• Nenhum resultado encontrado

Caros Alunos, Disponibilizo, a seguir, as provas comentadas de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA do concurso Auditor Federal de Controle Externo TCU/2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Caros Alunos, Disponibilizo, a seguir, as provas comentadas de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA do concurso Auditor Federal de Controle Externo TCU/2011"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Caros Alunos,

Disponibilizo, a seguir, as provas comentadas de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

do concurso Auditor Federal de Controle Externo – TCU/2011 

 

 Conteúdo muito diversificado. Mesmo assim, afora políticas públicas (questões 12 a 15) e economia (questão 4, cuja resposta está no livro de Orçamento,Afo,Lrf) – todas as demais questões você responderia com a leitura de meu livro Administração Pública. Questão de Contabilidade Pública (mas o conteúdo é de Administração Pública)

1. O método do balanced scorecard aplicado ao planejamento estratégico de um município visa identificar a missão desse ente federado.

Gabarito E

COMENTÁRIO: Questão Média. O balanced scorecard é utilizado sim com o Planejamento Estratégico, de forma a alinhar Missão/Visão/Estratégia a um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e não-financeiros, utilizados para monitorar/avaliar a implementação do Planejamento Estratégico - e não para identificar a missão como a questão sugere (essa, é identificada e definida na elaboração do Planejamento Estratégico).

  

Você responderia essa questão mediante leitura/estudo do meu livro, pg.205a215. Com respeito à administração pública, julgue os itens a seguir.

2. Processos de accountability, tanto política quanto democrática, são formas escolhidas pelos governos eleitos para estruturar o Poder Executivo.

Gabarito E

COMENTÁRIO: Questão Média/Difícil. O termo accountability ainda é pouco conhecido, mesmo entre estudantes, e, de maneira simples, refere-se à prestação de contas + responsabilização pela utilização de recursos públicos.

Portanto, o processo de accountability não é utilizado para estruturar o Poder Executivo, mas para fins de prestação de contas e responsabilização pela utilização de recursos públicos.

  

Você responderia essa questão mediante leitura/estudo do meu livro, pg.143a146. 3. O governo eletrônico provoca uma integração daqueles que possuem mais recursos, deixando de fora parte considerável da população.

Gabarito E

COMENTÁRIO: Questão Média/Difícil. O Governo Eletrônico atua de forma indissociável com a Inclusão Digital: milhões de pessoas tiveram acesso aos meios eletrônicos a partir desses instrumentos - no entanto, essa inclusão ainda não atingiu 50% da população, portanto, deixa fora sim parte considerável da população.

O erro da questão, contudo, refere-se ao fato de que o governo eletrônico não provoca uma integração daqueles que possuem mais recursos - visto que estes, não precisam do Governo Eletrônico para assegurar sua “integração”. (felizmente, nesta questão o Cespe inverteu o gabarito de C para E)

  

Você responderia essa questão mediante leitura/estudo do meu livro, pg.155a169. 4. O sistema econômico racional depende de mercados regulados e da presença do Estado para garantir a implementação do bem-estar material coletivo.

Gabarito C

COMENTÁRIO: Questão Difícil. Essa questão trata mais de Economia do que de Administração Pública (assunto abordado em meu livro Orçamento Público, Afo e Lrf). Vejamos: A teoria das finanças públicas trata dos fundamentos do Estado e das Funções de Governo, e dá suporte teórico (fundamentação) à intervenção do Estado na economia. De

(2)

uma forma geral, a teoria das finanças públicas gira em torno da existência das falhas de mercado que torna necessária a presença do governo, o estudo das funções do governo, da teoria da tributação e do gasto público.

As falhas de mercado, por sua vez, são fenômenos que impedem que a economia alcance o máximo de bem-estar social da população sem a intervenção do Estado/Governo.

Assim, o Estado/Governo se faz presente de diversas formas - mediante regulação, atuação direta, fomento, para corrigir as falhas de mercado e as distorções, melhorar a distribuição de renda, melhorar o nível de emprego, e promover a estabilidade/crescimento, com vistas a assegurar o bem-estar geral coletivo.

  

Você responderia essa questão mediante leitura/estudo do meu livro Orçamento Público, Afo e Lrf, pg. 2-3.

5. Com o objetivo de controlar e fiscalizar os gastos públicos, a Controladoria-Geral da União desenvolve e mantém operativo o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG), que cadastra e controla todos os fornecedores do governo federal.

Gabarito E

COMENTÁRIO: Questão Média. A página mantida pela CGU-Controladoria Geral da União chama-se Portal da Transparência. O SIASG foi criado e é de responsabilidade do MPOG-Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

  

Você responderia essa questão mediante leitura/estudo do meu livro, pg.172-173. 6. O Estado se distingue de outras instituições sociais porque, ao ofertar serviços, realiza direitos.

Gabarito C

COMENTÁRIO: Questão Média. O objetivo primordial do Estado é promover o bem de todos, o bem-estar da coletividade. Para isso, o Estado intervém e atua de diversas formas. Uma delas, é a tributação e arrecadação de recursos com vistas a assegurar/realizar direitos e satisfazer necessidades públicas básicas inseridas na ordem jurídico-constitucional - mediante a prestação de serviços públicos, a intervenção no domínio econômico, o exercício regular do poder de polícia e atividades de fomento.

Assim, fica claro que o Estado se distingue de outras instituições sociais, porque, em regra, atua para satisfazer direitos assegurados pelo regime jurídico constitucional/legal vigente.

  

Você responderia essa questão mediante leitura/estudo do meu livro, capítulo 1(Estado,Governo,Administração), capítulo 2 (gestão públicaXprivada) e no livro Orçamento Público, Afo e Lrf, pg. 1-3.

7. O Estado patrimonialista é aquele em que a propriedade individual é concedida pelo Estado.

Gabarito NULO

Segundo a banca “A redação do item prejudicou seu julgamento objetivo”. COMENTÁRIO: Questão Média. Certamente que a questão deveria ter sido anulada.

Vejamos: O Estado patrimonialista era aquele em que tudo que havia no território de seu domínio pertencia ao Soberano/Príncipe/Rei, que fazia o que bem entendia e sem ter que prestar contas à população.

Em regra o Soberano/Príncipe/Rei permitia a utilização de áreas territoriais aos “nobres” – no entanto, elas continuavam sob seu domínio e podiam ser retomadas a qualquer momento.

Assim, a propriedade não era realmente “concedida” como a afirmativa menciona. 

 

Você responderia essa questão mediante leitura/estudo do meu livro, pg.52-53. 8. O modelo burocrático de administração separa o político e o administrativo.

(3)

COMENTÁRIO: Questão Média. Sim, a administração Burocrática emerge em meados do século dezenove para combater as práticas patrimonialistas e, entre outras, estabelece regras claras para as organizações, entre elas a separação clara entre o público e o privado e entre o político e o administrativo. No modelo patrimonialista de administração era onde não havia separação entre o público e privado, e não havia distinção entre o político e o administrativo, visto que tudo era centralizado na pessoa do Soberano/Príncipe/Rei.

  

Você responderia essa questão mediante leitura/estudo do meu livro, pg.54a63. Julgue os itens que se seguem, acerca de governabilidade, governança e mudanças institucionais.

9. Governança trata do aperfeiçoamento dos conflitos de interesses presentes em determinada sociedade quando se trata de defender interesses.

Gabarito E

COMENTÁRIO: Questão Média. O conflito de interesses é inerente a Governabilidade e não a Governança.

Recortes extraído diretamente do livro Administração Pública.

“Governança pública é compreendida como a capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendam as necessidades da população”. “Fica claro, portanto, que o desafio da governabilidade consiste em conciliar os muitos interesses desses atores (na maioria divergentes) e reuni-los num objetivo comum a ser perseguido por todos (ou vários objetivos comuns). Assim, a capacidade de articular-se em alianças políticas e pactos sociais constitui-se em fator crítico para viabilização dos objetivos do Estado. Essa tentativa de articulação, que a governabilidade procura, é uma forma de intermediação de interesses; entre eles inclui-se o clientelismo e o corporativismo. Nos dois casos o que se procura é conciliar interesses, reduzir atritos e aumentar a governabilidade”. 

 

Você responderia essa questão mediante leitura/estudo do meu livro, pg. 139a142. 10. No Brasil, a instituição de conselhos gestores é uma inovação introduzida na última década do século passado, com o intuito de fortalecer a participação social e a representação popular nas ações governamentais.

Gabarito NULO

Segundo a banca “A redação do item pode ter induzido o candidato ao erro”.

COMENTÁRIO: Questão Difícil. Em que pese à anulação da questão - 50% dos representantes dos conselhos (saúde, educação e assistência social) são de representantes da população.

Penso que a anulação ocorreu devido ao fato de que “conselhos gestores” têm muitos - parte deles acima citados tem forte participação popular. No entanto, há outros conselhos: o “comitê gestor do PAC” nada mais é do que o “conselho gestor do PAC” - que não tem participação popular em sua composição (existem diversos outros comitês/conselhos gestores no âmbito do Poder Executivo Federal).

  

Você responderia essa questão mediante leitura/estudo do meu livro, pg. 29-30. 11. Entre outros aspectos, a governança trata das condições sistêmicas sob as quais se dá o exercício de poder em determinada sociedade.

Gabarito E

COMENTÁRIO: Questão Média/Difícil. Esse conceito é o de governabilidade. A governança, como vimos na questão 9, não está relacionada às condições sistemas relacionadas ao poder, mas a capacidade de governar: administrativa, gerencial e técnica.

  

Você responderia essa questão mediante leitura/estudo do meu livro, pg. 139a142. Não ministro aulas de Políticas Públicas, nem escrevo sobre o Tema (Questões 12 a 15). Em relação às políticas públicas, julgue os itens subsequentes.

(4)

12. Quanto aos seus impactos sobre as relações sociais, as políticas públicas podem ser classificadas como distributivas, redistributivas ou regulatórias.

Gabarito C

13. Quanto à sua natureza, as políticas públicas podem ser estruturais, conjunturais ou emergenciais.

Gabarito NULO

Segundo a banca “O assunto tratado no item é controverso na literatura especializada”.

14. Quanto à abrangência dos seus possíveis resultados, as políticas públicas podem ser universais, segmentais, fragmentadas e focais.

Gabarito NULO

Segundo a banca “O assunto tratado no item é controverso na literatura especializada”.

15. As políticas públicas são implementadas por governos, em parceria ou não com outras instituições sociais, com objetivo de realizar ações socialmente relevantes e economicamente viáveis.

Gabarito NULO

Segundo a banca “O assunto tratado no item é controverso na literatura especializada”.

16. A abordagem do planejamento das políticas públicas sob a perspectiva neoliberal considera o respeito ao homem como indivíduo que possui gostos e opiniões supremos da esfera do individualismo.

Gabarito C

Acerca do planejamento das políticas públicas sob a perspectiva neoliberal, julgue os itens consecutivos.

16. O capitalismo competitivo exercita a liberdade econômica e atribui ao Estado o papel promotor de condições adequadas à competitividade individual, apontando os riscos decorrentes da intervenção estatal nas esferas coletivas.

Gabarito C

COMENTÁRIO: Questão Difícil. Na visão Neoliberal, o Estado afasta-se da produção direta de bens e serviços e passa a atuar como regulador e controlador. No entanto, a questão do Estado atuar para promover a competitividade dos bens e serviços nacionais, isto sim deveria ser fortalecido.

Veja esse recorte de meu livro Administração Pública.

“Há muito os Estados ultrapassaram suas funções tradicionais de garantir a justiça e a propriedade. Os governos devem preocupar-se com a competitividade dos produtos nacionais em face da economia globalizada - devem indicar o caminho do desenvolvimento nacional, e através de parcerias estratégicas e empreendedorismo devem investir e fomentar a inovação tecnológica, criar condições de infra-estrutura e linhas de crédito em nível suficiente para que as empresas nacionais ousem investir mais, inovar mais, criar mais e expandir seus mercados nacional e internacionalmente, - gerando divisas, aumentando a arrecadação de impostos, o nível de emprego e de renda e – gerando finalmente não só o crescimento, mas também o desenvolvimento econômico que proporcione aumento de bem-estar geral a toda sociedade”.

  

Você responderia essa questão mediante leitura/estudo do meu livro, pg.270-276 (há diversos outros pontos no decorrer do livro que ajudariam a responder essa questão).

A respeito da descentralização de atividades no âmbito do poder público, julgue os itens seguintes.

17. Na descentralização por colaboração, configurada por intermédio de contrato ou ato unilateral, há a transferência de titularidade e de execução de determinado serviço público.

(5)

Gabarito E

COMENTÁRIO: Questão Média. Nessa modalidade de descentralização não há transferência de titularidade, apenas da execução dos serviços/atividades.

Veja esse recorte de meu livro Administração Pública.

“Por colaboração – esse tipo de descentralização transfere apenas a execução dos serviços, mantendo a titularidade em mãos do poder público. Essa descentralização denominada “delegação” corresponde a um ato jurídico bilateral ou unilateral e tem como formas de delegação: a concessão, a permissão e a autorização”.

  

Você responderia essa questão mediante leitura/estudo do meu livro, pg. 43a46. 18. A denominada descentralização por serviços, funcional ou técnica, por meio da qual o poder público cria uma pessoa jurídica de direito público ou privado, atribuindo-lhe a titularidade e a execução de determinado serviço público, somente pode-se configurar por meio de lei.

Gabarito C

COMENTÁRIO: Questão Média. Perfeita a afirmativa. Veja esse recorte de meu livro Administração Pública.

“Por serviços, funcional ou técnica - compreende a transferência de atribuições da Administração Pública para as pessoas jurídicas de direito público ou privado. Essas entidades são criadas/autorizadas por lei e correspondem à administração indireta. Essa espécie de descentralização denomina-se “outorga” e ocorre para autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e entidades paraestatais”.

  

Você responderia essa questão mediante leitura/estudo do meu livro, pg. 43a46. A leitura completa do meu livro ajudaria você a fixar melhor os conceitos, obter as demais informações para a resolução de provas, e compreender todo o funcionamento da Administração Pública Federal.

Forte abraço a todos e bons estudos! Prof. Augustinho Vicente Paludo

Formado em Administração - Pós-Graduado em Administração Pública - com MBA em Gestão Pública.

Analista Administrativo do TRE-Pr - Ex-diretor de Planejamento, Orçamento e Finanças da Justiça Federal do Paraná e Ex-Analista de Finanças e Controle da CGU-Rs.

Professor de Orçamento, Afo e Administração Pública e Planejamento Governamental - em cursinhos e, eventualmente, em nível de Pós-Graduação - e Tutor da ESAF (Pr, Sc e Sp).

Autor do livro: Orçamento Público, AFO e LRF, 3.ed. Rio de Janeiro: CAMPUS, jan/2012. Livro completo sobre Orçamento, AFO e LRF, suficiente para responder questões dessa matéria em qualquer concurso.

Autor do livro: Administração Pública, 2.ed. Rio de Janeiro: CAMPUS, Jan/2012. Abrange 100% do edital de AFRF e mais diversos assuntos cobrados em concursos. Com novo capítulo: Gestão de Projetos, Gestão de Processos e Gestão de Contratos.

Autor do livro: Planejamento Governamental. São Paulo: ATLAS, Jun/2011. Mais direcionado para profissionais públicos e meio acadêmico. No entanto, poderá ser utilizado para concursos, especialmente os do MPOG, TCU, CGU e Agências.

Conquistar uma vaga no serviço público só depende de você: se você estiver disposto a

estudar com dedicação e perseverança, então a vaga já é sua, trata-se apenas de uma questão de tempo!

Referências

Documentos relacionados

1- Os titulares dos cargos dirigentes são recrutados, por procedimento concursal, de entre trabalhadores com vínculo de emprego público por tempo indeterminado,

ACADÊMICO: LOURIVAL DE PAIVA. ACADÊMICO: LOURIVAL

Como Cavalheiros e Damas Portadores da Chama Violeta, tornar-se-ão Como Cavalheiros e Damas Portadores da Chama Violeta, tornar-se-ão agentes Alquimistas do

A expressão “Fazenda Pública” é entendida consagradamente como a área da Administração pública que trata das finanças e políticas públicas do Erário. Bem se sabe que os

O objetivo deste trabalho é propor uma alternativa tecnológica com materiais de fácil aquisição para o tratamento de água de irrigação de plantações e hortaliças

Todavia, há poucos trabalhos sobre interferência de herbicidas no crescimento da cultura; portanto, visando avaliar os efeitos de amicarbazone e diuron + paraquat, estes foram

O Guideline da European Federation of Neurological Societies (EFNS) sobre o uso da imunoglobulina intravenosa no tratamento de doenças neurológicas relata a eficácia da

Cada controladora de armazenamento no compartimento também possui um módulo de fonte de alimentação e dois slots de módulos de I/O UltraFlex que não estão disponíveis para