• Nenhum resultado encontrado

Ética, dominação e contextos organizacionais na sociedade de consumo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ética, dominação e contextos organizacionais na sociedade de consumo"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Ética, dominação e contextos

organizacionais na sociedade de consumo

Este projeto enquadra-se na linha de pesquisa Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM. Trata-se de problematizar, a partir dos pressupostos da ética, os contextos nos quais discursos de organizações, públicas ou privadas, estabelecem, reforçam ou minam relações de dominação na sociedade de consumo. Em suma, partindo das interfaces entre comunicação e consumo este projeto propõe o estudo de contextos socioculturais em que se dão relações entre organizações e consumidores. Especificamente, nesse contexto, nos centramos na discussão sobre a dimensão da responsabilidade ética de todos os atores sociais sejam indivíduos, organizações ou o próprio Estado na materialização de práticas de consumo, o que nos requer entender os fluxos discursivos que permeiam esta temática. Objetivo geral: Tendo em vista a premência e relevância científica e social do debate acerca das interrelações entre comunicação e consumo, este projeto objetiva, em linhas gerais, propõe o estudo de contextos socioculturais em que relações entre organizações e consumidores entrecruzam-se com relações de dominação na sociedade de consumo. Objetivos específicos: 1º) Descrever e analisar em que medida os contextos socioculturais nos quais discursos de organizações, públicas ou privadas, têm ajudado a minar ou, pelo contrário, a produzir e reproduzir relações de dominação no mercado de consumo; 2º) Descrever e analisar os contextos socioculturais nos quais discursos enunciados por consumidores têm ajudado a minar ou, pelo contrário, a produzir e reproduzir relações de dominação no mercado de consumo.

Integrantes

Luiz Peres-Neto (Coordenador ); Raquel Hadler ; Daniel Serafin ; Maria Neusa dos Santos; Fabrizzio Chioccola

Áreas de atuação: comunicação e consumo; ética e contextos organizacionais

PPGCOM / Linha: Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo

(2)

A construção midiática do consumo e da

cidadania: identidades e representações nos

discursos televisivos ficcionais - mediações entre

cotidiano, ideologia e cultura.

Esta pesquisa parte da perspectiva do consumo como constituição das identidades no contexto da sociedade complexa, em que conceituações correntes não dão conta da universalidade e do particularismo, do pluralismo e do individualismo, que se mesclam nos espaços público e privado. Em que direitos e deveres universais não dão conta, como nunca deram, das necessidades e demandas de uma vivência social comum, em que as minorias (étnicas, geracionais, sexuais) passam a reivindicar direitos diferenciados, visando à igualdade. O objetivo da pesquisa proposta é aprofundar as reflexões sobre a intersecção comunicação-consumo-cidadania, refletindo sobre as concepções de consumo e cidadania problematizando os discursos sobre consumismo, inserção cidadã, responsabilidade social, consumo consciente, do ponto de vista de identidades representadas por estereótipos, como meios de facilitação , mas também, e talvez principalmente, como estratégias de mobilização dos indivíduos em prol da manutenção das perspectivas hegemônicas. Verificar como esta intersecção é apresentada nas narrativas midiáticas, em especial na ficção seriada televisiva. A partir dos estudos de recepção, pensando os processos de significação e ressignificação inerentes ao contexto complexo da contemporaneidade, avaliar as possibilidades de abertura, as brechas para leituras diferentes e divergentes, em discursos mediados pelo cotidiano e pela cultura. É relevante, ainda, enfatizar a preocupação da construção metodológica para análise de fenômenos pertinentes à temática explicitada, na perspectiva de que é por meio da problematização metódico-epistemológica que avançamos no conhecimento do campo da comunicação.

Integrantes Marcia Perencin Tondato (Coordenadora) Maria Aparecida Baccega; Luiz Gonzaga

Figueiredo Motta; Marcela Bezelga

Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo FAPESP Áreas de atuação: comunicação e consumo; ética e contextos organizacionais

São Paulo, 17 de maio de 2013

PPGCOM / Linha: Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo

(3)

Transmidiação

e reconfiguração da telenovela

(produção, circulação, consumo)

Este projeto toma como objeto de pesquisa a telenovela e seus desdobramentos midiáticos no contexto das tecnologias digitais, a saber: portais de notícias, blogs, You Tube, Twitter e demais redes sociais. A pesquisa tem como tema a inserção social e cultural da telenovela no ambiente de convergência, do ponto de vista das suas estratégias de produção e da renovação, ou, ainda, da possível permanência, das demandas, práticas e hábitos dos receptores. O objetivo é verificar os aproveitamentos e as apropriações (se existem e como se dão) das possibilidades oferecidas pelas tecnologias digitais, examinando suas repercussões no ambiente sociocultural. Interessa-nos indagar: o que acontece com as narrativas quando algumas das possibilidades interpretativas são explicitadas, tornando-se visíveis e/ou acessíveis para um público abrangente, muitas vezes bastante segmentado? Investigamos o papel das redes na ampliação das potencialidades da telenovela como narradora da realidade e, igualmente, suas possibilidades técnicas e narrativas de se apropriar desta perspectiva. De que modo essa realidade (da transmidiação) transforma a produção da telenovela, uma vez que os processos de produção e recepção mantêm um diálogo permanente? Tornando ainda mais complexa a questão, temos o fato de a condição de produtor da qual sempre se revestiu o consumidor (receptor) ter agilidade maior no contexto da transmidiação para sua manifestação. Este projeto se integra à proposição de trabalho do OBITEL Nacional para 2012/2013, a partir da pergunta-chave: o que acontece com a ficção televisiva quando esta se transmidializa?.

Integrantes Maria Aparecida Baccega (coordenadora); Rosamaria de Melo Rocha; Marcia Perencin

Tondato; Gisela G. S. Castro; Maria Isabel Orofino; Luiz Peres Neto; Ricardo Camargo Zagallo; Monica Rebecca Ferrari Nunes; Felipe Mello; Rosana Barreto; Lysbeth Canyact

Áreas de atuação: comunicação e consumo; linguagem, educação e teleficção

PPGCOM / Linha: Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo

(4)

Crianças, consumo cultural e

participação: a questão dos direitos de

mídia e suas políticas para a infância

Este projeto tem como meta principal investigar a temática das relações entre mídia, consumo e direitos das crianças. O recorte teórico-metodológico deverá focar nas relações das crianças com o consumo de tecnologias, a questão dos usos sociais, do acesso e da inclusão digital. O projeto está organizado em três (3) etapas. [1] Publicidade, consumo e infância no Brasil contemporâneo: sobre as tensões entre a proibição de comerciais e a educação para o consumo. TÓPICOS: Aqui a pesquisa deve mapear o marco legal sobre o tema. No Brasil hoje vivemos no marco da tramitação de 2 projetos de lei no Congresso Nacional que proíbem parcial e/ou integralmente a veiculação de publicidade para o público infantil. Sob a alegação de que as crianças não têm poder aquisitivo por não possuir renda, os grupos organizados da sociedade civil que apresentam tais projetos defendem que a publicidade para o público infantil é imprópria, anti-ética, merecendo ser proibida. A pesquisa de caráter documental deve levantar: a legislação vigente e a que tramita no Congresso. Consultar as agências proponentes destes projetos de lei. Consultar especialistas sobre as mídias e os direitos das crianças. Consultar publicitários. Consultar educadores. [2] Recepção de publicidade por parte do público infantil. TÓPICOS: Consulta às crianças. Nesta etapa a pesquisa deverá conduzir um estudo de recepção de caráter etnográfico com crianças de 10 anos estudantes de escola pública. O objetivo é ouvir o que as crianças pensam sobre o debate. Aqui a realização de uma etnografia de audiência deve seguir todas as etapas metodológicas pertinentes como: observação participante, engajamento com a comunidade escolar, produção fotográfica, realização de entrevistas semi-estruturadas e grupos focais. [3] Comunicação, Educação, Consumo: de campanhas comerciais para campanhas educativas com as crianças. TÓPICOS: Aqui a pesquisa deverá oferecer uma contra-partida à escola que gentilmente abre seu espaço para o estudo.

Integrantes Maria Isabel Rodrigues Orofino (coordenadora); Jacqueline Sobral; Luciana Panke;

Luciana Bolsani; Lívia Cretaz; Francisco Mitraud

Áreas de atuação: comunicação e consumo; infância, mídia e mediações.

São Paulo, 17 de maio de 2013

PPGCOM / Linha: Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo

(5)

Você marcha para quê?

Sentidos do ativismo juvenil nas culturas

comunicacionais e do consumo

O objeto de nosso estudo são as formas contemporâneas de engajamento

juvenil que se constituem em zonas de cruzamento: trafegando entre o consumo

de materialidades e de visualidades, entre a cultura massiva e a midiática, entre

a urbanidade e a virtualidade, as mobilizações juvenis denominadas de marchas

caracterizam-se como ações comunicacionais e práticas de consumo de

fronteira. Tal objeto permite, ainda, a compreensão das conformações

complexas e paradoxais de uma cultura do consumo eminentemente

comunicacional, estetizada e discursiva, na qual as imagens e a visibilidade

corporal ganham centralidade, constituindo campo nuclear de articulação de

narrativas do capital, mas também de negociação constante de imaginários

sociais, de políticas de subjetividade e de processos (políticos) de subjetivação.

Integrantes Rosamaria Luiza de Melo Rocha (coord.); Beatriz Beraldo Batista; Danilo

Postinguel; Paulo Cunha

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Áreas de atuação: comunicação e consumo; imagem, contextos juvenis e urbanos.

PPGCOM / Linha: Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo

(6)

Comunicação, consumo e subjetividade:

cultura digital, práticas e estratégias

Vinculado à linha de pesquisa “Lógicas de produção e estratégias midiáticas articuladas

ao consumo”, este projeto dedica-se a examinar a participação da comunicação e do

consumo na produção de subjetividades na cultura digital. Interessa investigar as

estratégias midiáticas de produção, indução e mobilização do consumidor que é

também produtor e distribuidor de conteúdo nas redes sociais. Entende-se esse

consumidor como um produto no contexto da mercantilização das subjetividades

contemporâneas. Objetivo geral: Esta pesquisa tem por objetivo investigar as

apropriações sociais e mercadológicas das redes digitais de comunicação, sociabilidade e

negócios, tendo em vista as estratégias de produção e consolidação do consumidor

como produto no contexto da crescente mercantilização das subjetividades. Objetivos

específicos: Investigar empiricamente a participação de marcas e produtos na

constituição dos perfis identitários que circulam nas redes sociais na internet, Monitorar

e refletir sobre as estratégias midiáticas que fomentam a interação com o consumidor

nas principais fan pages corporativas. Metodologia: O método adotado neste estudo

contempla a utilização de ferramentas multimetodológicas como pesquisa bibliográfica;

pesquisa documental e pesquisa empírica de caráter netnográfico em sites de redes

sociais. Resultados Esperados: Os resultados parciais da pesquisa incluem o

desenvolvimento de dissertações de mestrado, trabalhos monográficos de conclusão de

curso de graduação e projetos de iniciação científica sob a orientação da coordenadora.

Todos os resultados serão regularmente apresentados em congressos acadêmicos

nacionais e internacionais, e publicados em periódicos qualificados. Como principal

produto final, pretende-se organizar coletânea temática reunindo trabalhos do grupo de

pesquisa ao qual este projeto está vinculado.

Integrantes Gisela G S Castro (coord); Marcos Hiller; Vicente Mastrocola; Fernando Silva

Áreas de atuação: comunicação e consumo; cibercultura e estratégias do entretenimento.

São Paulo, 17 de maio de 2013

PPGCOM / Linha: Lógicas da produção e estratégias midiáticas articuladas ao consumo.

(7)

Comunicação, Consumo e Memória:

Cosplay e Culturas Juvenis

Este projeto refere-se à segunda parte da pesquisa, de mesmo título, desenvolvida junto ao PPGCOM ESPM durante o ano de 2012. Esta segunda parte conta com apoio do CNPq (Edital Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES n. 18/2012 Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas) e com cinco pesquisadores e um estudante vinculados à linha de pesquisa Comunicação, consumo e memória, derivada do Grupo de Pesquisa em Comunicação, consumo e entretenimento (Diretórios de grupo de pesquisa CNPq /PPGCOMESPM), um pesquisador externo (UFPB) e um estudante externo (PUCSP). Comunicação, Consumo e Memória: Cosplay e Culturas Juvenis investiga a cena cosplay nas capitais da região Sudeste do país, como prática comunicativa, de significação e também como uma semiosfera, geradora de sentidos e de múltiplos textos culturais, na perspectiva das estratégias de produção midiática. A pesquisa procura decifrar o modo como os fãs habitam as memórias dos filmes, games ou outros textos culturais que tenham gerado o desejo pelo cosplay, e de que forma a cena cosplay garante sua própria memória e permanência na cultura juvenil, conectada também a outras práticas jovens. Para tanto é necessário averiguar sobre a qualidade ou característica dos laços estabelecidos entre cosplayer e seu personagem de afeto, e ainda, perguntar sobre quais as características das vinculações entre a comunidade de cosplayers. As análises dos festivais e dos encontros, em espaços presenciais, permitem compreender os modos de produção desta cena, os processos de construção de memória e de vínculos, dinâmicas de transmissão e circulação de seus textos culturais conectados às análises de como o consumo de narrativas e personagens podem significar, na produção discursiva dos próprios cosplayers, o cotidiano das culturas juvenis, construindo identidades, identificações, diferenças, relações sociais e políticas.

Integrantes Mônica Rebecca Ferrari Nunes (coord.) Heloísa de Araújo Duarte Valente; Marco

Antônio Bin; Tatiana Amendola Sanches; Ana Maria Guimarães Jorge; Maria Alice Lumi Satomi; Davi Basto; Wagner Silva; Vera Paschoalin; Penélope Lira

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -

Áreas de atuação: Comunicação e consumo; memória e cenas da cultura contemporânea

PPGCOM / Linha: Lógicas da produção e estratégias midiáticas articuladas ao consumo.

(8)

Comunicação publicitária e

biossociabilidade: regimes de visibilidade

na sociedade de consumo brasileira

Este projeto insere-se na linha de pesquisa Lógicas de produção e estratégias midiáticas

articuladas ao consumo, e elege como tema a constituição dos discursos/sentidos da

diferença e seus regimes de visibilidade na comunicação publicitária brasileira produzida

e veiculada nos anos 2000-2010, período caracterizado pela intensificação da(s)

cultura(s) do consumo no Brasil. Problema da pesquisa: Como se constituem os

discursos/sentidos e os regimes de visibilidade da diferença na comunicação publicitária

brasileira contemporânea, articulados ao fenômeno do consumo e à noção de

biossociabilidade? Objetivo principal: analisar os modos de produção dos

discursos/sentidos da diferença e seus regimes de visibilidade na comunicação

publicitária brasileira nos anos 2000-2010, à luz da noção de biossociabilidade. Objetivos

secundários: 1) identificar os discursos/sentidos da diferença presentes na comunicação

publicitária brasileira dos anos 2000-2010, a partir das imagens de corpo diferente ; 2)

caracterizar os mecanismos de produção de o(s) regime(s) de visibilidade da diferença

em imagens de corpo fora do padrão de beleza, de saúde, de juventude e de

normalidade na comunicação publicitária brasileira dos anos 2000; 3) problematizar o

fenômeno do consumo, tendo a noção de biossociabilidade como condução teórica para

desenvolver uma reflexão a respeito da publicidade e a gestão de si no capitalismo

tardio. Fundamentação teórica: Estudos de comunicação e consumo, associados aos

estudos do discurso e da diversidade social, para refletir sobre publicidade a partir da

noção de biossociabilidade. Resultados esperados: orientações na graduação (trabalhos

de conclusão de curso e iniciação científica) e na pós-graduação stricto sensu (mestrado

e doutorado); artigos para publicação e participação em eventos acadêmicos da área;

realização de estágio de pós-doutorado.

Integrantes

Tânia M. C. Hoff (coord.); Guy Pinto de Almeida Junior; Maria Aparecida

Abranches; João Lucas; Nathan Han Hu; Mariana Benvenido

Áreas de atuação: comunicação e consumo; discurso, corpo e diferença.

São Paulo, 17 de maio de 2013

PPGCOM / Linha: Lógicas da produção e estratégias midiáticas articuladas ao consumo.

(9)

Narrativas para transformar o mundo:

sentidos do empreendedorismo social

nos contextos português e brasileiro

Este projeto tem como enfoque o estudo sobre o empreendedorismo social, conceito

que combina o espírito do novo capitalismo, derivado do neoliberalismo, em que os

sujeitos são instados à gestão de si , à adequação à cultura da performance em todos os

aspectos de sua vida; com um sentido de ativismo social, de engajamento em causas

sociais com vistas à transformação do mundo. Por ser um estudo do campo da

comunicação, baseamo-nos nos discursos produzidos por estes agentes ao refletirem

sobre suas próprias práticas laborais, sobre suas razões e estímulos, sobre seus afetos,

sobre suas ideias a respeito de seu papel em sociedade e sobre o futuro. Dessa forma,

compreendemos a vida como narração (ARFUCH, 2010), na maneira como os sujeitos

constroem o sentido de si em relação à esfera do trabalho, atividade humana em

sentido amplo, como define Schwartz (2011). A fim de compreender os significados do

empreendedorismo social em realidades distintas, propomos um estudo comparativo

das narrativas de agentes portugueses e brasileiros. Objetivo principal: analisar o

conceito (ainda difuso e impreciso) de empreendedorismo social, através do estudo de

narrativas de sujeitos engajados em projetos de inclusão social, nos contextos português

e brasileiro tomados de forma comparativa. Objetivos secundários:(a) Desenvolver um

levantamento bibliográfico das teses sobre o espírito do capitalismo e suas

transformações em perspectiva histórica, a fim de situar o empreendedorismo social

como expressão do capitalismo contemporâneo e de possíveis mutações em curso; (b)

Compreender o momento de mutações do mundo do trabalho e os sentidos do

empreendedorismo social nesse contexto, em que os vínculos laborais se transformam e a

cultura empreendedora se estabelece como perspectiva e como sintoma da crise do sistema

capitalista (conforme HARVEY, 2011), e da crise das identidades laborais (DUBAR , 2009)

Integrantes

Vander Casaqui (coordenador); Juliana Biscaia

Áreas de atuação: comunicação e consumo; trabalho e estratégias de publicização.

PPGCOM / Linha: Lógicas da produção e estratégias midiáticas articuladas ao consumo.

(10)

Título a inserir

Texto a inserir

Integrantes

: João Anzanelo Carrascoza (coord.); Heloisa Homine; Marisa Abujanra;

Rodrigo Maceira; Irene Carballido

Áreas de atuação: comunicação e consumo; poéticas e retóricas do consumo.

São Paulo, 17 de maio de 2013

PPGCOM / Linha: Lógicas da produção e estratégias midiáticas articuladas ao consumo.

Referências

Documentos relacionados

Quando os nascimentos forem de transferências de embriões, o símbolo TE deverá aparecer no final do nome e o total de caracteres também será 25 (vinte e cinco). Coluna

Os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos em primeira instância pela coorde- nação do Prêmio Morena de Criação Publicitária e, em segunda instância, pelo

A trajetória histórica humana enfrentou uma longa caminhada, repleta de lutas, desigualdades e conflitos presentes em diversos setores sociais, para moldar e construir a

Os aspectos abordados nesta perspectiva relacionam-se às questões de PIB, investimentos públicos/privados, desempenho dos setores, renda per capita, arrecadação, orçamento

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

Nos sítios mais empobrecidos, as mudanças foram mais intensas, seja pelo crescimento diamétrico (incremento) no CSS ou pela mortalidade no CD, isto é, nessas fitofisionomias,

Dessa maneira, os professores estão enfrentando dificuldades de compreenderem a própria condição de trabalho que estão submetidos devido às forças

Potential restless legs syndrome/Willis-Ekbom disorder mimics in general and in the setting of Parkinson’s disease.. RLS/WED mimic