• Nenhum resultado encontrado

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 07/2015. Consultor Programa Nacional de Gestão de Custos Ciências da Saúde

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERMO DE REFERÊNCIA Nº 07/2015. Consultor Programa Nacional de Gestão de Custos Ciências da Saúde"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PROJETODEFORMAÇÃO EMELHORIADA

QUALIDADEDAREDE DESAUDEQUALISUS-REDE

1 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 07/2015

Consultor Programa Nacional de Gestão de Custos – Ciências da Saúde

Intervenção Sistêmica para Implantação da Gestão de Custos em Unidades Hospitalares do SUS – Projeto QualiSUS Rede

I. CONTEXTO

O Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade da Rede de Saúde – QualiSUS-Rede caracteriza-se como uma proposta de intervenção de apoio à organização de redes de atenção à saúde no Brasil e compõe um conjunto de ações estrategicamente concebidas pelo Ministério da Saúde voltadas para dinamizar o movimento de transformação das atuais regiões de saúde, que hoje estão conformadas como sistemas fragmentados, em Redes de Atenção a Saúde (RAS), reconhecendo ser este um processo gradual e complexo que demandará aporte contínuo de conhecimentos e recursos.

O Projeto QualiSUS-Rede compreende o apoio à implantação de 15 (quinze) subprojetos regionais voltados para a organização de redes de atenção à saúde. Trata-se de um projeto de cooperação viabilizado através do Acordo de Empréstimo Nº 7632 – BR firmado entre o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e o Ministério da Saúde (MS).

O Projeto QualiSUS-Rede estrutura-se em três componentes, a saber:

Componente 1 - Qualificação do Cuidado e Organização de Redes de Atenção à Saúde

Este componente abrange 16 Estados, o Distrito Federal e 486 Municípios, sendo executado através de 15 Subprojetos Regionais contratualizados entre o MS, os Estados e o Distrito Federal, voltados à implementação de redes de

(2)

PROJETODEFORMAÇÃO EMELHORIADA

QUALIDADEDAREDE DESAUDEQUALISUS-REDE

2 atenção à saúde ou de estratégias que promovam sua implantação e

consolidação.

Componente 2 - Desenvolvimento de Sistemas para Melhoria do Desempenho

Este componente compreende ações denominadas Intervenções Sistêmicas, voltadas ao apoio à implementação de redes de atenção à saúde e à qualificação de cuidados em saúde, garantindo, assim, intervenções estratégicas globais e centradas em prioridades nacionais, para dar suporte à implementação das RAS.

Componente 3 - Gestão do Projeto

Este componente compreende a organização e o financiamento de atividades relacionadas à administração geral do Projeto.

No âmbito do Componente 2 está em curso a Intervenção Sistêmica

“Implantação da Gestão de Custos em Unidades Hospitalares do SUS”,

com foco na implementação do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNCG) e da ferramenta informatizada APURASUS (Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS) para gestão de custos em unidade hospitalares do SUS.

O PNGC é um conjunto de ações que visam promover a gestão de custos no âmbito do SUS, por meio da geração, difusão e aperfeiçoamento de informações relevantes e pertinentes a custos, utilizadas como subsídio para otimização do desempenho de estabelecimentos, ações e serviços de saúde do SUS. O programa foi desenvolvido a partir de 2005 e seu arcabouço teórico está suscintamente descrito no manual “Programa Nacional de Gestão de Custos: Manual Técnico de Custos – Conceitos e Metodologia”.

A estratégia adotada para a implantação do programa está pautada na parceria entre o MS e as Secretarias Estaduais de Saúde, por adesão voluntária, que, por meio dos Núcleos Estaduais de Economia da Saúde – NES promovem a disseminação das ações de Economia da Saúde nos estados, dentre elas o PNGC, com vistas a subsidiar os gestores locais no processo de tomada de

(3)

PROJETODEFORMAÇÃO EMELHORIADA

QUALIDADEDAREDE DESAUDEQUALISUS-REDE

3 decisão. Os NES são disseminadores da gestão de custos para as unidades de

saúde estaduais e também para os municípios de seus respectivos estados.

Esta Intervenção Sistêmica “Implantação da Gestão de Custos em

Unidades Hospitalares do SUS” visa, portanto, viabilizar a implantação do

PNGC em hospitais do SUS em estados da federação que possuam NES, contribuindo também com o aprimoramento do programa, inclusive no que se refere ao desenvolvimento e aprimoramento do Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS – APURASUS. Esta ferramenta foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde, com o apoio do Projeto QualiSUS-Rede, para auxiliar no processo de apuração e gestão de custos em distintas unidades de saúde do SUS, de forma padronizada e estruturada, e foi disponibilizada a partir de agosto de 2013 aos estados que aderiram ao programa.

São pontos relevantes da gestão de custos em unidades de saúde: possibilitar aos gestores apurar e estimar os custos dos procedimentos já existentes ou novos que possam vir a serem disponibilizados à população; analisar regionalmente o desempenho dos estabelecimentos, serviços e redes assistenciais; fortalecer o controle social por meio da transparência na utilização dos recursos; e, melhorar a gestão dos recursos do teto orçamentário municipal e estadual.

Em Linhas gerais, a intervenção sistêmica inclui:

 Apoiar tecnicamente os Núcleos de Economia de Saúde – NES nas regiões do QualiSUS-Rede, quanto à implementação do PNGC;

 Disponibilizar o Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS – APURASUS juntamente com treinamentos e apoio técnico que viabilizem a sua utilização;

 Oferecer infraestrutura tecnológica mínima (computadores e impressoras) necessária à implantação da gestão de custos;

Para tanto, torna-se necessária a atuação de consultores especializados para colaborar no desenvolvimento da Intervenção Sistêmica, “Implantação da

(4)

PROJETODEFORMAÇÃO EMELHORIADA

QUALIDADEDAREDE DESAUDEQUALISUS-REDE

4

Gestão de Custos em Unidades Hospitalares do SUS”. Esta intervenção é

conduzida sob a supervisão técnica da Coordenação-Geral de Economia da Saúde do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (CGES/DESID/SE/MS), em parceria com as equipes das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e regiões de saúde que fazem parte do Projeto QualiSUS-Rede.

II. OBJETO DA BOLSA

Seleção de 01 (um) profissional especializado para atuar como Consultor Programa Nacional de Gestão de Custos – Ciências da Saúde, realizar atividades relativas à implantação do Subprojeto de Intervenção Sistêmica, “Implantação da Gestão de Custos em Unidades Hospitalares do SUS”, em desenvolvimento no âmbito do Componente 2 – Intervenção Sistêmicas.

III. OBRIGAÇÕES DO BOLSISTA

1. Elaborar lista de centros de custos para os diversos tipos de unidades de saúde que participam do PNGC;

2. Orientar a equipe do PNGC sobre a dinâmica das unidades de saúde; 3. Nortear as unidades de saúde participantes como determinar e classificar os centros de custos;

4. Auxiliar as unidades na escolha dos produtos e critérios de rateio mais adequados para os centros de custos;

5. Orientar os técnicos dos Núcleos de Economia da Saúde no processo de implementação do PNGC;

6. Elaborar manuais e orientações para a implantação do PNGC;

7. Participar de treinamentos, seminários e oficinas que se relacionem com o PNGC e APURASUS;

8. Realizar visitas técnicas aos estados que fazem parte do PNGC no âmbito do QualiSUS-Rede.

(5)

PROJETODEFORMAÇÃO EMELHORIADA

QUALIDADEDAREDE DESAUDEQUALISUS-REDE

5 IV. REQUISITOS TÉCNICOS E ASPECTOS OPERACIONAIS

1. Formação e experiência

a) Qualificações requeridas

O profissional deverá possuir graduação em qualquer área das Ciências da Saúde, com experiência mínima de 06 (seis) anos na área de formação em unidades de saúde.

b) Seleção

b.1) A seleção será aferida com base no currículo; e,

b.2) Entrevista: para complementação de informações no que se refere ao local de atuação, disponibilidade para viagens e clareza quanto às obrigações e escopo de trabalho.

O profissional interessado em realizar as atividades previstas neste Termo de Referência será avaliado em duas fases conforme os requisitos abaixo:

Etapa eliminatória - Fase A:

1. Formação em qualquer área das Ciências da Saúde.

2. Experiência de no mínimo 06 (seis) anos na área de formação em unidades de saúde.

(6)

PROJETODEFORMAÇÃO EMELHORIADA

QUALIDADEDAREDE DESAUDEQUALISUS-REDE

6 Etapa Classificatória – Fase B - Critérios:

3. Critérios: Critérios Pontuação Tempo Máximo de Experiência Considerado Pontuação Máxima por Critério Subtotais Pós-graduação em Economia da Saúde ou áreas relacionadas à gestão de custos 30pts Só será considerado um título 30 pontos 30 Experiência em áreas relacionadas à gestão em saúde pública

5pts/ano Tempo máximo de

8 anos 40 pontos 40 Experiência de trabalho relacionada à gestão de custos na área de saúde pública

10pts/ano Tempo máximo de

8 anos 80 pontos 80 Publicação na área de formação ou na área relacionada à gestão de custos 5pts/publicação Máximo de 4 publicações 20 pontos 20 Experiência em ministrar treinamentos ou cursos 2pts/treinamento/cursos Máximo de 10 treinamentos/cursos 20 pontos 20 Total Geral 190 2. Pagamento

O bolsista receberá mensalmente o valor líquido de R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais) mediante apresentação de relatório mensal de atividades acompanhado dos produtos desenvolvidos durante o período.

3. Prazo

O prazo da bolsa será de 05 (cinco) meses, com possibilidade de prorrogação por igual período, respeitada data limite de desembolso do Contrato de Empréstimo nº 7632-BR pelo Banco com data de encerramento prevista para 31/12/2015.

(7)

PROJETODEFORMAÇÃO EMELHORIADA

QUALIDADEDAREDE DESAUDEQUALISUS-REDE

7 4. Supervisão e Sigilo

Os trabalhos serão supervisionados pela Coordenação-Geral de Economia da Saúde do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (CGES/DESID/SE/MS) e pela Unidade Gestora do Projeto, que poderão a qualquer momento ou quando achar necessário, solicitar relatórios adicionais sobre a execução das atividades.

O bolsista deverá manter sigilo acerca de seu trabalho, dos documentos e informações a que tenha acesso no cumprimento de suas obrigações. Deverá, ainda, manter uma atuação profissional compatível com o código de ética vigente no setor público, tanto nas relações com técnicos ou pessoas com que venha interagir no desenvolvimento de suas atividades, quanto nos eventuais contatos que se façam necessários com autoridades federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal, ou instituições externas ao Ministério da Saúde.

5. Propriedade Intelectual

Todos os trabalhos, estudos, projetos e sistemas desenvolvidos ou implementados pelo bolsista durante a vigência da bolsa, ainda que inacabados, serão de propriedade exclusiva do Ministério da Saúde.

Referências

Documentos relacionados

Ou seja, pretendemos analisar não apenas a relação entre a origem do deputado e seu perfil de votação e suas estratégias de atuação no Congresso, mas também a

A ferramenta desenvolvida também apresenta o desempenho do sistema na forma de umgráfico que representa o perfil de desempenho do sistema, bem como na forma de matrizes de

De modo geral, os resultados indicaram a possibilidade de aplicação do triticale em alimentos. As características físico-químicas e reológicas revelaram maior aptidão

1.1 A presente seleção de Tutor a Distância será regida por este Edital e será executada pelo DEaD/IFMA Campus São Luís Monte Castelo e Comissão de

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

A diferença é que dentro da contabilidade de custos tradicional os custos são acumulados e controlados pelo total e por categoria dentro de cada unidade organizacional, enquanto

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Para Piaget, a forma de raciocinar e de aprender da criança passa por estágios. Por volta dos dois anos, ela evolui do estágio sensório motor, em que a ação envolve os