• Nenhum resultado encontrado

PÓS-GRADUAÇÃO 2015 Design de Interiores Contemporâneo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PÓS-GRADUAÇÃO 2015 Design de Interiores Contemporâneo"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1 Os programas de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design estão em conformidade legal e atendem as Resoluções CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8 de junho de 2007 do MEC - Ministério da Educação. O curso está estruturado em disciplinas (360h) e ao final do programa, o aluno deverá apresentar um trabalho de conclusão, projeto ou monografia, conforme a modalidade eleita para aquela turma (40h), totalizando 400h.

______________________________________________________________________________

PÓS-GRADUAÇÃO 2015

Design de Interiores Contemporâneo

OBJETIVO

O curso de Pós-Graduação em Design de Interiores possui como base a tradição do Design Italiano, ao mesmo tempo em que promove abordagens avançadas de inovação, voltadas para melhoria do aproveitamento das oportunidades do mercado nacional de design de ambientes como um todo.

O curso tem por objetivo desenvolver o potencial criativo e técnico do profissional atuante no segmento de design de interiores, através do estímulo à visão estratégica durante o processo de criar, gerenciar e implementar soluções inovadoras para projetos de ambientes em diferentes níveis de complexidade.

Durante os módulos, os alunos terão aula com professores e profissionais inspiradores que apresentarão conceitos e soluções práticas para espaços comerciais e corporativos. Discutirão os processos projetuais juntamente com as problemáticas que permeiam o dia a dia da atuação. Metodologia

O curso é dividido em três fases:

• Fase I – Fundamentos Avançados em Design de Interiores - Esta fase o aluno conhecerá toda a estrutura do curso, suas etapas e conteúdos, as aplicações das metodologias com as especialidades a serem estudadas. Verá e discutirá questões atuais como

sustentabilidade e ambiente social e práticas profissionais.

• Fase II – Estratégias de Marketing para Interiores - Esta fase o aluno terá disciplinas na área comercial paralelo a disciplinas de marketing. Na área de marketing temos perfil de consumidor, tendências sócio culturais, branding para um resultado mais personalizado e focado ao público.

• Fase III – Estratégias em Design e Inovação dos Ambientes - O objetivo é que o aluno compreenda que o desenvolvimento do Projeto de Interiores ultrapassa somente projetar o ambiente, estética e funcionalmente.

(2)

2 • Através do Design Thinking o aluno irá conhecer processos, metodologias e ferramentas

que irá auxiliá-lo para atuar no cenário dos negócios ligados à área de design de ambientes de forma global.

PÚBLICO

O Curso de Design de Interiores é dirigido a todos os atuantes nas áreas de Arquitetura e

Urbanismo, Design de Interiores ou desenvolvimento de ambientes para uso comercial, além de profissionais e empreendedores que pretendam se aprimorar na área. Os profissionais formados pela pós estarão preparados para se destacar em equipes de arquitetura e design, em estúdios multidisciplinares, ou também de forma independente e inovadora em seu próprio estúdio. ESTRUTURA DO CURSO

FASE I

MODULO 01 – FUNDAMENTOS AVANÇADOS EM DESIGN DE INTERIORES (36h) Conceitos do Design (12h)

Nesta disciplina o design será contextualizado histórica e socialmente. O aluno irá se aprofundar em temas e termos relativos ao design, a partir dos principais movimentos e nomes que

marcaram a história desta área, além de estudos de caso específicos. O foco será o pensamento, os objetivos, as motivações e as responsabilidades do design na sociedade e a ética dentro desse campo. Serão destacados designers de todas as épocas que se relacionaram fortemente com a esfera social, tais como William Morris, Victor Papanek e Buckiminster Fuller.

Aspectos do Design Contemporâneo (12h)

O objetivo desta disciplina é explorar o design na contemporaneidade: sua intersecção com outras áreas, como ciências naturais, política, psicologia, etc.; a tendência do design que "conta uma história"; o slowdesign; a revolução das novas tecnologias digitais e o open design; o

movimento maker e o que será da profissão num mundo onde todos terão acesso às ferramentas do designer. O aluno irá compreender as mutações do contexto cultural e social que influenciam as necessidades e expectativas do mercado para entender as perspectivas de evolução do design no futuro. Serão analisadas as razões porque esta área ganhou tanto espaço e é tão fundamental para os dias de hoje.

Visual Thinking (12h)

A capacidade de síntese e a visualização de processos, demandas, problemas e soluções é uma das competências necessárias para as soluções de design na atualidade. Nesta disciplina o aluno será apresentado a algumas maneiras de se fazer visualizações através de estudos de caso e conhecerá as ferramentas que as possibilitam (Storytelling, Mind Maps, etc). Além da

representação visual, o registro, a apresentação destas visualizações e a explicação das mesmas são habilidades a serem desenvolvidas através de exercícios práticos.

(3)

3 MODULO 02 – SUSTENTABILIDADE, COPORTAMENTO E RESPONSABILIDADE SOCIAL (36h) Conceitos e Projetos de Espaços (12h)

Esta disciplina vai estruturar a base conceitual inicial necessária para desenvolvimento dos conteúdos que serão abordados no curso, mostrando a importância da integração com os conhecimentos relacionados ao projeto de ambientes e a área do marketing, além do

entendimento dos modelos de negócio possíveis, voltados para área de design de interiores. O aluno irá compreender numa visão rápida e dinâmica sobre o curso da pós de interiores e todas as áreas das disciplinas de projeto e suas especialidades e especificidades.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social (12h)

A disciplina pretende levantar e discutir os principais aspectos que influenciam a relação do design com o desenvolvimento sustentável. Apresentam teorias, conceitos, ferramentas e estratégias de projeto e suas respectivas aplicações no universo do profissional de design de interiores.

O tema é abordado considerando aspectos econômicos, ambientais, sociais, culturais e éticos, assim como, aspectos locais e globais. Sustentabilidade e Design têm como objetivo contribuir para a reflexão do profissional de interiores sobre o real impacto ambiental desta atividade e quais as estratégias que tem sido utilizada para minimizar este resultado.

A responsabilidade social envolve medidas que trazem cultura e boas condições para a sociedade. Uma forma de favorecer esta questão é pensar um projeto de interior que vai selecionar

materiais de acabamentos que permitam reuso e a busca de tecnologias construtivas que reduzam o impacto no ambiente.

Tendências Socioculturais (12h)

O estudo proposto pela disciplina aborda temas socioculturais contemporâneos

que irão construir repertórios de cultura e informação em curto prazo. Neste sentido, a observação sobre as tendências de comportamento, ligadas à era da informação ampliarão a visão profissional e a possibilidade de soluções inovadoras em projetos de ambientes.

MODULO 03 – COMPOSIÇÃO E PERCEPÇÃO VISUAL [ 36h ] Composição Visual [ 12h ]

A disciplina tem por objetivo oferecer aos profissionais uma ferramenta auxiliar no processo criativo para composição de espaços, por meio do conhecimento da linguagem das cores e do comportamento do elementos envolvidos, assim proporcionar um olhar aguçado sobre a utilização da cor nos diversos espaços.

Luminotécnica [ 12h ]

A luminotécnica é o estudo da iluminação artificial aplicada ao espaço. Conhecer a plástica da luz, os jogos de sombra e a influência sobre a cor é uma das necessidades do Designer de interiores, pois a fonte luminosa transforma espaços causando impacto nos usuários, criando atmosferas diferenciadas, além de reforçar os aspectos funcionais do ambiente. O objetivo da disciplina é

(4)

4 capacitar o profissional a participar ativamente da criação de soluções em iluminação

personalizada; desenvolver projeto de iluminação para diversos ambientes. Criatividade e Materialidade[ 12h ]

Conhecer a plástica, as técnicas de utilização e as qualidades dos materiais, visando realizar exercícios de exploração do potencial criativo da materialidade e sua aplicação em projetos de ambientes. Neste sentido, o objetivo da disciplina é capacitar o profissional para projetar soluções diferenciadas; além de reforçar os aspectos funcionais do ambiente.

FASE II

MODULO 04 - ESPAÇOS EFÊMEROS E PAISAGISMO (36h) Espaços Efêmeros – Eventos e Exposições (18h)

Este módulo tem como objetivo desenvolver no designer de Interiores a noção e o conhecimento sobre projetos de espaços destinados ao uso promocional e efêmero. Elaboração de propostas para ambientes que serão utilizados durante curto espaço de tempo, a partir da reflexão criativa sobre a identidade, os conteúdos e formatos atribuídos aos eventos.

Paisagismo e Design de Interiores (18h)

Projetar e executar jardins internos requer conhecimentos específicos sobre a relação entre as funções do ambiente, as espécies vegetativas, critérios de manutenção e durabilidade. A disciplina pretende propiciar aos alunos noções e conhecimento básico sobre recursos paisagísticos vegetais e arquitetônicos, jardinagem e as formas de interação entre estes e o espaço na criação de pequenas áreas verdes. Tem ainda como proposta levar o aluno a entender que o jardim é, nos dias atuais, um lugar de compensação dentro da dinâmica urbana e se converte em espaço de desaceleração, repouso e silêncio.

MODULO 05 – BRANDING E DESIGN DE INTERIORES (42h) Branding e Design de Interiores (12h)

Desenvolver um projeto de interiores considerando o branding como ponto de partida é um diferencial que o mercado tem exigido cada vez mais. Aspectos relacionados à Marca refletem desejos, ideias, posturas, valores que são significados especiais e profundos aos usuários. O objetivo é criar uma identidade visual para que o ambiente comunique um significado claro resultando num fortalecimento de sua imagem no mercado.

Visual Merchandising (15h)

O Visual Merchandising reúne ferramentas que orientam o processo de criação de um ambiente temático que vai conversar com o seu público consumidor, vai agregar valor ao produto na maneira como ele se apresenta, gerando renovação da marca e uma arquitetura que se destaca na concorrência.

Concept Store (15h)

Esta disciplina se dedica ao desenvolvimento de projetos envolvendo diferentes aspectos da concepção e os tipos variados de lojas e pontos de venda.

(5)

5 A disciplina aborda as dinâmicas de pesquisa; as relações entre design, tecnologias, seleção dos materiais e visual merchandising, a características do ambiente e a experiência de varejo contemporâneo.

MODULO 06 – PROJETOS DE AMBIENTES PARA HOTEIS E GASTRONOMIA (36h) Projeto de Interiores para Hotéis e Pousadas (18h)

Este módulo tem como objetivo apresentar os diversos tipos de hotéis e seus espaços arquitetônicos criando repertório necessário às futuras abordagens do programa. A área da hotelaria voltada para os negócios e lazer está se desenvolvendo de forma muito rápida visando atender ao crescente público desses setores. Com o advento das viagens aéreas e da globalização este crescente mercado vem se tornando cada vez mais uma grande oportunidade de trabalho para os arquitetos e designers de interiores.

Projeto de Interiores para Restaurantes, Bares e Cafés (18h)

A área de alimentação é uma das que mais requisitam os Designers de Interiores. Com senso estético e formação técnica, o Designer de Interiores propõe soluções funcionais para pequenos espaços como cafés e lanchonetes passando por restaurantes e até redes de alimentação. A disciplina tem como foco a análise da percepção arquitetônica e as considerações técnicas para formatação do projeto diante do atual interesse na valorização de ambientes destinados às experiências gastronômicas, onde o interesse em garantir as melhores soluções está diretamente relacionado à concepção, estrutura e qualidade desses ambientes.

MÓDULO 07 – PROJETOS DE AMBIENTES CORPORATIVOS (36h) Projeto de Interiores para Clínicas de Estética e Consultórios (18h)

Os consultórios e clinicas de estética se multiplicam e exigem do profissional sólidos conheci-mentos sobre a legislação e normas. Os trataconheci-mentos e procediconheci-mentos médicos e estéticos exigem espaços altamente qualificados sob o ponto de vista técnico: iluminação, cor, ambientação e componentes estéticos. A disciplina apresenta metodologias que envolvem conceitos tais como conforto, comodidade, privacidade e ainda elementos visuais e perceptivos que proporcionam bem estar aos usuários.

Projeto de Espaços Corporativos (18h)

Projetar espaços de trabalho significa interpretar a concepção organizacional contemporânea, sob os aspectos funcionais e relacionais e os respectivos desdobramentos no layout dos ambientes.

FASE III

MODULO 08 – GESTÃO DO ESCRITÓRIO E DO PROJETO (36) Planejamento, Orçamento e Reforma (12h)

Nesta disciplina o aluno irá reunir os processos, os custos e demais variáveis através de uma organização sistêmica antes da execução do projeto.

(6)

6 Serão abordados nesta disciplina os principais aspectos implicados na execução de um projeto, seus vários tipos de uso, para aumento da sua qualidade na prestação do serviço: projeto e execução da reforma. Serão trabalhadas questões ligadas ao projeto, ao cliente, aos vários processos implicados em uma reforma, suas etapas, aos materiais, aos fornecedores e colaboradores, ao controle de qualidade e a remuneração.

Administração de Escritório (12h)

A disciplina vai apresentar questões fundamentais da administração de um estúdio de Interior Design. Sua apresentação profissional, a organização de portfólio e site, a elaboração de

propostas técnico-financeiras, a gestão do negócio, assim como elementos básicos de marketing profissional. Este módulo pretende instrumentalizar o Designer de Interiores com relação às questões técnico-administrativas, passando pela gestão geral de um escritório, hierarquias, “team work”, produção, desenvolvimento, normalização de processos até questões de análise de merca-do e posicionamento e leitura merca-do perfil merca-do cliente.

Prática Profissional (12h)

Esta disciplina visa orientar o aluno a organizar seu repertório profissional para fazer

apresentações, ministrar palestras de maneira objetiva, prática e concisa dos assuntos. Pensar no público, focar em áreas de interesses e oferecer abrangência de conteúdo.

MODULO 09 – ESTRATÉGIAS EM DESIGN e INOVAÇÃO dos AMBIENTES (36h) Design Thinking (12h)

A abordagem do Design Thinking fornece a possibilidade de identificação dos interesses e dos usos relacionados ao ambiente sob novas perspectivas, oferecendo assim opções para soluções inovadoras nos projetos. Permite melhor entendimento dos aspectos que influenciam a

percepção das pessoas em relação às expectativas, aos contextos e às experiências, suas causas e consequências.

Design de Negócios e Design de Interiores (12h)

A disciplina se dedica ao entendimento e a proposição de modelos de negócio para a área de design de interiores, contribuindo assim para análise e avaliação dos resultados, dos processos e dos atributos relacionados ao projeto do ambiente. O objetivo é instrumentar o diálogo com a área do negócio, visando promover uma visão estratégica para oferecimento de novos serviços e produtos voltados para o mercado de design de interiores.

Design de Interiores e Design de Serviços (12h)

Esta disciplina dedica-se ao estudo dos pontos de contato do usuário com os serviços ou produtos oferecidos na área de projeto de interiores visando melhorias estratégicas. Desta forma,

possibilitar o acompanhamento da trajetória do usuário dentro do espaço, dos pontos de contato com a Marca, dos serviços oferecidos, permitindo assim a identificando dos aspectos falhos visando o oferecimento de melhorias.

(7)

7 MODULO 10 – SEMINÁRIOS TEMÁTICOS (30H)

Para favorecer o networking entre os alunos, professores e profissionais convidados, ao longo do curso haverão 10 encontros com debates sobre temas contemporâneos de mercado, workshops e palestras com temas transversais aos cursos sobre os desafios do mercado profissional:

networking, coaching e mentoring.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC (40H) Orientação de Projeto Final

Trabalho de Conclusão de Curso TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é a etapa necessária e obrigatória para receber a certificação do curso. Por meio de parcerias com empresas ou tema proposto pela instituição, o aluno desenvolverá um projeto final, com metodologias, orientação, formatação e apresentação conforme regulamento próprio e será submetido a uma banca pública de avaliação.

Metodologia e Apresentação do TCC em Interiores

O objetivo é orientar o aluno a desenvolver processos de pesquisa, a coletar de informações, a analisar os ambientes e seus usuários, observar as etapas que constituem o projeto a fim de preparar documentos que representem estas realidades através de procedimentos

metodológicos. COORDENAÇÃO

Cintia Lie Matuzawa é arquiteta urbanista pela UEL – Universidade Estadual de Londrina, com MBA em Trade Marketing.

Em 2001, iniciou sua incursão na área de Visual Merchandising através da arquitetura comercial onde participou do desenvolvimento de conceitos em redes de lojas por todo o Brasil.

Desde então vem desenvolvendo projetos e consultoria em VM, tanto na área de Design de Interior quanto em novos conceitos de exposições de produtos e cenografia de vitrine.

Na área comercial, trabalhou por seis anos como coordenadora de VM da Le Lis Blanc Deux Casa e hoje tem agregado conhecimentos deste segmento varejista do popular ao alto luxo.

Na indústria desenvolveu uma linha de equipamentos modulares para uso em espaços comerciais unindo design à produção em série.

Possui sete anos de experiência na área acadêmica como professora e atualmente é responsável pelo curso de Pós Graduação Em Design de Interiores do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo.

Referências

Documentos relacionados

Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF): procedimentos efetuados sobre a matéria-prima e insumos até a obtenção de um produto final, em qualquer etapa de seu

2 — Quando as transferências de carteira abranjam contratos cobrindo riscos situados em território por- tuguês ou em que Portugal seja o Estado membro do compromisso, os segurados

Isso indica que o modelo euleriano baseado na equação (108) com a difusividade turbulenta dada pela expressão (100) é adequado para descrever o efeito da turbulência na difusão

ou água, por gavagem, 18h e 42h após o trauma térmico, e colheita de urina de 24 horas; 3) procedimento cirúrgico para colheita das amostras (pele queimada do dorso, pele sadia

Regarding the

1) Reconhecer a historicidade da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, ou melhor, a percepção desta data como resultante de intensa atividade do movimento negro no

O Brasil, maior produtor mundial, possui um número considerável de patentes nessa área, entretanto, novos investimentos devem ser feitos na cadeia produtiva do sisal para

A proporção de pessoas que tiveram de comprar medicamentos após tentativa fracassada de obtenção pelo Sistema Único de Saúde foi maior entre os mais pobres (11,0%), mulheres