• Nenhum resultado encontrado

Fevereiro JUNHO/JULHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fevereiro JUNHO/JULHO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Fevereiro - 2020

(2)

EXPEDIENTE

Ano XVII - nº 182 Junho/Julho 2021

Registro ISSN 1809-9483

UniFOA-Centro Universitário de Volta Redonda Av. Paulo Erlei Alves Abrantes, 1325

Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP: 27240560 Telefone: (24) 3340-8400 www.unifoa.edu.br E-mail: imprensa.unifoa@foa.edu.br Periodicidade: mensal Direção: Débora Martins Editor:

Luís Filipe Folly Rocha Ferrão - MTB 0040988/RJ

Reportagens:

Luís Filipe Folly Rocha Ferrão Matheus Souza de Azevedo Freitas ACI - Agência de Comunicação Integrada

Editoração e Diagramação:

Elton de Oliveira Rodrigues

Fotos:

Equipe da Divisão de Marketing

FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA Presidente:

Eduardo Guimarães Prado

Diretor-Administrativo Financeiro:

Iram Natividade Pinto

Diretor de Relações Institucionais:

Alden dos Santos Neves

Superintendente Executiva:

Josiane da Silva Sampaio

Superintendente Geral:

José Ivo de Souza

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA Reitora:

Profª. Úrsula Fraga Amorim

Pró-Reitor Acadêmico:

Luciano de Azedias Marins

Pró-Reitor de Extensão:

Prof. Maria Cristina Tommaso de Carvalho

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação:

Bruno Chaboli Gambarato

EDITORIAL

Olá, leitor! Esperamos que esteja tudo bem com você e seus familiares.

Nesta edição, preparamos um jornal com muita alegria, novidades e conquistas para nossa instituição. Recebemos nota máxima do MEC no credenciamento para o EAD. Além disso, tivemos nossos professores e funcionários recebendo a primeira dose da vacina contra a Covid-19, a participação dos nossos alunos da área da saúde na campanha de vacinação, uma homenagem especial feita pelo diretório acadêmico do curso de Ciências Biológicas a um colega e a CEO das Organizações Globe, nossa egressa, Alana Azevedo, contratada pelo Canal MultiShow.

(3)

5

SUMÁRIO

6

14

16

UniFOA na vacinação Como a faculdade ajuda a melhorar a empregabilidade?

Egressa do UniFOA é contratada pelo canal Multishow

5

- O UniFOA agora também é EAD

8

- Rotary Clube concede homenagem a Dauro Aragão

9

- UniFOA e Aciap-VR realizam parceria nos

cursos de Formação Executiva

11

- #seligajuventude

12

- Aluno é homenageado pelo diretório acadêmico do curso de Ciências Biológicas

18

- Aluna e egressa são destaques no curso de Nutrição do UniFOA

19

- Comissão Própria de Avaliação divulga resultados da pesquisa de Satisfação e Opinião 2020

Educação inovadora e de qualidade já é marca do ensino presencial do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). A partir de agora, a instituição passará a ofertar a modalidade EAD (Educação a Distância). O Ministério da Educação (MEC), credenciou o UniFOA com nota cinco na nova modalidade.

O EAD é uma oportunidade de graduação para aqueles que desejam realizar os estudos a distância com novas tecnologias que só o UniFOA pode disponibilizar. A instituição terá autonomia para ofertar cursos em todo o país na modalidade on-line.

O Presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA),

Eduardo Prado, revelou que o credenciamento da instituição com nota máxima é um sonho de muitos anos e comprova o ensino de qualidade. “Os esforços da instituição foram recompensados com a nota máxima. Estamos preparados e motivados para ofertar cursos com qualidade, a mesma já comprovada no presencial nos últimos 53 anos. Quero agradecer a todos

os funcionários, professores e estudantes da FOA/UniFOA que participaram conosco dessa etapa e da construção de nossa história”, destacou o Presidente.

A Reitora do UniFOA, professora Úrsula Fraga, retratou o avanço da instituição nos últimos anos. Ela destacou o trabalho cotidiano de todo o corpo social. “Investimos no ensino de qualidade e humanizado para todos da região Sul Fluminense. A partir de agora, vamos expandir nossos valores educacionais para o Brasil, com o ensino a distância. Essa é uma oportunidade também de democratizar o acesso ao ensino superior para todos os brasileiros”, disse Úrsula.

Ao longo dos últimos anos o Centro Universitário vem se preparando para implementação do Ensino a Distância. Na

instituição, os estudantes já têm acesso a recursos tecnológicos inovadores como: o Blackboard, Office 365; Microsoft Teams; Minha Biblioteca, Portal Sagah; Biblioteca A; Biblioteca Digital Saraiva e laboratórios de informática atualizados.

Ministério da Educação

credenciou a instituição

com nota máxima.

O UniFOA agora

também é EAD

(4)

7 6

UniFOA na Vacinação

SAÚDE

No dia 02 de junho, a FOA e UniFOA se solidarizaram com os seus funcionários na campanha de vacinação contra a Covid-19, realizada na Ilha São João, em Volta Redonda. Foram disponibilizados transportes para os funcionários se deslocarem até o local. Nessa etapa, os profissionais da educação foram contemplados com a imunização.

De acordo com o calendário do município, a aplicação da primeira dose da vacina Oxford/ Astrazeneca ocorreu em sistema drive-thru. Segundo a Divisão de Transporte da FOA, foram levados 101 funcionários de 21 a 59 anos conduzidos nos veículos da instituição.

O Superintendente-Geral da FOA, José Ivo de Souza, agradeceu o prefeito municipal de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, por ter priorizado os

profissionais do setor educacional e os estudantes e professores da área de saúde que atenderam à população da cidade nesse momento de vacinação. “A FOA e o UniFOA evidentemente não poderiam deixar de dar sua contribuição, incentivando e

facilitando a vacinação. Além do mais, quando o funcionário é imunizado, ele estará preservando a saúde pessoal e coletiva.

Precisamos agradecer também aos nossos alunos e professores dos cursos da saúde que participam ativamente desse processo de vacinação. É um orgulho muito grande poder dar essa contribuição ao município e à sociedade”, destacou o Superintendente. Para Jeniffer Marcato, estagiária na Agência de Comunicação Integrada (ACI), ter o apoio da instituição foi muito importante e mostra o seu comprometimento em cuidar dos seus funcionários. “Sinto-me lisonjeada pela oportunidade de ter tomado a vacina enquanto estagiária do UniFOA, sem contar que até transporte foi disponibilizado para nos conduzir em segurança, isso mostra o cuidado da instituição para com os seus colaboradores”, disse Jeniffer.

Apoio a imunização

Os alunos dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Nutrição estão participando da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 no município de Volta Redonda.

Segundo o Coordenador do curso de Nutrição e Diretor de Relações Institucionais, Alden Neves, “além de apoiar a campanha de vacinação, vivenciando o SUS na prática, os alunos estão experimentando a atuação como profissionais de saúde. É consenso entre os acadêmicos que seriam voluntários quantas vezes fosse necessário. O nosso sentimento é de gratidão em poder participar da ação”, destacou o professor.

No sexto período do curso de Nutrição, o aluno Lucas Morais revelou que o sentimento de participar da campanha é emocionante. “É uma sensação

única participar de algo tão grande. É emocionante o olhar da população e gratificante o carinho recebido. A vacinação é algo marcante, pois cada vacina aplicada é uma vida salva e poder ajudar a sociedade é, com certeza, uma honra”, disse o aluno.

Nathália Silva, do sexto período de Nutrição explicou que a ação colaborou a ainda mais com sua escolha profissional. “Quero ajudar mais. Tenho certeza que estou no caminho certo. A atividade mostrou na prática a atuação do SUS, preparando os alunos para serem mais humanizados, empáticos e atenciosos com a sociedade”, pontuou a aluna.

Até transporte foi disponibilizado

para nos conduzir em segurança, isso

mostra o cuidado da instituição para

com os seus colaboradores

(5)

9 8

Encontro aconteceu no campus Olezio Galotti,

na sala da Presidência

Os acadêmicos de destaque serão premiados

com uma rodada de conversa com empresários

de Volta Redonda

INSTITUCIONAL

O Presidente da FOA, Eduardo Prado recebeu a visita do Rotary Club Volta Redonda – Leste, na manhã de 20 de maio. A Instituição prestou uma homenagem a Dauro Aragão pelos trabalhos desenvolvidos na região.

Estiveram presentes no encontro, o presidente do Rotary Club Volta Redonda - Leste, Marcelo Argôlo; o governador 2011/2012 do distrito 4571, Achiles Amaral e Élcio Gastão.

O Presidente Eduardo Prado, salientou que, durante a gestão de Dauro Aragão, a FOA e UniFOA se expandiram em desenvolvimento. “Antes de sua gestão eram seis cursos e 1.700 alunos. No decorrer da administração de Dauro Aragão, o número de cursos aumentou, chegando a 22 cursos de graduação, dois programas de mestrado, mais de um milhão de atendimentos gratuitos para a comunidade e sete mil alunos. O legado deixado é inquestionável no desenvolvimento da educação no Sul Fluminense”, disse o Presidente.

Eduardo revelou, ainda, que “as honras realizadas para Dauro Aragão são motivos de alegria. Dauro foi muito mais do que um amigo, um segundo pai, mentor e irmão. Tudo o que puder ser feito para honrar a história do Presidente Dauro Aragão, nós vamos realizar”, afirmou Eduardo.

Durante a homenagem, o presidente do Rotary Club Volta Redonda - Leste, Marcelo Argôlo, disse que o tributo não poderia deixar de ser realizado. “Dauro Aragão foi uma personalidade de exemplo na cidade de Volta Redonda. Ele colaborou muito com o desenvolvimento da cidade e da região, sempre participou ativamente das atividades do Rotary”, pontuou Marcelo.

Empresa Cidadã

Em 2019, o UniFOA recebeu o título de Empresa Cidadã colaborando com os rotarianos apoiando projetos ligados a atividades nas áreas sociais, humanitárias e ambientais da Fundação Rotária em todo o mundo.

Dauro Aragão – Um homem visionário a frete do seu tempo

Dauro Peixoto Aragão nasceu no dia 24 de agosto de 1931, no bairro da Estamparia, em Barra Mansa. Foi o primeiro filho de Stela e Dario Aragão. Mais tarde, Dauro teria uma irmã, Nadya.

Esteve à frente da Fundação Oswaldo Aranha desde 1998 e foi um dos seus instituidores. Como tabelião de Volta Redonda, foi ele quem leu o Estatuto e registrou a ata de fundação em cartório.

O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), inicia no mês de julho os cursos de Formação Executiva. Em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap-VR), os melhores alunos serão premiados com uma rodada de conversa com empresários da cidade.

São quatro cursos oferecidos: Planejamento e Gestão de Mídias Digitais; Gestão e Liderança em

Ambientes Competitivos; Gestão comercial: Estratégia de Vendas e Atendimento ao Cliente e Gestão de Negócios e Inovação Empreendedora.

Começando no mês de junho, as aulas serão on-line com os professores em tempo real em virtude da pandemia. Foram planejadas atividades práticas, dinâmicas e discussão de casos reais. Após o isolamento social, o formato retornará à modalidade

presencial no Campus João Pessoa Fagundes, Vila Santa Cecília.

Há três anos como presidente da Aciap-VR, Luís Fernando Cardoso, acredita que a busca por conhecimentos é essencial, principalmente perante às modificações dos cenários. “Os trabalhadores terão uma preparação de qualidade, para reinserção no mercado de trabalho. Podemos destacar que o curso de Formação Executiva unirá a teoria com a prática”, disse o presidente da Aciap-VR.

Com as novas demandas do mercado de trabalho, os profissionais precisam estar em constantes atualizações. “Aqueles que realizarem os cursos de Formação Executiva, terão uma qualificação profissional sólida e específica para aplicação imediata nas mais diversas áreas”, pontuou a coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu, Daniele Archanjo. Indicado pelo inseparável amigo Jairo Jogaib, foi na presidência da FOA que aflorou verdadeiramente seu espírito empreendedor.

Em 1998, Dauro, Jairo e Oswaldir praticamente prepararam todas as

documentações necessárias para a criação do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, por não terem condições financeiras de contratar uma firma especializada. Em nove meses o sonho se tornou realidade. Tudo graças a ajuda de muitos amigos e políticos que apoiaram a ideia.

Rotary Clube concede

homenagem a Dauro Aragão

UniFOA e Aciap-VR realizam

parceria nos cursos de

(6)

11 10

e decidimos juntos mudar essa história. Gostei muito da iniciativa da coordenadoria junto a prefeitura. Certamente estaremos em outros para ajudar sempre que for possível”, comentou a atlética de

odontologia.

O resultado do trabalho pode ser conferido nas redes sociais da coordenadoria e da prefeitura, assim como das instituições parceiras e os coletivos que participaram.

Parceria com a Secretaria de Cultura

Um dos cenários utilizados foi o muro do estacionamento da Cúria Diocesana, na Vila Santa Cecília, em uma parceria inédita entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Diocese Barra do Piraí - Volta Redonda, que faz parte do projeto “Arte urbana pela vida”. Oito artistas voluntários realizaram um trabalho de conscientização às medidas de prevenção a Covid-19. Além disso, os artistas prestaram uma homenagem aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à doença.

Fotos: Daniele Machado A Coordenadoria de Juventude

de Volta Redonda promoveu uma campanha nas redes sociais para conscientizar sobre a importância dos jovens na luta contra a pandemia. A coordenadoria mobilizou jovens de diferentes coletivos para um ensaio fotográfico que incentiva o uso de máscara.

As fotos foram registradas nas ruas da cidade para

demonstrar que é obrigatório e, indispensável o uso de máscara mesmo em ambientes abertos ou públicos. Além disso, a campanha reforçou todas as medidas de prevenção: o uso de álcool em gel e o distanciamento social.

A proposta foi realizar uma campanha que reúna as lideranças jovens sobre a conscientização e promoção a vida.

“O projeto nos surpreendeu positivamente. Ele veio para mostrar o quanto somos importantes na sociedade e o quanto nossas atitudes refletem diretamente no meio dela. Sabemos que nossa faixa etária é uma das mais responsáveis pelo agravamento da pandemia

Projeto desenvolvido pela Coordenadoria da

Juventude de VR conscientiza jovens

para o uso de máscara

(7)

13 12

O Diretório Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas do UniFOA, prestou homenagem ao aluno Zucky Cople (In memoriam), após seu falecimento em fevereiro deste ano. O discente tinha 25 anos e cursava o 4º ano da graduação quando foi diagnosticado com uma doença autoimune, causada pelo sistema imunológico, onde as defesas do próprio corpo atacam os órgãos e células que deveriam defender.

Após o ocorrido, houve no mês de abril uma eleição para determinar o novo diretório. Dentre suas funções, o diretório possui o compromisso de congregar, organizar e representar o conjunto dos estudantes. Além disso, a organização cuida dos interesses individuais, coletivos, questões acadêmicas e disciplinares.

Na eleição, uma das chapas recebeu um pedido muito especial da mãe de Zucky, Edna Cople.

Em sua sugestão, seu filho nunca deveria ser esquecido, pelo amor que o estudante sentia em ser um membro da Atlética de Biologia Foxes, pelo curso Biologia e ao Centro Universitário.

Para Letícia Rodrigues, presidente do Diretório, a comoção foi instantânea. Nossa sugestão foi sugerir aos demais membros da chapa a reformulação do nome do diretório, demonstrado a importância que o aluno teve dentro da instituição e como forma de homenageá-lo.

Ainda no período das eleições, a mãe soube da homenagem consentindo com a proposta. Após as eleições, foi feita a divulgação para todos os estudantes do curso de Ciências Biológicas.

O coordenador do curso, Dimitri Ramos, considera grandiosa e justa a forma com

Zucky Cople estava no 4º ano quando foi

diagnosticado com uma doença autoimune

Aluno é homenageado pelo

diretório acadêmico do

curso de Ciências Biológicas

HOMENAGEM

que os colegas homenagearam o Zucky Cople. “Foi um excelente acadêmico. Interessado e participativo que se envolvia de forma intensa nas atividades. Em 2019, participou do Projeto de Iniciação Científica (PIC), sobre o levantamento da Herptofauma da Floresta da Cicuta”, recorda o professor.

Edna Cople, ressalta a importância em receber a homenagem realizada para seu filho. “Foi importante o tributo. É um grito ensurdecedor a ausência dele. O agradecimento é como se todos os amigos e professores gritassem juntos: Zucky presente!”, disse a mãe.

Dedicado aos estudos, também vislumbrava o universo da arqueologia. Zucky conheceu os profissionais Jeanne Cordeiro e Alice Táboas, que o levaram para trabalhar neste campo, permitindo-o debruçar naquilo que amava.

Por fim, a mãe destaca os momentos em que ele esteve em sua residência na cidade de Paraty. Zucky sempre mantinha contato com a natureza, contribuindo para o tratamento e recuperação diversos animais, como corujas, lagartos, pinguins e pássaros. Contudo, a mãe afirma. “Ele pretendia trabalhar com o manejo de animais silvestres, mas

devido o ocorrido, pretendo dar seguimento ao sonho do meu filho”, finaliza Edna.

Foi importante o tributo.

É um grito ensurdecedor

a ausência dele. O

Agradecimento é como

se todos os amigos e

professores gritassem

juntos: Zucky presente!

(8)

15 14

Como a faculdade

ajuda a melhorar a

empregabilidade?

Entenda

MERCADO

Falar que o mercado de trabalho é concorrido não é uma novidade, certo? No entanto, é possível sair à frente ao ter um curso superior, já que a formação dá uma força para a empregabilidade.

Isso mesmo! A graduação vai preparar você com o

conhecimento e habilidades técnicas para que possa ser empregado sem dificuldades. Quer entender de que maneira a faculdade pode ajudar você a ter sucesso? Confira o post que preparamos para você!

Aumenta a chance de se posicionar no mercado de trabalho

As empresas recebem uma quantidade enorme de currículos todos os dias, então, é preciso se destacar, demonstrando que você

está preparado para a vaga. Sendo assim, ter o ensino superior como qualificação já vai fazer você ser notado, conseguindo ser selecionado para os processos seletivos.

Isso porque o recrutador sabe que você tem conhecimento e competências para preencher aquela posição, facilitando sua entrada no mercado de trabalho. Auxilia a encontrar

oportunidades com melhor remuneração

A faculdade auxilia ainda a conquistar oportunidades que oferecem salários mais altos, permitindo que você alcance seus objetivos pessoais mais rapidamente. É que os anos de graduação são valorizados pela empresa — uma pesquisa mostrou que, para cargos de assistente e operacionais, ter o curso superior eleva em 25% o salário.

Falando em remuneração, saiba ainda que ter o diploma superior é pré-requisito para participar de diversos concursos públicos, vagas que também oferecem bons salários, além da estabilidade no emprego. Potencializa o networking

Fazer faculdade é também uma maneira de construir uma grande rede de contato profissional. É que você passa a se aproximar de colegas e professores da mesma área que a sua. Assim, pode trocar conhecimento, ficar por dentro de tendências e de boas oportunidades, inclusive, recebendo indicações para participar de entrevistas de emprego.

Ajuda no empreendedorismo É comum associar a empregabilidade somente a conquistar uma vaga em uma empresa. Contudo, dá para pensar também em alcançar seu espaço no mercado que, dependendo do seu perfil, pode ser por meio do empreendedorismo.

Os conhecimentos e habilidades adquiridos na graduação dão aquele empurrão para você tirar sua ideia do papel e começar a planejar um negócio. Aqui, o networking que comentamos há pouco também pode ajudar, propiciando que

você comece uma empresa por meio de parceria com outros colegas.

Desenvolve habilidades pessoais

Por último, precisamos destacar que, além do

conhecimento e aulas práticas que a faculdade oferece, ela também desenvolve habilidades ligadas ao comportamento e relacionamento interpessoal, entre elas:

flexibilidade; proatividade; liderança; criatividade;

trabalho em equipe. São pontos valorizados pela empresa e que vão ajudar você a se sair bem nos processos seletivos e a ser bem-visto no dia a dia de trabalho (depois de contratado).

Agora, você já sabe como a faculdade é essencial para sua empregabilidade. Então, pesquise sobre instituições de ensino superior de referência, como o UniFOA, que tem a melhor infraestrutura e formação para que você brilhe no mercado de trabalho.

(9)

17 16

Alana Azevedo viralizou na internet com o meme

“Tv Globe”

Egressa do UniFOA é

contratada pelo canal

MultiShow

EGRESSOS

A egressa do curso de jornalismo do UniFOA, Alana Azevedo, viralizou nas redes sociais após brincar com a criação da “TV Globe”, em entrevista ao colunista do UOL, Chico Barney. Com todo o sucesso das redes sociais, Alana foi contrata pelo canal MultiShow, do Grupo Globo para apresentar o programa “Humor Multishow” no YouTube. Tv Globe – O Meme

Durante a entrevista com Barney, Alana interpreta de forma improvisada uma personagem que foi banida de participar do “BBB 21” - “porque os produtores do programa tinham medo que ela tomasse o lugar de Boninho,

diretor do reality show. Com isso, ela criou sua própria emissora na intenção de competir com sua maior “rival”, a TV Globo. Após toda repercussão da entrevista, a CEO da Globe foi chamada para trabalhar no Canal Multishow, no quadro “Humor Multishow”, que estreou no dia 21 de maio. Sua primeira aparição já ultrapassa mais de 48 mil visualizações no YouTube.

Logo após sua estreia no canal, Alana, recebeu nota dez pela colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo. A realização foi motivo de orgulho para toda sua família, uma vez que ela encontrou na internet um escape para lidar com questões de vida.

Trajetória Acadêmica Alana, atuou no setor de marketing, vindo a produzir matérias para o jornal Via Campus, por meio de entrevistas com alunos, professores e coordenadores da instituição. Além disso, teve uma passagem pela rádio Sintonia do Vale, e posteriormente, trabalhou em uma agência de publicidade no setor de comunicação e assessoria.

Com as experiências adquiridas, dedicou-se a estudar assuntos relacionados ao marketing digital, a fim de se familiarizar com o universo visando aplicá-lo em suas

publicações. Para ela, o jornalismo está diretamente ligado à

comunicação, e a partir daí relacionou o humor na criação de seus próprios personagens. A jornalista considera que a internet não é só um espaço para produzir vídeos, mas a elaboração de um roteiro, torna-se essencial no processo de uma boa produção, e mesmo que um indivíduo precise conciliar toda sua rotina em paralelo com a criação de conteúdo, manter a qualidade é primordial para atingir os resultados que se deseja alcançar.

Desafios na Internet

Com relação aos maiores desafios no processo de produção na internet, Alana ressalta a importância “Precisamos estar certos de quais são os nossos valores, e o que queremos passar às pessoas quando criamos nosso perfil”, pontuou Alana.

Conselhos

Alana deixou um conselho aos alunos do UniFOA que ainda não estão no mercado de trabalho. “É importante saber aproveitar as oportunidades e os ensinamentos fornecidos na faculdade para que se atinja o sucesso tanto na internet, tv, rádio ou na área em que se pretende atuar”, revelou a egressa.

De acordo com a coordenadora do curso de Jornalismo, Angélica Arieira, os alunos de comunicação podem aproveitar as oportunidades nos meios digitais e ainda, potencializar as práticas. “Está em alta a oportunidade de empreendedorismo por meio dos mecanismos digitais. Saber aproveitar as oportunidades através do YouTube ou qualquer outra rede social, tende a fomentar a carreira de qualquer jornalista ou profissional de comunicação. Envolver-se nesses assuntos, com a intenção de se aperfeiçoar, não ficando estagnado nos meios tradicionais, pode ser um diferencial, e isto, requer empenho individual do acadêmico”, concluiu Angélica.

É importante

saber aproveitar

as oportunidades

e os ensinamentos

fornecidos na

faculdade para que se

atinja o sucesso tanto

na internet, tv, rádio

ou na área em que se

pretende atuar.

(10)

19 18

Aluna e egressa são

destaques no curso de

Nutrição do UniFOA

DESTAQUES

O curso de Nutrição do UniFOA celebra dois trabalhos acadêmicos. Júlia Duppre, aluna do 5º período, foi aprovada em primeiro lugar para realizar o mestrado na Universidade Federal Fluminense (UFF), e Maria Eduarda Sandin, egressa do curso de nutrição, participou do XXIX Congresso Internacional, desenvolvido pelo Instituto Politécnico da Cidade de Coimbra, em Portugal.

Júlia Duppre

No 5° período do curso de Nutrição, Júlia Duppre, foi aprovada em primeiro lugar para realizar o mestrado na Universidade Federal Fluminense (UFF), desenvolvendo a relação do consumo alimentar e classificado pela NOVA. A aluna aplicou o método com medidas de circunferências de cintura e pescoço com análise de perfis glicêmicos e lipídicos em adolescentes com obesidade.

Com a pandemia, Júlia passou a pesquisar por cursos on-line, além dos realizados pela instituição para compor suas horas de atividades complementares. Foi pesquisando quando se deparou com a oportunidade de participar do processo seletivo. Concorrendo com mais de 50 estudantes, a aluna foi classificada com a nota de 9,8, tornando-se mestranda em saúde coletiva.

A estudante deixa como dica aos demais acadêmicos quais métodos ela utiliza para buscar sua realização profissional. “Aproveito meu tempo acessando sites de cursos ou concursos que desejo participar. A partir disso, elaboro uma planilha de fácil visualização para não perder nenhum prazo. Dessa forma, posso ir me preparando ao longo do período”, revelou Júlia.

Maria Eduarda Sandin A Egressa Maria Eduarda Sandim, concluinte da graduação em 2020, submeteu o trabalho final de curso no XXIX Congresso Internacional do Instituto

Politécnico da cidade de Coimbra, em Portugal. O tema do TCC foi: Alimentação e Depressão – Estudo com Universitários. O trabalho foi orientado pela professora Bruna Casiraghi. A apresentação do trabalho aconteceu de forma virtual no período de 6 a 8 de maio.

De acordo com Maria Eduarda, o sentimento ao receber a notícia que seu artigo foi aprovado foi de felicidade. “Fiquei contente por alguns instantes ao perceber que tinha conseguido. Além disso, tratar-se de uma revista reconhecida no campo da psicologia e

internacionalmente”, disse a egressa. Coordenação do Curso

Em meio a todas essas conquistas, o coordenador do curso, Alden Neves, externa suas considerações aos alunos e professores. “É gratificante ver que os esforços de nossos alunos em galgar degraus acadêmicos durante a graduação. Continuaremos dando todo apoio necessário a todos os discentes que queiram algo além da obtenção do título de bacharel em Nutrição”, concluiu Alden.

Júlia Duppre Maria Eduarda Sandin

Comissão Própria de

Avaliação divulga resultados

da pesquisa de Satisfação e

Opinião 2020

INSTITUCIONAL

A Pesquisa de Satisfação e Opinião realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), é um processo contínuo por meio do qual o Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os resultados de suas atividades para melhorar os processos de gestão e desenvolvimento.

Uma vez por ano, alunos, professores, funcionários, egressos e comunidade externa respondem as questões levantadas pela CPA a fim de melhorar a qualidade dos serviços e estruturas oferecidos à comunidade acadêmica.

Os comentários e sugestões feitos são essenciais para o planejamento e gestão da instituição. O UniFOA assume que a Autoavaliação Institucional é um processo importante para mantê-la como referência de ensino no Brasil e, portanto, busca sensibilizar a comunidade acadêmica de que sua participação nesse processo é vital para promover a melhoria das práticas acadêmicas e de gestão da instituição. O relatório da CPA pode ser acessado no site da comissão.

(11)

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

O modelo conceitual procura mostrar quais são os elementos de informação tratados pelo sistema, para que mais adiante se possa mostrar ainda como essa informação é transformada pelo

Controlador de alto nível (por ex.: PLC) Cabo da válvula Tubo de alimentação do ar de 4 mm Pr essão do fluido Regulador de pressão de precisão Regulador de pressão de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

lhante; linhas vasculares bem v1S1veis, cheias de conteúdo amarelo-pardo, em geral retas; pa- rênquima axial moderadamente abundante, pa- ratraqueal em faixas; raios