• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO Ano Letivo 2018 / 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO Ano Letivo 2018 / 2019"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO

Ano Letivo 2018 / 2019

DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Âmbito e legislação aplicável

O Colégio Miúdos e Companhia, situado na Estrada da Carregueira, em Samora Correia, rege-se pelas seguintes normas e pela legislação aplicável.

2. Quadro de pessoal

O quadro de pessoal de Colégio Miúdos e Companhia encontra-se afixado em local bem visível. 3. Direção técnica

A Direção Técnica do Colégio Miúdos e Companhia compete a um técnico, nos termos da portaria nº262/2011 de 31 de agosto, cujo nome e formação se encontra afixado em lugar visível.

PROCESSO DE SELECÇÃO E ADMISSÃO 4. Condições de admissão

a) São admitidas crianças dos 3 aos 36 meses para valência de creche e dos 3 aos 5 anos para valência de jardim-de-infância e dos 6 aos 9 para o 1º ciclo.

Admitem-se ainda crianças que frequentem outros estabelecimentos de pré-escolar e 1º ciclo durante os períodos de interrupção letiva.

b) No sentido de garantir total transparência de critérios de admissão, e no caso de a lotação máxima do Colégio Miúdos e Companhia estar atingida, será criada uma lista de espera. Sempre que surjam vagas, e respeitando o critério da ordem da lista de espera, serão avisados os Pais.

c) É dada prioridade de admissão aos irmãos das crianças que frequentam o Colégio Miúdos e Companhia, ainda que não respeitando os critérios da alínea anterior.

d) A transferência para o 1º ciclo, após o início do 2º período, está sujeita à aprovação da direção. e) A admissão de criança/aluno com necessidades educativas especiais, está sujeita à existência de condições que garantam a respetiva inclusão e um processo de desenvolvimento/aprendizagem de qualidade, para o próprio e para os restantes elementos do grupo.

5. Admissão

a) Para efeitos de admissão, o encarregado de educação preenche uma ficha de inscrição, lê e assina o Contrato de Prestação de Serviços, que constituem parte integrante do processo de cliente, e entrega de cópia dos seguintes documentos:

Cartão cidadão;

(2)

Declaração médica comprovativa de que a criança não sofre de doenças infecto-contagiosas e está apta a frequentar o colégio.

b) A inscrição considera-se efetivada perante o pagamento do respetivo valor.

c) A inscrição pode ser efetuada em qualquer altura do ano, sendo que para tal é necessário que exista vaga para a sala pretendida.

d) O encarregado de educação pode fazer a reserva de vaga com antecedência, preenchendo a ficha de pré-inscrição e pagando o valor correspondente.

6. Processo individual da criança

O colégio dispõe de um processo individual de cada criança, do qual constam: a) Dados pessoais;

b) Documentos pessoais; c) Ficha de anamnese;

d) Plano de desenvolvimento individual; e) Análises de desenvolvimento. FUNCIONAMENTO 7. Período de funcionamento a) Horário b) Edifício sede De 2ª a 6ª feira

Abertura às 7:30 horas

Encerramento às 19:30 horas

Edifício do 1º ciclo De 2ª a 6ª feira

Abertura às 8:30 horas

Encerramento às 18:45 horas c) Prolongamentos

Manhã – Das 7:30 às 8:30 horas

Tarde – Das 18:30 às 19:30 horas d) Encerramento

Feriados nacionais.

Feriado municipal.

(3)

Terça-feira de Carnaval. e) Horário Secretaria

9:00 às 12 horas

14:30 às 18:30 horas 8. Uniforme a) Creche

Bibe e panamá. b) Jardim-de-infância

Bibe e panamá;

Pólo de manga curta ou comprida e pullover ou casaco para as saídas, passeios e visitas de estudo.

c) 1º ciclo

Pólo de manga curta ou comprida -comercializado pelo Colégio;

Pullover ou casaco (casaco de algodão para os alérgicos) - comercializado pelo Colégio;

Calças, calções ou saias azul escuro liso- adquirido no comércio regular;

Boné (nos dias de sol) - comercializado pelo Colégio.

O uniforme é obrigatório nos períodos letivos. Nas interrupções letivas tem que ser utilizado apenas para as saídas e passeios.

9. Refeições

a) Horários das refeições

Creche Jardim-de-infância 1º ciclo

Merenda 9.15 h 10 h 10.30 h

Almoço 10.45 h 11.30 h 12.30 h

Lanche 15.30 h 15.45 h 15.30 h

Merenda 18 h 18 h 18 h

a) Ementas

As ementas serão elaboradas de acordo com as normas estabelecidas que tomam em

consideração os princípios de alimentação saudável, respondendo às necessidades energéticas e de funcionamento orgânico das crianças.

As ementas semanais serão afixadas num placar, em local visível, podendo ser alteradas por motivo imprevisto.

(4)

Além do prato do dia, existirá sempre a possibilidade de servir dieta pontual, por motivos de saúde, sendo o colégio informado até às 9:30 horas.

A contagem do número de refeições será efetuada nas salas às 9:30 horas, pelo que, em caso de atraso, os pais deverão informar até à referida hora, que o seu educando almoçará no colégio. Nesse caso a criança deverá estar no colégio à hora da refeição da respetiva sala, conforme alínea a) do presente artigo.

O Colégio fornece toda alimentação exceto o leite em pó e papas não lácteas. Estes alimentos, assim como os substitutos de alimentos lácteos (em caso de prescrição médica) são os únicos alimentos permitidos trazer de casa.

Durante a após o processo de admissão, os pais deverão indicar se a criança manifesta reações alérgicas a algum(ns) tipo(s) de alimento(s), ou se possui restrições alimentares por motivos religiosos. O Colégio fornece dieta regular, justificada por questões de saúde ou religiosas.

O Colégio fornece a cada criança refeições específicas, de acordo com as necessidades alimentares, durante o período de introdução dos novos alimentos. Altura a partir da qual a alimentação é igual para todos, exceto nas situações previstas no presente regulamento.

10. Saúde

b) As crianças só deverão frequentar o Colégio Miúdos e Companhia estando no seu normal estado de saúde.

c) Os encarregados de educação deverão informar o Colégio sempre que se verifique uma alteração do normal estado de saúde do seu educando;

d) O Colégio informa o adulto de referência sempre que se verifique uma alteração significativa do estado de saúde da criança ou do aluno;

e) Em caso de ausência por um período superior a três dias e devido a doença contagiosa, deverão os pais, na altura do regresso, entregar um comprovativo médico da aptidão da criança para voltar a frequentar o colégio.

f) Caso se justifique, o colégio possui um espaço de isolamento para repouso da criança. Nesta eventualidade será de imediato dado conhecimento aos pais.

g) Em caso de urgência será contatado de imediato o serviço de emergência e de seguida os pais. h) Em fase de medicação, deverão os pais entregar os medicamentos respetivos, devendo constar obrigatoriamente na embalagem os seguintes dados:

- Nome da criança e sala - Hora das tomas / dosagem

(5)

j) Para administração de medicamentos que não obrigam a receita médica (p.ex. analgésicos e antipiréticos, anti-inflamatórios), os pais terão que preencher o impresso próprio, responsabilizando-se pela respetiva toma.

k) O Colégio ministra terapêuticas (ex: medicação, aerossóis) em situações em que as mesmas tenham que ser efetuadas em horário escolar e perante a respetiva prescrição médica ou impresso próprio, conforme o caso.

l) Para efeitos de evicção escolar, aplica-se o disposto no decreto-lei 3/95 de 27 de janeiro;

m) No caso de surgirem várias crianças com sinais ou sintomas semelhantes (ex: vómitos, diarreias, ou alterações cutâneas), ainda que não comprovadamente provocados por doença contagiosa, os pais deverão vir buscar o seu educando, levá-lo ao médico e solicitar uma declaração que comprove que este pode frequentar o colégio, caso não se trate de doença transmissível.

n) No caso de se observar na criança sinais que sugiram que estamos na presença de uma doença contagiosa (ex: remela, postula, placas esbranquiçada na língua ou gengiva, bolhas ou aftas) os pais deverão vir buscar o seu educando, levá-lo ao médico e solicitar uma declaração que comprove que este pode frequentar o colégio, caso a suspeita não se confirme.

o) Os encarregados de educação deverão informar o colégio no caso de verificarem que o respetivo educando tem pediculose (piolhos).

p) O Colégiocompromete-se a comunicar aos pais caso se verifique a existência de pediculose, pelo que estes deverão efetuar o tratamento.

q) Enquanto a criança tiver piolhos ou lêndeas vivas não deve frequentar o colégio.

r) Todas as crianças dormem sesta até ao final do ano letivo anterior à entrada no 1º ciclo. 11. Pessoas autorizadas a levar a criança

a) As crianças só serão entregues aos pais e às pessoas por estes designadas no ato de inscrição. b) No caso de uma recolha pontual por alguém que não conste da lista de pessoas autorizadas, deverá existir, por parte dos pais, um contacto prévio a indicar o respetivo nome.

12. Entrada das crianças

a) A hora limite de entrada no 1º ciclo é às 9 horas.

b) A hora limite de entrada na creche e jardim-de-infância é às 9.30 h.

c) As crianças do berçário não estão abrangidas pela alínea anterior, podendo entrar mais tarde. d) As crianças que chegarem depois das 9.30 horas deverão ser entregues à respetiva auxiliar fora da sala, não perturbando o normal funcionamento das atividades. Até essa hora os pais deixarão os seus educandos na sala.

(6)

13. Pagamentos

a) Os valores das mensalidades serão pagos doze vezes por ano.

b) O mês de agosto é dividido em onze frações a pagar uma em cada um dos restantes meses do ano letivo. Em caso de desistência, o valor das parcelas do mês de agosto não será devolvido.

c) Só não é devida a fração da mensalidade de agosto, a pagar nos meses de janeiro a julho, no caso de ser dada desistência até 8 de dezembro, com efeito a partir de 31 de julho do ano seguinte.

d) As mensalidades deverão ser pagas entre o dia um e oito de cada mês, findo o qual acresce 5% de juros por cada mês de atraso.

e) Quando os pais pretendam desistir da frequência da criança, deverão informar a secretaria até ao dia quinze do mês anterior e preencher o respetivo impresso.

f) Os valores das mensalidades serão atualizados anualmente.

g) De 1 a 15 de abril será efetuada e paga a renovação para o ano seguinte. Findo este prazo, caso a renovação não seja feita, considera-se desistência.

h) Em caso de desistência o valor da pré-inscrição, da inscrição ou da renovação não é reembolsável. i) No caso em que se verifique a frequência por mais do que uma criança do mesmo agregado familiar, a mensalidade do segundo será reduzida em 10%.

j) As crianças que se inscrevem a partir de março, inclusive, pagam 50 % do valor da inscrição. k) Os sócios/colaboradores das entidades parceiras ficam isentos do pagamento da primeira inscrição e beneficiam de 10 % de desconto na mensalidade durante um ano letivo, nos termos definidos nos respetivos acordos de parceria.

l) O valor referente à alimentação é descontado, para ausências mínimas de uma semana, por períodos de semanas, desde que com aviso prévio de, no mínimo, uma semana, efetuado em impresso próprio.

m) Os descontos não são cumulativos

n) A criança perde o direito a frequentar a Creche / Jardim de Infância/ 1º Ciclo, quando houver duas mensalidades em dívida.

14. Serviços

Incluídos no valor da mensalidade

a) Período de permanência das 8:30 às 18:30 horas

b) Quatro refeições diárias, incluindo dieta (com exceção de leite dos bebés e alimentos especiais como os antialergénicos que não façam parte das ementas regulares). c) Ioga (berçário, creche e jardim-de-infância)

(7)

Não incluídos no valor da mensalidade a) Atividade extra

As atividades têm periodicidade de uma aula por semana com 45 minutos (17.15 h/18 h). No início do ano os encarregados de educação inscrevem os seus educandos nas atividades que pretenderem. A abertura ou não de turmas depende do nível de adesão.

Creche Jardim-de-infância

Dança Educativa Dança Criativa Expressão Motora Expressão Motora

Ioga Kenpo Inglês

b)

Terapia da fala

c)

Psicologia

d)

Aluguer de espaço para festas

e)

Babysitting

f)

Cattering de sopas 15. Direitos Deveres a) Da criança e do aluno Direitos

Ser informado, na medida da sua faixa etária, das normas e do projeto educativo em vigor;

Receber uma educação global de qualidade;

Ser garantido o sigilo sobre as informações confidenciais (familiares ou pessoais) que lhes digam respeito;

Ser respeitado na sua individualidade;

Ter voz ativa e oportunidade de participar no funcionamento e na vida do colégio, de acordo com o respetivo projeto educativo e normas de funcionamento;

Ver acautelada a sua saúde e bem-estar. Deveres

Tratar com respeito e correção qualquer membro da comunidade escolar;

Cumprir as normas do colégio;

(8)

Cuidar das instalações e dos equipamentos do colégio. b) Do docente e não docente

Direitos

Ser informado de toda a documentação e decisões relevantes relativas ao exercício das suas funções;

Livre exercício da função tendo em conta o projeto educativo do colégio e as normas vigentes;

Apresentar à direção do colégio, críticas e sugestões;

Ser informado das críticas ou queixas relacionadas com a sua atividade profissional;

Beneficiar de formação permanente;

Ser respeitado por todos os membros da comunidade educativa. Deveres

Contribuir, no âmbito das suas funções e do respeito pelo projeto educativo, para a prossecução de um ensino de qualidade;

Contribuir, no âmbito das suas funções, para a promoção do bem-estar das crianças;

Contribuir, no âmbito das suas funções, para a promoção de uma relação de parceria efetiva e

proveitosa com as famílias;

Respeitar os princípios éticos e deontológicos da atividade;

Tomar conhecimento de toda a legislação e diretrizes referentes ao exercício das suas funções;

Tratar com respeito e cordialidade todos os membros da comunidade educativa.

c) Do(a) pai (mãe) e encarregado de educação Direitos

Ser informado das alterações significativas do estado de saúde da criança ou do aluno;

Ser informado sobre os progressos e as dificuldades de desenvolvimento e aprendizagem do seu educando;

Participar na vida escolar do seu educando nos momentos criados para tal;

Ser recebido pelo docente ou pela direção quando solicitado;

Ser respeitado por todos os membros da comunidade educativa. Deveres

Comparecer no Colégio sempre que tal se revele necessário ou quando para tal for solicitado;

Zelar pela continuidade do trabalho desenvolvido no Colégio;

Garantir a realização dos trabalhos enviados para casa;

(9)

16. Regime de assiduidade do 1º ciclo

O dever de assiduidade implica para o aluno quer a presença quer a pontualidade, na sala de aula ou demais lugares onde se desenvolva o trabalho letivo, dentro do horário pré-estabelecido, de acordo com exposto na Lei 39/2010 de 2 de setembro.

a) Marcação de Faltas

Falta de presença é a ausência do aluno a uma aula ou atividade de frequência obrigatória. b) Justificação de Faltas

São consideradas justificáveis as faltas dadas pelos seguintes motivos:

Doença do aluno, que deverá ser declarada por médico, se o impedimento for superior a três dias úteis;

Por indisposição do aluno competindo ao Encarregado de Educação o dever de entregar ao Professor Responsável, a respetiva justificação;

Consulta médica ou tratamento ambulatório que não possa efetuar-se fora do período das atividades letivas;

c) Para a justificação de faltas devem ser seguidos os seguintes procedimentos:

O pedido de justificação de falta deve ser feito por escrito e entregue ao professor responsável até ao

3º dia útil subsequente à data da mesma. Sempre que necessário, deve ser acompanhado do respetivo comprovativo/declaração médica;

Em caso de ausência de justificação de falta, o professor responsável contactará o encarregado de educação até ao 5º dia útil subsequente à data da falta, reservando-se o direito de aceitar ou não, posteriormente, o referido pedido;

No caso de a justificação de falta não ter sido aceite, deve tal situação ser comunicada ao Encarregado de Educação no prazo máximo de 3 dias úteis após o recebimento da mesma.

17. Disposições gerais

a) Não podem ser utilizados no Colégio equipamentos eletrónicos e/ou objetos de valor, sem autorização prévia de um responsável.

b) Colégio Miúdos e Companhia não se responsabiliza por danos ou desaparecimento de bens pessoais de que a criança seja portadora.

c) Faz parte integrante do regulamento a tabela de preços do mesmo ano letivo que junto se anexa. d) Colégio Miúdos e Companhia possui livro de reclamações e de elogios.

e) Em tudo o que o presente regulamento for omisso, aplica-se o disposto na legislação e normativos em vigor, ou a decisão da direção.

Referências

Documentos relacionados

Innovation in public sector services : entrepreneurship, creativity..

Condições de trabalho tão precárias como as expostas no presente artigo nos deixam indignadas e nos motivam a lutar por uma vida mais digna para as pessoas que são submetidas a

250 to 500 µm, clogging was observed under all concentrations and under flow velocities of 0.25 and 0.94 m s -1. Apparently, clogging of emitters of the eight laterals

O veículo se dedica com sistematização a se afirmar como fonte de informação política aos seus leitores, de maneira a projetar candidatos e mandatários

Malle (2002), em discussão a respeito da relação entre a teoria da mente e a linguagem, afirma que o uso de uma linguagem que envolva estados mentais, quando direcionada a

O forte crescimento da nossa receita, a eficiência na gestão dos nossos custos e o menor valor de provisões para contingências neste trimestre explicam este ganho de

5 Ricardo Moyano (INCHIUSA-CONICET, Chile) Sofía Chacaltana (Field Museum of Natural History –Chicago, USA) Sebastian Lacerda de Lima Filho (PROARQ/Universidade Federal de

Filé à parmegiana da casa acompanha arroz branco, purê de batatas e molho pomodori... Filé grelhado acompanha legumes salteados e