• Nenhum resultado encontrado

A evasão escolar nos cursos de graduação da UFRN na modalidade EAD do polo Currais Novos/RN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A evasão escolar nos cursos de graduação da UFRN na modalidade EAD do polo Currais Novos/RN"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ – CERES DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - DCSH CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFRN NA MODALIDADE EAD DO POLO CURRAIS NOVOS/RN

Currais Novos/RN 2017

(2)

A EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFRN NA MODALIDADE EAD DO POLO CURRAIS NOVOS/RN

Currais Novos/RN 2017

Projeto de intervenção apresentado ao Curso pós graduação em Administração Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Norte,

Campus Currais Novos, para obtenção

do título de especialista.

Orientadora: Profª. Ms. Karla Dayane Bezerra Cruz

(3)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Sistema de Bibliotecas - SISBI

Catalogação da Publicação na Fonte. UFRN - Biblioteca Setorial do CCSA

Medeiros, Eliédmo.

A evasão escolar nos cursos de graduação da UFRN na modalidade EAD do polo Currais Novos/RN / Eliédmo Medeiros. - 2017.

40f.: il.

Monografia (Especialização em Administração Pública) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Departamento de Ciências Administrativas. Currais Novos, RN, 2017.

Orientadora: Profa. Ma. Karla Dayane Bezerra Cruz.

1. Gestão pública – Projeto. 2. Educação à distância – Projeto. 3. Ensino superior – Projeto. 4. Evasão escolar - Projeto. I. Cruz, Karla Dayane Bezerra. II. Título.

(4)

O principal objetivo desta pesquisa foi analisar as causas da evasão dos acadêmicos dos cursos de graduação na modalidade a distância do Polo de Ensino à Distância de Currais Novos. A importância do levantamento desse tema é o elevado número de evasão nos cursos de graduação nessa modalidade de ensino, percebido nos últimos anos. Após uma breve contextualização a respeito da Educação à Distância, foi apresentado o problema a ser estudado e os objetivos esperados acerca da pesquisa. Em seguida, apresentou-se alguns conceitos da EaD, além de um breve histórico da Educação à Distância no mundo e no Brasil e a conceituação de evasão escolar. Mostrou-se também o cenário da pesquisa, detalhando seu perfil, expondo suas metas quanti/qualitativas e suas forças e fraquezas através da utilização da matriz SWOT. Para a realização da pesquisa foi aplicado um questionário através de meios eletrônicos (e-mails e redes sociais) com os discentes evadidos (2014-2016), e após o recebimento de suas respostas, os dados foram analisados e apresentados os resultados. O resultado apontou que a EaD é uma modalidade de ensino atrativa, precisando apenas entender os anseios dos discentes para que a evasão seja uma realidade cada vez menos preocupante.

(5)

Figura 1: Alunos matriculados na EaD no Brasil...12

Figura 2: Quadro de evadidos – Polo EaD Currais Novos...18

Tabela 1: Cursos ofertados pelo Polo EaD Currais Novos...20

Tabela 2: Quadro de Funcionários Polo EaD Currais Novos...22

Tabela 3: Missão, visão e valores Polo EaD Currais Novos...23

Figura 3: Organograma - Polo EaD Currais Novos...24

Figura 4: Tabela 5W2H...25

Figura 5: Matriz SWOT...26

(6)

1. INTRODUÇÃO ...07 1.1. CONTEXTUALIZAÇÃO E PROBLEMA...07 1.2. JUSTIFICATIVA...07 2. OBJETIVOS ...09 2.1. GERAL ...09 2.2. ESPECÍFICOS ...09 3. DISCUSSÃO TEÓRICA ...11

3.1. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EAD...11

3.2. HISTORIA DA EAD...12

3.3. EVASÃO ESCOLAR...15

4. METODOLOGIA ...17

4.1. CENÁRIO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO ...17

5 ELEMENTOS DO PLANO DE INTERVENÇÃO...20

5.1 DESENHO DO PERFIL DA INSTITUIÇÃO...20

5.2 DEFINIÇÃO DE METAS QUANTITATIVAS E/OU QUALITATIVAS...25

5.3. FRAGILIDADES E OPORTUNIDADES ...26

5.4. PROCESSO DE AVALIAÇÃO...27

6. ANÁLISE DOS DADOS... ...28

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS...35

REFERÊNCIAS ...36

(7)

1 INTRODUÇÃO

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO E PROBLEMA

A Educação à Distância é uma nova tendência no campo educacional, principalmente nos cursos de graduação. O crescimento considerável dessa modalidade de ensino mostra o quanto essa forma educacional é válida. Para aproximar ao máximo o aluno da realidade dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), e auxiliá-los no processo de aprendizagem, são disponibilizados diversos recursos (chats, plataformas virtuais, vídeo-aulas, etc), para que assim, a sua adaptação aos cursos da EaD sejam prazerosos.

Em 2005, no campus da UFRN no Ceres Currais Novos/RN, o Pólo de ensino à distância deu início às suas atividades inserindo-se nesse mercado educacional e fazendo parte dessa expansão da modalidade EaD. Em seu primeiro ano de atuação, o Pólo ofertou vagas nos cursos de graduação de Química, Física e Matemática (Licenciatura). Atualmente o Pólo de Ensino à Distância de Currais Novos oferece vagas em 9 cursos de graduação, e 1 curso de pós-graduação.

Com o passar dos anos a oferta de cursos no Pólo EaD de Currais Novos/RN aumentou, assim como a procura por uma vaga nessa modalidade de ensino. Porém, apesar desse crescimento na busca por cursos de graduação na modalidade à distância, e de todo apoio acadêmico do qual os discentes dispõem, o número de evasão nessa modalidade de ensino é tão alto quanto a busca por esses cursos. Diante dessa situação apresentada, surge o seguinte problema: “Quais as causas da evasão dos discentes dos cursos de

graduação na modalidade à Distância do Pólo de Ensino à Distância de Currais Novos?”

1.2 JUSTIFICATIVA

Com o avanço tecnológico, a EaD vem adquirindo cada vez mais espaço e destaque no campo acadêmico, onde a procura por alguns cursos, chega a ser maior do que na modalidade presencial. Sabe-se que o estudo nessa

(8)

modalidade exige muita disciplina e determinação dos discentes. Por isso, essa pesquisa tem como finalidade, entender melhor a evasão dos cursos de graduação na modalidade de EaD. Sendo assim, esse projeto tem como principal objetivo, buscar através de pesquisas e análises, conhecer as causas dessa evasão dos cursos de graduação do Polo de Educação à Distância de Currais Novos/RN. A importância desse estudo para a comunidade acadêmica é bastante relevante, já que se notou o baixo número de alunos que concluem os cursos de graduação na modalidade EaD no Polo de Currais Novos/RN.

Após a realização das pesquisas e análises necessárias, poderão ser identificadas as causas que levam ao alto índice de evasão dos cursos de graduação do Polo de Educação à Distância de Currais Novos/RN.

(9)

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Conhecer as principais causas da evasão dos cursos de graduação na modalidade de Ensino à Distância (EaD) da UFRN no Polo Currais Novos. 2.2 OBJETIVO ESPECÍFICOS

- Identificar o perfil dos alunos dos cursos de graduação da EaD da UFRN no Polo Currais Novos;

- Verificar as principais dificuldades encontradas pelos alunos na EaD; - Distinguir as causas que ocasionam as evasões;

- Propor medidas para minimizar a evasão dos cursos de graduação na modalidade de EaD;

(10)

3 DISCUSSÃO TEÓRICA 3.1 Educação à Distância – EaD

A falta de tempo é sem dúvida um dos grandes problemas vividos atualmente pela população. As tarefas diárias acabam consumindo mais do que o esperado e acaba-se deixando de lado projetos os quais se planejam realizar.

Devido às exigências do mercado profissional ou por simples realização pessoal, a procura por cursos de graduação ou até mesmo profissionalizante vem crescendo a cada dia. Por causa desse grande crescimento, juntamente com o avanço tecnológico que vem dominando o mundo nas últimas décadas, surgiu uma nova oportunidade no campo educacional, a expansão da Educação à Distância (EaD) .

Basicamente ao se pensar em EaD, já quase que automaticamente se deduz ou conceitua-a como a educação onde não se há contato físico entre professores e alunos. A EaD não possui um conceito específico e generalizado, porém, pode-se verificar algumas definições ao decorrer do tempo.

Conforme Perry; Rumble (1987, citado por Nunes, 94, p. 7-25):

A característica básica da educação a distância é o estabelecimento de uma comunicação de dupla via, na medida em que o professor e aluno não se encontram juntos na mesma sala requisitando, assim, meios que possibilitem a comunicação entre ambos como correspondência postal, correspondência eletrônica, telefone ou telex, rádio, “modem”, vídeo-disco controlado por computador, televisão apoiada em meios abertos de dupla comunicação, etc.

A comunicação nessa modalidade de ensino fica na maior parte sob a responsabilidade dos recursos tecnológicos disponíveis para que as ações necessárias sejam realizadas da maneira mais rápida e eficiente possível. De acordo com Moran (2002), a EaD é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. A disciplina e organização nesse caso são ferramentas básicas para obter sucesso e caminhar com êxito em um curso nessa modalidade.

(11)

Oficialmente a Educação a Distância no Brasil é definida através do Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005 (BRASIL, 2005):

Art. 1º Para os fins deste Decreto caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

A Educação à Distância trouxe para a população uma nova perspectiva de integralização social e aproximação geográfica, criando oportunidades para aquelas pessoas sem disponibilidade de tempo e recursos para frequentarem uma sala de aula diariamente em um curso presencial. A modalidade EaD traz algumas vantagens que pode explicar o atrativo para tamanha adesão populacional. Conforme Claro (2016), algumas dessas vantagens são:

- Baixo Custo

Se comparada com os cursos presenciais, os custos de um curso à distância torna-se mais acessível do ponto de vista financeiro, já que o aluno não precisará frequentar diariamente a instituição de ensino, diminuindo gastos com transportes, alimentação e até mesmo, em alguns casos, com hospedagem.

- Cursos reconhecidos

O Ministério da Educação (MEC) reconhece grande parte dos cursos à distância oferecidos pelas diversas Universidades espalhadas pelo país, dando igual oportunidade no mercado de trabalho aos alunos desses cursos.

- Autonomia

O aluno faz seu horário e se organiza de acordo com as suas atividades diárias para conciliar com a demanda de atividades e estudos do curso. Adequando assim o seu tempo com suas responsabilidades.

- Interatividade

Apesar da distância que separa os discentes dos professores, a interatividade existente os aproxima em tempo real. A disponibilidade de

(12)

recursos tecnológicos pelas instituições auxilia de forma eficiente o desenvolvimento das atividades educacionais.

Portanto, a Educação a Distância não se trata de uma modalidade em que o aluno sinta-se isolado e que o aprendizado seja unicamente realizado por ele. Por trás de cada discente existe toda uma base estruturada para apoiá-lo na caminhada do seu curso.

Os Pólos de EaD possuem uma equipe especializada e pronta para auxiliar no que for preciso. Além da coordenação administrativa, o discente contém no quadro de apoio professores qualificados que dominam os assuntos de suas disciplinas, tutores presenciais e à distância que estreitam a comunicação entre alunos e docentes e auxiliam nas dificuldades encontradas, além da tecnologia que é de suma importância para o sucesso desse aprendizado.

3.2 História da EaD

Nos últimos anos, a EaD no Brasil teve uma notória expansão, tanto no que se refere à oferta (crescimento numérico das instituições que investiram nessa modalidade de ensino e aumento dos cursos oferecidos), quanto à procura.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), de 2003 a 2013, o número de alunos matriculados na Educação à Distância no Brasil subiu de 49.911 para 1.153.572 (CLARO, 2016).

Figura 1 - Alunos matriculados na EaD no Brasil

Fonte: Adaptado de Claro (2016)

0 500.000 1.000.000 1.500.000 Alunos matriculados 2003 2013

(13)

Ainda segundo Claro (2016), dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) afirmam que, em 2014, a crescente continuou e o número de estudantes já ultrapassava os 3,8 milhões. Apesar do considerável aumento nessa área educacional nos últimos anos, a EaD é uma modalidade existente há muito tempo.

Segundo Alves (2011 apud GOLVÊA; OLIVEIRA, 2006), o primeiro registro de experiências em EaD é do ano de 1728 na cidade de Boston nos EUA, onde através de um anúncio no Jornal Gazeta de Boston o Professor Caleb Phillips oferecia um curso de Taquigrafia por correspondência, com materiais enviados semanalmente pelos correios. Ele ainda nos mostra algumas marcas importantes da EaD pelo mundo, como podemos ver a seguir:

Em 1829 é inaugurado na Suécia o Instituto Líber Hermondes, possibilitando a realização de cursos EaD a mais de 150.000 pessoas. Já no Reino Unido, a primeira escola por correspondência na Europa foi inaugurada em 1840 na Faculdade Sir Isaac Pitman. Na União Soviética os cursos por correspondência iniciam-se no ano de 1922.

Dando continuidade a esse histórico da EaD pelo mundo, temos a criação da primeira legislação para escolas por correspondências na Noruega (1948). Em 1951 nasceu na África a Universidade Sudáfrica, atualmente a única universidade a distância do continente Africano, dedicada exclusivamente à essa modalidade. Na Espanha (1972), é fundada a Universidade Nacional de Educação a Distância.

Em 1990 com base na declaração de Budapeste e no relatório da Comissão sobre educação aberta e a distância na Comunidade Europeia, é implantada a rede Europeia de Educação à Distância.

No Brasil, os primeiros registros conhecidos a respeito dessa modalidade de ensino, encontram-se no início do século XX, conforme Alves (2011 apud MAIA & MATTAR, 2007; MARCONCIN, 2010; RODRIGUES, 2010; SANTOS, 2010) veremos um pouco da história da EaD no Brasil. No ano de 1904, foi registrado pelo Jornal do Brasil, um anúncio de curso profissionalizante de datilógrafo por correspondência.

(14)

No ano de 1939, surge em São Paulo o primeiro instituto brasileiro a oferecer cursos profissionalizantes por correspondência, o Instituto Monitor, e em 1941, acontece o surgimento do Instituto Universal Brasileiro, segundo instituto no país a oferecer também cursos profissionalizantes por correspondência.

A Diocese de Natal, em 1959, criam o Movimento de Educação de Base (MEB), que constituído de escolas radiofônicas para o processo de letramento de Jovens e Adultos. Já em 1976, o Sistema Nacional de Teleducação, é criado com cursos através de material instrucional.

A Universidade de Brasília, em 1979, pioneira na EaD no ensino superior no Brasil, cria cursos veiculados por jornais e revistas, transformando-se no ano de 1989 no Centro de educação Aberta a Distancia (CEAD). E em 1992, um grande acontecimento na EaD do nosso país, a criação da Universidade Aberta de Brasília.

A Secretaria de Educação a Distância (SEED), é criada pelo Ministério da Educação no ano de 1996, dentro de uma política que privilegia a democratização e a qualidade da educação brasileira. Surgindo assim, oficialmente Educação a Distância, estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, embora somente regulamentada em 20 de dezembro de 2005 pelo Decreto n° 5.622 (BRASIL, 2005). E é em 2005, que surge a Universidade Aberta do Brasil (UAB), uma parceria entre o MEC, estados e municípios, focado no ensino superior e integrando cursos, pesquisas e programas.

No ano de 2006 entra em vigor o Decreto n° 5.773, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino, incluindo os da modalidade a distância (BRASIL, 2006).

Com o passar do tempo pode-se perceber a evolução e a importância da Educação à Distância perante a sociedade, novas oportunidades e

(15)

expectativas de melhorias são possíveis através dessa modalidade de ensino, tornando-se assim uma forte aliada da nossa educação.

3.3 Evasão Escolar

A educação é um dos direitos básicos de todo e qualquer cidadão, garantido na Constituição Federal (1988) que diz:

A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Sabe-se também, que no cenário atual em que o Brasil se encontra, as dificuldades para se obter uma educação de qualidade e manter os alunos na escola é uma luta diária. Um dos maiores problemas enfrentados pelo ambiente educacional é a evasão escolar, conceituada assim por Ávila (1992):

É o abandono da escola antes do término de um curso. Vários fatores contribuem para isso, avultando entre outros, o pauperismo, como o mais ponderável. No ensino de 1º grau, a evasão escolar é mais acentuada a partir da 3ª série, pois que as crianças do meio econômico precário, tendo atingido uma idade em que os pais as consideram capazes de os ajudar , passam a prestar pequenos serviços no lar ou fora do lar, contribuindo muitas vezes financeiramente para o sustento da família (ÁVILA, 1992, p. 273).

Porém, essa realidade não é um obstáculo exclusivo do ensino básico ou fundamental, ela também existe no ensino superior, incluindo também a modalidade da EaD. Para Laguardia e Portela (2009), a evasão ainda pode ser subdividida em interrupção temporária, saída com aquisição parcial de conhecimentos, abandono antes do inicio do curso e abandono real.

Vários fatores podem ser analisados para que se tenha a real causa que fez levar o discente à evasão. De acordo com Netto et al. (2012) algumas delas são:

Questões Financeiras - Causa essa que em 2010 foi apontada pelo Censo EAD.BR como o principal motivo pela alta evasão, até porque mesmo tendo um custo menor que os cursos presenciais, há um certo investimento a ser aplicado para o desenvolvimento do processo educacional;

(16)

Falta de Tempo – Os cursos à distância necessitam certa disciplina por parte do discente e trabalha com prazos para a realização de suas atividades no decorrer das disciplinas. Porém, se o aluno possui outras atividades e não ajusta seu tempo para conciliar com os estudos, pode levar ao desestímulo e posteriormente à desistência do curso.

Não adaptação ao método – A não adaptação da metodologia adotada pela EaD também é um dos grades responsáveis pela evasão. Alguns alunos não conseguem acompanhar os prazos e tipos de atividades exigidos pela modalidade.

Obrigatoriedade das provas presenciais - Ter que ir à instituição para fazer as provas ou atividades extras também é um fator que pode pesar no momento da decisão de desistir do curso, até porque a maioria das pessoas que buscam uma qualificação através dessa modalidade não possuem muito tempo livre para estar presente nos encontros devido às suas atividades rotineiras.

Ainda conforme Netto et al. (2012) define-se evasão como o movimento de desistência do aluno que depois de matriculado, não aparece nas aulas ou desiste no decorrer do curso em qualquer etapa.

O comprometimento e ajuste da rotina diária de cada um com as obrigações educacionais é uma necessidade básica para um bom desempenho e acompanhamento do curso ao qual se submeteu fazer. Ter disciplina e força de vontade para vencer as barreiras são fundamentais para o sucesso na modalidade EaD.

(17)

4 METODOLOGIA

4.1 CENÁRIO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO

Essa pesquisa traz uma abordagem Quanti-qualitativa, já que a mesma procura quantificar e mostrar o perfil dos pesquisados, assim como entender as causas pelo qual ocorre o problema em questão. Na pesquisa qualitativa O objetivo da amostra é de produzir informações aprofundadas e ilustrativas: seja ela pequena ou grande, o que importa é que ela seja capaz de produzir novas informações (DESLAURIERS, 1991, p. 58), enquanto na pesquisa quantitativa conforme Fonseca (2002, p. 20):

Diferentemente da pesquisa qualitativa, os resultados da pesquisa quantitativa podem ser quantificados. Como as amostras geralmente são grandes e consideradas representativas da população, os resultados são tomados como se constituíssem um retrato real de toda a popula- ção alvo da pesquisa. A pesquisa quantitativa se centra na objetividade. Influenciada pelo positivismo, considera que a realidade só pode ser compreendida com base na análise de dados brutos, recolhidos com o auxílio de instrumentos padronizados e neutros. A pesquisa quantitativa recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis, etc. A utilização conjunta da pesquisa qualitativa e quantitativa permite recolher mais informações do que se poderia conseguir isoladamente.

Este trabalho começou a ser desenvolvido através da análise de artigos pesquisados na plataforma Google acadêmicos, que relatavam os conceitos, história e evasão no campo da EaD, e pesquisas a respeito dessa modalidade de ensino. Sendo assim, classifica-se quanto aos meios como pesquisa bibliográfica, que de acordo com (FONSECA, 2002, p. 32):

A pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto. Existem porém pesquisas científicas que se baseiam unicamente na pesquisa bibliográfica, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta

(18)

Esta pesquisa também possui caráter documental que segundo Gil(2008):

Essas fontes documentais são capazes de proporcionar ao pesquisador dados em quantidade e qualidade suficiente para evitar a perda de tempo e o constrangimento que caracterizam muitas das pesquisas em que os dados são obtidos diretamente das pessoas. Sem contar que em muitos casos só se torna possível realizar uma investigação social por meio de documentos.

A pesquisa foi realizada no Polo de Educação a Distância da cidade de Currais Novos/RN, unidade ligada diretamente à Secretaria de Ensino à Distância (SEDIS) pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Polo Currais Novos iniciou suas atividades no ano de 2005 ofertando vagas de Licenciatura nos cursos de graduação de Química, Física e Matemática. Atualmente o Polo oferece vagas em 10 cursos de graduação, e 1 curso de pós-graduação.

A realização da pesquisa ocorreu no primeiro semestre de 2017 e objetivou analisar as principais causas da evasão nos cursos de graduação na modalidade EaD do Polo Currais Novos/RN e teve como público-alvo do estudo os discentes dos referidos cursos de graduação evadidos no período de 2014 à 2016, conforme tabela abaixo:

Figura 2 – Quadro de evadidos - Polo Currais Novos (2014-2016)

2014 2015 2016

Cursos Matriculados Evadidos Matriculados Evadidos Matriculados Evadidos

Administração Pública 58 26 36 14 23 4 Ciências Biológicas 96 49 57 13 47 6 Educação Física 39 9 35 6 30 3 Física 35 13 20 7 14 1 Geografia 44 18 32 8 29 4 História 46 24 26 5 22 1 Letras (Português) 69 16 57 11 50 3 Matemática 75 29 47 18 29 7

(19)

Fonte: Sistema integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA, consulta realizada em 07/06/2017

Para a coleta de dados necessária para o andamento da pesquisa, foi elaborado um questionário com 10 questões fechadas com o objetivo de traçar o perfil dos pesquisados e procurar entender as causas principais da evasão nos cursos da modalidade à distância do Polo Currais Novos/RN. O questionário foi enviado através de meios eletrônicos como e-mail e redes sociais no mês de julho de 2017, ficando o mesmo disponível durante 30 dias para ser respondido.

Pedagogia 92 15 79 4 75 2

Química 40 21 17 7 12 2

(20)

5 ELEMENTOS DO PLANO DE INTERVENÇÃO

5.1 DESENHO DO PERFIL DA INSTITUIÇÃO

5.1.1 Polo Currais Novos

O Polo UAB Currais Novos foi criado no ano de 2005 com o objetivo de ofertar cursos de graduação e pós-graduação na modalidade à Distância. No início de suas atividades, foram ofertadas vagas nos cursos de graduação de Química, Física e Matemática (Licenciatura).

O prédio onde funcionam as instalações do Polo foi criado em 1970, porém, o início de suas atividades enquanto polo de apoio presencial da SEDIS se deu em maio de 2005. Ele possui sede própria pertencente à União e está localizado na UFRN/CERES – Centro de Ensino Superior do Seridó.

Em sua estrutura física o Polo apresenta: - Sala da coordenação (1); - Secretaria (1); - Sala de reunião (1); - Banheiro (1); - Biblioteca (1); - Salas de tutoria (3); - Laboratório de informática (1);

- Laboratório de Química e Biologia (1); - Laboratório de Física (1);

Atualmente o Polo de Ensino à Distância de Currais Novos oferta vagas em 10 cursos de graduação, e 1 curso de pós-graduação, conforme tabela abaixo:

Tabela 1: Cursos ofertados pelo Pólo EaD Currais Novos CURSOS OFERTADOS PELO POLO EaD CURRAIS NOVOS

(21)

Administração Pública GRADUAÇÃO (LICENCIATURA) Ciências Biológicas Educação Física Física Letras (Português) Matemática Pedagogia Química História Geografia PÓS-GRADUAÇÃO (ESPECIALIZAÇÃO) Gestão Pública Municipal

FONTE: Elaborado pelo autor (2016)

5.1.2 Descrição da natureza atual e as atividades da organização:

A principal atividade executada pelo Polo de Ensino à Distância de Currais Novos é a oferta de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade de Ensino à Distância, além de oferecer atividades de extensão e realizar semestralmente reuniões com os alunos dos cursos existentes e encontros mensais com os tutores presenciais que dão suporte aos alunos dos referidos cursos.

O Polo ainda conta com a existência de grupos de estudos e atividades práticas pertinentes a cada curso oferecido. Há ainda disponível para utilização dos alunos os laboratórios de Informática, de Física e de Química/Biologia, secretaria acadêmica, além dos mesmos poderem usufruir de diversos ambientes do Campus de Currais Novos, tais como as salas de aula e a Biblioteca Setorial.

(22)

5.1.3 Força de Trabalho:

A força de trabalho do Polo de Ensino à Distância de Currais Novos é composta por um quadro formado por funcionário efetivo, bolsistas e servidor terceirizado. Abaixo podemos observar um pouco mais detalhado essa composição:

Tabela 2: Quadro de funcionários Pólo EaD Currais Novos FUNCIONÁRIOS – PÓLO EaD CURRAIS NOVOS

NÍVEL QUANTIDADE FUNÇÃO

Superior (Especialização) 1 Coordenadora

NÍVEL QUANTIDADE FUNÇÃO

Superior (Mestrado) 3

Tutor Presencial Superior (Especialização) 7

NÍVEL QUANTIDADE FUNÇÃO

Superior (Especialização) 1 Secretária. (CLT) SERVIDORES TERCEIRIZADOS

NÍVEL QUANTIDADE FUNÇÃO

Ensino Fundamental Incompleto

1 ASG

TOTAL 13

FONTE: Elaborado pelo autor (2016)

5.1.4 Missão / Visão / Valores:

De acordo com as atividades ofertadas pelo Polo de Ensino à Distância de Currais Novos, apresentamos a sua missão, visão e valores, como podemos ver mais detalhadamente no quadro abaixo:

(23)

Tabela 3: Missão, visão e valores do Pólo EaD Currais Novos

MISSÃO VISÃO VALORES

Oferecer apoio pedagógico e administrativo aos discentes dos cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) na modalidade à distância.

Ser um polo de apoio presencial de referência no seu ramo de atuação.

Foco nos discentes e colaboradores do Polo.

Desenvolver atividades de extensão com o intuito de aproximar a instituição da comunidade, além de abranger o conhecimento dos discentes e do público em geral.

Ser reconhecido pela ampliação do acesso à educação de qualidade na modalidade à distância.

Integração comunitária.

FONTE: Elaborado pelo autor (2016)

5.1.5 Produtos / Serviços:

O ensino na modalidade EaD é o principal serviço oferecido pelo Polo de Ensino à Distância de Currais Novos, ele se dá por meio de cursos de graduação com habilitação em Bacharelado e Licenciatura, cursos de pós-graduação (lato sensu) e atividades de extensão.

5.1.6 Clientes / Usuários:

Sendo a oferta de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade de Ensino à Distância a principal atividade do Polo de Ensino à Distância de Currais Novos, os usuários desta Instituição são os estudantes matriculados nos diversos cursos por ela oferecidos, tendo os mesmos ingressados através de aprovação em processos seletivos disponíveis para tal fim.

(24)

5.1.7 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:

O Polo EaD Currais Novos apresenta em sua Estrutura Organizacional 4 (quatro) funções distribuídas conforme o organograma abaixo:

Figura 3: ORGANOGRAMA – PÓLO EaD CURRAIS NOVOS

Fonte: Elaborado pelo autor (2016)

COORDENAÇÃO

TUTORES

PRESENCIAIS

(BOLSISTAS)

SECRETÁRIA

ADMINISTRATIVA

(CLT)

ASG

(TERCEIRIZADO)

(25)

5.2 DEFINIÇÃO DE METAS QUANTITATIVAS E/OU QUALITATIVAS

Figura 4 - Planilha 5w2h

Metas What Why How Where Who When How Much

Descrição

inicial O que Porque Como Onde Quem Quando Quanto?

1 Prevenção à Evasão na EaD UFRN - Polo Currais Novos/RN

Qualitativa Auto avaliação dos discentes

Analisar as principais dificuldades encontradas por eles

no decorrer do semestre Aplicação de questionários com perguntas abertas Sala de prova/ambiente virtual Coordenação do Polo Fim de cada semestre Semestralmente Qualitativa Atividades complementares em grupo Integralizar a turma virtualmente para os alunos se adaptarem com o ambiente virtual e interagir entre eles Criação de atividades em grupo como a discussão de um texto ou vídeo dentro do contexto da disciplina ou curso Ambiente Virtual Professores / Tutores Fim de cada semana Semanalmente

Qualitativa Grupo de estudo virtual Para melhor assimilação e aproveitamento dos conteúdos da disciplina Criar grupos em redes sociais onde

os discentes discutam os conteúdos da disciplina entre eles. Ambiente Virtual/Redes sociais Discentes A cada disciplina Mensalmente Qualitativa Curso do Ambiente Virtual Familiarizar dos discentes com o ambiente virtual o qual irá

acompanhá-los durante todo o curso

Demonstrar passo-a-passo cada área

do ambiente virtual, incluindo atividades práticas para melhor aproveitamento pelos usuários Polo EaD Coordenação do Polo / Tutores Início do primeiro semestre de cada curso Semestralmente

(26)

5.3 FRAGILIDADES E OPORTUNIDADES Matriz Swot

Para manter sua competitividade e desempenhar melhor os seus serviços, toda e qualquer instituição deve ter consciência dos seus pontos fortes, suas fraquezas, as oportunidades e ameaças que possam lhe afetar, fazendo assim uma análise da área em que atua e do ambiente em que se encontra inserida.

Uma ferramenta a ser utilizada para se conhecer os pontos fortes e fracos em relação aos concorrentes e as oportunidades e ameaças que o ambiente externo possa a vir a oferecer é a matriz SWOT.

Conceituando a análise SWOT, Bastos (2014) diz:

Trata-se de uma ferramenta estrutural da administração, que possui como principal finalidade avaliar os ambientes internos e externos, formulando estratégias de negócios para a empresa com a finalidade de otimizar seu desempenho no mercado.

Ainda, segundo Bastos (2014), essa análise também é utilizada para identificar os pontos fortes e fracos de uma organização, assim como as oportunidades e ameaças das quais a mesma está exposta.

Abaixo pode-se observar a análise SWOT da instituição em estudo, no caso, o Pólo de Ensino à Distância da UFRN campus Currais Novos/RN:

Figura 5: Matriz SWOT – Pólo EaD Currais Novos/RN

Positivos Negativos Inter nas (orga n izaçã o ) - Instituição renomada; - Apoio Técnico-educacional aos discentes;

- Equipe docente qualificada;

- Espaço físico limitado; - Poucos cursos ofertados;

(27)

E x terna s (ambie n te s)

- A abertura de cursos que não são oferecidos na região; - Parceria com empresas e instituições para a oferta de estágios;

- Aumento da concorrência no ensino superior em EaD; - A vulnerabilidade devido à mudança de gestores;

Fonte: Elaborado pelo autor (2017)

5.4 PROCESSO DE AVALIAÇÃO

O problema encontrado no Pólo EaD do Campus Currais Novos nos cursos de graduação, foi a evasão acadêmica. Com a finalidade de amenizar esse quadro, se faz necessário um trabalho de acompanhamento e conscientização dos discentes quanto à seus cursos e a forma como a modalidade à distância ocorre.

A aplicação de questionários e pesquisas de satisfação junto aos alunos de forma periódica faz com que a instituição conheça melhor as suas falhas, as necessidades dos discentes e as possíveis melhorias para que a modalidade se fortaleça e a evasão seja diminuída de uma forma significativa.

A avaliação se dará mensalmente no caso de cada disciplina para saber se a didática utilizada está sendo eficiente para a aprendizagem dos discentes, e se o docente dá o suporte necessário para o desenvolvimento da disciplina, além da atuação dos tutores presenciais e à distância no apoio acadêmico. Quanto à disponibilidade da resolução de problemas administrativos no Pólo, serão aplicados questionários de avaliação semestralmente com a finalidade de identificar se os discentes estão tendo o devido acompanhamento.

(28)

6 ANÁLISE DOS DADOS

O intuito deste trabalho era identificar o perfil dos discentes e suas principais dificuldades e causas das evasões nos cursos de graduação à distância do Pólo Currais Novos/RN. Primeiramente foi realizado um levantamento através de consulta no banco de dados da SEDIS, sendo solicitado através de ofício o quantitativo de evadidos dos cursos de graduação do Pólo EaD Currais Novos nos anos de 2014, 2015 e 2016. Em seguida foi elaborado um questionário contendo 10 (dez) perguntas fechadas para identificar o perfil dos discentes evadidos e entender as causas dessa realidade.

O questionário foi enviado no mês de julho/2017 através de e-mails, redes sociais (facebook e whatsaap) e pelo intermédio dos tutores presenciais para os possíveis 346 respondentes. No período em que ficou disponível para resposta (30 dias), apenas 42 discentes responderam ao questionário, totalizando pouco mais de 12% da totalidade dos respondentes. Porém, através desse número foi possível obter respostas satisfatórias para o trabalho.

O perfil dos discentes foi caracterizado em relação ao sexo, à faixa etária, estado civil, renda familiar, e a graduação que cursava.

Em relação ao sexo, observa-se no gráfico uma predominância de discentes evadidos do sexo feminino nos cursos de graduação do Pólo EaD - Currais Novos/RN, correspondendo a 57,1% dos discentes respondentes, e 42,9% do sexo masculino.

GRÁFICO 1 –FREQUÊNCIA DOS RESPONDENTES, QUANTO AO SEXO

FONTE: Dados da pesquisa, julho, 2017 0 5 10 15 20 25 Masculino feminino 18 (42,9%) 24 (57,1%)

(29)

A respeito da faixa etária, percebe-se no gráfico 2 que, no Pólo EaD Currais Novos, os discentes alvos dessa pesquisa em sua maioria estão compreendidos entre as faixas etárias de 21 a 30 (35,7%), e 31 a 40 anos (47,65), totalizando mais de 70% das respostas recebidas.

GRÁFICO 2 – FREQUÊNCIA DOS RESPONDENTES, QUANTO À FAIXA ETÁRIA

FONTE: Dados da pesquisa, julho, 2017

Outro levantamento sobre o perfil dos discentes foi a respeito de seu estado civil, onde 47,6% dos discentes responderam ser casados, 42,9% solteiros, 4,8% divorciados e 4,8% responderam outros.

GRÁFICO 3 – FREQUÊNCIA DOS RESPONDENTES, QUANTO AO ESTADO CIVIL

FONTE: Dados da pesquisa, julho, 2017 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 Menos de 20 anos 21 a 30 anos 31 a 40 anos 41 a 50 anos acima de 50 anos 0 (0%) 15 (35,7%) 20 (47,6%) 5 (11,9%) 2 (4,8%) 0 5 10 15 20 18 (42,9%) 20 (47,6%) 2 (4,8%) 0 (0%) 2 (4,8%)

(30)

Quanto a renda familiar, o gráfico 4 demonstra uma predominância compreendida entre 1 e 2 salários mínimos com 38,1% das respostas, já 19% dos respondentes possui renda até um salário mínimo, 16,7% entre 2 e 3 salários, 14,3% acima de 4 salários e 11,9% entre 3 e 4 salários.

GRÁFICO 4 – FREQUÊNCIA DOS RESPONDENTES, QUANTO À RENDA FAMILIAR

FONTE: Dados da pesquisa, julho, 2017

Dos cursos oferecidos pelo Pólo Currais Novos, a maioria dos questionários respondidos pertence aos cursos de Ciências Biológicas e Administração Pública, ambos com 21,4%. Porém não foi recebida nenhuma resposta referente ao curso de Educação Física.

GRÁFICO 5 – FREQUÊNCIA DOS RESPONDENTES, QUANTO À GRADUAÇÃO

FONTE: Dados da pesquisa, julho, 2017 0 2 4 6 8 10 12 14 16 Até 1 sal. Mínimo Entre 1 e 2 salários Entre 2 e 3 salários Entre 3 e 4 salários Acima de 4 sal. Mínimo 8 (19%) 16 (38,1%) 7 (16,7%) 5 (11,9%) 6 (14,3%) 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 9 (21,4%) 9 (21,4%) 0 (0%) 3 (7,1%) 2 (4,8%) 3 (7,1%) 4 (9,5%) 2 (4,8%) 3 (7,1%) 7 (16,7%)

(31)

Uma relevante questão a respeito de quem cursa uma graduação na EaD também foi analisada, sendo perguntado se no período em que cursava a graduação, o discente apenas estudava ou também se dedicava a alguma ocupação profissional, e nos resultados 90,5% responderam que trabalhavam e estudavam, o que mostra que os cursos à distância é uma oportunidade para aquelas pessoas que não possuem muito tempo, mas tem a vontade de fazer um curso superior. Enquanto apenas 9,5% se dedicavam apenas à vida acadêmica.

GRÁFICO 6 – FREQUÊNCIA DOS RESPONDENTES, QUANTO SUAS ATIVIDADES DURANTE A GRADUAÇÃO.

FONTE: Dados da pesquisa, julho, 2017

Quanto ao período em que o discente desistiu do curso, 45,2% respondeu 2014.1, seguido do período 2015.1 com 23,8%, isso nos leva a concluir que no primeiro semestre de curso, o número de evasões é bastante significativo, já que nos semestre citados acima houve entrada através de processo seletivo para os cursos ofertados pelo Pólo EaD – Currais Novos.

0 5 10 15 20 25 30 35 40

Apenas estudava Trabalhava e estudava

4 (9,5%)

(32)

GRÁFICO 7 – FREQUÊNCIA DOS RESPONDENTES, QUANTO AO PERÍODO DE DESISTÊNCIA DO CURSO.

FONTE: Dados da pesquisa, julho, 2017

Outro fator pesquisado entre os discentes evadidos foi as dificuldades encontradas por eles durante o período em que cursaram a EaD. Em resposta à essa pergunta as principais enumeradas pelos respondentes foram a falta de tempo com 52,4%, a falta de feedback do professor com 31% e a interação entre os alunos tendo 28,6% das respostas.

GRÁFICO 8 – FREQUÊNCIA DOS RESPONDENTES, QUANTO AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NA GRADUAÇÃO EM EaD.

FONTE: Dados da pesquisa, julho, 2017 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 2014.1 2014.2 2015.1 2015.2 2016.1 2016.2 19 (45,2%) 2 (4,8%) 10 (23,8%) 5 (11,9%) 3 (7,1%) 3 (7,1%) 0 5 10 15 20 25 Interação entre os alunos Não adaptação AVA Falta de recursos Material ruim Falta de feedback do professor Falta de tempo 12 (28,6%) 8 (19%) 11 (26,2%) 4 (9,5%) 13 (31%) 22 (52,4%)

(33)

Já em relação às causas que os levaram à desistir dos seus cursos 64,3% responderam Motivos pessoais, 45,2% a falta de tempo e a dificuldade de locomoção com 28,6% foram os principais motivos responsáveis pela desistência do curso,

GRÁFICO 9 – FREQUÊNCIA DOS RESPONDENTES, QUANTO AS CAUSAS DA DESISTÊNCIA DA GRADUAÇÃO (EaD).

FONTE: Dados da pesquisa, julho, 2017

Para finalizar a pesquisa, foi questionado aos discentes se os mesmo voltariam a cursar uma graduação na modalidade EaD, e dentre os respondentes, 95,2% , afirmaram que sim.

GRÁFICO 10 – FREQUÊNCIA DOS RESPONDENTES, QUANTO A VOLTAR A CURSAR UMA GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

FONTE: Dados da pesquisa, julho, 2017 0 5 10 15 20 25 30 12 (28,6%) 8 (19%) 6 (14,3%) 19 (45,2%) 9 (21,4%) 27 (64,3%) 0 10 20 30 40 Sim Não 40 (95,2%) 2 (4,8%)

(34)

Conforme as respostas obtidas pelos questionários, pode-se observar que a modalidade EaD é uma alternativa bastante valiosa para aquelas pessoas que desejam retornar à vida acadêmica e não possuem tempo livre para frequentar uma sala de aula diariamente. Com a flexibilidade da modalidade à distância, a oportunidade de cursar uma graduação se tornou uma realidade mais próxima, porém a EaD ainda necessita de ajustes em seu desenvolvimento para que possa manter os discentes matriculados e com desejo de concluírem os cursos em que ingressaram. Uma maior interatividade entre docentes, tutores, coordenação e discentes, além de avaliações rotineiras a respeito dos anseios e expectativas dos alunos com relação aos cursos é uma possibilidade para que a Educação à Distância ganhe mais força.

(35)

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A análise das respostas dos discentes evadidos dos cursos de graduação na modalidade de Ensino à Distância (EaD) da UFRN no Polo Currais Novos, no que diz respeito às dificuldades encontradas por eles ao cursar uma graduação na modalidade EaD, indicam que ainda há muito a ser percorrido para que a evasão seja diminuída de forma considerável.

O objetivo principal do trabalho foi conhecer as principais causas da evasão dos cursos de graduação na modalidade de Ensino à Distância (EaD) da UFRN no Polo Currais Novos .

Através de questionário composto por perguntas abertas foi possível obter o perfil dos evadidos, bem como a identificação das principais dificuldades encontradas e as causas que os levaram à evasão.

De acordo com os resultados obtidos, podemos verificar que a Educação à Distância é uma modalidade atrativa e possível, podendo-se comprovar essa afirmação quando mais de 90% dos evadidos respondentes voltariam a cursar uma graduação nessa modalidade. Com um pouco mais de amadurecimento e trabalho focado à entender as necessidades dos discentes da EaD, a evasão será uma barreira cada vez menos no futuro dessa modalidade de ensino.

(36)

REFERÊNCIAS

ÁVILA, Fernando Bastos. Pequena enciclopédia de moral e civismo. Brasília: MEC, 1992.

BASTOS, Marcelo. Análise SWOT (Matriz): Conceito e aplicação, 2014. Disponível em: <http://www.portal-administracao.com/2014/01/analise-swot-conceito-e-aplicacao.html> Acesso em 08 mai. 2017

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: D.O. 5 de outubro de 1988. Disponível em: www.mec.gov.br/legis/default.shtm. Acesso em: 20 abr. 2017.

BRASIL. Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o artigo 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 20 dez. 2005. Disponível em:

<http://www.planal-to.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/ D5622.htm>. Acesso em: 24 abr. 2017.

BRASIL. Decreto 5.773 de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 10 maio 2006. Disponível em: <http://w.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/ D5773.htm>. Acesso em: 24 abr. 2017.

.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007

CLARO, Marcelo. Educação a distância é líder de crescimento no Brasil, diz censo do MEC, 24 mar. 2016. Disponível em:

<https://www.moodlelivre.com.br/noticias/1341-educacao-a-distancia-e-lider-de-crescimento-no-brasil-diz-censo-do-mec>. Acesso em 18 de junho de 2017. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GIL, A. C.. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo : Atlas, 2008.

LAGUARDIA, J.; PORTELA, M. Evasão na educação a distância. ETD – Educação Temática Digital. Campinas, v.11, n.1, p.349-379, dez, 2009. Disponível em:

<https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/929/944>. Acesso em 18 de junho de 2017.

LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Manuel M.. Educação à distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009.

(37)

MAIA, C.; J. MATTAR. ABC da EaD: a Educação a Distância hoje. 1. ed. São Paulo: Pearson. 2007.

MARCONCIN, M. A. Desenvolvimento histórico da Educação a Distância no Brasil. Disponível em:

<http://w.followscience.com/account/blog/article/106/desenvolvimento-historico-da-educacao-a- -distancia-no-brasil>. Acesso em: 27 julho 2017.

MORAN, J. M. O que é Educação a Distância. Universidade de São Paulo. Disponível em: <http:// www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm>. Acesso em: 24 abr. 2017.

NETTO, C.; GUIDOTTI, V.; SANTOS, P. K. Evasão na EaD: Investigando causas, propondo estratégias. Segunda Conferencia Latino Americana em Abandono en La Educacion Superior. 2012. Disponível em: <

http://www.alfaguia.org/www-alfa/images/ponencias/clabesII/LT_1/ponencia_completa_26.pdf> . Acesso em 20 de junho de 2017.

NUNES, I. B. Noções de Educação a Distância. Disponível em:

<http://pt.scribd.com/doc/ 21015548/ Artigo-1994-Nocoes-de-Educacao-a-Distancia- Ivonio-Barros-NUNES>. Acesso em: 27 abr 2017

SANTOS, P. SEED – Secretaria de Educação a Distância. Disponível em: <http://w. moodle. ufba .br/mod/forum/discuss.php?d=11962>. Acesso em: 12 agosto 2017.

SEDIS, Polos de apoio, 2016. Disponível em: <

http://www.sedis.ufrn.br/index.php/module-positions/o-que-sao>. Acesso em: 22 nov. 2016.

(38)

APÊNDICES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ – CERES DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - DCSH CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

QUESTIONÁRIO

Você está convidado(a) a responder este questionário que faz parte da coleta de dados da pesquisa “A EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFRN NA MODALIDADE EAD DO POLO CURRAIS NOVOS/RN,, sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) Eliédmo Medeiros, orientando da Profª. Ms. Karla Dayane Bezerra Cruz.

Este questionário tem a finalidade de obter informações sobre os fatores que contribuem para a evasão escolar nos cursos de graduação da modalidade à Distância da UFRN – Pólo Currais Novos/RN.

Para preenchê-lo, basta assinalar a alternativa escolhida, sem necessidade de identificação, ficando assim suas respostas em absoluto sigilo. 01 – Sexo: ( ) M ( ) F 02 – Idade: ( ) menos de 20 anos ( ) 21 a 30 anos ( ) 31 a 40 anos ( ) 41 a 50 anos ( ) acima de 50 anos 03 – Estado Civil: ( ) Solteiro (a) ( ) Casado (a) ( ) Divorciado (a) ( ) Viúvo (a) ( ) Outros 04 – Renda Familiar: ( ) até 1 salário mínimo

( ) Entre 1 a 2 salários mínimos ( ) Entre 2 a 3 salários mínimos ( ) Entre 3 a 4 salários mínimos

(39)

( ) acima de 4 salários mínimos

05 – Qual era o seu curso a distância no Pólo Ead Currais Novos? ( ) Administração Pública ( ) Ciências Biológicas ( ) Educação Física ( ) Física ( ) Geografia ( ) História ( ) Letras (Português) ( ) Matemática ( ) Pedagogia ( ) Química

06 - Durante o curso de graduação, você: ( ) Apenas estudava

( ) Trabalhava e estudava

07 – Período de desistência do Curso: ( ) 2014.1 ( ) 2014.2 ( ) 2015.1 ( ) 2015.2 ( ) 2016.1 ( ) 2016.2

08 – Quais as principais dificuldades encontradas durante o curso? Marque até 3 alternativas

( ) Interação entre alunos

( ) Não-adaptação ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) ( ) Falta de recursos/recursos mal utilizados:

( ) Material ruim

( ) Falta de Feedback do professor ( ) Falta de tempo

09 – Qual a causa que o levou a desistir do curso? Marque até 3 alternativas

( ) Dificuldade de Locomoção ( ) Não era o curso desejado

( ) Falta de adaptação ao método da EaD ( ) Falta de tempo

(40)

( ) Motivos pessoais

10 – Você voltaria a cursar uma graduação na modalidade EaD? ( ) Sim

( ) Não :

(41)

Referências

Documentos relacionados

produtos e equipamentos não usuais, porém já fornecidos para o início de suas atividades. Outros equipamentos fornecidos como veiculos e máquinas instaladas tem vida

Atualmente existem em todo o mundo 119 milhões de hectarS destinados a plantações florestais, dos quais 8,2 milhões na América do Sul. No Brasil, em 1997 havia cerca de 4,7 milhões

A “fluidoterapia liberal” deve ser evitada assim como a administração de“bólus de fluidos” para correção de hipotensão (ex: analgesia epidural) ou correção de

na Cidade de Cascavel, no Estado do Paraná, neste ato representada por seu Presidente, LEONIR ANTUNES DOS SANTOS, doravante designado CISOP, e a empresa Nome

O subproduto da produção de polpa de araçá Ya-Cy apresenta alto teor de compostos fenólicos e de atividade antioxidante, sendo um resíduo com potencial de ser um coproduto,

A PROPESQ encaminhará, em até 2 (dois) dias úteis após o recebimento da proposta, um protocolo de recebimento da proposta, que servirá como comprovante da entrega. Cada

Eu, ..., médico(a), inscrito no Conselho Regional de Medicina no estado de..., sob número ..., declaro estar ciente do Edital de Convocação para a Prova de Título

A taxa de variação média do indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excepto produtos alimentares não transformados e energéticos, situou-se