• Nenhum resultado encontrado

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Citalopram Genedec 10 mg comprimidos revestidos por película

Citalopram Genedec 20 mg comprimidos revestidos por película Citalopram Genedec 40 mg comprimidos revestidos por película Citalopram

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante para si.

- Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

- Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O

medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.

- Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O que é Citalopram Genedec e para que é utilizado

2. O que precisa de saber antes de tomar Citalopram Genedec 3. Como tomar Citalopram Genedec

4. Efeitos secundários possíveis

5. Como conservar Citalopram Genedec

6. Conteúdo da embalagem e outras informações

1. O QUE É CITALOPRAM GENEDEC E PARA QUE É UTILIZADO O Citalopram Genedec pertence ao grupo dos medicamentos antidepressivos. Grupo Farmacoterapêutico: 2.9.3 - Sistema Nervoso Central. Psicofármacos. Antidepressores.

O Citalopram Genedec é um Inibidor Seletivo da Recaptação da Serotonina (ISRS) e pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como antidepressivos. Estes medicamentos ajudam a corrigir alguns desequilíbrios no cérebro, os quais causam os sintomas da sua doença.

Indicações terapêuticas:

Citalopram Genedec está indicado no tratamento da depressão e quando já se sente melhor, para ajudar a prevenir a recorrência destes sintomas.

Citalopram Genedec está também indicado no tratamento a longo prazo de doentes com história de depressões recorrentes para prevenção de novos episódios depressivos.

(2)

Adicionalmente, Citalopram Genedec está indicado no alívio dos sintomas em doentes com predisposição para perturbação de pânico.

2. O QUE PRECISA DE SABER ANTES DE TOMAR CITALOPRAM GENEDEC Não tome Citalopram Genedec:

- se tem alergia (hipersensibilidade) ao citalopram ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).

- se estiver a tomar outros medicamentos utilizados no tratamento da depressão ou ansiedade, chamados inibidores da monoaminoxidase (IMAOs), tais como a fenelzina, iproniazida, isocarboxazida, nialamida, tranicilpromina e moclobemida. Mesmo que tenha terminado um tratamento com um IMAO, terá de esperar duas semanas antes de poder iniciar o tratamento com Citalopram Genedec. Se tiver terminado o tratamento com moclobemida, o intervalo pode ser de apenas 1 dia.

Após terminar Citalopram Genedec, deve aguardar uma semana antes de iniciar um tratamento com qualquer IMAO.

- se nasceu com uma anomalia do ritmo cardíaco ou já teve um episódio de ritmo cardíaco anormal (percetível no eletrocardiograma, um exame que avalia o funcionamento do seu coração);

- se está a tomar medicamentos para problemas do ritmo cardíaco ou quaisquer outros que possam afetar o ritmo cardíaco (ver neste folheto "Outros medicamentos e

Citalopram Genedec"). Advertências e precauções: Informe o seu médico:

- se sofre ou já sofreu de problemas cardíacos ou teve recentemente um ataque cardíaco - se tem um ritmo cardíaco muito lento em repouso e/ou se tem consciência que pode ter níveis baios de sais minerais no sangue devido a situações de diarreia intensa, vómitos ou utilização de diuréticos (medicamentos para a tensão alta que fazem urinar mais)

- se sentir um ritmo cardíaco rápido ou irregular ou sensação de desmaio, colapso ou tonturas, o que pode indicar alterações do ritmo cardíaco

- se tem doença de fígado - se tem doença renal

- se tem diabetes (o seu médico pode ter necessidade de ajustar a sua terapêutica antidiabética)

- se tem epilepsia ou história de convulsões ou espasmos - se tem alterações hemorrágicas

Mesmo que só tenha tido estes problemas no passado, informe o seu médico. Doentes que tenham predisposição para ataques de pânico podem evidenciar um

(3)

desaparece nas primeiras 1 a 2 semanas. É portanto recomendada uma baixa dose inicial.

É muito importante que siga rigorosamente as indicações do seu médico e que não pare o tratamento ou altere a dose sem o consultar.

Alguns doentes com perturbação maníaco-depressiva podem ativar a fase maníaca. Nestes casos é importante que consulte o seu médico, que provavelmente mudará a medicação.

Tal como os outros inibidores da recaptação da serotonina (paroxetina, fluvoxamina, fluoxetina, citalopram, sertralina, nefazodona, venlafaxina e clomipramina), o Citalopram Genedec está associado a casos de hemorragia, por vezes graves. Recomenda-se precaução na administração concomitante com anticoagulantes,

fármacos que tenham efeito na função plaquetária (ex. anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), ácido acetilsalicílico e ticlopidina) ou outros fármacos que possam aumentar o risco de hemorragia. Recomenda-se igualmente precaução na utilização destes fármacos em doentes com alterações hemorrágicas.

A frequência dos efeitos secundários de Citalopram Genedec pode aumentar durante a utilização concomitante de produtos naturais ou preparação à base de extratos vegetais que possuam na sua composição erva de S. João (hipericão, Hypericum perforatum). Informe o seu médico ou farmacêutico de que está a tomar Citalopram Genedec. Pensamentos relacionados com o suicídio e agravamento da sua depressão ou distúrbio de ansiedade

Se se encontra deprimido e/ou tem distúrbios de ansiedade poderá por vezes pensar em se autoagredir ou até suicidar. Estes pensamentos podem aumentar no início do

tratamento com antidepressivos, pois estes medicamentos necessitam de tempo para atuarem. Normalmente os efeitos terapêuticos demoram cerca de duas semanas a fazerem-se sentir mas por vezes pode demorar mais tempo.

Poderá estar mais predisposto a ter este tipo de pensamentos nas seguintes situações: - se tem antecedentes de ter pensamentos acerca de se suicidar ou se autoagredir.

- se é um jovem adulto. A informação proveniente de estudos clínicos revelou um maior risco de comportamento suicídio em indivíduos adultos com menos de 25 anos com problemas psiquiátricos tratados com antidepressivos.

Se em qualquer momento vier a ter pensamentos no sentido de autoagressão ou suicídio deverá contactar o seu médico ou dirigir-se imediatamente ao hospital.

Poderá ser útil para si comunicar a uma pessoa próxima de si ou a um familiar que se encontra deprimido ou que tem distúrbios de ansiedade e dar-lhes este folheto a ler. Poderá também solicitar-lhes que o informem caso verifiquem um agravamento do seu estado de depressão ou ansiedade, ou se ficarem preocupados com alterações no seu comportamento.

(4)

Suicídio/ideação suicida

A depressão está associada a um aumento do risco de pensamentos suicidas,

autoagressão e suicídio. Este risco pode persistir até que ocorra regressão significativa dos sintomas. Como a melhoria pode não ocorrer durante as primeiras semanas ou mais de tratamento, os doentes deverão ser cuidadosamente vigiados até que ocorra essa melhoria.

Existe a possibilidade de aumento do risco de comportamento suicida em adultos jovens, com idades compreendidas entre 18 e 29 anos. Os adultos jovens deverão por isso ser cuidadosamente vigiados durante o tratamento.

Acatisia/Agitação psicomotora

A administração de Citalopram Genedec tem sido associada ao desenvolvimento de acatisia, caracterizada por agitação subjetivamente desconfortável e perturbadora, e necessidade de movimento, frequentemente acompanhada por incapacidade do doente se sentar ou permanecer em repouso. Esta situação é mais frequente nas primeiras semanas de tratamento. Nos doentes que desenvolvam estes sintomas o aumento da dose pode ser prejudicial.

A descontinuação abrupta do tratamento deve ser evitada. Quando o tratamento com Citalopram Genedec for descontinuado a dose deve ser gradualmente diminuída durante um período de pelo menos uma a duas semanas, de forma a reduzir o risco de reações de privação. Se no decurso de uma diminuição da dose ou da descontinuação do tratamento ocorrerem sintomas intoleráveis deverá ser avaliada a necessidade de retomar a dose anteriormente prescrita. Subsequentemente, o médico poderá continuar com a redução da dose mas de forma mais gradual.

A frequência dos efeitos secundários de Citalopram Genedec pode aumentar durante a utilização concomitante de produtos naturais ou preparação à base de extratos vegetais que possuam na sua composição Hypericum perforatum. Informe o seu médico ou farmacêutico de que está a tomar Citalopram Genedec.

Utilização em crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos

Citalopram Genedec não deve normalmente ser utilizado em crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos. Importa igualmente assinalar que os doentes com idade inferior a 18 anos correm maior risco de sofrerem efeitos secundários tais como, tentativa de suicídio, ideação suicida e hostilidade (predominantemente agressividade, comportamento de oposição e cólera) quando tomam medicamentos desta classe. Apesar disso, o médico poderá prescrever Citalopram Genedec para doentes com idade inferior a 18 anos quando decida que tal é necessário. Se o seu médico prescreveu Citalopram Genedec para um doente com menos de 18 anos e gostaria de discutir esta questão, queira voltar a contactá-lo. Deverá informar o seu médico se algum dos sintomas acima mencionados se desenvolver ou piorar quando doentes com menos de 18 anos estejam a tomar Citalopram Genedec. Assinala-se igualmente que não foram ainda demonstrados os efeitos de segurança a longo prazo no que respeita ao

(5)

crescimento, à maturação e ao desenvolvimento cognitivo e comportamental do Citalopram Genedec neste grupo etário.

Outros medicamentos e Citalopram Genedec:

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Alguns fármacos podem afetar a ação de outros, e isto pode algumas vezes originar efeitos adversos graves.

O Citalopram Genedec não deve ser administrado em simultâneo com IMAO (ver neste folheto “Citalopram Genedec”).

NÃO TOME Citalopram Genedec se está a tomar medicamentos para problemas do ritmo cardíaco ou quaisquer outros que possam afetar o ritmo cardíaco, como antiarrítmicos das classes IA e III, antipsicóticos (ex.: derivados das fenotiazinas, pimozida, haloperidol), antidepressivos tricíclicos, alguns agentes antimicrobianos (esparfloxacina, moxifloxacina, eritromicina IV, pentamidina, antimaláricos com especial atenção para a halofantrina), alguns anti-histamínicos (astemizol, mizolastina). Se tiver alguma dúvida fale com o seu médico.

O Citalopram Genedec e os seguintes medicamentos devem ser associados com precaução:

- sumatriptano, tramadol e medicamentos similares (utilizados para tratamento da enxaqueca); risco de efeitos secundários; se apresentar sintomas anormais quando utiliza esta combinação consulte o seu médico;

- lítio (utilizado na profilaxia e tratamento da perturbação maníaco-depressiva); se apresentar febre alta e contrações abruptas dos músculos, se se sentir agitado e confuso, deve consultar o seu médico imediatamente;

- selegilina (utilizada na doença de Parkinson); a dose de selegilina não deve exceder 10 mg/dia;

- metoprolol (utilizado na hipertensão arterial e/ou doenças do coração); os níveis sanguíneos de metoprolol estão aumentados, embora os sinais de efeitos aumentados ou efeitos secundários de metoprolol não tenham sido registados;

- cimetidina (utilizada para tratamento de úlceras do estômago) quando utilizada em doses elevadas;

- neurolépticos (medicamentos usados para tratar esquizofrenia, psicoses) devido ao possível risco de diminuição do limiar convulsivo;

- mefloquina (usado no tratamento da malária), bupropiona (usado no tratamento da depressão) e tramadol (usado no tratamento da dor grave) devido a uma possível diminuição do limiar convulsivo;

- anticoagulantes, medicamentos que interferem com a coagulação das plaquetas (ex. anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), ácido acetilsalicílico e ticlopidina) e outros

(6)

medicamentos que aumentem o risco de hemorragia (ver Tome especial cuidado com Citalopram Genedec).

- imipramina e desipramina (ambas utilizadas no tratamento da depressão); - produtos à base de plantas contendo erva de S. João (hipericão).

Não existem estudos clínicos que estabeleçam os riscos ou benefícios da utilização combinada de terapêutica electroconvulsiva (eletrochoques) e Citalopram Genedec. Citalopram Genedec com alimentos, bebidas e álcool:

O comprimido de Citalopram Genedec pode ser tomado em qualquer altura do dia, independentemente das refeições.

O Citalopram Genedec não aumentou os efeitos do álcool. No entanto, é recomendado não beber álcool durante o tratamento com Citalopram Genedec.

Gravidez e amamentação:

Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.

Citalopram Genedec só deve ser utilizado durante a gravidez se for considerado

estritamente necessário. O seu médico irá avaliar os possíveis benefícios da terapêutica durante a gravidez face aos possíveis riscos para o feto. Fale com o seu médico assim que possível se está grávida, pensa que está grávida ou planeia engravidar.

Certifique-se que o seu médico e/ou pessoal de enfermagem sabem que está a tomar Citalopram Genedec. Quando tomados durante a gravidez, especialmente nos últimos 3 meses de gravidez, fármacos como Citalopram Genedec podem aumentar o risco de uma situação grave nos bebés chamada hipertensão pulmonar persistente no recém-nascido (HPPN), que faz com que o bebé respire mais rapidamente que pareça azulado. Estes sintomas começam habitualmente durante as primeiras 24 horas após o

nascimento. Se isto acontecer ao seu bebé deverá contactar o seu médico e/ou pessoal de enfermagem imediatamente.

As mulheres a amamentar não devem normalmente tomar Citalopram Genedec. No entanto, os possíveis benefícios da terapêutica durante a amamentação devem ser avaliados face aos possíveis riscos para a criança. Aconselhe-se com o seu médico. Condução de veículos e utilização de máquinas:

O Citalopram Genedec normalmente não causa inércia; contudo, se se sentir tonto ou sonolento quando iniciar a toma deste medicamento, não conduza ou trabalhe em máquinas até que estes efeitos desapareçam.

3. COMO TOMAR CITALOPRAM GENEDEC

(7)

O comprimido pode ser tomado em qualquer altura do dia com ou sem alimentos. Engula o comprimido com um copo de água. Não o mastigue.

É importante tomar os comprimidos de acordo com as instruções dadas pelo seu

médico. Na rotulagem está descrito quanto e quando tomar. Se não estiver, ou não tiver a certeza, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.

Adultos:

Tratamento da depressão

A dose habitual é de 20 mg por dia. O seu médico pode aumentar esta dose até um máximo de 40 mg por dia.

Tratamento da perturbação de pânico

A dose para a primeira semana de tratamento é de 10 mg por dia, antes de se aumentar a dose para 20 mg por dia. A dose pode ser aumentada pelo seu médico até um máximo de 40 mg por dia.

Idosos (mais de 65 anos de idade):

A dose inicial deve ser reduzida para metade da dose recomendada, ou seja, entre 10-20 mg por dia. Os idosos não devem tomar mais de 10-20 mg por dia.

Crianças e adolescentes (< 18 anos de idade):

A utilização de Citalopram Genedec em crianças não é recomendada. Doentes com fatores de risco particulares:

Os doentes com problemas de fígado não devem tomar mais de 20 mg por dia.

Não é necessário proceder a ajuste da dose em doentes com insuficiência renal ligeira a moderada. Não há informação disponível relativa ao tratamento de doentes com

insuficiência renal grave. Duração do tratamento:

Tal como outros medicamentos para a depressão e perturbação de pânico, pode demorar algum tempo até que sinta uma melhoria do seu estado.

Nunca altere a dose do medicamento sem consultar primeiro o seu médico. A duração do tratamento é individual, normalmente são necessários pelo menos 6 meses. Continue a tomar o Citalopram Genedec como o seu médico lhe recomendou. Não pare o tratamento, mesmo que se comece a sentir melhor, a menos que tal lhe seja dito pelo seu médico. A doença pode persistir por um longo período de tempo já sem sintomas e se parar o tratamento demasiado cedo, ela pode retornar.

(8)

Doentes com depressões recorrentes beneficiam de um tratamento prolongado, por vezes durante alguns anos, de modo a prevenir a ocorrência de novos episódios.

Quando for necessário parar o tratamento, deverá ser considerada a redução gradual da dose (ver secção 4 Efeitos secundários possíveis).

Se tomar mais Citalopram Genedec do que deveria:

Se pensa que você ou qualquer outra pessoa possa ter tomado comprimidos de Citalopram Genedec a mais, contacte o seu médico ou o hospital mais próximo. Proceda deste modo, mesmo que não apresente sinais de desconforto ou intoxicação. Leve a embalagem de Citalopram Genedec consigo se for ao médico ou hospital. Os sintomas podem incluir:

- náuseas (‘sentir-se doente’), tonturas, sonolência - enjoo

- suores

- inércia (‘apatia’) - convulsões

- batimento cardíaco acelerado - tremores

Tratamento

Não existe antídoto específico. O tratamento deve ser sintomático e de suporte. Deve considerar-se a administração de carvão ativado, um laxante osmótico (tal como sulfato de sódio) e uma lavagem gástrica. Se o doente ficar inconsciente deve ser entubado. É aconselhável efetuar-se um ECG em caso de sobredosagem em doentes com

insuficiência cardíaca congestiva e/ou bradiarritmias, em doentes a fazer tratamento concomitante com medicamentos conhecidos por prolongar o intervalo QT, ou em doentes com metabolismo alterado, como por exemplo em caso de disfunção hepática. As convulsões podem ser tratadas com diazepam. Complexos QRS muito alargados podem ser normalizados pela perfusão de cloreto de sódio hipertónico.

Caso se tenha esquecido de tomar Citalopram Genedec:

Sempre que se esquecer de tomar uma dose, tome a dose habitual seguinte no horário normal. Não tome uma dose a dobrar para compensar a dose que se esqueceu de tomar. Se parar de tomar Citalopram Genedec

Efeitos da interrupção do tratamento com Citalopram Genedec:

Não interrompa o tratamento. O seu médico determinará como deve suspender o tratamento.

A interrupção abrupta da medicação pode originar sintomas de privação, tais como tonturas, náuseas e dormência ou formigueiro nas mãos e pés. Quando tiver terminado o tratamento é recomendado que a dose de Citalopram Genedec seja gradualmente

reduzida durante duas semanas, em vez de uma interrupção imediata, de forma a reduzir o risco de reações de privação (ver secção 4 Efeitos secundários possíveis).

(9)

Se no decurso de uma diminuição da dose ou da descontinuação do tratamento ocorrerem sintomas intoleráveis deverá ser avaliada a necessidade de retomar a dose anteriormente prescrita. Subsequentemente, o seu médico poderá continuar com a redução da dose mas de forma mais gradual. (ver secção 4. “Efeitos secundários possíveis”).

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, o Citalopram Genedec pode ter efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas.

Se apresentar algum destes sintomas, deve interromper o tratamento com Citalopram Genedec e consultar o mais rapidamente possível o seu médico:

- sentir-se doente e desconfortável com os músculos fracos ou confuso. Estes podem ser sinais de uma condição rara denominada hiponatremia (níveis anormalmente baixos de sódio no sangue), a qual pode desenvolver-se com este tipo de antidepressivos (ISRS), especialmente em idosos.

- febre elevada, agitação, confusão, tremores e contrações anormais dos músculos. Estes podem ser sinais de uma condição rara denominada síndrome serotoninérgica, a qual tem sido relatada com a utilização de antidepressivos.

- manifestações hemorrágicas, tais como equimoses, hemorragia ginecológica, gastrointestinal e outras hemorragias cutâneas ou mucosas.

- ritmo cardíaco rápido e irregular ou desmaio, os quais podem ser sintomas de uma situação que pode colocar a vida em risco e é conhecida como torsades de pointes. Os seguintes efeitos secundários são normalmente fracos e normalmente desaparecem após alguns dias de tratamento. Esteja atento pois vários dos efeitos abaixo

mencionados podem também ser sintomas da sua doença e, como tal, mascaram as suas melhorias.

Se os efeitos secundários são problemáticos ou duram mais de alguns dias, consulte o seu médico.

Efeitos secundários muito frequentes (em 10% ou mais de doentes) incluem: - suor aumentado

- dor de cabeça, tremores - inércia (‘apatia’), sonolência

- boca seca, náuseas (‘sensação de doente’), obstipação - fraqueza geral

(10)

A boca seca aumenta o risco de cáries. Deve, portanto, escovar bem os seus dentes e mais vezes que o habitual.

Efeitos secundários frequentes (em mais de 1% e menos de 10% de doentes) incluem: - fadiga

- desconforto do corpo

- tonturas quando está de pé, devido a baixa de pressão arterial. Isto acontece

especialmente em doentes idosos, os quais são avisados e aconselhados a levantar-se devagar

- erupção cutânea, comichão - músculos doridos

- dormência ou formigueiro nos pés e mãos - leve turvação da visão

- alterações do paladar

- nervosismo, ansiedade, falta de concentração, agitação, sonhos anormais, menor apetite sexual, apatia, perda de apetite, salivação aumentada, quantidade excessiva de ar ou gases no estômago e intestinos

- batimento cardíaco acelerado - perda de peso ou aumento de peso - nariz congestionado

- dificuldade de urinar

- os homens podem apresentar problemas de ejaculação ou ereção - as mulheres podem apresentar problemas com a menstruação

Efeitos secundários pouco frequentes (em 0,1% a 1% de doentes) podem incluir: - reações anormais da pele à luz do sol

- convulsões

- zumbidos nos ouvidos

- comportamentos desadequados, reações agressivas - batimento cardíaco lento

- tosse, respiração curta

- para as mulheres, incapacidade de obtenção de orgasmo - reação alérgica e desmaio.

Frequência desconhecida: ideação/comportamento suicida.

Foram notificados casos de ideação/comportamento suicida durante o tratamento com Citalopram Genedec ou imediatamente após a sua descontinuação (ver secção

Advertências e precauções).

Raros: agitação psicomotora/acatisia (ver secção Advertências e precauções).

Foi observado um risco aumentado de fraturas ósseas em doentes a tomar este tipo de medicamentos.

(11)

Efeitos secundários possíveis na descontinuação do tratamento com Citalopram Genedec:

A descontinuação de Citalopram Genedec (em particular quando é feita de forma abrupta) está frequentemente associada a sintomas de privação. Tonturas, distúrbios sensoriais (incluindo parestesia), distúrbios do sono (incluindo insónia e sonhos

intensos), agitação ou ansiedade, náuseas e/ou vómitos, tremor e cefaleia são as reações mais frequentemente notificadas. Geralmente estes sintomas são de intensidade ligeira a moderada, contudo em alguns doentes podem ser intensos e/ou prolongados.

Consequentemente, quando o tratamento com Citalopram Genedec deixar de ser necessário, é aconselhável que se proceda à sua descontinuação de forma gradual através do escalonamento de doses.

A interrupção do tratamento deve ser feita através da redução gradual da dose a fim de prevenir a ocorrência destes sintomas (ver secção 3 Como tomar Citalopram Genedec). Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detetar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR CITALOPRAM GENEDEC Manter fora da vista e do alcance das crianças.

Não conservar acima de 25ºC.

Não utilize Citalopram Genedec após expirar o prazo de validade indicado na embalagem.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Citalopram Genedec:

A substância ativa é o citalopram. Cada comprimido revestido por película contém 12,495 mg, 24,99 mg ou 49,98 mg de bromidrato de citalopram correspondentes a 10 mg, 20 mg ou 40 mg de citalopram, respetivamente.

Os outros componentes são:

Núcleo: manitol (E421), celulose microcristalina, sílica coloidal anidra e estearato de magnésio;

(12)

Qual o aspeto de Citalopram Genedec e conteúdo da embalagem:

Comprimidos revestidos por película em embalagens de 10, 30 ou 60 comprimidos. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado Genedec – Medicamentos Genéricos, Lda.

Rua Sebastião e Silva, n.º 56 2745-838 Massamá Portugal Telefone: 21 4389160 Fabricantes Tropon GmbH Neurather Ring, 1 D-51063 Köln Alemanha

Atlantic Pharma - Produções Farmacêuticas, S.A. Rua da Tapada Grande, n.º 2

Abrunheira 2710-089 Sintra Portugal

Farmalabor - Produtos Farmacêuticos, Lda. Zona Industrial de Condeixa-a-Nova 3150-194

Portugal

Referências

Documentos relacionados

 Original e cópia do comprovante de residência ou domicílio no Estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone) original e cópia - caso não possa apresentar a

(William Gibson, Source Code, 2003) No presente ensaio, procuramos trazer al- gumas zonas de sombra a respeito da presença de um caráter gótico no imaginário da cibercultura.

Ibn Arabi afirma que há também derradeiros para os quatro pilares da religião: o Profeta Muhammad (SAAS) para a profecia e mensagem, o Profeta Jesus para o wilaya em geral e, para

Pressione para exibir um menu de disco DVD, ou o Disc Navigator (Navegador de Disco) se um disco CD, Video CD/Super VCD ou MP3 estiver carregado.

José Maurício Conrado Convidado (A) Norberto Gaudêncio Convidado (A) Paulo Celso Convidado (A) Rogério Bandeira Convidado (A) Thiago Costa Convidado (A) Mariza Convidado (A)

1 — Pela prestação de trabalho suplementar, fora dos dias de descanso semanal, os bombeiros têm direito a um descanso compensatório, o qual, de acordo com a lei, se vence

Diferentes grupos socioculturais conquistam maior presença nos cenários públicos, tanto no âmbito internacional como em diversos países do continente latino-americano e,

células somáticas (ECS) sobre a contagem bacteriana total (CBT) e logarítmico da contagem bacteriana total (logCBT) de 685.032 amostras refrigeradas de leite de tanques