• Nenhum resultado encontrado

Ato de Reconhecimento (R) ou Autorização (A)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ato de Reconhecimento (R) ou Autorização (A)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PERMANENTE DO ANO DE 2015

E MATRÍCULA DOS CANDIDATOS NELE CLASSIFICADOS PARA OS CURSOS DE BACHARELADO, LICENCIATURA E DE TECNOLOGIA A DISTÂNCIA

De ordem do Exmo. Sr. João Paulo de Barros Beldi, Magnífico Reitor do Centro Universitário Newton Paiva, mantido pelo Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira Ltda., em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, fazemos saber aos interessados que, de conformidade com o que estabelecem a Lei 9.394, de 20/12/96; a Portaria Ministerial nº. 971, de 22/08/97, a Portaria Ministerial nº. 1449, de 23/09/99 e a Portaria Normativa nº. 40 de 12/12/2007; os demais diplomas legais pertinentes em vigor, e o Regimento Geral do Centro Universitário Newton Paiva, estarão abertas as inscrições ao Processo Seletivo Permanente para ingresso nos meses de fevereiro, abril, agosto e outubro do ano de 2014, nos cursos Bacharelado, Licenciatura Plena e de Tecnologia, destinado ao preenchimento de vagas, oferecidas em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais para a primeira oferta de Estudos dos seguintes cursos:

Curso Ato de Reconhecimento (R)

ou Autorização (A) Titulação

Total de Vagas Administração de Empresas Resolução nº. 03/CONSEPE/2008 (A) Bacharelado 100

Pedagogia Resolução nº. 15/CONSEPE/2008 (A) Licenciatura Plena 100

Gestão Financeira Resolução nº. 04/CONSEPE/2007 (A) Tecnólogo 100

Logística Resolução nº. 10/CONSEPE/2007 (A) Tecnólogo 100

Processos Gerenciais Resolução nº. 05/CONSEPE/2007 (A) Tecnólogo 100

Recursos Humanos Resolução nº. 04/CONSEPE/2007 (A) Tecnólogo 100

Cláusula 1ª: Das inscrições

§ 1º - Constam no Anexo I os períodos de inscrições ao Processo Seletivo, as quais devem ser feitas pela internet com preenchimento de ficha própria, por meio do site www.newtonpaiva.br/ead/vestibular e confirmada a participação pelo interessado em nosso site, 48 horas após o pagamento.

§ 2º - A inscrição do candidato ao Processo Seletivo implica a aceitação plena das normas estabelecidas neste Edital, na legislação específica e no Regimento Geral do Centro Universitário Newton Paiva.

a) A taxa de inscrição no Processo Seletivo será de R$30,00 (trinta reais), cujo boleto deverá ser retirado no site www.newtonpaiva.br/ead/vestibular e pago no prazo nele indicado.

b) O presente Processo Seletivo terá validade somente para ingresso nos cursos oferecidos no ano letivo de 2014, a saber, nas turmas de fevereiro, abril, agosto e outubro.

§ 3º - Serão aceitas inscrições utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2010, 2011, 2012 ou 2013. No momento da inscrição, o candidato deverá informar os seguintes dados:

- o número de inscrição no Enem; - o ano de realização do Enem; - a nota obtida na Redação;

- a maior nota, em uma das áreas de conhecimento, da Prova de Questões Objetivas.

I) Somente poderá participar da Seleção utilizando a nota do Enem, o candidato que tenha tirado, no mínimo, 250 pontos na prova de Redação e, no mínimo, 250 pontos em uma das provas de Questões Objetivas, ficando este dispensado de fazer a Prova do Processo Seletivo.

a) Se convocado para matrícula, deverá entregar cópia do Resultado do Enem fornecido pelo Ministério da Educação e arcará com o ônus financeiro do curso, não sendo a ele estendido nenhum benefício do Programa Universidade para Todos – PROUNI.

II) O candidato inscrito utilizando as notas do Enem não precisa fazer a Prova do Processo Seletivo. Caso queira fazê-la, deverá comparecer no dia, local e horário constantes no Anexo I. A participação nas provas anula automaticamente as notas registradas do Enem, passando a vigorar para efeito de classificação as notas obtidas nas provas realizadas.

§ 4º - Uma vez inscrito no Processo Seletivo por qualquer forma acima descrita, o candidato que desejar fazer alguma alteração nos dados confirmados deverá ligar para o 4005-9019 / 08009429800 no máximo 72 horas antes da realização da prova. É expressamente vedada qualquer retificação que contrarie a forma e/ou o período ora estipulado.

§ 5º - Não haverá a devolução da taxa de inscrição após a sua efetivação, salvo os casos em que os cursos não formarem turmas, por falta do número mínimo de candidatos que torne o curso viável.

(2)

Cláusula 2ª: Do atendimento especial

§ 1º - Será concedido atendimento especial ao candidato com necessidades especiais (auditiva, física, motora, visual, mental ou múltipla) desde que solicitado na inscrição do Processo Seletivo, até 72h antes da realização da Prova.

I) Nos casos de internação, as provas poderão ser realizadas no estabelecimento de saúde, desde que: a) Seja apresentado laudo médico atestando a impossibilidade de comparecimento nos locais de prova e

as condições para que o candidato possa realizar as provas;

b) Autorização médica do hospital ou clínica em que o candidato estiver internado para entrada e permanência dos fiscais que aplicarão as provas em suas dependências;

c) O hospital ou clínica esteja localizado na cidade de Belo Horizonte.

§ 2º - O candidato com necessidades especiais que se manifestar nos termos do parágrafo anterior concorrerá às vagas em igualdade de condições com os outros candidatos, devendo a instituição prover os meios e instrumentos necessários à realização da prova.

Cláusula 3ª: Do dia, local e horário de realização das provas

§ único – As provas serão realizadas nos dias, local e horários determinados no Anexo I, deste Edital, ficando sob a responsabilidade do candidato imprimir o Comprovante Definitivo de Inscrição no site onde fez a inscrição, 72h antes da realização das provas.

Cláusula 4ª: Do Processo Seletivo e da Composição das Provas – Anexo II

§ 1º - O Processo Seletivo será realizado em consonância com a legislação específica vigente e terá concomitantemente caráter eliminatório e classificatório. Serão classificados os candidatos considerando o limite de vagas fixadas no presente edital.

§ 2º - As provas – Redação e Questões Objetivas – serão escritas, avaliando a competência, os conhecimentos e as habilidades comuns aos conteúdos ministrados nas diversas formas de escolaridade do Ensino Médio, não ultrapassando este nível de complexidade.

§ 3º - Não será permitida a entrada de nenhum candidato na sala de aplicação das provas após 60 minutos do horário de início.

§ 4º - Será formalmente eliminado do Processo Seletivo o candidato que:

I) Usar comprovadamente de meios fraudulentos para a inscrição, seleção, matrícula ou praticar qualquer ato de improbidade ou adotar conduta incompatível com a proposta de formação acadêmica;

II) Obtiver na Prova de Redação resultado inferior a 25 pontos;

III) Obtiver na Prova de Questões Objetivas resultado inferior a 25 pontos; IV) Não apresentar a documentação nas condições exigidas pelo presente Edital. Cláusula 5ª: Da Classificação e dos Empates

§ 1º - Para a classificação, será considerada a somatória simples dos resultados obtidos na Prova de Redação e nas Provas Objetivas.

§ 2º - Será considerado classificado o candidato que na Prova de Redação obtiver resultado mínimo de 25 pontos e na Prova Objetiva, resultado superior a 25 pontos, desde que esse não tenha sido excluído do Processo Seletivo nas formas previstas na cláusula 4ª, § 4º.

§ 3º - Ocorrendo empate no total de pontos da somatória das provas, será selecionado o candidato que obtiver, pela ordem, o seguinte resultado:

1º - Maior número de pontos obtidos na prova de Redação.

2º - Maior número de pontos obtidos na prova de Questões Objetivas. 3º - Candidato mais velho.

4º - Candidato que fez inscrição primeiro. Cláusula 6ª: Do Resultado e da Matrícula

§ único - Será divulgado no site www.newtonpaiva.br/ead/vestibular o resultado de cada Processo Seletivo, nas datas determinadas no Anexo I deste Edital.

6.1. No caso de aprovação e convocação para a matrícula, o candidato receberá por e-mail as orientações e prazos estipulados para a sua efetivação.

(3)

O candidato aprovado deverá

a) imprimir o Termo de Adesão e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, em duas vias, preencher e assinar; b) imprimir o boleto de pagamento da primeira parcela das turmas (janeiro e/ou abril e julho e/ou outubro)

referentes ao ciclo/período de ingresso e efetuar o pagamento até o seu vencimento;

I - os ingressantes nas turmas de fevereiro e/ou agosto, terão a semestralidade calculada com base nas horas contratadas referentes às disciplinas oferecidas no semestre;

II - os ingressantes nas turmas de abril e/ou outubro terão calculada a mensalidade com base na carga horária restante das disciplinas que compõem o semestre de ingresso.

- Neste caso, especificamente, a renovação da matrícula nos meses de julho e janeiro, seguirá os mesmos critérios adotados no contido na clausula 7.1.b, inciso “I”.

c) o aluno que tiver obtido dispensa de disciplinas, o valor de suas mensalidades será calculado sobre o número da carga horária contratada, deduzida o valor pago referente à primeira parcela e rateado o saldo devedor nas parcelas subsequentes, em cinco ou em duas de acordo com a oferta (ingresso em Janeiro/Julho ou ingresso em abril/outubro), bem como nos casos de reprovação a matrícula só poderá ser feita novamente na disciplina no semestre subsequente, respeitando a oferta e a disponibilidade dos horários de tutoria.

d) imprimir o Requerimento de Matrícula e preenchê-lo. 6.2 Após cumprir o determinado acima, deverá juntar a eles:

a) Fotocópia simples do Título de Eleitor ou prova de quitação eleitoral; b) fotocópia simples do cartão do C.P.F.;

c) fotocópia simples do Certificado Militar ou prova de quitação para o matriculando do sexo masculino; d) fotocópia simples de Comprovante de residência;

e) fotocópia do comprovante de pagamento da primeira parcela; f) fotocópia da certidão de nascimento ou casamento;

g) fotocópia autenticada em cartório do Histórico do Ensino Médio.

§ único - De acordo com a Lei 9.870/99, a matrícula é ato formal e complexo que cria o vínculo acadêmico e obrigacional entre o estudante e a instituição de ensino. O simples pagamento da primeira parcela da semestralidade não é hábil para a concretização da matrícula, que é aperfeiçoada com a entrega da documentação idônea exigida pelo MEC. Da mesma forma, a participação em aulas e/ou qualquer atividade de aprendizado sem o efetivo registro acadêmico do estudante não caracterizará ou constituirá vínculo entre este e a instituição de ensino. 6.3 Para a realização da matrícula, até a data limite citada no Anexo I, candidato terá duas alternativas:

– Matrícula a distância: enviar todos os documentos em envelope lacrado, via SEDEX ou CARTA REGISTRADA, com a identificação - CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA – Aos cuidados da Secretaria Geral (Educação a Distância) – para o endereço - Av. Silva Lobo, nº 1.730, Bairro Nova Granada, CEP 30.431-262 - Belo Horizonte/Minas Gerais;

– Matrícula presencial: entregar pessoalmente todos os documentos, em envelope lacrado, com a identificação - CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA – Aos cuidados da Secretaria Geral (Educação a Distância) na Central de Atendimento do endereço – Av. Silva Lobo, nº 1.730, Bairro Nova Granada - Belo Horizonte/Minas Gerais.

- o ônus financeiro da postagem e o encaminhamento para o endereço supracitado são de inteira responsabilidade do candidato.

6.4 O aprovado neste processo seletivo, que desejar dispensa de disciplina, por tê-la cursado em outra instituição de ensino, deverá enviar, também, cópia autenticada do(s) histórico(s) escolar(es) e cópia simples dos programas de disciplinas cursadas na(s) instituição(ões) de origem, sendo avaliado apenas as disciplinas cursadas num período máximo de cinco anos.

6.5 A Secretaria Geral, após receber a documentação, enviará para o e-mail do aluno o Aviso de Matrícula CONDICIONAL e outras informações em virtude do contido na cláusula 8ª a, b deste Edital.

6.6 A não efetivação, no prazo e na forma estipulados, neste Edital, implica a perda do direito à vaga.

6.7 O candidato que efetivar matrícula apresentando qualquer tipo de documento irregular terá sua matrícula cancelada, a qualquer tempo, após a constatação da irregularidade junto aos órgãos competentes.

(4)

Cláusula 7ª: Dos cursos a distância

a) Os cursos serão ministrados na modalidade a distância, em conformidade com a oferta, utilizando-se da internet e outras mídias e sendo obrigatória a presença do aluno somente no sábado em que ocorrerem ATIVIDADES AVALIATIVAS, conforme definido no Calendário Institucional.

b) Para a realização da avaliação final presencial e obrigatória, a data será divulgada no cronograma de atividades de cada disciplina e acontecerá na sede do Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte, campus Carlos Luz, 800, respeitado o contido nas cláusulas 6c e 6d, com entradas nos meses de fevereiro, abril, agosto e outubro.

c) Os ingressantes com início das aulas nas turmas de fevereiro e/ou agosto de cada semestre serão matriculados em todas as disciplinas oferecidas no semestre e terão sua semestralidade dividida em seis parcelas. Já os ingressantes em abril e/ou outubro, serão matriculados apenas nas disciplinas que serão oferecidas para a complementação da carga horária dos alunos que entraram em fevereiro e/ou agosto, sendo que o pagamento será diluído em três parcelas.

d) Cada oferta que compõe o semestre será ministrada dentro de um prazo estabelecido em cronograma, disponibilizado ao aluno no início das aulas, até o cumprimento integral de sua carga horária, sendo vedada a matrícula concomitante em disciplinas com o mesmo horário de tutoria. Para a conclusão de cada oferta o aluno deverá ter cumprido todas as disciplinas previstas no projeto pedagógico do curso, realizado as atividades e participado da Prova Final.

e) Os cursos a distância são oferecidos no regime de ciclos/períodos com oferta concentrada de 10 semanas para cada ciclo/período; não existem pré-requisitos, o que permite a matrícula inicial em ciclos/períodos subsequentes, caso não haja a formação da turma em oferta.

Cláusula 8ª – Considerações finais:

a) Ao Centro Universitário Newton Paiva fica reservado o direito de somente permitir a matrícula CONDICIONAL se o número de aprovados for igual ou superior a 60% das vagas oferecidas em cada curso neste Edital.

b) Somente CONFIRMAR a matrícula e/ou constituir turmas quando o mínimo de candidatos, considerados matriculados, for igual ou superior a 30 (trinta) para cada curso.

- Excepcionalmente, nos casos em que não houver a formação de turma, será oferecida ao candidato aprovado e matriculado condicionalmente a possibilidade de mudança de curso na modalidade a distância, ingresso no ciclo/período seguinte em funcionamento ou ainda, devolução integral da taxa de inscrição e do pagamento da primeira parcela paga no ato da matrícula.

c) Em virtude de já ter cumprido com o percentual exigido pela legislação quanto ao número de bolsas do Programa Universidade Para Todos, do Governo Federal, PROUNI, o Centro Universitário Newton Paiva não aceitará a transferência de bolsas (parcial, Integral ou Complementar) para os candidatos aprovados nos processos seletivos de ingresso no ano de 2014.

d) Ao se inscrever no presente Processo Seletivo, o candidato declara conhecer, submeter-se e atender a todas as disposições contidas neste Edital e as orientações previstas no site www.newtonpaiva.br/ead/vestibular.

e) Os casos omissos ou de interpretação duvidosa quanto ao texto deste Edital serão resolvidos pelo Núcleo Acadêmico, Coordenação dos cursos a Distância e pela Secretaria Geral do Centro Universitário Newton Paiva, ouvida a Vice-Reitoria.

Publique-se. Registre-se. Cumpra-se. Belo Horizonte, 24 de outubro de 2014.

Juliana Salvador Ferreira de Melo Vice-Reitoria

Jacqueline Guimarães Ribeiro Secretaria Geral

Sinara Badaro Leroy

Coordenação da Educação a Distância

Natália Gomes Núcleo Acadêmico

(5)

ANEXO I – CURSOS, INSCRIÇÕES E PROVAS

INFORMAÇÕES GERAIS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, LICENCIATURA E TECNOLOGIA A DISTÂNCIA – 2015.

Curso Ato de Reconhecimento (R)

ou Autorização (A) Titulação

Total de Vagas Administração de Empresas Resolução nº. 03/CONSEPE/2008 (A) Bacharelado 100

Pedagogia Resolução nº. 15/CONSEPE/2008 (A) Licenciatura Plena 100

Gestão Financeira Resolução nº. 04/CONSEPE/2007 (A) Tecnólogo 100

Logística Resolução nº. 10/CONSEPE/2007 (A) Tecnólogo 100

Processos Gerenciais Resolução nº. 05/CONSEPE/2007 (A) Tecnólogo 100

Recursos Humanos Resolução nº. 04/CONSEPE/2007 (A) Tecnólogo 100

DETALHAMENTO DAS INSCRIÇÕES TURMAS

24/10/2014 a 28/11/2014 (Internet)

FEVEREIRO/2015

Inscrições realizadas no dia 28/11: o pagamento deve ser efetivado no dia 29/11, na Central de Atendimento – Av. Carlos Luz, 220 – Caiçara, até as 12h.

ABRIL/2015

AGUARDE INFORMAÇÕES DOS VESTIBULARES AGENDADOS PARA ENTRADA EM ABRIL DE 2015.

VESTIBULAR

2015.1 DATA DA PROVA RESULTADO

LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

TODOS OS CURSOS:

AV. CARLOS LUZ, 220 – CAIÇARA.

30/11/2014 – DOMINGO HORÁRIO DA PROVA: das 9h às 13h 2/12/2014 – 3ª feira Após as 19h

Atenção: Qualquer alteração de dados na inscrição, ligar 4005-9019 / 0800 942 9800. COMPROVANTE DEFINITIVO DE INSCRIÇÃO:

Retirar pelo site vestibular.newtonpaiva.br A partir do dia 27/11/2014

ATENÇÃO: DATAS ALTERNATIVAS DE PROVA

LOCAL DAS PROVAS DATA HORÁRIO RESULTADO MATRÍCULA

AV. CARLOS LUZ, 220 – CAIÇARA. 5/11/14 4ª feira das 19h às 22h 7/11 – 6ª feira a partir das 19h de 7 a 21/11 22/11/14 sábado das 15h às 18h 25/11 – 3ª feira a partir das 19h de 25 a 29/11

(6)

ANEXO II – COMPOSIÇÃO DAS PROVAS

COMPOSIÇÃO DAS PROVAS DOS CURSOS DE LICENCIATURA, GRADUAÇÃO BACHARELADO E TECNOLOGIA DOS CURSOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 As questões das provas darão ênfase à capacidade de raciocínio, interpretação, análise e avaliarão os conhecimentos dos conteúdos ministrados nas diversas formas de escolaridade do Ensino Médio.

PROVA DE REDAÇÃO PARA TODOS OS CURSOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PROVA TIPO PONTOS FORMATAÇÃO

REDAÇÃO (Questões discursivas) ELIMINATÓRIA COMUM A TODOS OS CURSOS 100 pontos

Constituída de 3 (três) questões discursivas, aproximadamente 50 palavras, uma valorizada em 30 (trinta) pontos

e 2 valorizadas em 35 (trinta e cinco) pontos cada uma; na qual será avaliada a habilidade do candidato de interpretar adequadamente

os temas propostos e discorrer sobre eles, expressando-se com clareza e correção de linguagem.

Será classificado o candidato que obtiver, no mínimo, 25 (vinte e cinco) pontos.

PROVA OBJETIVA PARA TODOS OS CURSOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSOS PROVA OBJETIVA

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PEDAGOGIA GESTÃO FINANCEIRA LOGÍSTICA PROCESSOS GERENCIAIS RECURSOS HUMANOS

Língua Portuguesa / Interpretação de texto  15 itens História Geral e do Brasil

e Geografia Geral e do Brasil / Fatos da atualidade  10 itens Matemática / Raciocínio Lógico  15 itens

TOTAL: 40 ITENS / 2,5 PONTOS POR ITEM

- VALOR TOTAL 100,0 PONTOS

Será classificado o candidato que obtiver, no mínimo, 25 (vinte e cinco) pontos.

Referências

Documentos relacionados

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

A margem bruta de vendas foi considerada como uma medida do processo para dentro da empresa, devido ao impacto antecipado do sistema de GCS nos custos dos produtos (dEhnIng et

bambu, foi testada em ensaio clínico, e as autoras concluíram que não houve diferença na quantida- de de placa bacteriana removida pela “escova eco- lógica” e pela

Aplicando-se análise fatorial nas variáveis que foram distribuídas entre as três dimensões identificadas no estudo, foi possível encontrar cinco fatores: aspectos