• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA VESTIBULAR JANEIRO 2004

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA VESTIBULAR JANEIRO 2004"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

RESOLUÇÃO CEPE Nº 90 / 2003

Fixa normas para o Concurso Vestibular de Janeiro de 2004 da Universidade Estadual de Londrina.

CONSIDERANDO o disposto no art. 23 do Estatuto e artigos 36, 82 e 83 do Regimento Geral e respectivos parágrafos;

CONSIDERANDO o disposto no art. 3º, itens 15, 16 e 17, do Decreto Estadual n.º 18.110, de 28.01.70;

CONSIDERANDO a vigência das disposições da Lei n.º 9.394, de 20.12. 96;

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO aprovou e eu, Reitora, sanciono a seguinte Resolução:

Art. 1º O Concurso Vestibular da Universidade Estadual de Londrina de 2004 será realizado nos dias 11, 12, 13 e 14 de janeiro de 2004 e consiste na avaliação dos conhecimentos adquiridos nas diversas formas de educação no Ensino Médio com os seguintes objetivos:

I. Verificar o domínio do conhecimento exigido até o nível de complexidade do Ensino Médio, conforme o programa apresentado no Manual do Candidato;

II. Classificar candidatos com o perfil do aluno esperado pela UEL;

III. Interagir com o ensino fundamental e médio e contribuir para o aprimoramento do ensino.

Parágrafo único. Para atingir os objetivos estabelecidos, as provas do Concurso Vestibular deverão ser elaboradas de modo que permitam avaliar a adequação do candidato ao perfil do aluno esperado pela UEL em relação à capacidade de:

I. Interpretar dados e fatos; II. Estabelecer relações; III. Organizar suas idéias; IV. Elaborar hipóteses; V. Expressar-se com clareza.

Art. 2º O Conselho de Administração fixa o número de vagas e define as normas de inscrição, complementares à pres ente Resolução, para ingresso nos diversos cursos de graduação e respectivos turnos da Universidade Estadual de Londrina mediante Concurso Vestibular.

§ 1º A inscrição é feita conforme procedimentos estabelecidos em edital publicado pela Coordenadoria de Assuntos de Ensino de Graduação / Comissão Permanente de Seleção – CAE / COPESE.

§ 2º

§ 3°

No ato da inscrição é exigida a cópia legível do documento de identidade, 1 (uma) foto 3x4 (recente) e o pagamento de preço público para cobrir despesas de planejamento, execução e coordenação do concurso, cujo valor é estabelecido pelo Conselho de Administração em resolução específica.

São considerados documentos de identidade para efeito da inscrição: 1. Cédula de identidade civil, expedida por Secretaria de Segurança Pública;

2. Cédula de identidade expedida pelas Forças Armadas (Ministério do Exército, Ministério da Marinha e Ministério da Aeronáutica);

(2)

§ 4º A inscrição não é aceita com a falta de qualquer dos documentos enunciados no parágrafo anterior ou se, por meio da rede bancária, não for confirmado o pagamento do preço público correspondente.

§ 5º A inscrição somente é efetivada em períodos, locais e meios pré-estabelecidos, desde que cumpridas as exigências do §2º deste artigo.

Art. 3º O candidato ou seu representante pode inscrever-se em apenas um curso, especificando o turno de sua preferência, quando for o caso, e devendo optar por Inglês, Francês ou Espanhol para a realização da Prova de Língua Estrangeira.

§ 1º O candidato, ou seu representante, que efetivar mais de uma inscrição tem automaticamente a anterior ou anteriores canceladas.

§ 2º O requerimento de inscrição deve ser adequadamente preenchido, de forma legível, e em caso de divergência entre o código do curso pretendido e a marcação nos círculos para leitura óptica prevalecerá o que estiver marcado nos círculos.

§ 3º São de responsabilidade do candidato ou do seu representante os dados preenchidos no requerimento de inscrição, não podendo haver correção de qualquer dado após a efetivação da inscrição.

Art. 4º Obedecidas, rigorosamente, as normas do Concurso Vestibular, os portadores de necessidades especiais são atendidos conforme a especificidade de cada caso.

§ 1º Os interessados no atendimento previsto no “caput” deste artigo devem requerê -lo à COPESE, na CAE, até 10 (dez) dias após o término das inscrições, juntando laudo médico justificando a necessidade.

§ 2º Aos pleiteantes do atendimento deve ser encaminhada resposta, pela COPESE, até 30 (trinta) dias antes da realização do Concurso Vestibular.

Art. 5º Aos inscritos no Concurso Vestibular, portadores de deficiência visual e usuários do método Braille, é concedido atendimento especial na realização das provas, desde que formalizem suas solicitações nos termos do artigo 4º, § 1º desta Resolução.

§ 1º O atendimento especial, referido no “caput” do presente artigo, constitui-se, conforme o caso, em: 1. Provas elaboradas no sistema Braille;

2. Provas elaboradas no sistema DOS-VOX;

3. Provas elaboradas de forma ampliada: impressas ou visualizadas em tela de computador. § 2º As provas para o portador de necessidade visual terão a duração de 05 (cinco) horas/dia. Art. 6º O Concurso Vestibular é constituído pelas seguintes Provas:

I. Conhecimentos Gerais;

II. Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação; III. Conhecimentos Específicos;

IV. Habilidade Específica.

§ 1º A Prova de Habilidade Específica, prevista no inciso IV deste artigo, deve ser realizada pelos candidatos inscritos nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Desenho Industrial, Educação Artística, Estilismo em Moda e Música.

§ 2º As Provas do Concurso Vestibular da UEL têm pesos idênticos.

Art. 7º A primeira Prova é de Conhecimentos Gerais, elaborada na perspectiva interdisciplinar, com 60 questões de múltipla escolha e a partir dos programas apresentados no Manual do Candidato das seguintes disciplinas do Ensino Médio: artes, biologia, filosofia, física, geografia, história, matemática, química e sociologia.

(3)

Parágrafo único. O conteúdo desta Prova é o mesmo para todos os candidatos aos cursos de graduação ofertados pela Universidade.

Art. 8º A segunda Prova é de Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação, organizada da seguinte forma:

I. Redação elaborada a partir da escolha de uma entre três possibilidades oferecidas ao candidato;

II. 20 questões de múltipla escolha com os conteúdos de Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa, segundo os programas apresentados no Manual do Candidato;

III. 10 questões de múltipla escolha de uma Língua Estrangeira, conforme a opção selecionada pelo candidato no ato da inscrição, entre os conteúdos programáticos das áreas de Inglês, Francês e Espanhol relacionados no Manual do Candidato.

Parágrafo único. O conteúdo desta Prova, exceto o de Língua Estrangeira, é o mesmo para todos os candidatos aos cursos de graduação ofertados pela Universidade.

Art. 9º A terceira Prova é de Conhecimentos Específicos determinados pelos diferentes cursos, com 40 questões de múltipla escolha, elaboradas a partir dos programas apresentados no Manual do Candidato.

Parágrafo único. Nesta Prova os candidatos são avaliados em duas disciplinas selecionadas pelos respec tivos cursos de graduação, contendo 20 questões cada e conforme a distribuição apresentada no Quadro 01.

Art. 10. Os candidatos inscritos nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Desenho Industrial, Educação Artística, Estilismo em Moda e Música, devem realizar a Prova de Habilidade Específica.

Art. 11. O local, dia, mês e horário das provas do Concurso Vestibular são informados aos candidatos através do Cartão Informativo, que é enviado pelo correio.

Parágrafo único. O candidato não pode realizar as provas fora do local, dia e hora previamente estabelecidos.

Art. 12. Na correção das Provas são utilizadas técnicas de padronização de escores brutos alcançados pelos candidatos, que assegurem igual média e dispersão em um mesmo curso, conforme explicitado no Manual do Candidato.

§ 1º Não há vista ou revisão de Provas em qualquer hipótese. § 2º A redação dos candidatos desclassificados não será corrigida.

Art. 13. A admissão inicial aos cursos de graduação é feita mediante processo seletivo e classificatório, de acordo com a opção indicada pelo candidato e com o aproveitamento até o limite das vagas fixadas para os diversos cursos e respectivos turnos.

§ 1º São passíveis de classificação os candidatos que tenham: 1. Comparecido a todas as Provas do Concurso Vestibular;

2. Obtido aproveitamento de, no mínimo, 15% (quinze por cento) da pontuação total das questões objetivas em cada uma das Provas, exceto na Prova de Habilidade Específica;

3. Alcançado nota igual ou maior que 01 (um) na Redação;

4. Na Prova de Habilidade Específica, quando for o caso, ter comparecido às duas etapas da Prova.

§ 2º O número de questões e os respectivos pesos constam do Quadro 02.

§ 3º O total de acertos na Prova de Conhecimentos Gerais será multiplicado por 1,667 (um inteiro e seiscentos e sessenta e sete milésimos), atingindo, no máximo, 100 pontos.

(4)

será multiplicada por 4,6 (quatro inteiros e seis décimos), atingindo, no máximo, 46 (quarenta e seis) pontos.

§ 5º O total de acertos em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa será multiplicado por 2,3 (dois inteiros e três décimos), atingindo, no máximo, 46 (quarenta e seis pontos).

§ 6º O total de acertos em Língua Estrangeira será multiplicado por 0,8 (oito décimos), atingindo, no máximo, 8 (oito) pontos.

§ 7º O total de acertos por disciplina na Prova de Conhecimentos Específicos será multiplicado por 2,5 (dois inteiros e cinco décimos), atingindo, no máximo, em cada disciplina 50 (cinqüenta pontos).

§ 8º A Prova de Habilidade Específica será corrigida em uma escala de 0 (zero) a dez (10) e, para fins de cálculo, a nota obtida pelo candidato será multiplicada por 10 (dez), atingindo, no máximo, 100 (cem) pontos.

Art. 14. Os candidatos são classificados por curso e turno, em ordem decrescente e de acordo com o total de pontos obtidos nas Provas, contabilizados após a aplicação das técnicas de padronização de escores brutos, que assegurem igual média e dispersão em um mesmo curso e turno.

§ 1º Na hipótese de igualdade de pontos, para efeito de desempate, tem preferência, na classificação, o candidato que alcançar maior escore padronizado em Redação.

§ 2º Persistindo o empate, no caso dos cursos que não exigem Prova de Habilidade Específica, tem preferência na classificação o candidato que alcançar o maior escore padronizado na Prova de Conhecimentos Específicos.

§ 3º Para desempate, no caso dos cursos que exigem Prova de Habilidade Específica, atendendo preliminarmente o disposto no §1 deste artigo, tem preferência o candidato com maior escore padronizado na mesma.

§ 4º Persistindo o empate tem preferência na classificação o candidato que alcançar o maior escore padronizado na Prova de Conhecimentos Gerais.

§ 5º Persistindo o empate tem preferência na classificação o candidato mais idoso.

Art. 15. O resultado do Concurso Vestibular será divulgado até o dia 04 de março de 2004, constando no Manual do Candidato as datas de Matrícula Inicial e a documentação exigida para a mesma.

§ 1º A matrícula deve ser realizada conforme Calendário Escolar.

§ 2º As demais convocações, se houver, devem ser realizadas conforme Calendário Escolar.

Art. 16. Realizada a matrícula, não preenchidas as vagas ofertadas, serão feitas novas convocações, obedecida a ordem classificatória por curso e respectivo turno.

Art. 17. Após a última convocação, deve ser publicada Lista de Espera, por curso e turno, extraída do rol de candidatos, em ordem classificatória, conforme resultado do Concurso Vestibular, composta, no mínimo, de número igual ao das vagas ofertadas para cada um deles, visando o preenchimento integral do saldo de vagas que pode ocorrer.

§ 1º Compete à CAE / COPESE decidir sobre a ampliação da Lista de Es pera, quando necessário.

§ 2º Os candidatos incluídos nas Listas de Espera, por curso e turno, devem, obrigatoriamente, declarar interesse pela vaga, em formulário próprio fornecido pela CAE / COPESE, em local, data e horário, indicados no Manual do Candidato.

§ 3º A ausência de manifestação de interesse, conforme indicado no parágrafo anterior, implica na exclusão dos nomes dos candidatos dos editais posteriores de convocação.

Art. 18. São realizadas Convocações Extraordinárias na existência de vagas resultantes de: I. Não preenchimento das vagas ofertadas em segunda convocação;

II. Matrículas canceladas até o primeiro dia útil da quarta semana do ano letivo; III. Matrículas canceladas com base no Artigo 39 do Regimento Geral da UEL.

(5)

Parágrafo único. As Convocações Extraordinárias encerram-se no quinto dia útil da quinta semana do ano letivo.

Art. 19. Computada a existência de vagas, conforme disposto nos incisos do art.18, são convocados os candidatos incluídos na Lista de Espera, por curso e turno, em ordem rigorosamente classificatória, e que tenham manifestado o interesse pela vaga, conforme previsto no § 2º do art.17.

Art. 20. O resultado de cada Concurso Vestibular é válido no período a que se refere e seus efeitos cessam, de pleno direito, na última convocação extraordinária, de acordo com o interesse demonstrado, observados rigorosamente a ordem da Lista de Espera classificatória e o disposto no § 3º do art. 17.

Art. 21. Qualquer informação referente à convocação de candidatos somente pode ser fornecida após a publicação oficial em edital, conforme Calendário estabelecido no Manual do Candidato.

Parágrafo único. A CAE / COPESE não pode informar, a terceiros, os dados pessoais dos candidatos inclusos nas respectivas fichas de inscrição ao Concurso Vestibular.

Art. 22. Todos os procedimentos e Calendário relativos aos Concursos Vestibulares, operacionalizados pela Universidade, constam no Manual do Candidato, aprovados como Anexos da presente Resolução e nos editais respectivos.

Art. 23. O planejamento, a ex ecução e a coordenação de Concursos Vestibulares são de competência da COPESE.

Art. 24. Cada Concurso Vestibular é considerado distinto, não havendo, em hipótese alguma, possibilidade de aproveitamento de vagas de um concurso para outro.

Art. 25. Esta Re solução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, 14 de agosto de 2003.

Profª Lygia Lumina Pupatto Reitora

(6)

QUADRO 01

D I S C I P L I N A S

CENTROS

DE

ESTUDOS

CURSO

ARTES

BIOLOGIA FILOSOFIA FÍSICA GEOGRAFIA HISTÓRIA

LÍNGUA PORT. LITERAT

URA

S

MATEMÁTICA QUÍMICA SOCIOLOGIA

Ciências Sociais x x Filosofia x x História x x CCH Letras x x Biomedicina x x Ciências Biológicas x x CCB Psicologia x x Ciência da Computação x x Física x x Geografia x x Matemática x x CCE Química x x Administração x x Ciências Contábeis x x Ciências Econômicas x x Direito x x Secretariado Executivo x x CESA Serviço Social x x Enfermagem x x Farmácia x x Fisioterapia x x Medicina x x CCS Odontologia x x Arquivologia x x Artes Cênicas x x Biblioteconomia x x Com.Soc. Jornalismo x x Com.Soc. Rel.Públicas x x Desenho Industrial x x Educação Artística x x Estilismo em Moda x x Música x x CECA Pedagogia x x Agronomia x x Medicina Veterinária x x CCA Zootecnia x x Arquitetura Urbanismo x x Engenharia Civil x x CTU Engenharia Elétrica x x Ciência do Esporte x x CEF

(7)

QUADRO 02

PROVAS

NÚMERO DE

QUESTÕES

FATOR

MULTIPLICADOR

NÚMERO

MÁXIMO DE

PONTOS

TOTAL DE

PONTOS POR

PROVA

11/01/2004 Conhecimentos Gerais

(artes, biologia, filosofia, física, geografia, história, matemática,

química e sociologia.) 60 1,667 100 100 12/01/2004 Redação 1 (escala de 0 a 10) 4,6 46 Língua Portuguesa/Literatura Brasileira/Literatura Portuguesa 20 2,3 46 Língua Estrangeira 10 0,8 8 100 Disciplina A: 20 2,5 50 13/01/2004 Conhecimentos Específicos

(duas disciplinas selecionadas pelos Cursos de Graduação entre: artes, biologia, filosofia, física, geografia, história, língua portuguesa/literatura brasileira e portuguesa, matemática, química

e sociologia.) Disciplina B: 20 2,5 50 100 TOTAL 131 300 300 14/01/2004 Habilidade Específica

(apenas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Desenho Industrial, Educação Artística, Estilismo em

Moda e Música.)

1 (escala de 0 a 10) 10,0 100 100

TOTAL (para cursos que têm Prova de Habilidade Específica.)

Referências

Documentos relacionados

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

O Programa REUNI foi instituído pelo governo federal em 2007 e possuía, como principal objetivo, reestruturar a educação superior no Brasil, dotando as

Vale ressaltar que o PNE guarda relação direta com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social, além de

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

[r]

Atualização diária do sistema Sistema Ged-INDAP Certificação Automática ICP-BRASIL Versão 5.40 PM iPIRÁ / BA. O presente extrato deverá ser publicado na

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for