• Nenhum resultado encontrado

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA

UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais.

Captação e uso de águas pluviais.

Juliane C. Bernardi

Professora de Sistemas Hidráulicos e Sanitários III Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP Campus Guarujá

julicbernardi@yahoo.com.br

Andreza de Assis Pimentel Aluna de engenharia civil

Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP Campus Guarujá andreza13.2t2010@gmail.com

Stephanie Kurashiki Aluna de engenharia

Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP Campus Guarujá stephanie_kurashiki@hotmail.com

Bianca Cunha Aluna de engenharia civil

Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP Campus Guarujá bianca_cunha23@hotmail.com

Clebia Marinho Aluna de engenharia civil

Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP Campus Guarujá clebia_sm85@hotmail.com

(2)

2 Este simpósio tem o apoio da Fundação Fernando Eduardo Lee

Resumo

Como nos dias de hoje, pode-se observar que a água está virando um recurso limitado, é preciso que sejam tomadas algumas medidas para preservação da

mesma. Uma das maneiras, é o aproveitamento de água pluvial, onde contribui para a economia, e a conservação futuramente. O trabalho a seguir tem por finalidade mostrar os benefícios, e como pode ser simples o sistema de captação de água pluvial em um conjunto de residências.

Palavras-chave: Água pluvial, economia, conservação, captação.

Summary

As it is nowadays, it can be observed that water is becoming a limited resource, it is necessary that some measures are taken to preserve it. One way is by using rainwater, where it contributes to the economy, and conservation in the future.

The following work aims to show the benefits, and how simple the system of rainwater harvesting in a set of residences.

Key-words: rain water, economy, conservation, capture.

Seção 1: Curso de Engenharia Civil – Meio Ambiente.

(3)

3

1. Introdução

Nosso planeta Terra é composto de 70% de água. Porém deste total de água a maioria se encontra nos oceanos, restando assim uma quantidade bem menor para o consumo humano (MRV,2013). Esta água pode ser encontrada em leitos subterrâneos, atmosfera, entre outros. Na maioria das vezes é retirada a água para o consumo, de nascentes ou rios, mas a cada ano que se passa, com aumento de população, consequentemente aumenta-se a quantidade de consumo. É então um fator que deve-se considerar em cada cidade, em cada casa ou em qualquer lugar, que com todo esse aumento, é necessário que a economia de água seja repensada, como até mesmo em um simples fechar de uma torneira que está pingando, até em um sistema de captação de água pluvial, para o reuso da mesma, diminuindo assim a quantidade de água que será utilizada, proveniente dos rios.

2. Objetivos

2.1. Objetivo geral

Este trabalho terá como objetivo apresentar os benefícios da captação e do aproveitamento de água pluvial, em uma edificação ou em qualquer outro local incentivando a fazer o aproveitamento correto e de maneira simples, e os locais onde essa água poderá ser utilizada.

2.2. Objetivo específico

 Sistema de captação de água pluvial;  Distribuição da água captada;

 Vantagens da captação de águas pluviais.

3. Justificativa

Com o sistema de captação de água da chuva, é possível se economizar em até 50% na sua conta de água, pois com a água que foi reaproveitada da chuva, pode

(4)

4

ser usada na lavagem de garagens, de carros, de pisos, em irrigação de jardins, em descargas, entre outras coisas.

Em lugares onde o consumo de água é muito maior do que uma residência, como por exemplo em um canteiro de obras, esta água poderia ser utilizada para a descarga dos vestiários dos colaboradores, na limpeza do canteiro de obras, que muitas vezes, só consegue fazer a limpeza, lavando o local, por conta da poeira e da quantidade de resíduos. Com essa reutilização, com toda a certeza, a redução de gastos com a conta de água, será muito menor.

4. Revisão bibliográfica

A humanidade nos dias de hoje, está com alguns problemas globais, socioambientais e financeiros e com tudo isso a água é um dos principais tópicos com mais importância, pois a demanda está cada vez mais aumentando conforme o aumento populacional (VASCONCELOS, 2007).

Diante disso, é necessário pôr em prática a economia, e até mesmo o incentivo para desenvolver algumas práticas para ajudar a economizar e a reaproveitar, como por exemplo, a captação de água pluvial.

4.1. Sistema de captação

Existem diversos tipos e maneiras, de se fazer a captação da água da chuva, mas basicamente a água é coletada por algum tipo de coletor, como calhas, onde são direcionadas a um tubo de queda de água, onde no mesmo há um filtro seletor que não deixe os resíduos, como folhas, ou outros resíduos que ficam na calha, não passem diretamente para o cano. Neste percurso da queda da água, é despejada em um reservatório inferior, para que seja armazenada e tratada conforme na Figura 1. Normalmente, nos reservatórios mais simples, o tratamento é feito apenas com cloração.

(5)

5

Figura 1: Sistema captação simples

A partir do reservatório, uma bomba de recalque é acionada, para que chegue até um reservatório superior (caixa d’água) onde será distribuída para os locais onde se deseja.

Um outro item, que também é necessário no reservatório, é o “ladrão”, um método que impede que a água que está armazenada, não transborda, fazendo que a água saia por outro local, antes que isso aconteça.

4.2. Distribuição da água captada

Apesar de não ser recomendada para a ingestão, essa água possui diversas finalidades onde pode ser utilizada, como atividades domésticas, sendo irrigação das plantas de casa, lavar calçadas, garagens de prédios, lavagem de sanitários e até descargas. Em alguns casos, é utilizada até para a lavagem dos carros (VANESSA, 2017).

5. Material e métodos

Um exemplo que pode-se ter de captação de água pluvial, é a de um edifício residencial, onde se tem todo o sistema de captação e a sua utilização para algumas atividades.

(6)

6

Como dentro do edifício, há muitos moradores, e tem a necessidade de economizar o quanto for possível, a água da chuva é uma das maneiras que mais são válidas, para a lavagem das garagens onde são de tamanhos consideráveis, descarga nos apartamentos por conta da quantidade de banheiros e lavabos, e até mesmo na irrigação dos jardins que decoram o mesmo.

5.1. Projeto de captação do edifício

A captação de agua pluvial do edifício, é um pouco mais complexo, por conta das diversas áreas onde pode-se captar, e por conta do tamanho do mesmo.

Um exemplo, é o sistema de captação apenas por ralos. Se inicia na cobertura, onde na laje há caimento direto para o ralo, levando diretamente para a prumada, onde todo o sistema de captação é ligado, e a água é guiada até o reservatório inferior. Podemos observar na Figura 2, este sistema de captação citado.

(7)

7

Figura 2: Prumada principal sacadas

Cada sacada será interligada diretamente para a prumada principal, como podemos observar na Figura 3, que mostra o projeto de captação de água pluvial das sacadas.

Figura 3: Ralos de captação para prumada

Assim que a água chega ao reservatório inferior, o mesmo será preenchido, conforme a quantidade de chuva que cai. Caso o reservatório chegue em seu limite, e a chuva continue, o “ladrão” começa a ser utilizado como o exemplo da Figura 4, fazendo com que essa água que está quase transbordando, saia naturalmente sem maiores problemas.

(8)

8

Figura 4: Reservatório inferior

Antes que a água saia de dentro do reservatório inferior, a água passa por cloração, que é um dos métodos mais simples. Pode ser utilizado também o filtro, onde a água é filtrada antes de entrar no reservatório.

A água é retirada do reservatório inferior, e transferida para um reservatório superior, onde será distribuída para os devidos fins de utilização no edifício.

6. Resultados e discussão

Durante o processo de tratamento de água ocorre uma perda de 15% do total captado. Para cada 1 m³ de água captada é possível tratar 0,85 m³, portanto em um reservatório com capacidade de 10.000L de água captada resultará em 8.500L de água que poderão ser aproveitados.

(9)

9

7. Conclusão

Diante do quadro de aumento do uso de água todos os dias, são necessários tomar medidas de aproveitamento e reuso da mesma para evitar transtornos futuros nos abastecimentos hídricos. Muitos são os países que já adotam meios de reuso da água tanto para o uso doméstico como industrial e agrícola.

Apesar de ser uma alternativa ecologicamente correta, a captação e aproveitamento deve ser feito de forma responsável, pois a água da chuva possui substâncias tóxicas e bactérias que em caso de ingestão ou contato com a pele pode causar doenças, por isso é necessário garantir o tratamento adequado da água captada de acordo com o tipo de reuso para garantir que não apresente nenhum tipo de risco à saúde pública.

No Brasil, a conscientização do aproveitamento e reuso da água no meio da construção civil não é levada a sério porém as empresas que adotam essa estratégia apresentam economia significativas no processo produtivo. É necessário criar programas de incentivo à consciência ambiental e a valorização do nosso recurso hídrico, pois é de suma importância e deve ser cada vez mais disseminada a ideia de aproveitamento e reuso.

(10)

10

8. Referências

MRV,2013

http://www.mrv.com.br/sustentabilidade/pt/materias-e-dicas/agua/quantidade-de-agua-no-planeta Acesso em 21 de agosto de 2017.

ECYCLE, 2013 http://www.ecycle.com.br/component/content/article/41-pegue-

leve/3313-cisterna-vertical-modular-litros-tecnotri-solucao-alternativa-sistema- tecnologia-captacao-aproveitamento-coleta-agua-chuva-pluviais-consumo-humano-

crise-hidrica-caixa-reservatorio-armazenamento-vantagem-casa-condominio-apartamento-comprar-encontrar.html Acesso em 21 de agosto de 2017.

VASCONCELOS, 2007

http://www.pucgoias.edu.br/ucg/prope/cpgss/ArquivosUpload/36/file/CAPTA%C3%87 %C3%83O%20DE%20%C3%81GUA%20DE%20CHUVA%20PARA%20USO%20D

OMICILIAR.pdf Acesso em 21 de agosto de 2017.

ROTOGINE, 2010 http://www.rotogine.com.br/site/?page_id=277 Acesso em 4 de

setembro de 2017.

AECWEB, 2016

https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/kit-para-captacao-de-agua-de-chuva-solucao-economica-para-fins-nao-potaveis_6704_0_0 Acesso em 4 de

setembro de 2017.

JR,P. http://portejr.com.br/captacao-de-aguas-pluviais/ Acesso em 4 de setembro de 2017.

VANESSA, 2017

Referências

Documentos relacionados

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) se constituiu a partir de um trabalho conjunto que envolve uma rede de orga- nizações

Na análise conjunta das atividades predominantes da área de estudo, deixou- se de considerar as delimitações das categorias dos produtores, por se constatar que as unidades

No caso das ICE, atribui-se um valor da Figura 2.3 para cada habitação (normalmente apar- tamentos T0, T1, T2, T3, T4 ou T5) e posteriormente aplicam-se os fatores de

o No caso de pagamento de Recesso Remunerado, quando for feito ao fim do estágio, e/ou Renovação de contrato, basta informar a data de desligamento no devido campo que o sistema

natureza constitutiva negativa, que se destina a desconstituir a coisa julgada nas hipóteses de rescindibilidade previstas em lei. A respeito dessa ação autônoma de impugnação

Esse Piso é definido pela multiplicação de um valor per capita nacional pela população de cada município (fornecida pelo IBGE), transferido, regular e automaticamente,

 Obras completas, José de Almada Negreiros, Imprensa Nacional da Casa da Moeda  A poesia de Fernando Pessoa, Adolfo Casais Monteiro, Imprensa Nacional Casa da Moeda 

Para que a violência contra professores seja minimizada deve haver um esforço conjunto do estado, sociedade, escola com propostas que garantam a motivação dos professores em dar