• Nenhum resultado encontrado

A EFICÁCIA DA RADIOFREQUÊNCIA FRACIONADA NA CICATRIZ ATRÓFICA PÓS ACNE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A EFICÁCIA DA RADIOFREQUÊNCIA FRACIONADA NA CICATRIZ ATRÓFICA PÓS ACNE: UMA REVISÃO DE LITERATURA"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA ANNA VITÓRIA MARTINS RECKZIEGEL

A EFICÁCIA DA RADIOFREQUÊNCIA FRACIONADA NA CICATRIZ ATRÓFICA PÓS ACNE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Palhoça - SC 2020

(2)

ANNA VITÓRIA MARTINS RECKZIEGEL

A EFICÁCIA DA RADIOFREQUÊNCIA FRACIONADA NA CICATRIZ ATRÓFICA PÓS ACNE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade do Sul de Santa Catarina como requisito parcial à obtenção do título de Tecnólogo em Estética e Cosmética.

Orientador: Prof. Juliana Barreto dos Santos Silva Ferreira, Ms.

Palhoça, 2020 2020

(3)

ANNA VITÓRIA MARTINS RECKZIEGEL

A EFICÁCIA DA RADIOFREQUÊNCIA FRACIONADA NA CICATRIZ ATRÓFICA PÓS ACNE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Este Trabalho de Conclusão de Curso foi julgado adequado à obtenção do título de Tecnólogo em Estética e Cosmética e aprovado em sua forma final pelo Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Palhoça, 10 de dezembro de 2020.

______________________________________________________ Professor e orientador Juliana Barreto dos Santos Silva Ferreira, Ms.

Universidade do Sul de Santa Catarina

______________________________________________________ Kênia Alexandra Costa Hermann, Ms.

______________________________________________________ Prof. Viviane Pacheco, Ms.

(4)

Dedico este trabalho aos meus pais que sempre me incentivaram a conquistar os meus objetivos. Eu amo vocês!

(5)

AGRADECIMENTOS

Inicio meus agradecimentos Àquele que escreveu todos os meus dias e me guardou até aqui. Costumo dizer que Ele é meu amigo e me entende como ninguém! Bondoso e acolhedor são as principais características que eu vejo no Papai. Deus sempre esteve presente em minha vida e na área gradual não poderia ser diferente.

Em segundo momento, gostaria de agradecer aos meus pais Adriana e Roberto, que além de me darem a vida, nunca mediram esforços para garantir minha segurança, conforto, felicidade e a realização dos meus sonhos. Obrigada por todos os conselhos, direcionamentos, correções e por todos os votos de confiança em mim depositados, sou grata pela vida de vocês e não sei o que seria de mim sem poder chamá-los de pais.

Agradecer a minha irmã Fernanda que mesmo com seus estudos e pesquisas sempre esteve presente para me auxiliar em trabalhos além de compartilhar dos mesmos sentimentos de fim de graduação e ao mesmo tempo me acalmar afirmando que confia em mim. Você é uma mulher linda, incrível e inteligente! Nunca desconfie disso! E eu estou com saudades até das nossas implicâncias então vê se vem passar as férias aqui!

Ao meu namorado Arthur que esteve comigo em todos os momentos dessa caminhada me incentivando e me tranquilizando de que tudo iria ficar bem e que eu conseguiria passar por todas as etapas da graduação. Você acredita em mim mais do que eu mesma, seu suporte foi essencial para esse momento acontecer! Ps. Eu prometo que agora vou estar mais calma e menos chorona. Te amo!

Aos meus avós, base da família, responsáveis por intercederem incessantemente pelas nossas vidas, vocês são exemplos de vida, de adoradores e a forma viva do que é o amor! Tenho orgulho de ser neta desse casal que inspira não só a mim mas como todos que estão a sua volta.

Aos meus tios Karine, Emanuel e padrinhos Geórgia e Adilésio, que nunca deixaram de se preocupar com o meu bem estar e o meu contentamento em relação a profissão que eu escolhi para seguir. Os almoços em família são os melhores quando vocês estão e a nossa união é admirável.

Aos meus primos, que além das brincadeiras e parcerias, compartilham comigo seus planos e objetivos de vida. Sou grata por crescer ao lado de vocês e ter uma amizade tão rica e leve quanto a que temos.

(6)

Às minhas amigas Anne, Maria Laura, Daiany e Nathalia, mais conhecidas como os meus presentes da estética, por tornarem esses três anos os mais divertidos que eu poderia ter! Em especial à Maria Laura, que compartilhou momentos comigo que ficarão marcados para sempre em meu coração, seu bom-humor, sua sinceridade e seu zelo para com as pessoas que você ama são as coisas que mais aprendi estando contigo. Você me acalmou e esteve comigo quando eu mais precisei, obrigada por ser tão parceira e torcer por mim assim como eu torço por você. Vou sentir falta da batata frita depois das provas e das ideias mirabolantes para os seminários que nós duas conseguíamos ter!

Aos meus amigos Larissa, Ramon, Tereza, Ferreira, Paola e Rodrigo por estarem sempre comigo nos finais de semana, descontraindo e aliviando um pouco a rotina corrida e pesada da faculdade e trabalho. Todos os momentos com vocês se transformam em alegria e eu sou muito grata pela amizade e companheirismo de vocês. Quando essa pandemia toda acabar, o cinema e o Liffey que nos aguente hahaha.

À Bianca, mais conhecida como Bi, por ter me aceitado como sua estagiária e ter disponibilizado todos os recursos possíveis para agregar no meu aprendizado e experiência profissional. Nossa relação não foi apenas de chefe e estagiária e vou levar comigo todos os ensinamentos além dos filmes e cochiladas que tirávamos nas horas vagas. Que bom que eu vivi com você parte da realização do seu sonho quando esperava o baby Joaquim, agora você participou da realização do meu sonho de me formar!

À minha orientadora Juliana, que desde o início da graduação me apresentou a estética embasada em comprovação científica mostrando que o conhecimento é a chave para uma carreira brilhante. Obrigada por aceitar ser minha orientadora, obrigada por me aconselhar e passar toda tranquilidade necessária para esse momento. Sempre levarei comigo sua postura profissional e sua busca por atualizações em conhecimento.

À minha banca composta pelas professoras Kênia e Viviane, duas mulheres fortes e que têm toda a minha admiração, vocês me ensinaram muito mais do que estética e ter vocês compondo a minha banca é um prazer muito grande. Que nos próximos congressos nós possamos estar juntas para tomar o café da tarde assim como no primeiro EstéticainSul.

(7)

À Emily, professora da unidade de TCC, por aguentar todas as minhas inseguranças e por me assegurar de que tudo ia ficar bem. Obrigada por ler o meu projeto e meu tcc mesmo não sendo sua obrigação e por ouvir os meus áudios em pleno domingo às onze horas da noite. Gostaria de ter passado mais tempo com você pois mesmo com as aulas a distância, sua tranquilidade nos contagiava. Obrigada de verdade!

Aos professores Cintia, Erasmo, Simone e por todo conhecimento e ensinamentos de vida compartilhados conosco. Vocês são mais do que inspirações, são exemplos de profissionais que amam seus ofícios e amam ensinar. Acredito que cada discente leva consigo características de cada professor e com toda certeza irei levar parte de vocês comigo. Obrigada por mostrarem que por trás das dores, manchas, lipodistrofias ou flacidez existe uma vida e eu devo zelar pelo bem estar e segurança da mesma.

À instituição por me proporcionar os três anos mais intensos e mais importantes da minha vida. O aprendizado não se limita apenas no interior das salas mas também fora delas. Estudar na Unisul foi um privilégio e ter em mãos um certificado que leva o nome da instituição será um prazer.

Finalizo aqui agradecendo ao ano de 2020, que mesmo com inúmeros motivos para reprova-lo, considero muitas razões para agradecer e refletir. Este ano me mostrou que cada segundo importa, que cada palavra dita tem seu efeito mas que, aquela que foi não dita tem um peso ainda maior. Me mostrou também que todas as coisas são motivos para agradecer, independentemente se boas ou ruins, todas elas te transformam e agregam a sua caminhada. Gratidão!

(8)

“O horizonte me pede pra ir

tão longe, será que eu vou? Ninguém tentou! Se as ondas abrirem pra mim de verdade, um dia eu vou saber quem sou” (MOANA, 2017).

(9)

RESUMO

Introdução: Cicatrizes de cunho atrófico estão associadas à perda de fibras de

colágeno e elastina, uma vez que a produção é prejudicada pelo processo inflamatório exacerbado na fase de cicatrização. A radiofrequência fracionada dispõe de energia fracionada randômica auxiliando na regeneração dérmica como meio da estimulação de fibroblastos, síntese de colágeno e fibras elásticas. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a eficácia da radiofrequência fracionada afim de identificar o dispositivo como recurso eletro terapêutico seguro e eficaz nos quadros de cicatrizes atróficas causadas por acne. Metodologia: Foram pesquisadas as bases de dados nas plataformas: Google Acadêmico, Scielo, Lilacs e PubMed, dispensando artigos sem concordância com o tema proposto e revisões literárias obtendo um total de quatro artigos científicos selecionados a partir dos critérios de inclusão.

Resultados: No presente estudo foram encontrados 364 artigos. Porém apenas

quatro foram selecionados para essa pesquisa, atendendo a todos os critérios de inclusão e exclusão resultando em dados internacionais com aplicação da radiofrequência fracionada em pacientes do gênero masculino e feminino e distintas etnias, entre elas, etnia asiática e turca. Cem por cento das pesquisas indicaram melhora nas cicatrizes além de outros benefícios como melhora no aspecto da pele com fechamento dos poros. Efeitos adversos superficiais em 50% das pesquisas contendo hiperpigmentação pós inflamatória (HPI). Conclusão: Após a análise de cada artigo encontrado este estudo de revisão concluiu-se este recurso eletro terapêutico contém eficácia e segurança para tratamentos de cicatrizes atróficas pós acne. É necessário e de suma importância que mais estudos referentes ao tema sejam realizados, além de estudos práticos na área para que este recurso seja consolidado referente a sua segurança e eficácia uma vez que o equipamentos é prematuro no mercado estético.

(10)

ABSTRACT

Introduction: Atrophic scars are associated with loss of collagen and elastin fibers,

since production is impaired by the exacerbated inflammatory process in the healing phase. The fractional radiofrequency has random fractional energy assisting in dermal regeneration as a means of stimulation of fibroblasts, collagen synthesis and elastic fibers. Objective: To carry out a systematic review of the literature on the efficacy of fractional radiofrequency in order to identify the device as a safe and effective electro therapeutic resource in cases of atrophic scars caused by acne. Methodology: Databases were searched on the following platforms: Google Scholar, Scielo, Lilacs and PubMed, dispensing articles without agreement with the proposed theme and literary reviews obtaining a total of four scientific articles selected from the inclusion criteria. Results: In the present study, 364 articles were found. However, only four were selected for this research, meeting all the inclusion and exclusion criteria resulting in international data with the application of fractional radiofrequency in male and female patients and different ethnicities, among them, Asian and Turkish ethnicity. One hundred percent of the surveys indicated improvement in scarring in addition to other benefits such as improvement in the appearance of the skin with pore closure. Superficial adverse effects in 50% of studies containing post-inflammatory hyperpigmentation (HPI). Conclusion: After analyzing each article found, this review study concluded that this electro therapeutic resource contains efficacy and safety for treatments of atrophic scars after acne. It is necessary and extremely important that more studies related to the theme are carried out, in addition to practical studies in the area so that this resource can be consolidated regarding its safety and effectiveness since the equipment is premature in the aesthetic market.

(11)

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Descrição dos estudos coletados na pesquisa (4) ...7 Tabela 2 - Tabela 2- Aspectos e resultados da pesquisa (4) ... 8

(12)

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ... 4 2 METODOLOGIA ... 6 3 RESULTADOS ... 7 4 DISCUSSÃO ... 10 5 CONCLUSÃO ... 14 REFERÊNCIAS ... 15

(13)

4

1 INTRODUÇÃO

A movimentação do mercado da beleza e suas tecnologias é influenciada pela importância que a sociedade deposita em corrigir imperfeições físicas de cada indivíduo buscando um padrão a ser seguido (AGNOL et. al., 2009). Para Agnol e colaboradores (2009), as cicatrizes causadas por acne são um fator que interfere de forma negativa na apresentação e no perfil psicológico de homens e mulheres acometidos por esta característica.

A acne é definida como a inflamação da unidade pilossebácea, sendo desenvolvida por fatores hormonais, genéticos, maus hábitos de vida, uso de medicamentos ou stress (PORTO e SOUZA, 2020). Sua classificação se divide em comedão, pápula, pústula, nódulo e quisto, acometendo frequentemente regiões como face, ombros e dorso (GUIMARÃES et. al., 2018).

Segundo Pinheiro e colaboradores (2017), o processo de cicatrização é caracterizado pela substituição da lesão por tecido conjuntivo fibroso, e ocorre através de eventos celulares e moleculares com o objetivo de repavimentar e reconstituir o tecido. Quando a cicatrização necessita reparar a derme de forma completa ou o tecido subcutâneo, um tecido de granulação deve ser formado e, por este motivo, a cicatriz se torna visível.

As cicatrizes resultam do processo inflamatório podendo ser classificadas como queloides, hipertróficas e atróficas, sendo considerada mais comum a cicatriz atrófica. Sua ocorrência é associada à perda de fibras de colágeno e elastina, uma vez que a produção é prejudicada pelo processo inflamatório exacerbado na fase de cicatrização (BOENO et. al., 2015).

Para Casabona e colaboradores (2013), a radiofrequência é a distribuição de ondas eletromagnéticas que gera calor. Essa temperatura elevada influencia a contração das fibras de colágeno existentes e auxilia na criação de novas fibras, aumentando a eficiência da sustentação da pele e remodelamento do tecido.

A Radiofrequência Fracionada (RF) apresenta um sistema de fornecimento de energia utilizando um mecanismo de fracionamento energético randômico através de uma ponta descartável onde estão situadas agulhas, servindo de meio para liberar energia em determinadas regiões da derme (CASABONA et. al., 2013). Através deste mecanismo, fatores de crescimento são estimulados e por poupar a epiderme e seus anexos, a cicatrização se torna mais rápida (CHANDRASHEKAR et. al., 2014).

(14)

5

Considerando as especificidades da cicatriz atrófica, segundo Lima (2017), a RF é o método que pode oferecer melhorias para a superfície cutânea e suas adjacências uma vez que a energia fracionada randômica auxilia na regeneração dérmica como meio da estimulação de fibroblastos, síntese de colágeno e fibras elásticas. Sendo assim, o presente questionamento se resume à utilização da radiofrequência fracionada como tratamento seguro e eficaz para cicatrizes atróficas causadas por acne.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) (2016), a pesquisa de nível nacional indica que de aproximadamente 195 mil alunos do 9º ano do ensino fundamental 7,4% alegam ter sofrido bullying por parte dos colegas. Entre estes alunos que sofrem zombaria e intimidações, 15,6% (30.400) trazem como motivo a aparência do corpo, enquanto 10,9% (21.200) alunos sofrem constrangimento por conta do rosto.

O mercado estético apresenta inúmeros tratamentos eficazes quanto a melhoria de cicatrizes atróficas como microagulhamento (QUEIROZ, 2018), microdermoabrasão (AGNOL et al, 2009) e luz intensa pulsada (LIP) (ABALÍ, 2014). Porém, muitos deles apresentam custo elevado, recuperação pós-procedimento extensa, altos níveis de dor e efeitos reversos como hiperpigmentação pós-inflamatória (LIMA, 2017).

Diante disso, a Radiofrequência fracionada pode auxiliar na melhora da cicatriz atrófica pós acne, além de ser, possivelmente, uma técnica de cicatrização mais ágil em relação a outros tratamentos. Acredita – se também que profissionais do ramo da estética necessitam de constante aprendizado e evolução, assim como os equipamentos que são atualizados constantemente na busca pela garantia de maior segurança ao paciente.

O objetivo da pesquisa consiste em uma revisão sistemática da literatura científica relacionada à radiofrequência fracionada no tratamento de cicatrizes atróficas de acne. O intuito foi descrever a radiofrequência fracionada como equipamento eletro terapêutico, seu funcionamento direcionado à segurança e eficácia para o tratamento de cicatrizes atróficas provindas da acne.

(15)

6

2 METODOLOGIA

Definida como uma revisão sistemática e análise qualitativa, o intuito da pesquisa visou coletar dados disponíveis em plataformas online como Google Acadêmico, Scielo, Lilacs e PubMed com os descritores “acne scars; atrophic scar; fractional radiofrequency”. A busca de dados perdurou entre os meses de agosto e setembro do ano de 2020.

Os artigos científicos relacionados ao tema proposto foram analisados e, com base em seus resultados e conclusões afirmadas, foi realizado a comparação direcionada à eficácia e segurança do tratamento de radiofrequência fracionada em cicatrizes atróficas pós acne. A pesquisa qualitativa tem como objetivo, análise direta de artigos científicos disponíveis gratuitamente, nos idiomas português e inglês com a disposição de tradução.

Os critérios de exclusão compreendem-se em revisões literárias, tratamentos de associação à radiofrequência fracionada, procedimentos sub ablativos e ablativos, regiões de aplicação que não correspondem a face e cicatrizes não provindas de acne. Não foram utilizados recursos pagos em plataformas ou sistemas para levantamento e coleta de dados que necessitem de recursos financeiros.

Obteve-se um número de 364 artigos associados às palavras-chave descritos entre os anos de 2018 e 2020. Dispensou-se 360 artigos que não se dispunham ao tema proposto e constavam condições presentes nos critérios de exclusão, totalizando 4 artigos disponíveis para a pesquisa, todos em inglês.

(16)

7

3 RESULTADOS

De acordo com os descritores selecionados, quatro artigos de língua estrangeira foram coletados não constando artigos na língua portuguesa. Os dados evidenciados pelos escritores partiram de aspectos como o equipamento utilizado, método de aplicação, critérios de inclusão e exclusão, intensidade e demais constituintes narrados nas tabelas a seguir.

Tabela 1- Descrição dos estudos coletados na pesquisa (4)

Autor/ ano Dispositivo Radiofrequência Fracionada

Modo de aplicação Intensidade Pulsação Profundidade

Número de sessões Outros efeitos

Elawar; Dahan, 2018 - Não identificado - analgesia tópica 30 e 60 minutos antes da aplicação da MFRF - pulsação de 110ms, 250 a 500 pulsos - penetração de 140ms - 12 a 18 W - métrico de 2 a 3,5mm de profundidade - de 2 a 6 aplicações - intervalo de um mês

- melhoria em aspectos como pigmentação e minimização dos poros Hellman; Yao,2019 - Fractora, InMode Ltd., Israel

- não identificado - 24 agulhas condutoras constando 2.500μm de comprimento - quatro procedimentos - quatro semanas de intervalo - a redução da profundidade da cicatriz e o repovoamento do colágeno foram visíveis após os 3,5 anos de acompanhamento Nitayavar dhana et. al., 2020 - Venus Viva ™, Venus Concept Inc., Toronto, Canadá

- creme analgésico tópico (EMLA®, APP Pharmaceuticals, Schaumburg, Illinois) uma hora antes do procedimento

- 260 volts com duração pulsada de 30ms

- três sessões mensais - 2 pacientes observaram melhora no contorno facial - melhora nos quadros de acne ativa Baskan; Belli, 2018 - Secret 2.0 Ilooda, Suwon – si, Coreia

- creme analgésico tópico (lidocaína HCL 2,5% e prilocaína 2,5%) de 30 a 60 minutos antes do procedimento

- esterilização da face com álcool 70% - Intensidade: 70W - profundidade: 3mm - tempo de condução entre: 250 e 300 ms e - condução da agulha entre 450 e 550ms - de uma a cinco sessões (média de 3) - intervalo de quatro semanas

- não descrito no estudo

(17)

8

MFRF- Radiofrequência Fracionada com Microagulhas; GAIS- Escala Global de Melhoria Estética; FRF- Radiofrequência Fracionada; PIH- Hiperpigmentação Pós Inflamatória; MFR- Radiofrequência Fracionada com Microagulhas;

Tabela 2- Aspectos e resultados da pesquisa (4)

Autor/ ano

Objetivo Participantes Fototipo Idade

Critérios de avaliação Resultados Conclusão

Elawar ; Dahan , 2018 -Analisar a MFRF na melhora dos aspectos das cicatrizes atróficas pós acne e textura da pele como redução dos poros. - 19 pacientes sendo 13 mulheres e 6 homens - fototipo de II a IV - de 23 a 70 anos de idade - avaliação visual em GAIS. - classificação com Goodman e Baron - observação de respostas do tecido como edema, eritema e queimaduras. - autoavaliação do limiar de desconforto de 0 a 10 em ordem crescente

- redução do aspecto cicatricial significativamente em ambas análises (dermatológica e autoavaliação)

- radiofrequência fracionada com microagulhas permite o aquecimento controlado na camada dérmica com predefinição som coagulação de epiderme.

- RF com microagulhas oferece resultados positivos para as cicatrizes, textura e

características da pele como poros dilatados.

Hellma n; Yao,2 019 -Evidenciar a eficácia e segurança da radiofrequênci a fracionada analisando coletas histológicas a longo prazo. - 2 pacientes (1 homem homem e 1 mulher) - fototipos respectivos de II e IV - 21 e 19 anos de idade, respectivamente - biopsia realizada antes da aplicação da FRF - biopsia após três anos e meio a última sessão - escala de Goodman e Baron. - Houve redução da profundidade cicatricial em ambas amostras

- regeneração das fibras elásticas que substituem a cicatriz, reduzindo a fibrose dérmica

- biópsia realizada no tecido cutâneo demonstrou com clareza a eficácia do tratamento de Radiofrequência Fracionada.

Nitaya vardha na et. al., 2020 -Indicar a eficácia e segurança da FRF no tratamento de cicatrizes atróficas de acne em asiáticos. - 23 pacientes (9 homens e 14 mulheres) - fototipo III e IV - 30 e 36 anos de idade - escala quartil - Registros fotográficos - volume cicatricial: câmera de vídeo com luz UVA

(Visioscan® VC 98, Courage-Khazaka, Köln, Alemanha)

- Evolução em todos os pacientes de acordo com os parâmetros utilizados para análise dos resultados - efeitos adveros em todos os pacientes: dor, eritema e formção de crosta.

- se apresenta como tratamento seguro e eficaz para no tratamento para melhoria das cicatrizes atróficas de acne em asiáticos. - houve melhora no volume da cicatriz e textura tissular.

- mais estudos precisam ser realizados com parâmetros em ajuste para que os riscos de hiperpigmentação pós inflamatória sejam reduzidos.

(18)

9 -autoavaliação: escala

quartil

- percentual de de sensibilidade (VAS)

- efeitos adversos remediados espontaneamente por 7 dias exceto a hiperpigmentação. Baska n; Belli, 2018 -Avaliar a eficácia da MFR em pacientes turcos com cicatrizes de acne na região da face. - 9 pacientes: 2 homens e 7 mulheres - 17 e 50 anos de idade - fototipo não identificado - fotografias: capturadas em todos os atendimentos. - classificação da evolução (avaliação profissional e auto avaliação).

- melhora cicatricial observada em todos os pacientes (auto avaliação e avaliação profissional)

- cicatrizes de classificação U obteve melhor resultado clínico - sem efeitos adversos.

- se mostrou eficaz e seguro em pacientes turcos com cicatrizes atróficas pós acne - cicatrizes atróficas de vagão responderam melhor ao tratamento

- mais estudos são necessários para contribuir com maior número de amostras em pacientes assim como em diferentes subtipos de cicatrizes como ice pick

FONTE: elaborado pelas autoras, 2020.

MFRF- Radiofrequência Fracionada com Microagulhas; GAIS- Escala Global de Melhoria Estética; FRF- Radiofrequência Fracionada; PIH- Hiperpigmentação Pós Inflamatória; MFR- Radiofrequência

(19)

10

4 DISCUSSÃO

O presente estudo documentou pesquisas estabelecidas através da análise de evolução das cicatrizes atróficas pós acne utilizando a radiofrequência fracionada como recurso eletro terapêutico. Observou-se redução significativa das cicatrizes atróficas e demais aspectos como a melhora da aparência tecidual em todos os estudos coletados. Outros elementos citados nas quatro pesquisas analisadas, podem corroborar para novos resultados.

Nos estudos investigados, parâmetros como variação de potência entre 12 e 18 W, em 140ms de penetração e pulsação de 110ms é o que mostra o artigo de Elawar e Dahan (2018) coletado. Já no documento de Baskan e Belli (2018), a média da intensidade aplicada foi de 70W em tempo médio de 250 e 300 ms enquanto a condução da agulha foi de 450 e 550ms.

Para Araújo e Velasco (2006), o comprimento de onda é inversamente proporcional à sua frequência, ou seja, quanto menor a frequência maior será o comprimento de onda. Logo, se observa que o artigo dos autores Elawar e Dahan (2018), utilizou maior comprimento de ondas por pulsação enquanto o estudo dos escritores Baskan e Belli (2018), emprega frequência mais superficial em um período maior de tempo como 250 a 300ms em pulsação.

Como requisito para exclusão de participação da pesquisa, o artigo de Nitayavardhana e colaboradores (2020) utilizou, como um deles, a presença de acnes ativas na região a ser tratada. Isto se deve, segundo Pereira e colaboradores (2017), porque as acnes ativas fazem parte dos fatores de contraindicação da utilização da radiofrequência, visto que a acne pode apresentar inflamação aguda e, assim, ser prejudicada com o aumento de temperatura.

Entretanto, no artigo dos autores Hellman e Yao (2019), a utilização da radiofrequência fracionada trouxe benefícios para as acnes ativas presentes no paciente voluntário. Para Pereira, Costa e Sobrinho (2019), tratamentos como laser de diodo de 1.450nm podem ser utilizados em acnes ativas nos quadros moderados a graves pelo seu sistema de resfriamento epidérmico minimizando possíveis efeitos colaterais.

Assim também como na radiofrequência fracionada, a epiderme é preservada quanto ao calor já que a liberação da energia é realizada somente após a penetração da agulha. Corroborando então para que o artigo de Hellman e Yao (2019),

(20)

11

por exemplo, tenha identificado melhorias quanto ao quadro de acnes ativas presentes juntamente com as cicatrizes atróficas de acne.

De acordo com os estudos coletados, 75% constam a identificação do comprimento das agulhas utilizadas na aplicação dos procedimentos, variando entre 2mm e 3,5mm. O principal objetivo das mesmas é a condução da energia para tecidos mais profundos que, de acordo com Azevedo (2005), é na camada dérmica que estão localizadas as fibras de colágeno e de elastina, essenciais para o processo de cicatrização de lesões.

Para análise de resultados, cerca de 50% utilizaram a escala de Goodman & Baron para classificação da gravidade das cicatrizes e, em seguida,75% optaram pela inspeção de fotografias com o objetivo de investigar possíveis evoluções cicatriciais a partir da Escala Global de Melhoria Estética (GAIS) e escala quartil constando 0 para “nenhuma melhora”, 1 para “melhora mínima”, 2 para “melhora moderada” 3 para “melhora acentuada” e 4 para “melhora excelente”.

O documento restante, de Hellman e Yao (2019), realizou a verificação da evolução dos casos a partir de cortes histológicos coletados antes, depois das sessões do tratamento e três anos e seis meses após o procedimento, detectando assim a profundidade das cicatrizes e a evolução quanto a estimulação de neocolanogênese e fibras de elastina.

Assim como os pesquisadores, os pacientes voluntários também registraram sua percepção quanto a evolução do tratamento através da escala quartil. Cerca de 75% dos dados coletados identificaram melhora nos casos de cicatriz atrófica pós acne. Dito ainda, quanto a sensibilidade à aplicação, foi solicitado que os interagentes identificassem de zero a dez o potencial de sensibilização da pele.

Embora as cicatrizes atróficas apresentem classificações quanto aos seus formatos e sua profundidade (ice pick, rolling e boxcar), apenas o artigo dos autores Baskan e Belli (2018), utilizou a divisão para analisar seus resultados e a definição do grau de dificuldade na melhora dos resultados para as cicatrizes nomeadas como ice pick.

As cicatrizes de nomenclatura icepick apresentam espessura menor, profundas e puntiformes. Caracterizadas popularmente como formato de letra “V” por ser mais larga na superfície afunilando de acordo com a profundidade, seu diâmetro é menor que 2mm. Denominadas de rolling ou cicatrizes de rolamento se caracterizam

(21)

12

pela aparência ondulada na superfície cutânea com formato de letra “M” mensuradas em aproximadamente de 4 a 5mm (FABROCCINI et. al., 2010).

Já as classificadas como boxcar contém bordas definidas e verticais. Arredondadas ou ovais as “cicatrizes de vagão” apresentam a superfície mais larga do que as demais, conhecida pelo formato da letra “U” capazes se constituírem de forma mais superficial quando menores que 3mm ou com maior profundidade quando o diâmetro for maior que 3mm (FABROCCINI et. al., 2010).

A aplicação dos tratamentos variaram de 2 a 6 sessões, 4, 3 sessões e de 1 a 5 sessões, respectivamente. Contudo, todos os estudos constaram o mesmo período de intervalo entre os procedimentos, tais como de quatro semanas para recuperação tecidual e processo inflamatório. Certos artigos apresentaram acompanhamento após a realização das sessões como, por exemplo, o documento dos autores Nitayavardhana e colaboradores (2020), que visou analisar a longo prazo o comportamento das fibras de colágeno quanto a sua evolução ou involução.

Com base nos artigos de Elawar e Dahan (2018), Hellman e Yao (2019) e Nitayavardhana e colaboradores (2020), os fototipos de pele por Fitzpatrick selecionados nas pesquisas se resumem em I a IV, II a IV e III e IV, respectivamente, onde o terceiro documento consta que o efeito adverso persistente pôde-se considerar a hiperpigmentação pós inflamatória (HPI).

Segundo Alchorne e Abreu (2008), a HPI é o aumento da pigmentação da pele obtida como resultado de uma fisiopatologia, como um trauma ou injúria tecidual se manifestando como máculas e podendo ter interação direta com os fototipos de forma crescente. Quanto maior o fototipo, elevadas chances de hiperpigmentação pós inflamatória.

É importante ressaltar que pacientes exclusivamente asiáticos e turcos participaram dos estudos dos escritores Nitayavardhana e colaboradores, 2020 e Baskan e Belli (2018), respectivamente. Fatores étnicos podem ser correlacionados a determinados resultados no presente estudo visto que, há interferências de amostras semelhantes em questão dos fototipos e composição da pele sofrida por fatores externos (NITAYAVARDHANA et. al, 2020); (BASKAN; BELLI, 2018).

Segundo Maio (2011), há um grupo denominado de mongoloides reunindo chineses, índios sul e norte – americanos, indianos, paquistaneses, russos, japonese e os demais descendentes dos territórios entre o Equador e o Polo Norte. Sua pele pode apresentar pouco teor de melanina porém, maior quantidade de betacaroteno.

(22)

13

Fatores como estes podem influenciar quanto ao seu fototipo e, consequentemente, maiores ou menores chances que obterem hiperpigmentação pós inflamatória.

(23)

14

5 CONCLUSÃO

Com base nos dados coletados é possível afirmar que a radiofrequência fracionada mostrou-se eficaz ao tratamento de cicatrizes atróficas pós acne na região facial. De acordo com os parâmetros obtidos através da análise dos artigos, o presente recurso eletro terapêutico contém eficácia e segurança visto que 100% dos artigos apontam melhora significativa na cicatriz e efeitos adversos superficiais.

Os níveis de sensibilidade, edema e eritema relatados no pós-procedimento imediato, se apresentam como respostas fisiológicas do mecanismo de ação utilizado pelo aparelho. Contudo, relatou-se em 50% das pesquisas coletadas a hiperpigmentação pós inflamatória como efeito adverso podendo estar correlacionado a fototipos mais altos utilizados na pesquisa.

Apesar da conclusão unânime dos estudos utilizados na presente pesquisa, o número de artigos coletados é de pequena valia para a classificação da radiofrequência fracionada como segura e eficaz de maneira definitiva. É necessário e de suma importância que mais estudos referente aos parâmetros sejam realizados para que este recurso seja consolidado como referência na sua segurança e eficiência, uma vez que o equipamentos é prematuro no mercado estético.

É indicado também, que estudos sejam realizados com parâmetros que abordem pré-requisitos da legislação na área estética, visto que a radiofrequência fracionada se apresenta como recurso novo no mercado da área estética obtendo autorização para profissionais esteticistas e não somente para médicos da área.

Se assegura que os próximos estudos realizados para a mesma finalidade apresentem associações com demais etnias, posto que fototipos preestabelecidos apontarão possíveis efeitos adversos semelhantes ou distintos quanto a hiperpigmentação pós inflamatória, por exemplo.

Pode-se orientar que estudos associando a radiofrequência fracionada e quadros de acnes ativas sejam realizados, porquanto que respostas positivas foram obtidas em determinado estudo, além do mecanismo de preservação epidérmico que a radiofrequência fracionada possui.

(24)

15

REFERÊNCIAS

ABALÍ, M. O. T; BRAVO, B. S. F; ZYLBERSZTEJN, Dina. LUZ INTENSA PULSADA

NO TRATAMENTO DE CICATRIZES APÓS QUEIMADURAS. Surg Cosmet

Dermatol, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 26-31, mar./2014. Disponível em: http://www.surgicalcosmetic.org.br/detalhe-artigo/308/Luz-Intensa-Pulsada-no-tratamento-de-cicatrizes-apos-queimaduras. Acesso em: 27 abr. 2020.

AGNOL, Â. D. et al. MICRODERMOABRASÃO-ATUAÇÃO NAS CICATRIZES DE

ACNE. Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, p. 1-23, jan./2009. Disponível

em:

http://siaibib01.univali.br/pdf/Angela%20Dall%20Agnol%20e%20Fernanda%20Felipe %20da%20Silva.pdf. Acesso em: 1 mai. 2020.

ALCHORNE, M. M. A.; ABREU, M. A. M. M. DERMATOLOGIA NA PELE NEGRA. Dermatology in black skin. Na Bras Dermatol, v.7, n.1, p. 7-20, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/abd/v83n1/a02.pdf. Acesso: 22 nov. 2020.

ARAÚJO, Marcelo; VALESCO, F. C. G. MÉTODOS FÍSICOS UTILIZADOS PARA

OCLUSÃO DE VARIZES DOS MEMBROS INFERIORES. J Vasc Bras, v.5, n.2,

p.139-146, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/jvb/v5n2/v5n2a10.pdf. Acesso: 22. nov. 2020.

AZEVEDO, Maria de Fátima, et al. Feridas. SÉRIE INCRIVELMENTE FÁCIL. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 1-424, 2005.

BASKAN, E. B.; BELLI, A. A. EVALUATION OF THE EFFICACY OF

MICRONEEDLE FRACTIONAL RADIOFREQUENCY IN TURKISH PATIENTS WITH ATROPHIC FACIAL ACNE SCARS J Cosmet Dermatol. v. 18 p. 1317–1321,

2018. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jocd.12812. Acesso em: 18. out. 2020

BOENO, E. D. S. et al. RESURFACING COM LASER FRACIONADO PARA

CICATRIZES ATRÓFICAS DE ACNE: AVALIAÇÃO NA POPULAÇÃO

BRASILEIRA. Surg Cosmet Dermatol, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 33-36, fev./2015.

Disponível em: http://www.surgicalcosmetic.org.br/detalhe-artigo/372/Resurfacing- com-laser-fracionado-para-cicatrizes-atroficas-de-acne--avaliacao-na-populacao-brasileira#:~:text=Hiperpigmenta%C3%A7%C3%A3o%20p%C3%B3s%2Dinflamat% C3%B3ria%20foi%20detectada,de%20acne%20na%20popula%C3%A7%C3%A3o% 20brasileira.. Acesso em: 27 mar. 2020.

CASABONA, G. et al. RADIOFREQUÊNCIA ABLATIVA FRACIONADA: UM

ESTUDO-PILOTO COM 20 CASOS PARA REJUVENESCIMENTO DA PÁLPEBRA INFERIOR. Surg Cosmet Dermatol, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 50-55, dez./2013.

Disponível em: http://www.surgicalcosmetic.org.br/detalhe-artigo/314/Radiofrequ-

(25)

16

CHANDRASHEKAR, B. S. et al. EVALUATION OF MICRONEEDLING

FRACTIONAL RADIOFREQUENCY DEVICE FOR TREATMENT OF ACNE SCARS. Journal of Cutaneous and Aesthetic Surgery, Índia, v. 7, n. 2, p. 93-97,

jun./2014. Disponível em: http://www.jcasonline.com/temp/JCutanAesthetSurg7293-6602755_182027.pdf. Acesso em: 18 mai. 2020.

ELAWAR, Anwar; DAHAN, Serge. NON-INSULATED FRACTIONAL

MICRONEEDLE RADIOFREQUENCY TREATMENT WITH SMOOTH MOTOR INSERTION FOR REDUCTION OF DEPRESSED ACNE SCARS, PORE SIZE, AND SKIN TEXTURE IMPROVEMENT: A PRELIMINARY STUDY. J Clin Aesthet

Dermatol, v. 11, n. 8, p. 41-44, 2018. Disponível em:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6122511/pdf/jcad_11_8_41.pdf. Acesso em: 18. out. 2020.

FABBROCINI, G. et al. ACNE SCARS: PATHOGENESIS, CLASSIFICATION AND

TREATMENT. Dermatology Research and Practice, Itália, v. 2010, n. 5, p. 1-14,

set./2010. Disponível em: https://sci-hub.tw/10.1155/2010/893080. Acesso em: 29 mar. 2020.

GUIMARÃES, T. D. S. et al. EFEITOS DO MICROAGULHAMENTO NO

TRATAMENTO DE SEQUELAS DE ACNE: UM ARTIGO DE REVISÃO DE

LITERATURA. Revista da FAESF, Piauí, v. 2, n. 4, p. 38-45, dez./2018. Disponível

em: http://faesfpi.com.br/revista/index.php/faesf/article/view/71/63. Acesso em: 29 mar. 2020.

HELLMAN, Judith; YAO, Jonathan. NOVEL HISTOLOGICAL EVIDENCE OF

COLLAGEN AND ELASTIN REGENERATION IN FRACTIONAL RF-TREATED ACNE SCARS, Journal of Cosmetics, Dermatological Sciences and Applications, v.

9, p. 155-164, 2019. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/333607044_Novel_Histological_Evidence_ of_Collagen_and_Elastin_Regeneration_in_Fractional_RF-Treated_Acne_Scars. Acesso em: 4. out. 2020.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. 195 mil

estudantes do 9º ano já foram vítimas de bullying. Disponível em:

https://censo2010.ibge.gov.br/noticias- censo.html?busca=1&id=1&idnoticia=3240&t=pense-2015-55-5-estudantes-ja-consumiram-bebida-alcoolica-9-0-experimentaram&view=noticia. Acesso em: 17 mai. 2020.

LIMA, E. V. D. A. INDUÇÃO PERCUTÂNEA DE COLÁGENO COM AGULHAS

(IPCA®) ASSOCIADA A RADIOFREQUÊNCIA PULSADA COM MULTIAGULHAS (RFPM®) NA CONDUÇÃO DE CICATRIZES DE ACNE DEPRIMIDAS:

PROTOCOLO DE TRATAMENTO. Surg Cosmet Dermatol, Recife, v. 9, n. 3, p.

236-240, jul./2017. Disponível em: http://www.surgicalcosmetic.org.br/detalhe- artigo/586/Inducao-percutanea-de-colageno-com-agulhas--IPCA%C2%AE-- associada-a-radiofrequencia-pulsada-com-multiagulhas--RFPM%C2%AE--na-conducao-de-cicatrizes-de-acne-deprimidas--protocolo-de-tratamento. Acesso em: 29 mar. 2020.

(26)

17

MAIO, Maurício de. TRATADO DE MEDICINA ESTÉTICA. Roca Saúde Profissional, v. 1, p.1-2056, 2011.

NITAYAVRDHANA et. al. THE EFFICACY AND SAFETY OF FRACTIONAL

RADIOFREQUENCY NANONEEDLE SYSTEM IN THE TREATMENT OF

ATROPHIC ACNE SCARS IN ASIANS. Journal of Cosmetic Dermatology, p. 1-15,

2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jocd.13484. Acesso em: 04. out. 2020.

PEREIRA, J. G.; COSTA, K. F.; SOBRINHO, H. M.; ACNE VULGAR:

ASSOCIAÇÕES TERAPÊUTICAS ESTÉTICAS E FARMACOLÓGICAS. Revista

Brasileira Militar de Ciências, v. 5, n. 13, p. 15-21, 2019. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/338438117_ACNE_VULGAR_ASSOCIACO ES_TERAPEUTICAS_ESTETICAS_E_FARMACOLOGICAS. Acesso em: 23. nov. 2020.

PEREIRA et al. TRATAMENTO DAS CICATRIZES ATRÓFICAS DE ACNE POR

MEIO DO MICROAGULHAMENTO COM EQUIPAMENTO DERMAPEN EM MULHERES ENTRE 20 A 30 ANOS. Revista Científica do Unisalesiano, n.15, p.

232-347. Disponível em:

http://www.salesianolins.br/universitaria/artigos/no16/artigo50.pdf. Acesso em: 23. nov. 2020.

PINHEIRO, L. H. Z. et al. AMBULATÓRIO DE CICATRIZES INESTÉTICAS:

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 85-92,

jun./2017. Disponível em:

http://www.seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/6412/5962. Acesso em: 2 mai. 2020.

PORTO, Joelma Miranda; SOUZA, M. P. G. D. BENEFÍCIOS DO

MICROAGULHAMENTO NA CICATRIZ ATRÓFICA DE ACNE. Revista das

Ciências da Saúde e Ciências aplicadas do Oeste Baiano-Higia, Bahia, v. 5, n. 1, p. 201-223, jan./2020. Disponível em:

http://fasb.edu.br/revista/index.php/higia/article/view/542. Acesso em: 30 mar. 2020. QUEIROZ, Jocileide Felício; MAIA, D. P. M. MICROAGULHAMENTO ASSOCIADO

AO ÁCIDO HIALURÔNICO: UMA ALTERNATIVA PARA O TRATAMENTO DE CICATRIZES ATRÓFICAS CAUSADAS POR ACNE. Bio Cursos, Manaus, p. 1-10,

jan./2018. Disponível em: https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/234/23-Microagulhamento_associado_ao_Ycido_hialurYnico_uma_alternativa_para_o_trata mento_de_cicatrizes_atrYficas_causadas_por_acne.pdf. Acesso em: 29 mar. 2020.

(27)

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Atualmente existem em todo o mundo 119 milhões de hectarS destinados a plantações florestais, dos quais 8,2 milhões na América do Sul. No Brasil, em 1997 havia cerca de 4,7 milhões

O Diretório Central dos Estudantes, enquanto comissão eleitoral, leva ao conhecimento dos interessados que receberá inscrição de candidatos a representantes discentes dos cursos de

Este capítulo tem uma abordagem mais prática, serão descritos alguns pontos necessários à instalação dos componentes vistos em teoria, ou seja, neste ponto

Os autores então concluíram que a técnica de microagulhamento é uma boa opção para o tratamento das sequelas deixadas pela acne, melhorando de forma

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Embora o planeta Proxima b orbite muito mais próximo da sua estrela do que Mercúrio o faz do Sol no nosso Sistema Solar, a estrela propriamente dita é muito mais ténue que o Sol, o