• Nenhum resultado encontrado

Questão 46. Questão 48. Questão 47. alternativa A. alternativa B

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questão 46. Questão 48. Questão 47. alternativa A. alternativa B"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Leia as seguintes afirmações sobre o romance Memorial do Convento, de José Saramago: 1. A perspectiva do romance é, ao mesmo tempo, histórica, social e individual.

2. Por conter visão regional, interessa apenas aos povos de língua portuguesa.

3. O texto revela riqueza de imaginação e iro-nia sutil.

4. O foco narrativo é múltiplo, com predomi-nância da terceira pessoa.

5. Na narrativa, contracenam personagens históricas, reais, do século XVIII e persona-gens de ficção.

6. Os protagonistas são um músico famoso e um frade.

As afirmações acima estão corretas, EXCETO DUAS. Assinale a alternativa que contém as afirmações INCORRETAS. a) 1 e 2. b) 2 e 6. c) 3 e 4. d) 4 e 5. e) 1 e 5. alternativa B

O romance Memorial do Convento, de José Sara-mago, não contém visão regionalista, e os prota-gonistas são Blimunda e Baltazar, não Bartolo-meu de Gusmão (frade) e Scarlati (músico).

Observe o trecho a seguir, retirado de Cemi-tério de elefantes, de Dalton Trevisan. Há um cemitério de bêbados na minha cidade. Nos fundos do mercado de peixe e à margem do rio ergue-se o velho ingazeiro – ali os bê-bados são felizes. A população considera-os ani-mais sagrados, provê as suas necessidades de cachaça e peixe com pirão de farinha. No trivial, contentam-se com as sobras do mercado. Quando ronca a barriga, ao ponto de pertur-bar-lhes a sesta, saem do abrigo e,

arrastan-caça ao caranguejo ou, tromba vermelha no ar, espiam a queda dos ingás maduros. Elefantes mal feridos coçam perebas, sem ne-nhuma queixa, escarrapachados sobre as raí-zes que servem de cama e cadeira, a beber e beliscar pedacinho de peixe.

A respeito desse trecho, assinale a alternati-va correta.

a) O tratamento dado ao tema é sarcástico e até satírico.

b) Os pormenores da descrição são índices da revolta das personagens.

c) O tema caracteriza o texto como um conto policial.

d) O texto trata de um fato do cotidiano nar-rado com traços do Neo-realismo.

e) No fragmento, predomina um narrador na primeira pessoa.

alternativa A

O texto intensifica a crítica social à situação de-gradante dos bêbados com ironias: "ali os bêba-dos são felizes", "a população considera-os ani-mais sagrados".

Assinale a alternativa que contém um texto pertencente ao Romantismo brasileiro. a) Os dous se despediram. Debruçado na va-randa, Quaresma ficou a vê-lo montar no seu pequeno castanho, luzidio de suor, gordo e vivo. O escrivão afastou-se, desapareceu na estrada, e o Major ficou a pensar no interesse estranho que essa gente punha nas lutas polí-ticas, nessas tricas eleitorais, como se nelas houvesse qualquer cousa de vital e importante. b) Mais rápida que a ema selvagem, a more-na virgem corria o sertão pelas matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da gran-de nação tabajara. O pé grácil e nu, mal ro-çando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.

Questão 46

Questão 48

(2)

c) Que falta nesta cidade?... Verdade. Que mais por sua desonra?... Honra. Falta mais que se lhe ponha?... Vergonha. d) Quis ainda uma vez ler a carta, agora de-vagar, analisando as palavras, desconjuntan-do-as, para ver bem o sentido e descobrir se realmente era uma troça de filósofo. Aquele modo de o descompor brincando, era conheci-do; mas o resto confirmava a suspeita do de-sastre. Dar-se-ia que, provada a alienação mental do testador, nulo ficaria o testamento, e perdidas as deixas? Rubião teve uma vertigem.

e) O semeador e o pregador é nome; o que se-meia e o que prega é ação; e as ações são as que dão o ser ao pregador. Ter nome de pre-gador ou ser prepre-gador de nome, não importa nada; as ações, a vida, o exemplo, as obras, são as que convertem o Mundo. O melhor conceito que o pregador leva ao púlpito, qual cuidais que é? É o conceito que de sua vida têm os ouvintes.

alternativa B

Trata-se de fragmento do romance indianista

Iracema, de José de Alencar.

Identificando os demais textos:

a) Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto (Pré-Modernismo).

c) Poesia satírica, de Gregório de Matos (Barro-co).

d) Quincas Borba, de Machado de Assis (Realis-mo).

e) “Sermão da Sexagésima”, de Padre Antônio Vieira (Barroco).

Ao retornar da Europa, em 1912, entusias-mado com as idéias do ___________, em espe-cial naquilo que se refere à Arte e à Literatu-ra, _____________ passa a preconizar que am-bas devem adequar-se à era da velocidade das locomotivas, dos aeroplanos, dos automó-veis, à era das máquinas, enfim, ao desenvol-vimento tecnológico e que, para isso, era ne-cessário romper com o passado, com a tradi-ção. Mais tarde, entra em contato com outras propostas vanguardistas européias, de que surgirão outros movimentos por ele lidera-dos, como o Movimento _________________ .

Preenche corretamente as lacunas a alterna-tiva:

a) Dadaísmo – Plínio Salgado – Verde-amarelo. b) Concretismo – Manuel Bandeira – Regio-nalista.

c) Futurismo – Oswald de Andrade – Antro-pofágico.

d) Cubismo – Ronald de Carvalho – Constru-tivista.

e) Surrealismo – Mário de Andrade – Nativista. alternativa C

Oswald de Andrade foi um dos principais divulga-dores das vanguardas européias entre nós e, daí, um dos escritores que mais preconizaram a ne-cessidade de renovação da literatura brasileira, ideais que ele expôs de forma polêmica em seus manifestos, notadamente no Manifesto Antropofá-gico.

Este poema integra a obra poética de Fernan-do Pessoa. Seu autor é um homem simples, que viveu em contato direto com a Natureza; é o poeta do real sensível. Para ele, as coisas são como são, pois pensa com os sentidos. Pode-se dizer que, assim, manifesta uma for-ma de pensar apenas diferente e não ausên-cia de reflexão. É autor dos versos:

(...) Que pensará isto de aquilo? Nada pensa nada.

Terá a terra consciência das pedras e plantas [que tem? Se ela a tiver, que a tenha...

Que me importa isso a mim? Se eu pensasse nessas coisas,

Deixaria de ver as árvores e as plantas E deixaria de ver a Terra,

Para ver só os meus pensamentos... Entristecia e ficava às escuras.

E assim, sem pensar tenho a Terra e o Céu. Trata-se de:

a) Alberto Caeiro. b) Ricardo Reis. c) Bernardo Soares.

d) Fernando Pessoa, ele mesmo. e) Álvaro de Campos.

Questão 50

(3)

alternativa A

Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa, nega a metafísica e busca na natureza “aquilo que lá está”. Para tanto, acha que os sentidos são o bastante e que “querer mais do que isso, é per-der isso”.

Assinale a alternativa correta a respeito do Parnasianismo:

a) A inspiração é mais importante que a téc-nica.

b) Culto da forma: rigor quanto às regras de versificação, ao ritmo, às rimas ricas ou raras.

c) O nome do movimento vem de um poema de Raimundo Correia.

d) Sua poesia é marcada pelo sentimentalis-mo.

e) No Brasil, o Parnasianismo conviveu com o Barroco.

alternativa B

A característica marcante da escola parnasiana é o culto da forma. Em relação a esse aspecto, há rigor no tratamento da métrica, do ritmo e das ri-mas, com preferência pelas ricas ou raras.

Leia o seguinte texto de Ubirajara Inácio de Araújo:

Todo texto é uma seqüência de informações: do início até o fim, há um percurso acumula-tivo delas. Às informações já conhecidas, outras novas vão sendo acrescidas e estas, depois de conhecidas, terão a si outras novas acrescidas e, assim, sucessivamente. A cons-trução do texto flui como um ir-e-vir de in-formações, uma troca constante entre o dado e o novo.

É correto afirmar que, nesse texto, predomi-nam:

a) Função referencial e gênero do tipo disser-tativo.

b) Função fática e gênero de conteúdo didáti-co.

c) Função poética e gênero do tipo narrativo.

d) Função expressiva e gênero de conteúdo dramático.

e) Função conativa e gênero de conteúdo lírico.

alternativa A

Predomina no texto a função referencial (ou deno-tativa), pois a linguagem é objetiva e direta, pro-porcionando uma única interpretação. O gênero do tipo dissertativo prevalece porque o autor de-senvolve argumentos, para persuadir o leitor.

Publicados quase simultaneamente, Memó-rias Póstumas de Brás Cubas e O Mulato, ambos os romances praticamente inaugu-ram dois movimentos literários no Brasil. Num deles predomina a profundidade da análise psicológica e, no outro, a preocupa-ção com as leis da hereditariedade e a in-fluência do ambiente sobre o homem. Esses movimentos foram: a) O Modernismo e o Pós-modernismo. b) O Futurismo e o Surrealismo. c) O Barroco e o Trovadorismo. d) O Romantismo e o Ultra-romantismo. e) O Realismo e o Naturalismo. alternativa E

Em 1881, Memórias Póstumas de Brás Cubas e

O Mulato marcam oficialmente o início do

Realis-mo e do NaturalisRealis-mo na nossa literatura.

Romancista da Geração de 30, reflete o seu momento histórico e produz significativa obra de caráter memorialista em que retrata a Zona da Mata nordestina na época da deca-dência dos engenhos, que iam sendo supera-dos por outra tecnologia. Assinale a alternati-va que contém o nome desse autor e uma de suas obras.

a) Monteiro Lobato – Cidades Mortas. b) José Lins do Rego – Usina.

c) Jorge Amado – Seara Vermelha. d) Érico Veríssimo – Caminhos Cruzados. e) Guimarães Rosa – Tutaméia.

Questão 51

Questão 52

Questão 53

(4)

alternativa B

José Lins do Rego soube fundir autobiografia com registro intenso da vida nordestina, colhida por dentro, através dos processos mentais de ho-mens e mulheres que representam a região. Mostra uma situação crítica de decadência do engenho de açúcar suplantado pela usina: essa situação é vivida tanto pelos grandes senhores de terra quanto pelos menos privilegiados.

Assinale a alternativa que apresenta ERRO na correlação autor-obra-época, relativamen-te à lirelativamen-teratura portuguesa.

a) Pe. Antônio Vieira – Sermão da Quar-ta-feira de Cinzas – Século XVII.

b) Gil Vicente – Auto da Barca do Inferno – Século XVI.

c) Manuel Maria Barbosa du Bocage – Nova Arcádia – Século XVIII.

d) Camilo Peçanha – Clepsidra – Século XIX/XX.

e) Almeida Garrett – Viagens na Minha Ter-ra – Século XIX.

alternativa C

Bocage (1765-1805) pertenceu a uma associação árcade denominada Nova Arcádia fundada em 1790. A Nova Arcádia não é uma obra, como apa-rece no enunciado.

Escreveu poesia, prosa de ficção, historiogra-fia e ensaios. Sua historiograhistoriogra-fia, profunda-mente revolucionária, tem suas origens no Romantismo de Victor Hugo e Walter Scott. Foi, porém, na prosa de ficção que _________ mais contribuiu para a literatura portuguesa do séc. XIX. No Monasticon, que compreende dois romances históricos, __________ e __________, consegue reunir seus dotes de historiador e ficcionista quando põe em con-flito a paixão amorosa e a vida religiosa. O autor e as obras referidos estão na alternati-va:

a) Antônio Feliciano de Castilho – Cartas de Eco a Narciso – A Noite no Castelo.

b) Camilo Castelo Branco – O Santo da Mon-tanha – Amor de Perdição.

c) Júlio Dinis – Os Fidalgos da Casa Mouris-ca – As Pupilas do Sr. Reitor.

d) Almeida Garrett – O Arco de Santana – Um Auto de Gil Vicente.

e) Alexandre Herculano – Eurico, o Presbíte-ro – O Monge de Cister.

alternativa E

Alexandre Herculano foi um dos principais escrito-res do Romantismo em Portugal. Seus romances históricos, como os mencionados anteriormente, conciliam história e ficção, ou seja, Herculano re-cria, com a ajuda da imaginação, certos episódios da história lusitana.

Assinale a alternativa que completa correta-mente a afirmação seguinte:

O movimento desenvolveu-se no apogeu polí-tico de Portugal; consiste numa concepção ar-tística baseada na imitação dos modelos clás-sicos gregos e latinos. Nele, o pensamento ló-gico predomina sobre a emoção, e a estrutura da composição poética obedece a formas fixas, com a introdução da medida nova, que convive com a medida velha das formas tradicionais. Trata-se do: a) Modernismo. b) Barroco. c) Romantismo. d) Classicismo. e) Realismo. alternativa D

O Classicismo português – que teve em Camões seu maior representante – apresenta como princi-pais características a retomada de valores clássi-cos e a eleição dos escritores greco-romanos como modelos dignos de serem imitados.

Sobre o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, é correto afirmar que:

a) Marca o início do Romantismo na literatu-ra bliteratu-rasileiliteratu-ra.

Questão 55

Questão 56

Questão 57

(5)

b) O nascimento do filho do protagonista com Virgília redime a tristeza de Brás Cubas. c) O contato de Brás Cubas com a filosofia do Humanismo é-lhe facultado pelo amigo Quin-cas Borba.

d) Marcela era realmente apaixonada por Brás Cubas.

e) As personagens femininas do romance têm a ingenuidade das heroínas românticas.

alternativa C

O Humanitismo é um sistema filosófico proposto por Quincas Borba, amigo desde o tempo de es-cola do protagonista Brás Cubas.

Foi um movimento literário do século XVII, nascido da crise de valores renascentistas. Caracteriza-se na literatura pelo culto dos contrastes, a preocupação com o pormenor e a sobrecarga de figuras como a metáfora, as antíteses, hipérboles e alegorias. Essa lingua-gem conflituosa reflete a consciência dos estados contraditórios da condição humana. Trata-se do: a) Romantismo. b) Trovadorismo. c) Humanismo. d) Realismo. e) Barroco. alternativa E

O Barroco, movimento que em Portugal durou de 1580 a, aproximadamente, 1750, caracteri-za-se pela tentativa de conciliação do pensa-mento renascentista (antropocêntrico) com o medieval (teocêntrico). Assim, marca-se pela dualidade do pensamento: a busca da condição humana (pecadora) ao mesmo tempo que uma preocupação com a salvação da alma (Deus).

Assinale a alternativa INCORRETA a respei-to do Simbolismo:

a) Utiliza o valor sugestivo da música e da cor.

b) Dá ênfase à imaginação e à fantasia. c) Procura a representação da realidade do subconsciente.

d) É uma atitude objetiva, em oposição ao subjetivismo dos parnasianos.

e) No Brasil, produziu, entre outras, a poesia de Cruz e Sousa e, em Portugal, a de Antônio Nobre.

alternativa D

Corrigindo a alternativa: o Simbolismo assume uma atitude subjetiva, em oposição ao objetivismo dos parnasianos.

Questão 60

Referências

Documentos relacionados

Assim, para levar a pedra preta até o canto superior esquerdo do tabuleiro, com o menor número de movimentos possível, Joãozinho deve andar com a pedra preta sete casas para cima

Queremos que cada vez mais nossa equipe possa levar a missão e propósito da CASA feito brasil para o globo, levando nossa história pelos quatro cantos do mundo, sendo reconhecidos

Contabilizando os dados coletados pelo QFF, sem considerar ainda nenhum contexto, a variante mais utilizada é a alveolar, corroborando com os dados de Cruz (2004) no

Java EE esten- de a Java Platform, Standard Edition (Java SE), fornecendo uma API para mapeamento objeto-re- lacional, arquiteturas multicamada e distribuídas e web-services.

Toxicidade para órgãos-alvo específicos Não classificado com base nas informações disponíveis.. (STOT) - exposição repetida: Toxicidade por

Neste momento, é importante a atenção às regras de execução abaixo para garantirmos o sucesso da transição para o novo portfólio.. NUNCA abastecer no mesmo PDV o mesmo sabor

As Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores: 2002; 2015 e 2019 Diniz-Pereira (2016) afirma que, em resposta à nova regulamentação da LDBEN, que delegou às

Para obter um efeito ardente, aplique uma sombra de pigmentação mais profunda da paleta de Veluxe Pearlfusion sobre o Smolder Pencil por toda a parte inferior dos olhos e misture