• Nenhum resultado encontrado

Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Sistemas de aquecimento

Sistemas industriais

Sistemas de refrigeração

(2)

A partir de 26 de Setembro de 2015, os equipamentos de aquecimento devem dispor de uma etiqueta de eficiência energética, de acordo com a Directiva Europeia ErP (Energy-related Products, produtos relaciona-dos com a energia). Esta etiqueta já é conhecida pelos consumidores na aquisição de frigoríficos, televisores, máquinas de lavar, etc.

Etiqueta comum para toda a Europa:

Esta nova medida é fundamentada pela Directiva 2010/30/EU que define as regras da etiquetagem energética, também conhecida como Diretiva ErP. Esta etiqueta aplica-se apenas a caldeiras a gás/gasóleo, sistemas de cogeração, bombas de calor, depósitos de A.Q.S e instalações completas de aquecimen-to.

Mais transparência

A etiquetagem energética pretende prestar aos construtores, instaladores e consumidores uma base de comparação entre produtos e orientá-los na hora de adquirir equipa mentos novos. Um programa de cálculo estabelecido pela União Europeia determina a eficiência energética estacional dos equipamentos de aquecimento. O valor resultante é representado numa classe de eficiência energética que vai de G a A++. No caso dos depósitos acumuladores de A.Q.S., a escala de classificação vai de G a A. Nos equipamentos combinados com dupla função de

aquecimento e produção de A.Q.S., a classificação de cada um é indicada

separadamente na mesma etiqueta. Esta inclui dados sobre a potência e ruído do

equipamento.

A directiva ErP introduz a etiquetagem de

eficiência energética nas instalações de

aquecimento

A partir de 26 de Setembro de 2015, a etiqueta de eficiência energética, já existente na

maior parte dos eletrodomésticos, passa a ser aplicada também aos equipamentos de

aquecimento e depósitos de A.Q.S

Directiva ErP

A nova etiqueta de eficiência energética: uma orientação para o

consumidor na sua decisão de compra

(3)

O sistema é mais do que a soma dos seus componentes

Uma instalação de aquecimento é geralmente formada por vários componentes importantes em termos de energia. Se a instalação está configurada como um todo, a etiqueta de cada elemento é completada com uma etiqueta combinada que classifica energicamente toda a instalação. É possível que a etiqueta combinada apresente uma classificação de eficiência energética superior à dos compo-nentes individuais. Se uma caldeira atmosféri-ca a gás ou gasóleo por exemplo for combina-da com uma instalação de energia solar térmica, pode obter-se uma classe de eficiência superior.

Mais eficiência com um só fabricante

Os sistemas completos fornecidos pela Viessmann como único fornecedor garantem que todas as peças estejam perfeitamente adaptadas entre si. Deste modo, o conjunto da instalação alcança também na prática a máxima eficiência. Na vasta oferta de

equipamento da Viessmann, encontra todos os componentes de sistemas para realizar configurações de instalações com classifi-cações de eficiência até A+++.

(4)

Etiqueta de eficiência energética

Etiqueta de eficiência energética,

um elemento já conhecido pelos consumidores

Etiqueta comum a toda Europa para equipamentos de aquecimento, produção de A.Q.S. e

depósitos acumuladores para maior transparência sobre o consumo energético.

É necessário sensibilizar os consumidores europeus sobre a importância da poupança dos recursos energéticos. A identificação dos componentes e sistemas de aquecimento com a etiqueta de eficiência energética representa mais um passo nessa direção.

Data limite: 26 de Setembro de 2015

A partir de 26 de Setembro de 2015 o instalador é obrigado a indicar nas suas propos-tas a classificação energética, de acordo com as directivas da UE. Os equipamentos fornecidos e faturados antes desta data podem ser vendidos, instalados e colocados em funcionamento sem a etiqueta de eficiência energética.

Melhore as suas competências de consultoria

A etiqueta de eficiência energética fornece aos consumidores uma base de orientação. O fator determinante é a adequação da tecnologia que se vai instalar às características do edifício da instalação. Apenas quando a instalação for desenvolvida a partir dos requisitos do edifício, é possível obter a máxima eficiência. Um aconselhamento fundamentado e individualiza-do tem agora mais importância individualiza-do que nunca, ao oferecer o melhor sistema possível para cada caso e conseguir a maior satisfação do cliente.

As etiquetas de eficiência incluem para cada família de produtos diferentes dados dos equipamentos. O mais importante para o consumidor é sem dúvida a classe de eficiência energética destacada na seta preta.

Fabricante

Denominação do modelo

Função de aquecimento

Classe de eficiência energética

Potência Nível de ruído

(5)

Equipamentos de aquecimento Equipamentos combinados com produção de A.Q.S. Equipamentos combinados

Etiqueta do fabricante Etiqueta para cada instalação

Bomba de calor Caldeira

Caldeira mural a gás

Equipamento compacto com bomba de calor

Caldeira mista de aquecimento e A.Q.S.

Equipamento compacto

Equipamento compacto com bomba de calor e apoio solar

Caldeira com controlador (e queimador)

Equipamento compacto com caldeira de condensação e apoio solar

(6)

Etiqueta de eficiência energética / programa de cálculo

Programa completo, sistema modular completo,

serviço completo

A Viessmann simplifica a classificação energética: todos os equipamentos são fornecidos

com uma etiqueta de eficiência energética e dados técnicos. No caso de sistemas

combinados pode utilizar o programa de cálculo da Viessmann para criar a etiqueta

combinada correspondente.

Equipamentos individuais: etiqueta de fábrica

Todas as caldeiras a gás/gasóleo, sistemas de cogeração, bombas de calor, depósitos acumuladores e de produção de A.Q.S. devem conter a sua etiqueta correspondente. Estes produtos são fornecidos por parte da Viessmann com etiqueta de eficiência energética e dados técnicos do produto.

Vários equipamentos: etiqueta combinada

No caso de sistemas formados com no mínimo dois componentes, por exemplo, caldeira e controlador, o instalador deve indicar na sua proposta a classe de eficiência de cada componente. A forma mais simples de cálculo é através do programa da Viessmann desenvolvido para esse efeito.

Etiqueta para instalações completas

No caso das instalações dimensionadas pelo instalador e que integram diferentes equipa-mentos e componentes da Viessmann, o instalador pode obter facil e rapidamente a classificação energética do conjunto através do programa de cálculo. Basta introduzir o nome ou a referência do produto e o programa dá-lhe indicações passo a passo para calcular a classificação energética da instalação. No fim, é originado um documento em PDF com a etiqueta correspondente e a ficha técnica de cálculo.

Eficiência superior ao combinar um sistema com equipamentos da Viessmann, perfeitamente integrados entre si. Graças aos produtos Viessmann pode oferecer aos seus clientes um sistema com a máxima eficiência energética para qualquer área de aplicação, fonte de energia e necessidade.

(7)

Programa de cálculo de etiquetas

Além das etiquetas já fornecidas com cada equipamento, a Viessmann coloca à sua

disposição um programa de cálculo simples e intuitivo para calcular de forma rápida e

segura a eficiência energética dos sistemas configurados de forma personalizada.

É objetivo da Viessmann reduzir ao máximo o trabalho dos instaladores. Por isso, todos os equipamentos da sua encomenda são fornecidos perfeitamente etiquetados. Graças ao programa de cálculo, pode igualmente produzir as etiquetas que forem necessárias rapida e facilmente, quer para produtos individuais, quer para instalações concebidas de forma personalizada para o seu cliente.

Mais fácil, impossível: produção a posteriori de etiquetas de eficiência energética

Basta introduzir no programa de cálculo o número da proposta, encomenda ou guia de transporte para criar a etiqueta energética que necessita, para produtos individuais ou instalações personalizadas.

Excepção à regra: produtos sem etiqueta energética

A partir de 1 de Janeiro de 2016, a Directiva passa a vigorar para os equipamentos de ventilação e em 2016/2017, para as caldeiras de biomassa. Os sistemas solares, coletores ou

combinados com bombas de calor não têm uma classificação energética própria, uma vez que estão incluídos numa instalação, etiquetada conformemente. Apenas é necessária a folha de dados técnicos para cálculo das etiquetas combinadas da instalação em que se integram.

Venda de produtos em stock sem etiqueta

Todos os produtos encomendados e adquiridos antes de 26 de Setembro de 2015 e que por isso não são fornecidos com a etiqueta de eficiência energética correspondente, podem ser vendidos, instalados e colocados em funcionamento após essa data.

Ecrã inicial

Fácil de utilizar: graças ao programa de cálculo da Viessmann, pode obter rapida e facilmente a etiqueta combinada para os sistemas de aquecimento de dimensionamento personalizado.

(8)

Preguntas e respostas

Directiva ErP: preguntas frequentes

Questões legais Qual a data de entrada em vigor da nova etiquetagem de eficiência energética?

A diretiva foi publicada a 6 de Setembro de 2013 no Diário Oficial da Comissão Europeia e a 26 de Setembro de 2015 entra em vigor. A partir desta data, todas as caldeiras devem conter uma etiqueta com a classificação energética.

O que é que os instaladores devem ter em atenção?

O instalador tem de garantir que a partir de 26 de Setembro de 2015 todos os equipamentos expostos no seu posto de venda tenham a etiqueta de eficiência em lugar visível. Os documentos de publicidade, propostas e documentação técnica devem igualmente conter informações sobre a eficiência energética. A Viessmann oferece toda a ajuda necessária.

Em que grupo de produtos é aplicada a nova etiquetagem de eficiência energética?

A etiqueta de eficiência aplica-se a todos os equipamentos de aquecimento, depósitos acumuladores de A.Q.S. e instalações completas, independentemente do tipo de combustível utilizado (à excepção da biomassa). Isto afeta todos os equipamentos de aquecimento a gás e gasóleo até 70 kW, bombas de calor, sistemas de cogeração e acumuladores até 500 litros de capacidade.

Em que classes de eficiência energética são divididos os produtos?

Os equipamentos são classificados em nove classes de eficiência. A classe de eficiência energética mais elevada é a A++, a G identifica por sua vez os equipamentos com valores mais baixos de eficiência. A partir de 2019, a escala passará a ser de D a A+++. Os depósitos acumuladores de A.Q.S. disporão de uma escala que irá, a partir de 2017, de F a A+. Os equipamentos combinados de aquecimento e acumuladores de A.Q.S. são representados separadamente na mesma etiqueta.

(9)

Questões legais

Onde deve estar situada a etiqueta?

A etiqueta de eficiência energética deve estar situada em lugar visível para o consumidor em todas as ações publicitárias de um equipamento ou sistema. Tal aplica-se também às propostas para projetos personalizados.

O que é um sistema combinado?

Uma caldeira com controlador é considerada uma instalação combinada pela normativa europeia. Consequentemente, as empresas instaladoras de aquecimento têm a obrigação frente aos clientes finais de elaborar uma etiqueta combinada para a instalação completa.

Como é que se diferencia a etiqueta de produto de uma etiqueta do conjunto? Etiqueta de produto

O fabricante deve elaborar uma etiqueta de produto com os dados técnicos correspondentes para cada sistema. A Viessmann fornece os equipamentos com etiqueta e dados técnicos correspondentes.

Etiqueta combinada

Esta etiqueta é concebida de forma específica para as instalações. No que diz respeita à Viessmann, trata-se de equipamentos de aquecimento com controlador ou de

equipamentos de aquecimento com controlador e acumulador integrado, a informação da

classificação energética do equipamento está incluída nas nossas propostas.

Para as instalações configuradas de forma personalizada a partir de componentes da Viessmann, está disponível um programa de cálculo de fácil utilização que calcula a eficiência energética estacional a partir do nome do produto ou número de encomenda e cria a etiqueta combinada juntamente com os dados técnicos de cálculo em formato PDF.

(10)

Preguntas e respostas

Questões legais As peças de reserva também precisam de etiqueta energética?

Não. As peças de reserva não precisam de etiqueta.

As instalações existentes precisam de etiqueta?

Não. As instalações ou sistemas existentes não precisam de etiqueta. Se a instalação for mais tarde ampliada, por exemplo, se completar um sistema de aquecimento com um sistema de energia solar ou um acumulador, também não será necessária a etiqueta.

O que irá acontecer aos equipamentos em stock antes de 26 de Setembro de 2015?

Todos os equipamentos e sistemas que se encontrem no seu armazém ou distribuidor antes de 26 de Setembro de 2015 serão considerados “em circulação” e como tal não lhes será aplicada a diretiva ErP, podendo ser vendidos e instalados sem etiqueta.

As caldeiras murais B1 com tiragem natural ligada

exclusivamen-te a uma saída de exaustão partilhada entre várias habitações

podem continuar a ser fornecidas após 26 de Setembro de 2015.

(11)

Existem etiquetas diferentes para cada fabricante?

Não. A imagem gráfica e os conteúdos das etiquetas estão já pré-determinados por Lei. A única diferença está nos parâmetros e nas classificações.

Porque motivo não estão incluídas as caldeiras de biomassa?

As caldeiras de biomassa não dispõem atualmente das bases para cálculo de eficiência. Para estes equipamentos, prevê-se que a Directiva de eficiência energética passe a vigorar a partir de 2017.

Como aumentar a classe de eficiência de uma instalação combinada?

Tanto a etiqueta de produto individual como o número de componentes individuais

influenciam a classe de eficiência energética de uma instalação combinada. Alguns

componentes de sistemas valorizam a classificação. Entre eles estão, por exemplo, um controlador, um sistema solar ou um sistema de domótica.

Como obter uma classificação superior de uma instalação combinada?

O programa de cálculo de etiquetas de eficiência da Viessmann é uma alternativa rápida e simples para testar combinações diferentes entre componentes numa instalação combinada, com o fim de configurar a instalação de modo a oferecer a melhor eficiência energética ao seu cliente.

(12)

Viessmann S.L. C/ Sierra Nevada, 13

Área Empresarial de Andalucía 28320 Pinto (Madrid) Telefone: (+34) 916 497 400 Fax: (+34) 916 497 399 E-mail: info@viessmann.es www.viessmann.pt 9442 042 PT 06/2015

Conteúdo protegido por direitos de autor.

As cópias e outras utilizações só são permitidas mediante autorização prévia. Documento sujeito a alterações.

Referências

Documentos relacionados

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Quando se suspeita de lima deficiência de cobre em animais, esta deve ser confirmada pelo diagnóstico diferencial e por análises químicas de sangue ou fígado dos ani- mais

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

Discussion The present results show that, like other conditions that change brain excitability, early environmental heat exposure also enhanced CSD propagation in adult rats.. The