• Nenhum resultado encontrado

Noções de Gestão Estratégica, Projetos e Processos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Noções de Gestão Estratégica, Projetos e Processos"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

AULA Demonstrativa

Noções de Gestão Estratégica,

Projetos e Processos

Planejamento Estratégico

(2)

Olá, pessoal!

Estou aqui para estudar com vocês o conteúdo de NOÇÕES DE GESTÃO ESTRATÉGICA, PROJETOS E PROCESSOS para o cargo de ANALISTA JUDICIÁRIO- ÁREA JUDICIÁRIA (AJAJ) para o concurso de TRE-RJ. Meu nome é Marcelo Camacho, sou Sociólogo e Tecnólogo em Recursos Humanos. Tenho 47 anos e atuo na área de Recursos Humanos há 18 anos. Atualmente exerço o cargo de Analista de Gestão em Saúde, perfil Gestão do Trabalho, na FIOCRUZ, aqui no Rio de Janeiro. Também já exerci o cargo de Analista de Ciência & Tecnologia, perfil Recursos Humanos, no Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O edital já foi lançado e a prova será no dia 26/11/2017! O concurso será organizado pela CONSULPLAN! Resolveremos preferencialmente as

questões da banca organizadora, mas trarei também algumas questões de outras bancas que tenham padrão de respostas múltiplas, como FGV, FCC, CESGRANRIO E ESAF. Isto vai garantir que estejamos afiados com estes

itens para a prova. As questões trabalhadas serão sempre as mais recentes.

Sempre digo aos meus alunos que é importante dar atenção aos conteúdos cobrados em conhecimentos básicos, pois, em geral, é aqui que estabelecemos nossa classificação final!

Conseguir a aprovação em um concurso disputado exige muita dedicação e atenção em detalhes.

(3)

Adoto a seguinte dinâmica nos meus cursos: apresento alguns pontos teóricos e veremos como as bancas cobraram estes assuntos em provas recentes. Além de comentar a resposta adequada para cada questão, irei também tecer comentários sobre as respostas consideradas erradas. No final da aula eu apresento a lista de questões e o gabarito.

“Ah, Marcelo, mas tem uma parte teórica muito chata e ás vezes extensa!!!”. Camaradas, não tem jeito, para dar conta de algumas afirmações precisamos entender conceitos. E para isto, precisamos estudar!! Estamos aqui para isto! “Ah, mas o que diferencia então dos livros dos autores clássicos da Administração, Marcelo?”

Pessoal, o diferencial do curso é justamente trazer as perspectivas de diferentes autores num único lugar focando as questões mais recentes das bancas.

Recomendo que após o estudo das aulas, refaçam as questões sem consultar os gabaritos. A repetição é a mãe da retenção.

Então, animados?

Sempre digo que é necessário estudo e persistência pra conseguir aprovação em concursos públicos!

(4)

Aula Conteúdo Programático Data

00 Planejamento estratégico 31/08

01 Prof. Marcelo

Camacho

Gestão Estratégica: conceitos, objetivos estratégicos, indicadores e iniciativas. Desafios para a estratégia. Transformação estratégica. Análise dos ambientes externos e internos. Formulação de estratégias. Planejamento estratégico: Metodologia de planejamento estratégico. BSC (Balanced Scorecard). A implantação da gestão estratégica.

31/08

02 Prof. Marcelo

Camacho

Gestão de Processos: conceitos básicos. Instrumentos de

análise de gestão de processos. 31/08 03

Prof. Marcelo Camacho

Gestão de Projetos: conceitos. O projeto e a organização administrativa. Planejamento e controle de projetos. Acompanhamento de projetos. Gerenciamento de projetos usando a metodologia do PMI

31/08

04 Prof. Marcelo

Camacho

Gestão de pessoas nas organizações. Conceitos, importância. 31/08 Sumário 1. Planejamento Estratégico ... 5 2. Lista de Questões ... 24 3. Gabarito ... 29

(5)

1. Planejamento Estratégico

A primeira função da Administração é Planejar, que é a especificação dos objetivos a serem atingidos, definição da estratégia e de ações que permitam alcançá-los, e no desenvolvimento de planos que integrem e coordenem as atividades da organização. Lembram-se da pergunta do gato para a Alice, do conto infantil Alice no País das Maravilhas? “Pra onde você quer ir?”. Alice não sabia, por isto pouco importava para onde fosse. Eis a importância de planejar. O planejamento deve maximizar os resultados da organização.

Existem três tipos de planejamento: a) Estratégico;

b) Tático; c) Operacional

A diferença entre eles se refere ao nível hierárquico em que são elaborados, a abrangência em relação às unidades e o período para o qual se referem, como está demonstrado na tabela abaixo:

Estratégico Tático Operacional Prazo Longo Médio Curto

Amplitude Toda a organização Determinado Setor Determinada Atividade Nível Hierárquico

Alta Cúpula Gerências Setoriais

Operacional

(6)

Planejamento Estratégico é o mecanismo pelo qual a organização interage

com o ambiente. É esta estratégia que irá guiar o comportamento da organização frente aos desafios da dinâmica mutável. A estratégia é condicionada pela missão organizacional, pela visão do futuro e pelos objetivos da organização. Vejamos o que significam cada um deles. Para Peter Drucker “planejamento estratégico é o processo contínuo de sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”

O Planejamento Estratégico é um processo que estabelece objetivos a longo prazo para a organização. Aponta os caminhos a serem seguidos na interação com o ambiente. O planejamento estratégico é responsabilidade da alta cúpula da organização.

O Planejamento Tático é a setorização, desdobramento do planejamento

estratégico. Envolve apenas o setor específico para o qual se elabora o plano. Ele trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico.

Ele é desenvolvido em níveis organizacionais intermediários, como as gerências de recursos humanos, de marketing, financeira, etc., tendo como principal função a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados. O horizonte de tempo é de médio prazo neste tipo de planejamento. Segundo Chiavenato, “os planos táticos referem-se a

(7)

cada departamento ou unidade da organização e seu foco é no médio prazo, isto é, no exercício anual”.

O Planejamento Operacional é o desdobramento do planejamento tático.

Pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, dos planos de ação para implantação daquilo que foi estabelecido nos planos táticos. É neste nível que são estabelecidos os objetivos e estratégias operacionais, que definem as ações específicas que permitem realizar os objetivos dos níveis anteriores. São planos desenvolvidos nos níveis mais baixos da organização para delinear as etapas de ação para realização das metas operacionais e para sustentar os planos táticos.

O planejamento operacional é a ferramenta do gerente de departamento para as operações diárias e semanais. Seu horizonte de tempo é o curto prazo.

ITEM 1 (FCC/2012/MPE-AP/TÉCNICO MINISTERIAL- AUX. ADMINISTRATIVO)

O planejamento almeja desenvolver planos para os objetivos pré-determinados. Há três principais dimensões de planejamento em níveis diferentes da organização. Os administradores no nível superior de qualquer organização ou órgão público, têm de enfrentar um sem-número de problemas de relacionamento com o ambiente onde ele atua ou ainda problemas interdepartamentais, como a alocação de recursos, ou seja, quem ganha o quê. Eles trabalham com um alto grau de incerteza e complexidade e contam com o planejamento

a) Operacional. b) Tático. c) Estratégico. d) Financeiro. e) Econômico.

(8)

Moleza esta questão pessoal! Os problemas do ambiente de negócios, alocação de recursos e alto grau de incerteza são características do Planejamento Estratégico. Portanto, o gabarito é a alternativa C!

ITEM 2. (FCC/2012/TRF- 2/ ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA)

Planejamento é o processo de determinar os objetivos organizacionais, como atingi-los e é hierarquizado a partir das perspectivas:

a) marketing, tecnologia, produção e mercado. b) missão, valores e visão.

c) financeira, do cliente, interna e de aprendizado e crescimento das pessoas. d) estratégicas, táticas e operacionais.

e) da eficiência, eficácia, efetividade e economicidade.

Fácil, não é mesmo? São três as perspectivas do Planejamento: estratégico, tático e operacional. Portanto, o gabarito é a alternativa D!

Missão

É a razão pela qual a organização existe, sua finalidade. Para definir a missão de uma organização é necessário responder a três perguntas:

• Quem somos nós (a organização)? • O que fazemos?

(9)

• Porque fazemos o que fazemos?

A missão envolve descrever os objetivos da organização e geralmente está associada ao cumprimento de demandas da sociedade. É o propósito orientador das pessoas que trabalham em uma organização. Ela traduz a filosofia da organização, seus valores fundamentais.

Segundo Djalma de Oliveira,a definição da missão da empresa é o ponto inicial para as macroestratégias e macropolíticas a serem estabelecidas, bem como fornece a direção em que a empresa vai implementar-se e determina os limites dentro dos quais será escolhida as postura estratégica relevante.

Já Maximiano nos informa que:

“Estudar a missão da organização é uma das tarefas mais importantes no desenvolvimento de um plano estratégico. O entendimento da missão possibilita compreender o papel que a organização desempenha para seus clientes e stakeholders relevantes."

Visão

É a visão que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro. Ela define a ideia de futuro da organização, para onde esta se imagina caminhando. É aquilo que a organização pretende ser no futuro. A Visão é um norteador estratégico. A partir de sua concepção são elaborados planos para se atingir aquilo que foi idealizado na visão. A visão deve ser desafiadora. Ela deve conduzir à mudança do status quo. Deve ser capaz de conduzir a organização de um patamar para outro mais elevado. Deve contagiar as pessoas que trabalham na organização e motivá-las para o atingimento dos objetivos planejados. A missão oferece as bases para a formulação da visão.

(10)

Em conjunto, a missão e a visão proporcionam os elementos para formulação dos objetivos e da estratégia organizacional.

Valores organizacionais

Representam as crenças básicas na organização, aquilo em que a maioria acredita como posturas que devem ser cultivadas na empresa. Os valores servem como uma orientação e inspiração ao desenvolvimento do trabalho no dia-a-dia da empresa. Alguns exemplos genéricos de valores: Excelência; Inovação; Participação; Parceria; Serviço ao Cliente; Igualdade; Transparência; Criatividade.

ITEM 3. (FCC/MPE-RS/2008/ASSESSOR- ÁREA ADMINISTRAÇÃO) Com relação ao Planejamento Estratégico é correto afirmar que:

(A) tendo em vista reduzir a incerteza que predomina em ambientes competitivos, enfatiza metas precisas que podem ser alcançadas em curto prazo.

(B) seu foco central é a relação entre a análise ambiental externa e análise organizacional interna, tendo em vista a formulação de objetivos de longo prazo.

(C) envolve a organização como um todo, visando obter um preciso conhecimento das suas capacidades e recursos atuais, eliminando a incerteza do ambiente.

(D) pressupõe a separação entre fatores ambientais externos e internos, enfatizando os comportamentos estratégicos reativos das pessoas dentro da organização.

(E) por enfatizar a relação entre conhecimento técnico e capacidade de previsão, ele envolve de forma exclusiva a alta gerência da organização.

Como vimos na aula o planejamento estratégico envolve objetivos de longo prazo e a análise dos ambientes interno e externo. Desta forma o gabarito é a

(11)

A alternativa A está errada. O planejamento estratégico não se detém no alcance de metas de curto prazo.

A alternativa C está errada. Não há possibilidade de se eliminar as incertezas do ambiente.

A alternativa D está errada. Não se trata de enfatizar os comportamentos reativos nem tampouco separar fatores ambientais internos e externos. É da análise deles que se alimenta o planejamento estratégico.

A alternativa E está errada. Embora seja responsabilidade da alta cúpula não se pode dizer que é exclusividade da alta gerência, pois outras lideranças podem ser convidadas. Tampouco podemos dizer que envolve capacidade de previsão, mas sim de análise.

Portanto, o gabarito é a alternativa B.

Objetivos Organizacionais

Um objetivo é um resultado que se pretende alcançar dentro de um determinado período de tempo. A visão oferece as bases para a formulação dos objetivos organizacionais. Segundo Chiavenato, os objetivos devem atender a seis critérios:

1. Ser focalizado em um resultado a atingir e não em uma tarefa;

2. Ser consistentes, precisam estar ligados coerentemente com os outros objetivos e as demais metas da organização;

3. Ser específicos, ou sejam, bem definidos;

4. Ser mensuráveis, devem ser quantitativos e objetivos; 5. Ser relacionados com um determinado período de tempo;

(12)

Os objetivos podem ser classificados em três tipos:

1. Objetivos rotineiros: são os que cuidam do cotidiano da empresa e determinam o padrão de desempenho;

2. Objetivos inovadores: são os que incorporam inovação à organização; 3. Objetivos de aperfeiçoamento: são os que servem para alavancar os

atuais resultados da organização.

Todos os objetivos devem também interagir horizontalmente a fim de garantir com que as decisões tomadas nas diferentes unidades ou departamentos estejam alinhadas com os objetivos gerais ou estratégicos.

Neste sentido, os objetivos operacionais devem estar alinhados entre si para atenderem aos objetivos táticos, por exemplo.

Estratégia Organizacional

Uma estratégia refere-se ao comportamento da organização frente ao ambiente que a circunda. A estratégia procura aproveitar as oportunidades potenciais do ambiente e neutralizar as ameaças que rondam a organização. É o caminho escolhido pela organização para enfrentar as turbulências do ambiente externo.

(13)

A estratégia envolve os seguintes aspectos:

1. É definida pelo nível institucional da organização, com ampla participação; 2. É projetada a longo prazo;

3. Envolve a organização como um todo;

4. É um mecanismo de aprendizagem organizacional.

Um outro conceito importante para fins de concurso é o de Gestão

Estratégica. Este é um conceito mais amplo do que o de Planejamento

estratégico. A gestão estratégica é a arte ou ciência de desenvolver iniciativas no sentido de criar o sucesso de um negócio. Objetivos da gestão estratégica podem incluir aumento dos lucros, desenvolver as competências essenciais, para a criação de vantagem competitiva e muitas outras metas. A gestão estratégica é geralmente realizada ao mais alto nível pelos gestores da empresa.

O planejamento estratégico é uma tentativa de formalizar a gestão estratégica. Um plano é desenvolvido para assegurar a estratégia da empresa e todas as opções estratégicas devem, então, se encaixar nesse plano.

São os seguintes os elementos constituintes do processo de planejamento estratégico:

1. Missão; 2. Visão;

(14)

3. Diagnóstico estratégico externo: é a análise do ambiente externo e o mapeamento das ameaças e oportunidades que circundam a organização; 4. Diagnóstico estratégico interno: é análise das forças e fraquezas da

organização para competir no ambiente em que atua;

5. Fatores-chave de sucesso: modelo proposto por Ansoff na década de 1980 e que consiste em evidenciar as questões críticas para a organização, em resultado da análise dos diagnósticos interno e externo realizados através do modelo de Harvard de análise de SWOT (Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades).

6. Definição dos objetivos: Há autores que inserem os objetivos no processo de formulação da estratégia, como os seguidores do modelo de Harvard, e há outros que trabalham a definição dos objetivos como parte separada da formulação da estratégia, como os seguidores do modelo de Ansoff. De qualquer forma estes devem ser perseguidos pela organização.

7. Análise dos públicos de interesse (stakeholders): a estratégia deve atender aos interesses e necessidades dos diversos grupos que influenciam ou são influenciados pela organização. O stakeholder é uma pessoa, grupos de pessoas ou organizações. São consumidores, empregados, funcionários, usuários, dirigentes, governos, instituições financeiras, opinião pública, acionistas.

8. Formalização do plano: um plano estratégico é um plano para a ação. Não basta a intenção é necessário implementação.

9. Auditoria de desempenho e resultados: trata-se de rever o que foi implementado, seus resultados, e decidir pelos novos rumos do processo.

(15)

Djalma de Oliveira apresenta em seu livro “Planejamento estratégico” quatro etapas do Planejamento Estratégico:

a) Diagnóstico estratégico: abrange a definição da visão, a análise externa, análise interna e análise dos concorrentes;

b) Definição da missão: esta nós já vimos: é a definição da razão de ser da empresa e as conseqüências de tal definição;

c) Definição dos instrumentos prescritivos e quantitativos: instrumentos prescritivos são aqueles que irão dizer como a organização deve atuar para alcançar os objetivos definidos.

Instrumentos quantitativos são aqueles ligados ao planejamento orçamentário; d) Controle e avaliação: são verificações, etapas em que se avalia se o que está sendo feito corresponde ao que foi planejado.

Já segundo Maximiano, o planejamento estratégico compreende quatro etapas principais:

(16)

A) Análise da situação estratégica presente. Esta etapa busca compreender a situação atual da empresa, e as decisões que foram tomadas e levaram a tal posição. Deve considerar o referencial estratégico, os produtos e mercados atuais ou potenciais da organização, as vantagens competitivas (elementos capazes de diferenciar a organização de outras no mercado), o desempenho atual e o uso de recursos.

B) Análise do ambiente. Na classificação do Maximiano, esta etapa abrange apenas o ambiente externo.

C) Análise interna. É a análise do ambiente interno.

D) Elaboração do plano estratégico. As etapas B e C correspondem ao que acabamos de estudar quanto aos ambientes interno e externo. Uma questão que costuma ser muito cobrada em provas de concursos diz respeito à análise de ambiente, que corresponde à avaliação de variáveis do ambiente interno (pontos fortes e pontos fracos) e variáveis do ambiente externo (oportunidades e ameaças) relevantes para a organização. As variáveis do ambiente interno normalmente são controláveis, enquanto as variáveis do ambiente externo estão fora da governabilidade da organização.

Segundo Rezende, o planejamento estratégico envolve a fase de execução de análises organizacionais que procuram identificar a real situação organizacional destacando problemas e desafios da Organização.

De acordo com Matos e Chiavenato (1999), o planejamento estratégico consiste em cinco características principais:

1. O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável - ou seja, devemos entender que

estamos lidando com a incerteza. Portanto, todo planejamento deve ser dinâmico - sendo constantemente reavaliado e monitorado.

(17)

2. O planejamento estratégico é orientado para o futuro - o planejamento

é voltado ao longo prazo, e como as decisões atuais poderão impactar a organização nesse futuro.

3. O planejamento estratégico é compreensivo - dessa forma, envolve a

organização como um todo. Todos os recursos e pessoas devem ser envolvidos nesse processo para que a organização tenha sucesso.

4. O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso - naturalmente existem pensamentos diferentes e conflitantes dentro

de uma organização. Entretanto, o planejamento deve buscar o melhor resultado para todos dentro da organização. Uma das características de um planejamento de sucesso é o envolvimento e o comprometimento de todas as áreas e pessoas para que ele seja bem executado.

5. O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional - com a prática do planejamento, a organização passa tanto a

se conhecer melhor como a conhecer melhor seu ambiente externo e seus desafios.

ITEM 4. (FCC/PGE-RJ/2009/TENICO SUPERIOR - ADMINISTRAÇÃO) Em uma organização, o planejamento

(A) operacional é menos genérico e mais detalhado, tem um prazo longo de tempo e aborda cada unidade da empresa ou cada conjunto de recursos separadamente.

(B) estratégico é realizado nas funções mais elevadas da empresa (diretoria), tem um maior alcance de tempo e as decisões envolvidas englobam a organização como um todo.

(C) tático deve ser capaz de combinar as oportunidades ambientais com a capacidade empresarial a patamar de equilíbrio ótimo entre o que a empresa quer e o que ela realmente pode fazer.

(18)

Normalmente demanda curto alcance de tempo.

(E) operacional é realizado pelos executivos (gerentes), traduz e interpreta as decisões da direção e as transforma em planos concretos dentro dos departamentos da empresa. Geralmente tem um médio alcance de tempo

Bom para fixarmos não é mesmo?

O gabarito é a alternativa B, conforme vimos na aula. Basta olharmos a

tabela comparativa entre os tipos de planejamento.

ITEM 5. (FCC/TJ-AP/2009/ANALISTA JUDICIÁRIO- ADMINISTRAÇÃO) Característica específica do planejamento organizacional tático é

(A) limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza e permitir a programação.

(B) lidar com elevados graus de incerteza em face das coações e contingências que não pode prever.

(C) incluir um grau reduzido de incerteza graças ao nível detalhado de programação e racionalização das atividades envolvidas.

(D) desafiar os níveis elevados de incerteza através da mobilização de fatores como a criatividade e a inovação.

(E) trabalhar com a lógica dos sistemas fechados visando alcançar elevado nível de regularidade e eficiência

Boa questão esta!

Vimos no quadro comparativo da aula que os riscos do planejamento tático são intermediários, portanto a perspectiva é de reduzir o quanto possível as incertezas. Vimos também que o plano tático desdobra o plano estratégico para os setores, ou seja, programa as atividades destes setores de forma que estejam em conformidade com o plano estratégico. Atenção que esta é uma

(19)

programação geral, o detalhamento da programação será feito no plano operacional.

Desta forma o gabarito da questão é a alternativa A.

ITEM 6. (FCC/TCE-SP/2015/ AUXILIAR DA FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA II)

Dentre as funções da Administração está o planejamento, que, de acordo com uma das definições doutrinárias possíveis, consiste na “determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado". Corresponde, pois, à “determinação consciente de cursos de ação e engloba decisões com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa disponível" (LACOMBE, F. Teoria Geral da Administração, São Paulo: Saraiva, p. 70). Existem, contudo, diferentes níveis de planejamento, sendo um deles o denominado planejamento estratégico, o qual

I. está relacionado à adaptação da organização a um ambiente mutável. II. é um processo de construção de consenso.

III. possui o horizonte de tempo de curto prazo e prevê ações concretas. Está correto o que consta APENAS em

a) I e II. b) I. c) I e III. d) III.

(20)

Analisemos as alternativas:

I – CERTO. Perfeito, pessoal. O planejamento estratégico visa adaptar a

organização às condições do ambiente de competição negocial.

II – CERTO. A elaboração do planejamento estratégico envolve naturalmente

conciliar as diferentes opiniões acerca da ideia de futuro e dos objetivos organizacionais. O resultado final, ou seja, o plano estratégico, envolve construir um consenso acerca do futuro.

III – ERRADO. O planejamento estratégico, como vimos, tem a perspectiva

de longo prazo.

Portanto, o gabarito é a alternativa A.

ITEM 7. (FCC/2014/TRT-PB/ TÉCNICO JUDICIÁRIO / TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO) Como consequência do processo de Planejamento Estratégico, as organizações produzem ou atualizam alguns componentes. Correlacione corretamente as colunas.

(21)

Está correta a correlação que consta em a) a-III - b-IV - c-II - d-I

b) a-II - b-I - c-IV - d-III c) a-III - b-I - c-II - d-IV d) a-II - b-III - c-IV - d-I e) a-II - b-III - c-I - d-IV

Visão = diz respeito a como a empresa quer estar no futuro, é uma imagem projetada para o futuro, corresponde a descrição do "sonho" desejado pela administração. A com II.

Missão= é o propósito, a razão de existência da organização do ponto de vista dos clientes, é traduzir as necessidades do mercado ao qual a empresa atende.

B com III.

Objetivo = é aquilo que a organização almeja, que resultado deve ser alcançado. C com IV.

Meta = é a quantificação dos objetivos , é definir data para serem alcançados, por exemplo. D com I.

Portanto, o gabarito é a alternativa D.

ITEM 8. CONSULPLAN/2010/PREFEITURA DE RESENDE – RJ/ADMINISTRADOR)

Os diretores de uma determinada empresa estão elaborando o planejamento estratégico para o período 2011- 2013. A empresa trabalha com uma rede de hotéis espalhados pelas cidades do interior do estado do Rio de Janeiro. Na elaboração das estratégias, o gerente de marketing afirmou categoricamente que as estratégias devem levar em conta os seguintes aspectos:

(22)

I. O nível das mudanças ocorridas no ambiente.

II. As operações de rotina desenvolvidas pelo nível operacional da organização. III. O número de formulários utilizados por cada departamento.

IV. Os objetivos a serem alcançados pela organização. V. As variáveis do mercado onde a organização está inserida.

Estão corretos apenas os aspectos: a) I, II, III

b) I, IV, V c) II, III, IV d) II, IV, V e) III, IV, V

Pessoal, vamos analisar as afirmativas:

I – CERTO. As mudanças do ambiente são variáveis que devem ser consideradas no planejamento estratégico.

II- ERRADO. As atividades operacionais não fazem parte do planejamento estratégico, mas sim do planejamento operacional.

III. ERRADO. Formulários são detalhes do planejamento operacional da empresa.

IV. CERTO. Os objetivos são parte inerente ao desenvolvimento do planejamento estratégico.

V. CERTO. O ambiente externo é parte importante da análise para o planejamento estratégico.

(23)

Portanto, o gabarito é a alternativa B.

Bem, pessoal, fico por aqui espero encontrá-los na aula 1. Até lá!

(24)

2. Lista de Questões

ITEM 1 (FCC/2012/MPE-AP/TÉCNICO MINISTERIAL- AUX. ADMINISTRATIVO)

O planejamento almeja desenvolver planos para os objetivos pré-determinados. Há três principais dimensões de planejamento em níveis diferentes da organização. Os administradores no nível superior de qualquer organização ou órgão público, têm de enfrentar um sem-número de problemas de relacionamento com o ambiente onde ele atua ou ainda problemas interdepartamentais, como a alocação de recursos, ou seja, quem ganha o quê. Eles trabalham com um alto grau de incerteza e complexidade e contam com o planejamento

a) Operacional. b) Tático. c) Estratégico. d) Financeiro. e) Econômico.

ITEM 2. (FCC/2012/TRF- 2/ ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA)

Planejamento é o processo de determinar os objetivos organizacionais, como atingi-los e é hierarquizado a partir das perspectivas:

a) marketing, tecnologia, produção e mercado. b) missão, valores e visão.

c) financeira, do cliente, interna e de aprendizado e crescimento das pessoas. d) estratégicas, táticas e operacionais.

(25)

ITEM 3. (FCC/MPE-RS/2008/ASSESSOR- ÁREA ADMINISTRAÇÃO) Com relação ao Planejamento Estratégico é correto afirmar que:

(A) tendo em vista reduzir a incerteza que predomina em ambientes competitivos, enfatiza metas precisas que podem ser alcançadas em curto prazo.

(B) seu foco central é a relação entre a análise ambiental externa e análise organizacional interna, tendo em vista a formulação de objetivos de longo prazo.

(C) envolve a organização como um todo, visando obter um preciso conhecimento das suas capacidades e recursos atuais, eliminando a incerteza do ambiente.

(D) pressupõe a separação entre fatores ambientais externos e internos, enfatizando os comportamentos estratégicos reativos das pessoas dentro da organização.

(E) por enfatizar a relação entre conhecimento técnico e capacidade de previsão, ele envolve de forma exclusiva a alta gerência da organização.

ITEM 4. (FCC/PGE-RJ/2009/TENICO SUPERIOR - ADMINISTRAÇÃO) Em uma organização, o planejamento

(A) operacional é menos genérico e mais detalhado, tem um prazo longo de tempo e aborda cada unidade da empresa ou cada conjunto de recursos separadamente.

(B) estratégico é realizado nas funções mais elevadas da empresa (diretoria), tem um maior alcance de tempo e as decisões envolvidas englobam a organização como um todo.

(C) tático deve ser capaz de combinar as oportunidades ambientais com a capacidade empresarial a patamar de equilíbrio ótimo entre o que a empresa quer e o que ela realmente pode fazer.

(D) tático é aquele que coloca em prática os planos gerais dentro de cada setor da empresa. Normalmente demanda curto alcance de tempo.

(E) operacional é realizado pelos executivos (gerentes), traduz e interpreta as decisões da direção e as transforma em planos concretos dentro dos departamentos da empresa. Geralmente tem um médio alcance de tempo

(26)

ITEM 5. (FCC/TJ-AP/2009/ANALISTA JUDICIÁRIO- ADMINISTRAÇÃO) Característica específica do planejamento organizacional tático é

(A) limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza e permitir a programação.

(B) lidar com elevados graus de incerteza em face das coações e contingências que não pode prever.

(C) incluir um grau reduzido de incerteza graças ao nível detalhado de programação e racionalização das atividades envolvidas.

(D) desafiar os níveis elevados de incerteza através da mobilização de fatores como a criatividade e a inovação.

(E) trabalhar com a lógica dos sistemas fechados visando alcançar elevado nível de regularidade e eficiência

ITEM 6. (FCC/TCE-SP/2015/ AUXILIAR DA FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA II)

Dentre as funções da Administração está o planejamento, que, de acordo com uma das definições doutrinárias possíveis, consiste na “determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado". Corresponde, pois, à “determinação consciente de cursos de ação e engloba decisões com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa disponível" (LACOMBE, F. Teoria Geral da Administração, São Paulo: Saraiva, p. 70). Existem, contudo, diferentes níveis de planejamento, sendo um deles o denominado planejamento estratégico, o qual

I. está relacionado à adaptação da organização a um ambiente mutável. II. é um processo de construção de consenso.

(27)

Está correto o que consta APENAS em a) I e II. b) I. c) I e III. d) III. e) II.

ITEM 7. (FCC/2014/TRT-PB/ TÉCNICO JUDICIÁRIO / TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO) Como consequência do processo de Planejamento Estratégico, as organizações produzem ou atualizam alguns componentes. Correlacione corretamente as colunas.

Está correta a correlação que consta em a) a-III - b-IV - c-II - d-I

b) a-II - b-I - c-IV - d-III c) a-III - b-I - c-II - d-IV d) a-II - b-III - c-IV - d-I e) a-II - b-III - c-I - d-IV

(28)

ITEM 8. CONSULPLAN/2010/PREFEITURA DE RESENDE – RJ/ADMINISTRADOR)

Os diretores de uma determinada empresa estão elaborando o planejamento estratégico para o período 2011- 2013. A empresa trabalha com uma rede de hotéis espalhados pelas cidades do interior do estado do Rio de Janeiro. Na elaboração das estratégias, o gerente de marketing afirmou categoricamente que as estratégias devem levar em conta os seguintes aspectos:

I. O nível das mudanças ocorridas no ambiente.

II. As operações de rotina desenvolvidas pelo nível operacional da organização. III. O número de formulários utilizados por cada departamento.

IV. Os objetivos a serem alcançados pela organização. V. As variáveis do mercado onde a organização está inserida.

Estão corretos apenas os aspectos: a) I, II, III

b) I, IV, V c) II, III, IV d) II, IV, V e) III, IV, V

(29)

3. Gabarito

1 2 3 4 5 6 7 8 C D B B A A D B

Referências

Documentos relacionados

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

Assim procedemos a fim de clarear certas reflexões e buscar possíveis respostas ou, quem sabe, novas pistas que poderão configurar outros objetos de estudo, a exemplo de: *