do final do mês não incomodem mais você, além de ser a grande chance de se sentir realizado com o seu trabalho. Ou seja, o trabalho é algo presente, e a sua carreira será a preparação de todo o seu futuro profissional.

Como construir uma carreira de sucesso? Faça cursos

Começar uma carreira é sinônimo de que você já tem, no mínimo, um certo domínio sobre aquele assunto. Então, a forma de conseguir isso é com a ajuda de cursos e do seu próprio aperfeiçoamento. Vale dizer também que, ao estudar sobre a área em que pretende atuar, você também poderá criar grandes conexões com professores e futuros profissionais.

(6)

Além de tudo isso, manter-se atualizado e em constante aprendizado é a certeza de jamais deixar de entender sobre as novidades do mercado. Sem contar que ter uma boa lista de cursos no seu currículo chama bastante a atenção dos recrutadores e empresas que dão valor a profissionais estudiosos, curiosos e dinâmicos.

Especialize-se em outros nichos

Sim! Já pensou em se tornar um profissional repleto de habilidades e capaz de se adequar a diferentes realidades?

Pois é, essa é a ideia de se especializar em vários nichos dentro da sua própria profissão. Por exemplo: se a sua formação é o jornalismo, aprender mais sobre turismo, contato com público e escrita para web já vai dar a você muitas possibilidades!

E o mais interessante disso é que, se um dia acontecer aquela sensação de “cansaço” ou “monotonia” dentro da carreira, é só mudar um pouco para outra área específica e ter a oportunidade de ganhar ainda mais experiência. Nada impede você de ter um currículo enorme e cheio de atividades diferentes, mas que conversem entre si.

Faça planos

Sabia que tem muita gente que jamais fez nenhum plano para seu próprio futuro? Jovens e adultos que simplesmente deixam a vida seguir e vão acompanhando como meros espectadores tudo o que lhes é oferecido.

Não seja mais um com esse perfil! Molde a sua carreira de acordo com o que mais almeja e se vê realmente fazendo daqui a alguns anos.

Nada melhor do que fazer planos, traçar metas e definir como você quer chegar até lá. Lembre-se de que um trabalho ajuda na questão monetária e, até mesmo, de formação, mas o que vale realmente é a sua carreira. Portanto, reflita o que imagina fazer em 5, 10 e 15 anos, e tudo ficará muito mais tranquilo depois de ter isso em mente.

Daí, é só uma questão de correr atrás das melhores formas para ser um profissional de sucesso, afinal, ter um trabalho e ter uma carreira são ações que devem andar lado a lado sempre, para que o resultado seja satisfatório e não apenas perda de tempo. Mas atenção: seja sempre flexível quanto aos planos, pois novos caminhos podem ser traçados sempre!

(7)

Tenho que tomar uma decisão para a vida inteira?

Claro que não! Afinal, como seres humanos que somos, podemos facilmente mudar de opinião. Vivenciando diariamente um turbilhão de informações, podemos sim refazer nossos caminhos.

A verdade é que nem todos conseguem acertar de primeira na escolha do curso superior a seguir. Então saiba desde já: iniciar uma faculdade, escolher uma carreira e, de repente, descobrir que aquela não é sua praia definitivamente não é o fim do mundo, viu?

Todos os dias aprendemos coisas novas, mudamos e evoluímos nossas ideias. Com isso, fortalecemos nossa identidade. Não se esqueça de que a vida é um ciclo de eterno aprendizado. Então mude sempre que achar necessário, aproveite o conhecimento adquirido e lembre-se: agregar conhecimento nunca é demais.

Sua carreira não é o que você está fazendo, mas sim o que já fez

Você não é apenas o que está fazendo atualmente, mas sim tudo o que já fez e ainda vai fazer, e isso é a chave para a concepção de sua trajetória profissional.

(8)

Um trabalho não é uma definição, mas sim algo temporário; com começo, meio e fim. Já a carreira diz respeito a tudo o que já construiu em seu histórico empresarial e continua construindo.

Ambos possuem uma relação de interdependência, já que não se constrói uma carreira sem trabalho. Mas para que o trabalho leve à carreira, é preciso uma série decisões e oportunidades, que acontecem de acordo com o desempenho de cada um.

Portanto, ao ser contratado, é preciso analisar quais atividades desempenhadas nessa função acrescentam algo que possa ser aproveitado futuramente.

Sendo assim, deve-se ter claro, desde o princípio, onde você deseja chegar e quais as etapas necessárias para tal.

Isso não impede, entretanto, que os planos sejam alterados durante o percurso, de acordo com as oportunidades profissionais que surgirem. Mas o que é preciso ter em mente é que, mesmo com os imprevistos, é necessário ter claro o motivo pelo qual determinada decisão está sendo tomada, e se tal atitude contribui para alcançar seu objetivo final.

Quando não existe uma meta clara, as mudanças de trabalho podem parecer sem sentido e tornarem-se frustrantes.

Saiba como conectar carreira e trabalho

O trabalho depende das decisões que são tomadas pela empresa, e vão além de suas próprias vontades, já a carreira é de sua responsabilidade. Se você já possui um trabalho ou pretende conseguir um, e não sabe qual será seu próximo passo, é preciso parar e traçar um plano de carreira.

Comece se questionando se o que pretende fazer posteriormente se conecta com o que está fazendo no momento e o quanto a função que desempenha agora pode contribuir para alcançar o que deseja. Se não consegue enxergar uma conexão entre estes dois momentos, você deve analisar melhor e descobrir uma forma de conectá-los em algum ponto.

Sempre que surgir uma nova oportunidade, reflita seus prós, contras, e os motivos pelos quais outra função, por exemplo, seria melhor do que a que possui agora.

É preciso questionar-se sempre; “por que estou fazendo isso?”, “onde pretendo chegar?”, “como meu trabalho pode contribuir para minha evolução?”.

Tendo respostas claras para tais perguntas, você será capaz de enxergar o caminho que precisa percorrer e em quais pontos precisa evoluir para alcançar a próxima etapa.

(9)

Carreira e trabalho, portanto, são coisas distintas e que exigem cuidados diferentes para que tenham relação. Aos que desejam construir uma trajetória profissional, é fundamental não pensar apenas a curto prazo.

(10)

Fontes:

https://www.impacta.com.br/blog/2017/12/18/diferenca-entre-carreira-e-emprego-seu-futuro-profissional/

https://australiancentre.com.br/blog/diferenca-entre-ter-um-emprego-e-ter-uma-carreira/

Referências

Documentos relacionados

Quando alguém entra em contato com as revelações da Verdade Absoluta, sejam trazidas por Krishna, Buda, Jesus, Paulo, ou por quaisquer outros profetas ou mensageiros,

Ou talvez você tenha apenas reservado um tempo para se sentar e refletir sobre a Mensagem, para chegar um pouco mais perto daquilo que satsang significa para você, para mergulhar

Este trabalho se propõe a investigar as relações entre o jornalismo, a literatura e o cinema por meio da análise da obra O que é isso, companheiro?, de Fernando Gabeira (1979) e a sua

que a população tem direito, como Transportes da Secretaria de Saúde o Ambulâncias Novas, UTI Móvel, Veículos senhor Francisco Belinho de Almeida, o para o Transporte de

Mas existe grande incerteza sobre quem detém esses direitos em certas áreas do Brasil rural.. Esta é a posição do Brasil em relação à segurança de direitos de propriedade de

This infographic is part of a project that analyzes property rights in rural areas of Brazil and maps out public policy pathways in order to guarantee them for the benefit of

◦ Indicado para a higiene das mãos e pés antes da aplicação de cremes, ou no dia- a-dia para estar com as áreas

Reunir com os alunos e outros colegas para socialização dos registros, avaliação e novos encaminhamentos que contribuam para o sucesso do