• Nenhum resultado encontrado

Parauapebas-PA, março de 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Parauapebas-PA, março de 2019"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1 Na condição de integrante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica devemos participar ativamente do processo de

construção execução de ações integradas para a consolidação do Plano Nacional de Educação.

(2)

2 1. APRESENTAÇÃO DO CANDIDATO

Caro Aluno, colega servidor, colaborador e familiares apresento de forma simplificada minha trajetória profissional e a proposta de gestão com diretrizes e ações.

TRAJETÓRIA ACADÊMICA PROFISSIONAL Diretor Geral do IFPA Campus Parauapebas (2015 a 2018);

Membro do Conselho Superior do IFPA - CONSUP (2014 a 2018);

Diretor Geral do IFPA Campus Conceição do Araguaia (2014 a 2015);

Diretor de Ensino IFPA Campus Conceição do Araguaia (2013 a 2014);

Coordenador de curso (2012 a 2013);

Mestre em Engenharia Civil pela UFPA (2011);

Professor do Instituto Federal do Pará (2010);

Engenheiro Sanitarista pela UFPA (2004);

Bolsista de Iniciação Científica (2000 a 2004);

(3)

3 Na vida pessoal, sou viúvo e pai de quatros filhos, tenho no respeito à família, o princípio básico. Em 2010 ingressei no IFPA, atuando em 2011 no magistério superior como, profº do Curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, com a disciplina da Saúde e Saneamento Ambiental, mas antes mesmo já havia feito um trabalho como gestor, assumindo como coordenador Executivo II da Companhia de Saneamento do Pará (COSAMPA), 2006-2008 como Gerente Regional da Companhia de Saneamento do Pará (COSAMPA), 2009 – 2010 como Coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental (Secretária Municipal de Saúde) – Prefeitura Municipal de Marabá. Trabalhei na função de Diretor de Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Inovação no campus Conceição do Araguaia do IFPA e, como docente das áreas de Saneamento, Gestão Ambiental, Eng. agronômica e Geografia. Em julho (2014), foi publicada Portaria de nomeação como Diretor Geral do campus em Conceição do Araguaia. “Ao assumir o cargo de Diretor Geral, assumiu também a responsabilidade de contribuir com este novo modelo de ensino que é as das Instituições de educação profissional e tecnológica, onde o foco dos Institutos é a promoção da Justiça social”.

No entanto, certas convicções, parte do meu principio e da minha maneira de ser e de agir, que me faz acreditar que ao assumir, tamanha responsabilidade, só tem sentido, caso possa conta com o apoio de todos; entendo que ao assumir o cargo de Diretor, pode e deve ser marcado no presente momento, uma grande oportunidade para assegurar a harmonia de nosso Campus, vejo que é a ocasião de somar mais e mais esforços no sentido de fazer valer o que diz a própria Lei que criou os Institutos.

Neste sentido a Lei 11.892/2008, traz situações que nos faz OUSAR, é só observar atentamente os artigos 6º, II e 7º, V, o artigo 6º em seu inciso II, coloca como eixo orientador dos processos investigativos as questões suscitadas pelas necessidades sociais.

Já o inciso V do art. 7, traz ainda algo muito, mas relevante, que é o caso de volta a projetos para moradores de áreas de alta VULNERABILIDADE SOCIAL dentre outras.

A Lei acima citada, e seus artigos e incisos acima mencionados traz algo muito mais amplo, que é a compreensão de que o conhecimento que deve ser tratado em sua COMPLETUDE, nas diferentes dimensões da vida humana, integrando ciência, tecnologia, cultura a partir de uma pratica interativa com a realidade. Como podemos observar a finalidade dos Institutos é bem amplo, de acordo ao que preconiza a própria Lei.

A meu ver, o desenvolvimento cientifica e tecnológico está associado ao desenvolvimento econômico, político e social numa perspectiva progressista.Assim, como diretor puder contribuir como elemento catalisador dessa HARMONIA e INOVAÇÃO, por todos nós tão almejada, integrando todos na busca de objetivos que tragam a REAL finalidade do INSTITUTO, é acima de tudo uma missão a mim designada que devo cumprir com determinação e honra.

(4)

4 Diante da necessidade de aprimoramento dos conhecimentos técnicos para gestão, iniciei em 2014 o curso de Capacitação Gerencial para Dirigentes dos Institutos Federais que objetiva capacitar os dirigentes em Gestão Estratégica Escolar, Gestão de Pessoas e Instrumentos de Gestão. Os primeiros dois módulos do curso contemplam: I - Conhecimentos sobre a estrutura e funcionamento da Rede Federal e os módulos de: II - Planejamento e Gestão Organizacional. III - Gestão da Estratégia.

A oportunidade, a experiência diante dos desafios, a visão da necessidade de envolver a comunidade na gestão do Campus, o reconhecimento das fragilidades e a forte representatividade política nos dá DISPOSIÇÃO e nos MOTIVA a dar início a essa NOVA ETAPA, com o compromisso de seguir em frente no processo de CONSTRUÇÃO DO CAMPUS DE REFERÊNCIA, agora na condição de GESTOR ELEITO democraticamente escolhido pela comunidade nos seguimentos de Técnicos Administrativos, Docentes e Discentes.

No dia 03 de abril conto seu voto de confiança, estando você certo que o compromisso com o crescimento econômico da região por meio da oferta de curso e realização de ações em parceria com o poder público, empresas e movimentos sociais está garantido, e esteja certo também que termos a real condição de cumprimos com nosso dever enquanto cidadão e principalmente enquanto protagonistas das mudanças que todos precisamos e queremos para um IFPA e um Campus Parauapebas Forte e Para Todos.

A seguir apresento os fundamentos e ações da Proposta de Gestão que com sua colaboração será consolidado e passará a compor o documento base para os trabalhos que serão realizados por toda a comunidade.

Rubens Chaves Rodrigues, Prof. Msc. Professor EBTT IFPA Campus Parauapebas

(5)

5 2. MODELO DE GESTÃO A SER IMPLANTADO E PROPOSTA DE AÇÕES PRIORITÁRIAS (Propostas, Diretrizes e Plano de

Ação)

• Contribuir para construção e consolidação da identidade do IFPA Campus Parauapebas como centro de excelência de ensino, pesquisa e extensão, nas diferentes modalidades de ensino.

• Priorizar a qualidade do ensino, em todas as modalidades, focando no desenvolvimento humano, cultural, artístico, científico e tecnológico;

• Valorizar o Plano de Desenvolvimento Institucional e focar na EXECUÇÃO dos planos e metas institucionais;

• Implantar um sistema de gestão democrático-participativo, descentralizado, proativo, dinâmico, autônomo, e que estimule e valorize os Servidores;

• Primar pela eficácia no uso do dinheiro público e garantir a transparência às ações da gestão.

O modelo de gestão a ser implantado no IFPA Campus Parauapebas está baseado em cinco fundamentos principais:

A gestão democrática está prevista na Constituição Federal do Brasil e na Lei de Diretrizes a Bases (LDB 9394/96 (Brasil, 1996)), ou seja, é dever de toda instituição pública de ensino. Ressalta-se ainda que Gestão democrática, gestão compartilhada e gestão participativa são termos que fazem parte da luta de educadores e movimentos sociais organizados em defesa de um projeto de educação pública de qualidade social e democrática. Em virtude das lutas dos trabalhadores da educação, que se intensificaram a partir da década de 80, foi possível registrar o princípio de gestão democrática na educação, Constituição Federal, art. 206 (Brasil, 1988).

(6)

6 Para tanto consolidar a mesma é garantir o direito, mas não somente isso, mas de avançar no sentido de fazer realmente acontecer na prática e no exercício do dia a dia do IFPA – Campus Parauapebas.

3. DESTAQUES DA PLATAFORMA DE GESTÃO

• Destinar prioritariamente o orçamento do Campus para o desenvolvimento das aulas, pesquisas, atividades de extensão, atividades artísticas esportivas e culturais e visitas técnicas;

• Priorizar o desenvolvimento de aulas práticas, assegurando os materiais necessários e infraestrutura adequada para realização das mesmas;

• Implementar política de inclusão e apoio à aprendizagem de estudantes que apresente dificuldades em disciplinas básicas do ensino fundamental e do ensino médio;

• Implementar programa de monitoria para todas as disciplinas e cursos;

• Viabilizar o estudo e análise da oferta de novos cursos de graduação que atendam a realidade da região;

• Implementar programa institucional de incentivo e apoio ao desenvolvimento de atividades artísticas, culturais e esportivas; • Criar instancia colegiada para integrar os programas à dinâmica da gestão do IFPA Campus (PRONATEC e E-Tec).

• Garantir o desenvolvimento da educação inclusiva e da educação para as relações etnorraciais; • Apoiar a estruturação do NEAB IFPA Parauapebas;

• Incentivar e apoiar ações e/ou projetos que contemplem a educação de jovens e adultos vinculados ao campo e a cidade;

• Tornar o processo seletivo do IFPA Campus Parauapebas descentralizado, inclusivo e acessível a toda sociedade, seja urbana, camponesa, quilombola ou indígena, dando ênfase na sua divulgação em massa, possibilitando maior eficiência e eficácia;

• Apoiar e criar projetos que promovam o empreendedorismo profissional. AÇÕES PRIORITÁRIAS EM ENSINO, PESQUISA, PÓS-

(7)

7 • Criar a coordenação de assistência ao educando.

Essa coordenação deverá integrar das diversas áreas objetivando a garantia das ações de atenção ao educando. Será composta pelas seguintes representações: Assistente social; Psicóloga; Pedagogas; Equipe de saúde; Equipe de educação física; Equipe de artes; NAPNE; Extensão; Pesquisa; DAP; Representação estudantil; Representação de pais. • Criar estratégias para desburocratizar os editais da assistência estudantil. Para isso, serão criadas as seguintes estratégia: Criar

banco de dados único ao qual todos os editais serão vinculados;

Estabelecer reunião colegiada da coordenação de assistência ao educando com os setores específicos para dar celeridade ao andamento dos processos;

Estabelecer estratégias para garantir o pagamento dos auxílios e/ou bolsas nas datas previstas; Dinamizar as ações do fórum interno buscando o aprimoramento das ações atualmente desenvolvidas; Propor novas ações com base na realidade dos discentes.

• Assegurar política de residências estudantis adequadas, refeições de qualidade e auxílios necessários para a manutenção dos estudantes, observando a real necessidade de cada estudante;

• Elaborar Instrução Normativa que dispõe sobre os processos de concessão de ajuda de custo para participação em atividades Culturais, Esportivas, Visitas Técnicas, Trabalhos de Campo e Atividades Práticas Externas ao Campus, dos discentes do IFPA Campus Parauapebas;

• Implantar Edital de Apoio à Participação em Eventos Didático-Científicos do IFPA Campus Parauapebas;. • Implantar Edital do Projeto de Inclusão Digital do IFPA Campus Parauapebas.

• Implantar o Edital de auxilio material didático do IFPA Campus Parauapebas.

Promover ações de incentivo à pesquisa e à inovação que contribuam para o desenvolvimento local e regional, de acordo com os arranjos produtivos locais de forma indissociável da pesquisa, ensino e extensão;

(8)

8 Criar o Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Científico Júnior (NIDCJ) como fomento à pesquisa e inovação onde os jovens

cientistas serão protagonistas nesse processo;

Realizar convênios com empresas da região e firmar parceria com os pesquisadores das instituições de pesquisa, possibilitando a inserção do IFPA Campus Parauapebas na agenda anual de feira e eventos científicos.

• Criar a Revista de Divulgação Científica Digital do IFPA Campus Parauapebas;

• Garantir espaço para criação de novos Grupos de Pesquisa e fortalecimento dos grupos existentes; • Garantir a oferta dos cursos já previstos no PDI;

• Revisar o Plano de Qualificação Institucional (PIQ);

• Garantir oferta de curso de especialização, mestrado e doutorado em consonância com a rede federal e instituições parceiras; • Assegurar condições para a comunidade acadêmica na realização de eventos científicos e tecnológicos;

• Incentivar e apoiar a comunidade acadêmica quanto à publicação de artigos científicos e livros;

• Garantir a continuidade do processo de elaboração de agenda e execução de programações esportivas e culturais.

• Incentivar e apoiar a realização de eventos no Campuscom o objetivo de promover e consolidar a integração da comunidade acadêmica do IFPA Campus Parauapebas com as comunidades externas.

• Incentivar e apoiar a ofertar de cursos especiais de extensão para a elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos nas diferentes áreas profissionais do IFPA Campus Parauapebas, com vistas à capacitação empreendedora de estudantes e egressos. • Criar a Jornada de Iniciação Científica do IFPA – Campus Parauapebas (PEBATEC).

• Estimular a realização de eventos científicos dos diferentes cursos do IFPA – Campus Parauapebas. Intensificar ações em parceria com o poder público, movimentos sociais e iniciativa privada;

• A partir da interação com a comunidade da região, elaborar estudo visando ampliar a atuação do IFPA Campus Parauapebas permitindo a oferta de novos cursos;

• Em parceria com o poder público e sociedade civil organizada, garantir oportunidade de permanência dos alunos oriundos da zona rural e outras cidades, com espaço e alimentação devidamente adequados;

• Expandir a oferta de cursos na modalidade EAD no IFPA Campus Parauapebas em consonância com os municípios da Região; Elaborar e apresentar o Projeto e-TEC e de forma inovadora, desenvolver estratégias para atender a comunidade da região;

(9)

9 Elaborar estudo e contratar projeto, em parceria com os demais Campi e reitoria para aquisição do Laboratório de Informática

móvel do IFPA;

Elaborar projeto para utilizar o laboratório móvel em atividades práticas.

• Fortalecer o PRONATEC no IFPA Campus Parauapebas com ofertas de cursos técnicos (Subsequentes e EJA) em consonância com os municípios da Região.

Potencialização as ações de gestão de pessoas;

• Garantir condições para exercício das atividades profissionais com qualidade em todos os aspectos: físico, emocional e relacional no IFPA – Campus Parauapebas;

• Desenvolver ações voltadas para melhoria da qualidade de vida e saúde dos servidores; • Criar as ações do projeto – Saúde do Trabalhador;

• Criar, de forma participativa, programa de apoio e regulamento para concessão de auxílios para participação dos servidores em eventos científicos e tecnológicos e/ou de extensão;

• Estimular e oportunizar juntos às instâncias representativas de classe agenda de debates e orientações referentes ao novo plano de carreira, cargos e salários, plano de aposentadoria e sistema previdenciário e RSC, inclusive, acompanhando a evolução das discussões sobre a RSC para os Técnicos Administrativos;

• Elaborar programa de Formação Continuada para Docentes a partir de suas áreas de interesse e/ou Áreas Comuns conforme ementário dos Planos de Curso;

• Elaborar programa de Formação Continuada para Técnicos Administrativos a partir de seus setores de atual Área Administrativa e Área Pedagógica.

(10)

10 Gestão administrativa com foco nas demandas prioritárias do ensino;

• Garantir as estratégias de transparência;

Criar o “Pre$tando Conta$” Quadro síntese com todas as ações/execução financeira do Campus; Manter a atualização do Portal do IFPA Campus Parauapebas;

Criar sistema de painel digital (TV) para os espaços do IFPA Campus Parauapebas;

Criar o canal de comunicação direta com servidores e alunos com o “Você Na Gestão” e “Aluno Informado”.

• Promover encontros administrativos para socialização de boas práticas de gestão, análise de problemas e proposição de ações que contribuam para o desenvolvimento do Campus;

• Garantir novos contratos para a prestação de serviço que contemple todos os tipos de veículos pertencentes ao campus;

• Descentralizar as ações da gestão e promover o espírito colaborativo no ambiente de trabalho, promovendo o desenvolvimento da cultura de gestão focada em resultados;

• Garantir a qualificação dos servidores que atuam tanto na área administrativa quanto na área pedagógica com a elaboração de Plano de Qualificação Profissional dos Servidores do IFPA – Campus Parauapebas para todos os servidores;

• Algumas das ações que serão executadas:

Garantir toda ação necessária para finalização do processo de aquisição do terreno para ampliação do Campus;

Ampliar e consolidar as ações que visam garantir a gestão ambiental dos resíduos, água e energia, por meio de projetos com envolvimento da comunidade interna e externa, exercitando agenda de sustentabilidade ambiental.

Garantir a construção do Sistema de Geração de energia (contratar) que além do gerador convencional, permitirá a geração de energia solar, permitindo a segurança e redução no consumo de energia elétrica;

Garantir a ampla participação da comunidade na elaboração do projeto de ampliação do campus, onde novos espaços serão criados (quadra de esporte, vestiários, setor pedagógicos, 10 salas de aulas) e laboratórios (Ciências Biológicas, Meio

(11)

11 Ambiente e Saneamento, Segurança no Trabalho), além de laboratórios multiusos com a integração das disciplinas de física e matemática;

• Garantir o relacionamento com as organizações de representação dos estudantes e servidores;

• Incentivar a Formação Sindical de Docentes e Técnico-Administrativos de modo a valorizar a participação efetiva dos mesmos no fortalecimento do movimento sindical na conquista de seus interesses de classe.

• Colaborar com a realização dos fóruns e eventos estudantis.

• Apoiar a categoria de técnicos administrativos na garantia dos direitos quanto a implementação das deliberações de legislação que disciplina a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais;

• Incentivar a política de organização dos estudantes: grêmio estudantil e centro acadêmico;

• Garantir espaços democráticos de discussão e decisão com os estudantes (Reuniões Ordinárias) . • Fortalecer e estruturar o grêmio estudantil e centro acadêmico e os seus espaços;

• Finalizar o processo de formação do Conselho Diretor do Campus;

• Institucionalizar o Encontro Anual de Egressos no IFPA – Campus Parauapebas; • Criar o Banco de Dados de acompanhamento de egressos;

• Fortalecer a equipe de Tecnologia da Informação do IFPA – Campus Parauapebas com nova contratação e treinamentos; • Liberar o laboratório de informática para alunos em horários que não estejam em aula;

• Kit multimídia em todas as salas de aula;

• Estruturar a rede interna com a definição de áreas de acesso por setor e zonas de livre acesso para os alunos; AÇÕES PRIORITÁRIAS EM ENSINO, PESQUISA, PÓS-

(12)

12 • Contribuir com a elaboração do PDTI do IFPA;

• Ampliar o serviço de abertura de chamada técnica; • Implantar o atendimento pedagógico em três turnos; • Instalação de chuveiros nos banheiros do Campus;

• Retomar as parcerias com os órgãos públicos e iniciativa privada; • Priorizar convênios com empresas para obtenção de estágio;

• Estruturar o espaço da copa para uso dos servidores (Cafeteira, micro-ondas, pratos, talheres...); • Contratação de serviço de fornecimento de água mineral para os setores.

Rubens Chaves Rodrigues, Prof. Msc. Professor EBTT IFPA Campus Parauapebas

Referências

Documentos relacionados

Concluiu-se que: (i) o teor e a quantidade absorvida de nitrogênio por plantas de milho em solo tratado sucessivamente com a dose recomendada de lodo de esgoto são maiores do

O desafio apresentado para o componente de Comunicação e Percepção Pública do projeto LAC-Biosafety foi estruturar uma comunicação estratégica que fortalecesse a percep- ção

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se