• Nenhum resultado encontrado

LEI MUNICIPAL Nº. 951, de 6 de novembro de 2017.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LEI MUNICIPAL Nº. 951, de 6 de novembro de 2017."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUAQUARA

Praça J. J. Seabra, n.º 172 – Centro – CEP: 45345-000 — Fone/Fax: (73) 3534-9550 — CNPJ: 13.910.211/0001-03 Home Page: http://www.jaguaquara.ba.io.gov.br— E-mail: prefeitura@jaguaquara.ba.gov.br

1

LEI MUNICIPAL Nº. 951, de 6 de novembro de 2017.

Institui a Política Pública de Fomento à Economia Solidária no Município de Jaguaquara e dá outras providências.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JAGUAQUARA, ESTADO DA BAHIA, com base no artigo 92, inciso I, combinado com o artigo 62, inciso III da Lei Orgânica do Município e, em respeito ao princípio fundamental contido no art. 1º - IV e princípios gerais da atividade econômica previsto no art. 170, incisos IV e VIII, ambos da Constituição Federal, faço saber que a Câmara de Vereadores aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º Fica instituída a Política Municipal de Fomento à Economia Solidária no município de Jaguaquara - BA, a qual terá como diretriz fundamental a promoção da economia solidária e o desenvolvimento de grupos organizados auto-gestionários de atividades econômicas, visando à sua integração no mercado e a auto-sustentabilidade de suas atividades.

Parágrafo único. A Política Municipal de Fomento à Economia Solidária no Município de Jaguaquara – Bahia será realizada através de programas específicos, projetos, criação de fundos, parcerias com o Governo do Estado da Bahia, iniciativa privada, organizações não governamentais – ONGs, e Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIPs, e Organizações Sociais (OSs), convênios e outras formas legalmente admitidas.

Art. 2º Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, bem como o da livre concorrência e a busca do pleno emprego, passam necessariamente por empreendimentos seguros, sugeridos e promovidos pelo Comercio e pela Sociedade Civil, bem como orientados, supervisionados e acolhidos pelo Poder Público Municipal em parceria com o Governo do

(2)

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUAQUARA

Praça J. J. Seabra, n.º 172 – Centro – CEP: 45345-000 — Fone/Fax: (73) 3534-9550 — CNPJ: 13.910.211/0001-03 Home Page: http://www.jaguaquara.ba.io.gov.br— E-mail: prefeitura@jaguaquara.ba.gov.br

2 Estado da Bahia.

CAPÍTULO II

DA POLÍTICA DE FOMENTO À ECONOMIA SOLIDÁRIA

Art. 3º O Chefe do Poder Executivo Municipal, para implementar meios de desenvolvimento na econômica local com fins de geração de empregos e rendas, poderá celebrar Convênios com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE/Bahia, com a Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A – DESENBAHIA e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/BA.

Art. 4º O convênio acima citado será, inclusive de Cooperação Técnica com vista à implementação de um Programa de Microcrédito no Município, Linha de Financiamento direto ao microempreendedor, identificada como CREDIBAHIA, estabelecendo as diretrizes e atribuições para as partes envolvidas.

§1º. Além de Convênios entre Poderes Estatais, poderá haver Parcerias Público Privado – PPP, nos moldes da Lei Federal nº 11.079, de 30 de dezembro de 2004, com organizações não governamentais – ONGs e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIPs, tendo sempre o propósito de desenvolver qualquer atividade econômica legalmente constituída, visando a geração de empregos e rendas no âmbito do Município de Jaguaquara – Estado da Bahia.

§2º. Além de Convênios, podem ser celebrados Termos de Adesões com entes públicos e privados, em especial com o Governo do Estado da Bahia, devidamente representado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes – SETRE, pela Superintendência de Economia Solidária – SESOL e pela Coordenação de Microcrédito e Finanças Solidárias – COMFIS.

CAPÍTULO III DA EXECUÇÃO

Art. 5º A execução da Política Pública de Fomento à Economia Solidaria será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que estabelecerá

(3)

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUAQUARA

Praça J. J. Seabra, n.º 172 – Centro – CEP: 45345-000 — Fone/Fax: (73) 3534-9550 — CNPJ: 13.910.211/0001-03 Home Page: http://www.jaguaquara.ba.io.gov.br— E-mail: prefeitura@jaguaquara.ba.gov.br

3 normas e procedimentos para o incentivo de geração de renda e inclusão social.

Art. 6º A Política Municipal de Fomento à Economia Solidária será voltada, dentre outras atividades econômicas, para a agricultura familiar, preservação do meio ambiente, turismo, cultura, ciência, tecnologia, desenvolvimento do comércio e indústria local, para promover a elaboração e a compatibilização de ações específicas, a partir dos seguintes instrumentos gerais:

I - a geração de produto ou serviço, por meio da organização, da cooperação, da gestão democrática e da solidariedade;

II - a distribuição equitativa das riquezas produzidas coletivamente; III - a autogestão;

IV - o desenvolvimento integrado e sustentável; V - o respeito ao equilíbrio dos ecossistemas; VI - a valorização do ser humano e do trabalho;

VII - o estabelecimento de relações igualitárias entre homens e mulheres; VIII - o empoderamento social;

IX - valorização da cultura;

X - o respeito aos costumes e tradições culturais;

XI - segurança no trabalho e qualidade de vida do trabalhador.

Parágrafo único. São agentes colaboradores para implantação da economia solidária as instituições de ensino, os agentes financeiros, as cooperativas, as associações, as organizações não governamentais e os entes privados que atendam a princípios e práticas da economia solidária.

CAPÍTULO IV DA FISCALIZAÇÃO

Art. 7º Compete à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a fiscalização de todas as atividades, convênios, termos de adesões com parcerias voltadas ao fomento à economia solidária.

Parágrafo único. Todos os documentos serão elaborados pela Procuradoria Geral do Município, salvo os de natureza particular e os produzidos por entes estatais.

(4)

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUAQUARA

Praça J. J. Seabra, n.º 172 – Centro – CEP: 45345-000 — Fone/Fax: (73) 3534-9550 — CNPJ: 13.910.211/0001-03 Home Page: http://www.jaguaquara.ba.io.gov.br— E-mail: prefeitura@jaguaquara.ba.gov.br

4 Seção I

Da Criação do Conselho de Economia Solidária

Art. 8º Fica criado o Conselho Municipal de Economia Solidária – CMESJ, como órgão autônomo, de caráter permanente, deliberativo, consultivo e também fiscalizador das Políticas Públicas de Economia Solidária, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Seção II

Da Composição do Conselho

Art. 9º O Conselho Municipal de Economia Solidaria é composto por: I – Um representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social;

II – Um representante da Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Planejamento; III – Um representante do SEBRAE em Jaguaquara;

IV – Um representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaguaquara; V – Um representante do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Jaguaquara; VI – Um representante da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaguaquara;

VII – Um representante do Banco do Brasil;

VIII – Um representante da Caixa Econômica Federal; IX – Um representante do Banco do Nordeste do Brasil;

X – Um representante de empreendimentos de economia solidária local;

XI – Um representante do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Jaguaquara.

§1º. Todos os representantes são Agentes Honoríficos “lato sensu”, salvo os Cargos Comissionados dos Representantes do Poder Público no citado Conselho.

§2º. Os membros titulares e suplentes serão indicados pelas entidades e órgãos e nomeados pelo Prefeito Municipal.

(5)

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUAQUARA

Praça J. J. Seabra, n.º 172 – Centro – CEP: 45345-000 — Fone/Fax: (73) 3534-9550 — CNPJ: 13.910.211/0001-03 Home Page: http://www.jaguaquara.ba.io.gov.br— E-mail: prefeitura@jaguaquara.ba.gov.br

5 §3º. A participação no Conselho Municipal de Economia Solidária não será remunerada, sendo considerada função de relevante interesse público.

§4º. A Diretoria do Conselho é composta de um Presidente, um Vice-Presidente, de um Secretário e uma Comissão de 03 (três) membros para fiscalizar as contas anuais do Conselho Municipal de Fomento à Economia Solidária.

§5º. O Conselho Municipal de Economia Solidária poderá instituir, na forma que dispuser o seu Regimento Interno, Grupos de Trabalho de composição paritária, em caráter permanente ou temporário, para a realização de estudos e a elaboração de propostas sobre temas específicos que possam contribuir para a execução das competências definidas nesta Lei. § 6º. O Conselho Municipal de Economia Solidária será presidido por um de seus membros, de forma alternada entre representantes do governo municipal, entidade de apoio e empreendimentos, eleito para mandato de dois anos.

Art. 10. O Conselho Municipal de Economia Solidária deve iniciar o seu funcionamento em até 30 (trinta) dias após a nomeação de seus membros.

§1º. O Conselho Municipal de Economia Solidária aprovará seu Regimento Interno no prazo de 30 (trinta) dias após a posse de seus membros, observado o quórum de 2/3 (dois terços) da sua composição.

§2º. Enquanto pender a aprovação do Regimento Interno, as deliberações do Conselho serão tomadas por maioria simples dos membros presentes, observado o quórum mínimo de 2/3 (dois terços) para a instalação de suas sessões.

Seção III

Das Atribuições do Conselho

Art. 11. Ao Conselho Municipal de Economia Solidária, em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social compete:

I – Estimular a elaboração de Convênios conforme registrados nos artigos 3º e 4º desta Lei; II – Estimular e orientar os meios de comércio e produção que atendam aos princípios da economia solidária;

III – Colocar em prática todos os programas e projetos apresentados pela Sociedade Civil, visando implemento da nossa economia;

(6)

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUAQUARA

Praça J. J. Seabra, n.º 172 – Centro – CEP: 45345-000 — Fone/Fax: (73) 3534-9550 — CNPJ: 13.910.211/0001-03 Home Page: http://www.jaguaquara.ba.io.gov.br— E-mail: prefeitura@jaguaquara.ba.gov.br

6 IV- Propor medidas jurídicas para desenvolver a economia local;

V- Lecionar novas técnicas de produções voltadas para a agricultura familiar;

VI – Promover e apoiar seminários para discutir o aprimoramento dos meios de produção; VII – Orientar e incentivar a formação de parcerias para obter financiamentos;

VIII – Orientar aos moradores desta cidade, da importância de comprar no comércio local; IX – Promover campanhas entre os comerciantes locais da importância do bom atendimento dos clientes;

X – Incentivar a formação de redes de produção, comercialização, serviços, consumo e financiamentos;

XI – Apoiar a produção de conhecimentos, estudos e pesquisas voltadas ao desenvolvimento da Economia Solidária;

XII – Estimular e apoiar a criação de cooperativas;

XIII – Promover, orientar e colocar em prática o reflorestamento de áreas urbanas e rurais, em parceria com as entidades comerciais, industriais e de ensino;

XIV – Aprovar o seu regimento interno.

CAPÍTULO V DAS PARCERIAS

Art. 12. Os parceiros são partes integrantes dos Convênios firmados pelo Município de Jaguaquara e pelo Governo do Estado da Bahia, sem prejuízo de outros interessados advindos da sociedade civil organizada.

Art. 13. Além da formalização de Convênios, em caso de necessidade e urgência, poderão ser formalizados Termos de Adesões com as entidades registradas nesta norma, mediante prévia autorização do Conselho Municipal de Economia Solidária.

CAPÍTULO IV

DOS OBJETIVOS DIRETOS E INDIRETOS

Art. 14. São objetivos diretos da política de fomento à economia solidária no Município de Jaguaquara:

(7)

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUAQUARA

Praça J. J. Seabra, n.º 172 – Centro – CEP: 45345-000 — Fone/Fax: (73) 3534-9550 — CNPJ: 13.910.211/0001-03 Home Page: http://www.jaguaquara.ba.io.gov.br— E-mail: prefeitura@jaguaquara.ba.gov.br

7 I – Gerar trabalho e renda;

II – Estimular a organização popular e o registro de empreendimentos da Economia Solidária, através de divulgação e participação ativa do Município;

III – Facilitar o registro dos empreendimentos da Economia Solidária, tornando-o um processo mais célere e menos burocrático;

IV – Apoiar as novas iniciativas empresariais e familiares que atendam aos princípios da economia solidária, visando o crescimento de nossa economia;

V – Agregar o conhecimento e a incorporação de tecnologias nos empreendimentos da Economia Solidária, com vistas a promover a redução da vulnerabilidade, a prevenção da falência dos empreendimentos e a consolidação daqueles que tenham potencial de crescimento, inclusive buscando integrar os empreendimentos no mercado e tornar suas atividades auto-sustentáveis;

VI – Promover parcerias, associações, trabalho solidário, ajuda mútua e amizade produtiva, para obtenção de melhores resultados no comercio, nas prestações de serviços, na agricultura familiar e na atividade industrial;

VII – Criar, orientar, lecionar e consolidar a cultura empreendedora;

VIII – Promover cursos de capacitação técnica para os trabalhadores rurais e urbanos;

IX – Articular entre os Municípios que fazem parte do Vale do Jiquiriçá, uma legislação uniforme e atuações coordenadas, voltadas para implementações de uma economia solidária e sustentável;

X – Manter banco de dados atualizados, com registros de todos os empreendimentos de Economia Solidária que atendam os critérios desta Lei;

XI – Apresentar mensalmente uma planilha estatística, com os dados que motivaram a geração de empregos;

XII – Manter atualizado um quadro de novos empregos gerados depois da publicação desta Lei;

XIII – Informar a criação de novos postos de trabalhos;

XIV – Dar orientação referente à obtenção de crédito junto às instituições financeiras;

XV – Apoiar e incentivar a política de apoio à comercialização de produtos e serviços da Economia Solidária;

(8)

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUAQUARA

Praça J. J. Seabra, n.º 172 – Centro – CEP: 45345-000 — Fone/Fax: (73) 3534-9550 — CNPJ: 13.910.211/0001-03 Home Page: http://www.jaguaquara.ba.io.gov.br— E-mail: prefeitura@jaguaquara.ba.gov.br

8 Art. 15. São objetivos indiretos da política de fomento à economia solidária no Município de Jaguaquara:

I – Mudar a cultura das nossas relações comerciais;

II – Proporcionar ao Gestor Público os meios para implantação de uma política pública voltada ao atendimento de todos os meios econômicos de Jaguaquara que atendam aos princípios da economia solidária;

III – Fomentar a criação da rede local de Economia Solidária; IV – Dar acesso ao espaço público para eventos comerciais.

CAPÍTULO V

DOS EMPREENDIMENTOS

Art. 16. Para que um empreendimento seja caracterizado como integrante da Política Pública de Economia Solidária é necessário:

I – Haver produção e comercialização coletiva; II – Ter condições de trabalho salubre e segura; III – Haver proteção ao meio ambiente;

IV – Ter certificado expedido pelo Conselho Municipal de Economia Solidária;

Parágrafo único. Compete ao Poder Executivo Municipal propiciar aos empreendimentos de Economia Solidária as condições e elementos básicos para o fomento de sua política e formação de empreendimentos, devendo o Poder Público implementar primordialmente: I - apoio financeiro e fomento à constituição de patrimônio, na forma da lei;

II - incentivar e viabilizar linhas de crédito especiais, com taxas de juros e garantias diferenciadas, adequadas à realidade dos trabalhadores de Economia Solidária;

III - apoiar permanentemente a comercialização;

CAPÍTULO VI

DO FUNDO MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Art. 17. Fica criado o Fundo Municipal de Economia Solidária de Jaguaquara (FMESJ), com autonomia administrativa e financeira, mas devidamente fiscalizado pela Controladoria do

(9)

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUAQUARA

Praça J. J. Seabra, n.º 172 – Centro – CEP: 45345-000 — Fone/Fax: (73) 3534-9550 — CNPJ: 13.910.211/0001-03 Home Page: http://www.jaguaquara.ba.io.gov.br— E-mail: prefeitura@jaguaquara.ba.gov.br

9 Município de Jaguaquara, sem prejuízo da fiscalização da Câmara Municipal de Jaguaquara. §1º. A fiscalização da regular utilização dos recursos do Fundo Municipal de Economia Solidária será realizada quadrimestralmente pelo Conselho Municipal de Economia Solidária e, demais órgãos competentes que se fizerem necessários.

§2º. O Conselho Municipal de Economia Solidária deverá aprovar a destinação/utilização dos recursos do Fundo Municipal de Economia Solidária de Jaguaquara (FMESJ).

Art. 18. O Fundo Municipal de Economia Solidária de Jaguaquara (FMESJ) poderá angariar recursos através de doações voluntárias dos segmentos da sociedade local, em especial advindos dos meios de produção e comercialização, que serão devidamente contabilizados e informados trimestralmente para a Câmara Municipal de Jaguaquara, para a Controladoria Municipal e para o Ministério Público.

Parágrafo Único. As despesas e receitas serão contabilizadas, fiscalizadas pelos integrantes da Câmara Fiscal do Conselho Municipal de Economia Solidária, que apresentará parecer conclusivo pela aprovação ou não das contas fiscalizadas e se necessário auditadas.

Art. 19. O Fundo Municipal de Economia Solidária de Jaguaquara (FMESJ) poderá captar recursos das seguintes fontes:

I – De doações, na forma da lei; II – De convênios;

III – De Termos de Adesões; IV – De organismos internacionais; V – De instituições financeiras;

VI – De organizações não governamentais;

VII – Do valor da taxa de inscrição dos participantes do programa de economia solidária; VIII – Do percentual de 5% (cinco por cento) do valor correspondente ao aumento anual da arrecadação da receita municipal oriunda do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza; IX – Do percentual de 10% (dez por cento) de fundos oficiais repassados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT.

(10)

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUAQUARA

Praça J. J. Seabra, n.º 172 – Centro – CEP: 45345-000 — Fone/Fax: (73) 3534-9550 — CNPJ: 13.910.211/0001-03 Home Page: http://www.jaguaquara.ba.io.gov.br— E-mail: prefeitura@jaguaquara.ba.gov.br

10 CAPÍTULO VII

DO CENTRO PÚBLICO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Art. 20. O Prefeito Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, poderá constituir um Centro Público de Economia Solidária, visando a integração social entre todos os participantes do Programa de Incentivo a Economia Solidária.

CAPÍTULO VIII DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 21. Ficam criados os cargos de:

I – Um (01) Diretor do Programa de Fomento à Economia Solidária de Jaguaquara; II – Um (01) Secretário Administrativo;

Art. 22. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

GABINETE DO PREFEITO, Jaguaquara, 6 de novembro de 2017

GIULIANO DE ANDRADE MARTINELLI Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUAQUARA

PROCURADORIA JURÍDICA LEI MUNICIPAL REGISTRADA

Sob o nº.951 , fls.113/123 c/Anexo - Livro nº. 022 Jaguaquara6 de novembro de 2017.

____________________ Bela. Maria Rita Colangeli

(11)

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUAQUARA

Praça J. J. Seabra, n.º 172 – Centro – CEP: 45345-000 — Fone/Fax: (73) 3534-9550 — CNPJ: 13.910.211/0001-03 Home Page: http://www.jaguaquara.ba.io.gov.br— E-mail: prefeitura@jaguaquara.ba.gov.br

11 ANEXO ÚNICO

LEI MUNICIPAL Nº 951,de 6 de novembro de 2017.

GABINETE DO PREFEITO Jaguaquara, 6 de novembro de 2017.

GIULIANO DE ANDRADE MARTINELLI Prefeito Municipal

CARGO CARGA HORÁRIA VENCIMENTO (R$)

DIRETOR DO PROGRAMA 40 HORAS 2.862,00

SECRETÁRIO ADMINISTRATIVO

Referências

Documentos relacionados

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Os vários modelos analisados mostram consistência entre as diferenças de precipitação do experimento do século vinte e os experimentos com cenários futuros, no período de

(IPO-Porto). Moreover, we attempted to understand how and in which patients sFLC can be used as a differential marker in early disease relapse. Despite the small cohort, and the

Essa categoria é subdividida pelas funções que cada aditivo plastificante como, retardador de pega (PR), acelerador de pega (PA), caso não possua uma característica

Antes de ingressar na sociedade em 2014, trabalhou na “Raposo Subtil e Associados - Sociedade de Advogados, R.L.”, entre 2013 e 2014, e na “Nuno Cerejeira Namora, Pedro

Caso concedidas, pela empresa, reduções de jornada ou folgas compensatórias além do número de horas extras efetivamente prestadas pelo empregado, essas não poderão se

Raichelis 1997 apresenta cinco categorias que na sua concepção devem orientar a análise de uma esfera pública tal como são os conselhos: a visibilidade social, na qual, as ações e

Desse modo, passando pelas formas de governo e poder sobre a vida no final do século XIX e início do século XX até chegar ao atual Estatuto da Criança e do Adolescente