• Nenhum resultado encontrado

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EVANGELHO DO DIA E

HOMILIA

(LECTIO DIVINA)

REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS, , O. CARM

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

Sábado da 27ª Semana do Tempo Comum

1) Oração

Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis no vosso imenso amor de Pai mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

(2)

27Enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe

disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram!

28Mas Jesus replicou: Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de

Deus e a observam!

3) Reflexão

* O evangelho de hoje é bem curto, mas tem um significado importante no conjunto do evangelho de Lucas. Ele nos traz a chave para entender o que Lucas ensina a respeito de Maria, a Mãe de Jesus, no assim chamado Evangelho da Infância (Lc 1 e 2).

* Lucas 11,27: A exclamação da mulher

“Enquanto Jesus dizia essas coisas, uma mulher levantou a voz no meio da multidão, e lhe disse: "Feliz o ventre que te carregou, e os seios que te amamentaram”. A imaginação criativa de alguns apócrifos sugere que aquela

senhora era uma vizinha de Nossa Senhora lá em Nazaré. Tinha um filho, chamado Dimas, que, como tantos outros rapazes da Galiléia daquela época, entrou na guerrilha contra os romanos, foi preso e executado junto com Jesus. Era o bom ladrão (Lc 23,39-43). A mãe dele, ouvindo Jesus falar tão bonito ao

(3)

povo, lembrou de Maria, sua vizinha, e disse: “Como Maria deve ser feliz tendo um filho assim!”.

* Lucas 11,28: A resposta de Jesus

Jesus responde, fazendo o maior elogio à sua mãe: “Mais felizes são aqueles

que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”. Lucas fala pouco de Maria:

aqui (Lc 11,28) e no Evangelho da Infância (Lc 1 e 2). Para ele, Lucas, Maria é a Filha de Sião, imagem do novo povo de Deus. Ele apresenta Maria como modelo para a vida das comunidades. No Concílio Vaticano II, o documento preparado sobre Maria foi inserido como capítulo final no documento Lumen Gentium sobre a Igreja. Maria é modelo para a Igreja. É sobretudo na maneira de Maria relacionar-se com a Palavra de Deus que Lucas vê o exemplo dela para a vida das comunidades: “Felizes os que ouvem a palavra de Deus e a põem em

prática”. Maria nos ensina como acolher a Palavra de Deus, como encarná-la,

vivê-la, aprofundá-la, ruminá-la, fazê-la nascer e crescer, deixar-nos moldar por ela, mesmo quando não a entendemos ou quando ela nos faz sofrer. Esta é a visão que está por de trás do Evangelho de Infância (Lc 1 e 2). A chave para entender estes dois capítulos nos é dada no evangelho de hoje: “Felizes os que

ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”. Veja como nestes capítulos

Maria se relaciona com a Palavra de Deus.

1. Lucas 1,26-38:

A Anunciação: "Faça-se em mim segundo a tua palavra!"

Saber abrir-se, para que a Palavra de Deus seja acolhida e se encarne.

(4)

A Visitação: "Bem-aventurada aquela que acreditou!"

Saber reconhecer a Palavra de Deus numa visita e em tantos outros fatos da vida.

3. Lucas 1,46-56:

O Magnificat: “O Senhor fez em mim maravilhas!”

Reconhecer a Palavra na história do povo e produzir um canto de resistência e de esperança

4. Lucas 2,1-20:

O Nascimento: "Ela meditava sobre os fatos em seu coração" Não havia lugar para eles. Os marginalizados acolhem a Palavra.

5. Lucas 2,21-32:

A Apresentação: "Meus olhos viram a tua salvação!" Os muitos anos de vida purificam os olhos.

6. Lucas 2,33-38:

Simeão e Ana: "Uma espada vai atravessar sua alma"

Acolher e encarnar a palavra na vida, ser sinal de contradição.

7. Lucas 2,39-52:

Aos doze anos no templo: "Então, não sabiam que devo estar com o Pai?" Eles não compreenderam a Palavras que lhes foi dita!

8. Lucas 11,27-28:

O Elogio à mãe: "Feliz o ventre que te carregou!" Feliz quem ouve e pratica a Palavra

4) Para um confronto pessoal

1) Vocês consegue descobrir a Palavra viva de Deus em sua vida? 2) Como você vive a devoção à Maria, a mãe de Jesus?

5) Oração final

2Cantai ao Senhor hinos e cânticos, anunciai todas as suas maravilhas.

Gloriai-vos do seu santo nome; rejubile o coração dos que procuram o Senhor. (Sal 104, 2-3)

(5)

EVANGELHO DO DIA E

HOMILIA

(LECTIO DIVINA)

REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS, , O. CARM

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

Sábado da 27ª Semana do Tempo Comum 1) Oração

Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis no vosso imenso amor de Pai mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

(6)

Enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse:

Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram! Mas Jesus replicou: Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam!

3) Reflexão

* O evangelho de hoje é bem curto, mas tem um significado importante no conjunto do evangelho de Lucas. Ele nos traz a chave para entender o que Lucas ensina a respeito de Maria, a Mãe de Jesus, no assim chamado Evangelho da Infância (Lc 1 e 2).

* Lucas 11,27: A exclamação da mulher. “Enquanto Jesus dizia essas coisas, uma mulher levantou a voz no meio da multidão, e lhe disse: "Feliz o ventre que te carregou, e os seios que te amamentaram”.

(7)

A imaginação criativa de alguns apócrifos sugere que aquela senhora era uma vizinha de Nossa Senhora lá em Nazaré. Tinha um filho, chamado Dimas, que, como tantos outros rapazes da Galiléia daquela época, entrou na guerrilha contra os romanos, foi preso e executado junto com Jesus. Era o bom ladrão (Lc 23,39-43). A mãe dele, ouvindo Jesus falar tão bonito ao povo, lembrou de Maria, sua vizinha, e disse: “Como Maria deve ser feliz tendo um filho assim!”.

* Lucas 11,28: A resposta de Jesus. Jesus responde, fazendo o maior elogio à sua mãe: “Mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”. Lucas fala pouco de Maria: aqui (Lc 11,28) e no Evangelho da Infância (Lc 1 e 2). Para ele, Lucas, Maria é a Filha de Sião, imagem do novo povo de Deus. Ele apresenta Maria como modelo para a vida das comunidades. No Concílio Vaticano II, o documento preparado sobre Maria foi inserido como capítulo final no documento Lumen Gentium sobre a Igreja.

(8)

Maria é modelo para a Igreja. É sobretudo na maneira de Maria relacionar-se com a Palavra de Deus que Lucas vê o exemplo dela para a vida das comunidades:

“Felizes os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”. Maria nos ensina como acolher a Palavra de Deus, como encarná-la, vivê-la, aprofundá-la, ruminá-la, fazê-la nascer e crescer, deixar-nos moldar por ela, mesmo quando não a entendemos ou quando ela nos faz sofrer. Esta é a visão que está por de trás do Evangelho de Infância (Lc 1 e 2). A chave para entender estes dois capítulos nos é dada no evangelho de hoje: “Felizes os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”. Veja como nestes capítulos Maria se relaciona com a Palavra de Deus.

1. Lucas 1,26-38: A Anunciação: "Faça-se em mim segundo a tua palavra!" Saber abrir-se, para que a Palavra de Deus seja acolhida e se encarne.

(9)

2. Lucas 1,39-45: A Visitação: "Bem-aventurada aquela que acreditou!"Saber reconhecer a Palavra de Deus numa visita e em tantos outros fatos da vida.

3. Lucas 1,46-56: O Magnificat: “O Senhor fez em mim maravilhas!” Reconhecer a Palavra na história do povo e produzir um canto de resistência e de esperança.

4. Lucas 2,1-20: O Nascimento: "Ela meditava sobre os fatos em seu coração" Não havia lugar para eles. Os marginalizados acolhem a Palavra.

(10)

5. Lucas 2,21-32: A Apresentação: "Meus olhos viram a tua salvação!" Os muitos anos de vida purificam os olhos.

6. Lucas 2,33-38: Simeão e Ana: "Uma espada vai atravessar sua alma" Acolher e encarnar a palavra na vida, ser sinal de contradição.

7. Lucas 2,39-52: Aos doze anos no templo: "Então, não sabiam que devo estar com o Pai?" Eles não compreenderam a Palavras que lhes foi dita!

(11)

8. Lucas 11,27-28: O Elogio à mãe: "Feliz o ventre que te carregou!" Feliz quem ouve e pratica a Palavra.

4) Para um confronto pessoal

1 Vocês consegue descobrir a Palavra viva de Deus em sua vida? 2. Como você vive a devoção à Maria, a mãe de Jesus?

5) Oração final

Cantai ao Senhor hinos e cânticos, anunciai todas as suas maravilhas. Gloriai-vos do seu santo nome; rejubile o coração dos que procuram o Senhor. (Sl 104, 2-3)

Referências

Documentos relacionados

On January 17, 1834, Giovanni Aldini died 11 and, through his passion for Galvanism, curios- ity and perseverance, he brought to the fore the first hypoth- eses about

Françoise Honorée and François Honoré Felix Dumont, who were married in France, and moved to Brazil in 1828, looking for precious stones for family jewelry 1,2,3..

Nevertheless, our results showed that dabigatran etexilate can be used in the Brazilian population in nonvalvular atrial fibrillation and atrial flut- ter, with a

thologist, Walter Edgar Maffei, was an eyewitness to Ravel’s deterioration and, during his whole life in Brazil, Maffei confirmed that Ravel had become a demented person..

second edition, Duchenne described pseudohypertrophic muscular dystrophy 9 , a disease that, according to Gowers 10 ,.. isolated cases that had already been recognized by Charles

Elegantly summed up by the formula F = P × A (F being force, P being pressure, and A being area), Pascal’s law implied that even though the intracranial pressure may

During his medical training, Ranvier became acquainted with normal and pathological anatomy, and soon turned to microscopy as a means for fur- ther studies on tissues

DESIGUALDADE DO VALOR M´ EDIO (DVM), EM V ´ ARIAS VARI ´ AVEIS Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira1. http://www.ime.usp.br/~oliveira (ano