• Nenhum resultado encontrado

EDITAL. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (PPGQu-UFRJ)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (PPGQu-UFRJ)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (PPGQu-UFRJ)

PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGQu-UFRJ) torna público que no período de 06/12/2018 a 14/01/2019, estarão abertas as inscrições para o processo de seleção de bolsistas de pós-doutorado, no âmbito do PNPD, para atuarem junto ao PPGQu-UFRJ, em conformidade com o regulamento do programa PNPD, Portaria CAPES no 086 de 03 de julho de 2013.

1. DAS VAGAS E DAS BOLSAS

1.1 Número de vagas (bolsas): 2 (duas)

1.2 O valor da bolsa PNPD será de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais), a serem pagos diretamente aos bolsistas pela CAPES.

1.3 O prazo de vigência das bolsas será de 12 meses com possibilidade de prorrogação, por mais 12 meses, após avaliação de desempenho pelo Colegiado do PPGQu.

1.3.1 Completados os 24 meses, o bolsista poderá se recandidatar a uma nova bolsa, nos termos do item anterior.

1.3.2 O tempo máximo de bolsa será de 48 meses, considerados todos os períodos em

1.4 Caso o bolsista seja docente ou pesquisador licenciado em instituições brasileiras de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa no Brasil, o prazo máximo de duração da bolsa será de 12 meses, sem possibilidade de renovação.

1.5 O bolsista deverá iniciar sua atividade em 01/02/2019

2. DOS REQUISITOS, DAS INSCRIÇÕES E DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

2.1. Os candidatos à bolsa PNPD, quando da sua inscrição, deverão se enquadrar em uma das seguintes modalidades:

a) brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil, portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;

b) estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;

c) docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituição de ensino superior ou instituição pública de pesquisa.

2.1.1 O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da inscrição.

2.1.2 Professores substitutos poderão se inscrever na modalidade “a”, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do PPGQu.

2.1.3 De acordo com a Portaria n. 086, de 03/07/2013, da CAPES, candidatos enquadrados na modalidade “c” não poderão realizar pós-doutorado, no âmbito do PNPD, na mesma instituição com a qual possuem vínculo empregatício.

(2)

2.2 Período e Local das inscrições:

a) As inscrições serão realizadas no período de 06/12/2018 (a partir das 12:00 horas, horário

de Brasília) as 12:00 horas, horário de Brasília, de 14/01/2019, exclusivamente através do

preenchimento e encaminhamento de formulário próprio presente na página do Programa de Pós-Graduação em Química (https://pgqu.iq.ufrj.br/). A documentação necessária para o aceite da inscrição poderá ser entregue na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química ─ Avenida Athos da Silveira Ramos no 149, Prédio do Centro de Tecnologia, Bloco A, 6o andar, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, CEP 21.941-909, Telefone: (21) 3938-7144, ou enviada via SEDEX para o endereço acima.

O candidato que optar por encaminhar a documentação via SEDEX, deverá enviar o comprovante de postagem dos correios até as 22:00 h do dia 14/01/2019 (horário de

Brasília), para o e-mail do PPGQu (pgqu.ufrj@gmail.com). 2.3 Documentação exigida

a) Cópias legíveis do CPF e da Carteira de Identidade (exceto carteira de trabalho e carteira de identidade funcional);

b) Cópia, frente e verso, do Diploma de Doutorado, expedido por Instituição de Ensino Superior com programa de pós-graduação reconhecido pela CAPES, e reconhecidos pelo CNE/MEC (no caso de candidatos estrangeiros, o diploma será analisado pelo Colegiado do PPGQu-UFRJ). Candidatos cujos diplomas ainda não tiverem sido expedidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) no ato da inscrição para o processo seletivo poderão se inscrever, desde que apresentem a ata da defesa da tese ou declaração do Programa de pós-graduação indicando a data de conclusão do doutorado; c) Curriculum Vitae atualizado, no modelo Lattes (http://lattes.cnpq.br/) com documentação comprobatória;

d) 01 carta de recomendação de professor/pesquisador de IES;

e) Carta de aceite do supervisor (Docente permanente do PPGQu e docente da UFRJ); f) Carta de apresentação da candidatura ao processo seletivo;

g) Declaração de não ser aposentado ou não se encontrar em situação similar;

h) 01 (um) exemplar do projeto de pesquisa em até 15 laudas contendo: Introdução, Justificativa, Objetivo, Metodologia, Infraestrutura disponível (incluindo equipamentos e laboratórios disponíveis, parcerias e colaborações, recursos financeiros oriundos de projetos contemplados por agências de fomento e/ou iniciativa privada), Resultados esperados (incluindo possíveis periódicos para publicação dos resultados da tese), Bibliografia, Cronograma e Plano de trabalho;

i) Comprovação de afastamento integral da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa, caso o candidato seja docente ou pesquisador no país com vínculo

empregatício em instituição de ensino superior ou instituição pública de pesquisa.

j) Declaração de que se dedicará de forma exclusiva e integral às atividades previstas no período de vigência da bolsa PNPD.

k) Ficha de pontuação com a coluna “pelo candidato” preenchida, exceto o item Projeto de Pesquisa.

l) Resumo do projeto de pesquisa (máximo de três páginas).

2.3 A inscrição dos candidatos no processo seletivo PNPD só será efetuada após a verificação da documentação requerida no ato da inscrição. A relação de candidatos inscritos será divulgada pela Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química no dia 17/01/2019, a partir das 17:00 h.

(3)

2.4 Os candidatos que não apresentarem toda a documentação exigida serão eliminados do processo seletivo.

3. DO SUPERVISOR

O docente supervisor do pós-doutorado deve atender às seguintes condições:

3.1. Ser docente efetivo da UFRJ e estar credenciado como orientador do PPGQu-UFRJ;

3.2. Atuar em área do conhecimento compatível com o projeto ou plano de trabalho a ser desenvolvido pelo pós-doutorando;

3.3. Apresentar regularidade e qualidade na sua produção científica;

4. DO PROCESSO SELETIVO:

4.1. O processo seletivo será constituído das seguintes avaliações, obrigatórias e eliminatórias:

ETAPA 1:

a) Análise do Curriculum Vitae documentado.

a.1) A nota mínima para aprovação na análise do Currículo Vitae será 7,0 (sete).

a.2) Somente o candidato APROVADO na ETAPA 1 estará apto a continuar o processo seletivo. a.3) Para pontuação do Curriculum Vitae, os seguintes itens serão avaliados:

- artigos científicos publicados ou aceitos para publicação, em periódicos indexados na área da Química ou interdisciplinar;

- patentes da área da Química

- livros e capítulos de livros na área da Química

- trabalhos apresentados de forma ORAL em eventos científicos da área da Química; - atividades de orientação nos últimos cinco anos;

- experiência no exterior e pós doutoral; - atividades profissionais.

a.4) O peso de cada um dos itens acima relacionados e a porcentagem de cada bloco de atividades para a média final estão definidos na Ficha de Pontuação, anexa a este Edital.

a.5) As informações contidas no Curriculum Vitae só serão pontuadas quando devidamente comprovadas. Para comprovação de artigos, livros e capítulos de livros será necessário apresentar somente as páginas que comprovem a autoria do trabalho. Para os demais itens será necessária a apresentação de cópias dos certificados.

a.6) O resultado da análise dos currículos será divulgado no dia 21/01/2019 a partir das 17h, na página do Programa de Pós-Graduação em Química (https://pgqu.iq.ufrj.br/) e nos quadros de avisos do 6º andar do Instituto de Química da UFRJ.

ETAPA 2:

b) Defesa oral do projeto (30 minutos) seguida de arguição pela banca examinadora. Cada avaliador irá atribuir ao candidato uma nota (0,0 a 10,0) de acordo com os critérios abaixo. Será considerado APROVADO o candidato que obtiver média mínima 7,0 (sete).

Para pontuação da defesa oral e arguição do projeto, os seguintes itens serão considerados: b.1) Conhecimento do estado da arte do tema de estudo (2,0 pontos);

b.2) Ineditismo do projeto (2,0 pontos); b.3) Domínio da metodologia (2,0 pontos);

b.4) Objetividade e clareza na defesa oral do projeto e nas respostas durante a arguição (2,0 pontos);

(4)

b.5) Adequação do projeto à infraestrutura do IQ e do laboratório onde o projeto será realizado e cronograma de atividades (2,0 pontos).

4.2. A defesa do projeto será realizada nos dias 23/01/2019 e 24/01/2019, a partir das 10:00 h, em local a ser divulgado. A ordem de apresentação seguirá a mesma de inscrição.

5. DA DIVULGAÇAO DOS RESULTADOS PRELIMINAR E FINAL:

5.1. A média final do candidato será a média aritmética entre as notas da análise de currículo e da defesa e arguição do projeto.

5.2. A média mínima para aprovação no processo seletivo deverá ser maior ou igual a 7,0.

5.3. Em caso de empate entre os candidatos, a classificação será decidida com base na maior nota na Análise do Curriculum Vitae;

5.4. O resultado da análise da defesa e arguição do projeto será divulgado no dia 25/01/2019 a partir das 12:00 h, na página do Programa de Pós-Graduação em Química (https://pgqu.iq.ufrj.br/) e nos quadros de avisos do 6º andar do Instituto de Química da UFRJ

5.5. O resultado preliminar será divulgado no dia 25/01/2019 a partir das 16:00 h, na página do Programa de Pós-Graduação em Química (https://pgqu.iq.ufrj.br/) e nos quadros de avisos do 6º andar do Instituto de Química da UFRJ.

5.6. Os candidatos poderão apresentar recursos à Comissão de Seleção no dia 28/01/2019, exclusivamente através de requerimento próprio, disponível na página do Programa de Pós-Graduação em Química (https://pgqu.iq.ufrj.br/). O requerimento deverá ser preenchido pelo interessado e entregue na Secretaria da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química (sala 626), do Instituto de Química da UFRJ, ou enviado, digitalizado, para o endereço eletrônico (pgqu@iq.ufrj.br), até as 17:00 h do dia 28/01/2019.

5.7. O resultado final será divulgado no dia 29/01/2019 a partir da 15:00h na página do Programa de Pós-Graduação em Química (https://pgqu.iq.ufrj.br/) e nos quadros de avisos do 6º andar do Instituto de Química da UFRJ.

5.8. Os candidatos selecionados em primeiro e segundo lugares, deverão se apresentar à coordenação do programa para efetivar a bolsa no dia 31/01/2019, portando documento contendo os dados bancários referentes à conta corrente no Banco do Brasil.

5.9. Em caso de desistência da bolsa, poderão ser convocados os outros candidatos aprovados, respeitando a ordem de classificação.

6. DAS ATRIBUIÇÕES E DA SUPERVISÃO DO BOLSISTA:

6.1. Durante o estágio de pós-doutorado, o bolsista deverá participar da vida acadêmica do PPGQu em atividades tais como: elaboração e execução de projetos de pesquisa, participação na orientação de alunos de graduação e pós-graduação, apresentação de seminários, participação em bancas, etc.

6.2. O bolsista de pós-doutorado deverá apresentar relatórios anuais das atividades desenvolvidas ao longo do período de duração da bolsa e relatório final ao término da mesma.

6.3. Toda publicação resultante das atividades desenvolvidas no período de pós-doutorado deverá mencionar a condição de pós-doutorando do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro e mencionar o apoio da CAPES.

(5)

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. Ao se inscrever, o candidato aceita as condições e normas estabelecidas neste Edital e na Portaria n. 086, de 03/07/2013, da CAPES.

7.2. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Especial instituída pelo PPGQu-UFRJ para a seleção dos bolsistas PNPD, em primeira instância, e pelo Colegiado do PPGQu-UFRJ, em instância final.

7.3. Informações mais detalhadas sobre o Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES podem ser obtidas na página www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes.

7.4. Outras informações, de caráter complementar, podem ser solicitadas pelo e-mail (pgqu.ufrj@gmail.com).

8. CALENDÁRIO

EVENTOS

DATA

HORÁRIO

Inscrições 06/12/2018 a 14/01/2019 On-line

Etapa 1 – Análise do C.Vitae documentado 15 a 21/01/2019 -

Divulgação do resultado da Etapa 1 21/01/2019 a partir das 17:00h Etapa 2 – Defesa Oral do Projeto (local a

ser indicado) 23 e 24/01/2019 a partir das 10:00h Divulgação do resultado da Etapa 2 25/01/2019 a partir das 12:00h Divulgação do resultado preliminar 25/01/2019 a partir das 16:00h

Interposição de recursos 28/01/2019 até as 17:00h

Divulgação do resultado final 29/01/2019 a partir das 15:00h Apresentação dos candidatos aprovados à

coordenação do programa para efetivação

(6)

A1 (10,00 pontos por artigo) A2 (7,50 pontos por artigo) B1 (5,50 pontos por artigo) B2 (3,00 pontos por artigo)

Patentes licenciadas (na área de Química) (10,00 pontos por patente) Patentes concedidas (na área de Química) (4,00 pontos por patente) Patentes depositadas (na área de Química) (1,00 ponto por patente) Livros publicados na área de Química (6,00 pontos por livro)

Capítulos de livros publicados na área de Química (1,50 pontos por capítulo de livro)

Trabalhos apresentados de forma ORAL em eventos científicos na área de Química (2,00 ponto por trabalho em evento Internacional / 1,00 ponto por trabalho em evento Nacional)

Total Produção Acadêmica

Orientação de aluno de iniciação científica com bolsa (0,50 ponto por ano/aluno) Coorientação de aluno de iniciação científica com bolsa (0,25 ponto por ano/aluno)

Orientação de Monografia de Final de Curso de Graduação concluída (0,50 ponto por monografia) Coorientação de Monografia de Final de Curso de Graduação concluída (0,25 ponto por monografia) Orientação de Dissertação de Mestrado concluída (1,00 ponto por dissertação)

Coorientação de Dissertação de Mestrado concluída (0,50 ponto por dissertação) Orientação de Tese de Doutorado concluída (2,00 ponto por tese)

Coorientação de Tese de Doutorado concluída (1,00 ponto por tese)

Total Atividades de Orientação

Doutorado Pleno no exterior (fora do pais de origem) (máximo de 8,00 pontos)

a) Pós Doutorado no exterior e/ou Doutorado Sanduíche (1,00 ponto para cada 6 meses de estágio no exterior, em nível de pós-doutorado e/ou doutorado sanduíche, na área de Química ou afins) b) Pós Doutorado no país (0,50 ponto para cada 6 meses)

c) Somatório de a) e b), máximo de 3,00 pontos

Total Experiência no Exterior e Pós Doutoral

Ensino superior (0,50 ponto por cada 15h / aula em disciplinas em cursos de graduação ou pós- graduação da área de Química ou afins)

Estágio em docência (0,20 ponto por cada 15h / aula em disciplinas em cursos de graduação da área de Química ou afins)

Experiência profissional (0,25 ponto por ano de trabalho na área de Química ou afins) Participação em bancas examinadoras de trabalho final como membro titular Doutorado (0,30 ponto por banca - máximo de 1,50 pontos)

Mestrado (0,20 ponto por banca - máximo de 1,00 ponto) Monografia de Final de Curso (0,10 ponto por banca)

Total Atividades Profissionais

Defesa do Projeto de Pesquisa

TOTAL GERAL

PROJETO DE PESQUISA - (PESO 40%)

ATIVIDADES PROFISSIONAIS - (PESO 10%)

Artigos científicos (publicados ou aceitos para publicação), indexados nas áreas de Química ou Interdisciplinar

ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO NOS ÚLTIMOS 5 ANOS - (PESO 10%)

EXPERIÊNCIA NO EXTERIOR E PÓS DOUTORAL - (PESO 10%) PRODUÇÃO ACADÊMICA NOS ÚLTIMOS 5 ANOS - (PESO 30%)

Pontuação (preenchida pelo candidato) Pontuação (conferência da banca de seleção) CURRÍCULO

Referências

Documentos relacionados

O sujeito recorda o tempo da colonização portuguesa o rigor dos professores da escola primária, que não admitiam mistura das duas línguas, exigindo a clara

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

[r]

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas