• Nenhum resultado encontrado

ATA DA 13ª REUNIÃO ORDINÁRIA CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO COMTUR 19 DE DEZEMBRO DE 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DA 13ª REUNIÃO ORDINÁRIA CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO COMTUR 19 DE DEZEMBRO DE 2014"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Conselho Municipal de Turismo – COMTUR

ATA DA 13ª REUNIÃO ORDINÁRIA

CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO – COMTUR 19 DE DEZEMBRO DE 2014

Aos dezenove dias do mês de dezembro de dois mil e quatorze, às 09h30, reuniram-se no Auditório do Instituto Municipal de Turismo – CURITIBA TURISMO, na Rua da Glória, 362, no Centro Cívico, para a 13ª Reunião Ordinária os seguintes membros do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR:

Carlos Henrique Sá De Ferrante – Presidente do Instituto Municipal de Turismo – CURITIBA TURISMO e Presidente do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR; Ricardo Bock – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Paraná - ABIH PR; Rubens Dobranski – Associação Brasileira das Empresas de Eventos do Paraná - ABEOC PR; Jilcy Rink – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná – ABRASEL PR; Sérgio Camilo de Camargo – Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras – ABRACCEF; Ivete Fagundes – Associação Brasileira dos Guias de Turismo – ABGTUR; Luiz Júlio Zaruch – Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo – ABRAJET PR; Tatiana Turra – Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau; Ademir Vicente da Silva – Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP PR; Raquel Panke – Fórum de Coordenadores de Cursos Superiores de Turismo e/ou Hotelaria do Paraná; Diani Eiri Camilo Mossato – Fundação Cultural de Curitiba – FCC; Gustavo Carvalho – Núcleo de Turismo Receptivo; Deise Bezerra – Secretaria de Estado do Esporte e Turismo – Governo do Paraná; Rosana Campanholo – Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SMMA; Gilberto Dantas – Serviço Social do Comércio – SESC PR; Lucia Kispergher – Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Paraná – SINDEGTUR PR; José Manoel Gonçalves Gândara – Universidade Federal do Paraná – UFPR; Silvia Mara dos Santos Ramos – Urbanização de Curitiba S/A – URBS; Kawae Kuroda – Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade – ACISF; Fernando Ferreira Portella – Rede Empresarial Centro Histórico. E os seguintes convidados: Vadis da Silva – Gestour Curitiba; Rodolfo Ernesto Schneider Jr. e Vinicius de Oliveira – Instituto Pró-Cidadania de Curitiba - IPCC. Participaram também funcionários do Instituto Municipal de Turismo – CURITIBA TURISMO: Cristiane Santos; Lucélia Auriquio Newton; Adriane Vortolin; Tayene Coelho; Maira Pedron; Dalci Sontag Junior; Wellington Rafael Medeiros; Marcelo Uemura; Maykel Fogaça de Oliveira.

O Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, conforme prevê seu Decreto de número 1.597/2009, é um órgão deliberativo, consultivo e de assessoramento, vinculado ao Chefe do Poder Executivo, através do Instituto Municipal de Turismo – CURITIBA TURISMO.

Para a referida reunião apresentou-se como pauta: 1.Apresentação das ações realizadas – Curitiba Capital do Natal; 2.Plano Municipal de Desenvolvimento do

(2)

Turismo – elaboração do documento – mobilização do COMTUR em 2015; 3.Informações sobre a implantação da instância de governança da Região Turística ROTAS DO PINHÃO – Curitiba e Região Metropolitana; 4.Apresentação dos resultados da pesquisa realizada em Curitiba referente à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014; 5.Assuntos Gerais.

A 13ª Reunião Ordinária teve início com a apresentação do Sr. Carlos Henrique Sá De Ferrante, Presidente do Instituto Municipal de Turismo – CURITIBA TURISMO e do Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, que comentou sobre um dos temas abordados na 12ª Reunião Ordinária do COMTUR, o Fundo Municipal de Turismo. Disse que há uma pesquisa pelo CTUR para a melhor forma de implantação. Comentou também sobre o Índice de Competitividade do Turismo Nacional, classificação divulgada pelo Ministério do Turismo e SEBRAE Nacional, avaliados pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. O Sr. Carlos Henrique ressaltou a pontuação de Curitiba de 77,9 pontos em uma escala de 100 pontos, ficando em quinto lugar em comparação a outras 64 cidades de todo o País.

Sobre o Índice de Competitividade, o Sr. Ademir Vicente da Silva, representante da FIEP PR, reforçou a importância da utilização do resultado obtido. O Professor Doutor José Manoel Gonçalves Gândara destacou que os dados deverão se refletir em decisões e ações em um trabalho conjunto. Mencionou também teses de alunos da UFPR de análise de tais índices.

Como primeiro item da pauta, a Diretora de Turismo do Instituto Municipal de Turismo – CURITIBA TURISMO, Sra. Cristiane Santos apresentou as ações realizadas durante o Curitiba Capital do Natal. Em destaque: canais de divulgação – natalcuritiba.com.br; facebook – Curitiba Capital do Natal; Curitiba Apresenta organizado pela Fundação Cultural de Curitiba – impressão de 10.000 (dez mil) unidades, além das versões online e app. A realização da Caminhata de Natal - com saída da Praça Santos Andrade, uma caminhata acompanhada de Fanfarra, grupo de teatro, apresentação de três corais, apresentação de um presépio humano e a saída dos tradicionais Caminhões da Coca-Cola. A decoração na Rua XV de Novembro e estações tubo, a realização da pesquisa de identificação do perfil do público participante dos eventos de Natal. E a realização da Feira Especial de Natal, nas Praças Osório e Santos Andrade.

Sobre o Natal, o Sr. Gustavo Carvalho – Núcleo de Turismo Receptivo comentou que o camarote organizado e comercializado pelo Núcleo para as apresentações do Palácio Avenida teve ocupação de 99% e que o Banco HSBC os procurou para gerenciar os camarotes de responsabilidade do próprio banco nos próximos anos. Gustavo destacou também que com a doação de livros infantis foi cobrada meia entrada e a arrecadação final ficou em 500 (quinhentos) livros.

O segundo item da pauta foi referente ao Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo – elaboração do documento – mobilização do COMTUR em 2015. Os Conselheiros receberam uma ficha de inscrição, organizada pelo CTUR, para assinalar as áreas estratégicas de maior interesse. As áreas estratégicas sugeridas foram: Gestão do Turismo, Gestão de Eventos Geradores de Fluxo Turístico, Qualificação dos Produtos e Serviços Turísticos, Promoção e Comercialização do destino Curitiba,

(3)

Gestão da Informação, Produção Associada ao Turismo, Demanda Turística e Curitiba como Destino Indutor – Regionalização do Turismo. Assim, os Conselheiros foram informados que com a formação de grupos de trabalho, de acordo com as áreas estratégicas, em 2015 iniciará a discussão para elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo.

O terceiro item da pauta tratou das informações sobre a implantação da instância de governança da Região Turística ROTAS DO PINHÃO – Curitiba e Região Metropolitana. Adriane Vortolin, Assessora de Planejamento Institucional do CTUR, apresentou um breve histórico sobre o Fórum Metropolitano de Turismo, criado em 18 de dezembro de 2003, considerado atualmente, o articulador para as ações do Programa de Regionalização do Turismo, na Região Turística Rotas do Pinhão – Curitiba e Região Metropolitana. Foram repassadas aos Conselheiros as informações da mobilização dos municípios envolvidos (órgãos oficiais de Turismo e iniciativa privada) para a implantação da instância de governança, com apoio da PARANÁ TURISMO e SEBRAE PR.

Foram realizadas as seguintes atividades: levantamento de grupos privados (entidades representativas com ações de desenvolvimento turístico em Curitiba e Região Metropolitana) e a elaboração da minuta do estatuto da ADETUR ROTAS DO PINHÃO - Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Rotas do Pinhão - Curitiba e Região Metropolitana. A apresentação da minuta do Estatuto e discussão de seu conteúdo ocorreu no SEBRAE PR no dia 09 de dezembro de 2014. Como próximos passos: a finalização do documento até 20 de fevereiro de 2015 e a eleição durante o Salão Paranaense de Turismo de 05 a 07 de março de 2015.

Em reforço, a Sra. Deise Bezerra da PARANÁ TURISMO comentou que a implantação da instância de governança na Região Turística Rotas do Pinhão possibilitará a captação de recursos federais.

A apresentação do quarto item da pauta dos resultados da pesquisa realizada em Curitiba referente à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 foi realizada pelo Prof. Dr. José Manoel Gonçalves Gândara – Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Para a pesquisa realizada com recursos do Ministério do Esporte foi captado um total de R$ 1.400.000,00 (um milhão e quatrocentos mil reais), distribuídos em áreas de interesse capazes de mensurar o legado da realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014. Para a área do Turismo foram destinados aproximadamente R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais), com rubrica de financiamento de bolsas de estudo para pesquisadores de campo.

Infraestrutura, comunicação, qualificação, imagem, reputação e posicionamento foram itens avaliados.

Procurou-se identificar a perspectiva do turista, o que o turista levaria de legado quanto à imagem do destino.

A pesquisa teve início um ano antes da realização do evento. As análises iniciais mostraram que para o turista internacional o passeio do trem e a Ilha do Mel são produtos de Curitiba. Assim, parte da pesquisa também focou o que está sendo trabalhado nas agências de receptivo de Curitiba quanto à inovação e criatividade.

(4)

Já a análise da imagem e reputação de Curitiba foi positiva, embora um pouco difusa sendo lembrada da “cidade sorriso” a “capital social”. Os turistas falam muito bem dos serviços, equipamentos e atrativos, o que foi divulgado pelo Jornal Gazeta do Povo. Segundo o Prof. Gândara é necessário refletir sobre o porquê de outros destinos evoluírem mais que Curitiba no Turismo e com isso, um ponto importante é pela decisão do destino, pois, leva-se em consideração o posicionamento. Reforçou também a necessidade de evoluirmos em pesquisas de posicionamento, quais são nossos competidores para cada segmento.

Os estudos apontaram por três clusters existentes: um deles de qualidade de vida, cidade ecológica e de parques; o segundo, planejamento e organização, cidade universitária e cultura e; o terceiro cluster, cidade dos imigrantes, de inovação, criatividade e eventos.

Dos turistas entrevistados durante os jogos da Copa, 96% (noventa e seis) disseram que retornariam ou recomendariam a cidade de Curitiba com motivação de lazer, uma oportunidade para intensificar o segmento.

Para a realização da pesquisa de demanda turística durante os jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, por falta de recursos pelo Instituto Municipal de Turismo – CURITIBA TURISMO, foi feita parceria com a Universidade Federal do Paraná. Assim, com o apoio dos estatísticos do CTUR e alunos da UFPR foi realizada a aplicação de questionários com o público no entorno do estádio sede dos jogos.

Aproveitando a apresentação da pesquisa e da presença dos Conselheiros, o Prof. Gândara pediu aos presentes que informem quais os dados necessários a cada entidade e órgão como forma de ajudar em suas decisões e definição das ações. As pesquisas somente serão realizadas com parcerias e recursos. Verbas serão destinadas pelo Ministério do Turismo ao CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para realização de pesquisas. As pesquisas deverão ser realizadas em conjunto com as entidades, com a união dos dados disponíveis.

De acordo com a pesquisa desenvolvida, Curitiba apresenta-se bem quanto a sua imagem e reputação, mas, é preciso evoluir no posicionamento e marca. Segundo o Prof. Gândara, somos competitivos e os principais concorrentes da cidade de Curitiba são Porto Alegre e Belo Horizonte. É preciso reverter a imagem e reputação em posicionamento e marca. Fazer com que no momento da compra o turista opte pela cidade de Curitiba.

A Sra. Ivete Fagundes – ABGTUR reforçou a importância do compartilhamento dos dados disponíveis nas entidades e que a ABGTUR poderá disponibilizar informações também dos turistas atendidos pelo setor durante o ano, que difere-se do perfil do visitante na Copa, pois, visita a cidade repetidas vezes. Gândara destacou a importância dos Guias de Turismo.

Para o Sr. Sérgio Camilo – ABRACCEF, representando a Sra. Margareth Sobrinho Pizzatto, o setor o qual representa não toca diretamente o turista, apesar de interagir diretamente. Comentou da realização de várias pesquisas por órgãos distintos, inclusive uma realizada pela ABEOC e SEBRAE de posicionamento econômico. Porém ressaltou que se queremos um posicionamento agressivo, precisamos ter informações mais detalhadas. Que mesmo com as pesquisas realizadas, nosso número de turistas não cresce, ou porque estão voltando os mesmos ou não estamos conseguindo conquistar novos mercados. O Sr. Sérgio Camilo parabenizou o Prof. Gândara e a UFPR pela pesquisa realizada.

(5)

O Sr. Rubens Dobranski – ABEOC PR também parabenizou a UFPR pela realização da pesquisa e destacou que a imagem que o turista tem de Curitiba reflete a continuidade do trabalho realizado pelo então Prefeito Jaime Lerner. Comentou da realização de dois congressos internacionais em Curitiba no ano de 2013 que tiveram a presença de 46 países e os congressistas identificaram a cidade como limpa, organizada e verde. Destacou também que em evento recente da ABEOC discutiu-se o perfil das cidades para realização de eventos com destaque para as cidades de médio porte. A tendência de realização de grandes eventos em cidades de médio porte que tenham condições e estrutura para recebê-los.

Destacou também que Curitiba tem o perfil de atender bem, de ser ágil, da boa gastronomia. O produto Santa Felicidade é muito bem aceito pelos turistas estrangeiros. O que precisamos é melhorar a deficiência – centro de convenções e aeroporto. Mencionou ainda que a cidade sempre teve condições de receber eventos, sem falhas.

O Sr. Luiz Júlio Zaruch – ABRAJET PR ressaltou a importância de avanço nas realizações, mas, que para isso há que ter suporte do poder público que precisa voltar a ser criativo. A imagem que o turista tem é fundamentada por um trabalho que, pelo menos, a 15 (quinze) anos não existe mais. Ressaltou também que o centro de convenções precisa ser compatível com o crescimento da cidade, pois, não se deve pensar pequeno.

Finalizando sua apresentação, o Prof. Gândara mencionou o trabalho do Kuritbike que em relação a inovação e criatividade é referência. Segundo ele, para o turista tudo o que é feito faz parte da inovação e criatividade – a Linha Turismo, os parques. Entendemos que nos parques faltam atividades, mas, que o turista entende Curitiba como inovadora, principalmente, se comparada com a concorrência.

Comenta também que tem se vendido pouco as inovações feitas, pois beneficiam o turista, e deve-se ter maior destaque. Símbolos como o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer, a estufa do Jardim Botânico são símbolos da cidade, mas, se realizada nova pesquisa com os turistas, talvez novos símbolos sejam identificados. Com base na pesquisa realizada questionou qual o posicionamento que queremos. Pois, o que interessa é que o comprador faça a opção por Curitiba, já que os turistas ficam satisfeitos quando visitam nossa cidade. E como uma sugestão para nova pesquisa, seria interessante identificar por que a opção não se dá por Curitiba.

A Sra. Deise Bezerra, em complemento, comentou que o fato de Curitiba e também Florianópolis estarem no rol das cidades criativas pela UNESCO ajuda a reforçar o posicionamento, mas que não se viu nenhuma matéria sobre o assunto.

Em complemento ao comentário do Sr. Luiz Júlio Zaruch, o Sr. Carlos Henrique Sá De Ferrante explicou que, conforme repassado na última reunião do COMTUR, foi encaminhada a documentação para a Caixa Econômica Federal e que o possível a fazer em relação ao tamanho da área do centro de convenções está de acordo com os recursos recebidos. Há o trabalho para se conseguir um valor maior e que a intenção é construí-lo com 26.000m², mas, que com o recurso disponibilizado é necessário adequar-se a realidade buscando outras formas. Ressaltou também da necessidade na melhoria da comunicação com o turista em potencial fora do país e na busca de recursos com o Ministério do Turismo para uma campanha forte de Curitiba.

(6)

A Sra. Tatiana Turra – CCVB comentou da pesquisa Curitiba MICE realizada com os congressistas. E como sugestão da Sra. Deise Bezerra – PARANÁ TURISMO, um espaço na próxima reunião para apresentação dos resultados.

Finalizando o quarto item da pauta, Adriane Vortolin – CTUR reforçou que os assuntos abordados deverão ser debatidos nos grupos de trabalho das áreas estratégicas sugeridas na elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo.

Para conclusão da pauta estabelecida da 13ª Reunião Ordinária, como quinto e último item, foi realizada pelo Sr. Vadis da Silva – Gestour Curitiba a apresentação do Portal Gestour, endereço âncora da Rede Brasil de Municípios Interativos, uma loja virtual para promoção e comercialização de produtos turísticos brasileiros.

Colocado pelo Sr. Vadis, o Portal Gestour tem por ferramenta de operação a plataforma tecnológica Gestour eMarketplace especializada em turismo, 100% na Internet, permitindo disponibilizar produtos e serviços.

Também apresentado nos assuntos gerais, os Senhores Rodolfo Ernesto Schneider Jr. e Vinicius de Oliveira, do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, trouxeram informações sobre a atuação do IPCC. Responsável pela administração do Bistrô Curitiba, Leve Curitiba, Vitrine Curitiba e Bazar de Importados, o Instituto tem como foco o desenvolvimento humano sustentável e a inclusão social. Apresentados seus produtos, serviços e resultados obtidos, o intuito é aproximar a atuação do IPCC com o CTUR e entidades do COMTUR em ações com os usuários da Linha Turismo, divulgação das ações da Leve Curitiba junto aos públicos de relacionamento do CTUR, disponibilização de espaço para a Leve Curitiba na Torre Panorâmica e demais oportunidades a serem analisadas conjuntamente.

Atendida a pauta, o Sr. Carlos Henrique Sá De Ferrante, Presidente do Instituto Municipal de Turismo – CURITIBA TURISMO e Presidente do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR deu por encerrada a 13ª Reunião Ordinária do COMTUR.

Referências

Documentos relacionados

A procura por metodologias que visem uma melhora no processo ensino aprendizagem é uma constante em todas as sociedades, novas formas de ensinar estão sendo sempre postas em

Para efeitos deste estudo teve-se como objeto empírico de verificação das políticas públicas elaboradas pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) da cidade de Juiz de Fora, no

O Conselho Municipal de Turismo de Bonito (COMTUR) é composto pela entidade representativa dos empresários proprietários dos sítios e fazendas onde estão localizados os

O recobrimento com quitosana retarda o amadurecimento de mangas ‘Tommy Atkins’ “de vez”, durante nove dias de armazenamento a 23 ºC, sendo que a concentração a

A tabela 5 mostra os resultados da decomposição da variação das variáveis usadas no modelo, como salienta Souza (2005) a utilização do modelo VAR, a análise de decomposição

O intuito da criação de espaços como COMTUR/JP segundo o então secretario municipal de turismo é conseguir planejar ações mais consistentes dentro do turismo levando em

- Quando retirar a agulha do interior do vaso (atentar para realizar isso de forma ágil após a injeção para evitar impactação do cateter ao adesivo tissular dispensado no

Segundo Maria João Gomes (Gomes 2005) do ponto de vista tecnológico o e-learning está associado, e tem como suporte, a Internet e os serviços de publicação e