• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ENSINO : VIÇOSA - MG BRASIL Fone: (31) /2132 FAX: (31)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ENSINO : VIÇOSA - MG BRASIL Fone: (31) /2132 FAX: (31)"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE APOIO AO ENSINO DA FUNDAÇÃO ARTHUR BERNARDES/UFV

FUNARBEN

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 002/2010/PRE/UFV

Pelo presente, faz-se saber que estarão abertas, de 03 de maio a 11 de junho de 2010, as inscrições de projetos de ensino, visando à seleção de bolsistas do FUNARBEN - Programa de Apoio ao Ensino da Fundação Arthur Bernardes, implementado em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino da UFV.

1. DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA

O Programa de Apoio ao Ensino da Fundação Arthur Bernardes – FUNARBEN é voltado para o fortalecimento do ensino desenvolvido na UFV, incentivando, na comunidade acadêmica, a interação entre pesquisadores, docentes e discentes, com vistas à efetivação da melhoria estrutural, organizacional e funcional do ensino. Tem como objetivos gerais: implementar iniciativas e experiências didáticas e metodológicas que visem a melhoria do processo ensino-aprendizagem nos cursos de graduação; desenvolver ações que permitam a diminuição da retenção e evasão dos estudantes; promover a dinamização curricular e valorizar o envolvimento ativo dos docentes e discentes em atividades relativas à pesquisa em ensino de graduação.

2. DAS BOLSAS:

2.1 O FUNARBEN concederá 6 (seis) bolsas com valor mensal de R$360,00 por um período de 12 (doze) meses. As bolsas serão distribuídas pela demanda qualificada entre os Centros e Unidades da UFV, para estudantes universitários participantes de projetos de ensino coordenados por docentes dos Campi de Viçosa (incluindo docentes vinculados ao Colégio de Aplicação - COLUNI), Rio Paranaíba e Florestal.

2.2. Vigência: de doze (12) meses, iniciando em 02 de agosto de 2010 e encerrando-se em 31 de julho de 2011.

2.3. Limite de bolsas: será concedida apenas uma bolsa por projeto, e o orientador somente poderá apresentar uma proposta.

(2)

3. DOS REQUISITOS E COMPROMISSOS DO ORIENTADOR

3.1. Ser ocupante de cargo efetivo de magistério na UFV.

3.2. Manter vínculo formal com a UFV e não estar afastado da Instituição até noventa dias durante o período de vigência do projeto para treinamento ou qualquer outro motivo. O afastamento do orientador deverá ser devidamente justificado na Pró-Reitoria de Ensino, sendo a sua substituição efetivada através de processo administrativo.

3.3. Apresentar projeto de ensino em conformidade com os objetivos do programa.

3.5. Apresentar comprovante de financiamento do Projeto ou Declaração (Anexo V) assegurando infra-estrutura e recursos materiais para a execução do plano de trabalho proposto.

3.4. Selecionar e indicar, para bolsista, estudante com perfil adequado, formação acadêmica compatível com as atividades previstas no plano de trabalho e que tenha bom desempenho acadêmico.

3.5. Acompanhar todo o desenvolvimento do projeto, incluindo a participação obrigatória no Simpósio da UFV e outros eventos da área de ensino.

3.6. Não estar inadimplente em programa ou atividade da Instituição.

3.7. Incluir o nome do bolsista nas publicações e demais trabalhos apresentados em congressos e seminários, cujos resultados tiveram a participação efetiva do bolsista.

3.8. Mencionar a FUNARBE, como apoio financeiro, na apresentação (em eventos) e na publicação dos resultados obtidos com a participação efetiva do bolsista FUNARBEN.

3.9. Solicitar cancelamento do pagamento ao bolsista que descumprir o plano de trabalho, apresentar desempenho insatisfatório ou estabelecer vínculo empregatício durante a vigência da bolsa; providenciar a substituição do bolsista, se pertinente.

4. DOS REQUISITOS E COMPROMISSOS DO BOLSISTA

4.1. Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFV.

4.2. Ter concluído o segundo período da graduação até o início da vigência da bolsa e não estar com a formatura prevista para data anterior ao término da bolsa.

4.3. Ter coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 70% ( setenta por cento). 4.4. Não manter vínculo empregatício nem acumular bolsa de qualquer natureza, inclusive da própria Instituição, exceto bolsa atividade.

4.5. Desenvolver as atividades previstas no plano de trabalho proposto em regime de 20 (vinte) horas de dedicação semanais, sob a supervisão e orientação do coordenador.

(3)

4.6. Apresentar, ao término do período de duração da bolsa, os resultados alcançados no desenvolvimento do plano de trabalho por meio de Relatório Final, conforme roteiro disponível. (Anexo VII).

4.7. .Participar obrigatoriamente do Simpósio da UFV, apresentando sob a forma de resumo e painel e, caso seja selecionado, também na forma oral.

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1. Período: 03 de maio a 11 de junho de 2010. Não serão aceitas inscrições fora do prazo estabelecido neste Edital e/ou com documentação incompleta.

5.2. Local para entrega da documentação: Pró-Reitoria de Ensino, no Edifício Arthur Bernardes ou Secretaria dos Campi de Rio Paranaíba e de Florestal.

5.3. Horário: das 8 às 11h30min e das 14 às 17h00min . 5.4. Documentos necessários:

5.4.1. Formulário de inscrição, impresso em duas vias, do bolsista e do coordenador. (Anexo I)

5.4.2. Projeto de Ensino elaborado conforme modelo. (Anexo II) 5.4.3. Plano de atividades do bolsista. (Anexo III)

5.4.4. Termo de compromisso conforme modelo disponível. (Anexo IV)

5.4.5. Comprovante de financiamento do Projeto ou Declaração (Anexo V) assegurando infra-estrutura e recursos materiais para a execução do plano de trabalho proposto. 5.4.6. Currículo Lattes do orientador, atualizado, incluindo apenas titulação, publicações,

orientações concluídas e depósito de patentes (softwares, produtos e processos). Priorizar a apresentação de trabalhos que demonstrem o interesse e a participação do docente em ações relacionadas à pesquisa em ensino.

5.4.7. Currículo do estudante com os documentos comprobatórios numerados (Anexo VI).

5.4.8. Histórico Escolar do estudante/bolsista atualizado.

5.5. Não será recebida documentação incompleta ou sem assinatura do orientador e do bolsista.

6. DO JULGAMENTO E DO RESULTADO

6.1. A análise dos processos de inscrição, de acordo com critérios determinados neste edital, será efetuada pelo Comitê Institucional composto por 5 (cinco) membros, sendo 1 (um)

(4)

representante de cada Centro de Ciências e 1 (um) designado pela PRE, o qual presidirá o referido comitê.

6.2. A nota final de cada proposta será definida a partir dos seguintes critérios de pontuação: currículo do orientador (20%), do currículo e histórico do estudante (15%) do projeto de ensino (50%) e do plano de trabalho proposto para o Bolsista (15%).

6.3 Em relação à avaliação do currículo do orientador, será atribuída maior pontuação ao que apresentar experiências de pesquisa em ensino.

6.4 A avaliação dos projetos de ensino será realizada observando os seguintes critérios (elencados em ordem de prioridade):

6.4.1. Adequação do projeto aos objetivos propostos pelo edital;

6.4.2 Preferência por projetos que apontam estudos sobre inovação pedagógica no ensino de graduação;

6.4.3. Análise dos impactos e contribuições esperadas para a melhoria do ensino na UFV;

6.4.4. Prioridade aos docentes que não orientam outros programas institucionais de bolsa. 6.5. O resultado da seleção será divulgado no quadro de avisos da PRE e no site da Pró-Reitoria de Ensino (www.ufv.br/pre) no dia 28 de junho de 2010.

7. DA SUBSTITUIÇÃO DO BOLSISTA

7.1. A substituição do bolsista dar-se-á mediante solicitação justificada do Orientador e indicação de novo bolsista cujo rendimento acadêmico assegure a mesma classificação obtida no processo seletivo. Caso contrário, a bolsa será repassada ao projeto de ensino melhor classificado dentre os não contemplados com bolsa FUNARBEN.

7.2. Não será permitida a substituição do candidato selecionado antes do início da vigência da bolsa e, no caso de desistência do bolsista, antes de completados quatro meses de bolsa, salvo em situação excepcional, devidamente justificada pelo orientador, e avaliada pelo Comitê Institucional.

8. DA RENOVAÇÃO DA BOLSA

8.1 No caso de necessidade de renovação da bolsa, o orientador deverá apresentar, à PRE, até 29 de julho de 2011, os seguintes documentos:

8.1.1 Relatório Final do bolsista referente ao período (2010-2011);

(5)

8.1.3. Apresentação do novo plano de trabalho do bolsista para o período 2011-2012. 8.2 As solicitações de renovação de bolsa serão avaliadas pelo Comitê Institucional.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 A avaliação do FUNARBEN visa tão somente classificar candidatos a serem contemplados com bolsa. A ordem de classificação não deve, em hipótese nenhuma, ser usada como referencial de mérito científico ou funcional.

9.2 Os Julgamentos e casos omissos serão de responsabilidade do Comitê Institucional.

10. ANEXOS

I - Formulário de Inscrição

II - Modelo para elaboração do Projeto de Pesquisa em Ensino III - Modelo para elaboração do Plano de Atividades do Bolsista IV - Termo de Compromisso do Bolsista e Coordenador

V- Declaração Assegurando As Condições Necessárias para Desenvolvimento do Plano de Trabalho Proposto, Caso o Projeto Não Tenha Financiamento.

VI - Modelo do Currículo do Estudante

VII - Modelo para Elaboração do Relatório Final do Bolsista

Viçosa-MG, 29 de abril de 2010

Prof. Vicente de Paula Lelis Prof. José Maria Moreira Dias Pró-Reitor de Ensino/UFV Coordenador do Programa de Apoio ao Ensino

COMITÊ INSTITUCIONAL DO FUNARBEN/UFV

Pró-Reitoria de Ensino: Prof. José Maria Moreira Dias Centro de Ciências Agrárias: Prof. Júlio César Lima Neves

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde: Prof. Pedro Paulo do Prado Júnior

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas: Profa. Cristhiane Cunha Flôr

(6)

FUNARBEN

ANEXO I - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO E ORIENTADOR

1-Título do Projeto:

2- Orientador (nome e matrícula na UFV): 3-Departamento/Unidade Acadêmica/Setor:

4-Telefone: 5-E-mail:

6- Orienta estudantes de outro Programa Institucional de Bolsa?

SIM NÂO Se Sim, citar o nome do projeto, o programa financiador e o número de bolsistas orientados

IDENTIFICAÇÃO DO BOLSISTA

8-Nome completo: 9-CPF (*):

10-Documento de identidade (*): 11-Órgão expedidor: 12- Data de expedição:

13- Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino 14. Estado civil: 15. Nacionalidade:

16. Nome do Pai: 17. Nome da Mãe:

18. Banco: 19- Número da conta corrente(*):

20- Número e nome da agência bancária 20-Endereço Residencial:

21-Fone residencial ou celular: 22-E-mail institucional:

23-Curso: 24- Número de matrícula:

25- Período que está cursando

(*) Anexar Comprovantes

Local e Data

________________ Assinatura do(a) Bolsista

. Assinatura do(a) Orientador(a)

(7)

2. Identificação dos participantes ou equipe:

Indicar o nome de todos os participantes do projeto. É importante que os(as) estudantes – bolsistas ou não – apareçam como parte da equipe de modo a receberem os créditos acadêmicos de seu trabalho. Da mesma forma, demais parceiros externos à UFV também deverão ser indicados de modo a traduzir a construção coletiva, assim como oferecer os créditos acadêmicos legitimamente conquistados.

Assim sendo, indicar: nome completo, tipo de vínculo (docente, técnico, estudantes ou comunidade) e função no projeto.

3. Apresentação da Proposta ( máximo de 20 páginas):

Apresentar de forma sintética e concisa os pontos mais importantes da proposta do projeto: 3.1 - Introdução/Histórico da construção da proposta

3.2 - Objetivos gerais e específicos 3.3 - Metodologias a serem utilizadas

3.4 - Referenciais teóricos de embasamento da pesquisa 3.5 - Atividades Previstas

3.6 - Resultados Esperados

4. Acompanhamento e Avaliação do Projeto:

4.1 - Apresentar os indicadores que serão utilizados na análise e avaliação do projeto, que permitirão acompanhar e comparar a execução dos objetivos específicos propostos. Os indicadores podem ser de duas categorias (quantitativos e qualitativos), podem se referir aos agentes do projeto (corpo docente, corpo discente, corpo técnico, comunidade), bem como aos instrumentos e metodologias (entrevistas, análise documental, questionários, observação etc.).

4.2 - Preencher cronograma de execução das atividades, conforme quadro abaixo:

Cronograma de Execução*

Mês

Atividades 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12

* Adequar caso o projeto dure mais tempo.

FUNARBEN

ANEXO II - MODELO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO EM ENSINO 1.Título do Projeto:

(8)

5 - Financiamento/Infra-Estrutura:

Informar a contrapartida em financiamento e/ou infra-estrutura de órgãos da UFV (Departamento, Setor, etc.). Informar se o Projeto conta com outras fontes de financiamento, inclusive como contrapartida de parceiros, em recursos humanos e/ ou materiais.

6 - Referências Bibliográficas: Segundo as orientações da ABNT

Local e data

______________________________________ Assinatura do Coordenador do Projeto

(9)

1- IDENTIFICAÇÃO 1.1-Título do Projeto:

1.2- Nome do Bolsista/ Curso de Graduação do Bolsista/ Período do curso

1.3- Nome do Orientador/ Departamento/Unidade Acadêmica/Setor

2- PLANO DE ATIVIDADES 2.1 - Apresentação /Introdução

Fazer uma breve introdução articulando os objetivos do projeto de ensino com o plano de trabalho a ser proposto para o bolsista.

2.2 - Objetivos Específicos do trabalho do Bolsista

2.3 - Atividades a serem desenvolvidas pelo Bolsista

2.4 - Acompanhamento e Avaliação do Bolsista:

2.4.1 - Descrever o processo de avaliação do bolsista ao longo do período de vigência da bolsa, apontando a metodologia e instrumentos de avaliação, bem como a periodicidade de acompanhamento.

2.4.2 - Preencher cronograma de execução das atividades, conforme quadro abaixo: Cronograma de Execução

Mês

Atividades 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12

Local e data

_______________ Assinatura do(a) Bolsista

___ Assinatura do(a) Orientador(a)

FUNARBEN

(10)

FUNARBEN

ANEXO IV - TERMO DE COMPROMISSO DO BOLSISTA E DO COORDENADOR

DECLARAMOS, para fins legais junto a Fundação Arthur Bernardes – FUNARBE e a Universidade Federal de Viçosa, que temos ciência dos termos do Edital 002/2010 PRE/UFV que rege a bolsa de Apoio ao Ensino, concedida pelo Programa FUNARBEN e assumimos o que consta neste Termo de Compromisso.

I - Compromissos do Bolsista:

1. Ter concluído o segundo período da graduação até o início da vigência da bolsa e não estar com a formatura prevista para data anterior ao término da bolsa;

2. Cumprir com as atividades constantes do plano de trabalho, em jornada de 20 (vinte) horas semanais de trabalho;

3. Apresentar, ao término do período da bolsa, o Relatório Final das atividades desenvolvidas e resultados alcançados, conforme modelo disponível no Anexo VI do Edital de seleção.

4. Apresentar o desenvolvimento do projeto no Simpósio da UFV, sob a forma de resumo e painel, e, caso seja selecionado, também na forma oral;

5. Nas publicações e trabalhos apresentados, fazer referência a sua condição de bolsista do FUNARBEN (Fundação Arthur Bernardes/UFV) .

6. Não manter vínculo empregatício nem acumular bolsa de qualquer natureza, inclusive da própria Instituição, exceto bolsa atividade.

7. Devolver à FUNARBE, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os compromissos estabelecidos não sejam cumpridos.

II - Compromissos do Orientador:

1. Estabelecer as condições necessárias e imprescindíveis para realização do plano de trabalho do bolsista;

2. Apresentar comprovante de financiamento do Projeto ou Declaração (Anexo V) assegurando infra-estrutura e recursos materiais para a execução do plano de trabalho proposto;

3. Orientar o bolsista nas diversas fases do trabalho de pesquisa, incluindo elaboração de relatórios e de outros meios para divulgação de resultados;

(11)

4. Estimular e acompanhar as exposições do trabalho realizado pelo bolsista em congressos, seminários ou outros eventos;

5. Estar presente na apresentação do bolsista no Simpósio da UFV.

6. Manter vínculo formal com a UFV e não estar afastado da Instituição até noventa dias durante o período de vigência do projeto para treinamento ou qualquer outro motivo. O afastamento do orientador deverá ser devidamente justificado na Pró-Reitoria de Ensino, sendo a sua substituição efetivada através de processo administrativo.

III - Situação de Inadimplência do Orientador e do Bolsista:

1. O estudante/bolsista e o docente /orientador serão considerados inadimplentes junto ao Programa de Apoio ao Ensino da Fundação Arthur Bernardes - FUNARBEN - nas seguintes situações:

a) Não cumprimento dos prazos estabelecidos para entrega do Relatório Final; b) Não apresentação do trabalho no Simpósio da UFV.

c) Ausência do professor na apresentação do estudante no Simpósio da UFV.

2. A inadimplência acarreta a exclusão do estudante/bolsista e do professor/orientador dos próximos Editais Institucionais pelo prazo de 1 (um) ano.

3. No caso de cancelamento da bolsa, o bolsista ficará obrigado a entregar o Relatório Final das atividades desenvolvidas ao orientador, que o encaminhará à PRE.

.

Declaramos estarmos ciente e de acordo com o disposto neste termo de compromisso,

Local e Data

_______________________________________ Assinatura do(a) Bolsista

. Assinatura do(a) Orientador(a)

(12)

FUNARBEN ANEXO V

DECLARAÇÃO ASSEGURANDO AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA

DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE TRABALHO PROPOSTO, CASO O PROJETO NÃO TENHA FINANCIAMENTO

Declaramos, para fins de inscrição no processo de seleção de orientadores de bolsistas FUNARBEn/UFV, que o Departamento/Unidade ... disponibilizará a infra-estrutura adequada e se responsabilizará pelos recursos materiais necessários à execução do plano de trabalho, proposto pelo docente...,

a ser desenvolvido por bolsista, no projeto de Ensino

intitulado... ... ... coordenado por ..., uma vez que o projeto não conta com nenhum tipo de financiamento.

Em, de de 2010. _____________________________________ Orientador ______________________________ Coordenador do projeto Nome: _______________________________ Chefe do Departamento /Unidade Nome:

(13)

FUNARBEN

ANEXO VI - MODELO DO CURRÍCULO DO ESTUDANTE

1. DADOS PESSOAIS

Nome do estudante: . Data de Nascimento ___/___/___ Nacionalidade: . Telefone: . E-mail: . CPF : RG: .

Curso : Data de ingresso: ___/___/___ Período: .

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

ATIVIDADE Nº DO

DOCUMENTO 1. ESTÁGIOS EXTRACURRICULARES (indicar o orientador, nº de horas,

período em que foi realizado o estágio e área do conhecimento). 2. ESTÁGIO DE ENSINO

a) Voluntário (indicar o orientador, número de horas, período em que foi realizado o estágio, local /Laboratório e área do conhecimento)

b) Bolsista (indicar o orientador, número de horas, período em que foi realizado o estágio, local /Laboratório, título do projeto, área do conhecimento e agência financiadora da bolsa).

3. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO. Indicar nome do evento, local e data ( no máximo 8 eventos). 4. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO(S). Indicar nome do evento, local e data, autores e título do(s) trabalho(s) apresentado(s).

5. PUBLICAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO (autores, título do artigo, nome do periódico, local, volume, páginas e data)

6. MONITORIA/TUTORIA (indicar disciplina, número de horas, data e período de duração)

(14)

7. CURSOS/MINICURSOS (mínimo 8 horas), na área pretendida (indicar: título, ministrante, local, data e carga horária)

8. OUTRAS ATIVIDADES RELEVANTES

Obs: Apresentar o Currículo com os documentos comprobatórios numerados.

Local e Data,

. Assinatura do (a) Bolsista

(15)

FUNARBEN

ANEXO VII - MODELO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DO BOLSISTA

I- O relatório deverá ser editado em computador, impresso em papel A4, com páginas numeradas e encadernado em espiral plástica, com capa transparente. No corpo do texto deverá ser utilizada fonte Arial 12 e espaçamento 1,5 entre linhas.

II- O relatório será composto das seguintes partes: 1. Páginas Pré-Textuais

(Dispostas na seguinte ordem: Página de Rosto; Página de Resumo e Assinatura; Dedicatória e/ou Agradecimento e Índice.) 1.1 Página de Rosto: (Vide Modelo)

- Nome da Universidade/ Nome do Centro e Departamento do orientador ( Caixa Alta) - Título do Projeto (Caixa Alta , Negrito, Centralizado)

- Nome completo do estudante bolsista/Nome completo do professor orientador

- Nota explicativa mencionando: ”Relatório Final, referente ao período (especificar os meses relacionados ao período do relatório), apresentado à Universidade Federal de Viçosa, como parte das exigências do Programa de Apoio ao Ensino da Fundação Arthur Bernardes/UFV - FUNARBEN.”

- Local: (Cidade - Estado-País)/Data: (mês e o ano de entrega do relatório) ( Caixa Alta) 1.2.Página de Resumo e Assinaturas (Vide Modelo)

Esta página contém o nome da Universidade, Centro e Departamento do orientador, o título do projeto e um resumo com os objetivos do trabalho, resultados alcançados e conclusões, seguido dos nomes e assinaturas do orientador e do bolsista.

1.3.Dedicatória (optativa) 1.4 Agradecimento (optativo) 1.5 Índice

2. Texto

2.1. Introdução incluindo a caracterização do problema estudado e sua importância 2.2. Objetivos

2.3. Atividades realizadas (descrever, em tópicos, todas as atividades realizadas no período, de acordo com o plano de trabalho apresentado)

2.4. Revisão de Literatura 2.5. Metodologia de Pesquisa

(16)

2.7. Conclusões ou Considerações Finais 2.8. Referências bibliográficas

Obs. Nos itens 2.6 e 2.7 deve-se escolher o termo que melhor apresenta os resultados e conclusões da pesquisa.

3. Anexos (optativo)

3.1Caso julguem necessário, incluir formulários, roteiros e outros documentos que foram utilizados no desenvolvimento do projeto.

3.2 Caso as atividades conduzidas tenham gerado publicação em anais de congresso ou revistas especializadas, incluir cópias na forma de anexos.

(17)

FUNARBEN

PROGRAMA DE APOIO AO ENSINO DA FUNDAÇÃO ARTHUR BERNARDES/UFV

SELEÇÃO DE BOLSISTAS

(PERÍODO DE AGOSTO DE 2010 A JULHO DE 2011)

CALENDÁRIO

 Divulgação do Edital 30 de abril de 2010

 Inscrições* 03 de maio a 11 de junho de

2010  Avaliação de currículo, dos orientadores e

estudantes, pelo Comitê Institucional

 Avaliação dos projetos e planos de trabalho pela Comissão de Pesquisa dos Departamentos/Unidade.

14 de junho a 25 de junho de 2010

 Divulgação do resultado da seleção 28 de junho de 2010

 Cadastramento dos bolsistas 29 de junho de 2010

 Início das atividades do bolsista 02 de agosto de 2010

Referências

Documentos relacionados

The law, decree and current health authority rules on the hazard-based cut-off criteria make no comment on the relevance, to humans, of modes of action of adverse effects

This weekend, as our Parish Family gathers to celebrate our Parish Feast in honor of Jesus ✣. ❱ Santo Christo ❲ ✣ we follow Him as Lord of our lives and Savior of

O critério mais utilizado é o da máxima massa unitária compactada, ou seja, a mistura ideal entre os dois agregados será aquela que proporcionar um menor volume de

com esta funciona- lidade, todos os documentos produzidos pelo software, em impressões do utilizador, podem ser adaptados ao gosto e visual de cada empresa, aproveitando os

tomar a decisão utilizando a imagem de televisão com repetições, mas apenas para “claros e óbvios erros” ou “incidentes graves não detetados” relativos a golo/não

Os fatores são: utilidade do treinamento para a empresa, apoio do gerente versus resistência do gerente ao treinamen- to, qualidade do curso – atualização do material e competência

Urbanização Luar de Arapiraca II Arapiraca - AL Obras 2,8% Incorporação Residencial Villa Monreale Ubatuba - SP Obras 1,2% Incorporação Residencial MaxHaus Santos Santos - SP Obras

Por isso, o significado da solidão original, que pode referir-se simplesmente ao «homem», é substancialmente anterior ao significado da unidade original; esta última, de