• Nenhum resultado encontrado

UNIFIP CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIFIP CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS Aluno:

Componente Curricular: SAÚDE COLETIVA, FONOAUDIOLOGIA Professor (es):

202002 Período: Turma: - Data:

SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS FONOAUDIOLOGIA 2021 CADERNO DE QUESTÕES 001

-1ª Questão

Ana, atualmente com 3 anos de vida, com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) emitido por Neuropediatra, foi considerada apta pelo profissional da fonoaudiologia, em comum acordo com equipe multidisciplinar, a ser submetida a intervenção baseada nos princípios científicos do comportamento behaviorista, com o propósito de ampliar os comportamentos e habilidades socialmente relevantes que estão em defasagem, assim como minimizar os comportamentos disruptivos. Para tanto, seria utilizada a estratégia do reforçamento positivo para dar suporte aos programas individuais e específicos elaborados por essa criança, no intuito de atingir o ensino de novas habilidades, a exemplo de: imitação, contato visual, atenção compartilhada, atenção sustentada e motivação. De acordo com esse relato, qual o método de intervenção que o profissional está sugerindo?

a. Análise do Comportamento Aplicada (ABA).

b. Tratamento e educação para pessoas com autismo e problemas correlatos à comunicação (TEACCH) e Sistema de comunicação por troca de figuras (PECS).

c. Prompting, PECS e TEACCH. d. Nenhuma das alternativas. e. PECS.

2ª Questão

O SUS é um sistema de saúde que tem por objetivo atender às necessidades de saúde da população brasileira. Porém, este sistema tem tido muitos desafios. Avalie as assertivas abaixo e identifique desafio(s) e problema(s) que o SUS enfrenta:

I. Desequilíbrio entre as questões epidemiológicas e sociais – transição demográfica, epidemiológica, nutricional – e as questões de inovação e incorporação de novas tecnologias.

II. Função resolutiva de assistir 85% dos problemas de saúde mais comuns por meio da Atenção Primária à Saúde (APS).

III. A APS com função coordenadora dos fluxos e contrafluxos de pessoas, produtos e informações nas rede. Identifique a alternativa CORRETA:

a. As alternativas I e III são desafios e a II é um problema. b. Todas as alternativas são problemas.

c. A alternativa I e III são problemas e a II é um desafio. d. As alternativas II e III são desafios e a I é um problema. e. Todas as alternativas são desafios.

3ª Questão

A Constituição de 1988, chamada Constituição Cidadã, foi um avanço civilizatório na história brasileira quando incorporou mudanças no papel do Estado e criou novas relações entre as diferentes esferas de governo, ressaltando o entendimento da saúde como “direito de todos e dever do Estado”. Qual artigo regulamenta esse entendimento de saúde de acesso universal e igualitário?

a. Art. 198 b. Art. 197 c. Art. 199 d. Art. 196 e. Art. 200

(2)

A ciência baseada em evidência, fundamenta-se na qualidade dos estudos desenvolvidos em grupos populacionais. Que tipo de estudo tem natureza retrospectiva, pode ser usado em doenças raras e apresenta viés de memória.

a. Estudo tipo Survey b. Estudo caso-controle c. Estudo de prevalência d. Estudo de coorte

e. Estudo clínico randomizado

5ª Questão

Infante, 4 anos e 10 meses, foi encaminhada para uma avaliação otorrinolaringológica, após orientação da equipe pedagógica da escola que frequenta, devido à queixa de que na escola ela “não escuta bem e parece sempre estar desatenta ao que conversam com ela”. O referido profissional da área médica encaminhou a criança para a fonoaudióloga do setor de audiologia da clínica. Na anamnese, a genitora relatou que teve toxoplasmose no período gestacional, mas que não lembra com quantos meses estava. No entanto, não se preocupou com isso, visto que a criança nasceu com 40 semanas, 4,100kg, de parto cesariano, chorou ao nascer e não precisou de suporte de UTI. Ao ser questionada sobre o Teste da Orelhinha não soube responder se a infante havia realizado o procedimento, porém a fonoaudióloga observou, através da Caderneta de Saúde da Criança, que a criança falhou no primeiro e no reteste da Triagem Auditiva Neonatal. Com base no exposto, no que concerne a avaliação audiológica infantil, marque a alternativa

CORRETA:

a. A Audiometria Infantil não é indicada nesta idade. b. Apenas as alternativas C e D.

c. A avaliação auditiva comportamental deve ser priorizada como principal método avaliativo, sendo aplicada exclusivamente com o suporte de instrumentos musicais.

d. A avaliação auditiva comportamental se sobressai a Audiometria infantil por ser um método objetivo de testagem, que independe da colaboração da criança e da pessoa que a acompanha durante a avaliação.

e. A audiometria infantil deve ser realizada, porém, em decorrência da idade da criança, é importante realizar o condicionamento estímulo com atividade motora. Isso proporcionará uma maior colaboração para a pesquisa dos limiares.

6ª Questão

Existem políticas que destacam a possibilidade e necessidade da presença do profissional da fonoaudiologia atuando dentro da equipe multiprofissional. Várias Portarias, Resoluções e Leis contemplam a atuação do Fonoaudiólogo. Identifique qual das descritas nas alternativas a seguir está INCORRETA:

a. Portaria nº 930, de 10 de maio de 2012, especifica as diretrizes e os objetivos para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido grave ou potencialmente grave, bem como os critérios de classificação e habilitação de leitos de Unidade Neonatal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão contar com um Fonoaudiólogo disponível para a Unidade.

b. Portaria nº 391, de 7 de Julho de 2005, institui a Política Nacional de Atenção ao Portador de Doença Neurológica. Assim, na alta complexidade deverá conter o profissional Fonoaudiólogo na equipe de suporte. c. Portaria nº 665, de 12 de Abril de 2012, que versa sobre os requisitos de habilitação dos estabelecimentos

hospitalares como Centro de Atendimento de Urgência aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), no âmbito do Sistema Único de Saúde, expõe a necessidade de suporte Fonoaudiológico.

d. Resolução nº 7 de 24 de fevereiro de 2010, que aborda sobre os requisitos mínimos para o funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva, quanto aos recursos humanos que garante a assistência fonoaudiológica à beira do leito.

e. Lei nº 13.002/2005 torna obrigatória a realização do Teste da Linguinha em recém-nascidos e o fonoaudiólogo é o único profissional que tem competência a realizar esse procedimento.

7ª Questão

A instância colegiada de Controle Social que se constitui como órgão colegiado, permanente e deliberativo, composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atuando na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, trata-se:

a. Conselho de Saúde b. Apoio Institucional

c. Todas as alternativas estão corretas d. Conferência de saúde

e. Ouvidoria

8ª Questão

(3)

O novo programa de financiamento do governo federal, denominado Previne Brasil, altera algumas formas de repasses financeiros entre os entes federativos brasileiros e estabelece algumas medidas. A proposta do programa tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado nas assertivas abaixo, exceto:

a. Os incentivos para ações estratégicas de acordo com a necessidade de cada território que contemplam a implementação de programas, estratégias e ações que refletem na melhoria do cuidado na APS e na Rede de Atenção à Saúde.

b. Capitação ponderada, modelo de remuneração calculado com base no número de pessoas cadastradas sob responsabilidade das equipes de Saúde da Família ou equipes de Atenção Primária.

c. Pagamento por procedimento embasado no total de procedimentos realizados, desprovido de avaliação de desempenho.

d. Pagamento por desempenho que considera os resultados alcançados em um conjunto de indicadores monitorados e avaliados no trabalho das equipes da APS.

e. O Programa Saúde na Hora viabiliza o custeio aos municípios e Distrito Federal para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o território brasileiro.

9ª Questão

Há quase 10 anos atrás, segundo o Datasus, o SUS já produzia anualmente mais de um bilhão e seiscentos milhões de procedimentos ambulatoriais a atenção básica, 370 milhões de consultas médicas, mais de 11 milhões de internamentos hospitalares, mais de 1 milhão e novecentos mil partos, mais de 490 milhões de exames laboratoriais, mais de 13 milhões de ultrassonografias e mais de 136 milhões de doses aplicadas (LAVRAS, 2015). Acerca do dado acima jugue as assertiva abaixo:

I – O sistema de saúde é conceituado como um conjunto integrado de serviços e de ações voltado para dar respostas aos problemas de saúde, nesse sentido, é notório a partir dos dados acima, a importância do sistema de saúde brasileiro organizado em rede de atenção.

II – Infere-se também que os serviços acima descritos foram alcançados pois o SUS se organiza em uma ampla e diversificada rede de serviços de saúde sob a responsabilidade de municípios, estados e União.

III – os serviços acima descritos poderiam ser alcançados de forma autônoma e de forma não complementar entre municípios, estados e União.

A alternativa CORRETA é: a. Todas estão corretas b. Apenas a I

c. Apenas a III d. II e III e. I e II

10ª Questão

Anualmente o Brasil apresenta cerca de um milhão de mortes por diversas causas, considerando as mortes em todas as faixas etárias. Nessa perspectiva, qual a maior causa de morte na população brasileira nos últimos dez anos?

a. Doenças Infecciosas b. Doenças Oncológicas c. Causas Externas d. Malformações congênitas e. Doenças Cardiovasculares

11ª Questão

A Lei Orgânica da Saúde estabelece entre outros dispositivos os princípios doutrinários do SUS. Ao garantir a visita domiciliar mensal assistencial pelo profissional da equipe de Saúde da Família para uma pessoa acamada visando atender suas necessidades de saúde. Qual princípio doutrinário do SUS prevalece nesse exemplo?

a. Descentralização b. Universalidade c. Integralidade d. Participação popular e. Equidade

(4)

Um dos elementos que constitui as Redes de Atenção à Saúde (RASs) é a sua estrutura operacional, a qual é composta por cinco elementos, que vão desde a APS, passando pelos pontos de atenção secundários e terciários, seguindo até o sistema de governança. Indique nas alternativas abaixo quais das alternativas pertencem ao Sistema de Apoio e Sistema Logístico da estrutura operacional das RASs:

I- Sistema de Apoio II- Sistema Logístico

( ) Sistema de Assistência Farmacêutica ( ) Registro Eletrônico em Saúde

( ) Sistema de Acesso Regulado ( ) Teleassistência

( ) Sistema de Informação em Saúde Assinale a alternativa CORRETA:

a. II, II, I, I, I b. I, II, II, I, I c. II, I, II, II, I d. I, I, I, I, I e. I, I, II, II, II

13ª Questão

“O Estado pode transferir ações para o setor privado ou agir em parceria com agentes sociais. Transforma-se, portanto, o antigo Estado centralizador da produção do bem público em um moderno Estado coprodutor, mas ainda na condição de responsável último por sua produção. Logo, a regulação pode ser vista como a influência deliberada e propriamente dita do Estado em qualquer área ou setor que influencie a sociedade”(VILARINS ET AL, 2012).

O recorte do texto em questão faz referência:

a. A regulação enquanto atividade exclusiva da vigilância sanitária.

b. Ao papel amplo da gestão, sob o qual os demais profissionais, tais quais médicos, não possuem papel de relevância no processo de regulação.

c. A regulação, a qual tem papel multar o setor privado se ele não desempenhar adequadamente a prestação de serviço ao SUS.

d. A legitimidade que o SUS tem frente a possibilidade de fazer convenio com o setor privado, utilizando a regulação em saúde para monitorar essas parcerias.

e. A função da regulação atestar o funcionamento de serviços que não são conveniados e que são conveniados ao SUS.

14ª Questão

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo, tornando-se desafio central para Saúde Coletiva. O Estudo de Framingham que avalia de forma prospectiva os desfechos das doenças cardiovasculares a partir dos riscos populacionais é um típico exemplo de:

a. Estudo tipo Survey b. Série de casos c. Estudo de caso-controle d. Relatos de casos e. Estudo de coorte

15ª Questão

0000423900123dce9f3f07a2edc37b03cc84e14cdfd0fa6 Página 4 de 14

(5)

Uma das mais relevantes aplicações clínicas das Emissões Otoacústicas Evocadas tem ocorrido na Triagem Auditiva Neonatal. Esse fator possibilita o diagnóstico precoce da deficiência auditiva. Dessa forma, pode-se afirmar que:

I- Crianças com diferentes graus de deficiência auditiva, quando a intervenção fonoaudiológica é iniciada antes dos 6 meses de idade, possibilita o desenvolvimento da linguagem, independente do grau de deficiência auditiva.

II- A presença do vérmix no meato acústico externo é o único fator que pode afetar a captação das emissões otoacústicas.

III- As alterações de orelha média não afetam a captação das emissões otoacústicas.

IV- A Triagem Auditiva Neonatal passou a ser recomendada para diminuir a idade média do diagnóstico auditivo na infância.

Com base nas assertivas, elenque as que são VERDADEIRAS (V) e FALSAS (F) e, em seguida, assinale a proposição

CORRETA:

a. F, F, F e V b. V, F, F e V

c. Nenhuma das alternativas d. V, V, F e V

e. V, F, V e V

16ª Questão

A mortalidade infantil é um marcador sensível do desenvolvimento humano e da qualidade de vida da população. Qual período tem apresentado maior dificuldade em redução dos índices de mortalidade infantil no Brasil:

a. Entre um e quatro anos b. Entre cinco e nove anos c. Neonatal tardia

d. Pós-neonatal e. Neonatal precoce

17ª Questão

Vygotsky (1996) defendia que o desenvolvimento humano e da linguagem infantil são elaborados a partir das interações estabelecidas entre crianças e adultos desde os primeiros anos de vida. Esse fator tem um papel central na construção de habilidades que dão suporte ao desenvolvimento de potencialidades tipicamente humanas, tais como a capacidade para apreender significados pelo compartilhar de atividades e de artefatos socioculturais. Assim, o desenvolvimento está em constante relação com as transformações que se dão pela interação social. Fundamentando-se nesse teórico, o estudo da linguagem tem uma posição central, por favorecer a constituição do sujeito e a gradativa apropriação da cultura e da experiência acumulada ao longo da história, visto que é pela intervenção ou interposição do outro na relação da criança com o mundo, que a mesma se apropria dos modos culturais. Baseando-se nessa assertiva identifique a alternativa correta:

a. As vocalizações representam o único aspecto responsável pela comunicação da criança até o terceiro mês de vida.

b. Apenas o sorriso e o choro são aspectos importantes para a comunicação do bebê até os três meses de vida. c. Do primeiro ao terceiro mês de vida do bebê surgem as primeiras reações sociais, que vão se tornando cada vez

mais complexas.

d. Os gestos que o bebê faz só passam a ser importantes para a comunicação a partir do sexto mês de vida. e. Nos seis primeiros meses de vida os gestos e as vocalizações não podem ser considerados base para a

(6)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) (2010) salienta que no atual contexto global “Para se tornar um bom profissional, não basta mais ser profissional, o profissional de saúde também precisa ser interprofissional” que corrobora com as Políticas de Reorientação da Formação em Saúde; com os Planos de Ação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e OMS, com Política Nacional de Educação Permanente; com algumas Diretrizes Curriculares Nacionais e outras, haja vista às evidências que indicam que a Educação Interprofissional e as Práticas Colaborativas “otimizam os serviços de saúde, fortalecem o sistema e incitam melhorias de resultados na saúde”. Assim, o investimento intelectual nessas áreas, deve-se:

a. Diminuição do número de complicações de pacientes e de internações e as melhorias dos resultados na saúde de usuários com doenças crônicas.

b. Melhorias de acesso, coordenação do cuidado e do uso dos recursos clínicos especializados.

c. Diminuição de conflito e rotatividade entre os profissionais, bem como redução das taxas de erros médicos e de mortalidade.

d. Todas alternativas estão corretas.

e. Melhorias na assistência e segurança do paciente.

19ª Questão

Em relação aos Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefálico, identifique se os itens a seguir são VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F).

I- Os Potenciais Evocados Auditivos consistem no registro da atividade elétrica que ocorre no sistema auditivo, da orelha interna até o cortéx cerebral, em resposta a um estímulo acústico.

II- Os potenciais Evocados Auditivos podem ser registrados por técnicas não invasivas e sem gerar desconforto ao paciente.

III- Obrigatoriamente precisa ser realizado com sedação ou anestesia.

IV- A aplicabilidade dos Potenciais Evocados Auditivos vai desde a avaliação da sensitividade auditiva nos indivíduos que não podem ou não tem interesse de responder aos testes audiológicos convencionais, como também é útil para o diagnóstico e monitoramento de vários comprometimentos otológicos e neurológicos.

V- Sua aplicabilidade tem contribuído para as áreas de otorrinolaringologia e fonoaudiologia, exclusivamente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a. V, V, V, V e F b. V, F, F, V e V c. V, V, V, V e V d. V, V, F, V e F e. V, V, F, V e V

20ª Questão

Dentro do arcabouço jurídico do SUS, qual dispositivo legal regulamenta o Controle Social por meio dos Conselhos de Saúde e das Conferências de Saúde.

a. NOAS2002 b. NOB96 c. Lei 8080 d. Lei 8142 e. Lei dos MM

21ª Questão

0000423900123dce9f3f07a2edc37b03cc84e14cdfd0fa6 Página 6 de 14

(7)

Sobre a identificação precoce das dificuldades associadas as funções de leitura e de escrita das crianças, assinale a alternativa INCORRETA:

a. Identificar precocemente as lacunas que impedem a aprendizagem da leitura e escrita pode contribuir para a elaboração de estratégias que facilitem a aprendizagem da criança.

b. Problemas de leitura persistente e não-tratados podem ter consequências comportamentais negativas para a criança no ambiente escolar.

c. Quanto mais tarde a criança for avaliada quanto as habilidades de leitura e escrita, maior será a dificuldade para minimizar os danos associados a essas funções.

d. Avaliar a criança de forma tardia impede a sua aprendizagem no que concerne as habilidades de leitura e escrita. e. Avaliar uma criança de forma precoce vai contribuir para identificar mais cedo as lacunas referentes ao campo

da aprendizagem da leitura e escrita. Esse fator contribui para que ocorram menos lacunas nessas funções, quando há uma intervenção profissional apropriada.

22ª Questão

Sobre a produção de fala, identifique os pares cranianos associados a essa função: a. V, VII, X e XII

b. IX e XII

c. Nenhuma das alternativas d. VII, IX e X

e. VII, IX e XII

23ª Questão

A Regionalização é uma diretriz do Sistema Único de Saúde e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. As regiões compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado é denominada:

a. Regiões Interestaduais b. Regiões Intraestaduais c. Regiões Fronteiriças. d. Regiões Intramunicipais e. Regiões Intermunicipais

24ª Questão

A Prática Colaborativa é um dos temas centrais na Educação Interprofissional, pois:

a. Está centrado no paciente/cliente/família como “uma parceria entre uma equipe de profissionais e o paciente que mantém o controle sobre seus cuidados e fornece acesso ao conhecimento e habilidades dos membros da equipe para chegar a uma abordagem realista, plano de cuidados de equipe compartilhada” e acesso aos recursos para alcançar o plano.

b. Ocorrem quando profissionais de saúde de diferentes áreas prestam serviços com base na integralidade, envolvendo os pacientes, famílias, cuidadores e comunidades para atenção à saúde da mais alta qualidade em todos os níveis da rede de serviços e envolvem o trabalho clínico e não clínico relacionado à saúde.

c. Ocorre a partir de abordagem participativa, colaborativa e coordenada que visam a tomada de decisões compartilhadas sobre questões sociais e de saúde em uma parceria que envolve equipes de profissionais de saúde e clientes.

d. Está pautada no trabalho em conjunto que respeite os valores éticos dos membros, a partir da sustentação de relações de trabalho eficazes e saudáveis.

e. Diz respeito à urgente necessidade de compartilhamento com os usuários dos diagnósticos e condutas em saúde, tanto individual quanto coletivamente, buscando sua participação e autonomia em seu projeto terapêutico.

(8)

No que diz respeito as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador, é CORRETO afirmar que o Fonoaudiólogo:

a. A Perda Auditiva Induzida por Ruído é o único risco de saúde que profissional da fonoaudiologia, que trabalha junto a Vigilância em Saúde do Trabalhador, pode atuar na investigação e intervenção para diminuição desse agravo.

b. A Fonoaudiologia não pode determinar e justificar projetos em favor da saúde, analisando as condições ambientais de trabalho, elencando os fatores de risco ocupacionais e averiguando os agentes que desencadeiam danos à saúde geral.

c. Não pode ter acesso aos fatores que interferem na dinâmica do processo saúde-doença, que estão associados ao aumento ou diminuição do risco de adoecimento.

d. Todas as alternativas estão corretas.

e. O profissional da fonoaudiologia pode atuar na área de Saúde do Trabalhador para desencadear ações oportunas, com o objetivo de reduzir e eliminar riscos existentes.

26ª Questão

Com relação aos aspectos gramaticais ou formais da linguagem, analise as seguintes proposições:

I- A criança precisa adquirir propriedades sintáticas para poder se comunicar verbalmente. Ou seja, ela precisa compreender como as sentenças são formadas e as regras gramaticais que regem tal formação.

II- A morfemas dizem respeito as menores unidades significativas de uma língua. Podem corresponder a uma palavra, como em “pato”. Também podem corresponder às partes ou unidades de compõem uma palavra, como o “s” empregado em “patos”.

III- A aquisição do sistema fonêmico corresponde a um dos componentes do desenvolvimento global da linguagem e a sua aprendizagem ocupa uma boa parte da primeira infância.

Com base nas assertivas, assinale a proposição que contém as proposições CORRETAS:

a. Todas as assertivas estão erradas. b. Todas as assertivas estão corretas. c. As assertivas I e III estão corretas. d. Apenas a assertiva I está errada. e. Apenas a assertiva III está correta.

27ª Questão

A NOAS 01/01 enfatiza a proposta de ampliação da Atenção Básica objetivando definir responsabilidades e ações estratégicas as quais os municípios devem desenvolver. São elas, EXCETO:

a. Ações de Saúde da Mulher b. Controle da tuberculose c. Ações de Saúde Bucal d. Eliminação da Hanseníase e. Controle da Dengue

28ª Questão

Um indivíduo adulto, 30 anos de idade, com classe III de Angle pode apresentar alteração na deglutição. Identifique a alternativa CORRETA:

a. Atípica sem projeção lingual. b. Atípica e adaptada.

c. Atípica com projeção lingual. d. Nenhuma das alternativas. e. Adaptada.

29ª Questão

O Fonoaudiólogo do NASF pode desenvolver ações em conjunto com os outros profissionais da equipe, como também ações específicas. Sobre as ações específicas do Fonoaudiólogo, identifique a alternativa INCORRETA:

a. Realizar apenas consultas individualizadas.

b. Facilitar a inclusão social de usuários com deficiência auditiva, física e intelectual.

c. Promover educação permanente para os profissionais da saúde e da educação a respeito dos diversos distúrbios da comunicação.

d. Identificar fatores de risco que levam aos distúrbios da comunicação e funções orofacias.

e. Compartilhar a construção de projetos terapêuticos dos usuários com necessidade de atenção especializada.

(9)

A Epidemiologia é uma ciência fundamental para o desenvolvimento de ações efetivas no campo da saúde. O conceito que mensura a quantidade de casos novos e antigos num determinado espaço geográfico e de tempo em uma população suscetível, refere-se ao conceito de:

a. Sensibilidade b. Incidência c. Acurácia d. Prevalência e. Especificidade

31ª Questão

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao desenvolvimento do sistema estomatognático em suas diferentes fases.

a. Todas as etapas da deglutição são involuntárias.

b. A respiração e sucção são funções consideradas inatas.

c. A mastigação é uma função aprendida, assim como a deglutição, e dependente da articulação temperomandibular, músculos, mucosa e das estruturas relacionadas.

d. No indivíduo adulto, os arcos mandibular e maxilar têm o mesmo tamanho. e. Todas as alternativas são corretas.

32ª Questão

Tatiana, 75 anos, frequentadora do grupo de canto da igreja, apresenta queixa de zumbido e tontura associada a baixa acuidade auditiva. A senhora em questão, ao procurar o serviço de otorrinolaringologia, foi encaminhada para a avaliação audiológica completa. De acordo com esse relato, as alterações encontradas em relação à perda auditiva e curva timpanométrica são:

a. Central e As b. Neurossensorial e A c. Mista e As d. Condutiva e As e. Condutiva e A

33ª Questão

A gerência de Vigilância em Saúde do município de Patos (Paraíba) identificou que em um bairro do município os casos de diabetes descompensados e obesidade reduziram ao longo de 2 anos. Considerando importante a informação, a Coordenação de Atenção Básica do município levantou os principais aspectos do modelo de atenção em saúde aplicado pela Equipe de Saúde da UBS daquele bairro. Observou-se que a equipe mantinha reuniões periódicas com compartilhamento de materiais científicos, relacionando as evidências com a prática cotidiana. A equipe reorganizava as informações de forma mais prática e repassava aos grupos de doenças crônicas também em reuniões periódicas com estratégias distintas (vídeos, encenação, gincanas, rodas de discussão). Além, de que a equipe priorizava a assistência centrada no paciente.

Diante das informações acima julgue as assertivas:

I. A equipe utilizava de ferramentas da educação em saúde para a população como estratégia de promoção à saúde, desta forma foi fortalecida a conscientização individual e coletiva de responsabilidades e de direitos à saúde.

II. A equipe utilizava ferramentas da educação permanente em saúde uma vez que havia uma periodicidade contínua nas reuniões entre os profissionais, cujo enfoque estava na resolução de problemas, de forma interprofissional e baseados em evidência científica.

III. A equipe estava integrada e participativa com a população em questão, por isso houve melhora dos quadros clínicos, e para tal, pode-se inferir que foi devido à uma gestão de mudança protagonizada pela equipe e pelos usuários. A alternativa CORRETA é: a. Apenas a I b. I e II c. II e III d. Todas e. Nenhuma

(10)

Após quase 50 anos de pesquisa, a Organização Mundial de Saúde (2010) e seus parceiros reconhecem evidências suficientes para mostrar que a Educação Interprofissional proporciona a prática colaborativa eficaz. A Educação Interprofissional, refere-se:

a. Estratégia pedagógica que contempla atividades que possui período definido para execução e utiliza, em sua maior parte, os pressupostos da metodologia de ensino tradicional com atividades educacionais que visam promover a aquisição sequencial e acumulativa de informações técnico-científicas.

b. Portaria MS nº198 GM/MS/13 de fevereiro de 2004 que institui a Política Nacional de Educação Interprofissional para o SUS como estratégia para formação e desenvolvimento de trabalhadores do setor como estratégia de transformação das práticas de formação, atenção, gestão, formulação de políticas, participação popular e do controle social no setor saúde.

c. Ao conceito que aponta para relações independentes entre diferentes práticas das categorias profissionais. d. Abordagem prioritária que formalmente está sendo incorporada nas políticas de educação na saúde, tendo em

vista que é considerada como estratégia potencial para fortalecimento do SUS que consiste em ocasiões onde membros ou estudantes de duas ou mais profissões aprendem juntos, de modo interativo, com a finalidade de valorizar a qualidade da atenção à saúde.

e. Ao esquema pedagógico de ensino-aprendizagem relacionado com o desenvolvimento das seguintes etapas: observação da realidade, identificação das variáveis do problema, teorização, propor hipóteses de solução e aplicação à realidade.

35ª Questão

A Dislexia é conceituada como um Transtorno de Linguagem Escrita que se caracteriza por uma dificuldade em compreender palavras escritas, dentre outros aspectos. Deve-se ficar alerta aos primeiros sinais de Dislexia.

I- O primeiro sinal indicativo da dislexia pode ser um atraso no desenvolvimento da fala e as alterações associadas a essa função. Esse atraso e as alterações podem ser discretos e os pais, em geral, associam esses aspectos a algum histórico familiar de também ter começado a falar tardiamente.

II- Da mesma forma que um atraso ao falar possa ser de origem genética, a dislexia também pode ser. O agravante disso é que muitas vezes os adultos não têm consciência do que é a dislexia e as consequências dela para a aprendizagem de algumas habilidades escolares.

III- Os pais tendem a procurar uma intervenção profissional de forma tardia, podendo gerar, a longo prazo, em indivíduos jovens e adultos, persistência nas dificuldades relacionadas a fala e linguagem oral, limitações para ler e pronunciar palavras que não são comuns, falta de vontade para ler, preferência por livros com menos palavras, com grandes áreas em branco entre os parágrafos e com ilustrações, além de baixa capacidade de aprendizagem de quaisquer conteúdos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

a. As asserções I e II são verdadeiras, e a III é uma proposição falsa. b. As asserções I e III são verdadeiras, e a II é uma proposição falsa. c. As asserções I, II e III são falsas.

d. As asserções I, II e III são verdadeiras. e. Apenas a asserção I é verdadeira.

36ª Questão

A partir do século XX, registros dos termos multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade são encontrados em documentos históricos, na literatura científica internacional. Estabeleceu-se uma distinção conceitual baseada no grau de integração das interações entre as disciplinas, apresentados em diferentes níveis. As definições dizem respeito aos seguintes níveis, exceto:

a. Nível transdisciplinar, em que as relações entre as disciplinas ocorrem dentro de um sistema total sem limites estáveis entre disciplinas.

b. Nível Interdisciplinar refere ao processo em que ocorre quando estudantes de duas ou mais profissões aprendem sobre os outros, com os outros e entre si para melhorar a prática colaborativa e a qualidade dos cuidados. c. Nível interdisciplinar não tem a pretensão de criar novas disciplinas, mas utilizar o conhecimento de várias

disciplinas para contribuir com a resolução de problemas concretos ou para favorecer a compreensão de fenômenos sob vários pontos de vista”.

d. Nível interdisciplinar, existe, entre disciplinas ou entre "setores heterogêneos da mesma ciência", uma reciprocidade de trocas "de modo que haja em todo o enriquecimento mútuo".

e. Nível multidisciplinar, caracterizado por fenômenos de empréstimo ou importação de informação de uma ciência para outra, sem causar alterações na disciplina original.

37ª Questão

(11)

O controle social, possuindo representação de diferentes segmentos da sociedade civil, compõe uma diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS) que garante a participação da sociedade nas questões relacionadas à saúde em todas as esferas de governo. Essa participação se faz conforme a:

a. Lei 8.142/90 com a participação nas Conferências de Saúde nacionais e Conselhos de Saúde.

b. Lei 8.142/90 nos conselhos de Assistência Social, Conselhos da Criança e adolescentes e nos Conselhos de Saúde

c. Lei 141/91 na gestão dos recursos humanos.

d. Lei 141/91 na gestão dos valores mínimos que devem ser aplicados anualmente pela união, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios em serviços públicos.

e. Lei 8.142/90 com a participação nas Conferências de Saúde em todas as esferas de governo.

38ª Questão

Acerca das Redes de Atenção à Saúde (RASs) avalie as afirmativas abaixo:

Redes de Atenção à Saúde bem estruturadas e otimizadas podem melhorar a qualidade da atenção em saúde, de vida da população, trazendo inclusive eficiência na utilização dos recursos.

PORQUE,

São organizações poliárquicas de conjuntos de serviços em saúde articulados e vinculados que permitem ofertar uma atenção contínua e integral a determinda população.

a. Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

b. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. c. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

d. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. e. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

39ª Questão

Sobre a inserção da fonoaudiologia na atenção primária do Sistema Único de Saúde identifique a questão INCORRETA:

a. Apenas nos anos de 2000 as ações da Fonoaudiologia na Atenção Primária à Saúde passam a enfatizar não somente o tratamento de doentes ou à habilitação ou reabilitação, mas também as ações de promoção de saúde. b. Os profissionais da fonoaudiologia podem atuar formulando, avaliando e implementando políticas públicas que

tenham como foco os aspectos da comunicação humana.

c. O fonoaudiólogo pode atuar na saúde pública através de ações de promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde da população, no que diz respeito aos distúrbios da comunicação.

d. Os profissionais da fonoaudiologia não podem atuar formulando, avaliando e implementando políticas públicas que tenham como foco os aspectos da comunicação humana.

e. As alternativas “A” e “D” estão incorretas.

40ª Questão

Sobre a avaliação das habilidades de leitura e escrita, analise as seguintes assertivas:

I- A avaliação das habilidades de leitura e escrita tem como um dos objetivos identificar se a criança está apenas com um leve atraso ou se está significativamente atrasada no que concerne as habilidades de alfabetização.

II- A avaliação das habilidades de leitura e escrita tem como principal objetivo realizar uma análise detalhada das habilidades atuais de alfabetização do indivíduo, para a equipe multiprofissional constituir um perfil de potencialidades e limitações quanto a aprendizagem da criança.

III- A avaliação das habilidades de leitura e escrita serve para estabelecer uma base que sirva de suporte para futuras avaliações.

IV- A avaliação das habilidades de leitura e escrita não deve servir de suporte para a equipe multiprofissional direcionar o ensino da criança envolvida na avaliação.

Com base nas assertivas, assinale a proposição que contém as proposições CORRETAS:

a. I e IV b. I c. I, II e III d. II e III e. I e III

(12)

Na perspectiva da valorização da Saúde Pública, a proposta é que o SUS se movimente, implicando toda sociedade brasileira, para a conquista das metas desafiadoras que o país assumiu com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e eles foram colocados de forma orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional atualizando os Objetivos do Milênio. (OPAS, 2018). Está apresentado nos dezessete desafios da Saúde Pública para próxima década, segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (2013-2015), entre eles:

a. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

b. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar em todas as idades. c. Todas as alternativas estão corretas.

d. Erradicação da pobreza e fome.

e. Promover o crescimento econômico, inclusivo e sustentável, emprego pleno e trabalho decente para todos.

42ª Questão

Os principais objetivos do processo de Programação Pactuada e Integrada - PPI, segundo a portaria GM/MS nº 1.020/02 são, EXCETO:

a. Explicitar os recursos federais, estaduais e municipais, que compõem o montante de recursos do SUS destinados às ações e serviços de saúde.

b. Definir os limites financeiros globais para assistência de todos os municípios, compostos por parcela destinada ao atendimento à população do próprio município, em seu território e pela parcela correspondente à programação das referências de outros municípios, de acordo com o previsto na NOAS/SUS 01/01.

c. Consubstanciar as diretrizes de regionalização da assistência à saúde, mediante a adequação dos critérios de distribuição dos recursos, dando concretude à conformação de redes assistenciais regionalizadas e hierarquizadas.

d. Orientar a alocação de recursos financeiros federais de custeio da assistência à saúde pela lógica de atendimento às necessidades de saúde da população.

e. Buscar a eqüidade de acesso da população brasileira às ações e serviços de saúde em todos os níveis de complexidade.

43ª Questão

Cabe ao Fonoaudiólogo inserido na Atenção Básica:

I- Participar dos grupos de envelhecimento ativo com o objetivo de orientar ações que favoreçam a comunicação oral e habilidades cognitivas, auditivas e vocais.

II- Orientar agentes comunitários de saúde, para coletar dados referentes à comunicação dos usuários e detecção de sinais indicadores de alterações da comunicação humana.

III- Realizar visitas domiciliares, para elencar fatores ambientais e familiares que possam gerar alterações na comunicação humana.

IV- Realizar atividades em instituições educacionais.

V- Participar das entidades representativas da população, a exemplo do Conselho Gestor. Sobre as assertivas, assinale a proposição CORRETA:

a. Apenas a III e V estão incorretas. b. Todas as assertivas estão corretas. c. Apenas a assertiva V está incorreta. d. Nenhuma assertiva está correta.

e. As assertivas II, III e V estão incorretas.

44ª Questão

Marque a proposição que indica os músculos mastigatórios com ação na elevação da mandíbula. a. Músculo pterigoideo lateral, músculo pterigoideo medial e masseter.

b. Músculo masseter, músculo temporal e músculo pterigoideo lateral. c. Músculo temporal, músculo masseter e músculo pterigoideo medial. d. Músculo masseter e músculo pterigoideo lateral.

e. Músculo temporal e músculo pterigoideo medial.

45ª Questão

(13)

Os níveis de evidência dos estudos para tratamento e prevenção são hierarquizados de acordo com o grau de confiança dos estudos que estão relacionados à qualidade metodológica dos mesmos. A determinação dos níveis de evidência científica dos estudos clínicos é uma tarefa fundamental para a escolha de condutas baseadas nas melhores evidências científicas. Qual das assertivas abaixo determina o maior nível de evidência científica?

a. Estudo de revisão sistemática b. Estudo de prevalência

c. Ensaio clínico randomizado d. Estudo de coorte

e. Estudo caso-controle

46ª Questão

Sobre a anatomofisiologia do órgão da audição e do equilíbrio, analise as proposições:

I- A orelha interna, também é denominada de labirinto e está localizada na porção petrosa do osso temporal, sendo constituída pelo labirinto ósseo.

II- O labirinto ósseo é constituído pelo vestíbulo e os canais semicirculares. III- O labirinto membranoso está localizado dentro do labirinto ósseo.

IV- O labirinto membranoso contém endolinfa, rica em potássio e pobre em sódio.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:

a. V, V, F e V b. V, F, F e F c. V, V, V e V d. V, F, V e F e. V, V, F e F

47ª Questão

Sistemas lógicos que organizam o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde, articulando as situações demográficas e epidemiológicas, determinantes sociais e da saúde, com os componentes da rede e as intervenções sanitárias. (MENDES, 2012).

O texto acima refere-se ao conceito de: a. Modelos de Atenção à Saúde b. Sistema de Informação em Saúde c. Vigilância epidemiológica

d. Vigilância em Saúde

e. Vigilância sanitária e vigilância epidemiológica

48ª Questão

Considerando que os cidadãos têm direito ao acesso às ações e aos serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde ofertados pelo Sistema Único de Saúde estão inclusos abaixo, EXCETO:

a. Em caso de risco de vida ou lesão grave, deverá ser assegurada a remoção do usuário em condições seguras, que não implique maiores danos, para um estabelecimento de saúde com capacidade para recebe-lo.

b. Quando houver limitação circunstancial na capacidade de atendimento do serviço de saúde, fica sob responsabilidade do gestor municipal a pronta resolução das condições para o acolhimento e devido encaminhamento do usuário do SUS, devendo ser prestadas informações claras ao usuário sobre os critérios de priorização do acesso na localidade por ora indisponível. A prioridade deve ser baseada em critérios de vulnerabilidade clínica e social, sem qualquer tipo de discriminação ou privilégio.

c. O acesso se dará prioritariamente pelos Serviços de Saúde da Atenção Básica próximos ao local de moradia. d. O encaminhamento à Atenção Especializada e Hospitalar será estabelecido em função da necessidade de saúde

e indicação clínica, levando-se em conta critérios de vulnerabilidade e risco com apoio de centrais de regulação ou outros mecanismos que facilitem o acesso a serviços de retaguarda.

(14)

As evidências cinetíficas são de fundamental importância para o direcionamento e qualidade dos cuidados primários. A Organização Mundial da Saúde identificou mitos, enganos generalizados, e ideias equivocadas acerca das doenças crônicas (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2005).

Identifique nas alternativas abaixo mitos sobre as doenças crônicas: I. As doenças crônicas afetam principalmente os países de alta renda. II. As doenças crônicas afetam as pessoas de idade.

III. As doenças crônicas podem ser prevenidas.

IV. As doenças crônicas são resultados de estilos de vida não saudáveis.

V. Há um exagero no cuidado às doenças crônicas, pois há muitos que fuma e tem vida longeva. São MITOS: a. I, III e IV b. I, II, IV c. IV d. I e IV e. Todas as alternativas

50ª Questão

A Norma Operacional Básica do SUS (NOB/SUS96) teve um papel crucial no financiamento de Políticas Indutoras da Estratégia Saúde da Família, pelo incentivo de Políticas Públicas de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. Qual dispositivo criou financiamento específico para municípios que aderissem à Estratégia Saúde da Família?

a. Pacto pela Saúde b. Pacto pela Gestão c. PAB variável d. PAB fixo

e. Transferência fundo a fundo

(15)

CURSO DE SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS Aluno:

Componente Curricular: Fonoaudiologia e Saúde coletiva Professor (es):

Semestre: 202002 Período: Turma: Data:

SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS FONOAUDIOLOGIA 2021

GABARITO DE PROVA (RESUMIDO) PROVA 04239 - CADERNO 001 Questão Resposta 1ª questão (A) 2ª questão (D) 3ª questão (D) 4ª questão (B) 5ª questão (E) 6ª questão (E) 7ª questão (A) 8ª questão (C) 9ª questão (E) 10ª questão (E) 11ª questão (E) 12ª questão (B) 13ª questão (D) 14ª questão (E) 15ª questão (B) 16ª questão (E) 17ª questão (C) 18ª questão (D) 19ª questão (D) 20ª questão (D) 21ª questão (D) 22ª questão (A) 23ª questão (B) 24ª questão (B) 25ª questão (E) 26ª questão (B) 27ª questão (E) 28ª questão (E) 29ª questão (A) 30ª questão (D)

(16)

34ª questão (D) 35ª questão (A) 36ª questão (B) 37ª questão (A) 38ª questão (B) 39ª questão (D) 40ª questão (E) 41ª questão (C) 42ª questão (B) 43ª questão (B) 44ª questão (C) 45ª questão (A) 46ª questão (D) 47ª questão (A) 48ª questão (B) 49ª questão (B) 50ª questão (C) Questão Resposta 000042.390016.f666f2.5971d7.068d96.6a5f0c.611c10.c1fab Pgina 2 de 2

Referências

Documentos relacionados

Com a Aero Stand posicionada para operação, gire os pés de nivelamento, conforme necessário, para garantir que a bancada fique nivelada. Garanta que os eixos dos pés de

uso específico ..... que

serviços referidos no subitem 4.2.5 obedecerá ao Quadro II, anexo, considerando-se como número de empregados o somatório dos empregados existentes no estabelecimento que

A Escola Senai de Valinhos iniciou atividades em 1º de agosto de 1976 como Unidade de Formação Profissional mantida em convênio com a Prefeitura do Município de Valinhos.. Nestes

Acção de formação, específica, leccionada pela Parque Expo na área da Direcção.. Geral

P304+P340 - EM CASO DE INALAÇÃO: remova a pessoa para local ventilado e a mantenha em repouso numa posição que não dificulte a respiração.. P305+P351+P338 - EM CASO DE CONTATO COM

Nesta análise, portanto, Keynes rompe com a visão neoclássica da teoria quantitativa da moeda (onde a quantidade de moeda determina o nível de preços), e a taxa de juros aparece

documentação deveria estar em castelhano e digitalizada para que seja susceptível de se enviar por correio electrónico. Igualmente é necessário, preparar os dados, listas