• Nenhum resultado encontrado

Algumas considerações sobre a infância e as políticas de educação infantil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Algumas considerações sobre a infância e as políticas de educação infantil"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Algumas considerações sobre

a infância e as políticas de

educação infantil

Maria Letícia Nascimento*

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar considerações sobre as políticas públicas voltadas para a educação infantil e sobre o lugar ocupado pelas crianças pequenas no sistema educacional, a partir de um quadro teórico que compreende a infância como uma categoria na estrutura social e, portanto, as crianças como atores sociais, sujeitos de direito que constroem culturas. Neste sentido, em primeiro lugar, discute os caminhos que tornam possível o novo paradigma da infância, para, em seguida, rever as políticas, referindo brevemente o desenvolvimento de pesquisas nacionais e internacionais. Pretende discutir as-pectos da (in)visibilidade da infância e questões concretas que impedem as crianças pequenas de exercerem seu pleno direito à educação infantil.

Palavras-chave: Pequena infância – políticas públicas – le-gislação.

Reflections on childhood and policies for

early childhood education

Abstract

The objective of this paper is to reflect on the public policies for early childhood education e the place of small children within the educational system, starting from a theoretical fra-mework that understands childhood as a category in the social structure and, thus, children as social actors and subjects of right who create culture. In this sense, it first discusses what

* Docente da Feusp, pesquisadora na área da Sociologia da Infância e Educação Infantil. E-mail: letician@usp.br.

(2)

makes the new paradigm of childhood possible and, then re-views the policies, with a brief reference to the development of national and international researches. It attempts to discuss some aspects about the (in)visibility of childhood and concrete issues that prevent small children to exercise their full right to education.

Keywords: Early childhood – public policies – law.

Algunas consideraciones sobre la infancia y

las políticas de educación de la niñez

Resumen

El objetivo de este trabajo es presentar consideraciones sobre las políticas públicas de educación infantil y el lugar ocupado por los niños pequeños en el sistema educativo, desde un marco teórico que comprende la infancia como una categoría en la estructura social y, por tanto, los niños, como actores sociales, sujetos de derecho que conforman culturas. Para eso, en primer lugar, examina los caminos que hacen posible el nuevo paradigma de la infancia, a continuación, revisar las políticas, indicando brevemente el desarrollo de investigaciones nacionales e internacionales. Busca discutir aspectos de la (in) visibilidad de los niños y cuestiones concretas que impiden que los niños ejerzan su derecho pleno a la educación.

Palabras clave: Pequeña niñez – políticas públicas – legislación. Pensar a infância no Brasil significa considerar diferentes grupos de crianças, cujas vidas e oportunidades, na maior parte das vezes, são determinadas por diferentes condições econômicas e sociais. Neste sentido, pode-se pensar que, apesar da legislação que universaliza os direitos das crianças (Constituição Federal de 1988, Convenção dos Direitos da Criança1, de 1989, Estatuto da

Criança e do Adolescente, de 1990), o respeito ou a restrição a esses direitos pode ser relativo ao grau de pobreza, ao gênero, à etnia ou à pouca idade. Ainda que, no caso das crianças pe-quenas, o grau de pobreza tenha acompanhado o surgimento e o desenvolvimento das instituições educacionais voltadas a

1 Sobre a CDC, um recente artigo de Rosemberg e Mariano (2010) apresenta suas

(3)

elas, como se verifica em diversos artigos2 e nas referências na

legislação3, parece interessante trazer para essas considerações

a restrição causada pela última categoria, a idade, que tem sido pouco aclamada, pesquisada ou discutida, principalmente porque, do ponto de vista geracional, as relações sociais entre a infância e o mundo adulto enfatizam a subordinação da primeira, com-preendida como tempo de passagem em direção à vida adulta. Há uma interpretação negativa atribuída às características infantis, relacionada à vulnerabilidade física e moral, que pro-duz práticas sociais de proteção e de controle que, em última instância, restringem a visibilidade das crianças – e seus direitos. Em outras palavras, é natural que o adulto decida sobre a in-fância e que esta fique limitada às interpretações – construídas cultural ou socialmente – pelo mundo adulto. De acordo com Qvortrup (2011[1993]), ao contrário, a infância deve ser com-preendida como uma forma estrutural de qualquer sociedade, e como tal,

é conceitualmente comparável com o conceito de classe, no sentido da definição das características pelas quais os membros, por assim dizer, da infância estão organizados, e pela posição da infância assinalada por outros grupos sociais, mais dominantes (adultos)” (2011, p. 203).

A organização social, portanto, utiliza o aspecto biológico para definir socialmente o lugar da infância e, dessa forma, os relacionamentos entre os adultos e as crianças envolvem tanto o exercício do poder quanto a expressão do amor (DAHLBERG et al., 2003, p. 71).

2 �radicionalmente, a creche é associada ao assistencialismo, ao favor, às crianças po-�radicionalmente, a creche é associada ao assistencialismo, ao favor, às crianças

po-bres (ver KUHLMANN Jr., 1998; ROSEMBERG, 1989), mas também a pré-escola pública assume essas características em seu surgimento no município de São Paulo, como explicita o artigo de Campos (1985).

3 Ver, por exemplo, o Plano Nacional de Educação de 2001, que afirma, em suas

di-retrizes, que a prioridade da educação infantil deve ser dada às crianças das famílias de menor renda, acrescentando que “a expasão que se verifica no atendimento das crianças de 6 e 5 anos de idade conduzirá invariavelmente à universalização, trans-cendendo a questão da renda familiar”.

(4)

O confinamento das crianças em determinados lugares considerados apropriados ao seu desenvolvimento ou socializa-ção – as escolas e as creches – faz parte, assim, de um sistema de proteção e de preparação para o futuro, o que, por um lado, amplia a atenção à infância e às suas necessidades, e, por outro, cerceia sua participação na vida social, tornando-a invisível para a sociedade como um todo. Cabe aqui lembrar o papel das ciên-cias, sobretudo da pediatria e da psicologia, no estabelecimento de um modelo universal de criança, que camuflou as crianças concretas, contribuindo para sua invisibilidade.

O impacto das políticas sociais mais amplas, porém, traz as crianças concretas à ordem do dia, direta ou indiretamente. Qvortrup (2010) argumenta que, por exemplo, o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho, acompanhado pela necessidade da criação de creches e de espaços educacionais extraescolares, torna-se uma “política que visa deliberadamente à infância, embora, em um primeiro momento, a entrada das mulheres no mercado de trabalho não incluísse uma preocupa-ção com as crianças ou a infância; ela se tornou necessária em um segundo momento” (p. 784). Neste sentido, essa e outras políticas que afetam diretamente as vidas das crianças, além de sua aclamada condição de sujeitos de direitos, desencadeiam estudos que estabelecem novos paradigmas sobre a infância. Ou seja, as crianças passam de um reconhecimento como seres universais, frágeis e imaturos, para tornarem-se pessoas con-cretas e contextualizadas, submetidas aos mesmos problemas que atingem o grupo social do qual fazem parte. De acordo com essa perspectiva, altera-se a posição e o caráter natural e universal atribuído à infância na estrutura social da sociedade atual (NASCIMEN�O, 2010).

São duas as principais referências que sustentam os novos paradigmas da infância: na mesma década de 1990, a sociologia da infância se constituiu como campo de conhecimento e a experiência das creches de Reggio Emilia, cidade do norte da Itália, começou a ser divulgada. Essas referências internacionais provocaram significativas alterações naquilo que será denomina-do visibilidade da infância. Em relação à primeira, foi delineadenomina-do

(5)

um pressuposto, compartilhado por diferentes ciências sociais, de que as crianças são atores sociais e participantes ativos da vida em sociedade, o que as coloca como centro da pesquisa, estudadas em seus próprios direitos. A segunda parte coloca uma concepção de criança “forte, poderosa, competente e, acima de tudo, conectada aos adultos e outras crianças” (MALAGUZZI, apud MOSS; PE�RIE, 2002, p. 101), que se expressa por meio de diferentes linguagens. As duas referências se entrecruzam na constatação de que as crianças não são seres passivos, mas desenvolvem interações complexas, desde muito cedo, com os adultos e com seus pares etários.

Os estudos da infância vão ainda sustentar que as crianças têm plena capacidade de produção simbólica e que constituem suas representações e crenças em sistemas organizados, ou seja, em culturas (SARMEN�O; PIN�O, 1997). Por culturas infantis, Corsaro define “um conjunto estável de atividades ou rotinas, artefatos, valores e preocupações que as crianças produzem e compartilham em interação com as demais” (2011, p. 128). Sua produção influencia e é influenciada pelo mundo adulto, ao qual as crianças reagem, tanto para dar-lhe sentido quanto para retirar elementos para lidar com outras crianças e outros adultos.

As políticas de educação infantil

Determinada como direito da criança, dever do Estado e escolha da família na Constituição Federal de 1988 (CF/88), e instituída como primeira etapa da Educação Básica pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei 9394/96), a educação infantil foi impactada pela intensa discussão interna-cional e, do ponto de vista nainterna-cional, tornou-se objeto de ampla revisão das concepções de infância presentes nos projetos e nas práticas pedagógicas.

É importante lembrar que a etapa da educação infantil foi constituída legalmente pela junção entre creches e pré-escolas, instituições de diferentes origens e histórias, o que levou as creches, tradicionalmente alocadas em secretarias de assistência social, a serem transferidas para as secretarias de educação. Além disso, do ponto de vista da visibilidade da pequena infância, há

(6)

menos informação sobre as crianças nas creches e instituições similares do que nas pré-escolas, inseridas nos sistemas públicos de educação há mais tempo. O Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio �eixeira (Inep) realizou, em 2000, o primeiro cadastro nacional de instituições que atendem crianças peque-nas, com o objetivo de conhecer as dimensões da demanda e do atendimento, informação publicada parcialmente em 2001. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza, por sua vez, um trabalho sistemático de produção, organização e divulgação de estatísticas relativas à população de crianças de 0 a 6 anos, dentro do grupo etário mais amplo de 0 a 17 anos, utilizando várias fontes de informações. Entretanto, as estatísticas sobre educação infantil começaram a ser sistematizadas a partir do Anuário estatístico de 1974 (KAPPEL et al., 2001), ao passo que as informações socioeducacionais das crianças de 0 a 4 anos de idade foram incluídas sistematicamente na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) a partir de 1995 e incluídas no Censo Demográfico a partir de 2000 (KAPPEL, 2001).

As políticas públicas para a pequena infância, desde os do-cumentos publicados pelo MEC na primeira metade da década de 1990 – os chamados documentos das carinhas4 – até a Política

Na-cional5, de 2006, têm buscado pautar-se pela concepção de criança

como sujeito de direitos e ator social. As Diretrizes Curriculares Nacionais, tanto em sua versão de 1999 (Resolução CNE/CEB 1/1999), quanto na atualização de 2009 (Resolução CNE/CEB 5/2009), apresentam a mesma concepção. Isso deveria indicar que as instituições de educação infantil – creche e pré-escola, nos termos da Lei 9.394/96 – desenvolvem um trabalho que valoriza e visibiliza as crianças pequenas, promovendo-as como sujeitos de direito. Entretanto, não é esse o quadro que se apresenta.

4 Estes buscavam a superação da dicotomia educação/assistência, explicitando objetivos,

diretrizes e linhas de ação prioritárias para o segmento, para a garantia do direito da pequena infância a uma educação de qualidade (BARRE�O, 1995).

5 “[…] atualmente emerge uma nova concepção de criança como criadora, capaz de

estabelecer múltiplas relações, sujeito de direitos, um ser sócio-histórico, produtor de cultura e nela inserido” (BRASIL, 2006, p. 8).

(7)

Em primeiro lugar, parece importante apontar que a LDB 9.394/96, ao mesmo tempo em que regulamentou a educação infantil, determinou a municipalização desta etapa e do ensi-no fundamental. Sobre a municipalização, parece interessante esclarecer que, no Brasil, o Estado responde pela garantia do conjunto de direitos sociais, embora, como federação, haja uma distribuição de competências entre os entes federados para a oferta da educação. Os recursos tributários, assim, são distri-buídos de maneira a sustentar a implementação e manutenção das políticas educacionais. O regime de cooperação entre os entes federados, previsto na CF/88, a partir do princípio do federalismo cooperativo, contudo, não foi regulamentado, o que, de acordo com análise de Araújo (2010), “em conjunto com a extrema fragmentação orçamentária da descentralização de perfil municipalista mitigam as possibilidades de melhoria das políticas de acesso e permanência na escola […]” (p. 237).

A propósito da desigualdade relativa à municipalização ainda em 1996, foi aprovada a Lei 9.424/96, que instituía o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef)6, que instituía mecanismos

de redistribuição de receitas, em regime de colaboração, e “alte-rou os dispositivos constitucionais, definindo a atuação prioritária de cada ente da federação” (ARAÚJO, 2010, p. 238, grifo no original). Nessa linha, o Fundef reforçava a municipalização e, como anuncia seu nome, financiava e valorizava o ensino fundamental, de maneira que o financiamento para a educação infantil, nos municípios, concorria com o destinado ao ensino médio, o que, para Didonet (2000), representava “um instru-mento governamental concreto que pode(ria) levar, por tabela, a educação infantil à asfixia” (p. 20).

Alterado pela Lei nº 11.494/07, que instituiu o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valori-zação do Magistério (Fundeb)7, o recurso para o financiamento

da educação infantil foi garantido legalmente, ainda que, num primeiro momento, as creches tivessem sido excluídas desse

6 Emenda Constitucional (EC) n. 14/96. 7 Emenda Constitucional (EC) n. 53/06.

(8)

Fundo, fato que gerou grande mobilização dos movimentos sociais e que apontava para a visão fragmentada da etapa por parte de políticos e legisladores.

Dentre os documentos nacionais relativos à implementação de políticas públicas, aqui, para a educação infantil, o Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 10.172/01, constatou que, se por um lado, o investimento na educação infantil constituía um movimento internacional de apoio às famílias e ao desenvolvi-mento das crianças, por outro, sua oferta era desequilibrada em relação às creches e às pré-escolas, visto que havia poucos dados disponíveis sobre a primeira e uma quantidade maior sobre a segunda. Propunha, em primeiro lugar, a melhoria da qualidade do atendimento, e estabelecia a meta de 50% de atendimento às crianças de 0 a 3 anos de idade e de 80% para as de 4 a 6 anos, destacando sua tendência à universalização.

A propósito da ideia de universalização, em 2005, as crianças de seis anos de idade foram compulsoriamente trans-feridas da educação infantil para o ensino fundamental pela Lei 11.114/05, que instituiu o início da obrigatoriedade do ensino fundamental aos 6 anos. Essa determinação, prevista pelo Art. 87, da LDB de 1996, se coaduna com a exclusividade do fi-nanciamento para o ensino fundamental pelo Fundef, ou seja, um número maior de crianças equivalia a maiores recursos ao município. Na análise de Arelaro et al. (2011), esse procedimen-to provocou o aumenprocedimen-to médio do número de alunos em cada turma, sem que houvesse, de fato, investimento na ampliação da quantidade de escolas ou de professores/as. E, do ponto de vista das crianças, é importante destacar que perdiam um ano de seu direito à educação, isto é, o último ano da educação infantil era o primeiro ano do ensino fundamental.

Essa situação foi regularizada pela Lei 11.274/06, que insti-tuiu o ensino fundamental de nove anos, considerando seu início aos seis anos de idade, o que, de certa maneira, devolveu o ano perdido às crianças. Essa mudança estrutural que, a princípio, provocaria uma reorganização dos sistemas municipais de educa-ção, no sentido do acolhimento das crianças menores (uma vez que havia um prazo dado para a implementação da Lei), acabou

(9)

por tornar-se uma improvisação, sem que fosse dada atenção a essa mudança em grande parte dos municípios8.

A ampliação do período de duração do ensino fundamental para nove anos – e a consequente universalização do ensino para as crianças a partir dos 6 anos de idade – acabou por provocar diferentes questões para a educação infantil. A primeira delas refere-se à matrícula de crianças de 5 anos no ensino fundamental, prática de vários municípios, cuja regularização foi objeto de Proje-to de Lei9, em 2008. Mais uma vez, a articulação dos movimentos

sociais sensibilizou alguns políticos e o projeto foi adiado. Outra questão polêmica foi a transferência de crianças de 3 anos de idade da creche para o primeiro estágio da pré-escola, então esvaziada, em alguns municípios do estado de São Paulo. O arranjo, cujo objetivo era ampliar o número de vagas nas cre-ches, foi contestado pelo Ministério Público porque as crianças eram matriculadas em salas inadequadas, com um número médio de 35 crianças para um professor, o que contrariava a propor-ção 18/1, indicada nas orientações federais. A regulamentapropor-ção elaborada pelo CNE e, sobretudo, a aprovação da Emenda Constitucional 59/2009, significou o retorno das crianças de 3 anos para as creches, ainda que em piores condições, pois as salas acolhem atualmente, ao menos no município de São Paulo, 25 crianças de 3 anos de idade, número que ainda contraria a proporção ideal.

A aprovação da EC59/2009, que torna o ensino obrigatório de 4 a 17 anos, como estratégia para assegurar o direito à edu-cação de maneira ampliada, por um lado beneficia as camadas mais pobres da população, pois “estima-se um adicional de 3,96 milhões de alunos, em todo o país, para universalizar a educação básica para a população de quatro a 17 anos […] 41% da popu-lação a ser matriculada é oriunda das famílias que se encontram entre os 20% mais pobres” (PIN�O; ALVES, 2010, p. 216).

8 Para uma avaliação da implantação do ensino fundamental de nove anos, ver o

dossiê Educação Básica Obrigatória (Retratos da Escola/Escola de Formação da Confederação Nacional dos �rabalhadores em Educação (Esforce) – v.4, n.7, jul./ dez.2010) e a edição temática: ensino fundamental de nove anos, da Revista Educação e Pesquisa, v.37, n.1, jan./abr.2011.

(10)

Por outro lado, considerando a educação infantil como etapa da educação básica, a medida a fragmenta, pois exclui as crianças de 0 a 3 anos e abala a concepção de creche como espaço legítimo de educação e cuidado da criança pequena.

Poder-se-ia ponderar se é ou não adequado tornar a edu-cação dos bebês obrigatória, mas essa ponderação nos remeteria a outro artigo. Pode-se, contudo, levantar a seguinte questão: se a educação infantil é dever do Estado, ela é obrigatória, pois o Estado deve atender o direito da população à educação desde o nascimento. O compromisso novo que se estabelece com a EC59/09 é com os pais, que serão obrigados a matricular seus filhos na escola ou pré-escola. Assim, a possibilidade de a família escolher se quer ou não que suas crianças frequentem a educação infantil fica só para os pais e mães de crianças até três anos.

Ainda que o tema demande uma reflexão mais elaborada, cabe considerar que duas medidas legais diferentes para uma mesma etapa de educação dividem a etapa em duas, recuperando, de certa maneira, sua divisão histórica. Uma segunda conside-ração, mesmo que apresentada como especulação, uma vez que a medida legal não foi ainda implantada, é a possibilidade de a pré-escola ser compreendida como antecipação da escola, como ocorreu nos anos de 1970 e 1980, por ocasião da formalização da educação pré-escolar no Brasil. Não há dúvida de que atribuir característica antecipatória à educação de crianças de 4 e 5 anos fará com que a identidade da educação infantil, em construção porque recentemente formalizada, tenda a se fragmentar. Em outras palavras, serão as crianças de 4 e 5 anos identificadas com as propostas pedagógicas do ensino fundamental e perde-rão seu direito a uma educação cujos eixos são a brincadeira e a interação (DNCEI, Art. 9º)?

Acrescente-se que, tomando os índices de acesso da peque-na infância à educação infantil – aproximadamente 18% e 74%, em relação às creches e pré-escolas, respectivamente, segundo dados do Censo da Educação Básica do Inep –, verifica-se uma desigualdade interna na etapa. Se as crianças de 4 e 5 anos, por conta inclusive da legislação, têm um horizonte de

(11)

universaliza-ção do acesso à educauniversaliza-ção infantil, o mesmo não acontece em relação às crianças de 0 a 3 anos de idade.

No município de São Paulo, por exemplo, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação10, em março de 2011

havia 190.691 crianças matriculadas em creche e 186.162, em pré-escola, para uma demanda de 127.651 e 14.839, respectiva-mente, dados que confirmam os índices nacionais.

Pode-se argumentar que o município desenvolve ação em relação ao seu dever de atender à demanda por creches, embora o faça ampliando convênios com instituições não governamen-tais, filantrópicas ou assistenciais, como indicam os números apresentados em seu portal11: 313 creches diretas, 316 indiretas12

e 770 conveniadas, além de 463 escolas de educação infantil (pré-escolas). Em relação aos convênios, estes devem ser uma alternativa provisória, com sistema regular de acompanhamento, controle e supervisão na forma de apoio técnico-pedagógico para garantir que correspondam ao padrão mínimo de qualidade indicado na legislação.

Pequena infância e educação infantil

A argumentação apresentada até aqui revela contradições significativas em relação às políticas voltadas à primeira infância e às crianças como sujeitos de direito. A legislação proporcionou aos sistemas públicos de educação, nas últimas décadas, a opor-tunidade de assumirem o compromisso de transformar espaços de assistência em espaços educacionais, assim como de elaborar

10 Dados disponíveis em: <http://www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/

demanda/ALUNOS_DEMANDA_DIS�RI�O%20-%20DOM%2020110401.pdf.> Acesso em: 10 mai. 2011.

11 http://eolgerenciamento.prefeitura.sp.gov.br/frmgerencial/NumerosCoordenadoria.

aspx?Cod=000000

12 Creches indiretas são administradas por entidades privadas, que “gerenciam o próprio

municipal e os bens móveis necessários ao funcionamento, para desenvolverem ati-vidades correspondentes ao plano de trabalho específico, inclusive quando o imóvel for locado pela Secretaria Municipal de Educação”. Informação disponível em <http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Anonimo/EdInf/convenios.aspx?MenuID=

(12)

projetos pedagógicos contextualizados e significativos, ou seja, por força legal, poderiam ter desencadeado um processo de reorganização, com o objetivo de atender ao direito à educação de qualidade.

Este direito, de acordo com pesquisas internacionais e nacionais, tem como proposição uma pedagogia da infância, ou seja, a organização dos espaços e dos tempos que privilegia a brincadeira e a voz das crianças, coconstrutoras de seus pro-cessos de desenvolvimento, de aprendizagem e de socialização. Nessa linha, a participação e a visibilidade das crianças pequenas e a produção de culturas infantis são a base.

Verifica-se, assim, um descompasso entre as potencialidades das crianças e as oportunidades postas à sua disposição, retirando das crianças as conquistas obtidas a partir de seu reconhecimen-to como sujeireconhecimen-tos de direireconhecimen-tos – sobretudo do direireconhecimen-to à educação desde o nascimento.

Referências

ARAUJO, G. C. Direito à educação básica: a cooperação entre os entes fede-rados. Retratos da Escola, Brasília, v. 4, n. 7, p.231-242, jul./dez. 2010. ARELARO, L. R. G.; JACOMINI, M.; KLEIN, S. B. O ensino fundamental de nove anos e o direito à educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 35-51, jan./abr. 2011.

BARRE�O, A. M. R. F. Educação infantil no Brasil: desafios colocados. Cadernos CEDES: Grandes políticas para os pequenos, Campinas, v. 37, p. 7-18, 1995.

BRASIL. Parecer CNE/CEB 020/2009; Resolução CNE/CEB N. 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação/Câmara da Educação Básica, 2009. BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Contagem da popu-lação 2007. Disponível em:

<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/contagem2007/default. shtm>. Acesso em:12/12/2010

BRASIL. Lei n. 11.494, de 24 de junho de 2007. Fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação. Brasília: Fundeb, 2007.

(13)

BRASIL. Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Plano Nacional de Educa-ção. Diário Oficial da União, Brasília, 10 de janeiro de 2001, Seção I, p. 3-5. BRASIL. Parecer CEB 022/98; Resolução CEB 1/1999. Diretrizes Curricu-lares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação/ Câmara da Educação Básica, 1999.

BRASIL. Lei n. 9.424, de 24 de dezembro de 1996. Fundo de manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental e de valorização do magistério. Brasília: Fundeb, 1996.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.

BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990.

BRASIL. Decreto 99.710, de 21 de novembro de 1990. Promulga a Con-venção sobre os Direitos da Criança, Diário Oficial da União, Brasília, 22 nov. 1990.

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio �eixeira. Censo Escolar da Educação Básica de 2009. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/basica/censo/censo.asp>. Acesso em: 12/12/2010

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Coordenação Geral da Educação Infantil. Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação. Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Coordenação Geral da Educação Infantil. Política Nacional de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF/DPE/ COEDI, 1994.

CAMPOS, M. M. Pré-escola: entre a educação e o assistencialismo. Escola Municipal, ano 16, n.13, 1985.

CORSARO, W. A. Sociologia da infância. �rad. Lia Gabriele Regius Reis. Porto Alegre: Artmed, 2011.

_____. The Sociology of Childhood. �housand Oaks, CA: Pine Forge Press, 1997.

DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A. Qualidade na educação da pri-meira infância: perspectivas pós-modernas. �rad. Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2003.

(14)

DIDONE�, V. A. LDB e a política de educação infantil. In: MACHADO, M. L de A. (Org.). Educação infantil em tempos de LDB. São Paulo: FCC/ DPE, 2000. p. 13-24.

KAPPEL, M. D. B. Educação infantil e grupo populacional de 0 a 6 anos. Revista Brasileira de Estudos de População, v.18, n. 1/2, p. 35-57, jan./ dez. 2001.

_____.; CARVALHO, M. C.; KRAMER, S. Perfil das crianças de 0 a 6 anos que frequentam creches, pré-escolas e escolas. Revista Brasileira de Educação, n.16, p.35-47, jan.-abr. 2001.

KUHLMANN JR., M. Infância e educação infantil: uma abordagem histó-rica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

MOSS, P.; PE�RIE, P. From children’s services to children’s spaces. Public Policy, Children and Childhood. London: Routledge, 2002.

NASCIMEN�O, M. L. B. P. A creche na educação infantil: entre o ofício e o direito. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 15, n. 29, p. 555-566, 2º sem. 2010.

PIN�O, J. M. R.; ALVES, �. Ampliação da obrigatoriedade na educação básica: como garantir o direito sem comprometer a qualidade? Retratos da Escola, Brasília, v. 4, n. 7, p. 211-228, jul./dez. 2010.

QVOR�RUP, J. Nove teses sobre “infância como um fenômeno social”. Pró-Posições. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas, v. 22, n.1, p. 199-211, jan./abr. 2011.

_____. Infância e política. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n.141, p.777-792, set./dez. 2010.

_____. Nine theses about “childhood as a social phenomenon”. Eurosocial Report. Childhood as a Social Phenomenon: Lessons from an International Project. n. 47. Vienna: European Centre/Sydjysk Universitetscenter, 1993. p. 11-18.

ROSEMBERG, F.; MARIANO, C. L. S. A convenção internacional sobre os direitos da criança: debates e tensões. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 141, p. 693-728, set./dez. 2010.

ROSEMBERG, F. (Org.). Creche. São Paulo: Cortez/FCC, 1989. (�emas em destaque - 1).

SARMENTO, M.; PINTO, M. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: PIN�O, M.; SARMEN�O, M. (Coords.). As crian-ças: contextos e identidades. Braga: Universidade do Minho, 1997. p. 9-30.

Referências

Documentos relacionados

De acordo com os dados é explícito que no ano de 2004 71.9% de crianças eram atendidas na pré-escola e após a implementação de políticas públicas para a educação infantil com

A pesquisa Docência na Educação Infantil: um estudo sobre o trabalho pedagógico com bebês e crianças pequenas em escolas de Educação Infantil da rede municipal de ensino de

Na esteira des- sas questões, debato também sobre o lugar da arte nas políticas públicas para educação infantil, espe- cialmente no que diz respeito à formação docente e

Nos últimos anos, foram registrados importantes avanços no âmbito das políticas de Educação Infantil – inclusão da Educação Infantil na esfera da Educação Básica, adoção

Portanto, compreender como os familiares das crianças matriculadas nas escolas de educação infantil constroem suas RS sobre a infância e a educação infantil é

Em vista disto, este estudo tem como objetivo refletir sobre a atuação do(a) psicólogo(a) escolar no campo da Educação Infantil, diante das políticas públicas

Este segmento do estudo pretende apresentar as políticas que direcionam o espaço e a infraestrutura na educação infantil no Brasil, neste contexto contempla os Parâmetros Nacionais

Depois, se analisam as Políticas Públicas da primeira infância, os primeiros atendimentos às crianças pequenas, a criação e extinção de programas para solucionar os problemas