• Nenhum resultado encontrado

MPF atua para garantir a vacinação para indígenas urbanos e não aldeados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MPF atua para garantir a vacinação para indígenas urbanos e não aldeados"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Política n 3

Aleam proíbe cortes de

luz e água para serviços

essenciais por inadimplência

MANAUS, 29 DE JANEIRO DE 2021 * Ano 3 * Nº 871

Sexta-feira /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal

Educação n 4

Curiosidades n 5

Enem Digital

será presencial

e candidato

deve levar

caneta preta.

Entenda!

Conheça o

ancestral mais

antigo do

homem já

encontrado

Justiça n 6

MPF atua para

garantir a vacinação

para indígenas urbanos

e não aldeados

Cantor

amazonense,

Rafael Alma

promove Live para

ajudar artistas

locais

CNP J 28.321.31 5/000 1-50

Nº 871

Entretenimento n 7

(2)

ON Política

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 29 DE JANEIRO DE 2021

2

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Maia ameaça aceitar impeachment de

Bolsonaro, dizem aliados

Aliados de Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, afirmam que o parlamentar tem ameaçado dar aval à se-quência de um processo de impeachment contra Jair Bolsonaro (sem partido) até o final do seu mandato, que se encerra na próxima segunda-feira (1°). A Folha ouviu esse relato de três políticos próximos a Maia, além de outro parlamentar que afirma ter ouvido essa informação do coordena-dor político do governo, o general Luiz Eduardo Ra-mos.

Como revelou a Folha, o presidente da Câmara ligou para Ramos na noite de ter-ça-feira (26) e, em tom duro,

reclamou da interferência de Bolsonaro na disputa pela presidência da Câma-ra, cuja eleição está marca-da para segunmarca-da-feira.

Pela legislação, cabe ao

presidente da Câmara deci-dir, de forma monocrática, se há elementos jurídicos para dar sequência à trami-tação do pedido. O impea-chment só é autorizado a

ser aberto com aval de pelo menos dois terços dos de-putados (342 de 513). Após a abertura, pelo Senado, o presidente é afastado do cargo.

Morre Marcos Cavalcante,

ex-superintendente da SMTU

vítima de covid-19

Amazonas não informou fim de

oxigênio nos hospitais, diz Bolsonaro

Ex-superintenden-te da extinta SMTU,

na gestão Amazonino

Mendes, o empresário

Marcos Cavalcante,

morreu no fim da tarde

de ontem, 28, em

Ma-naus. Ele foi intubado

no começo do mês,

nos últimos dias

apre-sentou melhora, mas

não resistiu ao

agra-vamento da covid-19.

Advogado de carreira,

o ex-superintendente

da SMTU também era

empresário e foi

vere-ador de Manaus, com

mandato de 1997 até

2000.

Pressionado até por apoiadores sobre as ações do governo federal para conter a crise de saúde em Manaus, o presidente Jair Bolsonaro disse que o Amazonas não informou a União que haveria falta de oxigênio nos hospitais em razão do avanço do novo coronavírus. Com a falta do insumo, pacien-tes morreram sufocados na capital e também em municípios do interior.

“Nós demos dinheiro, recursos e meios. Não fomos oficiados por nin-guém do Estado na ques-tão do oxigênio”, disse, ao chegar ao Palácio da Al-vorada.

Segundo ele, foi a Whi-te Martins, principal for-necedora de oxigênio no Amazonas, que informou o problema na sexta-feira,

8 de janeiro. “E na segun-da estava lá o ministro”, disse ele, em referência ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Apesar da fala de Bol-sonaro, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), se reuniu com Pazuello no dia 6 de janei-ro, quando teria comuni-cado a falta de oxigênio e a alta ocupação de leitos no Estado, assim como o pico de contaminações, previsto para o dia 13.

Como Bolsonaro infor-mou, Pazuello de fato es-teve em Manaus no dia 11, mas, acompanhado de uma comitiva de médi-cos, foi cobrar dos profis-sionais de saúde do Ama-zonas a administração de medicamentos sem eficá-cia comprovada contra a covid-19

(3)

ON Política

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 29 DE JANEIRO DE 2021

3

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Aleam proíbe cortes de luz e água para

serviços essenciais por inadimplência

Por unanimidade, a As-sembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) apro-vou, ontem (28), o Projeto de Lei (PL) nº 01/2021 que proíbe as concessionárias de realizarem o corte do fornecimento de água e energia elétrica em esta-belecimentos de serviços considerados essenciais, por falta de pagamento, durante situações de ex-trema gravidade social, incluindo pandemias.

A proposta, de auto-ria do deputado estadual João Luiz (Republicanos), agora segue para a san-ção do governador Wilson Lima (PSC) e, após publi-cação no Diário Oficial do Estado (DOE), entrará em vigência em todo o Esta-do Esta-do Amazonas.

Ainda de acordo com o PL, em caso de suspensão do fornecimento, está as-segurado ao responsável pelo estabelecimento o direito de acionar juridi-camente a empresa

con-cessionária por perdas e danos, além de ficar de-sobrigado do pagamento do débito que originou o referido corte.

Ao defender o Projeto de Lei, João Luiz

desta-cou que a proposta irá dar uma sobrevida, princi-palmente, aos pequenos comerciantes de bairros, como farmácias e merca-dinhos, neste período de pandemia.

Prefeitura de Manaus coloca Guarda

Municipal para proteger vacinas;

Imunização de idosos começa hoje

Serafim pede ao Governo que dê

assistência a pacientes do interior:

“Luta desigual”

A Prefeitura de Manaus, por meio da Casa Militar, disponibilizou, mais de dez guardas municipais para, em ação conjunta com a Polícia Militar e Ins-tituto Municipal de Mobi-lidade Urbana (IMMU), fa-zerem a escolta das novas doses da vacina contra a Covid-19, que foram en-tregues pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) ao município.

“Nós acompanhamos o translado da vacina vin-da vin-da FVS até o centro de distribuição da Semsa. E aqui ficarão cerca de dez guardas municipais, dis-ponibilizados pela Casa Militar, fazendo a vigilân-cia do local para que não haja qualquer eventuali-dade”, assegurou o chefe da Casa Militar Municipal,

tenente William Dias.

A Casa Militar, como ór-gão de convergência en-tre as secretarias e suas ações integradas, res-ponsável por fornecer se-gurança institucional aos prédios da prefeitura, es-truturas e bens públicos municipais, tem acom-panhado todo o processo de descolamento das va-cinas, para que haja total transparência à popula-ção.

A Prefeitura inicia, nesta sexta-feira, 29/1, a vacina-ção de idosos, começan-do pelo grupo com 80 ou mais anos de idade. Veja o cronograma: https:// onjornal.com/manaus-i-nicia-vacinacao-contra -a-covid-19-para-idosos -amanha-29-conheca-o-cronograma/

O deputado estadual Se-rafim Corrêa (PSB) fez um apelo ao Governo do Esta-do, durante Sessão Plená-ria da Assembleia Legisla-tiva do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira (28), para que seja dada maior assistência a pacientes com Covid-19 do interior do Amazonas.

“Quero manifestar a mi-nha solidariedade aos de-putados Carlinhos Bessa (PV) e Mayara Pinheiro (PP) que representam o povo de Tefé e Coari, respecti-vamente, por essa luta que é uma luta muito desigual, adversa, em que eles per-dem pessoas amigas, até parentes todos os dias, to-das as semanas. Uma luta que parecemos impoten-tes”, lamentou o deputado. Diante de relatos de mui-tas mortes no interior por falta de leitos e oxigênio,

o parlamentar pediu que a Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (SES -AM) priorize quem está numa situação mais difícil.

“Sei que tudo está difí-cil. É preciso ter um olhar para quem está em uma pior situação. Esse relato a deputada Mayara é muito doloroso. Minha solidarie-dade ao povo do interior do Amazonas”, finalizou.

(4)

ON Educação

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 29 DE JANEIRO DE 2021

4

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Enem Digital será presencial e candidato

deve levar caneta preta

A primeira edição do Exame Nacional do Ensi-no Médio (Enem) digital começa neste domingo (31). O exame será aplica-do de forma piloto para um número reduzido de participantes, mas já po-derá ser usado para con-correr a vagas no ensino superior. Embora seja fei-to pelo computador, os candidatos deverão ir até os locais de prova e, assim como no Enem impresso, levar caneta esferográfica de cor preta.

Assim como no Enem impresso, no primeiro dia, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e reda-ção. No segundo dia, ma-temática e ciências da na-tureza. O tempo de prova e os horários de aplicação

também serão os mes-mos, cinco horas e meia no primeiro dia e cinco horas no segundo.

Os portões abrem tam-bém às 11h30 e fecham às 13h, no horário de Brasí-lia.

A diferença é que a

pro-va será feita pelo compu-tador. As questões objeti-vas serão todas marcadas na tela, e os participantes não precisarão preencher o cartão-resposta à mão. A redação, no entanto, será escrita à mão, por isso a caneta esferográfica de

tinta preta, fabricada em material transparente, é obrigatória.

O tema e os textos mo-tivadores estarão na tela.

Os inscritos no Amazo-nas farão o exame impres-so na data da reaplicação, dias 23 e 24 de fevereiro.

Prefeitura de Manaus oferta 400

vagas gratuitas para cursos

profissionalizantes on-line

Atenção estudante: Inscrições

para o Fies 1/2021 terminam nesta

sexta-feira (29)

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Ino-vação (Semtepi), lançou nesta quinta-feira, 28/1, edital com 400 vagas gra-tuitas para cursos profis-sionalizantes on-line.

Os cursos fazem parte do projeto “Trilha de Forma-ção”, que integra o progra-ma “Juntos pelo Emprego”, cujo objetivo é dissemi-nar e promover políticas públicas voltadas à gera-ção de emprego, renda, desenvolvimento social e econômico. Os cursos se-rão realizados via internet, com tutoria e supervisão do departamento de Qua-lificação Profissional da Semtepi.

Os interessados devem baixar o edital, a partir das 18h desta quinta-feira, no site da Semtepi (https:// semtepi.manaus.am.gov. br/), preencher o formulá-rio disponível em (https:// forms.gle/VcFVdugLqYv-Q9J9d8), para realizar sua pré-inscrição e escolher o projeto de que deseja par-ticipar.

O pacote de cursos é direcionado a jovens em busca do primeiro em-prego, com ensino médio completo e idade entre 16 e 22 anos completos, e tra-balhadores em situação de desemprego, com ensino médio completo a partir de 18 anos completos. Ambos devem estar cadastrados no Sine Manaus.

As inscrições para o pro-cesso seletivo do 1º semestre de 2021 do Fundo de Finan-ciamento Estudantil (Fies), podem ser realizadas até as 23h59 (horário de Brasília-DF) desta sexta-feira, 29, exclusi-vamente pela internet, na pá-gina do Fies: http://portalfies. mec.gov.br/. São ofertados 40 mil vagas para 24.844 cursos de graduação, em 1.461 insti-tuições privadas de educação superior do país. Em 2021, a oferta total para o Fies é de 93

mil vagas. O resultado será di-vulgado em chamada única, no dia 2 de fevereiro.

Para a inscrição, é exigida nota de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Mé-dio (Enem), a partir da edição de 2010, até a mais recente, que é a de 2019. O Enem 2020 será a edição mais recente do exame a ser considerada para o Fies do 2º semestre de 2021, que também aceitará notas de outras edições do Enem, a partir da edição de 2010.

(5)

ON Curiosidades

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 29 DE JANEIRO DE 2021

5

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Conheça o ancestral mais antigo do

homem já encontrado

Cientistas descobriram na Etiópia uma ossada do ancestral mais antigo dos humanos modernos. O Ardipithecus ramidus, apelidado de “Ardi”, viveu há aproximadamente 4,4 milhões de anos, e é 1,2 milhões de anos mais ve-lho que “Lucy” da espécie Australopithecus afaren-sis, até então o hominídeo mais antigo conhecido pela ciência.

A descoberta da ossada foi feita em 1994, mas so-mente agora os cientistas chegaram a conclusões definitivas sobre a desco-berta. Cientistas encontra-ram 35 ossadas da espécie, e conseguiram construir um esqueleto quase com-pleto de Ardi, com 125

pedaços de sua ossada, constituindo um retrato bastante completo sobre a espécie. O esqueleto mos-tra detalhes sobre como humanos e macacos to-maram caminhos diferen-tes há aproximadamente 7

milhões de anos.

O antropólogo Owen Lovejoy, da Universidade de Kent State, nos Estados Unidos, afirma que o es-queleto modifica a com-preensão sobre a evolução humana. “Fica claro que

humanos não são uma mera modificação dos chimpanzés, apesar da si-milaridade genética”, afir-ma o pesquisador.

De acordo com os cien-tistas que descobriram Ardi, a espécie é mais pró-xima a humanos do que a chimpanzés. O esquele-to encontrado media 120 centímetros e pesava 50 quilos. Acredita-se que ela andava sem o apoio das mãos, e ainda não tinha uma arqueadura dos pés, característica apresentada pelos hominídeos moder-nos. Ardi tinha pés seme-lhantes aos de macacos, mas eles não eram flexíveis o bastante para se agar-rar a galhos, como muitos macacos fazem.

Purificador de ar aumenta a

propagação do coronavírus

Em Israel, 900 sobreviventes do

holocausto morreram de covid-19

Uma equipe de pesquisado-res da Universidade de Nicó-sia, no Chipre, alerta que, ape-sar de os purificadores de ar aparentarem ajudar, podem, afinal, intensificar a propaga-ção aérea do novo coronaví-rusSARS-CoV-2, causador da Covid-19, reporta um artigo publicado na revista Galileu.

O estudo, divulgado no Physics of Fluids, da AIP Pu-blishing, aponta que a qua-lidade do ar em espaços res-tritos, como por exemplo em elevadores, pode rapidamente se deteriorar sem a ventilação apropriada.

Todavia, forçar a circulação de ar pode fazer com que

au-mente a quantidade de po-tenciais partículas de aerossol contaminadas na atmosfera.

Para efeitos daquela pes-quisa, os cientistas cipriotas realizaram cálculos para um espaço 3D semelhante a um elevador com capacidade para cinco pessoas. Foi simulada uma tosse leve e entradas e saídas de ar foram acrescenta-das em vários locais para ana-lisar o seu impacto na circula-ção, sendo que um purificador de ar também foi incluído na experiência.

Os cientistas apuraram que o risco de transmissão do ví-rus pelo ar é menor para níveis baixos de ventilação.

Na quarta-feira, 27, o de-partamento central de es-tatística de Israel divulgou números alarmantes so-bre o Coronavírus. Segun-do o órgão, cerca de 900 sobreviventes do Holo-causto que moram no país tornaram-se vítimas fatais da Covid-19 em 2020.

Publicados no Dia In-ternacional em Memória das Vítimas do Holocaus-to, os dados apontam que 179.600 sobreviventes da Segunda Guerra vivem em Israel. Só esse grupo, composto apenas por ido-sos com mais de 75 anos, registrou 5,3 mil casos de Covid-19.

No total, 17 mil sobre-viventes do Holocausto morreram em Israel no ano passado, por diversos motivos. Destes, entretan-to, cerca de 5% foram

ví-timas do Coronavírus, se-gundo uma organização que representa o grupo no país.

Em homenagem ao dia que realça a memória das Vítimas do Holocausto, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNES-CO) irá fazer um apelo para que os governos do mundo se mobilizem con-tra o negacionismo e o an-tissemitismo.

(6)

ON Justiça

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 29 DE JANEIRO DE 2021

6

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Operação da PF combate desmatamento

ilegal na Floresta Amazônica

Polícia Federal deflagrou nesta semana, uma opera-ção para combater o des-matamento ilegal de floresta amazônica.

Policiais cumprem três mandados de busca e apre-ensão, expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal em Roraima, em Rorainópolis (RR). Os mandados foram expedidos após manifesta-ção favorável do Ministério Público Federal. Também foi solicitado o sequestro de R$ 80, 2 mil, em bens e valores.

O inquérito policial, ins-taurado em 2017, indica que o dono de uma madeireira teria sido responsável pelo

desmatamento em uma área de quase 5 mil hectares. A perícia da Polícia Federal calculou a exploração de mais de 215 mil metros cú-bicos(m³) de madeira, o sufi-ciente para carregar mais de 7 mil caminhões. O valor das

toras extraídas ilegalmente totaliza mais de R$ 80 mi-lhões.

As investigações identifi-caram diversas fraudes na documentação para regula-rizara retirada das árvores. A PF realizou 15 abordagens

a carregamentos da madei-reira investigada, das quais 14 apresentavam fraudes na documentação. A mais co-mum das fraudes consistia em adquirir permissão para transporte de madeiras “le-gais”, de baixo valor econô-mico, mas de fato transportar madeiras nobres e proibidas, como a maçaranduba.

Os dois principais suspei-tos de comandarem o des-matamento são investigados pelos crimes de desmata-mento ilegal, furto, falsida-de ifalsida-deológica e lavagem falsida-de bens e capitais, cujas penas podem ultrapassar 23 anos de prisão, além de multa.

MPT recebe mais de 6 mil denúncias

de escravidão e tráfico de pessoas

MPF atua para garantir a

vacinação para indígenas urbanos e

não aldeados

No fim do ano passado, a

história de Madalena Gor-diniano, que passou quase toda uma vida trabalhando em condições semelhan-tes à escravidão, chocou o Brasil. A mulher, que, aos 8 anos de idade, foi pedir um pedaço de pão e acabou servindo a uma família por 38 anos, nunca recebeu salário nem direitos tra-balhistas, vivia reclusa, foi forçada a casar e chegou até a pedir comida e sabo-nete para vizinhos.O cal-vário só chegou ao fim em novembro de 2020, quan-do, após denúncia, ela foi resgatada por auditores fiscais do trabalho em um apartamento na cidade de Patos de Minas (MG). Vivia

num cômodo, que não ti-nha sequer janelas.

Madalena foi resgatada em 2020, pleno século 21. Mas, como ela, muitas pes-soas ainda sofrem situa-ções semelhantes àquelas vividas pelos escravos no período colonial.Trabalho forçado, jornada exausti-va, condições degradan-tes, servidão por dívida são algumas das caracte-rísticas do que se chama trabalho escravo moderno. Só nos últimos cinco anos (2016-2020), o Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu mais de 6 mil de-núncias relacionadas aos temas trabalho escravo e aliciamento e tráfico de trabalhadores.

De acordo com a Re-comendação nº 01/2021, União por meio da Secre-taria Especial de Atenção à Saúde Indígena e do DSEI -MS, deve promover o ca-dastramento de todos os indígenas que moram em áreas urbanas de municí-pios abrangidos pela reco-mendação, para que sejam incluídos também no pla-nejamento da vacinação.

União e municípios de-vem promover campanhas de conscientização com os indígenas, visando a vaci-nação do grupo prioritá-rio. Além disso, enquanto durar a campanha de va-cinação contra a covid-19, deve ser reservada aos po-vos indígenas a

quantida-de quantida-de vacinas necessárias. O estado de Mato Grosso do Sul já recebeu dois lotes de vacinas para distribui-ção entre os municípios, no total de 180 mil doses, para que seja executada a primeira fase da campa-nha de vacinação.

PUBLICIDADE

EDITORES E JORNALISTAS PROJETO GRÁFICO CORRESPONDENCIA redacao@ojnornal.com comercial@onjornal.com Luiz Alves MT 1169/AM 55 (92) 3020-7514 Enygleuce (92) 99231-3820 Lina Castro (92) 99177-3821 Rua H, nº 10 Cj Eldorado Manaus - AM - Brasil CEP69000-00 CNPJ 28.321.315/0001-50 www.onjornal.com

Ana Caroline Moraes MT 1164/AM

Ítalo Ramos MT 0001172/AM

(7)

ON Entretenimento

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 29 DE JANEIRO DE 2021

7

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Cantor amazonense, Rafael Alma promove

Live para ajudar artistas locais

O cantor e compositor ama-zonense, Rafael Alma realiza-rá neste sábado (30), uma Live em seu perfil no Instagram (@ rafaelalmaoficial), a partir das 15h.

Ele garante que toda a ren-da será destinaren-da à campa-nha Alimente Nossa Arte, que já realizou – até o fechamen-to desta matéria – doações de mais de 200 cestas básicas para os artistas amazonenses, neste mêsdejaneiro, além de materiais (cilindros de oxigê-nio, cadeira de rodas, medi-cações e fraldas) para artistas acometidos com a COVID-19.

De acordo com o próprio artista – que, por sinal, é um dos defensores da causa do autismo na cidade – o reper-tório terá músicas que apre-sentou nas suas duas últimas Lives, mesmo que de forma mais simples e intimista.

Apresentando-se nas noi-tes manauaras desde março de 2007, Rafael tem experiên-cia artística de gente grande. Participou de diversos even-tos culturais a nível regional

e nacional, além de festivais de músicas como o Festival da Canção de Itacoatiara (FE-CANI) de 2008; o Festival de Calouros do SESC (atual No-vos Talentos) de 2010, onde obteve o terceiro lugar com “Um dia, um adeus” de Gui-lherme Arantes, e; o Festival Amazonas de Música, entre os anos de 2011 e 2013. Em

2019 e 2020, participou do Make Music Brasil (na última edição, foi uma das atrações e também coordenador regio-nal para artistas de Manaus).

As doações podem ser fei-tas das seguintes maneiras: pelo sistema drive-thru no Teatro Amazonas (de segun-da a sábado, segun-das 09h às 17h); pelo PIX 33.638.155/0001-07

(CNPJ da Academia Amazo-nense de Música); via depó-sito bancário (Banco Digital Stone (197), Agência: 0001, Conta corrente: 674828-9, CNPJ: 33.638.155/0001-07, Ti-tular: Academia Amazonen-se de Música) e – para quem mora no exterior – via Paypal (alimentenossaarte@gmail. com).

Secretaria de Cultura lança podcast

nos canais digitais

“Cine sem sair de Casa” exibe novos

documentários em rede social

Com a proposta de aproximar o público, en-volvendo artistas e pro-dutores culturais, o Go-verno do Amazonas, por meio da Secretaria de Es-tado de Cultura e Econo-mia Criativa, lança mais uma novidade em suas plataformas digitais: o “Papo Cultural”. O conte-údo já está disponível na página digital da “Cultura do AM”, no link https://bit. ly/39jSc77.

O podcast, que conta com episódios quinze-nais, convida artistas da cena local para dialoga-rem sobre suas visões so-bre a cultura. O primeiro

episódio foi direcionado à campanha “Janeiro Bran-co: Mês da saúde mental e emocional”, abordando a cultura como ferramenta necessária em tempos de isolamento social.

Além disso, a Secretaria oferece outros produtos culturais dentro da plata-forma, como as playlists colaborativas, em que os seguidores podem adi-cionar seus artistas ama-zonenses favoritos, e playlists com canções já apresentadas pelos Cor-pos Artísticos nos palcos. Para ouvir, basta acessar o link https://spoti.fi/3a-7Gg7T.

Em 2020, devido ao pe-ríodo de isolamento social em prevenção a Covid-19, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Cria-tiva, exibiu documentários de artistas e personalida-des amazonenses que mar-caram a trajetória cultural do estado, roteirizados e dirigidos pelo dramatur-go Sérgio Cardoso. A partir do próximo sábado (30/01), novas obras serão exibidas na página do Facebook da pasta (@culturadoam), às 19h, no “Cine sem sair de Casa”. Nesta nova tempo-rada, o primeiro filme será “Edney Azancoth –

Memó-rias de Actor Amazonense”, que retrata em depoimento a vida do grande e saudoso ator, dramaturgo, historia-dor e pesquisahistoria-dor das artes cênicas. Entre os documen-tários a serem exibidos, ainda estão “O Inesquecível Mário Jorge Bittencourt”, “Jandr Reis – Abstração da Flora Amazônica”, “O Ven-tríloquo Oscarino e seu boneco Peteleco” e “Pepe-ta – Coração de Campeão”. Os filmes também estão disponíveis no Portal da Cultura (bit.ly/cinedecasa-portal). Já a lista de repro-dução no Facebook, pode ser acessada pelo link bit. ly/cinedecasaface.

(8)

Atos Legais ON

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 29 DE JANEIRO DE 2021

8

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Cidade: Aracaju(SE)

Identificador desta licitação: BB-851892 Modalidade: Pregão eletrônico

Órgão: EMPRESA MUNICIPAL SERVICOS URBANOS - EMSURB / (1) EMSURB LICIT

Abertura: 02/02/2021 09:00

Objeto: Contratação de empresa especializada na área de engenha-ria para prestar serviços de manutenção predial preventiva e corretiva e pequenas reformas com fornecimento de peças, insumos, equipamentos, materiais e mão-de-obra na forma estabelecida nas planilhas de serviços e insumos diversos descritos no ORSE (Orçamento de obras de Sergipe), nas edificações sob responsabilidade da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB), sob demanda, em Aracaju/SE.

Visitar site original para mais detalhes: https://www.licitacoes-e.com. br/aop/consultar-detalhes-licitacao.aop?opcao=consultarDetalhesLicita-cao&numeroLicitacao=851892

Cidade: Natal(RN)

Identificador desta licitação: CN-926393-5-242020 Modalidade: Pregão eletrônico

Órgão: Conselho Regional de Engenharia e Agrono-mia do Rio Grande do Norte

Abertura: 29/01/2021 10:00

Objeto: Pregão Eletrônico - Registro de preços para aquisição de materiais descartáveis, limpeza, expedien-te, papelaria e suprimentos de informática, conforme condições, quantidades, exigências e estimativas esta-belecidas neste instrumento.,

Visitar site original para mais detalhes: http://compras- net.gov.br/ConsultaLicitacoes/download/download_edi- tais_detalhe.asp?coduasg=926393&modprp=5&num-prp=242020

Cidade: Manaus(AM)

Identificador desta licitação: CN-925866-5-22021 Modalidade: Pregão eletrônico

Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas Abertura: 29/01/2021 09:30

Objeto: Pregão Eletrônico - Registro de Preços para eventual fornecimento de Equipamentos de Proteção In-dividual EPI, para utilização dos servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, em razão da situ-ação superveniente decorrente da pandemia do novo CORONAVÍRUS (COVID-19), pelo período de 12 (doze) meses.,

Visitar site original para mais detalhes: http://compras- net.gov.br/ConsultaLicitacoes/download/download_edi- tais_detalhe.asp?coduasg=925866&modprp=5&num-prp=22021

Cidade: Manaus(AM)

Identificador desta licitação: CN-160017-5-212020 Modalidade: Pregão eletrônico

Órgão: MINISTÉRIO DA DEFESA, Comando do Exército, Comando Militar da Amazônia, 12ª Região Militar, Comissão Regional de Obras/12

Abertura: 09/02/2021 09:30

Objeto: Pregão Eletrônico - Adequação do Rancho do 8º Batalhão de Infantaria de Selva, em Tabating/AM.,

Visitar site original para mais detalhes: http://comprasnet. gov.br/ConsultaLicitacoes/download/download_editais_de-talhe.asp?coduasg=160017&modprp=5&numprp=212020

Cidade: Natal(RN)

Identificador desta licitação: CN-275066-5-262020 Modalidade: Pregão eletrônico

Órgão: MINISTÉRIO DAS CIDADES, Companhia Brasileira de Trens Urbanos, CBTU-STU/NAT-Superintendência de Trens Urbanos de Natal

Abertura: 29/01/2021 10:00

Objeto: Pregão Eletrônico - Contratação de empresa especializa-da em realizar serviço de operacionalização de cancelas e portões do Sistema de Trens Urbanos da CBTU-STU/NAT.,

Visitar site original para mais detalhes: http://comprasnet.gov.br/ ConsultaLicitacoes/download/download_editais_detalhe.asp?codu-asg=275066&modprp=5&numprp=262020

Cidade: Natal(RN)

Identificador desta licitação: CN-925869-5-52021 Modalidade: Pregão eletrônico

Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte Abertura: 29/01/2021 10:00

Objeto: Pregão Eletrônico - Contratar empresa especializada para prestação de serviço de manutenção preventiva e corretiva do Sis-tema Integrado de Segurança do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte SIS/PJRN.,

Visitar site original para mais detalhes: http://comprasnet.gov.br/ ConsultaLicitacoes/download/download_editais_detalhe.asp?codu-asg=925869&modprp=5&numprp=52021

Cidade: Aracaju(SE)

Identificador desta licitação: BB-852677 Modalidade: Pregão eletrônico

Órgão: DESO / (1) CIA SANEAMENTO DE SERGIPE DESO Abertura: 29/01/2021 08:30

Objeto: AQUISIÇÃO DE BOMBAS PARA A ESTAÇÃO ELEVATÓRIA EE-13/10, DO SISTEMA DE ESGOTOS SANITÁRIOS DE ARACAJU, SUBSIS-TEMA ERQ-NORTE.

Visitar site original para mais detalhes: https://www.licitacoes-e.com. br/aop/consultar-detalhes-licitacao.aop?opcao=consultarDetalhesLicita-cao&numeroLicitacao=852677

PREGÃO ELETRÔNICO 851892 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 24/2020

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 2/2021

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 21/2020 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 26/2020

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 5/2021 PREGÃO ELETRÔNICO 852677

ESTADO DE SERGIPE

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

ESTADO DO AMAZONAS

ESTADO DO AMAZONAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

ESTADO DE SERGIPE

Referências

Documentos relacionados

Isto é, na hora que decidir o que vai para quem, respeitando as regras no que diz respeito à parte que obrigatoriamente deve ser transferida aos seus

Desta forma, a docência, inserida neste contexto, é apontada por Vasconcelos (1997) como uma das profissões de alto risco pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Em primeiro lugar, como a pecuária é menos intensiva em capital que a agricultura, mais produtores irão escolher a pecuária quando os preços da terra estiverem baixos em

Combating illegal deforestation and land grabbing generates incentives for producers to improve their productivity, thereby inducing farmers to intensify their pastures or switch

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

Telecomunicações para cada Área de Trabalho individual, de forma a atender à Garantia do Sistema de Cabeamento Siemon. As saídas podem estar localizadas em um ou