• Nenhum resultado encontrado

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CASTRO VERDE, REALIZADA NO DIA DEZASSEIS DE MAIO DE DOIS MIL E SETE.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CASTRO VERDE, REALIZADA NO DIA DEZASSEIS DE MAIO DE DOIS MIL E SETE."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Município de Castro Verde

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL

DE CASTRO VERDE, REALIZADA NO DIA DEZASSEIS DE

MAIO DE DOIS MIL E SETE.

Nº. 11/2007

Aos dezasseis dias do mês de Maio do ano de dois mil e sete, no Edifício dos Paços do Concelho, compareceram os Senhores Fernando Sousa Caeiros, na sua qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, e Francisco José Caldeira Duarte, João Alberto Lança Fragoso, António João Fernandes Colaço e Paulo Jorge Maria do Nascimento, na qualidade de Vereadores, a fim de se efectuar a reunião ordinária da mesma Autarquia.

1. - ABERTURA:

Achando-se presente o número legal para se constituir em reunião, foi a mesma declarada aberta pelo Senhor Presidente da Câmara, pelas 15,30 horas.

2. - PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA:

Não foi apresentado qualquer assunto neste ponto da ordem de trabalhos. 3. - APROVAÇÃO DA ACTA DA REUNIÃO ANTERIOR:

Atendendo a que foi distribuída, previamente, a todos os Srs. Vereadores, cópia da acta da reunião anterior, foi dispensada a sua leitura, pelo que o Senhor Presidente colocou-a à consideração e, não havendo qualquer proposta de alteração ao seu conteúdo, submeteu-a a votação, tendo a Câmara deliberado, por unanimidade, aprová-la.

4. - EXPEDIENTE E INFORMAÇÕES: 4.1. - Expediente:

Tomou a Câmara conhecimento do seguinte expediente: programa da visita do Senhor Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional à região, que inclui uma reunião de trabalho, em Castro Verde, com o executivo municipal no Edifício dos Paços do Concelho, no dia 17 do corrente, pelas 15 horas; Relatório de Gestão de Prestação de Contas de Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Padrões, relativos ao ano de 2006;

(2)

cartas do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português, enviando cópias dos requerimentos que o Deputado Agostinho Lopes formulou ao Governo sobre “Interreg III A - Espanha - Portugal” e “Taxa de Deposição em Aterro, aplicação do Decreto-Lei nº.178/2006, de 5/9”; e dando conhecimento das respostas dadas às petições do Deputado José Soeiro sobre “Alqueva e o Desenvolvimento turístico do Alentejo” e sobre o “Encerramento de Postos da GNR e PSP”; circular do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública acerca da “Atribuição de Subsídios CCD’s, Serviços Sociais, Casas de Pessoal, etc, das autarquias”; lista dos órgãos de gestão da Casa do Alentejo em Toronto, para o ano corrente; pré-aviso de greve convocada para o próximo dia 30 pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local; e carta do Clube 2 CV/Dyane, agradecendo o apoio prestado por esta Câmara Municipal aquando da realização do “Dois na 2 - 25º. Aniversário do Club”, entre Chaves e Faro, com passagem por este concelho.

5. - BALANÇO SOCIAL 2006:

Tomou a Câmara conhecimento do Balanço Social da Autarquia referente ao exercício de 2006, cuja cópia se anexa à presente acta.

6. - OBRAS MUNICIPAIS:

6.1. - Estudo prévio para elaboração do projecto de arquitectura de construção do Museu da Ruralidade - Núcleo de Entradas:

Apreciou a Câmara o estudo prévio do projecto de arquitectura para o Núcleo de Entradas do Museu da Ruralidade, tendo deliberado, por unanimidade, aprová-lo condicionado todavia à relocalização das instalações sanitárias junto da loja/recepção com acesso directo ao exterior coberto.

7. - OBRAS PARTICULARES: 7.1. - Projecto de arquitectura:

Foram presentes os seguintes projectos de arquitectura

• de José Joaquim Afonso Felisberto, para demolição de prédio na Rua das Bicas nº.7, no Monte dos Namorados, e construir no mesmo local uma habitação, a que se refere o processo de obras nº. 67/07.

• de Raul Manuel Pinto Romão, para construção de alpendre abrigo para viatura no seu prédio rústico denominado “Geraldes”, sito no Monte dos Geraldos, a que se refere o processo de obras nº. 68/07.

Apreciados os mesmos projectos, deliberou a Câmara, por unanimidade, aprová-los, conforme pareceres emitidos pelos Serviços Municipais de Gestão Urbanística e Ambiental.

7.2. - Deliberação final sobre processos de obras:

Submeteu o Senhor Presidente à apreciação da Câmara, para efeitos de deliberação final e consequente emissão das respectivas licenças de obras, os projectos das especialidades referentes aos seguintes projectos de arquitectura:

(3)

• de José Joaquim Afonso Felisberto, para demolição de prédio na Rua das Bicas nº.7, no Monte dos Namorados, e construir no mesmo local uma habitação, a que se refere o processo de obras nº. 67/07.

• de Raul Manuel Pinto Romão, para construção de alpendre abrigo para viatura no seu prédio rústico denominado “Geraldes”, no Monte dos Geraldos, a que se refere o processo de obras nº. 68/07.

• da empresa Somincor SA, para construção de edifício destinado à instalação de moinho de barras, no couto mineiro de Neves Corvo, a que se refere o processo de obras nº. 110/06.

• do Lar Jacinto Faleiro, para ampliação do seu edifício sito na Rua da Liberdade, em Castro Verde, a que se refere o processo de obras nº.46/06.

Apreciados os referidos projectos, deliberou a Câmara, por unanimidade, aprová-los, de harmonia com os pareceres emitidos pelos Serviços Municipais de Gestão Urbanística e Ambiental, e emitir a respectiva licença de obras.

7.3. - Concessão de autorizações administrativas, nos termos do D.L nº.555/99, de 16/12, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº.177/01, de 4/06:

Tomou a Câmara conhecimento das autorizações administrativas concedidas ao abrigo do nº.3 do artigo 4º. do Decreto-Lei nº.555/99, de 16 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº.177/01, de 4 de Junho, cuja competência é do Sr. Presidente da Câmara mas delegada no Sr. Vice-Presidente, com o pelouro do Urbanismo, em relação aos seguintes projectos:

• de Fucra Ldª., para construção de habitações na Rua Gil Vicente, lotes nºs. 8 e 9, em Castro Verde, a que se refere o processo de obras nº.61/07.

• de Humberto Filipe G. Simão, para construção de habitação na Rua Salgueiro Maia, lote nº.30, em Castro Verde, a que se refere o processo de obras nº.69/07. • de José Ferreira Marques para construção de habitação na Rua Álvaro Cunhal,

lote nº .7, em Entradas, a que se refere o processo de obras nº.65/07. 7.4. - Pedido de informação prévia:

Foi presente o pedido de informação prévia requerido por José Jacinto Rodrigues Caetano, para construção de edifício destinado a restaurante que pretende levar a efeito no Monte do Salto, freguesia de São Marcos da Atabueira.

Apreciado o pedido, a Câmara, em face do parecer emitido pelos Serviços Municipais de Gestão Urbanística, deliberou, por unanimidade, emitir parecer favorável sobre a referida pretensão.

8. - EDUCAÇÃO, CULTURA E ACÇÃO SOCIAL:

8.1. - Rede de Conhecimento das Bibliotecas Públicas - Celebração de protocolo com

a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas:

Apreciou a Câmara a proposta apresentada pelo Senhor Vereador Paulo Nascimento para que esta Autarquia, na sequência do convite formulado pelo Instituto Português do

(4)

Livro e das Bibliotecas, adira ao projecto “Rede de Conhecimento das Bibliotecas Públicas”, através da celebração de um protocolo com a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas.

Apreciado o assunto, deliberou a Câmara, por unanimidade, aderir ao projecto em título, celebrando com a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas o protocolo em causa, cuja minuta se anexa à presente acta dando-se, por isso, como aqui integralmente transcrita.

8.2. - Pedido de acumulação de bolsa de estudo:

Foi presente o pedido solicitado, ao abrigo do disposto no artigo 14º. do respectivo regulamento, por João Pedro Alves Gama, para que seja permitida a acumulação da respectiva bolsa de estudo que lhe foi atribuída com a do estabelecimento de ensino que frequenta, atendendo à situação económica do respectivo agregado familiar.

Apreciado o pedido, a Câmara, em face da informação prestada pelo Gabinete de Educação e Acção Social, deliberou, por unanimidade, deferir a pretensão.

9. - DESPORTO, TEMPOS LIVRE E TURISMO: 9.1. - “Unir para Animar - 65 sem limites”:

Na sequência da proposta apresentada pelo Senhor Presidente, com o título em epígrafe, que visa congregar uma multiplicidade de actividades de animação social, cultural, desportiva e de sensibilização para a saúde destinadas ao público com 65 e mais anos, deliberou a Câmara, por unanimidade, promover a mesma iniciativa, a levar a efeito nos dias 27 de Maio a 2 de Junho do ano corrente, conforme programa que se anexa à presente acta, dando-se, por isso, como aqui integralmente transcrito.

9.2. - Final Four do Campeonato Nacional de Juniores, em hóquei em patins:

Apreciou a Câmara a seguinte proposta apresentada pelo Senhor Vereador Paulo Nascimento sobre o assunto em título:

“O espaço geográfico da Associação de Patinagem do Alentejo foi escolhido pela Federação Portuguesa de Patinagem para receber a Final Four do Campeonato Nacional de Juniores, prova que apura o Campeão Nacional.

A Associação de Patinagem do Alentejo, convidou, por sua vez, a Câmara Municipal de Castro Verde para se juntar a estar parceria, decorrendo em Castro Verde, no Pavilhão Municipal, nos dias 1,2 e 3 de Junho a referida prova.

Como contrapartida, a autarquia terá que assumir os custos logísticos de funcionamento do pavilhão, oferecer uma refeição convívio, uma lembrança às equipas e elaborar alguma publicidade de divulgação da prova.

Por considerar que esta prova constitui um momento importante no calendário desportivo, contribuindo para a promoção de Castro Verde, e por o Hóquei em Patins ser uma modalidade ligada à nossa terra, podendo a prova afirmar-se com motivação para a sua prática, proponho a aprovação desta proposta nos termos mencionados”.

(5)

Apreciado o assunto, deliberou a Câmara, por unanimidade, aprovar a proposta formalizada pelo Senhor Vereador Paulo Nascimento, cuja iniciativa prevê a participação das equipas do Sport Lisboa e Benfica, do Futebol Clube do Porto, do Hóquei Clube de Barcelos e de Paço de Arcos.

10. - OUTROS ASSUNTOS DE INTERESSE:

10.1. - Participação na Comissão de Entidades participantes para o Ano Internacional

do Planeta Terra - AIPT (2007-2009):

Foi presente o ofício nº. 3654, de 26 de Abril findo, da Comissão Nacional da Unesco em que convida esta Autarquia a participar na Comissão de Entidades Participantes para o Ano Internacional do Planeta Terra - AIPT (2007-2009), na sequência da aprovação por parte da Assembleia Geral das Nações Unidas em que proclamou 2008 como Ano Internacional do Planeta Terra, sob o tema “Ciências da Terra para a Sociedade” cujo principal objectivo é promover a importância das Ciências da Terra em todos os domínios da sociedade, destacando o seu papel na resolução de muitos dos problemas que afectam a humanidade,

Apreciado o assunto, deliberou a Câmara, por unanimidade, participar na iniciativa em causa.

10.2. - Cedência do Cine-Teatro Municipal:

Apreciou a Câmara o pedido de cedência gratuita do Cine-Teatro Municipal solicitado pela Igreja Cristã Maná, de Castro Verde, no próximo 16 de Junho, entre as 14 e as 19 horas.

A Câmara deliberou, por unanimidade, deferir o solicitado, sem cobrança de taxa de utilização ao abrigo do disposto no nº.1 do artigo 55º. do Regulamento e Tabela de Taxas, Tarifas e Licenças Municipais

10.3. - Cedência do Pavilhão do Parque de Feiras e Exposições:

Apreciou a Câmara o pedido de cedência do Pavilhão do Parque de Feiras e Exposições, de apoio logístico e monetário, solicitado pelo Moto Clube de Castro Verde para levar a efeito o seu 3º. Encontro Motard, nos dias 17 e 18 de Agosto.

A Câmara deliberou, por unanimidade, deferir o solicitado no respeitante à cedência das instalações e apoio logístico.

10.4. - Concessão de autorização para venda em feiras e mercados:

Foi presente o pedido de concessão de autorização para venda em feiras e mercados, solicitado por António Augusto Sim Sim, para venda de chocalhos e correaria, tendo a Câmara deliberado, por unanimidade, deferir a pretensão.

(6)

10.5. - Concessão de autorização para venda em feiras e mercados:

Foi presente o pedido de concessão de autorização para venda ambulante de frutas, solicitado por José Maria Rosa Potra, tendo a Câmara deliberado, por unanimidade, deferir a pretensão.

10.6. - Renovação de autorizações para o exercício da actividade de feirante:

Foram presentes os seguintes pedidos de renovação de autorizações para o exercício de actividade em feiras e mercados, para efeitos de ratificação dos despachos de deferimento proferidos sobre os mesmos, tendo a Câmara, deliberado, por unanimidade, ratificar os despachos em causa:

Nome Actividade

Nº. do cartão

Deolinda Maria Ramos Roupas e brinquedos 206

Francisco Joaquim Santos Caixeiro Calçado 779

Jorge Carsane Quinquilharias 759

Jorge Carsane Meias 758

José Maria Rosa Potra Quinquilharias 309

José Ricardo Madeira V. Aranda Quinquilharias 682

Maria de Deus Cavaco Frango assado prodt. alimentares 659

Maria do Carmo P Silva G. Cavalinho Roupas 516

Maria José Encarnação Silva Barão Roupas 492

Rogério António Conceição Pinto Roupas e calçado 276

11. - APROVAÇÃO EM MINUTA:

Desta reunião se lavrou minuta, a qual foi aprovada, por unanimidade pela Câmara, para que produza efeitos imediatos.

12. - ENCERRAMENTO:

Não havendo mais nada a tratar, foi encerrada a reunião pelas 16,35 horas, qual se lavrou a presente acta que vai ser assinada por todos os membros presentes, assim como pelo Chefe de Secção, Fernando Colaço Sebastião, nos termos do nº. 2 do artigo 92º. da Lei nº. 169/99, de 18 de Setembro, republicada com as alterações introduzidas pela Lei nº.5-A/2002, de 11 de Janeiro.

Referências

Documentos relacionados

Assim, almeja-se que as ações propostas para a reformulação do sistema sejam implementadas na SEDUC/AM e que esse processo seja algo construtivo não apenas para os

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Essa transição é dependente de várias condições térmicas associadas ao processo de solidificação como, por exemplo, sistema de liga, composição da liga, temperatura

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

É também o desafio para quem está co- migo, porque a gente fez a opção de pegar pessoas que não estão há muito tempo na política, mas sim pessoas que estivessem interessadas

O modelo econômico dominante não busca apenas atender às necessidades dos cidadãos: ele produz incessantemente uma enorme quantidade de bens e procura convencer, pela propaganda,

Ademais, não se sustenta a alegação reiterada no apelo de que a dispensa deveria ter sido providenciada pela COMLURB, uma vez que a transferência do autor para os quadros da