• Nenhum resultado encontrado

Christine Maria Silva Carvalho Denes Martins de Morais Gilcimar Ruezzene Lázaro José de Oliveira Marcelo Dias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Christine Maria Silva Carvalho Denes Martins de Morais Gilcimar Ruezzene Lázaro José de Oliveira Marcelo Dias"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Engenharia Civil

Engenharia de Produção Engenharia Elétrica Engenharia Ambiental Engenharia de Alimentos

Projeto Unificado IV- Regulamento “Pista Maluca”

Professores de projetos: Ana Carla Stieven

Christine Maria Silva Carvalho Denes Martins de Morais Gilcimar Ruezzene Lázaro José de Oliveira Marcelo Dias

Professores Orientadores: Denes Martins de Morais Marcelo Dias

Objetivos específicos

Elaborar uma pista de teste aplicando os conceitos físicos, matemáticos, a estabilidade e a segurança. Um objeto/corpo será solto ou impulsionado sobre uma rampa, e deverá transmitir a energia a outro objeto/corpo parado, e este deverá cumprir um percurso pré-definido e chegar ao final. Para isso, serão necessários conhecimentos básicos sobre:

 Velocidade e aceleração;  Energia potencial e cinética;  Força, força de atrito, força peso;  Colisões;

 Estabilidade;

 Desenho básico para o projeto.

Metodologia e desenvolvimento

O projeto será desenvolvido em grupos com oito alunos, que deverão ter igual participação no cumprimento de cada etapa da disciplina. O projeto consistirá em quatro etapas distintas e complementares, que só poderão ser realizadas após a conclusão da etapa anterior. O cumprimento de cada etapa do projeto deverá obedecer às regras e prazos específicos a cada uma

(2)

das etapas. O envio de trabalhos deverá ser feito pelo site www.univagengenharia.info, onde o líder de cada grupo deverá acessar a disciplina “PROJETO UNIFICADO IV”, preencher um formulário, anexar o arquivo correspondente à etapa desenvolvida, e enviar para a apreciação e atribuição de notas pelos docentes orientadores. A disciplina terá nota única, composta pela soma das notas de cada etapa proposta.

Cada uma das quatro etapas do projeto deverá ser desenvolvida da seguinte maneira:

Etapa 1

Corresponde à formação do grupo de acordo com a postagem dos nomes e e-mail dos integrantes no sítio www.univagengenharia.info.

Observação 1: Nomes completos em ordem alfabética; Cuidado com e-mails errados!

Etapa 2

O grupo deverá, a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o funcionamento de montanhas russas, desenvolver um croqui da possível pista a ser construída contendo dimensões reais e apresentado em diferentes perfis (vista frontal, lateral e aérea). A partir desse estudo inicial o grupo deverá, nesta etapa elaborar um banner com os elementos obrigatórios explícitos no anexo 01 e enviar o arquivo, em extensão pdf, pelo sítio www.univagengenharia.info link projetos, selecionando a pasta Projeto Unificado IV.

O banner encaminhado na Etapa 2, deverá ser impresso em folha A3 colorida, para ser entregue na Etapa 4, no dia da apresentação final, no momento da aferição do equipamento pelo grupo de professores.

Observação 2: Antes do envio da Etapa II o arquivo ÚNICO em PDF deverá ser renomeado com

identificação clara:

Exemplo padrão: ENC151BM-12-ETAPA 2 (Curso/Turma/turno – grupo - etapa) ENP151AN-09-ETAPA 2 (Curso/Turma/turno – grupo - etapa) EAL151BN-07-ETAPA 2 (Curso/Turma/turno – grupo - etapa)

Etapa 3

1- Esta etapa consiste na construção e teste do sistema:

a) O grupo deverá construir uma pista contendo a sequência: Rampa; loop 360° após rampa; senoidal (curva em S); e salto para uma plataforma. Porém é necessário utilizar um segundo corpo de prova, que deverá estar parado/repouso, e esse deverá receber a energia

(3)

para terminar o percurso determinado. Ressalto que o segundo corpo de prova poderá ser inserido em qualquer local da pista.

b) O grupo deverá encaminhar fotos de perfil, frontal, e lateral da pista (no mínimo cinco fotos, com identificação de cada elemento do grupo), bem como dos materiais utilizados.

Observação 3: Antes do envio da Etapa III o arquivo deverá ser renomeado de forma

padrão:

ENC151BM-12-ETAPA 3 (Curso/Turma/turno – grupo - etapa) ENP151AN-09-ETAPA 3 (Curso/Turma/turno – grupo - etapa) EAL151BN-07-ETAPA 3 (Curso/Turma/turno – grupo - etapa)

c) Deverá encaminhar o link de um vídeo postado no YouTube (tempo máximo do vídeo 3 minutos, tempo mínimo 2 minutos), mostrando os ensaios e testes realizados, com uma breve explicação conceitual sobre o trabalho desenvolvido pelo grupo.

2) Como parte para a realização da etapa 3, o grupo deve atender a exigência da Metodologia e Desenvolvimento (item 5), do Regulamento Geral dos Projetos Unificados das Engenharias, que diz;

“5- É critério de avaliação obrigatório, a presença de um representante do grupo, nas reuniões agendadas pelo orientador, bem como, comparecer na sala de orientação pelo menos três vezes durante o semestre letivo, sob pena de não ter cumprido etapa e não prosseguir na finalização do projeto”.

3) Para completa realização da Etapa 3 o grupo deve atender a exigência na Metodologia e Desenvolvimento (item 6), do Regulamento Geral dos Projetos Unificados das Engenharias, que diz;

“6-No semestre letivo de 2016/2, os alunos envolvidos nos Projetos Unificados das Engenharias, deverão participar da “Campanha Solidária das Engenharias do Univag”, arrecadando junto a comunidade local uma sacola solidária (especificações no regulamento da campanha), que deverá ser entregue na data e local determinado no regulamento da campanha, como um dos requisitos para cumprimento de etapa do projeto.”

(4)

Etapa 4

Apresentação presencial dos projetos junto aos orientadores. Nesta etapa, a pista será testada com o objeto que o grupo indicar, sendo obrigatória a realização de todo o percurso determinado inicialmente. Nessa etapa deverá ser apresentado o banner impresso em folha A3 colorida, ao grupo de professores no momento da aferição da pista.

Observações:

 A formação dos grupos é de responsabilidade dos discentes. Porém, uma vez formandos os grupos, é expressamente proibida à troca/saída de membros dos grupos;

 Apresentar o objeto/corpo para o teste da pista;

 A pista deverá apresentar boa estabilidade quando estiver sendo testado, não sendo possível aos discentes ficarem fazendo apoio ou segurando para que o mesmo não caia;  A montagem das pistas é de responsabilidade dos grupos, assim como qualquer material

necessário para execução dos testes. Não é possível modificar a pista no dia da apresentação final.

 Para classificação dos grupos serão utilizados os critérios de: criatividade, números de fases da pista (além das obrigatórias) e precisão;

 O grupo terá três chances para cumprir todo o percurso da pista com sucesso. Caso o grupo não obtenha sucesso nas três primeiras tentativas, haverá uma repescagem, porém o grupo não participará da classificação final.

 Na repescagem o grupo terá mais 7 (sete) chances. E caso, o grupo consiga realizar o trajeto satisfatoriamente, poderá obter a nota 7,0 pontos no máximo.

Instruções e Normas

Objeto/ Corpo de prova

Os objetos/corpos de prova do circuito ficarão a critério do grupo escolher o formato, massa e dimensões que melhor se adequar a pista.

Caso seja necessário, o corpo de prova ou objeto poderá ser impulsionado desde que informado a velocidade e a energia obtida pela impulsão. Não será permitido uso de corpo com tração proporcionada por fricção ou bateria.

(5)

Pista

A pista deverá conter:

- Uma base única, suporte, para toda a pista; (obrigatoriamente) - Uma rampa com comprimento livre e altura (H); (obrigatoriamente) - Um loop de 360° ao final da rampa (obrigatoriamente no final da rampa);

- Uma senoidal completa ao final do loop (curva em S) (obrigatoriamente) de forma que o corpo (objeto) fique perpendicular ao solo nas curvas. (Visando atender as exigências da perpendicularidade das curvas, o corpo de prova será colocado na senoidal, parado, e deverá cair da pista);

- Um salto para uma plataforma de chegada (obrigatoriamente), de mesmo material da pista. É obrigatório que a plataforma esteja de 5 a 10 cm acima do ponto do salto, e distante no mínimo 5 cm (horizontalmente);

- A plataforma deverá ter no máximo 50 cm, e sem barreira no final. Deve ser do mesmo material, e formato da pista. (obrigatoriamente)

- A pista tem uma altura inicial (H) determinada pelo grupo a plataforma deverá ter no mínimo de 1/5 da altura inicial da rampa (H/5). É necessário identificar a base da pista, para aferição das alturas;

- Para avaliação de melhor precisão será medido a distância onde o corpo de prova parar. Quem obtiver a menor distância, terá melhor rendimento;

- Todo o trilho da pista deverá ser ABERTO, visando uma “fuga” do corpo de teste, caso venha a ocorrer;

-O primeiro corpo de prova não poderá ser lançado/abandonado manualmente, deverá conter uma trava, ou um sistema de lançamento;

- Se necessário, a pista poderá conter algum meio de impulsionar o corpo, porém não poderá haver o contato direto. Contudo deverá ser informada a fonte e o quanto de energia é aplicado ao corpo.

- O segundo corpo/objeto poderá ficar em qualquer local da pista, desde que parado. E ao receber a energia oriunda do primeiro corpo/objeto deverá cumprir o restante do percurso, sendo necessário que ambos os corpos/objetos permaneçam sem sair/cair fora da pista. Os corpos/objetos devem ser idênticos.

(6)

Critérios de reprovação do projeto

- A pista que NÃO obedecer a sequência: Rampa, ao final da rampa loop, seguido de uma senoidal, e após a senoidal um salto para a plataforma.

- O grupo que não conseguir realizar completamente o percurso total após as dez tentativas. - O não cumprimento de uma etapa.

- Medidas fora das especificações, com tolerância máxima de 10%.

- Demais situações não descritas acima, que siga procedimentos diferentes dos exigidos neste edital, do qual possa beneficiar o cumprimento do objetivo, serão analisados pelos professores orientadores, sendo que a avaliação dos trabalhos é de exclusiva responsabilidade e competência destes profissionais, das quais suas decisões não cabe recurso.

Cronograma de execução do projeto

Etapa Peso* Descrição da etapa Período de entrega - - Apresentação do Regulamento do Projeto 12 – 16/09

1° 1,0 Formação de equipe 19 – 24/09

2º 2,0 Banner 17 – 22/10

3º 3,0 Construção e testes do sistema;

Cumprimento das visitas na sala de orientação e reuniões;

Cumprimento na participação na campanha solidária.

14 – 19/11

4º 4,0 Apresentação final 05 – 09/12

(7)

Critérios de avaliação

Etapa Quesito Pontuação

Etapa 1 Formação de equipe no prazo. 1,0

Etapa 2 Entrega no prazo;

Riqueza, detalhamento e arte do Banner

0,5 1,5 Etapa 3 Entrega no prazo;

Clareza na apresentação e descrição do projeto no vídeo do YouTube; Entrega das cinco fotos com as exigências requisitadas;

Cumprimento das visitas na sala de orientação e reuniões; Participação na campanha solidária.

0,5 1,0 0,5 0,5 0,5 Etapa 4 Estética e criatividade

Apresentação final do projeto e desempenho.

0,5 3,5

(8)

ANEXO I

UNIVAG - CENTRO UNIVERSITÁRIO GPA - CIÊNCIAS AGRARIAS, BIOLÓGICAS E

ENGENHARIAS

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIAXXXXXXX

PROJETO UNIFICADO IV

Itens obrigatórios no Banner  Numero do Grupo e turma

 Nome dos componentes  Conceito de Montanha Russa  Princípios físicos aplicados  Tipos de Montanhas Russas

 Croqui da pista a ser construída (em 3 perfis)  Referências Bibliográficas

OBS – Banners iguais se anulam (cópia e copiado são zerados)

Os banners deverão ser impressos em tamanho A3 para exposição no dia da apresentação final.

Referências

Documentos relacionados

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

Não fez Com duas soluções uma sofrendo redução e a outra oxidação, em um circuito fechado com fio condutor metálico e uma ponte salina é possível produzir uma pilha química

em efeitos superiores, contudo, considerando-se a realização do experimento apenas no Rio Grande do Sul e as particularidades de cada região produtiva, a extrapolação dos

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Este capítulo tem uma abordagem mais prática, serão descritos alguns pontos necessários à instalação dos componentes vistos em teoria, ou seja, neste ponto

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Redução do estoque de carbono após a exploração florestal, alterações no numero de indivíduos e no estoque de carbono da regeneração natural e danos aos indivíduos