• Nenhum resultado encontrado

Selo de Qualidade no Turismo do Paraná Meios de Hospedagem

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Selo de Qualidade no Turismo do Paraná Meios de Hospedagem"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Razão social da empresa

Nome do entrevistado

Nome do entrevistador

Data do preenchimento

Preenchimento Evidências: Evidências: Evidências: Evidências: Evidências: Evidências:

Meios de Hospedagem

Selo de Qualidade no Turismo do Paraná

Selecione, para cada item, a alternativa de maior escore que represente a realidade do empreendimento avaliado. Para navegar use a tecla "Tab" e para apagar tecle "Delete".

REQUISITOS GERAIS

Apresentação de certificado atualizado de exterminação, dedetização ou desinsetização de pragas válido.

Apresentação de Alvará de Funcionamento válido.

Apresentação de comprovação de vistoria do Corpo de Bombeiros válido.

Possuir um exemplar do Código de Defesa do Consumidor em local visível e de fácil acesso ao público

Apresentação de comprovação de inscrição atualizada no Ministério do Turismo – CADASTUR. Apresentação de licença sanitária válida.

Utilizar o formulário modelo da FNRH – Ficha Nacional de Registro de Hóspedes, ou modelo próprio contendo todas as informações obrigatórias previstas na FNRH.

(2)

Evidências:

2.Plano de marketing

Evidências:

1 - O empreendedor não conhece ou não utiliza nenhum destes instrumentos de gestão. 1.Planejamento estratégico / Plano de negócio

4 – O empreendimento tem planejamento estratégico ou plano de negócio e os colaboradores compreendem a missão. 3 - O empreendimento tem planejamento estratégico ou plano de negócio.

2 -O empreendimento desenvolveu ou redigiu a “missão”, mas ainda não possui planejamento estratégico ou plano de negócio.

Nota:

Anotar a existência de cartazes, do Plano Estratégico ou Plano de Negócio impresso e os nomes dos colaboradores consultados. Na opção 2 a evidência pode ser qualquer documento oficial do empreendimento apresentado ou evidenciado durante a entrevista.

3 – O empreendimento faz propaganda ou divulgação através de materiais de terceiros e material próprio.

2 – O empreendimento faz propaganda ou divulgação através de participação em material de terceiros (portais de reserva, rádios, jornais).

1 – O empreendimento não faz qualquer tipo de propaganda ou divulgação.

4 – O empreendimento executa suas ações de divulgação conforme um Plano de Marketing. GESTÃO (peso 1)

Nota:

Anotar a existência de documentos, clippings, revistas, contratos de veiculação, portais de internet ou do próprio Plano de Marketing. Para o escore 2 deverá evidenciar e registrar a existência e a presença do empreendimento em material do município, região ou destino. Para o escore 3 deverá ser evidenciado e registrado a existência e a presença de material próprio no empreendimento.

(3)

3.Gestão financeira

Evidências:

4.Monitoramento

Evidências:

5.Controle de estoque

3 – O controle de estoque é realizado manualmente sem registro de entrada e saída dos materiais e insumos. 4 – O controle do estoque é realizado em sistema informatizado.

1 – O negócio é administrado intuitivamente, sem o auxílio de qualquer indicador. 2 – O empreendimento tem alguns controles financeiros.

3 – O empreendimento tem controles financeiros, orçamentários e de fluxo de caixa, mas não tem metas de rentabilidade estabelecidas.

4 – O empreendimento tem controles financeiros, orçamentários e de fluxo de caixa, com metas de rentabilidade estabelecidas. 1 – O empreendimento é administrado intuitivamente, sem controles financeiros e de rentabilidade.

Nota:

1 – Não existe qualquer controle de estoque.

2 – O controle de estoque é realizado de maneira informal.

2 – O empreendimento monitora os principais custos, mas não tem metas.

3 – O empreendimento monitora os principais custos e a taxa de ocupação, mas não tem metas.

4 – O empreendimento monitora os principais custos, a taxa de ocupação e tem metas estabelecidas e formalizadas.

Nota:

Anotar os itens de custo, com ou sem metas, que forma usados para estabelecer o escore. Nota:

Qualquer previsão de rentabilidade ou lucratividade como TIR ou mesmo o saldo líquido (receitas menos despesas) pode ser aceito como meta de rentabilidade.

Anotar a existência de planilhas, em papel ou eletrônicas (excel ou sistema informatizado) e registros de cálculos ou metas de rentabilidade do negócio.

(4)

Evidências:

Evidências:

7. Colaboradores 1

Evidências:

4 – As tarefas e responsabilidades dos colaboradores estão definidas e formalizadas, e a hierarquia e subordinação são comunicadas formalmente.

2 – Existem descritivos de tarefas, planilhas de controle, rotinas ou procedimentos documentados em pelo menos uma área do empreendimento.

4 – Existe Manual de Gestão, descritivos de tarefas, planilhas de controle, rotinas ou procedimentos documentados atualizados e em uso.

1 – As tarefas e responsabilidades dos colaboradores são estabelecidas com base na necessidade do momento e 1 – A orientação para a execução das tarefas administrativas e operacionais é transmitida oralmente aos colaboradores.

3 – Existem descritivos de tarefas, planilhas de controle, rotinas ou procedimentos documentados, mas estão desatualizados ou não são utilizados.

Nota:

Para o escore 2 e 3 deverá ser evidenciado por amostragem de registro CLT ou contrato de trabalho. Para o escore 4 deve ser evidenciado a existência de fluxograma ou organograma

2 – As tarefas e responsabilidades dos colaboradores correspondem às dos cargos para os quais foram contratados. 3 – As tarefas e responsabilidades dos colaboradores estão definidas e formalizadas, e a hierarquia e subordinação são comunicadas informalmente.

Nota:

Anotar a existência de quaisquer sistema ou manual de gestão, manual de boas práticas com rotinas e procedimentos, assim como orientações escritas disponíveis nos locais de trabalho das pessoas e que tenham servido de referência para justificar o escore selecionado.

(5)

8. Colaboradores 2

Evidências:

9.Saúde e segurança

1 –Os colaboradores não são registrados.

2 – Os colaboradores tem contrato de trabalho, mas não são registrados. 3 – Os colaboradores são registrados, mas estão em desvio de função.

4 –Existem equipamentos, informativos e comunicados para prevenção de acidentes e combate a incêndio, evidência de atendimento às exigências legais e/ou programas de prevenção a acidentes e combate a incêndio, e há colaboradores capacitados e/ou responsáveis pelos programas.

Nota:

Anotar a existência de evidência de trabalhador informal caso existir.

4 – Os colaboradores são registrados e executam a função prevista em contrato de trabalho e registro CLT.

1 – Não há evidência de existência de equipamentos e informativos e comunicados para prevenção de acidentes e combate a incêndio.

2 – Existem equipamentos, informativos e comunicados para prevenção de acidentes e combate a incêndio, mas não há evidência de atendimento às exigências legais e/ou programas de prevenção a acidentes e combate a incêndio.

3 – Existem equipamentos, informativos e comunicados para prevenção de acidentes e combate a incêndio, evidência de atendimento às exigências legais e/ou programas de prevenção a acidentes e combate a incêndio, mas não há

colaboradores capacitados e/ou responsáveis pelos programas.

Nota:

Listar os equipamentos e anotar os documentos que evidenciaram o escore selecionado.

A diferença entre os escores 1 e 2 para o 3 e 4, é que no 3 e 4 as exigências legais devem estar cumpridas. A exigência do PPRA e do PCMSO só se aplica quando a empresa tem empregados registrados.

(6)

10. Clientes

Evidências:

Total Gestão 0

Evidências:

1 – O empreendimento não faz qualquer tipo de pesquisa para avaliar a satisfação dos clientes. 2 – O empreendimento faz pesquisas eventuais para avaliar a satisfação dos clientes.

3 – O empreendimento avalia sistematicamente a satisfação dos clientes, mas não costuma tomar medidas corretivas com base nos resultados dos levantamentos.

4 – O empreendimento avalia sistematicamente a satisfação dos clientes e toma medidas corretivas, com base nos resultados dos levantamentos.

1 – O empreendimento não possui Política de Sustentabilidade.

3 – O empreendimento possui Política de Sustentabilidade, comunica aos colaboradores, mas não comunica aos clientes. 4 – O empreendimento possui Política de Sustentabilidade comunicada aos colaboradores e clientes.

SUSTENTABILIDADE (peso 2) 11.Política de Sustentabilidade

2 – O empreendimento possui Política de Sustentabilidade, mas não a comunica aos colaboradores e clientes.

Nota: A importância aos aspectos de sustentabilidade pode ser percebida pela presença de cartazes, programas ambientais, linguagem usada e cuidados com a destinação de resíduos, economia de recursos, etc. A “Política de Sustentabilidade” é um documento escrito em que a empresa registra suas intenções nesse aspecto.

Nota 2.17 da Norma ABNT 15401:2006 - Política de Sustentabilidade: intenções e diretrizes globais de um empreendimento, relativas à sustentabilidade, formalmente expressas pela Direção.

Nota:

Anotar o tipo de pesquisa e alguma ação tomada, caso alguma dessas ações seja identificada. Para o escore 2 deverá ser aceito livro de sugestões e reclamações que o empreendimento disponibiliza.

(7)

Evidências:

6. Orientação aos colaboradores sobre a importância da economia de energia elétrica;

7. Uso de equipamentos e dispositivos de aquecimento ou refrigeração com eficiência energética maximizada; 8. Informação aos clientes sobre o comprometimento com a economia da energia.

9. Existência de sistema corta-luz que desliga a energia nas unidades habitacionais, na ausência dos hóspedes.

3 – O empreendimento atende a 4 ou 5 itens. Considerando a seguinte lista de práticas: 12.Controle do consumo de energia elétrica 1. Aproveitamento da luz natural na construção;

2. Uso de lâmpadas de LED, fluorescentes ou fosforescentes;

1 – O empreendimento atende a menos de 2 itens. 3. Uso de sensores de presença nos sanitários sociais;

2 – O empreendimento atende a 2 ou 3 itens.

4. Monitoramento através de registro do consumo de energia elétrica;

5. Rotina de desligamento de iluminação dos ambientes ociosos e no encerramento diário das atividades;

4 – O empreendimento atende a mais de 5 itens.

8. Política de troca não diária de roupas de cama e toalhas, em ação compartilhada com os hóspedes. 7. Informação aos clientes sobre o comprometimento com a economia da água.

6. Orientação aos colaboradores sobre a importância da economia de água; 4. Uso de aeradores nas torneiras

5. Uso de válvulas de duas funções nos vasos sanitários; 4 – O empreendimento atende a mais de 05 itens.

13.Controle do consumo de água Considerando a seguinte lista de práticas:

1 – O empreendimento atende a menos de 2 itens.

1. Aproveitamento de água de chuva ou uso de poço artesiano.

2. Reutilização de águas para atividades como descargas de banheiros e limpeza de pisos e áreas externas; 3. Monitoramento através de registro do consumo de água;

2 – O empreendimento atende entre 2 e 3 itens. 3 – O empreendimento atende entre 4 e 5 itens.

(8)

Evidências:

Evidências:

2 – O empreendimento aplica as 3 práticas da lista.

3 – O empreendimento atende 4 ou 5 itens. 4 – O empreendimento atende mais de 5 itens.

6. Possui programa ou campanha formal de educação ambiental 2. Ações para reutilizar os materiais (sempre que possível legalmente). 3. Ações para reciclar o que não pode ser reduzido nem reutilizado.

2 – O empreendimento aplica 1 das práticas da lista. 2 – O empreendimentoaplica 2 das práticas da lista.

1 – O empreendimento não atende nenhum item. 2 – O empreendimento atende até 3 itens.

15.Consciência ambiental de colaboradores e clientes

4. Possui cartazes, informativos ou programas formalmente divulgados aos seus colaboradores; Considerando a seguinte lista de práticas:

Nota: A preocupação ambiental pode ser percebida pela presença de cartazes, orientações dadas aos colaboradores, a linguagem usada, documentos existentes, etc.

1 – O empreendimento não adota nenhuma das práticas. 14.Gerenciamento de Resíduos

Considerando a seguinte lista de práticas: 1. Ações para reduzir a produção de resíduos.

Nota:

Para o escore 2 deverá haver evidência da compra ou contratação de materiais, serviços, matéria prima e insumos alternativos àqueles que possuam embalagens desnecessárias.

Para o escore 3 deverá haver evidência de reutilização de materiais, serviços, matéria prima e insumos. Para o escore 4 deverá haver evidência de reciclagem de materiais, serviços, matéria prima e insumos.

1. Palestra ou reunião de orientação aos colaboradores;

2. Palestra ou reunião de orientação à família de seus colaboradores;

5. Possui cartazes, informativos ou programas formalmente divulgados aos seus clientes;

(9)

Evidências:

1 – O empreendimento não adota nenhuma das práticas.

16.Comprometimento com a comunidade por meio de ações ou projetos sociais 1. Apoia ou patrocina projetos para contribuir com o desenvolvimento social da comunidade local; 2. Participa e se envolve na vida associativa local;

Considerando a seguinte lista de práticas:

3 – O empreendimento adota 3 ou 4 práticas.

4. Implementa programas e ações de saúde para os trabalhadores, extensivos às suas famílias e à comunidade local; 5. Pratica remunerações adequadas e justas, sem discriminação de gênero;

6. Insere portadores de necessidades especiais no quadro de colaboradores.

1. Apoia ou patrocina iniciativas de proteção e manejo de áreas naturais. 2 – O empreendimento adota 1 ou 2 práticas.

2 – O empreendimento adota 1 ou 2 práticas. 2. Não mantém animais silvestres em cativeiro.

1 – O empreendimento não adota nenhuma das práticas. 7. Minimiza a impermeabilização do solo.

17.Comprometimento com o meio ambiente

3. Planeja e implementa medidas preventivas de combate a exploração sexual infantil, combate ao fumo, entre outras;

3. Promove ações educativas junto a clientes e colaboradores, com a finalidade de gerar conhecimento e valorização dos ecossistemas da região.

4 – O empreendimento adota mais de 4 práticas.

Considerando a seguinte lista de práticas:

6. Utiliza produtos de limpeza biodegradáveis.

3 – O empreendimento adota entre 3 e 4 práticas. 4 – O empreendimento adota mais de 4 práticas.

4. Previne o uso predatório de matéria prima proveniente de espécies ameaçadas da flora e fauna silvestres, na construção, acabamento, decoração, paisagismo, restaurante ou insumos.

5. Minimiza as emissões de CFC (Clorofluorcarbonetos) com a manutenção periódica e compra de equipamentos e utensílios sem a utilização deste componente;

(10)

18.Fornecedores locais

Evidências:

Evidências:

1 – Não existe política de compras de produtos de fornecedores locais;

4 – O empreendimento tem política de preferência formal de contratação de mão de obra local e/ou regional, e investe em treinamento externo para poder ampliar a oferta de pessoas da região capacitadas para trabalhar no setor.

1. Divulga os eventos locais entre seus clientes.

19.Geração de trabalho e renda para comunidade local

2 – Nos processos de seleção informais, em igualdade de condições, o empreendimento dá preferência aos candidatos locais;

3 – O empreendimento tem política de preferência formal de contratação de mão de obra local e/ou regional;

4 – O empreendimento adota mais de 4 práticas. 5. Disponibiliza e promove a culinária típica da região.

2. Apoia ou patrocina projetos para conhecimento, valorização, preservação e promoção da cultura local. 3. Expõe, usa na decoração ou vende artesanato da cultura local.

1 – O empreendimento não tem política de preferência de contratação de mão de obra local;

4. Promove pontos turísticos que contribuem para disseminar a cultura das populações tradicionais.

3 – O empreendimento adota entre 3 e 4 práticas. Considerando a seguinte lista de práticas:

Nota 2.5 da Norma ABNT 15401:2006 comunidade local: pessoas que vivem na região do empreendimento.

1 – O empreendimento não adota nenhuma das práticas. 2 – O empreendimento adota 1 ou 2 práticas.

20.Valorização da Cultura Local

2 – A política de compras informalmente, em igualdade de preços, favorece o fornecedor local; 3 – A política de compras formal favorece o fornecedor local;

4 – A política de compras formal favorece o fornecedor local e o uso de matéria prima e insumos da região geográfica que ele está inserido.

(11)

Evidências:

Total Sustentabilidade 0

Evidências:

21.Política de Reserva e Cancelamento

22.Sistema de Reserva

1 – O empreendimento não aceita reservas, fazendo as vendas apenas no ato do check-in . 2 – O empreendimento só aceita reservas pessoalmente ou por telefone.

4 – O empreendimento aceita reservas por telefone, por e-mail e por sites próprios e de terceiros, usando sistema 3 – O empreendimento aceita reservas por telefone, e-mail e por site próprio e de terceiros, usando sistema manual para a gestão.

SERVIÇOS (peso 1)

4 – Os contratos de reserva existem, são enviados por e-mail ou no momento do check-in e atendem integralmente o Regulamento Geral dos Meios de Hospedagem.

1 – Não há contratos escritos, via internet ou no momento do check-in, apresentando as condições de contratação e cancelamento das reservas;

2 – Os contratos de reserva existem, mas não atendem o previsto no Regulamento Geral dos Meios de Hospedagem; 3 – Os contratos de reserva existem, mas cumprem em parte o previsto no Regulamento geral dos Meios de Hospedagem e não são enviados por e-mail;

Nota:

Registrar e anotar ou marcar as exigências atendidas que justificaram o escore selecionado.

O Regulamento Geral de Meios de Hospedagem no artigo que trata da Política de Reservas diz: “Art. 8º - Os contratos para reserva de acomodações e hospedagem deverão ser sempre consubstanciados por documentos escritos, constituídos de: - no caso de reserva de acomodações: troca de correspondências (inclusive via fax e Internet) entre os responsáveis pelo meio de hospedagem, ou seus prepostos, e o hóspede, ou agente de turismo contratante; II - no caso do contrato de hospedagem propriamente dito pela entrega pelo estabelecimento, durante o registro do hóspede (check-in), de ficha Nacional de Registro de Hóspede - FNRH, em modelo aprovado pela EMBRATUR, para preenchimento, assinatura e devolução pelo hóspede; § 1º - Respeitadas as reservas confirmadas, o estabelecimento não poderá se negar a receber hóspedes, salvo por motivo justificável ou previsto na legislação em vigor. § 2º - Será vedada a utilização, em qualquer procedimento ou documento que consubstancie o contrato referido neste artigo, de condição ou cláusula abusiva a que se refere o artigo 51, da Lei nº 8.078, de 11/09/90 (Código de Defesa do Consumidor). § 3º - Para os fins deste artigo, todos os compromissos do meio de hospedagem e os em relação a seus hóspedes, bem como as obrigações destes deverão ser divulgados adequadamente...”

(12)

Evidências:

Evidências:

Evidências:

3 – Possui atendimento, material promocional e diretório de serviços em mais de 01 idioma; 4 – Possui atendimento, material promocional e diretório de serviços em mais de 02 idiomas; 23.Outros Idiomas

1 – O único idioma dominado pelos colaboradores do meio de hospedagem é o português. 2 – Possui atendimento, material promocional ou diretório em mais de 01 idioma.

24.Serviço de Traslado

4 – O empreendimento oferece serviço de traslado gratuito entre o local e o aeroporto, ferroviário ou rodoviário.

3 – O empreendimento mantém registro formal dos clientes e não realiza nenhuma ação de fidelização, contato ou promoção;

4 – O empreendimento usa um sistema de cadastro ou de relacionamento com os clientes (CRM) para manter contato, realizar ação de fidelização ou promoção;

25.Fidelização de Clientes

1 –O empreendimento não preserva qualquer vínculo com os clientes que passaram pelo meio de hospedagem. 2 – O empreendimento mantém registro informal dos clientes e não faz uso das informações;

1 – O empreendimento não oferece serviço de traslado, nem qualquer indicação de fornecedores desse tipo de serviço. 2 – O empreendimento não oferece serviço de traslado, mas indica fornecedores desse tipo de serviço.

(13)

Evidências:

Evidências:

3 – O empreendimento participa de pelo menos uma entidade de classe ou instância de governança regional, como Convention Bureau, ABRASEL, Associação Comercial, AMPEC, ABIH, (entre outras), e tem pelo menos um selo de reconhecimento ou marketing de entidades comerciais como: Quatro Rodas, Trip Advisor, Top of Mind, Booking, Ecohospedagem;

4 – O empreendimento participa de pelo menos uma entidade de classe ou instância de governança regional, como Convention Bureau, ABRASEL, Associação Comercial, AMPEC, ABIH, (entre outras) tem pelo menos um selo de reconhecimento ou marketing de entidades comerciais como: Quatro Rodas, Trip Advisor, Top of Mind, Booking, Ecohospedagem, e tem pelo menos um selo de reconhecimento ou certificação de entidades e instituições acreditadas e certificadoras como: ISSO 14001, ISO9001, LEED (construção), GreenBuilding (construção), PAS (Programa Alimento Seguro).

1 – O empreendimento não oferece café da manhã.

2 – O café da manhã não inclui frutas e sucos, e é servido somente no salão de café ou restaurante.

3 – O café da manhã inclui pães, frutas, sucos, frios, doces e salgados, mas é servido somente no salão de café ou restaurante.

4 – O café da manhã inclui pães, frutas, sucos, frios, doces e salgados, é servido no salão de café ou restaurante e nas unidades habitacionais sob pedido.

26.Café da manhã

27.Reconhecimento

1 – O empreendimento não possui qualquer selo de reconhecimento ou certificação;

2 – O empreendimento participa de pelo menos uma entidade de classe ou instância de governança regional, como Convention Bureau, ABRASEL, Associação Comercial, AMPEC, ABIH, (entre outras);

(14)

Evidências:

Total Qualidade 0

29.Sinalização

Evidências:

1 – O empreendimento não tem sinalização interna ou identificação na fachada; 2 – O empreendimento não tem sinalização interna e tem identificação da fachada;

3 – O empreendimento tem sinalização interna sem correção linguística e não padronizada, mas tem identificação da fachada;

4 – O empreendimento tem sinalização interna completa e padronizada e identificação da fachada.

3 – O empreendimento adota as Boas Práticas no manuseio de alimentos e está em construção o manual de Boas Práticas e/ou está em processo de certificação pelo PAS.

28. Programa Alimento Seguro (PAS) / Boas Práticas na Fabricação / Serviço de Alimentação (BPFA / BPSA)

4 – O empreendimento está certificado no Programa Alimento Seguro ou possui o Manual de Boas Práticas na Manipulação e Fabricação de Alimentos redigido.

1 – O empreendimento não adota o Programa Alimento Seguro ou o Boas Práticas na Manipulação e Fabricação de Alimentos.

INFRAESTRUTURA (Peso 2)

Nota:

Sinalização refere-se à presença de cartazes, adesivos e luzes indicativas que orientem os clientes na circulação interna. Anotar e/ou registrar se for o caso as exigências atendidas que justificaram o escore selecionado.

Nota:

Esta questão é desclassificatória. Caso o empreendimento durante a Verificação de Conformidade não apresentar a Certificação do PAS ou o Manual de Boas Práticas estará inapto a receber o Selo de Qualidade.

(15)

30.Recepção

Evidências:

31.Unidades habitacionais

3 – As unidades habitacionais oferecem entre 6 e 8 itens. 4 – As unidades habitacionais oferecem mais de 8 itens.

4 – A recepção efetua o controle de entradas/saídas de hóspedes, tem espaço apropriado para guarda de bagagens e conta com empregado uniformizado ou identificado.

3 – A recepção efetua o controle de entrada/saídas de hóspedes, mas não tem espaço apropriado para guarda de bagagens;

1 – Não há recepção;

2 – A recepção é improvisada ou compartilhada com outra área do negócio;

Nota:

Itens como televisão, ventilador, frigobar, ar condicionado e telefone precisam estar disponíveis em 2 das 3 UH'S inspecionadas. Para evidenciação utilizar a amostragem de no máximo 03 UH'S independente de categoria.

Consta como obrigação no Regulamento Geral dos Meios de Hospedagem do conteúdo do quadro de avisos nas Unidades Habitacionais: “.... I - na portaria/recepção: f) nome do estabelecimento; g) relação dos preços aplicáveis às espécies e tipos de UH; h) horário do início e vencimento da diária; i) os nomes, endereços e telefones da EMBRATUR, de seus órgãos delegados competentes, e de Defesa do Consumidor, aos quais os hóspedes poderão dirigir eventuais reclamações. j) a existência e quantidade de UH adaptadas para pessoas portadoras de necessidades especiais II - Nas Unidades Habitacionais-UH: além das informações referidas no inciso anterior, mais as seguintes: f) a espécie e o número da UH; g) os preços vigentes em moeda nacional; h) os serviços incluídos na diária, especialmente, quando aplicáveis, os de alimentação; i) a data de

1 – As unidades habitacionais não oferecem nenhum dos itens 4. Toalhas de banho e rosto limpas e bem conservadas;

Considerando a seguinte lista de ofertas:

1. Unidades Habitacionais com aberturas para o exterior para fins de iluminação e ventilação; 2. Quadro interno com as informações exigidas pelo Regulamento Geral dos Meios de Hospedagem;

8. Frigobar;

Nota:

Anotar as exigências atendidas que justificaram o escore selecionado.

9. Luz de leitura na cabeceira da cama ou abajur; 10. Telefone;

5. Mesa de cabeceira ou balcão; 6. Televisão;

7. Ventilador ou Ar Condicionado;

2 – As unidades habitacionais oferecem até 5 itens. 3. Roupas de cama limpas e bem conservadas;

(16)

Evidências:

Evidências:

2. Lavatório com bancada e espelho;

1 – A água potável é proveniente da rede pública de abastecimento e não há registro de controle e tratamento da caixa da água;

9. Oferta de amenidades (sabonete, xampu);

10. Ausência de resíduos no chão, de vazamentos e de azulejos quebrados.

2 – A água potável é proveniente da rede pública de abastecimento ou de sistema próprio, mas não passa por tratamento e adição de cloro quando de sistema próprio, não há laudo de potabilidade atualizado, e não há registro de controle e tratamento da caixa da água; Não há controle de descarte das águas servidas;

1 – As unidades habitacionais não oferecem nenhum item.

33.Água e esgoto

32.Banheiros das unidades habitacionais Considerando a seguinte lista de requisitos:

4 – As unidades habitacionais oferecem mais de 7 itens.

Nota:

Para evidenciação utilizar a amostragem de no máximo 03 UH'S independente de categoria

1. Sinalização água quente / fria nos lavatórios e chuveiros; 3. Bidê ou ducha higiênica;

4. Uma toalha de banho e rosto por leito; 5. Secador;

2 – As unidades habitacionais oferecem menos de 4 itens. 7. Suporte ou apoio para amenidades de banho no box; 8. Cesto de lixo;

4 – A água potável é proveniente da rede pública de abastecimento ou de sistema próprio, passa por tratamento e adição de cloro quando de sistema próprio, existe laudo de potabilidade atualizado, de registro de controle e tratamento da caixa da água; Existe controle das águas servidas ou ligação com rede pública de esgoto;

3 – As unidades habitacionais oferecem entre 5 e 7 itens. 6. Tapete ou piso (toalha);

3 – A água potável é proveniente da rede pública de abastecimento ou de sistema próprio, passa por tratamento e adição de cloro quando de sistema próprio, não há laudo de potabilidade atualizado, e há registro de controle e tratamento da caixa da água; Não há controle das águas servidas ou ligação com rede pública de esgoto;

(17)

Evidências:

Evidências:

34.Estacionamento

1 – O empreendimento não tem estacionamento ou convenio / parceria com estacionamento próximo.

3 – O empreendimento conta com estacionamento próprio, compartilhado, convênio / parceria com estacionamento próximo, com controle e segurança.

4 – O empreendimento conta com estacionamento exclusivo, com operação própria ou terceirizada.

(18)

1. Bar; 3. Sala de estar; 4. Sala de TV; 5. Sala de leitura; 6. Sala de jogos; 7. Piscina; 8. Academia; 9. Sauna; 10. Jornais do dia; Evidências: 12. Computador a disposição

2 – O empreendimento oferece menos de 4 itens. 11. Atividades coordenadas por recreacionista.

6 – Equipamentos de multimídia a disposição (tela de projeção e projetor multimídia)

1 – O empreendimento não oferece internet sem fio.

2 – O empreendimento oferece internet sem fio paga apenas nas áreas sociais; 4 – O empreendimento oferece mais de 7 itens.

3 – O empreendimento oferece internet sem fio paga nas unidades habitacionais e nas áreas sociais; 2. Espaço kids ou playground;

3 – O empreendimento oferece entre 5 e 7 itens. Considerando a seguinte lista de ofertas:

4 –O empreendimento oferece internet sem fio gratuita nas unidades habitacionais e nas áreas sociais; 5 – Equipamentos de áudio e vídeo a disposição (televisão de alta definição e caixa de som e microfone)

4 – Entrada e Recepção independente ao Hotel;

a) Considerando a seguinte lista de ofertas para Negócios e Eventos: 1- Ambiente reservado separado por biombos (restaurante);

2 – Ambiente reservado separado por blindex ou alvenaria; 3 – Sala de Reuniões

36.Internet

1 – O empreendimento não oferece nenhum item.

35. Negócios e Eventos ou Entretenimento e espaço de lazer

Para responder esta questão o empreendimento deve avaliar as alternativas e se enquadrar como Negócios e Eventos ou Entretenimento e Espaço de Lazer

b)Considerando a seguinte lista de ofertas para Entretenimento e Espaço de Lazer: 7 – Oferta de cardápio especializado (brunch ou coffe-break)

8 – Ambiente com disponibilidade de montagem diferenciada de pelo menos 2 formatos (auditório, espinha de peixe ou U) 9 – Equipamentos de informática a disposição (notebook ou desktop, impressora e scanner)

(19)

Evidências:

Evidências:

38.Acessibilidade

Considerando a seguinte lista de exigências:

1 – O empreendimento não atende nenhum dos itens. 6. Mobiliário em bom estado.

4. Lâmpadas instaladas e em funcionamento.

Nota:

A Lei Federal 13.146 de 6 de julho de 2015 determina no artigo 45, inciso primeiro que os estabelecimentos já existentes deverão disponibilizar pelo menos 10% de seus dormitórios acessíveis, garantida, no mínimo, 01 unidade acessível.

Em construções anteriores a 12 de agosto de 1987, o meio de hospedagem não precisa obedecer a todos os requisitos da NBR 9050

37.Manutenção

1 – As instalações não permitem o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

2 – As instalações permitem o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, mas não tem sanitários na área comum nem nas unidades habitacionais adaptadas.

3 – As instalações permitem o acesso de pessoas com mobilidade reduzida às áreas sociais, que contam com sanitários adaptados, mas não tem unidades habitacionais adaptadas.

3 – O empreendimento atende entre 4 e 6 itens. 2 – O empreendimento atende ao menos 3 itens.

4 – O empreendimento atende a mais de 6 itens.

1. Instalações elétricas e hidráulicas em bom estado de funcionamento.

4 – As instalações atendem integralmente aos requisitos para pessoas com mobilidade reduzida. 2. Pintura bem conservada.

3. Fechaduras e interruptores funcionando perfeitamente. 5. Torneiras e chuveiros sem vazamento.

7. Pisos e assoalhos bem conservados. 8. Fachada bem conservada.

(20)

Evidências:

(21)

Resumo

Gestão

0,0

Infraestrutura

0,0

Sustentabilidade

0,0

Serviços

0,0

GERAL PERCENTUAL

0,0

GERAL PONTOS

0,0

0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

Referências

Documentos relacionados

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

O presente relatório tem como finalidade evidenciar reflexivamente todas as atividades realizadas com a Associação Mais Cidadania, no âmbito do estágio curricular integrado na

A partir da necessidade da adequação ambiental da propriedade rural nos dispositivos do novo Código Florestal, principalmente em termos de recuperação das Áreas de

(b) Médios produtores, enquadrados como beneficiários do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), podem acessar linha de crédito do ABC Ambiental a 8,0% de

O cenário modelado de mudança no uso da terra até 2030, não somente demonstra a viabilidade da expansão agrícola sem novos desmatamentos, mas também o potencial para

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Os Campos de Férias/ATL da JFSS (adiante designada CF/ATL JFSS) dirige-se á satisfação de necessidades de lazer, à ocupação de crianças cujas férias letivas