• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Modalidade Licenciatura ORIENTADORA: VALDIRENE PEREIRA COSTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Modalidade Licenciatura ORIENTADORA: VALDIRENE PEREIRA COSTA"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Modalidade Licenciatura

ORIENTADORA: VALDIRENE PEREIRA COSTA

COORDENADOR: PAULO OSWALDO GARCIA

MUZAMBINHO MAIO DE 2018

(2)

APRESENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO:

Consta de atividades práticas pré-profissionais, exercidas em situações reais de trabalho, sendo um processo interdisciplinar avaliativo e criativo, destinado a articular teoria e prática (ensino, pesquisa e extensão), obrigatório para todos os alunos do curso de CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – modalidade Licenciatura, sendo realizado na comunidade em geral, junto a escolas e outras instituições sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. O Estágio Curricular Supervisionado pode, ainda ser amplamente definido como:

Atividade acadêmica constante da estrutura curricular do curso, a ser desenvolvida segundo os parâmetros das demandas institucionais, legais e pedagógicas, se constituindo ao mesmo tempo numa oportunidade para o estudante aplicar, em situações parametrizadas pela realidade das instituições, habilidades, capacidades e conhecimentos teóricos, conceituais e instrumentais aprendidos no curso.

Legislação

As atividades de Estágio Curricular Supervisionado serão desenvolvidas de acordo com a Lei nº 11788, de 2008 e pela LDBEN 9394/96.

OBJETIVOS:

- Articular a formação acadêmica com situações reais do trabalho docente;

- Complementar a aprendizagem em consonância com os conhecimentos teóricos adquiridos; - Fornecer ao aluno uma compreensão mais complexa e articulada da realidade escolar;

- Fornecer elementos que contribuam para o desenvolvimento da capacidade crítica frente à realidade organizacional;

- Proporcionar o crescimento profissional do estagiário;

- Possibilitar ao estagiário a vivência em pesquisa em campo ou em laboratório, experimentando as etapas da construção do conhecimento.

(3)

ATRIBUIÇÕES DO ORIENTADOR DE ESTÁGIO

A Orientação do Estágio é uma unidade operacional que integra o conjunto de atividades didático-pedagógicas relativo ao estágio curricular supervisionado, dos cursos de Licenciatura do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. A Coordenação do curso visa propor ao estagiário o aperfeiçoamento e a complementação de sua formação profissional, social e cultural, mantendo relações permanentes com os setores de estágios dos cursos e outras instituições de ensino, além de entidades que oferecem oportunidades e campos de estágio e outras formas de colaboração com o processo educativo.

FUNÇÕES:

- Orientar os alunos e escolas sobre o conteúdo do termo de compromisso e normas legais de estágio, para mostrar aos mesmos a importância do estágio no enriquecimento profissional e do currículo; - Orientar sobre as cartas, ofícios, termos de compromissos, projetos e relatórios para encaminhamento aos interessados;

- Definir junto às escolas/instituições horário e duração de estágio;

- Acompanhar e avaliar o estágio nos termos da Lei e da prática pedagógica; - Informar e orientar a política e a cultura do estágio;

ORIENTAÇÕES GERAIS

Os estagiários serão responsáveis pela documentação que construirá durante toda a sua experiência, ou seja a cada escola diferente, um novo convênio, termo de compromisso, assinatura dos supervisores, responsáveis pelos setores da instituição, bem como os professores, ficará a cargo do estagiário.

O primeiro passo é oferecer à instituição, uma carta de apresentação, se houver interesse da instituição para tal, este aluno deve catalogar o seu estágio junto ao SIEC – Seção de Integração Escola Comunidade do IFSULDEMINAS – Muzambinho. Os alunos terão uma planilha de ações norteadoras (em abaixo, em plano de estágio) que guiará suas ações ao longo das 400h a serem cumpridas, garantindo a este um perfil pedagógico diversificado. A cada etapa, a comprovação da atividade deverá ser levada ao professor orientador e, se aprovada, deverá ser assinada e arquivada na Documentação de Estágios, que fica sob a responsabilidade do aluno.

(4)

COMPETÊNCIA DO PROFESSOR ORIENTADOR Cabe ao professor orientador do estágio:

- Acompanhar o desenvolvimento do aluno estagiário, dando-lhe o devido suporte pedagógico na realização do mesmo.

- Orientar o estagiário, proporcionando-lhe conhecimento das estratégias pedagógicas utilizadas, bem como das atividades realizadas, dando-lhe a oportunidade de conhecimento da prática pedagógica no dia-a-dia da sala de aula.

ATRIBUIÇÕES DOS ESTAGIÁRIOS:

O estágio é a estratégia mais adequada para propiciar a aproximação e o entrosamento entre escolas e aluno, vinculando ao trabalho e a prática social, viabilizando o atendimento das necessidades do sistema educacional e da demanda quantitativa e qualitativa do mercado.

São atribuições do Estagiário:

- Cumprir, com eficiência, as tarefas que lhe sejam referentes, dentro do espírito de equipe; - Representar, condignamente, a Instituição junto aos órgãos conveniados;

- Respeitar as regras e as normas regimentais e disciplinares estabelecidas no local de estágio; - Comparecer, assídua e pontualmente, ao estágio, respeitando o planejamento elaborado;

- Contatar com o responsável pelo estágio na Instituição, utilizando a carta de apresentação expedida pelo SIEC;

- Elaborar, com a orientação do Professor-Orientador, a documentação contendo as atividades comprovadas realizadas no período de estágio e um relatório final, assim como seu plano de ação; - Elaborar relatório de estágio de acordo com as diretrizes deste Regulamento;

- Reportar-se ao Professor Orientador sempre que enfrentar problemas relativos ao Estágio Supervisionado.

(5)

PLANO DE ESTÁGIO:

O Estágio Supervisionado deverá ser iniciado no 5° período. Abaixo, na tabela 1, encontram-se descritos a carga horária obrigatória, o nível (fundamental, médio ou outros espaços educacionais) e a divisão entre os estágios de observação e regência.

Tabela 1: Divisão entre os estágios de observação e regência.

As atividades descritas na tabela 2 referem-se ao tipo de estágio, bem como a carga horária máxima permitida e sua comprovação:

Tabela 2: Atividades e carga horária máxima permitida em cada tipo de estágio. Tipo de

estágio

Atividade Carga horária

máxima permitida

Documentação comprobatória

Observação

Observação em sala de aula. 30 h/ nível Relatório Análise do Projeto Político

pedagógico da escola.

10 h. Máximo 1 análise por nível.

Ficha Anexo 1

Participação em reunião de Conselho de Classe.

5 h. Máximo 2 reuniões por nível. Total: 10 h Ata Carga Horária (CH) Divisão adaptada dos níveis educacionais Disciplinas Observação (horas) Regência (horas) Regência Compartilhada Regência 100 Fundamental- Anos Finais (6° e 7° anos) Ciências 50 35 15 100 Fundamental- Anos Finais (8° a 9° anos) Ciências 50 35 15 100 Médio (1°, 2° e 3° ano) Biologia (pelo menos 50% da carga horária), Matemática, Química e Física) 50 (mínimo de 25 em Biologia) 35 (mínimo de 20 em Biologia) 15 (mínimo de 10 em Biologia) 100 Outros espaços educacionais (EJA/Técnico) Relacionadas aos conteúdos de biologia 50 35 15

(6)

Regência compartilhada

Elaboração, aplicação e correção de provas.

10 h/ nível. *Plano de aula e avaliação do professor. Elaboração de plano de

aula.

5 h/ nível. *Plano de Aula.

Elaboração dos relatórios do estágio de observação.

10 h/ nível. Relatório de estágio.

Elaboração de material didático.

10 h/ nível. Portfólio

Regência

Aplicação de jogos. 5 h/nível *Plano de aula e avaliação do professor. Aulas convencionais. 5 h/nível *Plano de aula e

avaliação do professor. Teatro, oficinas, palestras,

feiras, aulas práticas.

5 h/nível *Plano de aula e avaliação do professor.

Estágio de observação – no relatório deve constar a observação dos seguintes itens:

Caracterização física e funcionamento da escola; organização do trabalho pedagógico; relacionamento aluno x professor; dinâmica, postura dificuldades e facilidades do professor; espaço físico da sala de aula; recursos didáticos; avaliação da aprendizagem. O relatório do estágio deverá conter a assinatura do professor orientador.

Estágio de regência – informações:

Em todas as atividades desenvolvidas é obrigatória a presença do professor responsável pela turma. Tais atividades poderão ser executadas de forma individual ou em grupo. Tanto os *planos de aula (conforme modelo anexo 2) quanto as *avaliações do professor (conforme modelo anexo 3) deverão conter a assinatura do professor da turma na qual o estágio de regência ocorreu.

(7)

SUGESTÃO PARA MONTAGEM DA DOCUMENTAÇÃO DE ESTÁGIO

1. Capa 2. Folha rosto 3. Sumário

4. Introdução: texto com anotações do estágio, que identifique para que foi realizado o estágio supervisionado, qual a relação que ele tem com a graduação pretendida, que objetivos gerais e específicos foram importantes referendar no estágio, entre outras anotações como por exemplo: quantidade de horas realizadas em cada escola e em cada nível de ensino.

5. Contratos/documentos oficiais de estágio

1) Carta de Apresentação; 2) Plano de Estágio; 3) Termo de Compromisso

6. Ficha Acumulativa – Resumo das atividades com o total de cargas horárias cumpridas em cada nível de ensino.

7. Declaração emitida pela Instituição Concedente, atestando o total de horas estagiadas pelo estudante. Para cada instituição, uma declaração. Precisa ser emitida em papel timbrado da própria Instituição Concedente e constar assinatura e carimbo do Diretor da Escola.

8. Dividir a documentação em níveis de ensino:

1) Ensino Fundamental – Anos Finais (6° e 7° anos), 2) Ensino Fundamental – Anos Finais ( 8° e 9° anos), 3) Ensino Médio (1°, 2° e 3° anos) e 4) Outros espaços educacionais (EJA/Técnico) Sugestão: fazer capas para essa divisão

9. Avaliação do Supervisor de Estágio

10. Conclusão - texto com anotações das aprendizagens adquiridas durante o estágio. Importante ressaltar o significado da prática de estágio para você.

(8)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

IFSULDEMINAS - CAMPUS MUZAMBINHO

Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas

_________________________________________________________________________

NOME DO ALUNO

DOCUMENTAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

________________________________________________________

Muzambinho - MG

ANO

(9)

NOME DO ALUNO

DOCUMENTAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Documentação de Estágio Supervisionado apresentada à Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências

Biológicas do IFSULDEMINAS – Campus

Muzambinho como requisito obrigatório para Colação de Grau e respectiva Conclusão de Curso.

Prof. Orientador: ________________________

Muzambinho - MG

ANO

(10)

MODELO DE SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ... 03

CONTRATOS/DOCUMENTOS OFICIAIS DE ESTÁGIO ... 04

FICHA ACUMULATIVA ... 05

FICHAS DE PRESENÇA ... 06

DECLARAÇÃO DE HORAS REALIZADAS NO ESTÁGIO ... 11

ATIVIDADES REALIZADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS (6° E 7° ANOS) ... 12

ATIVIDADES REALIZADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS (8° E 9° ANOS) ... 14

ATIVIDADES REALIZADAS NO ENSINO MÉDIO (1°, 2° E 3° ANOS) ... 16

ATIVIDADES REALIZADAS EM OUTROS ESPAÇOS EDUCACIONAIS (EJA/TÉCNICO) ... 18

AVALIAÇÃO DO SUPERVISOR DO ESTÁGIO ... 20

CONCLUSÃO ... 21

(11)

FICHA ACUMULATIVA DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Ano: Carga Horária Mínima por Nível: 100h Aluno (a): _____________________________________________________________________ UNIDADE ESCOLAR: Município: UF: Nível Educacional: ( ) Ensino Fundamental – Anos Finais (6° e 7° anos)

( ) Ensino Fundamental – Anos Finais (8° e 9° anos) ( ) Ensino Médio (1°, 2° e 3° anos)

( ) Outros espaços educacionais (EJA/Técnico)

Atividade Carga Horária

ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO Observação em Sala de Aula

Análise do Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar Participação em Reunião de Conselho de Classe

ESTÁGIO DE REGÊNCIA COMPARTILHADA Elaboração, aplicação e correção de provas

Elaboração de Plano de Aula

Elaboração dos relatórios do Estágio de Observação Elaboração de material didático

ESTÁGIO DE REGÊNCIA Aplicação de jogos

Aulas convencionais

Teatro, oficinas, palestras, feiras, aulas práticas Total de horas de estágio

Muzambinho, ______ de ______________________ de ________.

_____________________________________ _______________________________________ Assinatura do Aluno Assinatura do Professor Orientador de Estágio

____________________________________ Assinatura do Coordenador do Curso

(12)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DE AULA

NÍVEL: ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS (6° E 7° ANOS) Escola:

Ensino: Disciplina: Professor:

Ano: Duração da aula: h Data:

Corpo discente

Disciplina: comentar sobre a postura dos alunos

Docente

Postura e implicações éticas

A aula Assunto:

Objetivo da aula:

Interpelação com conhecimentos prévios dos alunos

Desenvolvimento da aula Motivação: ( trabalhos em grupo, vídeos, retroprojetor, cartazes...)

Recursos didáticos utilizados: (textos, leituras, apresentações, seminários...)

(13)

Verificação da aprendizagem: (provas, questionamentos orais, interação com grupos...)

1. A linguagem do professor estava acessível ao processo de ensino-aprendizagem?

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 2. Que habilidades e atitudes do professor foram relevantes para manter a disciplina e a autoridade durante a aula?

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 3. Bibliografias que o professor utilizou:

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 4. Possíveis ocorrências de indisciplinas:

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

(14)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DE AULA

NÍVEL: ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS (8° E 9° ANOS) Escola:

Ensino: Disciplina: Professor:

Ano: Duração da aula: h Data:

Corpo discente

Disciplina: comentar sobre a postura dos alunos

Docente

Postura e implicações éticas

A aula Assunto:

Objetivo da aula:

Interpelação com conhecimentos prévios dos alunos

Desenvolvimento da aula Motivação: ( trabalhos em grupo, vídeos, retroprojetor, cartazes...)

Recursos didáticos utilizados: (textos, leituras, apresentações, seminários...)

(15)

Verificação da aprendizagem: (provas, questionamentos orais, interação com grupos...)

1. A linguagem do professor estava acessível ao processo de ensino-aprendizagem?

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 2. Que habilidades e atitudes do professor foram relevantes para manter a disciplina e a autoridade durante a aula?

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 3. Bibliografias que o professor utilizou:

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 4. Possíveis ocorrências de indisciplinas:

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

(16)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DE AULA NÍVEL: ENSINO MÉDIO (1°, 2° E 3° ANOS) Escola:

Ensino: Disciplina: Professor:

Ano: Duração da aula: h Data:

Corpo discente

Disciplina: comentar sobre a postura dos alunos

Docente

Postura e implicações éticas

A aula Assunto:

Objetivo da aula:

Interpelação com conhecimentos prévios dos alunos

Desenvolvimento da aula Motivação: ( trabalhos em grupo, vídeos, retroprojetor, cartazes...)

Recursos didáticos utilizados: (textos, leituras, apresentações, seminários...)

(17)

Verificação da aprendizagem: (provas, questionamentos orais, interação com grupos...)

1. A linguagem do professor estava acessível ao processo de ensino-aprendizagem?

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 2. Que habilidades e atitudes do professor foram relevantes para manter a disciplina e a autoridade durante a aula?

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 3. Bibliografias que o professor utilizou:

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 4. Possíveis ocorrências de indisciplinas:

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

(18)

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DE AULA

NÍVEL: OUTROS ESPAÇOS EDUCACIONAIS (EJA/ TÉCNICO) Escola:

Ensino: Disciplina: Professor:

Ano: Duração da aula: h Data:

Corpo discente

Disciplina: comentar sobre a postura dos alunos

Docente

Postura e implicações éticas

A aula Assunto:

Objetivo da aula:

Interpelação com conhecimentos prévios dos alunos

Desenvolvimento da aula Motivação: ( trabalhos em grupo, vídeos, retroprojetor, cartazes...)

Recursos didáticos utilizados: (textos, leituras, apresentações, seminários...)

(19)

Verificação da aprendizagem: (provas, questionamentos orais, interação com grupos...)

1. A linguagem do professor estava acessível ao processo de ensino-aprendizagem?

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 2. Que habilidades e atitudes do professor foram relevantes para manter a disciplina e a autoridade durante a aula?

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 3. Bibliografias que o professor utilizou:

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 4. Possíveis ocorrências de indisciplinas:

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

(20)

ANEXO 1

ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA

Identificação da escola: ________________________________________________

Características Gerais: 1. Dados Essenciais Endereço da escola:

Órgão mantenedor da escola:

Secretaria de Estado da Educação - Governo do Estado de Minas Gerais

Diretoria de Ensino da escola:

Diretoria de Ensino de Poços de Caldas

2. Pessoal Administrativos e Técnicos Diretor(a) da escola:

Vice-diretor da escola: Coordenador pedagógico:

3. Curso mantidos pela escola

Informações no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola

4. Horário de funcionamento

Manhã: : h às : h Vespertino: : h às : h Noturno: : h às : h

5. Número de classes por ano

Médio 1 2 3

Número

6. Número de total de alunos por série do Ensino Médio

Médio 1 2 3 Número Fundamental 5 6 7 8 9 Número Fundamental 5 6 7 8 9 Número

(21)

7. Corpo docente

Disciplinas Professores

8. Objetivos da Escola ( ) para o Ensino Fundamental ( ) Para o Ensino Médio Informações no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola

9. Perfil do aluno ( ) matutino ( ) vespertino ( ) noturno

Comentar quem é o aluno a qualidade do seu aprendizado e como a escola ajuda esse aluno no processo de ensino aprendizagem.

10. Matriz curricular (em anexo)

11. Horário de aulas (em anexo)

12. Considerações sobre a atuação do diretor

Comentar como é a liderança do diretor e qual sua rotina na elaboração documentação escolar

13. Considerações sobre a atuação do Coordenador Pedagógico

Comentar como é a atuação do coordenador na escola e como se envolve no processo de ensino aprendizagem.

14. Lei 9394/ 1996 Art. 26 - Caracterização do Currículo Escolar do Ensino Fundamental/ Médio e a interdisciplinaridade

Apresentar um comentário sobre as características do Ensino Fundamental/Médio e a forma com que os professores lidam com a interdisciplinaridade.

15. Organização da escola

Opinião pessoal do aluno-estagiário sobre o que achou da Unidade Escolar onde estagiou. Atentar-se apenas para a parte estrutural, organizacional e pedagógica.

Data: ____/____/____

(22)

ANEXO 2

MODELO DE PLANO DE AULA – ELABORAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

____________________________________________________ Assinatura I. Dados de Identificação: Escola: Aluno mestre: Disciplina: Turma: Período: Carga horária: II. Tema: III. Objetivos: IV. Metodologia: V. Conteúdo:

VI. Recursos didáticos:

VII. Avaliação: .

(23)

ANEXO 3

AVALIAÇÃO DE REGÊNCIA

Professor(a) que concedeu a regência: ________________________________ Disciplina: ________________________________________________________ Data: _____/____/_____

Tema da Aula: _____________________________________________________ I) PLANO DE AULA

( ) Adequado ao conteúdo ministrado. ( ) Inadequado ao conteúdo ministrado. ( ) Necessita de adequações técnicas.

( ) Necessita de revisões bibliográfica e técnica. II) DESENVOLVIMENTO DA AULA

a) CONTEÚDO

( ) Apresentado de forma elaborada e técnica.

( ) Muito sucinto faltando complementos científicos e técnicos. ( ) Inadequado ao que foi proposto no plano de ensino e à disciplina.

( ) Outro: ________________________________________________________ b) TÉCNICA

( ) Linguagem clara e objetiva. ( ) Houve domínio do conhecimento.

( ) Foi utilizado adequadamente conceitos e termos técnicos. ( ) Uso adequado dos recursos audiovisuais.

( ) Apresentação e exposição adequadas.

( ) Outro: ________________________________________________________ III) REAÇÃO DA CLASSE

( ) Notório envolvimento dos ouvintes.

( ) Distração e sinais de cansaço do professor-mestre. ( ) Dificuldade de assimilação e compreensão.

( ) Outro: ________________________________________________________ IV) OBSERVAÇÕES: _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ __________________________________________ Assinatura do professor

Referências

Documentos relacionados

Veja abaixo quadro que exemplifica como poderá ser calculado o valor de incentivo de cada empresa para projetos enquadrados no Art.18:. E XEMPLO

quaisquer entidades ou organismos públicos; --- 9. --- --- Vereadora Paula Cristina Pereira de Azevedo Pamplona Ramos --- --- A) Divisão de Serviços de Suporte e de

O Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) terá duração mínima de 405 (quatrocentos e cinco) horas, desdobradas em: 60 (sessenta) horas para

A dança e o canto operam assim como uma máquina de leveza, já que seu objetivo é ir se despindo da porção carnal e perecível do corpo, de modo que ele fique tão

Recomenda-se que a orientação não seja focada simplesmente em per- da de peso ou em “queimar calorias” e é necessária a avaliação da motiva- ção para a prática de

Essa formação implica uma conexão entre cotidiano escolar e políticas educacionais, a partir de um novo sentido para a gestão da educação, comprometida com a

Tanto este como outros exemplos podem ser utilizados para realizar um exercício rápido sobre o modo de obter informação na internet que possa ser útil na resolução de um

26 Ative o sistema Sound & Vision através da saída USB e do comando manual do sistema Sound & Vision, localizado atrás da cobertura. Rode o botão de controlo de drenagem