• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIAS. CAPÍTULO I Dos objetivos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIAS. CAPÍTULO I Dos objetivos"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIAS CAPÍTULO I

Dos objetivos

Art.1º Adotar e estimular a Monitoria Acadêmica, que será desenvolvida em conformidade com o regulamento abaixo, tendo como objetivo central contribuir para o desenvolvimento acadêmico-científico do discente.

Art. 2º A Monitoria Acadêmica é exercida por alunos selecionados publicamente pelos Gestores de Curso e Docentes, sendo seus objetivos:

I-Despertar nos discentes o interesse pela carreira docente ou pelo aprofundamento de estudos em uma determinada disciplina, incentivando-os também à pesquisa e às atividades de extensão;

II- Oportunizar o discente em sua integração com a comunidade universitária; III-Realizar o projeto de Monitoria apresentado pelo professor orientador de acordo com o modelo de “Solicitação de Monitores”, anexo 01;

Parágrafo único. O exercício da Monitoria não cria para os discentes vínculo empregatício com a Instituição.

CAPÍTULO II Das modalidades

Art. 3º A Monitoria está dividida em dois tipos (voluntária e bolsista).

§ 1º- Monitoria voluntária: O Monitor deve iniciar suas atividades na condição de voluntário por um período de 03 (três) meses.

Parágrafo único. O período de três meses de monitoria voluntária é obrigatório e seu cumprimento é condição mínima para o ingresso do monitor na condição de monitor bolsista.

§ 2º- Monitoria com Bolsa de desconto: O aluno-monitor poderá concorrer ao programa de bolsa de desconto que concede ao aluno desconto no valor de 20% (vinte por cento), incidente à mensalidade, denominada Bolsa Monitoria.

Parágrafo único. Somente após aprovação do Gerente do curso e da Direção, poderá o monitor(a) ser beneficiado com a bolsa.

(2)

CAPÍTULO III Da certificação

Art. 4º A Instituição, a pedido do discente, fornecerá gratuitamente certificado de exercício de Monitoria, constando o período, a disciplina de atuação e o coeficiente de rendimento do discente-monitor. O referido documento deverá ser solicitado por requerimento mediante protocolo na Secretaria da Faculdade e só será emitido ao aluno-monitor que estiver devidamente registrado no sistema acadêmico, que tiver cumprido o período mínimo de monitoria e entregue o relatório de finalização do programa.

CAPÍTULO IV Das Condições Gerais

Art. 5º As funções de monitor na Instituição, estão reservadas ao discente que atenda às seguintes condições:

I - ter sido aprovado na disciplina objeto da Monitoria, atingindo a média nas duas primeiras avaliações do semestre, ou seja, 7,0 (sete);

II - no ato da seleção para a Monitoria, o discente-candidato deverá ter sido aprovado nas disciplinas que cursou, inclusive, podendo ter cursado disciplinas em regime de dependência, desde que tenha obtido aprovação;

III - não ter sofrido nenhuma punição disciplinar da Instituição;

IV - não estar inadimplente em seu contrato financeiro com a Instituição;

V - ter sido aprovado no Processo Seletivo de Monitoria definido e aplicado pelo Gestor do Curso, mediante regras constantes, no “Edital para Processo Seletivo de Monitoria”, modelo em anexo 3.

CAPÍTULO V Do funcionamento

Art. 6º- As funções de monitor são exercidas em regime de no mínimo 10 (dez) horas semanais de efetivo trabalho, sob a supervisão do Docente da disciplina objeto da Monitoria.

§ 1º- O horário do exercício da Monitoria não deve coincidir com o horário escolar do discente monitor.

§ 2º- O discente monitor para efeito de controle dos horários deve registrar seu ponto diretamente com o professor vinculado, conforme formulário padrão, anexo 04, que deverá constar a assinatura do professor-orientador.

§ 3º- O (a) professor(a) da Disciplina ficará incumbido(a) de encaminhar a freqüência do monitor para a Coordenação de Curso no último dia de cada mês.

§ 4º- A designação do discente monitor dá-se mediante datas definidas no “Edital para Processo Seletivo de Monitoria” e tem validade por 06 (seis) meses,

(3)

excluindo o período de férias, podendo ser renovado uma única vez, mediante autorização expressa da Direção e do Gerente de Curso.

§ 5º- É vedada a Monitoria em mais de uma disciplina simultaneamente.

§ 6º- O monitor após expirado seu “Termo de Compromisso”, anexo 02, poderá concorrer a um novo Processo Seletivo de Monitoria, desde que em disciplina distinta à que já participou como monitor, submetendo-se às regras da Monitoria. § 7º È vedado ao monitor à transferência de monitoria sem concorrer a um novo processo seletivo.

§ 8º- A responsabilidade do controle das atividades do monitor é do professor-orientador que deverá avaliar a atuação do monitor de acordo com as regras estabelecidas nesta Portaria, e outros regulamentos expedidos pela Direção. § 9º- De acordo com o resultado dessa avaliação, o professor orientador pode manter o monitor ou afastá-lo após aprovação do Conselho de Curso.

CAPÍTULO VI Da seleção

Art. 7º A designação de monitores obedece aos seguintes procedimentos sistemáticos: I - Os Gerentes dos Cursos de graduação devem solicitar autorização à Direção para publicar o “Edital para Processo Seletivo de Monitoria”, anexo 03. No presente documento deve constar:

a- Indicação do curso ofertante das vagas; b- Indicação das disciplinas objeto da Monitoria; c- indicação do número de vagas por disciplina; d- a data da seleção e divulgação dos resultados; e- Os critérios de seleção;

II - Após aprovação da Direção, esta o remeterá ao CONSUP, autorizando o Gerente de Curso a divulgar o “Edital para Processo Seletivo de Monitoria”, lançando as inscrições para a seleção das monitores;

III – Os alunos interessados devem realizar sua inscrição na Gerência do Curso, ao qual está vinculada a disciplina da Monitoria, anexando a documentação necessária prevista neste regulamento;

IV - Após seleção dos candidatos à Monitoria, o Gerente do Curso deverá enviar a lista final dos classificados a Direção, que a remeterá ao CONSUP para homologação e expedição da resolução autorizada;

(4)

V- A gerência do curso após aprovação dos selecionados deverá registrá-los como monitores no sistema acadêmico.

VI – O Gerente do Curso de graduação deverá firmar com o monitor o “Termo de Compromisso”, anexo 02;

VII- O gerente do curso deverá registrar o aluno-monitor no sistema acadêmico com todas as informações referentes a identificação do aluno, do processo seletivo, data de entrada e término.

CAPÍTULO VII Atribuições do monitor

Art. 8º São atribuições do monitor:

I - auxiliar o professor nas atividades práticas da disciplina;

II - auxiliar os colegas em pesquisas, experiências, estudo em grupo e outras atividades atribuídas pelos docentes supervisores, desde que compatíveis com o grau de conhecimento e experiência do monitor;

III – auxiliar os colegas nas dificuldades de aprendizagem;

IV- realizar seminários científicos e/u estudos de casos quando solicitados pela coordenação do curso ou professor-orientador.

V - seguir todas as regulamentações sobre Monitoria. Art. 9º É vedado ao professor-orientador:

a- Solicitar o monitor para ministrar aulas teóricas ou práticas correspondentes à carga horária normal da disciplina ou prática pedagógica;

b- Liberar o acesso do monitor ao sistema de controle acadêmico, inserindo notas e freqüência;

c- Convocar o monitor para correção de avaliações e realização de chamadas de freqüência;

d- Liberar o acesso dos monitores às áreas restritas administrativas da Faculdade.

CAPÍTULO VIII Do desligamento Art.10 Será desligado do programa o aluno que:

I- Não comparecer por mais de 15 dias às atividades previstas ao programa; II- Não entregar as atas de freqüência por dois meses consecutivos;

(5)

III- Não realizar as atividades propostas pela coordenação (seminários e estudos de caso);

Art.11 A gerência de curso e o professor orientador deverão preencher parecer de desligamento (anexo 8) e arquivar para futuras indagações.

CAPÍTULO IX Do programa de bolsas

Art. 12 Conforme previsto em na Resolução Nº 145 de 17 de agosto de 2008, o aluno monitor poderá concorrer ao programa de bolsas de desconto no qual será concedido ao aluno-monitor uma bolsa no valor de 20%(vinte por cento), incidente à mensalidade, denominada Bolsa Monitoria. A presente bolsa não é obrigatória, nem cumulativa com outros benefícios e pode ser concedida aos alunos-monitores que atuam em turmas de alunos superiores a 30 alunos.

§ 1º- O Monitor inicia suas atividades na condição de voluntário por um período de 03 (três) meses, somente após o voluntariado e aprovação da Direção e do Gestor de Curso, poderá o monitor (a) ser beneficiado com bolsa de estudos parciais, conforme regulamentação específica da Direção.

§ 2º As gerências dos cursos devem assumir a responsabilidade do cumprimento do que se acha disposto nesse regulamento no sentido de aumentar o número de monitores em exercício.

§ 3º- Os pedidos de bolsa de monitoria somente serão recebidos, se o requerimento padrão estiver acompanhado da seguinte documentação e condições:

I- O aluno deverá estar devidamente registrado no sistema acadêmico como monitor;

II- Relatório do monitor referente ao último período de sua monitoria, devidamente assinado e acatado (com aceite) do professor orientador e, pelo gestor do curso; III- Projeto de Monitoria para o último semestre, devidamente assinado pelo

discente e aceito pelo professor orientador e pelo gestor do curso;

IV- Parecer circunstanciado do professor orientador do período passado ressaltando as qualidades, a conduta e a probidade do discente no exercício da monitoria.

§ 4º O aluno-monitor que estiver apto a receber o benefício da bolsa deve encaminhar os documentos supracitados juntamente com o requerimento de solicitação de bolsa, a coordenação do curso através do protocolo da Faculdade. § 5º A gerência do curso deverá analisar a documentação, verificar se o aluno não possui nenhum outro desconto incidente sob sua mensalidade e não possui nenhuma pendência financeira. Após a análise o gerente do curso deverá enviar memorando com nome dos monitores aptos ao departamento financeiro com a devida autorização da direção da Faculdade.

(6)

§ 6º É vedado ao aluno transferir sua bolsa de monitoria, quando da sua saída da disciplina para qual foi concedido o desconto, para outra monitoria iniciada em outro processo seletivo.

CAPÍTULO X Da Renovação da bolsa

Art.13 Só serão renovadas as bolsas dos monitores que cumprir com rigor todas as atividade propostas pela monitoria, apresentar relatório de monitoria, parecer circunstanciado do professor, avaliação da monitoria.

Art.14 A bolsa poderá ser renovada apenas uma vez.

Art.15 A renovação será feita mediante solicitação via requerimento entregue no protocolo da Faculdade.

Art.16 A gerência do curso é responsável pela autorização, conferência de documentos e encaminhamento da lista de renovações para o financeiro mediante autorização prévia da direção acadêmica.

CAPÍTULO XI Da suspensão da Bolsa

Art.17 Será suspenso do programa de bolsas o monitor que se encontrar nas seguintes condições:

I- não entregar atas de freqüência do mês;

II- não realizar as atividades propostas pelo coordenador e/ou professor (seminários e estudos de casos)

III- não comparecer as atividades por mais de uma semana;

IV- não entregar relatórios de monitorias no prazo estipulado pelo calendário;

Art. 18 Este regulamento entra em vigor na data de sua publicação.

Art 19 Revogam-se as disposições em contrário.

José Janguiê Bezerra Diniz Diretor Geral

(7)

ANEXOS:

• SOLICITAÇÃO DE MONITORES – ANEXO 01; • TERMO DE COMPROMISSO - ANEXO 02;

• EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA - ANEXO 03 • FREQÜÊNCIA DE MONITORES – ANEXO 04

• RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA MONITORIA PELO DISCENTE – ANEXO 05 • RELATÓRIO DOS SEIS MESES DE MONITÓRIA. ANEXO 06

• RELATÓRIO DE AVALIAÇAO DO DOCENTE. ANEXO 07 • PARECER DE DESLIGAMENTO. ANEXO 8.

(8)

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DIRETORIA ACADÊMICA

PRORAMA DE MONITORIA PEDAGÓGICA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM _______________________________ DATA ______DE ______ DE _200__ Anexo 01 SOLICITAÇÃO DE MONITORES ÁREA: _________________________________________________________________ CURSO: _______________________________________________________________ DISCIPLINA (anexar o plano de ensino da disciplina): ___________________________ PROFESSOR(ES) ORIENTADOR(ES):

___________________________________________ ____________________________________________ Nº DE MONITORES SOLICITADOS: __________ Nº DE ALUNOS POR TURMA: _______________

ANEXAR PROJETO DE MONITORIA QUE DEVE SER COMPOSTO SEGUNDO OS SEGUINTES ITENS:

• APRESENTAÇÃO • JUSTIFICATIVA • CORPO TEÓRICO • OBJETIVOS

• METODOLOGIA / PLANO DE ATIVIDADES DO MONITOR COM CARGA HORÁRIA DETALHADA

• AVALIAÇÃO

(9)

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DIRETORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE MONITORIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM __________________________________ RECIFE,_______ DE ________ DE ___ DE 200 _____ Anexo 02 TERMO DE COMPROMISSO ALUNO: ____________________________________________ MATRÍCULA-_______ CURSO____________________________________ DISCIPLINA: _______________________________ ORIENTADOR(a): __________________________________ END._____________________________________________________________ CPF-______________________________________ IDENTIDADE-______________________________

Assumo o compromisso de respeitar “ in totun” o contido na N º 148 de 29 de setembro de 2008 da Faculdade Maurício de Nassau, que trata da monitoria por discentes tanto no concernente à normatividade quanto no que respeitar ao regulamento de participação descrito no Edital de chamamento.

Assinatura do discente monitor: ___________________________________________ Assinatura do professor orientador___________________________________________ Gerência do Curso: __________________________________

(10)

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DIRETORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE MONITORIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ________________________________ RECIFE ___ de ____ de 200____ ANEXO 04 Freqüência de Monitores Disciplina: Monitor: Mês: Ano: 200 Assinatura do aluno: _____________________________

Assinatura do gerente de curso: _________________________

Data Atividade Carga horária Rubrica do docente

____/____/_____ _______(horas) ____/____/_____ _______(horas) ____/____/_____ _______(horas) ____/____/_____ _______(horas) ____/____/_____ _______(horas) ____/____/_____ _______(horas) ____/____/_____ _______(horas) ____/____/_____ _______(horas) ____/____/_____ _______(horas) ____/____/_____ _______(horas) ____/____/_____ _______(horas) ____/____/_____ _______(horas) ____/____/_____ _______(horas) ____/____/_____ _______(horas)

(11)

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DIRETORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE MONITORIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM _______________________________ RECIFE,___DE_____DE________ Anexo 05

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA MONITORIA

1-DADOS DO (A) MONITOR (A)

Nome: Matrícula:

Curso: Disciplina:

Local e Horário de Atendimento:

Professor(a) Orientador(a):

2 - NÚMERO APROXIMADO DE ALUNOS ATENDIDOS: Bimestre:

Alunos (as) Atendidos(as) Turmas:

3 - AUTO-AVALIAÇÃO DA PRÁTICA DE MONITORIA OBS.: Utilize esta escala para os itens que se seguirão:

1- Muito Bom 2- Bom 3- Fraco

Questões 1 2 3

a) Tempo dedicado à monitoria;

b) Aproveitamento por parte dos (as) alunos (as); c) Assiduidade como monitor(a);

d) Realização das atividades previstas no plano; e) Integração com os (as) alunos (as);

f) Estratégia de atendimento aos (as) alunos (as);

g) Estratégia para obtenção e repasse de conhecimentos atualizados;

h) Atividade de orientação; i) Tempo dedicado à orientação;

(12)

4- O QUE REALIZAMOS A MAIS?

5-O QUE DEIXAMOS DE REALIZAR?

6- O QUE PODEMOS ACRESCENTAR?

7- SUGESTÕES PARA A MELHORIA DAS ATIVIDADES:

Data ___/____/200___

Monitor(a): ____________________________________________________ Professor(a) orientador(a): _________________________________________

(13)

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DIRETORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE MONITORIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM --- DATA--- DE--- DE 200--- ANEXO 06

Relatório da Monitoria do Discente 1. Justificativa 2. Introdução 3. Objetivo(s) 4. Desenvolvimento 5. Conclusão 6. Bibliografia

(14)

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DIRETORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE MONITORIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ________________________________ RECIFE, ____ / de ____ 200___ ANEXO 7

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO DISCENTE PELO PROFESSOR ORIENTADOR 1. Emitir um parecer circunstanciado do desempenho e aprendizado do(a) monitor(a)

2. Preencha o quadro abaixo de acordo com os seguintes itens:

a- Atendeu b- Não atendeu c- Atendeu em parte

Itens para avaliação Atendeu Atendeu

em parte Não Atendeu Assiduidade Responsabilidade Probidade Senso Crítico Criatividade Proatividade Relacionamento Aplicação Desenvolvimento do Conhecimento Contribuição para o aprendizado do aluno Contribuição para o desenvolvimento da disciplina

(15)

ANEXO 8

PARECER DE DESLIGAMENTO

Recife, ____ de _____________ de 2009

Referente ao desligamento da aluna ___________________________________ do programa de monitorias na disciplina de parasitologia médica, segue seguinte paracer de justificação:

Resposta: Processo de Desligamento Monitoria de ______________________________

A aluna ingressou na monitoria no processo seletivo de ___________ na disciplina de parasitologia médica, mas não foram encontrados registros de seminários apresentados, relatórios entregues e atas de freqüência nesse período. Conforme depoimentos dos professores responsáveis pela disciplina _________________________________, a aluna não compareceu às atividades de monitorias com êxito, apenas em momentos esporádicos e particulares não se aproximando, em hipótese alguma, da carga horária obrigatória aos monitores.

Atenciosamente,

Referências

Documentos relacionados

A implantação do Projeto Laboratório de Aprendizagem pela Secretaria de Educação de Juiz de Fora, como mecanismo e estratégia para diminuir ou eliminar as desigualdades

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se